Rosangela de Barros Toledo

Doutora e Mestra em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara - SP, na linha de pesquisa Política e Gestão Educacional. Possui quatro especializações: Sociedade, Política e Cultura na Modernidade; Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Unesp de Marília; Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Graduada em Pedagogia e em Administração Escolar, atua como professora no Sistema Municipal de Educação de Bebedouro e é aposentada da Rede Estadual. Trabalhou por quinze anos na Rede Privada de Ensino e ministrou aulas no Ensino Superior. Na Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro (SEMEB), exerceu funções na gestão e coordenação pedagógica da educação básica, além de formação de professores e coordenadores pedagógicos. Foi formadora do Programa Ler e Escrever e Coordenadora Local do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Exerceu a função de Assistente Técnico Pedagógico, coordenando o Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).Coordenou a equipe responsável pela construção do Plano Municipal de Educação (PME) de Bebedouro (2015-2025) e participou da organização do Sistema de Avaliação do Desempenho dos Alunos do Município de Bebedouro (SADEMB). Desenvolveu materiais didáticos para empresas educacionais e para a Secretaria de Educação de Bebedouro, incluindo os "Instrumentos Orientadores do Atendimento Educacional Especializado - AEE", institucionalizado na rede pública.Atuou como presidente do Conselho Municipal de Educação de Bebedouro e do Conselho do Fundeb, além de membro do Conselho da Cidade.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Escolar

2021 - 2024

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: EDUCAÇÃO NO ESPAÇO MUNICIPAL: Território Político-Administrativo de Participação Social e Expressão de Poder Local
Sebastião de Souza Lemes. Palavras-chave: Educação Municipal; Gestão e Política Educacional; Governança Pública; Poder Local; SISTEMA DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL.

Mestrado em Educação Escolar

2016 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: DISCUSSÃO SOBRE UM SISTEMA MUNICPAL DE AVALIAÇÃO COMO DIMENSÃO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO EDUCACIONAL, Ano de Obtenção: 2019
Sebastião de Souza Lemes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; GESTÃO EDUCACIONAL; POLÍTICA EDUCACIONAL; GESTÃO E POLÍTICA MUNICIPAL; SISTEMA DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL.

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD

2012 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: ANÁLISE COMPARATIVA EM EAD DE MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS COM DIAGRAMAÇÃO LINEAR E NÃO LINEAR: ESTUDO DE CASO - PROFESSORES DA REDE DE ENSINO DE BEBEDOURO SP
Orientador: Ana Paula Monteiro dos Santos

Especialização em Mídias na Educação

2011 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Incorporação das tecnologias de informação e comunicação na prática docente: experiência de uma escola municipal
Orientador: Wania Malafaia dos Santos Affonso

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

2010 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Saberes docentes e Altas Habilidades/Superdotação: Mitos, crenças e verdades.
Orientador: Fabiana Cristina de Souza Stesse

Especialização em Sociedade Política e Cultura na Modernidade

1992 - 1993

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Bebedouro
Título: Era Apocalíptica no Máximo Eu
Orientador: Jair Brega Marcatti Junior

Graduação em Administração Escolar

1990 - 1990

Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves

Formação complementar

2023 - 2023

Curso de Letramento Científico. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2023 - 2023

Breve História da Educação Brasileira. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2022 - 2022

Inspirações do Ensino Híbrido para a Educação Básica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Comunicação e Escrita Científica. (Carga horária: 5h). , American Chemical Society, Estados Unidos.

2021 - 2021

Extensão universitária em Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2019 - 2019

Semana BNCC - Alinhar é fundamental. (Carga horária: 3h). , Khan Academy, KA, Brasil.

2018 - 2018

O ambiente natural como espaço educacador. (Carga horária: 8h). , Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, ECOFUTURO, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Promotor de Leitura e Auxiliar de Biblioteca. (Carga horária: 64h). , Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, ECOFUTURO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação para Coordenador Local e Orientadores de estudos. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2016

PNAIC. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação da UNDIME - SP. (Carga horária: 12h). , União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, UNDIME, Brasil.

