Marcelle Batista Alves Dal Berto

Atualmente é Bacharel em Direito e mora em Joinville.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Direito

2005 - 2010

Universidade do Vale do Itajaí
Orientador: Samantha Buglione

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária

1995 - 1997

Colégio Agrícola de Camboriú

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 - 1993

Escola de Educação Básica Altino Flôres

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em Grupo de Estudo em Ética Ambiental. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Participação em eventos

III Congresso Catarinense de Direito Administrativo. 2008. (Congresso).

II Ciclo de Debates Democracia, Estado Laico e Direitos Humanos.Em nome da legalidade, da liberdade e do estado laico: construção de uma tecnologia de monitoramento e compreensão da argumentação jurídica dos tribunais brasileiros sobre aborto, conjugalidade de pessoas do mesmo sexo e adoção. 2008. (Seminário).

2º Simpósio Estadual de Direito - UNIVALI. 2008. (Simpósio).

Encontro Estadual sobre o Simples Nacional. 2008. (Encontro).

XV Conferência Estadual dos Advogados de Santa Catarina. 2008. (Outra).

Por que estudar Direito Constitucional hoje?. 2008. (Outra).

II Congresso Catarinense de Direito Administrativo. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ALVES, M. B. ; BUGLIONE, S. ; VENTURA, M. . Os Tribunais Brasileiros e os Direitos Sexuais e Reprodutivos. In: Samantha Buglione; Mirian Ventura. (Org.). Direito à Reprodução e à Sexualidade: Uma Questão de Ética e Justiça. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, v. , p. 1-22.

  • ALVES, M. B. . Aborto. A Notícia, 06 jul. 2008.

  • ALVES, M. B. . Operação Moeda Verde. Jornal "A Notícia", 10 maio 2008.

  • ALVES, M. B. . Vida e Morte. Jornal "A Notícia", 24 fev. 2008.

  • ALVES, M. B. . 2008, O Ano da Coruja. Sentiens Defesa Animal - Pensata Animal, http://www.sentiens.net, 07 jan. 2008.

  • ALVES, M. B. . Carro Elétrico. Jornal "A Notícia", 21 nov. 2007.

  • ALVES, M. B. . Anitápolis. Jornal "A Notícia", 25 out. 2007.

  • ALVES, M. B. . Aborto. Jornal "A Notícia", 05 out. 2007.

  • ALVES, M. B. . Consumismo. Consumismo, Jornal "A Notícia", 05 ago. 2007.

  • ALVES, M. B. . Violência contra a mulher. Jornal, 08 jul. 2007.

  • ALVES, M. B. . Sensibilidade. Jornal "A Notícia", 17 jun. 2007.

  • ALVES, M. B. . Meio Ambiente. Jornal, 15 jun. 2007.

  • ALVES, M. B. . Aborto. A Notícia, 03 jun. 2007.

  • ALVES, M. B. . Carta - Anexo Idéias. A Notícia, 11 maio 2007.

  • ALVES, M. B. . Pesquisa com animais. Jornal "A Notícia".

  • ALVES, M. B. . O prato nosso de cada dia. Jornal "A Notícia".

  • ALVES, M. B. ; BUGLIONE, S. . Direitos Sexuais e Reprodutivos: Compreensão da Argumentação Jurídica dos Tribunais Brasileiros sobre aborto e união de pessoas do mesmo sexo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Direito e Gênero: Compreensão da argumentação jurídica nos tribunais brasileiros sobre direitos sexuais e reprodutivos, Descrição: Este projeto pesquisa é relacionado à apresentação de monografia apresentada à Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, como requisito parcial a obtenção do grau em Bacharel em Direito. O presente projeto pesquisa tem como objeto as decisões judiciais sobre direitos sexuais e reprodutivos, especificamente: aborto, transexualidade e homossexualidade. E como objetivos relacionamos: * Analisar os argumentos das decisões judiciais relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos. * Verificar quais argumentos surgem e como são fundamentados: se com precedentes (antigas decisões), com a ética prática, com moralidade ou com a norma jurídica. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelle Batista Alves Dal Berto - Coordenador / Samantha Buglione - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2008

    Em nome da legalidade, da liberdade e do estado laico: construção de uma tecnologia de monitoramento e compreensão da argumentação jurídica dos tribunais brasileiros sobre aborto, conjugalidade de pessoas do mesmo sexo e adoção, Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver e disponibilizar pela web uma tecnologia de informação jurídica para leigos com o objetivo de tornar acessível a compreensão dos argumentos judiciais em questões de direitos sexuais e reprodutivos, especificamente aborto, união de pessoas do mesmo sexo e adoção por pessoas do mesmo sexo, bem como apontar as falácias argumentativas que comprometem a legitimidade das decisões e violam o princípio da laicidade e, conseqüentemente, a construção e garantia de direitos sexuais e reprodutivos em estados constitucionais democráticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelle Batista Alves Dal Berto - Integrante / Miriam Ventura - Integrante / Patricia Braz - Integrante / Samantha Buglione - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisadora

2007 - 2010

INSTITUTO ANTÍGONA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária

2001 - 2010

Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina

Vínculo: Secretária, Enquadramento Funcional: Secretária