Ézio Sargentini Júnior

Possui graduação em Bacharel em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: substâncias húmicas aquáticas, rio Negro, fracionamento, ultrafiltração, tratamento de água com utilização de plantas e dióxido de nitrogênio.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

1995 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Substâncias húmicas aquáticas do Rio Negro - AM: Extração, caracterização, fracionamentos e distribuição de metais
Julio Cesar Rocha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: substância húmica; fracionamento; concentração; extração.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Métodos Óticos de Análise. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Fabricação de Equipamentos de Instrumentação Médico-Hospitalares, Instrumentos de Precisão e Ópticos, Equipamentos Para Automação Industrial, Cronômetros e Relógios; Outros Setores.

Mestrado em Química (Físico-Química)

1990 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: Sistema de fluxo contínuo com geração de vapor frio acoplado ao espectrômetro de absorção atômica,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Francisco José Krug
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil. Palavras-chave: fia; mercúrio; cvaas; peixe; preservação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Fabricação de Produtos Químicos; Recursos Minerais.

Graduação em Bacharel Em Química

1980 - 1984

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Curso técnico/profissionalizante em Habilitação Básica Em Química

1976 - 1978

Escola Estadual de Segundo grau Bento de Abreu

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

BIONANOCOMPOSITYES: FUNDAMENTALS AND APPLICATION. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação gerencial para o novo perfil da gestãp. (Carga horária: 24h). , CONSULTRE, CONSULTRE, Brasil.

2008 - 2008

Técnica de Esp. de Absorção Atômica AE. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento de instalação e operação da SWS100. (Carga horária: 8h). , FEMTO Indústria e Comércio de Instrumentos, FEMTO, Brasil.

2004 - 2004

CURSO DE DINÂMICA DE SISTEMAS AMBIENTAIS. (Carga horária: 40h). , Experimento de Grande Escala da Biosfera - Atmosfera na Amazônia, LBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SARGENTINI JUNIOR, É. ; ZARA, L. F. ; ROCHA, J. C. ; SANTOS, A. ; PADILHA, P. M. ; JARDIM, W. F. . III Workshop do Projeto de pesquisa "Biomarcadores de Toxidade do Mercúrio Alicados ao Setor Hidroelétrico na Região Amazônica". 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS.METILAÇÃO DO MERCÚRIO EM DIFERENTES ÁGUAS DA BACIA AMAZONICA. 2015. (Encontro).

XI ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS.DISTRIBUIÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM MATÉRIA ORGÂNICA EXTRAIDA DE AMOSTRAS DE SEDIMENTOS COLETADOS EM MANANCIAIS COM DIFERENTES TIPOS DE ÁGUA DA BACIA AMAZÔNICA. 2015. (Encontro).

MOSTRA ITINERANTE DE CIÊNCIAS FORENSES DO ESTADO DO AMAZONAS.Desvendando as Ciências Forences. 2013. (Simpósio).

I WORKSHOP DE TECNOLOGIAS SOCIAIS DO INPA.SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA, USANDO SEMENTES DE MORINGA OLIFEIRA LAM , COMO CLARIFICANTE NATURAL DE ÁGUA COLETADA NO RIO NEGRO, AMAZONAS. 2012. (Encontro).

51 CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. DETERMINAÇÃO DA DOSAGEM IDEAL DE SEMENTES DE MORINGA OLEIFERA LAM PARA SER USADA NA CLARIFICAÇÃO DA ÁGUA EM FUNÇÃO DA SAZONALIDADE DO RIO NEGRO - AM. 2011. (Congresso).

IX WORKSHOP DP BOPTUPÉ - Resgate e valorização dos saberes locais.EXTRAÇÃO DESCONTÍNUA POR PRENSAGEM HIDRAULICA DO MESOCARPO (POLPA) DO FRUTO MAURITIA FLEXOOSA L. (BURITI). 2010. (Encontro).

Programa de Pós-Graduação em Química - UFAM.Sistema simplificado de tratamento de água para remoção de cor a ser utilizado nas pequenas comunidades rurais na Amazônia utilizando plantas como coagulante natural. 2010. (Seminário).

Avaliação do relatório parcial do andamento das pesquisas financiadas pela Funasa do edital de convocação 01.2007.Sistema simplificado de tratamento de água para remoção de cor a ser utilizada nas pequenas comunidades rurais na Amazônia utilizando plantas como coagulante natural. 2009. (Seminário).

III Norte Nordeste de Química. Determinação de Antioxidantes e teor de metais em chá de capim santo por diferentes métodos de extração. 2009. (Congresso).

III Norte Nordeste de Química. Determinação de Antioxidantes e teor de metais em chá de capim santo por diferentes métodos de extração. 2009. (Congresso).

Programa de Pós-Graduação em Química - UFAM.Substâncias Húmicas Aquáticas: Caracterização e interações com espécies metálicas em águas do Rio Negro - AM.. 2009. (Seminário).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO ANDAMENTO DAS PESQUISAS FINANCIADAS PELA FUNASA.Sistema simplificado de tratamento de água para remoção de cor a ser utilizado nas pequenas comunidades rurais na Amazônia utilizando plantas como coagulante natural. 2009. (Seminário).

VII Semana da Química do Centro Oeste Paulista.Substâncias Húmicas Aquáticas: Caracterização e interações com espécies metálicas em águas do Rio Negro - AM. 2009. (Outra).

XLIX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. TRATAMENTO DE ÁGUA ALTERNATIVO UTILIZANDO SEMENTE DE MORINGA OLEIFERA LAM COMO CLARIFICANTE NATURAL DE ÁGUAS DE RIO NEGRO. 2009. (Congresso).

CONFERENCIA CIENTÍFICA INTERNACIONAL.Avaliaçào do teor de metais e da capacidade antioxidante do chá capim santo obtidos por diferentes métodos. 2008. (Outra).

I Seminário Interdisciplinar de Educação, Inovação e Incentivo da Pesquisa Acadêmica Voltada à Cosmetologia e Beleza. 2008. (Seminário).

XLVII Congresso Brasileiro de Química. Levantamento e distribuição dos níveis de dióxido de nitrogênio na cidade de Manaus por amostragem passiva no ano de 2006. 2007. (Congresso).

XLVII Congresso Brasileiro de Química. Estudo da concentração do NO2 por amostragem ativa em Manaus - AM. 2007. (Congresso).

XLVII Congresso Brasileiro de Química - CBQ. sistema termostatizado para geração de padrão gasoso com tubo de permeação de NO. 2007. (Congresso).

III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Dinâmica em Sistemas Ambiental. 2006. (Seminário).

I Simpósio da SBPC no Amazonas.Determinação de NO2 na atmosfera da cidade de Manaus utilizando amostradores passivos. 2006. (Simpósio).

Seminário de Avaliação e Mostra de Projetos do Programa Integrado de Pesquisa e Inovação - FAPEAM.Levantamento da distribuição e dos níveis de concentração de no2 na cidade de Manaus. 2006. (Seminário).

XLVL Congresso Brasileiro de Química - ABQ. Levantamento da distribuição e dos níveis de concentração de no2 na cidade de Manaus por Amostragem Passiva. 2006. (Congresso).

XLVL Congresso Brasileiro de Química - ABQ. Levantamento da distribuição e dos níveis de concentração de no2 na cidade de Manaus por Amostragem Passiva. 2006. (Congresso).

XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. CORRELAÇÃO ENTRE CONCENTRAÇÃO DE MERCÚRIO E GRAU DE HUMIFICAÇÃO DE SUBSTÂANCIAS HÚMICAS AQUÁTICAS EXTRAIDAS DO RIO NEGRO - AM. 2006. (Congresso).

6 Workshop Regional para Profissionais de Laboratório. 2005. (Encontro).

Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão.Programa de Mestrado em Química de Produtos Naturais: Estratégias para a Consolidação. 2005. (Simpósio).

XXVIII reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. COMPORTAMENTO DAS ESPÉCIES DE MERCÚRIO DURANTE UM ANO HIDROLÓGICO NAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO NEGRO - AM. 2005. (Congresso).

V ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIA HÚMICA.Estudo multivariado da redução da redução de mercúrio por substâncias humicas de solos do médio Rio Negro - AM. 2003. (Encontro).

25 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.25 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2002. (Encontro).

Jornalismo Empresarial - Departamento de Comunicação Social - UFAM.CIÊNCIA, PRODUÇÃO E RESPONSABILIDADE - QUAL O CAMINHO QUE ESTAMOS CONSTRUINDO?. 2002. (Oficina).

24 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.24 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2001. (Encontro).

IV ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIA HÚMICAS.Caracterizaçào dos Sítios Complexantes e Redutores em Diferentes Tamanhos Moleculares. 2001. (Encontro).

23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2000. (Encontro).

PRIMEIRA CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DE PROJETO LBA. 2000. (Simpósio).

II Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas. 1997. (Encontro).

II CONGRESSO REGIONAL DA QUALIDADE. 1995. (Congresso).

Seminário da Amazônia.O Sistema de fluxo contínuo com geração de vapor frio acoplado ao espectrômetro de absorção atômica. 1994. (Seminário).

Seminários da Amazônia.Noções teóricas de fabricação, controle de qualidade e análise físico-química e bacteriológica de iogurte. 1988. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Milton Costa Viana

Oliveira, T. C. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Aniceto, K. C. P.. ESTUDO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS, SÓLIDOS TOTAIS SUSPENSOS E SEDIMENTOS DE FUNDO DE IGARAPÉS DA ZONA URBAN DE MANAUS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Nívea Maria Mar Campos

SARGENTINI JUNIOR, É.; SERUDO, R. L.; Santana, G. P.. DETERMINAÇÃO DE COR DA ÁGUA UTILIZANDO DICROMATO DE POTÁSSIO COMO REAGENTE PADRÃO ALTERNATIVO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Cássio Augusto da Silva

SARGENTINI JUNIOR, É.; ZARA, L. F.; Oliveira, T. C. S.. DISTRIBUIÇÃO DO MERCÚRIO TOTAL LÁBIL NO SEDIMENTO DO RESERVATÓRIO DE BALBINA, AMAZONAS/BRASIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: LARISSA TORREZANI

SARGENTINI JUNIOR, É.; SERUDO, R. L.; Oliveira, T. C. S.. AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA POR METAIS NO SEDIMENTO DE FUNDO NA BACIA DO IGARAPÉ DE EDUCANDOS - MANAUS/AMAZONAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Erickson Oliveira dos Santos

MACHADO, C. M. D.; B.S.M., Rogete;SARGENTINI JUNIOR, É.. Caracterização de espécies inorgânicas solúveis no material particulado total atmosférico de Manaus. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Henrique Alves da Silva

SARGENTINI JUNIOR, É.; ZARA, L. F.; Oliveira, T. C. S.. Caracterização Sazonal das substâncias húmicas aquáticas do rio Negro - AM. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: BRENDSON CARLOS BRITO

BSTOS, W. R.;SARGENTINI JUNIOR, É.; X. V. D., Fabiola. Dinâmica espaço temporal do mercúrio na água e no pâncton de um lago de várzea da bacia do rio Solimões, Amazonas, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em PROG. PG BIOLOGIA DE ÁGUA DOCE E PESCA - PPGBADPI) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Maria Cristina Nery do Nascimento Recktenvald

Santana, G. P.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Valle, C. M.. Mercúrio total e Metilmercúrio em sedimentos de fundodo lago Paru sob influência do pulso de inundação do rio Solimões. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Railane Inácio dos Santos

BRAGA, N. A.; MALM, O.;SARGENTINI JUNIOR, É.. Metais pesados em sedimentos de fundo na bacia no alto rio Madeira, Amazônia Ocidental. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MOEMA RACHEL RIBEIRO DE VASCONCELOS

SARGENTINI JUNIOR, É.. O PAPEL DOS PODZÓIS HIDROMÓRFICOS NA EXPORTAÇÃO E BIOACUMULAÇÃO DE METILMERCÚRIO EM IGARAPÉS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA. 2014. Dissertação (Mestrado em PROG. PG BIOLOGIA DE ÁGUA DOCE E PESCA - PPGBADPI) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: LUÍS FERNANDO LIRA SOUTO

Oliveira, T. C. S.; BSTOS, W. R.;SARGENTINI JUNIOR, É.. ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DE ELEMENTOS MAIORES E VARIÁVEIS FISICO-QUÍMICAS AO LONGO DO RIO SOLIMÕES NA BACIA AMAZÔNICA. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Danielle de Oliveira Vieira

Oliveira, T. C. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.. HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS EM SEDIMENTO DE FUNDO DE RESERVATÓRIO DA HIDROELÉTRICA DE BALBINA. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Eng de Rec. da Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: LIDIANE MARTINS MOURA FERREIRA

BRAGA, N. A.; BALDAN, M. R.;SARGENTINI JUNIOR, É.. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ELETROANALITICA PARA DETERMINAÇÃO DE Fe, Zn E Cu EM ÁGUA EMPREGANDO ELETRODO DE DIAMANTE DOPADO COM BORO. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: TAMARA ARAÚJO PEREIRA DOS SANTOS

Procópio, A. R. L.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Procópio, R. E. L.. AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE BIOMASSA EMESTADO ESTACIONÁRIO E DA ATIVIDADE DE LACASE E PRODUÇÃO DE PROTEINA UNICELULAR POR FUNGOS BASIDIOMICETOS AMAZÔNICOS. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biotecnologia em Produtos Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Christian Anderson Ferreira da Gama

SARGENTINI JUNIOR, É.; MENEGARIO, A. A.; SILVA, K. R. B.. Determinação direta e silmutânea Alumínio /Ferro e Cobre em águas do RIo Negro - AM por Espectrometria de Absorção Atômica com Atomização Termica. 2010. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: NELSÍLIA MATOS NORONHA

Scudeller, V. V.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Silva, W. C.. TABEBUIA BARBATA (E.MEY.) SANDWINCHI ASPECTO MORFO-ANATÔMICO, FITOCOSMÉTICO E DE CONSERVAÇÃO DE UMA BIOGNONIACEAE NO BAIXO RIO NEGRO. 2010. Dissertação (Mestrado em PROG DE PG EM BIOTECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIIS) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ana Helena Varella Bevilacqua

SARGENTINI JUNIOR, É.; Bianchini A.; Martinez C.B.R.; Castilho M.F.; FORSBERG, B. R.. O uso do modelo do ligante biótico para avaliação da contaminação por cobre em águas da Amazônia. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Jussival de Abreu Pinheiro Novaes

NUNEZ, Cecilia VeronicaSARGENTINI JUNIOR, É.; Lozano, J. L.. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA QUANTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE REDUTORA DE EXTRATOS VEGETAIS SECOS. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biotecnologia em Produtos Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Carlos Cleomir de Souza Pinheiro

