Lilany Vieira Pacheco
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente - UFMG (2012). Professora Titular do Centro Universitário Newton Paiva de agosto de 1990 a fevereiro de 2008. Professora convidada para Cursos de Pós Graduação em Saúde Mental e áreas afins, nos quais coordena módulos e orienta monografias sobre temas ligados à clínica com adolescentes, toxicomania, alcoolismo, distúrbios alimentares,sexualidade contemporanea, dentre outros. Convidada para atividades de capacitação junto a Secretaria de de Estado de Desenvolvimento e Ação Social de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Contagem. Publicação de artigos sobre os temas mencionados em periódicos nacionais e estrangeiros. Supervisora da Rede de Saúde Mental - Secretaria de Saúde - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Psicanalista Praticante em consultório particular desde agosto de 1985. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, Integra o Corpo Docente e é Diretora da Seção Clínica do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais.
Informações coletadas do Lattes em 02/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência da Saúde/Saúde da Criança e do Adolescente
2008 - 2012
Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Medicina
Título: O uso de drogas na adolescencia como indicador da psicose
Roberto Assis Ferreira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Mestrado em Psicologia
1996 - 1998
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Não pense, acredite e faça: sobre as estratégias de construção da subjetividade nos alcoólicos anônimos,Ano de Obtenção: 1998
Jésus Santiago.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Alcoólicos anônimos; Clínica das toxicomanias; Estratégias institucionais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Psicanálise. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação. Setores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental
1994 - 1995
Centro Universitário Newton Paiva
Título: Pós Graduação Latu Sensu
Especialização em Docência no Ensino Superior
1992 - 1993
Centro Universitário Newton Paiva
Título: Pós graduação Latu Sensu
Graduação em Psicologia
1980 - 1985
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Bacharelado e Graduação em Psicologia
Formação complementar
1996 -
Formação em Psicanálise. , Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Minas Gerais, EBP, Brasil.
2007 - 2007
Especialidades Pediátricas. (Carga horária: 100h). , Faculdade de Medicina, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Psicanálise.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Mental.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Psicanálise/Especialidade: Saúde da Criança e do Adolescente.
Organização de eventos
PACHECO, L. V. . Integrou a Comissão de parcerias e patrocínios da XVIII Jornada da EBP_MG. 2013. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Coordenadora da Comissão Científica da XVII Jornada da EBP_MG. 2012. (Congresso).
Freud ; PACHECO, L. V. . Comissão de Finanças e Patrocínio XVI Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise. 2011. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Integrou a Comissão de Tesouraria e patrocínios da XVI Jornada da EBP_MG. 2011. (Congresso).
PACHECO, L. V. ; SANTIAGO, J. . Comissão Científica da XV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - Minas Gerias. 2010. (Congresso).
Beneti, A. ; SANTIAGO, J. ; PACHECO, L. V. . Coordenação da Mesa Simultânea Bordas e Restos da XV Jornada da EBP_MG. 2010. (Congresso).
PACHECO, L. V. . XIII Jornada da EBP_MG - O tratamento do sintoma:as novas formas do sujeito suposto saber. 2008. (Congresso).
PACHECO, L. V. ; Alvarenga, Elisa e outros . Coordenadora da Comissão de Tesouraria do Terceiro Encontro Americano e XV Encontro Internacional do Campo Freudiano. 2007. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Coordenadora da Comissão de Adm e Finanças do XVI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 2006. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Membro da Comissão Científica da XII Jornada da EBP_MG - "Ser pai hoje". 2006. (Congresso).
PACHECO, L. V. . IX Jornada de Carteis da EBP_MG. 2006. (Outro).
Campos, Sérgio P R ; PACHECO, L. V. . Integrou a Comissão Científica da X Jornada da EBP_MG. 2006. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Coordenadora da XI Jornadda da EBP_MG - Os destinos da angústia. 2005. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Comissão de Seleção do II Encontro Americano e XV Encontro Internacional do Campo Freudiano. 2005. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Coordenadora da Comissão de Divulgação do XIII Encontro da Escola Brasileira de Psicanálise. 2003. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Clinica do Consumo:fazer-se devorar, fazer-se drogar, fazer-se endividar. 2003. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Integrou a Comissão Científica da VIII Jornada da EBP_MG " A lei e o fora da lei". 2001. (Congresso).
PACHECO, L. V. . Coordenadora da Comissão Científica da XVII Jornada da EBP_MG. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
Investigações sobre o Real, saber e gozo na experiência analítica. 2013. (Congresso).
The Miami Symposium. 2013. (Simpósio).
XVIII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise. Efeitos colaterais. 2013. (Congresso).
XVII Jornada da EBP_MG. Coordenação da Plenária - A POLÍTICA DO PARA TODOS E A EXCEÇÃO DO SINTHOMA. 2012. (Congresso).
41 Journées De L'École de La Cause Freudienne. 2011. (Congresso).
Conversación Clínica "terminaciones de análisis". 2011. (Oficina).
ENAPOL V. 2011. (Encontro).
La Praxis Lacaniana. 2011. (Encontro).
Seminários Preparatórias da XVI Jornada da EBP_MG.As inibições e os limites da elaboração na clínica analítica hoje. 2011. (Seminário).
XVI Jornada da EBP_MG.MESA 6 ? Coordenação: Lilany Vieira Pacheco As anorexias, suas tramas e o que a psicanálise faz com elas. 2011. (Encontro).
XVI Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - Minas Geriais. As anorexias, suas tramas e o que a psicanálise faz com elas. 2011. (Congresso).
