Hanna Giacometti Halm

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017); mestrado em História pelo Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2022); e especialização em Ensino de História pelo PROPGPEC Colégio Pedro II (2024).

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-graduação em História

2018 - 2022

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Diplomatic Days: A Revolução Mexicana através das correspondências de Edith O'Shaughnessy (1911-1912), Ano de Obtenção: 2022
Vanderlei Vazelesk Ribeiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Diplomatic Days; Edith O?Shaughnessy; Revolução Mexicana; relato de viagem; escrita epistolar; Relações internacionais Estados Unidos e México. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Especialização em Ensino de História

2022 - 2024

Colégio Pedro II
Título: O cinema na aula de história: debates sobre o uso de filmes de faroeste como recurso didático
Orientador: Wolney Vianna Malafaia

Graduação em História

2011 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: MEXICANAS E REVOLUCIONÁRIAS: A MULHER COMO PARTICIPANTE DA PRIMEIRA FASE DA REVOLUÇÃO MEXICANA (1910-1920)
Orientador: Anita Correia de Lima Almeida

Formação complementar

2020 - 2020

Race and Cultural Diversity in American Life and History. (Carga horária: 20h). , University of Illinois at Urbana-Champaign, UIUC, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Organização de eventos

HALM, H. G. ; SILVA, J. S. da ; MIRANDA, C. ; CARMO, A. C. O. ; MARIA, G. S. . Curso Formação Continuada: Introdução para uma educação antirracista. 2021. (Outro).

HALM, H. G. ; NOGUEIRA, M. A. S. M. ; GITAHY, Z. C. V. . Semana da Inclusão SEMED Queimados. 2021. (Outro).

MARQUES, J. B. ; HALM, H. G. . Educação libertária"trajetórias históricas. 2020. (Outro).

HALM, H. G. ; OLIVEIRA, R. P. ; MARQUES, J. B. . Arte+Feminismo no Museu Histórico. 2018. (Outro).

HALM, H. G. . VI Semana de História da UNIRIO. 2016. (Outro).

HALM, H. G. ; MARQUES, J. B. ; OLIVEIRA, R. P. . I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia (CCBWIKI). 2016. (Congresso).

HALM, H. G. ; OLIVEIRA, R. P. ; MARQUES, J. B. . Arte+Feminismo no Museu Histórico. 2018. (Outro).

Participação em eventos

II Jornada de Estudos Americanos.Escritas de si e bastidores diplomáticos: um retrato da Revolução Mexicana por Edith O'Shaughnessy. 2020. (Outra).

30º Simpósio Nacional de História.Relato de viagem e Relações Internacionais: A Revolução Mexicana segundo Edith O'Shaughnessy. 2019. (Simpósio).

VIII Encontro de Pesquisa em História.Poder e literatura de viagem: A correspondência de Edith O'Shaughnessy sobre os anos iniciais da Revolução Mexicana. 2019. (Encontro).

4a Jornada de Pós-Graduação Unirio.Diplomatic days: uma análise do relato epistolar de Edith O'Shaughnessy em sua primeira viagem ao México. 2018. (Outra).

XIII Semana de História Política da UERJ.Diplomatic Days: A correspondência de Edith O'Shaughnessy sobre o México revolucionário (1911-1912). 2018. (Simpósio).

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.Diplomatic Days: A correspondência de Edith O'Shaughnessy em um primeiro olhar sobre o México Revolucionário (1911 - 1912). 2018. (Simpósio).

IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas (UERJ).Soldaderas da Revolução Mexicana: a presença das mulheres pobres, campesinas, índias e mestizas na luta armada durante a década de 1910. 2017. (Simpósio).

XII Semana de História Política da UERJ.Soldaderas da Revolução Mexicana: a presença das mulheres pobres, campesinas, índias e mestizas na luta armada durante a década de 1910. 2017. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • HALM, H. G. . Poder e literatura de viagem: A correspondência de Edith O'Shaughnessy sobre os anos iniciais da Revolução Mexicana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HALM, H. G. . Relato de viagem e Relações Internacionais: A Revolução Mexicana segundo Edith O?Shaughnessy. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HALM, H. G. . Diplomatic Days: A correspondência de Edith O'Shaughnessy sobre o México revolucionário (1911-1912). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HALM, H. G. . Diplomatic Days: A correspondência de Edith O'Shaughnessy sobre o México revolucionário (1911-1912). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HALM, H. G. . Diplomatic Days: A correspondência de Edith O'Shaughnessy em um primeiro olhar sobre o México Revolucionário (1911 - 1912). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HALM, H. G. . Soldaderas da Revolução Mexicana: a presença das mulheres pobres, campesinas, índias e mestizas na luta armada durante a década de 1910. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

HALM, H. G. ; MARQUES, J. B. ; CLINIO, A. . Wikipédia na Sala de Aula. 2017. (Oficina).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Centro de História e Documentação Diplomática

Vínculo: Programa de estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária no Centro de História e Documentação Diplomática sob supervisão do pesquisador Tiago Coelho Fernandes. Tratamento e transcrição de documentos de arquivos diplomáticos. Paleografia.

2014 - 2014

GT Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Estadual

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio junto ao GT Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Estadual da Verdade do Rio e da Comissão Nacional da Verdade, sob supervisão da pesquisadora da Comissão da Verdade Alejandra Estevez. Levantamento das intervenções sindicais ocorridas no período militar a partir dos Diários Oficiais da União (D.O.U.) entre os anos 1964 e 1965. Transcrição de entrevistas.

2014 - 2014

Hospital da Lagoa/RJ

Vínculo: Programa de estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Catalogação de prontuários médicos.

2016 - 2016

Wiki Educação Brasil

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em evento, Carga horária: 20

2015 - 2015

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão

Outras informações:
Atividade cujo objetivo é oferecer à comunidade discente da UNIRIO e de outras universidades no Rio de Janeiro treinamento, orientação e capacitação na edição de artigos na Wikipédia em português, para que os alunos aprendam a realizar uma leitura crítica do conteúdo da enciclopédia e elaborar eles próprios artigos de qualidade. Em última instância, o trabalho envolve a elaboração de material didático, já que a Wikipédia é amplamente utilizada pela sociedade e em todos os níveis de ensino como ferramenta de aprendizagem. No processo, os alunos desenvolverão habilidades em leitura, pesquisa, escrita e trabalho colaborativo, revertendo seu conhecimento para a sociedade. Os temas a serem desenvolvidos partirão dos conteúdos aprendidos nos seus próprios cursos de graduação e pós-graduação, ou eventualmente temas afins de interesse do aluno. Sendo assim, o projeto é interdisciplinar e aplicável a toda a comunidade acadêmica. Encontros semanais serão realizados em laboratório de informática, onde serão trabalhados princípios de leitura e interpretação de textos, escrita enciclopédica e pesquisa, de acordo com os parâmetros da Wikipédia.