SARGENTINI JUNIOR, É.NUNEZ, Cecilia Veronica. Estudo químico e farmacológico das raízes de Zingiber zerumbet (L.) Smith (Zingiberaceae), cultivada em Manaus. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Biotecnologia de Produtos Regionais) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Simone Braga Carneiro

VEIGA JUNIOR, V. F.; POHLIT, Adrian Martin; LIMA, E. S.; GUIMARAES, A. C.;SARGENTINI JUNIOR, É.. Desenvolvimento Tecnológico de Micro e Nanoformulações contendo Dilapiol do óleo essencial de Piper aduncum da Amazônia. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmaceuticas) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Bruno Cesar Prior Rocha

ROSA, André Henrique; RIBEIRO, C. A.; MORAIS, L. C.; VIEIRA, E. M.;SARGENTINI JUNIOR, É.. DISTRIBUIÇÃOE CARACTERIZAÇÃO DA LAILIDADE RELATIVA DE COBRE, CHUMBO E MERCURIO EM AMOSTRAS DE SEDIMENTOS E SUBSTÂNCIAS HÚMICAS EXTRAÍDAS DE SEDIMENTOS COLETADOS EM MANANCIAIS COM DIFERENTES TIPOS DE ÁGAS DA BACIA AMAZONICA. 2017. Tese (Doutorado em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: ERASMO SERGIO FERREIRA PESSOA JUNIOR

Santana, G. P.; VALENTE, E. C.; CHAAR, J. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; SOUZA, K. S.. ESTUDO DOS MÉTODOS DE EXTRAÇÃOE COMPORTAMENTO DO FÓSFORO NA TERRA PRETA ARQUEOLÓGICA DA MESORREGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO AMAZONAS. 2016. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Anderson da Silva Lages

Santana, G. P.; SILVA, M. S. R.;SARGENTINI JUNIOR, É.; SANTOS, A.; CHAAR, J. S.. AQUÍFERO ALTER DO CHÃO: COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS ÁGUAS DAS CIDADES DE ITACOATIARA E MANACAPURU - AM. 2016. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Relem Cativo da Conceição

CHAAR J.;SARGENTINI JUNIOR, É.; COSTA, C. E. F.; SOUZA, R. H.; MIRANDA, I. P. A.. ESTUDO DA AVALIAÇÃO TERMICA E OXIDATIVA DO ÓLEO, BIODÍSEL E DE MISTURAS BIODIESEL/DIESEL DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS. 2015. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lilian Gleicy de Souza Oliveira

Santana, G. P.;SARGENTINI JUNIOR, É.; SANTOS, J. S.; MILLIOTI, C. A.; CHAVES, E. V.. ESTUDO DA SUSPENSÃO DO ÓLEO DE COPAIBA MULTIJULGA COM NANOPARTÍCULAS DE MAGNETITAS SUBSTITUIDAS. 2015. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Daniele Kasper

SARGENTINI JUNIOR, É.. DINÂMICA SAZONAL DO METILMERCÚRIO EM ECOSSISTEMAS FLUVIAIS AMAZÔNICOS. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Tropical e R) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Lilian Gleicy de Souza Oliveira

BRAGA, N. A.; POHLIT, Adrian Martin;SARGENTINI JUNIOR, É.. ESTUDO DA SUSPENSÃO DO ÓLEO DE COPAIBA MULTIJULGA COM NANOPARTÍCULAS DE MAGNETITAS SUBSTITUIDAS. 2014. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Ilsa Maria de Honório de Valois Coelho

CHAAR, J. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; WIEDEMANN, L. S. M.. ESTUDOS DOS NÍVEIS DE CONCENTRAÇÃO DOS ÓXIDOS DE NITROGÊNIO EM ÁREA URBANA DE UMA CAPITAL AMAZÔNICA POR ANALISADORES AUTOMÁTICOS. 2012. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: José Reinaldo Pacheco Peleja

FORSBERG, B. R.;SARGENTINI JUNIOR, É.. BALANÇOS DE MASSAS DE MERCÚRIO (Hg) TOTAL EM DUAS MICROBACIAS DA AMAZÔNIA. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Tropical e R) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Iramaia Corrêa Bellin

SILVA, Wilson Tadeu Lopes da; CAPELA, M. V.; ISABELLE,;SARGENTINI JUNIOR, É.ROSA, André Henrique. Interações entre íons Hg(II) e substâncias húmicas extraídas de diferentes solos da Bacia do Médio Rio Negro, Amazônia.. 2006. Tese (Doutorado em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Iramaia Corrêa Bellin

ROSA, André HenriqueSARGENTINI JUNIOR, É.. CARACTERIZAÇÃO DE INTERAÇÕES ENTRE ÍONS Hg (II) E SUBSTÂNCIAS HÚMICAS EXTRAIDAS DE DIFERENTES SOLOS DA REGIÃO AMAZÔNICA. 2003. Tese (Doutorado em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: ERASMO SERGIO FERREIRA PESSOA JUNIOR

CHAAR J.;SARGENTINI JUNIOR, É.; SILVA, M. S.. ESTUDO QUÍMICO DE TERRA PRETA DE ÍNDIO DO AMAZONAS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Anderson da Silva Lages

SARGENTINI JUNIOR, É.; SILVA, M. S. R.; BRINGEL, S. R. B.. VULNERABILIDADE DO AQUÍFERO ALTER DO CHÃO: POTENCIAIS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO QUÍMICA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: FÁBIO ALEXANDRE COSTA MOTA

CHAAR, J. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; SILVEIRA, M. C. P.. AVALIAÇÃO DA ESPÉCIE VEGETAL ALOCASIA MACRORHIZA COMO ESPÉCIE FITORREMEDIADORA DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lilian Gleicy de Souza Oliveira

BRAGA, N. A.; POHLIT, Adrian Martin;SARGENTINI JUNIOR, É.. ESTUDO DA SUSPENSÃO DO ÓLEO DE COPAIBA MULTIJULGA COM NANOPARTÍCULAS DE MAGNETITAS SUBSTITUIDAS. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Wamber Broni de Souza

SARGENTINI JUNIOR, É.; BARROS, I. C. L.; SILVA, M. S.. Estudo Teorico e Experimental do Mercúrio simulando as condições da região Amazônica: O Caso da interação do Hg com os Ácidos Húmicos e Fúlvicos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria do Socorro Rocha da Silva

SARGENTINI JUNIOR, É.; BARROS, I. C. L.; BORGES, J. T.. PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS DA AMAZÔNIA RESPEITANDO AS SUAS CARACTERISTICAS. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MARCONDES SILVA E SILVA

SARGENTINI JUNIOR, É.; SILVA, K. R. B.; Oliveira, T. C. S.. ADSORÇÃO DE ÍONS FOSFATO EM CAULINITA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MAURO CÉLIO DA SILVEIRA PIO

SARGENTINI JUNIOR, É.; Oliveira, T. C. S.; SILVA, K. R. B.. TRATAMENTO DE ÁGUA COM MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM SISTEMA CONJUGADOS. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Katiuscia dos Santos de Souza

SARGENTINI JUNIOR, É.; Oliveira, T. C. S.. ANÁLISE DE METAIS EM HORTALIÇAS CULTIVADAS COM PESTICIDAS POR PRODUTORES DA COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA, ZONA LESTE DE MANAUS. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Carromberth Carioca Fernandes

NUNEZ, Cecilia VeronicaSARGENTINI JUNIOR, É.; Pinheiro, M. L. B.. METABÓLICOS SECUNDÁRIOS DAS FOLHAS E TALOS DE SALIX MARTINIANA (Leyb.) (Salicaceae), COM AÇÃO ANTIOXIDANTE. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Henrique Neuto Tavares

ZARA, L. F.;SARGENTINI JUNIOR, ÉZIO; SANTOS, FELIPE A.. Amazônia dos rios e Amazônia das estradas: uma análise da exposição humana ao mercúrio associada aos hábitos alimentares. 2019 - Universidade Federal de Brasília.