III Conversação Clínica do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais.A psicanálise na era da intoxicação generalizada. 2010. (Outra).
VII Congresso dos Membros da AMP. O Tratamento do Real pelo Real. 2010. (Congresso).
V Jornada do Parlêtre: Psicanálise, Pesquisa e Transmissão."Balizas Clínicas: diagnóstico e direção do tratamento". 2010. (Seminário).
XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano - O sintoma na clínica do delírio generalizado..Entre a normalidade da droga e o ciúme paranóico. 2010. (Encontro).
XV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - Minas Gerais. Sinthomas e semblantes. 2010. (Congresso).
Congresso dos Membros da EBP - "O Analista e os Semblantes. Os semblantes do analista face à devastacão. 2009. (Congresso).
IV ENAPAOL.Os desinseridos e seus objetos. 2009. (Encontro).
Seminário Internacional da EBP. 2009. (Seminário).
Brunch e Silicet: Os objetos a na experiência psicanalítica.Real. 2008. (Encontro).
Estatuto da Criança e do Adolescente e Desenvolvimento Infanto-Juvenil: Saúde e Justiça.Jovens em conflito com a lei, drogas e violência letal:novos olhares, novas práticas sócio-educativas. 2008. (Seminário).
III Psicologia das Gerais: Ciência, Profissão, Compromisso Social e Valorização do trabalho do Psicólogo.Uso de drogas na contemporaneidade. 2008. (Encontro).
Psicologia e Pedagogia - Mostra de Conhecimento Fumec.Clínica das Toxicomanias. 2008. (Simpósio).
Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes Privados de Liberdade.Mesa Redonda: "Toxicomania". 2008. (Seminário).
VI Congresso dos Membros da AMP. "Uma arranjadora de objetos". 2008. (Congresso).
VIII Congresso da Escola Brasileira de Psicanálise. Uma arranjadora de objetos. 2008. (Congresso).
XIII Jornada da EBP_MG - O tratamento do sintoma:novas formas do sujeito suposto saber.O sujeito suposto saber diante das novas formas de toxicomania. 2008. (Encontro).
XI Jornada de Carteis da EBP_MG.Le sinthome. 2008. (Encontro).
XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.Miséria banal, ao final de uma análise?. 2008. (Encontro).
XVIIJornada Interna do IPSMMG.Debatedora da Mesa: Novos sintomas. 2008. (Encontro).
XVIJornada Interna do IPSMMG.Debatedora da Mesa: Intervenções sobre a transferência. 2008. (Encontro).
3 Encontro Americano - XV Encontro Internacional do Campo Freudiano.Do invólucro classificatório à unicidade do caso. 2007. (Encontro).
3 Encontro Americano - XV Encontro Internacional do Campo Freudiano.A rotina do gozo:um caso único. 2007. (Encontro).
VII Congresso da Escola Brasileira de Psicanálise. 2007. (Congresso).
3 Mostra de Conhecimento e Ação Newton Paiva.Comentário de Caso Clínico. 2006. (Outra).
VI Congresso da Escola Brasileira de Psicanalise do Campo Freudiano. 2006. (Congresso).
XII Jornada da EBP_MG.Analista - Pai real. 2006. (Encontro).
XVI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.Debatedora: Novos nomes do amor. 2006. (Encontro).
A ação lacaniana na civilização do objeto a. 2005. (Congresso).
II Encontro da America.Efeitos de tratamentos de toxicomanos em instituições. 2005. (Encontro).
III Coloquio da Escola Brasileira de Psicanálise - A Psicanalise na Cidade. 2005. (Outra).
V Congresso da Escola Brasileira de Psicanalise do Campo Freudiano. 2005. (Congresso).
XI Jornada da EBP_MG.Os destinos da angústia: sobre guias de viagem. 2005. (Encontro).
XV Encontro Brasileiro do campo Freudiano.Debatedora: Os tratamentos da angústia em instituições. 2005. (Encontro).
XXI Jornada de Psicologia:de um curso a um discurso.Clínica Psicanalítica com Adolescentes. 2005. (Outra).
A utilidade social da psicanálise: a regulamentação em questão. 2004. (Outra).
IV Congresso da Associação Mundial de Psicanálise. 2004. (Congresso).
Nuevos Síntomas , Nuevas Angustias. 2004. (Congresso).
XIV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 2004. (Encontro).
X Jornada da EBP_MG.Ficar invisível: um modo de vida. 2004. (Encontro).
A clinica nos novos dispositivos de saúde mental: apolítica da clínica.Pacanálise e Psicoterapia. 2003. (Outra).
I Encontro da América do Campo Freudiano.Os usos da psicanálise e as toxicomanias. 2003. (Encontro).
IX Jornada da EBP_MG.Vitupera:um nome de gozo. 2003. (Encontro).
XIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.A prática lacaniana nas instituições. 2003. (Encontro).
XIX Jornada de Psicologia:de um curso a um discurso-clínica e inclusão.Psicoterapia do Adolescente. 2003. (Outra).
X jornada do IPSMMG.Debatedora. 2003. (Outra).
Sessão Comentada do filme: "Timor Lorosae"."Timor Lorosae". 2002. (Outra).
VIII Jornada da EBP_MG.Fazer-se drogar. 2002. (Encontro).
XII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 2002. (Encontro).
I Simpósio - O Homem e o método.O método psicanalítico. 2001. (Simpósio).
XI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.Novo amor: resposta as novas formas do sintoma?. 2001. (Encontro).
XII Encontro Interncional do Campo Freudiano.A droga no lugar do sexo. 2001. (Encontro).
