Fábio Luiz Colzani
Possui graduação em Direito (2007) e mestrado em Ciências Jurídicas (2010) pela Universidade do Vale do Itajaí. Doutorando em Direito pela Universidade de Alicante (Espanha). Atualmente é advogado - Advocacia Colzani/advogados associados - e professor na graduação do curso de Direito da Faculdade Sinergia (Navegantes), tendo lecionado também na graduação e pós-graduação do curso de direito da Faculdade Avantis (Balneário Camboriú). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.
Informações coletadas do Lattes em 19/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doctorado en derecho
2016 - Atual
Universidade de Alicante
Orientador: Gabriel Real Ferrer
Mestrado em Ciência Jurídica
2008 - 2010
Universidade do Vale do Itajaí
Título: A RESPONSABILIDADE CIVIL DO JUIZ POR ATOS CONTRÁRIOS AO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO,Ano de Obtenção: 2010
Cláudia Rosane Roesler.
Especialização em andamento em Pós-graduação em docência no ensino superior
2013 - Atual
Graduação em Direito
2003 - 2007
Universidade do Vale do Itajaí
Título: A responsabilidade civil do julgado brasileiro por atos contrários ao ordenamento jurídico: uma análise doutrinária e jurisprudencial
Orientador: Valdir Francisco Colzani
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
Participação em eventos
XI Simpósio sul brasileiro de direito e processo. 2007. (Simpósio).
II Mostra de pesquisa, extensão e cultura do CEJURPS. 2006. (Outra).
I mostra de pesquisa, extensão e cultura do CEJURPS. 2006. (Outra).
IX Sejur - Semana de Estudos Jurídicos e II Semana de Divulgação Científica. 2004. (Outra).
Participação em bancas
COLZANI, F. L.. Competência territorial no direito processual civil brasileiro, absoluta ou relativa? Uma análise à luz da doutrina e da jurisprudência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.. Inventário e partilha através de escritura pública ? lei 11.441/2007 - uma análise doutrinária e jurisprudencial.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.. Responsabilidade Civil dos Profissionais da Imprensa: Uma Análise a Luz da Doutrina e da Jurisprudência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.COLZANI, F. L.. A responsabilidade civil pelo abandono afetivo dos pais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.COLZANI, F. L.. Os benefícios da mediação no instituto da alienação parental quando da ocorrência do divórcio litigioso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.COLZANI, F. L.. A ressocialização do apenado no direito penal brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.COLZANI, F. L.. As operações de prestação de serviços com circulação de mercadoria no sistema tributário nacional: uma análise à luz da legislação, doutrina e jurisprudência brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.COLZANI, F. L.. Exclusão da responsabilidade penal na denúncia espontânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.COLZANI, F. L.. A (in)aplicabilidade da nova lei de adoção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.COLZANI, F. L.. Responsabilidade civil do adotante na devolução do adotado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.. Separação e divórcio: a evolução da separação e do divórcio no ordenamento jurídico brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.. A responsabilidade civil do Estado pela prisão ilegal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
COLZANI, F. L.. A responsabilidade civil do sócio administrador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia.
Orientou
IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
A RESPONSABILIDADE CIVIL E A TEORIA DA PERDA DE uma chance; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
A PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA A VÍTIMAS E TESTEMUNHAS AMEAÇADAS NO BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL NA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR NO ESTADO DE SANTA CATARINA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
Inventário e partilha através de escritura pública ? lei 11; 441/2007 - uma análise doutrinária e jurisprudencial; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
Competência territorial no direito processual civil brasileiro, absoluta ou relativa? Uma análise à luz da doutrina e da jurisprudência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
Responsabilidade Civil dos Profissionais da Imprensa: Uma Análise a Luz da Doutrina e da Jurisprudência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
A responsabilidade civil do sócio administrador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
A responsabilidade civil do Estado pela prisão ilegal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
Separação e divórcio: a evolução da separação e do divórcio no ordenamento jurídico brasileiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Sinergia; Orientador: Fábio Luiz Colzani;
Produções bibliográficas
-
COLZANI, F. L. ; COLZANI, A. L. . DIREITO CONSTITUCIONAL COMPARADO E NEOCONSTITUCIONALISMO v2. 1. ed. Perugia: Universidade de Perugia, 2016. v. 2. 295p .
-
COLZANI, A. L. ; COLZANI, F. L. . DIREITO CONSTITUCIONAL COMPARADO E NEOCONSTITUCIONALISMO v1. 1. ed. Perugia: Universidade de Perugia, 2016. v. 1. 297p .
Outras produções
COLZANI, F. L. . Latitude Zero. 2007 (Gravação de CD).
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2013
Faculdade AvantisVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor no curso de direito
Outras informações:
Professor do curso de direito, lecionando, na graduação, a cadeira de Direito Civil - parte geral II e contratos, e na pós-graduação as cadeiras de direito das coisas e contratos imobiliários.
2010 - Atual
Faculdade SinergiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Direito Civil II, Carga horária: 60
2008 - Atual
Advocacia ColzaniVínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A Advocacia Colzani atua há mais de 15 anos na área cível, com ênfase em Direito Bancário, perícias financeiras, direito imobiliário e responsabilidade civil.
2003 - 2007
Advocacia ColzaniVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 35
Atividades
-
03/2003 - 12/2007
Estágios , Advocacia Colzani, .,Estágio realizado, Estágio realizado na Advocacia Colzani, que atua na área civil, especializada em Direito Bancário e perícias financeiras..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fábio Luiz Colzani e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?