Aluno: Wagner Picanço Moreira

Oliveira, T. C. S.; MACHADO, C. M. D.;SARGENTINI JUNIOR, É.. Variação espaço temporal dos parâmetros físicos e químicos e do fluxo de elementos-traço como indicadores basais no arquipélogo fluivial de Anavilhanas-AM. 2018.

Aluno: Bruno Del Rio Calvo

Oliveira, T. C. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Munin, N.C.G.. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ANTRÓPICOS NA HIDROGEOQUÍMICA DA BACIA DO EDUCANDOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Bruno Del Rio Calvo

Oliveira, T. C. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Munin, N.C.G.. Avaliação dos efeitos antrópicos na hidrogeoquímica da Bacia do Educandos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Karenn Silveira Fernandes

MACHADO, C. M. D.;SARGENTINI JUNIOR, É.. MATERIAL PARTICULADO FINO INTERNO DE UM AMBIENTE ESCOLAR EM IRANDUBA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: LARISSA TORREZANI

SARGENTINI JUNIOR, É.; Santana, G. P.; Oliveira, T. C. S.. AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO NO IGARAPÉ DE EDUCANDOS - MANAUS/AMAZONAS. 2016.

Aluno: Leonidas Araujo Vilhena

Oliveira, T. C. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; COUCEIRO, P. R. C.. ADULTERAÇÃO DO ETANOL ANIDRO COM ÁGUA PARA FORMULAÇÃODE GASOLINA C. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Nívea Maria Mar Camcpos

SARGENTINI JUNIOR, É.; WIEDEMANN, L. S. M.; Oliveira, T. C. S.. Método de calibração alternativo para determinação de cor de água. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Alfredo Gomes de Souza

Santana, G. P.;SARGENTINI JUNIOR, É.; POCRIFKA, L. A.. Desenvolvimento de sistemas Wetlands construido combinado com reator eletroquímico para tratamento de efluentes contaminados com metais potencialmente tóxicos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Henrique Alves da Silva

SARGENTINI JUNIOR, É.; Santana, G. P.; Oliveira, T. C. S.. Estudo da influência da sazonalidade na complexação de metais por substâncias húmicas aquáticas do Rio Negro - AM. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Maria Cristina Nery do Nascimento Recktenvald

CHAAR, J. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.; WIEDEMANN, L. S. M.. Mercúrio total e Metilmercúrio em sedimentos do lago Paru sob influência do pulso de imundação do Rio Soliões, no município de Manacapuru - Amazonas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: OTÁVIO PELEJA DE SOUZA

SARGENTINI JUNIOR, É.. ORGANOGEOQUÍMICA DO MERCÚRIO EM DUAS MICROBACIAS DE PRIMEIRA ORDEM NA AMAZÔNIA CENTRAL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PROG. PG BIOLOGIA DE ÁGUA DOCE E PESCA - PPGBADPI) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Danielle de Oliveira Vieira

SARGENTINI JUNIOR, É.. ESTUDO DE HIDROCARBONETOS EM SEDIMENTOS DE FUNDO DE RESERVATÓRIO HIDRELÉTRICO PARA AVALIAÇÃO DE REGISTRO DE FONTES DE COMBUSTÃO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Eng de Rec. da Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Railane Inácio dos Santos

BRAGA, N. A.;SARGENTINI JUNIOR, É.; MACHADO, C. M. D.. DETECÇÃO DE METAIS VIA VOLTAMETRIA DE REDISSOLUÇÃO ADSORTIVA COM ELETRODOS DE DIAMANTE DOPADO COM BORO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MARILIZE MORAES DAMASCENO

MACHADO, C. M. D.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Oliveira, T. C. S.. ESTUDOS DOS METAIS PRESENTES NO MATERIAL PARTICULADO ATMOSFÉRICO DA CIDADE DE MANAUS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: ANNE CAROLINE SILVA FREIRE

SERUDO, R. L.;SARGENTINI JUNIOR, É.; SILVA, C. C.. ELETRODO QUIMICAMENTE MODIFICADO PARA DETERMINAÇÃO DE CAFEÍNA EM BEBIBAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Santana, G. P.;SARGENTINI JUNIOR, É.; Rocha FIlho, G. N.; Moucherek Filho, V. E.. Memorial para Professor Titular do Prof. Jamal da Silva Chaar. 2017. Universidade Federal do Amazonas.

Silva, N.M.; Lima, A. E. A. N.;SARGENTINI JUNIOR, ÉZIO; Godoy, R. L. O.. Memorial para Professor Titular do Prof. Jefferson Rocha de Andrade. 2017. Universidade Federal do Amazonas.

SARGENTINI JUNIOR, É.. MEMORIAL - PROFESSOR TITULAR. Prof. Dr. Genilson Pereira Santana. ? Manaus, Amazonas. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

Oliveira, T. C. S.;SARGENTINI JUNIOR, É.. Comissão para o Processo Seletivo de pretensos aos Cursos de Mestrado e Doutorado PPGQ/UFAM. 2009. Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

JOSE FERNANDO DE ANDRADE

ROCHA, Júlio César; CRESPI, Marisa Spirandeli;ANDRADE, J. F.; MENEZES, Manoel Lima de; FERREIRA, José Roberto; CONTIERO, Jonas; PADILHA, Pedro de Magalhães; GOMES, Homero Marques. Substâncias húmicas aquáticas do Rio Negro-AM: extração, caracterização, fracionamentos e distribuição de metais. 1999. Tese (Doutorado em Química Araraquara) - Instituto de Química da Unesp Araraquara.

Wagner Luiz Polito

POLITO, W. L.. SISTEMA DE FLUXO CONTINUO COM GERACAO DE VAPOR FRIO ACOPLADO AO ESPECTROMETRO DE ABSORCAO ATOMICA. 1993. Dissertação (Mestrado em Química Analítica) - Instituto de Química de São Carlos.

FRANCISCO JOSE KRUG

SARGENTINI JÚNIOR, É.;KRUG, F. J.; POLITO, Wagner Luiz; ROCHA, J. C.. Sistemas de fluxo contínuo com geração de vapor frio acoplado ao espectrômetro de absorção atômica. 1993. Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Julio Cesar Rocha

ROCHA, J. C.; KRUG, Francisco José. Sistema de fluxo contínuo com geração de frio acoplado ao espectrômertro de absorção atômica.. 1993. Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Julio Cesar Rocha

ROCHA, J. C.. Substâncias húmicas aquáticas do Rio Negro-AM: Extração, caracterização, fracionamentos e distribuição de metais. (Orientador). 1999. Tese (Doutorado em Química Analítica) - Instituto de Química de Araraquara Unesp.