Atividade Preparatótia da VI Jornada da EBP_MG "A criança entre a mãe e a mulher".Cometário de caso clínico no eixo III - A mãe, sua criança e outras ficções. 2000. (Outra).
II Congresso dos Membros da AMP. 2000. (Congresso).
Jornada do Curso de Psicologia.Discussão de Caso Clínico. 2000. (Outra).
VII Jornada da EBP_MG.As regras e a lei na instituição. 2000. (Encontro).
X Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 2000. (Encontro).
XI Encontro Internacional do Campo Freudiano e II Congresso dos Membros da AMP.Poster: Impasses no diagnóstico na clínica das toxicomanias. 2000. (Encontro).
I Jornada do CIEN. 1999. (Encontro).
IX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.O corpo na adolescência. 1999. (Encontro).
VI Jornada de EBP-MG.A criança entre a mãe e a mulher. 1999. (Encontro).
V Jornada de EBP-MG. 1999. (Encontro).
XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia.Novas Formas de Sintoma. 1999. (Encontro).
I Jornada de apresentaçnao dos projetos de Estudo- Estágio I.Nas trilhas da formação do Psicólogo. 1998. (Outra).
IV Jornada de EBP.A Clínica Psicanalítica e Mundo Globalizado. 1998. (Encontro).
Pesquisadores em Psicologia.Alcoolistas e Estrategias Institucionais de Construção da Subjetividade. 1998. (Outra).
X Encontro Internacional do Campo Freudiano e I Congresso dos Membros da AMP.X Encontro Internacional do Campo Freudiano e I Congresso dos Membros da AMP. 1998. (Encontro).
III Jornada da EBP-MG. 1997. (Encontro).
III Jornada da EBP-MG Formas do desencontro: segregação, solidão e amor.Formas da segregação nos tratamentos da toxicomania e alcoolismo. 1997. (Encontro).
Núcleo Pró-Formação e Pesquisa - Centro de referencia em saúde mental - PBH.Alcoolismo. 1997. (Outra).
VII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 1997. (Encontro).
Aos alunos do 1 ao 5 periodos do Curso de Psicologia.Filosofia - Psicologia e a Diversidade dos Saberes. 1996. (Outra).
Conferências Proferidas por Alain Groinschard. 1996. (Seminário).
II Jornada de Cartéis da EBP-MG. 1996. (Encontro).
IX Encontro Internacional do Campo Freudiano. 1996. (Encontro).
Toxicomania e Modernidade.A toxicomania como efeito do discurso da ciencia. 1996. (Outra).
I Jornada de Cartéis e Fórum sobre a Interpretação.I Jornada de Cartéis e Fórum sobre a Interpretação. 1995. (Encontro).
V Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 1995. (Encontro).
VI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano e III Fórum Iniciativa Escola. 1993. (Encontro).
Seminário da Associação Mineira de Psiquiatria. 1991. (Seminário).
XVI JORNADA DA BIBLIOTECA FREUDIANA BRASILEIRA. 1990. (Encontro).
Ciclo de Palestras da Dra. Joyce McDougall. 1987. (Encontro).
VII Semana da Psicanálise. 1985. (Encontro).
I Jornada Sudeste/ABENEPI. 1984. (Encontro).
Mesa Redonda. 1983. (Seminário).
Participação em bancas
PACHECO, L. V.. Exame de Qualificação: Super-eu e pusão: a noção de resíduo em. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COUTO, Luís Flávio Silva;PACHECO, L. V.. Exame de Qualificação: O Destino do Sintoma na Experiência Analítica. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PACHECO, L. V.. Bulimia e Devastação: uma clínica do feminino. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Adolescente) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Medicina.
Cirino, Oscar;PACHECO, L. V.. A clinica da toxicomania na instituicão. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental- Clínica) - Centro Universitario Newton Paiva.
BARROS, F. O.;PACHECO, L. V.. Acompanhamento Terapeutico. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanalise e Direito) - Centro Universitario Newton Paiva.
Cirino, Oscar;PACHECO, L. V.. Psicanálise com crianças:uma questão de técnica. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental- Clínica) - Centro Universitario Newton Paiva.
Cirino, Oscar;PACHECO, L. V.. A inibição intelectual como resposta ao desejo da mãe. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental- Clínica) - Centro Universitario Newton Paiva.
PACHECO, L. V.; Cirino, Oscar; Souza, José Moreira. Instituição Psiquiátrica: A toxicomania e suas implicações frente à construção de uma nova lógica de assistência. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental- Clínica) - Centro Universitario Newton Paiva.
PACHECO, L. V.; BARROS, F. O.. Violaçao dos Direitos Humanos:um sintoma social. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanalise e Direito) - Centro Universitario Newton Paiva.
PACHECO, L. V.; BARROS, F. O.. Psicose Toxicomania e Ato infrator: Intervenções possíveis. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicanalise e Direito) - Centro Universitario Newton Paiva.
PACHECO, L. V.; Souza, José Moreira; Cirino, Oscar. Os programas de reduçnao de danos como espaço de exercício da cidadania dos usuários de drogas. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental- Clínica) - Centro Universitario Newton Paiva.
PACHECO, L. V.. A transmissão da Lei, em Psicanálise. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental- Clínica) - Centro Universitario Newton Paiva.
