Marina Pinho

Possui graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Trabalha como animadora, diretora de animação, ilustradora e artista de jogos.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Design

2009 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Bubble: Desenvolvimento de um curta de animação independente
Orientador: Clovis Geyer Pereira

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

instituto estadual de educação

Formação complementar

2009 - 2009

Curso de fotografia Fotografia - Formação Básica. (Carga horária: 36h). , CameraCom, CAMERACOM, Brasil.

2008 - 2008

Laboratório de Física. (Carga horária: 245h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Animação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: jogos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ilustração para jogos.

Organização de eventos

NUNES, A. M. ; COSTA, T. M. ; PINHO, MARINA . STUN Game Festival. 2024. (Festival).

KRESSIN, Camila ; PINHO, MARINA . Anima Underground_V3. 2019. (Festival).

NUNES, A. M. ; COSTA, T. M. ; PINHO, MARINA . STUN Game Festival. 2019. (Festival).

KRESSIN, Camila ; PINHO, MARINA . Anima Underground_v2. 2018. (Festival).

LINS, L ; NUNES, A. M. ; PINHO, MARINA . 1º Encontro da Indústria Criativa ? Animação, Games e Conteúdo Infantil. 2018. (Outro).

PEREIRA, A. T. C ; PINHO, M. . ICBL - Interactive Computer Aided Blended Learning. 2009. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Uli Cristine Freitas Ramos

RAMOS, U. C. F.; SENS, A. L.;PINHO, M.; ANDALO, F.. PROJETO MALABARISTA: ADAPTAÇÃO DO SCRUM PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE ANIMAÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julia Abreu Coelho

COELHO, J. A.; ANDALO, F.; STEIN, M.;PINHO, M.. Leitura de Ação em Animação de Baixo Frame Rate. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Animação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patricia Saori Futata

FUTATA, P. S.; ANDALO, F.; STEIN, M.;PINHO, M.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE LAYOUT EM CRIAÇÃO DE CENÁRIO. 2022.

Produções bibliográficas

  • PINHO, MARINA . Vamos falar sobre animação?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHO, MARINA . Beliche Voador e Pipeline Integrada de Game e Série Animada. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHO, MARINA . Estudo de caso: Beliche Voador. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHO, MARINA . Os desafios de trabalhar com animação no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

PINHO, MARINA ; NUNES, A. M. . Beliche Voador. 2022.

GUERREIRO, Luiza ; BILK, Leronardo ; NUNES, A. M. ; PINHO, MARINA . Truth and Tales. 2019.

NUNES, M. A. V. ; PINHO, MARINA . Nonna. 2021.

GUERREIRO, Luiza ; PINHO, MARINA ; VIEIRA, A. . Bella Pelo Mundo. 2020.

PINHO, MARINA . O Mundo da Hello Kitty - Quarta Temporada. 2019.

PINHO, MARINA . O Mundo da Hello Kitty - Terceira Temporada. 2018.

NUNES, A. M. ; CATUNDA, M. ; BIAZOTO, R. ; PINHO, MARINA ; BIAZOTO, B. . Bubu e as Corujinhas. 2018.

NUNES, A. M. ; PINHO, MARINA . O Mundo da Hello Kitty - Segunda Temporada. 2017.

GUERREIRO, Luiza ; NUNES, A. M. ; PINHO, MARINA . Cupcake Monsters. 2017.

PINHO, MARINA . Youper - série de curtas. 2017.

GUERREIRO, Luiza ; NUNES, A. M. ; BILK, Leronardo ; PINHO, MARINA . Play Together. 2017.

PINHO, MARINA . Felinda - 5 Episódios. 2016.

PINHO, MARINA ; BRAGAGLIA, D. . Bubble. 2015.

PINHO, MARINA . Conheça o ND Games: seu portal completo para o mundo dos jogos online. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MILLEZZI, J ; PINHO, MARINA ; MACEDO, Thales ; BELINE, T. . Papo de Artista #2 - Animação. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Prêmios

2022

Beliche Voador - BIG IMPACT: Educacional, Best International Games Festival (BIG).

2020

Truth and Tales - Melhor app, ComKids Interactive Festival.

2020

Truth and Tales - Medalha de Bronze, Prêmio Lusófonos da Criatividade.

2019

Truth and Tales - Selo de ouro, Mom's Choice Awards.

2019

Truth and Tales - Melhor jogo infantil, Pixel show.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
desenvolvido durante a graduação. foi desenvolvido ilustrações e animações para web voltadas para Educação a Distância.

2012 - 2015

Belli Studio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Animadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Animação de 8 episódios da segunda temporada da série "Peixonauta" (2013)Animação de 8 episódios da segunda temporada de "Meu Amigãozão" (2015)Animação da abertura da série "Urso Bipolar"Animação do curta "Riky e Gaby"

2016 - 2021

Plot Kids

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de animação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Direção da quarta temporada da Web Série "O Mundo da Hello Kitty" (2019), exibido no Brasil, América Latina e MéxicoDireção da terceira temporada da Web Série "O Mundo da Hello Kitty" (2018), exibido no Brasil, América Latina e MéxicoDireção da segunda temporada da Web Série "O Mundo da Hello Kitty" (2017), exibido no Brasil, América Latina e MéxicoAssistência de direção da série "Bubu e as corujinhas" 2018, Disney Junior, Disney Channel, TV Cultura e mais de 60 paísesDireção de arte do jogo "Cupcake monsters" 2017Direção de 5 curtas "Youper" 2017Direção de animação do curta "Cupcake Monsters" 2017Direção de animação do jogo "Play Together", ganhador do prêmio catarinense de cinema e finalista do SBGames como melhor tecnologia.Direção do jogo "Beliche Voador - Descobrimento do Brasil"

2017 - 2021

EXPLOT

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de arte, Carga horária: 20

Outras informações:
Diretora de arte e UX Designer do APP "Truth and Tales" Ganhador do Pixel Show na categoria "Melhor jogo infantil", Selo de Ouro do "Mom's Choice Award" e concorrendo a "Melhor APP" pela ConkidsDiretora de arte do livro jogo "Léo o Leão"Diretora de arte do livro jogo "A criança e o dragão"Diretora de arte do livro "A jornada do príncipe"

2021 - 2022

Flix Facilities

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Animadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Animação 2D para série de TV - TEE and MO