Julio Cesar Rocha

ROCHA, J. C.. Exame de Qualificação de Doutorado. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Química Analítica) - Instituto de Química de Araraquara Unesp.

Raquel Fernandes Pupo Nogueira

NOGUEIRA, R. F. P.; ROCHA, J. C.; FERREIRA, J. R.. Substâncias húmicas aquáticas do rio Negro-AM: extração, caracterização, fracionamento e distribuição de metais.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Pedro de Magalhães Padilha

PADILHA PMROCHA, J. C.; Gomes H. M.; CRESPI, M. S.; MENEZES, M. L.. Substâncias humicas aquáticas do Rio Negro-AM: Extração, caracterização, fracionamentos e distribuição de metais.. 1999. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Instituto de Química/UNESP-Câmpus de Araraquara.

Jonas Contiero

CONTIERO, J; ANDRADE, J. F.; ROCHA, J. C.; MENESES, M. L.; FERREIRA, J. R.. Substâncias Húmicas aquáticas do Rio Negro-AM; Extração, caracterização, fracionamento e distribuição de metais. 1999 - Instituto de química de Araraquara/Unesp.

Leonardo Pezza

PEZZA, L.; CARDOSO, Arnaldo Alves; RIBEIRO, S. J. L.. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia: a geração do conhecimento científico na Amazônia.. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Estadual Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Siomara Dias da Rocha

ANÁLISE DA DINAMICA ESPAÇO-TEMPORAL DO METILMERCÚRIO PELO USO DA TÉCNICA DE DIFUSÃO EM FILMES FINOS POR GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO (DGT) NO LAGO ARTIFICIAL DE BALBINA - AM; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Henrique Alves da Silva

Influência das Substâncias não húmicas no comportamento de complexação de metais das substâncias húmicas aquáticas do rio Negro - AM; Início: 2015; Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Mayara Normando da Silva

Determinação de grupos funcionais em substâncias húmicas e suas frações combinando técnicas titulação potenciométrica e linearização por funções de Gran modificadas; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Nívea Maria Mar Campos

DETERMINAÇÃO DE COR DA ÁGUA UTILIZANDO DICROMATO DE POTÁSSIO COMO REAGENTE PADRÃO ALTERNATIVO; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

LARISSA TORREZANI

AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA POR METAIS NO SEDIMENTO DE FUNDO NA BACIA DO IGARAPÉ DO EDUCANDOS ? MANAUS/AMAZONAS; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Cássio Augusto da Silva Oliveira

Estudo dos níveis de mercúrio em sedimentos da Usina Hidroelétrica de Balbina; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Henrique Alves da Silva

Caracterização sazonal das substâncias Húmicas Aquáticas do rio Negro - AM; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Nívea Maria Mar Campos

Método de calibração alternativo para quantificação de cor da água; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

CECÍLIA OLIVEIRA DE CARVALHO

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE Mauritia flexuosa L; f; (ARECACEAE - buriti) PARA O USO SUSTENTÁVEL NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO TUPÉ: RENDIMENTO E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biotecnologia em Produtos Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ézio Sargentini Junior;

MÁRCIA PASSOS DA COSTA

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO AO REDOR DE UMA UTE EM MANAUS-AM; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Eng de Rec; da Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas,; Coorientador: Ézio Sargentini Junior;

Christian Anderson Ferreira da Gama

DETERMINAÇÃO DIRETA E SIMULTÂNEA DE ALUMÍNIO / FERRO E COBRE / CROMO EM ÁGUA DO RIO NEGRO ? AM POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM ATOMIZAÇÃO ELETROTÉRMICA; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Edilene Cristina Pereira Sargentini

TRATAMENTO ALTERNATIVO DE ÁGUA, USANDO EXTRATO DE SEMENTES DE MORINGA OLEIFERA LAM, COMO CLARIFICANTE NATURAL DE ÁGUA DO RIO NEGRO, AMAZONA; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biotecnologia em Produtos Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ézio Sargentini Junior;

Crhistian Anderson Ferreira da Gama

Determinação direta e silmutânea Alumínio /Ferro e Cobre em águas do RIo Negro - AM por Espectrometria de Absorção Atômica com Atomização Termica; 2008; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Edilene Cristina Pereira Sargentini

Sistema simplificado de tratamento alternativo de água usando extrato de semente de Moringa oleifera Lam como clarificante natural de água do Rio Negro - AM; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Biotecnologia de Produtos Regionais) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ézio Sargentini Junior;

Najara Marinho de Assis

Mapeamento de distribuição de dióxido de nitrogênio na cidade de Manaus - AM; 2007; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Ricardo Lima Serudo

Estudo in natura da complexação de cátions metálicos em amostras de águas do Rio Negro-AM; 2002; 106 f; Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Heliandro Cordovil da Silva

Substâncias Húmicas Aquáticas do Rio Negro - AM: Fracionamento por Ultrafiltração em Diferentes Tamanhos Moleculares e Distribuição de Íons Metálicos; ; 2002; 104 f; Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Nayandra Kellen Pereira

Tratamento de água do rio Negro utilizando subproduto de sementes de Moringa oleifera Lam; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Naiara Lima Santos

Avaliação da redução de toxidade de íons metálicos, pelo teste com Artêmia salina, causada por substâncias húmicas aquáticos e suas frações; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Mauro Melo Costa

RECUPERAÇÃO DE CROMO EM RESÍDUOS DE COURO DE PEIXE E BOVINO PARA A REUTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE CURTIMENTO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

kelry Cristina Muniz Barbosa

DETERMINAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS EM SUBSTÂNCIAS HÚMICAS UTILIZANDO FLUXO CONTÍNUO NA ADIÇÃO DO TITULANTE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Mauro Melo Costa

Determinação de metais em Substâncias Húmicas Aquáticas do Rio Negro - AM por espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Daniela Eduardo Rocha de Paula

AVALIAÇÃO DO SUBPRODUTO DE Moringa olifera Lam NA UTILIZAÇÃO EM TRATAMENTO DE ÁGUA DO RIO NEGRO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

BRUNA NOGUEIRA FOZ

ESTUDO DE MACAXEIRA (Manihot sp) COMO COAGULANTE NATURAL PARA TRATAMENTO DE ÁGUA CONSUMIDA POR MORADORES RIBEIRINHOS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Mauro Melo Costa

ESTUDO DA COMPLEXAÇÃO DE CÁTIONS METÁLICOS UTILIANDO MEMBRANA OSMÓTICA EM SUBSTÂNCIAS HÚMICAS AQUÁTICAS DO RIO NEGRO ? AM; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Anita Pereira de Souza

Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de chumbo em resíduos de disparo de arma de fogo por espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Dinâmica Ambiental) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Maria do Socorro dos Reis Negreiros

BUSCA DE COAGULANTES NATURAIS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA COLETADA NO RIO NEGRO AM; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Edivan Silva Rodrigues

Extração e Caracterização de substâncias húmicas aquáticas coletadas na água bruta captada para tratamento e abastecimento da cidade de Manaus-AM; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Camila Avelino Demérico

CARACTERIZAÇÃO ?IN SITU? DE SUBSTÂNCIAS HUMICAS AQUÁTICAS E SUAS ESPÉCIES DE METAIS PESADOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Christiane Pereira da Silva

BUSCA DE COAGULANTES NATURAIS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA COLETADA NO RIO NEGRO AM; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Edivan Silva Rodrigues

Determinação do teor de metais e da capacidade antioxidante de chá comercial obtidos pelo processo de decocção e infusão; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Eduardo Cruz da Costa