Orientou
Depressão: Mal da atualidade?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Transformações familiares e toxicomania; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Tranferência na psicose: será possível?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A violência:uma perspectiva psicanalítica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Estrutura clínica, corpo e gravidez:uma perspectiva psicanalítica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A depressão como sintoma na sociedade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A significacão da adolescência; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Vidal; A droga como moderador de gozo na psicose; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Uma análise das relações entre consumo de bebidas alcoolicas e violência por policiais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenç) - Faculdade de Saúde Ibituruna; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Os nomes do pai e as mascaras do sintoma; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Contribuições da Psicanálise frente a crianças hiperativas no espaço escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A dificuldade de aprendizagem em crianças de escola pública; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Adolescentes privados de liberdade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Politicas Soc) - Fundação João Pinheiro; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A dinamica pulsional e a sexualidade na contra-mão da civilização; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
O sintoma e a bulimia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Sobre o corpo na psicanalise; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Gonçalves; Modalidades do Sintoma na Clínica Psicanalítica; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Contribuição da Psicanálise na Prática de Acolhimento do CERSAM - Centro de Referência em Saúde Mental; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
O sintoma neurótico em psicanálise: algumas considerações; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A contemporaneidade: novos sintomas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
O objeto lacaniano; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A mulher e a feminilidade; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A hipnose e o amor; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Sintoma: uma estratégia de sobrevivencia; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Sintoma-sinto mal, sinto mais; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Mental) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A precocidade do Gozo; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicanálise) - Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Toxicomania e Psicanálise; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Psicanálise e Saúde Men) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A agressividade na escola e a lei do pai; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica e Saúde Mental) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
O que é uma mulher; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Análise de Programas de Atenção à Toxicomania de Belo Horizonte; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Newton Paiva, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Drogas e ato infracional na adolescência; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Newton Paiva, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Tráfico de drogas e drogadição na adolesência; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Logo que a chuva passa o sol aparece; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Uma mãe e sua filha; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
O encontro com a palavra:Uma possibilidade; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Bola na trave; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Pais, bem vindos à clínica do adolescente; 2005; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Centro Universitario Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
A ética da clínica psicanalítica frente ao sujeito autor de ato infracional que a lei desconhece; 2003; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Cespa Clínica de Psicologia Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Tudo mudar: a crise adolescente; 2003; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Cespa Clínica de Psicologia Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Tudo mudar: a crise adolescente; 2003; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Cespa Clínica de Psicologia Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Fragmentos de um caso de neurose obsessiva; 2003; Orientação de outra natureza; (Formação em Psicanálise) - Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais; Orientador: Lilany Vieira Pacheco;
Produções bibliográficas
-
PACHECO, L. V. . As inibições e os limites da elaboração na clínica analítica hoje. Curinga (Belo Horizonte) , v. 34, p. 39, 2012.
-
PACHECO, L. V. . 'O sujeito com o qual operamos em psicanálise não é outro senão o sujeito da ciência'. Curinga (Belo Horizonte) , v. 35, p. 113, 2012.
-
PACHECO, L. V. . A intoxicação generalizada e o delírio de normalidade. Almanaque on line:Revista Eletrônica do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental , v. 4, p. 2-6, 2010.
-
PACHECO, L. V. . Fins de análise e identificação com o sinthoma. Curinga (Belo Horizonte) , v. 28, p. 35-40, 2009.
-
PACHECO, L. V. . Os semblantes do analista face a devastação. Correio (Rio de Janeiro) , v. 64, p. 35-39, 2009.
-
PACHECO, L. V. . Miséria banal, ao final de uma análise?. Opção Lacaniana , v. 55, p. 93-97, 2009.
-
PACHECO, L. V. . O aparelho psíquico: memória, satisfação e desejo. Almanaque on line- Revista Eletrónica do IPSMMG , v. 05, p. 2-4, 2009.
-
PACHECO, L. V. . O uso de drogas e o desencadeamento da psicose na adolescência. Cartas de Psicanálise , v. 1, p. 78-84, 2008.
-
PACHECO, L. V. . Os usos dos objetos (a) e a construção do modo de vida na adolescência. Opção Lacaniana , v. 47, p. 94-101, 2007.
-
PACHECO, L. V. . Efectos de tratamientos de toxicômanos em instituiciones. Pharmakon, Belo Horizonte, v. 10, p. 13-28, 2005.
-
PACHECO, L. V. . Las toxicomanias y los usos de la psicoanálises. Pharmakon, v. 10, p. 25-32, 2005.
-
PACHECO, L. V. . Os destinos da angústia: sobre guias de viagem. Curinga (Belo Horizonte) , v. 22, p. 06, 2005.
-
PACHECO, L. V. . As toxicomanias e os usos da psicanálise. Opção Lacaniana , São Paulo, v. 39, p. 29-42, 2004.
-
PACHECO, L. V. . A toxicomania não designa uma estrutura. Cartas de Psicanálise , v. 1, p. 32-37, 2004.
-
PACHECO, L. V. . Considerações sobre a construção do caso na clínica das toxicomanias. Almanaque de Psicanálise e Saúde Mental , v. v.1, p. 35-39, 2003.
-
PACHECO, L. V. . As regras e a lei na Instituição. Curinga (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 18, p. 85-102, 2002.
-
PACHECO, L. V. . O Corpo na toxicomania. Opção Lacaniana , São Paulo, v. 30, p. 8-21, 2001.
-
SANTIAGO, Ana Lydia ; PACHECO, L. V. ; Lopes, Ana Maria ; BARROS, F. O. . A mulher, a mãe, sua criança e outras ficções. Curinga (Belo Horizonte) , v. 15/16, p. 94-105, 2001.
-
PACHECO, L. V. . Considerações sobre o conceito de sujeito em Psicanálise. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas , Belo Horizonte, v. 8, p. 45-52, 2000.
