Katia Regina de Souza Berteli

Graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); pós graduação em Administração de Empresas pela pela FEA/USP de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Gestão Administrativa e Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial com foco em Estratégia Empresarial, Processos, Gestão de Pessoas e Garantia da Qualidade. Atuação como docente em treinamentos de Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança, Gestão da Mudança, Implantação de Indicadores Estratégicos, Finanças para pequenas e médias empresas, Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestão Empresarial.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA Administração

2015 - 2017

Faculdade de Economia e Administração da Universidad
Título: PLANO DE NEGÓCIO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA AGROSSILVOPASTORIL NA FAZENDA AGROFLORESTAL FORTALEZA
Orientador: Profa. Dra. Alessandra Henriques Ferreira

Especialização interrompida em 2008 em Gestão de Pessoas

2007 - Atual

FGV/MRH
Ano de interrupção: 2008

Graduação em Administração

1994 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Corvella, Análise de Viabilidade Financeira
Orientador: José Gallo

Formação complementar

2019 - 2019

Analista Comportamental DISC. (Carga horária: 16h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.

2015 - 2015

Formação de Consultores. (Carga horária: 170h). , Apoio o Desenvolvimento de Indivíduos, Grupos e Organizações, ADIGO, Brasil.

2012 - 2012

Coaching. (Carga horária: 150h). , Integrated Coaching Institute, ICI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Outras produções

BERTELI, K. R. S. . Práticas de Gestão com Foco no Resultado. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERTELI, K. R. S. . Programa de Desenvolvimento de Liderança. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERTELI, K. R. S. . Planejamento de Carreira. 2012. .

BERTELI, K. R. S. . Gestão Estratégica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BERTELI, K. R. S. . Programa 5s. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Berteli Consultoria

Vínculo: Diretora de Negócios, Enquadramento Funcional: Consultora Empresarial, Docente, Carga horária: 44

Outras informações:
- - Serviço de consultoria e assessoria empresarial, com foco em reestruturação empresarial em todas as áreas do negócio; - Apoio na organização e desenho de processos com foco na redução de custos, melhor capacidade de entrega; - Coaching para aprimoramento de competências de líderes e cargos estratégicos para o negócio; - Asesssoria para recolocação profissional; - Suporte na decisão da Identidade Empresarial, Planejamento Estratégico, Plano de Negócio; - Implantação de sistemas de gestão de pessoas (recrutamento e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e carreira, gestão de desempenho, desenvolvimento de equipes); - Programas com foco na cultura e clima organizacional; - Programas voltados para ações de responsabilidade social (ética empresarial, atuação social das empresas, definição de ferramentas e indicadores sociais, aplicação das normas de responsabilidade social); - Apoio na implantação de certificações ISO e ACREDITAÇÂO. - Cursos de Capacitação e Desenvolvimento (Gestão de Empresa Familiar, Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança, Gestão da Mudança, Planejamento e Gestao Estratégica, Gestão por Processos)

2022 - Atual

Faculdade Via Sapiens

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Atuação como docente na Disciplina "Estratégia Empresarial"

2014 - 2016

Fazenda da Toca Orgânicos

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Gerente de Pessoas e Cultura, Carga horária: 44

Outras informações:
Redução de custo com refeições de R$18,00 para R$10,00 através da internalização do restaurante, implementando cardápios que atendiam a cultura do negócio; Redução de 50% de custo da folha de pagamento através da implantação de Programa de Parceria Agrícola; Implantação de Gestão de Performance baseada nos valores no negócio; Implantação de Programa de Cargos e Salários com Plano de Carreira e Programa de Desenvolvimento Individual; Adequação do Programa de Participação nos Resultados de acordo com a legislação vigente e metas atreladas à necessidade estratégica do negócio juntamente com a implantação de Gestão de KPIs; Implantação de ações para monitoramento de clima organizacional, tendo como resultado a redução do absenteísmo em 50%; Implantação de Programa de Integração, com 100% de sucesso como resultado nos Processos de Recrutamento e Seleção; Internalização dos Processos de Recrutamento e Seleção de cargos estratégicos; Redução de 80% com despesas com horas-extras através de levantamento de causas, elaboração e aplicação de Plano de Ação; Redução de 40% com despesas de transporte de colaboradores através da implantação do Programa de Caronas; Redução do desvio orçado versus realizado do Orçamento de Pessoal do negócio em 30% através de follow-up junto com todos os Gerentes das Áreas;

2003 - 2012

Fazenda Amway Nutrilite do Brasil Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Implantação e Gestão de todos os subsistemas da área de Recursos Humanos (Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Cargos e Salários, Benefícios, Relações Trabalhistas, Desenvolvimento Organizacional, Serviço Social, Comunicação e Eventos); Redução de custos em 30% e aumento de aproveitamento interno para novas posições com a implantação de Universidade Corporativa, com foco na formação de multiplicadores internos para o aumento da eficácia de treinamentos, bem como para a redução de custos na contratação de treinamentos externos e captação de futuros colaboradores através da oferta de programas de capacitação gratuitos; Desenvolvimento de Programa de Excelência no Departamento aumentando a satisfação dos clientes em 30%; Implantação de Gestão de Desempenho (180, Individual) com metas focadas em melhoria de competências e resultados (definição de metas); Implantação do Programa Jovem Aprendiz, com efetivação de 60% dos jovens ao final do programa; Aumento do nível de escolaridade em 80% através da implantação de um Programa de Incentivo à Educação realizado através de parcerias com as instituições públicas; Desenvolvimento e Realização de Programa de Capacitação de Jovens para a Indústria Alimentícia, através da seleção de jovens das comunidades dos entornos para capacitá-los em todos os nossos procedimentos e programas reduzindo assim o risco de erros operacionais na produção de alimentos. Aqueles que tivessem aproveitamento de 70% nos cursos eram cadastrados no Banco de Talentos; Aplicação de ações para monitoramento de clima como aplicação de questionário, visita às áreas, reuniões com colaboradores e posterior elaboração de planos de ações focados no desenvolvimento organizacional, satisfação dos colaboradores, entre outros; Melhoria de 40% quanto à comunicação interna através da implantação de diferentes canais para diferentes públicos (

1994 - 2003

Berteli Construtura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativa Financeira, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Licitação e Contratos: organização de documentos para participar de licitações, contratos de prestação de serviços; - Administração Financeira: controle de custos de obras, contas a pagar e receber, administração de caixa; - Fiscalização de Obras: efetuar medições de obras de pavimentação asfáltica, saneamento básico e paisagismo; - Administração de Pessoal: conferência de recolhimento de impostos, pagamento de funcionários, controle de produtividade de cada funcionário.