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ANALÍTICO UTILIZANDO FLUXO CONTÍNUO PARA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE REDUTORA EM EXTRATOS VEGETAIS SECOS USANDO FE3+ COMO AGENTE OXIDANTE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Camila Avelino Demérico

Desenvolvimento de uma metodologia em fluxo contínuo de determinação de atividade antioxidante em extratos vegetais; 2008; Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Eduardo Cruz da Costa

Desenvolvimento de um sistema analítico utilizando fluxo contínuo para determinação da capacidade redutora em extratos vegetais secos usando Fe3+ como agente oxidante; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Eduardo Cruz da Costa

Determinação de dióxido de nitrogênio na atmosfera da cidade de Manaus utilizando amostradores ativos; 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Camilla Avelino Demétrio

Desenvolvimento de uma metodologia em fluxo contínuo de determinação de atividade antioxidante em extratos vegetais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Edivan Silva Rodrigues

AVALIAÇÃO DO TEOR DE METAIS E DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE CHÁS OBTIDOS POR DIFERENTES MÉTODOS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Edivan Silva Rodrigues

Avaliação do teor de metais totais e da capacidade antioxidante de chás obtidos por diferentes métodos; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Luciana Marinho Martins

Desenvolvimento e validação de metodologias de Baixo custo para determinação de dióxido de nitrogênio na atmosfera; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Priscila Amanda Barroso

Desenvolvimento de sistema analítico utilizando fluxo contínuo para determinção de NO2; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Susy Anne Barroso de Santana

DETERMINAÇÃO DE NO2 NA ATMOSFERA DA CIDADE DE MANAUS UTILIZANDO AMOSTRADORES ATIVOS; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Kélcia Marçal Carvalho da Silva

Determinação de NO2 na cidade de Manaus; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Adriano Marcelo de Araújo Lima

Determinação de NO2 na atmosfera da cidade de Manais utilizando amostradores ativo; 2005; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Najara da Silva Marinho

Padronização de Métodos de Extração Química; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Adriano Marcelo de Araújo Lima

Determinação de NO2 na atmosfera da cidade de Manais utilizando amostradores ativo; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Najara da Silva Marinho

Padronização de Métodos de Extração Química; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Najara da Silva Marinho

Metologia de análise químicas do produto fitoterápico dermo dilapiol; 2003; 32 f; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Vera Lúcia Imbiriba Matos

Determinação de Concentrações NO2 na Cidade de Manaus - AM; 2003; 27 f; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Licéia Maria Sales de Oliveira

DISTRIBUIÇÃO DE ÍONS METÁLICOS COMPLEXADOS EM FRAÇÕES DE SUBSTANCIA HÚMICA AQUÁTICA DO RIO NEGRO-AM; 2001; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Heliandro Cordovil da Silva

Extração e fracionamento de substância húmica; ; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Euvaldo Lodi; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Ricardo Lima Serudo

Detererminação de metais em substancia húmicas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Euvaldo Lodi; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Jonathas da Silva Pessoa

LEVANTAMENTO DOS NÍVEIS E DISTRIBUIÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO NA CIDADE DE MANAUS; 2006; Orientação de outra natureza; (Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Joyceane de Araújo Freitas

LEVANTAMENTO DOS NÍVEIS E DISTRIBUIÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO NA CIDADE DE MANAUS; 2006; Orientação de outra natureza; (Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Eline Vieria Santiago

Organização de laboratório e desenvolvimento de análises em Química Analítica; 2005; 20 f; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Ézio Sargentini Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FRANCISCO JOSE KRUG

Sistema de Fluxo Contínuo Com Geração de Vapor Frio Acoplado Ao Espectrometro de Absorção Atômica; 1994; Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco José Krug;

Julio Cesar Rocha

Substâncias húmicas aquáticas do Rio Negro-AM: Extração, caracterização, fracionamentos e distribuição de metais; ; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Julio Cesar Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, M. G. ; CASTRO, L. G. ; REIS, L. A. ; COSTA, G. S. ; SILVA, F. M. A. ; BOLSON, M. A. ; CHAAR, J. S. ; KOOLEN, H. H. F. ; SARGENTINI JUNIOR, ÉZIO ; BATAGLION, G. A. . Metals, n-Alkanes, Hopanes, and Polycyclic Aromatic Hydrocarbon in Sediments from Three Amazonian Streams Crossing Manaus (Brazil). Chemistry ? An International Journal , v. 2, p. 274-292, 2020.

  • TELES, YDRIELLY VERAS ; DE CASTRO, LORENA MOTA ; SARGENTINI JUNIOR, ÉZIO ; DO NASCIMENTO, ARYANA PINHEIRO ; DA SILVA, HENRIQUE ALVES ; COSTA, REBECA SILVEIRA ; DO NASCIMENTO SOUZA, RAYANE DELMONTES ; DA MOTA, ADOLFO JOSÉ ; PEREIRA, JOSÉ ODAIR . Potential of Bacterial Isolates from a Stream in Manaus-Amazon to Bioremediate Chromium-Contaminated Environments. WATER AIR AND SOIL POLLUTION , v. 229, p. 229-266, 2018.

  • TORREZANI, LARISSA ; SARGENTINI JUNIOR, ÉZIO ; OLIVEIRA, CÁSSIO AUGUSTO DE ; SANTANA, GENILSON PEREIRA . ÍNDICE DE GEOACUMULAÇÃO DE MERCÚRIO NA BACIA DO IGARAPÉ DO EDUCANDOS (MANAUS/AMAZONAS). Journal of Chemical Engineering and Chemistry , v. 2, p. 161-170, 2016.

  • FRANCO, ANTONIA M.R. ; GRAFOVA, IRYNA ; SOARES, FABIANE V. ; GENTILE, GENNARO ; WYREPKOWSKI, CLAUDIA D.C. ; BOLSON, MARCOS A. ; SARGENTINI JR, EZIO ; CARFAGNA, COSIMO ; LESKELÄ, MARKKU ; GRAFOV, ANDRIY . Nanoscaled hydrated antimony (V) oxide as a new approach to first-line antileishmanial drugs. International Journal of Nanomedicine (Online) , v. Volume 11, p. 6771-6780, 2016.

  • MOTA, F. A. C. ; SARGENTINI JUNIOR, ÉZIO ; Santana, G. P. . Potencial de fitorremediação da Alocasia macrorrhiza para Co, Cu, Ni e Zn. Scientia Amazonia , v. 5, p. 11-20, 2016.

  • TAFURT-CARDONA, MAKENLY ; EISMANN, CARLOS EDUARDO ; SUÁREZ, CARLOS ALFREDO ; MENEGÁRIO, AMAURI ANTONIO ; SILVA LUKO, KAREN ; SARGENTINI JUNIOR, ÉZIO . In situ selective determination of methylmercury in river water by diffusive gradient in thin films technique (DGT) using baker's yeast (Saccharomyces cerevisiae) immobilized in agarose gel as binding phase. Analytica Chimica Acta (Print) , v. 887, p. 38-44, 2015.

  • SARGENTINI JUNIOR, É. ; SOUZA, A. P. ; BOLSON, M. A. ; GAMA, C. A. F. . DETERMINAÇÃO DE Pb EM RESÍDUO DE DISPARO DE ARMA DE FOGO POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM ATOMIZAÇÃO. Scientia Amazonia , v. 2, p. 40-46, 2013.