-
PACHECO, L. V. . Ni pátria, ni mátria, fátria. Pharmakon, Bolívia, v. 8, p. 32-41, 2000.
-
PACHECO, L. V. . O adolescente e as drogas. Curinga (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 13, p. 7-14, 1999.
-
PACHECO, L. V. . As metamorfoses da puberdade. Revista Psique, Belo Horizonte, n.9, p. 21-30, 1999.
-
PACHECO, L. V. . Algumas considerações sobre o conceito de sujeito em Lacan. Curinga (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 8, p. 29-34, 1996.
-
PACHECO, L. V. . A toxicomania como efeito do discurso da ciência. Revista Psique, Belo Horizonte, n.8, p. 24-29, 1996.
-
PACHECO, L. V. . A figura do educador em Helena Antipoff. Revista Psique, Belo Horizonte, n.9, p. 31-36, 1996.
-
PACHECO, L. V. . Freud, Henry Ey e Lacan: Um recorte.. Revista Psique, Belo Horizonte, n.6, p. 24-31, 1995.
-
PACHECO, L. V. . Psicologia e Filosofia. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP) , Belo Horizonte, v. 4, p. 15-23, 1995.
-
PACHECO, L. V. . História e Teorias em Psicologia Social. Revista Psique, Belo Horizonte, n.7, p. 11-18, 1995.
-
PACHECO, L. V. . A ingovernabilidade do inconsciente e a imposição significante.. Revista Psique, Belo Horizonte, n.3, p. 8-16, 1993.
-
PACHECO, L. V. . Ata-me. Griphos (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 9, p. 26-34, 1991.
-
PACHECO, L. V. . A violência: sintoma social da época. 1. ed. Belo Horizonte: Scriptum, 2013. v. 1000. 284p.p .
-
PACHECO, L. V. . PHARMACON. 01. ed. Belo Horizonte: Instituto do Campo Freudiano, 2005. v. 01. 191p .
-
Rosa, Marcia ; Assad, Margarida ; PACHECO, L. V. ; RAMOS, F. ; Siqueira, Elizabete . A pílula e o mito da relação sexual. In: Maria Josefina Sota Fuentes e Marcelo Veras. (Org.). Felicidade e Sintoma: Ensaios para uma psicanálise do século XXI. 1ed.Rio de Janeiro: EBP Editora/Editora Corrupio, 2008, v. , p. 009-296.
-
PACHECO, L. V. . O adolescente e a lei. In: Fernanda Otoni de Barros. (Org.). Tô fora: o adolescente fora da lei-o retorno da segragação. 1eded.Belo Horizonte: Newton Paiva / Del Rey, 2003, v. 02, p. 41-48.
-
PACHECO, L. V. . Destinos da Angústia. O Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 05 - 05, 11 jun. 2005.
-
Félix, Idamaris ; PACHECO, L. V. . Entre irmãos. Estado de Minas - Caderno Bem Viver, Belo Horizonte, p. 1 - 5, 01 set. 2002.
-
PACHECO, L. V. . Miséria banal, ao final de uma análise?. In: XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, 2008, Rio de Janeiro. Anais das Mesas Simultaneas do XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Rio de Janeiro: EBP Editora, 2008. v. 01. p. 06-252.
-
PACHECO, L. V. . Os destinos da angústia: sobre guias de viagem. In: XI Jornada da EBP_MG, 2005, Belo Horizonte. Curinga. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005. v. 22. p. 06.
-
PACHECO, L. V. . Ficar Invisível: Um modo de vida. In: X jornada da EBP_MG: " Jovens em Análise", 2004, Belo Horizonte. Jovens em Análise: Anais da X jornada da EBP_MG. Belo Horizonte: EBP_MG, 2004. v. 10.
-
PACHECO, L. V. . Fissura: um nome do gozo da droga. In: XXVII Jornada do Centro Mineiro de Toxicomania, 2004, Belo Horizonte. A fissura na clínica das toxicomanias: Anais da XXVII Jornada do CMT. Belo Horizonte: Centro Mineiro de Toxicomania, 2004.
-
Mattos, S. ; PACHECO, L. V. . A droga no lugar do sexo. In: Journée du TyA - XIIe Rencontre Internacionalle du Champ Freudien, 2002, Paris. Anais do XII Rencontre Internacionalle du Champ Freudien. Paris: Champ Freudien, 2002. v. XII.
-
PACHECO, L. V. ; SOARES, Astréia . Análise dos Programas de ATenção à Toxicomania de Belo Horizonte. In: INICIAÇÃO CIENTÍFICA NEWTON PAIVA, 2001, Belo Horizonte. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NEWTON PAIVA. Belo Horizonte: Centro Universitário Newton Paiva, 2001. v. 1. p. 9-12.
-
SANTIAGO, Ana Lydia ; PACHECO, L. V. . A mulher, a mãe, sua criança e outras fiicções. In: VI Jornada de EBP-MG, 2000, Belo Horizonte. Curinga. Belo Horizonte: EBP_MG, 2000. v. 15/16. p. 94-105.
-
PACHECO, L. V. . As regras e a lei na instituição. In: VII Jornada da EBP_MG, 2000, Belo Horizonte. As versões do pai, a lei e o fora da lei. Bel;o Horizonte: EBP_MG, 2000. v. 18. p. 70-79.
-
PACHECO, L. V. . Do sintoma social às novas formas do sintoma. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA, 1999, Belo Horizonte. ANAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA. Belo Horizonte: ENEP, 1999. v. 1. p. 5-11.