2014 - 2014

6º Seminário Líderes em Gestão Escolar. (Carga horária: 16h). , Fundação Lermann, L, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Formação de Professores do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC. (Carga horária: 200h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

ECA na Escola. (Carga horária: 60h). , Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Capacitação - Conselheiros Municipais de Educa. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2010 - 2010

Repensando o Papel das Reescritas. (Carga horária: 18h). , Escola da Vila - Centro de Formação, CFEV, Brasil.

2010 - 2010

Proinfo Integrado. (Carga horária: 40h). , Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro, DEMEC, Brasil.

2010 - 2010

Assessoria em Gestão Escolar. (Carga horária: 24h). , Escola da Vila - Centro de Formação, CFEV, Brasil.

2009 - 2010

Linguagem e Educação em Tempo Integral. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Unifafibe, UNIFAFIBE, Brasil.

2009 - 2009

Resolução de Problemas na Construção de Conceitos. (Carga horária: 18h). , Escola da Vila - Centro de Formação, CFEV, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Letra e Vida. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Estado da Educação CENP, CENP, Brasil.

2005 - 2005

Diversidade em Sala de Aula. (Carga horária: 18h). , Escola da Vila - Centro de Formação, CFEV, Brasil.

2005 - 2005

Educação Inclusiva. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em Parâmetros em Ação PCN. (Carga horária: 156h). , Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro, DEMEC, Brasil.

2003 - 2003

Uso de Softwares Educacionais - Informática. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação CENP, CENP, Brasil.

2003 - 2003

Educação Física Escolar - Jogos Cooperativos. (Carga horária: 8h). , Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro, DEMEC, Brasil.

2002 - 2002

Didática da Matemática. (Carga horária: 24h). , Escola da Vila - Centro de Formação, CFEV, Brasil.

2001 - 2002

Extensão universitária em Programa de Formação de Professores PROFA. (Carga horária: 180h). , Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro/MEC, DEME/MEC, Brasil.

2001 - 2001

Informática em Sala de Aula. (Carga horária: 20h). , Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro, DEMEC, Brasil.

2000 - 2000

Parâmetros em Ação PCN Alfabetização. (Carga horária: 32h). , Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro, DEMEC, Brasil.

2000 - 2000

Informática em Sala de Aula Módulo I e II. (Carga horária: 40h). , Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro, DEMEC, Brasil.

1998 - 1998

O Ensino da Leitura nas Séries Iniciais. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Estado da Educação CENP, CENP, Brasil.

1996 - 1996

Didática da Matemática na Gestão da Sala de Aula. (Carga horária: 24h). , Escola da Vila - Centro de Formação, CFEV, Brasil.

1994 - 1994

O Universo das Ciências. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação FDE, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

A passagem do século XIX ao século XX Desencantos. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

Grandes transformações do mundo moderno. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

Efeitos Sócio-culturais - Tecnologias Educação. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

Modernidade e Contemporaneidade. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

Problemas Atuais do Estado Contemporâneo. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

Instituições Políticas Brasileiras. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

O mundo no Pós-guerra: constituição de um mundo. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1993 - 1993

Teoria política. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Conceitos Fundamentais da Sociologia. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Alfabetização: Teoria e Prática Módulo III. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Filosofia Lógica e Concepção de Ciência. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação CEI, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Transformação e Modernidade. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Cognitivo e Afetivo na Prática Pedagógica. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Alfabetização: Teoria e Prática Módulo I. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1992 - 1992

Alfabetização: Teoria e Prática Módulo II. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1991 - 1991

O Ensino da Literatura - Instrumental de Reflexão. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1991 - 1991

A Construção do Projeto de ensino e Avaliação. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1991 - 1991

Meio Ambiente: Leitura Dobradura e Atividades. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1990 - 1990

Projeto IPÊ - A Criança e o Conhecimento. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1990 - 1990

A Matemática e o Construtivismo em Sala de Aula. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação São Paulo, SEESP, Brasil.