  • OLIVEIRA, LUCIANA C. DE ; BOTERO, WANDER G. ; SANTOS, FELIPE A. ; Sargentini Jr., Ézio ; ROCHA, JULIO C. ; SANTOS, Ademir dos . Influence of seasonality on the interaction of mercury with aquatic humic substances extracted from the Middle Negro River Basin (Amazon). Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 23, p. 1711-1718, 2012.

  • NUNEZ, Cecilia Veronica ; de Oliveira, Marcio Luiz ; Lima, Renata Duarte ; Diaz, Ingrit Elida Collantes ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; Pereira, Orlando Libório ; Araújo, Lidia Medina . Chemical analyses confirm a rare case of seed dispersal by bees. Apidologie (Celle) , v. 39, p. 618-626, 2008.

  • BISINOTI, Marcia Cristina ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; JARDIM, Wilson de Figueiredo . Seasonal behavior of mercury species in waters and sediments from the Negro River Basin, Amazon, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 18, p. 544-553, 2007.

  • OLIVEIRA, Luciana Camargo de ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; ROSA, André Henrique ; PEREIRA JUNIOR, O. L. ; SIMÕES, M. L. ; MARTIN-NETO, L. ; SILVA, Wilson Tadeu Lopes da ; SERUDO, R. L. . The Influence of seasonaless on the structural characteristics of aquatic humic substances extracted from Negro river (Amazon State) waters: interactions with Hg(II).. Journal of the Brazilian Chemical Society , v. 18, p. 860-868, 2007.

  • OLIVEIRA, Luciana Camargo de ; SERUDO, Ricardo Lima ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; ROCHA, Julio Cesar ; ROSA, André Henrique . Influência da sazonalidade nas características estruturais de substâncias húmicas aquáticas extraídas de amostras coletadas na Bacia do Médio Rio Negro-AM.. Química Nova , v. 1, p. 1, 2006.

  • ASSIS, Najara Marinho ; NOVAES, Jussival de Abreu Pinheiro ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; SERUDO, Ricardo Lima . Levantamento da distribuição e dos níveis de concentração de no2 na cidade de Manaus por Amostragem Passiva.. Anais da Associação Brasileira de Química , v. 55, p. 135-137, 2006.

  • M. F. Jeffreys ; GONCALVES, R. T. ; LIMA, R. D. ; ABREU, A. C. A. ; SERUDO, R. L. ; PEREIRA JÚNIOR, O. L. ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; AMARAL, I. L. ; NUNEZ, Cecilia Veronica . QUANTIFICATION OF THE ANTIOXIDANT ACTIVITY OF COUSSAPOA ASPERIFOLIA MAGNIFOLIA (TRÉCUL) AKKERMANS & C.C. BERG (CECROPIACEAE) AND BROSIMUM PARINARIOIDES DUCKE (MORACEAE). Pharmacologyonline (Salerno) , v. 3, p. 348-351, 2006.

  • NUNEZ, Cecilia Veronica ; PEREIRA JÚNIOR, O. L. ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; GONÇALVES, Jane Beatriz . Actividad antioxidant de Pouroma villosa (Cecropiaceae).. Revista Latinoamericana de Química , v. Suple., p. 142-145, 2005.

  • ALMEIDA, R. N. H. M. ; MOZETO, A. A. ; ZARA, L. F ; ROSA, André Henrique ; ROMÃO, L. P. C. ; SARGENTINI JUNIOR, É. . Extração de matéria orgânica aquática por abaixamento de temperatura: uma metodologia alternativa para manter a identidade da amostra.. Química Nova , Brasil, v. 26, n.2, p. 208-212, 2003.

  • ROCHA, Julio Cesar ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; ZARA, Luiz Fabrício ; ROSA, A. H. ; SANTOS, Ademir dos ; BURBA, Peter . Reduction of mercury(II) by tropical river humic substances (Rio Negro) - Part II. Influence of structural features (molecular size, aromaticity, phonolic groups, organically bound sulfur). Talanta (Oxford) , v. 61, p. 699-706, 2003.

  • ROCHA, Julio Cesar ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; ZARA, L. F. ; ROSA, André Henrique ; SANTOS, A. ; BURBA, Peter . Reduction of mercury(II) by tropical river humic substances (Rio Negro) - Part II Influence of structural features (molecular size, aromaticity, phonolic groups, organically bound sulfur).. Talanta (Oxford) , 2002.

  • SANTOS, Ademir dos ; ROCHA, Julio Cesar ; REZENDE, Maria Olímpia de Oliveira ; ROSA, A. H. ; SARGENTINI JUNIOR, É. . Distribution profile and availability of Cr, Ni, Cu, Cd and Pb in different sediments from Anhumas surface water collection reservoir, Araraquara-São Paulo State, Brazil.. Fresenius Environmental Bulletin , v. 11, n.11, p. 978-984, 2002.

  • SILVA, Heliandro Cordovil da ; SERUDO, Ricardo Lima ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; PEREIRA JUNIOR, Orlando Libório . Complexação de íons metálicos em frações húmcias aquáticas de diferentes tamanhos moleculares extraídas de amostras do Rio Negro - AM. Anais da Associação Brasileira de Química , v. 51, p. 136-138, 2002.

  • SARGENTINI JUNIOR, É. ; ROCHA, Julio Cesar ; ROSA, André Henrique ; ZARA, L. F. ; SANTOS, A. . Substâncias húmicas aquáticas: fracionamento moleular e caracterização de rearranjos internos após complexação com íons metálicos. Química Nova , v. 24, n.3, p. 339-344, 2001.

  • ROCHA, Julio Cesar ; ZARA, L. F ; ROSA, André Henrique ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; BURBA, P. . Substâncias húmicas: sistema de fracionamento sequencial por ultrafiltração com base no tamanho molecular.. Química Nova , Brasil, v. 23, n.3, p. 410-412, 2000.

  • SARGENTINI JUNIOR, É. ; ZARA, L. F ; ROSA, André Henrique ; ROCHA, Julio Cesar ; BURBA, P. . Mercury (II) reduction by aquatic humic substances from ?Rio Negro? - Amazonas State/Brazil. Talanta (Oxford) , v. 53, p. 551-559, 2000.

  • ROCHA, J. C. ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; ZARA, L. F ; ROSA, André Henrique ; SANTOS, Ademir dos ; BURBA, P. . Reduction of mercury(II) by tropical river humic substances (Rio Negro) - A possible process of the mercury cycle in Brazil. Talanta (Oxford) , Estados Unidos/Inglês, v. 53, n.3, p. 551-559, 2000.

  • REZENDE, M. O. O. ; SANTOS, A ; ROCHA, Júlio Cesar ; ROSA, André Henrique ; SARGENTINI JUNIOR, É. . DISTRIBUITION PROFILE OF HEAVY METALS IN DIFFERENT SEDIMENTS COLLECTED FROM THE ANHUMAS SURFACE WATER COLLECTION RESERVOIR. Fresenius Environmental Bulletin , 2000.