-
PACHECO, L. V. . Vacilei! Qual o nome do outro para Francisco?. In: COLETÂNEA DA CONVERSAÇÃO CLÍNICA, 1999, Mangaratiba. COLETÂNEA DA CONVERSAÇÃO CLÍNICA. Mangaratiba, 1999. v. 1. p. 8-19.
-
PACHECO, L. V. . Toxicomania, psicanálise e instituições. In: X JORNADA DO CENTRO MINEIRO DE TOXICOMANIA, 1997, Belo Horizonte. INIBIÇÃO, SINTOMA E ANGÚSTIA NA CLÍNICA DAS TOXICOMANIAS - CADERNOS DO EVENTO. Belo Horizonte: Centro Mineiro de Toxicomania, 1997. v. 1. p. 9-22.
-
PACHECO, L. V. . O que é um obsessivo?. In: II JORNADA DE CARTÉIS DA ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE, 1996, Belo Horizonte. CADERNO DA II JORNADA DE CARTÉIS DA ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE. Belo Horizonte: Escola Brasileira de Psicanálise, 1996. v. 1. p. 7-12.
-
PACHECO, L. V. . O vício de morrer. In: VIII JORNADA DE TRABALHOS DO CENTRO MINEIRO DE TOXICOMANIA, 1995, Belo Horizonte. ATO E TOXICOMANIA: UM BANQUETE; TRATAMENTO, PRVENÇÃO E PESQUISA - CADERNOS DO EVENTO. Belo Horizonte: Centro Mineiro de Toxicomania, 1995. v. 1. p. 13-27.
-
PACHECO, L. V. . O Outro do Eu: o sujeito do inconsciente. In: X FORÚM DE PSICANÁLISE DO CIRCULO PSICANALÍTICO DE MINAS GERAIS, 1991, Belo Horizonte. CADERNOS DO X FORÚM DE PSICANÁLISE DO CIRCULO PSICANALÍTICO DE MINAS GERAIS, 1991. v. 1. p. 5-9.
-
PACHECO, L. V. . Sujeito à uma Nova Era. In: V JORNADA DE TRABALHOS DO INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA, 1991, Belo Horizonte. DE UM CURSO A UM DISCURSO: NÓS DA CLÍNICA - ANAIS DO EVENTO. Belo Horizonte: Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, 1991. v. 1. p. 9-17.
-
PACHECO, L. V. . Criador e Criatura. In: IV JORNADA DE TRABALHOS DO INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA, 1991, Belo Horizonte. DE UM CURSO A UM DISCURSO: A INSTÂNCIA DA CLÍNICA - ANAIS DO EVENTO. Belo Horizonte: Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira, 1991. v. 1. p. 7-13.
-
PACHECO, L. V. . Do invólucro classificatório à unicidade do caso. In: 3 Encontro Americano - XV Encontro Internacional do Campo Freudiano, 2007, Belo Horizonte. A variedade da prática:do tipo clínico ao caso único em psicanálise. Belo Horizonte: Instituto do Campo Freudiano no Brasil, 2007. p. 04-75.
-
PACHECO, L. V. ; BOTREL, M. R. . A rotina do gozo:um caso único. In: 3 Encontro Americano - XV Encontro Internacional do Campo Freudiano, 2007, Belo Horizonte. A variedade da prática:do tipo clínico ao caso único em psicanálise. Belo Horizonte: Instituto do Campo Freudiano no Brasil, 2007. v. 01. p. 04-75.
-
BOTREL, M. R. ; PACHECO, L. V. . A rotina do gozo:um caso único. CliniCAPS , 2011.
-
PACHECO, L. V. . As inibições e os limites da elaboração na clínica de hoje. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, L. V. . As inibições e os limites da elaboração na clínica analítica hoje. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, L. V. . A intoxicação generalizada e o delírio de normalidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, L. V. . Os desinseridos e seus objetos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, L. V. ; Generoso, C. ; Tavares, V. . Comentário de Caso Clínico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PACHECO, L. V. . A toxicomania na adolescência como índice da psicose. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, L. V. . Miséria banal, ao final de uma análise?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PACHECO, L. V. ; CARVALHO, Bernadete . Comentário Psicanalítico de uma caso de anorexia atendido no Núcleo Investigação da Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, L. V. ; Andrade, Cleyton ; BOTREL, M. R. ; Maria Wilma Faria . Do invólucro classificatório à unicidade do caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PACHECO, L. V. ; BOTREL, M. R. . A rotina do gozo:um caso único. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PACHECO, L. V. . Adolescência, lei e ato infracional: da exclusão ao laço social, que clínica é essa?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . Do tipo clínico ao caso único na clínica das toxicomanias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, L. V. . Comentário do Filme " O silêncio dos inocentes". 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PACHECO, L. V. . O que é a fissura? A perspectiva da Medicina, da Psicanálise e da redução de Danos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PACHECO, L. V. . Ficar invisível: um modo de vida. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PACHECO, L. V. . Comentário do Filme "Requiem para um sonho". 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PACHECO, L. V. . Despertar dos sonhos para fazer amor com as moças. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, L. V. . Os usos da psicanálise e as toxicomanias. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PACHECO, L. V. . A lei fálica e o fora da lei na toxicomania. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . Vitupera: um nome de gozo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . A Adolescência e toxicomania. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Uso Social de Droga: é possível?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . O Caso Marion. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Barfly: condenados pelo vício. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, L. V. . Novo amor: respostas às novas formas de sintomas?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . O Método analítico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . Impasses no Diagnóstico na clínica das toxicomanias. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . Propostas de Ação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PACHECO, L. V. . O sujeito adolescente e o corpo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . Toxicomania. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Estratégias de Construção da Subjetividade nos Alcoólicos Anônimos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Alcolistas e estratégias institucionais de construção da subjetividade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Nas trilhas da formação do psicólogo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PACHECO, L. V. . Formas da Segregação nos tratamentos das toxicomanias. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . O corpo na toxicomania. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . Alcoolismo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Filosofia, Psicologia e a Diversidade dos Saberes. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Psicanálise. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Toxicomania, Psicanálise e Instituições. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Formas de segregação nos tratamentos da toxicomania e alcoolismo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PACHECO, L. V. . A toxicomania como efeito do discurso da ciência. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . O Pai Neurótico e o Sintoma da criança e a subjetividade dos pais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PACHECO, L. V. . O que é um obsessivo?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PACHECO, L. V. . Silicet: A ordem simbólica no século XXI - Associação Mundial de Psicanálise. Belo Horizonte/MG: Editora Scriptum, 2011. (Tradução/Outra).