1989 - 1989

Alfabetização - Emília Ferreiro Ana Teberoski. (Carga horária: 8h). , Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paideia, PAIDEIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

TOLEDO, R. B. ; RODRIGUES, R. A. . I Simpósio de Educação Municipal de Bebedouro: Novos olhares para a Educação - construindo saberes.. 2017. (Outro).

TOLEDO, R. B. . IV Seminário Municipal do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2016. (Outro).

BIM, J. R. ; ALMEIDA, R. P. ; TOLEDO, R. B. ; Lima, R. ; MIGUEL, A. S. B. . III Fórum Regional de Educação Infantil de Bebedouro. 2016. (Outro).

TOLEDO, R. B. . Conferência - Plano Municipal de Educação de Bebedouro. 2015. (Outro).

TOLEDO, R. B. . Audiência Pública - Plano Muncipal de Educação de Bebedouro. 2015. (Outro).

TOLEDO, R. B. ; PIRES, R. A. . III Seminário Municipal - PNAIC: Aprendizagem da Leitura e Escrita no Ensino Fundamental. 2015. (Outro).

BIM, J. R. ; PAES, R. A. ; TOLEDO, R. B. ; Lima, R. ; MIGUEL, A. S. B. . II Fórum Regional de Educação Infantil de Bebedouro. 2015. (Outro).

TOLEDO, R. B. . II Seminário Municipal do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2014. (Outro).

TOLEDO, R. B. . Conferência Nacional de Educação - Etapa Municipal. 2013. (Outro).

TOLEDO, R. B. . Conferência Nacional de Educação - Etapa Intermunicipal. 2013. (Outro).

TOLEDO, R. B. ; BERCHIOR, A. C. F. . Conferência Nacional de Educação - Etapa intermunicipal - Polo Bebedouro. 2009. (Outro).

TOLEDO, R. B. ; BERCHIOR, A. C. F. . Conferência Nacional de Educação - Etapa Municipal. 2009. (Outro).

TOLEDO, R. B. . I Mostra Cultural das Escolas de Tempo Integral. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Breve História da Educação Brasileira. 2023. (Outra).

I Seminário Internacional sobre Saúde Mental e Comportamento na Escola. 2023. (Seminário).

2º Ciclo de Estudos e Pesquisas com Profissionais da Educação. 2022. (Outra).

CIET: EnPED/CIESUD:ESUD. 2022. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação e Tecnologias CIET EnPET. Sistema Público Municipal e TDIC: A falta de Equidade na Educação revelada em tempo pandêmico. 2022. (Congresso).

Curso de Comunicação e Escrita Científica. 2022. (Outra).

III Seminário Internacional sobre BNCC, Currículo e Avaliação. 2022. (Seminário).

Oficina: Jigsaw Classroom: transforme a sua aula em um ambiente de aprendizagem, nos ambientes presencial, remoto ou EaD. 2022. (Outra).

Oficina: Recursos Educacionais Abertos: princípios para a seleção e uso adequado. 2022. (Oficina).

Seminário Internacional de Metodologias Ativas e Práticas Pedagógicas. 2022. (Seminário).

1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica. 2021. (Congresso).

A valorização da Linguagem Estética na Literatura Infantil e Juvenil. 2021. (Outra).

A valorização da Linguagem Estética na Literatura Infantil e Juvenil. 2021. (Outra).

Certificação em Liderança, Capacidade de Aprendizagem e Resiliência. 2021. (Encontro).

Congresso Internacional de Volta às Aulas. 2021. (Congresso).

Jornada de Aprendizagem do FUNDEB. 2021. (Outra).

Metodologias Experimentais no Estudo da Aquisição da Linguagem. 2021. (Outra).

Metodologias Experimentais no Estudo da Aquisição da Linguagem. 2021. (Outra).

Monteiro Lobato: O problema nacional brasileiro e a questão racial. 2021. (Outra).

Orientações para Conselhos Municipais do FUNDEB pela Escola Paulista de Contas Públicas. 2021. (Outra).

Orientações para Conselhos Municipais do FUNDEB pela Escola Paulista de Contas Públicas. 2021. (Outra).

Painel de Boas Práticas da Programação de Inverno online: Painel Fundamental - Anos Iniciais - I.O desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal nos anos iniciais de uma escola pública em tempos de ensino remoto. 2021. (Seminário).

Um novo tempo na Educação. 2020. (Congresso).

VIII SEMANA DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA.GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM CENÁRIO DE CRISE. 2020. (Seminário).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. Educação e Tecnologia de Informação e Comunicação (TDIC): Reflexão teórica sobre a democratização da informação aliada a inclusão digital. 2018. (Congresso).

A prática de revisão textual na sala de aula. 2017. (Exposição).

Auxiliar de Biblioteca. 2017. (Exposição).

do laboratório de Gestão Educacional. 2017. (Simpósio).

Encontro Pedagogia.Projetos de Leitura e Escrita no contexto da construção da base alfabética. 2017. (Oficina).

O ambiente natural como espaço educador. 2017. (Oficina).

Promotor de Leitura. 2017. (Exposição).

XI SIMPLAGE Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional. 2017. (Simpósio).

CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ABT. 2016. (Congresso).

Encontro de Coordenadores Locais e Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. (Encontro).

IV Seminário Municipal do Pacto pela Alfabetização na Idade CErta- PNAIC 2016.Avaliação do Desempenho Escolar do Alunos: ação indissociável da Prática Educativa. 2016. (Seminário).

II Encontro MPSP e MEC. 2015. (Encontro).

Conferência Nacional de Educação CONAE 2014 - Etapa Estadual. 2014. (Outra).

Conferência Nacional de Educação CONAE 2014 - Etapa Nacioanl. 2014. (Outra).

Conferência Nacional de Educação CONAE - Etapa Intermunicipal.Apresentação Oral e Organização do Evento. 2013. (Outra).

Conferência Nacional de Educação CONAE Etapa Municipal.Organização do Evento -. 2013. (Outra).

I Colóquio de Pedagogia _UNIFEB - Barretos.Os conteúdos, as práticas, os projetos didáticos e as expectativas de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. 2011. (Encontro).

Palestra "Processo de Humanização: Marcas das Relações de Aprendizagens" - Profª Fátima Freire Dowbor. 2011. (Outra).

XV Encontro Estadual do Conselhos Municipais de Educação. 2011. (Encontro).

Conferência Nacional de Educação CONAE 2010 "Construindo o Sistema Articulado de Educação: O Plano Nacional de educação - Etapa Nacional. 2010. (Outra).

CONGRESSO INTERNACIONAL "UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃÇÃO. 2010. (Congresso).

I Encontro de Gestores do Programa Nacional de Formação de Professores do Estado de São Paulo - UFSCar. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de São Paulo Tema: "Sistema de Ensino: Compromisso e Responsabilidade dos Municípios com a Educação. 2010. (Encontro).

6º Fórum Educação, Competências e Valores - Belas Artes. 2009. (Outra).

Conferência Nacional de Educação CONAE 2010 "Construindo o Sistema Articulado de Educação: O Plano Nacional de educação - Etapa do Estado de São Paulo. 2009. (Outra).

Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010 "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de educação - Etapa Intermunicipal -. 2009. (Outra).

Conferência Nacional de Educação - Etapa Municipal. 2009. (Outra).

Encontro Regional de Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

III ESEF - Encontro Sudeste de Educação Freinet. 2009. (Encontro).

I Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Bebedouro.?Mestres da Arte?. 2008. (Encontro).

VI Encontro de Conselheiros de Educação Polo 3. 2008. (Encontro).

XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2008. (Outra).

XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2008. (Outra).

IV Encontro do Conselhos Municipais de Educação. 2006. (Encontro).

Palestra "Quem Ama, Educa" por Içami Tiba. 2004. (Outra).

Palestra "A responsabilidade educacional da família e da escola" Rosely Sayão. 2003. (Outra).

Palestra "O conhecimento como construção e emancipação" Lino de Macedo. 2003. (Outra).

Programa de Apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo. 2003. (Oficina).

1ª Conferência Internacional de Educação. 2002. (Outra).

Família e Escola: parceiras na construção dos valores morais. 2002. (Encontro).