-
PACHECO, L. V. . Silicet: Os objetos a na experiência psicanalítica- Associação Mundial de Psicanálise. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008. (Tradução/Outra).
-
PACHECO, L. V. . Livro de Resumos de trabalhos do 3 Encontro Americano -XV Encontro do Campo Freudiano. Belo Horizonte/MG: Instituto do Campo Freudiano no Brasil, 2007. (Tradução/Outra).
-
PACHECO, L. V. . Ficções Paternas. Rio de Janeiro/RJ, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
Opção Lacanina ; PACHECO, L. V. . A lei do Pai e o amor não exercitável. São Paulo: Campo Freudiano do Brasil, 2006. (Tradução/Artigo).
-
Miller, J-A ; PACHECO, L. V. . O Rouxinol de Lacan - Debate. Rio de Janeiro/RJ: Contra Capa Livraria, 2006. (Tradução/Outra).
-
Auduris, Fernando Martins ; PACHECO, L. V. . Anális-Revista de Psicoanalises y Cultura de castilha e Leon. Castilha e Leon: GEP de Castilha e Leon, 2005 (Colaborador-corresponsale).
-
PACHECO, L. V. ; Couto, Sônia . Violência Doméstica: uma nova intervenção terapêutica. Belo Horizonte, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PACHECO, L. V. . Pharmacon 10: Publicacion de Grupos e Instituciones de Toxicomania y Alcoholismo del Campo Freudiano. Belo Horizonte, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PACHECO, L. V. . Florilégio Clínico. São Paulo: Campo Freudiano do Brasil, 2000. (Tradução/Outra).
Outras produções
PACHECO, L. V. . Projeto de Reforma Curricular do Curso de Psicologia Geral e Aplicada. 1996.
PACHECO, L. V. . Saúde Mental e Práticas Contemporâneas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARROS, F. O. ; PACHECO, L. V. . Prepsi Pós graduação - Psicanálise e Direito. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PACHECO, L. V. . Pós Graduação Latus Sensu em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PACHECO, L. V. . Seminário de Leitura dos Escritos Técnicos de Freud. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PACHECO, L. V. . O adolescente, a família e a lei. 2008. .
PACHECO, L. V. . Clínica do sintoma. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PACHECO, L. V. ; AFONSO, L. . O adolescente, a família e a lei. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PACHECO, L. V. . Seminário de Leitura - A jovem Homossexual.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PACHECO, L. V. . 38 Prepes - Curso de Especialização em Criminologia- Modulo: A lei e o fora da lei. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PACHECO, L. V. . Toxicomania. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PACHECO, L. V. . Projeto Menino no Parque. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).
BARROS, F. O. ; PACHECO, L. V. . Rede Cidadania. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).
SOARES, Astréia ; PACHECO, L. V. . Análise de programas de atenção as toxicomanias. 2000. (Relatório de pesquisa).
SANTIAGO, Ana Lydia ; PACHECO, L. V. . A mãe, sua criança e outras ficções. 2000. (Debatedora).
PACHECO, L. V. ; BARROS, F. O. . Teorias sobre o processo de subjetivação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PACHECO, L. V. ; Cirino, Oscar ; Souza, José Moreira . Pós graduação latu sensu saúde mental-clinica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PACHECO, L. V. . Novas Formas de Sintoma. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PACHECO, L. V. . Toxicomania. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PACHECO, L. V. . Psicanálise com Adolescentes. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Estágio Curricular V e VI).
PACHECO, L. V. . Coordenação de Módulo Tópicos em Saúde Mental e Clínica I - Especialização em Saúde Mental e Clínica -. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PACHECO, L. V. . Atendimento ao adolescente na perspectiva da urgência. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Estágio Curricular IV e V).
PACHECO, L. V. . Projeto de Reforma Curricular. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Reforma Curricular do Curso de Psicologia Geral e Aplicada -IV).
PACHECO, L. V. . Oficinas com adolescentes. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Estágio Curricular II e III).
PACHECO, L. V. . Sala de Imprensa. 2010.
PACHECO, L. V. . Bom Dia Minas - Causas e Tratamentos da Angústia. 2009.
PACHECO, L. V. . Vacilações do Simbólico, Instabilidades do Imaginário, Casualidades do Real. 2011 (Coordenadora de Mesa) .
PACHECO, L. V. . Os sonhos e a formação do analista. 2010 (Coordenadora de Mesa) .