Palestra sobre Inclusão. 2002. (Encontro).

VI Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação. 2002. (Encontro).

O Lugar dos limites na educação da criança. 2001. (Encontro).

Palestra "Ética, Moral e Disciplina" por Ives de La Taille. 2001. (Outra).

13º Simpósio Nipo-Brasileiro de Educação. 2000. (Simpósio).

Limites: sua relação com a Educação Infantil Yves de La Taille - USP. 2000. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • TOLEDO, R. B. ; MOREIRA, D. A. F. ; RIBEIRO, P. R. M. ; LEMES, S. S. . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO ALIADA A INCLUSÃO DIGITAL. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2018, São Carlos. Educação e Tecnologias: Inovação em cenários em transição, 2018.

  • TOLEDO, R. B. . Docência e Gestão Escolar: A arte do diálogo sob uma perspectiva democrática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TOLEDO, R. B. . Educação, Controle Social e Cidadania - Papel do Conselho do FUNDEB na busca por uma escola democrática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLEDO, R. B. . Direito à Educação no Brasil: Acesso e permanência com qualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TOLEDO, R. B. . Base Nacional Comum Curricular: conjunto de aprendizagens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TOLEDO, R. B. . Formação de Professores e Prática Pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

TOLEDO, R. B. . IV Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TOLEDO, R. B. . Semana de Estudos Pedagógicos para coordenadores, professores e auxiliares de disciplina. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TOLEDO, R. B. . Instrumentos Orientadores do Atendimento Educacional Especializado - Educação Infantil. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual técnico).

TOLEDO, R. B. . Instrumentos Orientadores do Atendimento Educacional Especializado - Ensino Fundamental. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual técnico).

TOLEDO, R. B. ; ALMEIDA, R. P. . Avaliação pedagógica do Desenvolvimento Global do Aluno. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho Técnico).

TOLEDO, R. B. . Caderno de Caligrafia para os alunos do 2º ano do sistema municipal de ensino de Bebedouro. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Técnico Pedagógico).

TOLEDO, R. B. . Caderno de Atividades e jogos para avaliação global dos alunos da educação especial. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Técnico Pedagógico).

TOLEDO, R. B. . PLANEJAMENTO ANUAL: Momento de repensar a escola.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Técnico Pedagógico).

TOLEDO, R. B. . Curso de Extensão Universitária de Formação de Professores do programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TOLEDO, R. B. . Caderno de Caligrafia para a Educação de Jovens e Adultos do município de Bebedouro. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Técnico Pedagógico).

TOLEDO, R. B. . Planejamento Anual: Orientações 2017. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Técnico-pedagógico).

TOLEDO, R. B. . Orientações para o Coordenador Pedagógico. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Técnico Pedagógico).

TOLEDO, R. B. . Curso de Extensão Universitária de Formação de Professores do programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TOLEDO, R. B. ; OLIVEIRA, R. . Diagnóstico Educacional do Município de Bebedouro. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Técnico).

Prêmios

2006

História da Minha Escola, Departamento de Educação e Cultura Renor Oliver - Bebedouro S.P.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Augusto Vieira. , Avenida Prefeito Edne José Piffer - de 800/801 ao fim, Residencial Centenário, 14711538 - Bebedouro, SP - Brasil, Telefone: (17) 33426144

Experiência profissional

2012 - 2012

EMEF Yolanda Carolina Giglio Vilella

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental I, Carga horária: 30

2009 - 2010

Departamento de Educação e Cultura Rennor Oliver de Bebedouro

Vínculo: Professor afastado, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

EMEB José Caldeira Cardoso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental I, Carga horária: 30

1994 - 2009

Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Paideia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental I, Carga horária: 25

1991 - Atual

EMEF Dr. Augusto Vieira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental I, Carga horária: 30

2013 - 2016

Secretaria Muncipal de Educação de Bebedouro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretaria de Educação Adjunto, Carga horária: 30

Outras informações:
Exerce a função de Secretária de Educação Adjunta

2017 - 2018

Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

EMEF. Dr, Augusto Vieira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30