SANTIAGO, J. ; PACHECO, L. V. . Os sonhos e a formação do analista. 2010 (Membro Comissão Científica) .
PACHECO, L. V. . O tratamento do sintoma: novas formas do sujeito suposto saber. 2008 (Coordenadora de Mesa) .
PACHECO, L. V. . XIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano - A prática lacaniana nas instituições. 2003 (Coordenadora de Comissão) .
PACHECO, L. V. . VII Jornada da EBP-MG: A lei e o fora da lei. 2001 (Membro Comissão Científica) .
PACHECO, L. V. . Florilégio de 2000 - Conversação Clínica do II Encontro dos Membros da AMP. 2000 (Tradutora em Evento Internacional) .
PACHECO, L. V. . Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. 2000 (Membro) .
PACHECO, L. V. . O gozo masculino e a lógica da fantasia. 1996 (Coordenadora de Mesa) .
PACHECO, L. V. . II Jornada da EBP-MG. 1996 (Membro Comissão Científica) .
Projetos de pesquisa
-
2005 - Atual
Causalidade Psíquica e periculosidade penal nas toxicomanias:hipóteses psicopatológicas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Prêmios
2010
Colaborador Emérito, Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental Infrator TJMG.
2005
Homenageada do Corpo Docente dos graduandos do 2 semestre do Curso de Psicologia-Manhã, Centro Universitário Newton Paiva.
2004
Homenageada do Corpo Docente dos graduandos do 1 semestre de 2004 do Curso de Psicologia Manhã, Centro Universitário Newton Paiva.
2004
Paraninfa dos graduandos , 2 semestre de 2003, Curso de Psicologia-manhã., Centro Universitário Newton Paiva.
2003
Paraninfa dos graduandos do 1 semestre de 2003 do Curso de Psicologia-manhã., Centro Universitário Newton Paiva.
2003
Paraninfa dos graduandos do 2 semestre de 2002, Curso de Psicologia-noite, Centro Universitário Newton Paiva.
2003
Patrona dos graduando do 2 semestre de 2002 do Curso de Psicologia-noite, Centro Universitário Newton Paiva.
2003
Homenageada do Corpo Docente dos graduando do 2 semestre de 2002, Curso de Psicologia-manhã, Centro Universitário Newton Paiva.
2002
Homenageada do Corpo Docente dos graduandos do 2 semestre de 2001 do Curso de Psicologia manhã e noite., Centro Universitário Newton Paiva.
1999
Professor Homenageado do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1998., Centro Universitário Newton Paiva.
1998
Professor Homenageado do Curso de Psicologia do 2 semestre de 1997, Centro Universitário Newton Paiva.
1998
Professor Homenageado do Curso de Psicologia do segundo semestre de 1997, Centro Universitário Newton Paiva.
1997
Professor Homenageado da turma 1 do Curso de Psicologia-noite, 2 semestre de 1996, Centro Universitário Newton Paiva.
1997
Patrona da turma 2 do Curso de Psicologia-noite, 2 semestre de 1996, Centro Universitário Newton Paiva.
1996
Professor Homenageado do Curso de Psicologia , 1 semestre de 1996, Centro Universitário Newton Paiva.
1996
Paraninfa do Curso de Psicologia de 1996, Centro Universitário Newton Paiva.
1995
Paraninfa dos formandos do Curso de Psicologia , 1 semestre de 1995., Centro Universitário Newton Paiva.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultorio Particular. , Levindo Lopes 333/301, Funcionários, 30140170 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32810749
Experiência profissional
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo
1990 - 2008
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
03/2001
Direção e administração, Departamento de Psicologia, Curso de Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso: Psicanálise e Direito.
-
01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial da Revista Psiquê.
-
03/1999
Direção e administração, Departamento de Psicologia, Curso de Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso: Psicologia Clínica e Saúde Mental.
-
02/1997
Treinamentos ministrados , Departamento de Psicologia, Cespa Clínica de Psicologia Centro Universitário Newton Paiva.,Treinamentos ministrados, Supervisora dos Estágios regimentais na grade curricular IV
-
10/1996
Direção e administração, Departamento de Psicologia, Curso de Extensão Clínica Psicanalítica das Toxicomanias e Alcoolismo.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso.
-
08/1990
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Docência e Coordenação do Módulo Toxicomania e Alcoolismo-Novas Formas de Sintoma, Orientação de Monografias e TCC.
-
08/1990
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento II, Estágio Supervisionado na Clínica de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, Fundamentos em Psicoterapias, História da Psicologia, Orientação de monografias de conclusão de graduação, Pesquisa inscrita no Projeto de Inciação Científica (em andamento), Psicoterapia do Adolescente
-
08/1990 - 02/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografias de Conclusão de Curso, Estágio VI e VII - Psicanálise com Adolescentes, Estágio IV e V - Atendimento ao Adolescente na Perspectiva da Urgência, Estágio II e III - Oficinas com Adolescentes, Psicoterapia do Adolescente, Fundamentos em Psicoterapias, Desenvolvimento II, História da Psicologia
-
01/2000 - 03/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Elaboração do Projeto de Reforma Curricular do Curso de Psicologia.
-
11/1999 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Implantação do projeto de Reforma Curricular do Curso de Psicologia.
-
01/1991 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial da Revista: De um curso a um discurso.
1996 - 1997
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1996 - 07/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise A, Psicanálise B
1985 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Psicologia Clínica
Atividades
-
08/1985
Serviços técnicos especializados , Conselho Regional de Psicologia, .,Serviço realizado, Psicologia Clínica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lilany Vieira Pacheco e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?