  • ROCHA, J. C. ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; TOSCANO, I. A. S. ; ZARA, L. F. ; BURBA, P. . Multi-method study on aquatic humic substances from the Rio Negro - Amazonas state/Brazil. Emphasis on molecular-size classification of their metal contents. Journal of the Brazilian Chemical Society , São Paulo, v. 10, n.3, p. 169-175, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SARGENTINI JUNIOR, É. ; ROCHA, Julio Cesar ; BRINGEL, S. R. B. . AMAZÔNIA: POR QUE FORTALECER A QUÍMICA AMBIENTAL LOCAL?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SARGENTINI JUNIOR, É. . Substâncias Húmicas Aquáticas: Caracterização e interações com espécies metálicas em águas do Rio Negro - AM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SARGENTINI JUNIOR, É. . Química Analítica Avançada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARGENTINI JUNIOR, É. ; SERUDO, Ricardo Lima . Princípio de Análises em Fluxo Contínuo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SARGENTINI JUNIOR, É. . RELATÓRIO FINAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. 2007. (Relatório de pesquisa).

SARGENTINI JUNIOR, É. . RELATÓRIO DA PRIMEIRA PRESTAÇÃO DE CONTAS. 2006. (Relatório de pesquisa).

SARGENTINI JUNIOR, É. . Princípio de Análises em Fluxo Contínuo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BURBA, P. ; ROCHA, J. C. ; SARGENTINI JUNIOR, É. ; ROSA, André Henrique ; SANTOS, Ademir dos ; ZARA, L. F . Fracionamento de substâncias húmicas (SH), digestãoácida das frações SH em forno de microondas e determinação de metais por ICP. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SERUDO, Ricardo Lima ; SARGENTINI JUNIOR, É. . Desenvolvimento de sistema de titulação on-line de grupos funcionais de substâncias húmicas. 2001 (Monografia) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ESTRATÉGIAS PARA REPULSÃO DA ICTIOFAUNA DO TUBO DE SUCÇÃO DURANTE PARADAS PREVISTAS OU INTEMPESTIVAS DAS UNIDADES GERADORAS ? BACIA AMAZÔNICA, Descrição: Durante as paradas programadas ou intempestivas das unidades geradoras, a baixa vazão operacional propicia probabilidade de acúmulo de ictiofauna dentro do tubo de sucção, em especial em rios de alta piscosidade. Atualmente há pouco conhecimento sobre estratégias de repulsão física e/ou química da ictiofauna do tubo de sucção das unidades geradoras dos empreendimentos hidrelétricos na região Amazônica, bem como não se dispõe de estudos sobre a deterioração da qualidade de água aprisionada ao longo do tempo. O projeto está centrado na utilização de estratégias tecnológicas associadas aos efeitos físicos e químicos de repulsão da ictiofauna do tubo de sucção, bem como a modelagem da sobrevida da ictiofauna confinada que são amplamente passíveis de aplicação nos protocolos de parada de unidades geradoras, favorecendo o desenvolvimento sustentável, minimizando o confinamento da ictiofauna em tubo de sução aplicável ao setor hidrelétrico, sem causar danos aos peixes. Dentro da ótica da sustentabilidade, a qual tem caracterizado e balizado o setor hidrelétrico frente a outras formas de geração de energia elétrica, a questão ambiental se reveste de grande importância, pois é um dos pilares do princípio da sustentabilidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Coordenador / Julio Cesar Rocha - Integrante / Ademir dos Santos - Integrante / Wilson Figueiredo Jardim - Integrante / Wllyane S. Figueiredo - Integrante / Tania M. Silva - Integrante / Carlos José Sousa Passos - Integrante / Antônio Felipe Couto - Integrante / Armando M. Maroja - Integrante / Monica F. Dias - Integrante., Financiador(es): Energia Sustentavel do Brasil - Outra.

  • 2012 - 2016

    VAIKUTUS - Novel inorgano-bioorganic nanocomposites for biomedical and engineering applications, Descrição: O principal objetivo do presente Projeto é estabelecer uma colaboração de longa duração, fornecer a possibilidade para a transferência de conhecimentos, permitir trocas de pessoal envolvido nas pesquisas e criar uma rede intercontinental na área de nanocompositos inorgano-bioorganicos híbridos para fins biomédicas e aplicação na engenharia. Execução do Projeto levará ao desenvolvimento de novos nanobiocompósitos que são baseados em componentes naturais específicos de regiões particulares do Brasil e África do Sul. A expertise do consorcio de parceiros é mutuamente complementar. Engloba a síntese de nanocompósitos precursores (EOK-HY), sua modificação e melhoramento de abordagens sintéticas para a síntese de nanocompósitos híbridos (IOC-NAS), isolamento e caracterização de compostos ativos naturais e fibras de origem vegetal (IMA-UFRJ, INPA, ICGEB-UCT) que estão acoplados com o desenvolvimento de nanofases avançadas e nanocompositos híbridos (EOK-HY, ICIS-CNR, ICTP-CNR, IMA-UFRJ). O alvo principal do Projeto consiste no desenvolvimento de nanocompositos inorgano-bioorgânicos de alto valor agregado e baseado no conhecimento, materiais naturais e materiais idênticos à natureza vetores de drug delivery, substâncias farmacologicamente ativos, fórmulas farmacêuticas e cosméticas através da valorização dos recursos naturais regionais e expertise cientifica. Nanocompósitos inovativos e seus componentes novos serão caracterizados utilizando instalações e equipamentos estado da arte em todas as organizações parceiras para estudos na escala de nano abrangentes, nas áreas de físico-química, mecânica, espectroscópicas e microscópica além de estudos in vitro da atividade anti-câncer, anti-parasitário, inseticida e antimicrobiana (INPA, ICGEB-UCT) e testes in vivo (ICGEB-UCT). Assuntos éticos relacionados à pesquisas serão abordados. Os resultados do Projeto fortalecerão o potencial científico do ERA, contribuirão para o desenvolvimento sustentável nos países participantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Integrante / Adrian Martin Pohlit - Coordenador / Carlos Cleomir de Souza Pinheiro - Integrante / Wanderli Pedro Tadei - Integrante / Antonia Maria Ramos Franco - Integrante., Financiador(es): European Comission - Research Execcutive Agency - Cooperação.

  • 2012 - Atual

    TONALIDADES ATÍPICAS DE ÁGUA NA BACIA DO RIO NEGRO NO ESTADO DO AMAZONAS E SUA RELAÇÃO COM AS FERROBACTÉRIAS, SUBSTÂNCIAS HÚMICAS E COMUNIDADES DE ALGAS, Descrição: Esta proposta tem por objetivo investigar a origem das tonalidades de água e verificar a origem dos metais presentes nas algas na bacia do rio Negro. Estudos recentes revelaram, na região do alto rio Negro, microbacias hidrográficas com rios e igarapés com águas de tonalidade vermelha ou de tonalidade ?clara? (mas não cristalinas ou verdes, como observadas nos ?rios de água clara?), colorações atípicas às divulgadas para ?rios de água preta?, de tonalidade marrom. Os resultados obtidos sugerem duas hipóteses: 1) diferenças na composição e estruturas nas substâncias húmicas nos locais de ?água vermelha? em comparação com os locais de água escura e ?clara?; (2) alto teor de ferro, proveniente das rochas presentes no local, quelado a outros elementos na água (ou nas substâncias húmicas). Em alguns desses locais de ?água vermelha? também foram observadas, em diferentes períodos hidrológicos, grandes concentrações da alga verde Spirogyra spp. (Chlorophyta), algumas com vários espécimes em estágio fértil, fato incomum em ambientes lóticos e nunca antes registrados para a bacia do rio Negro. Nessa mesma região da bacia também foram observadas, por toda a orla da sede da cidade de São Gabriel da Cachoeira, em período de vazante, grandes concentrações de espécimes da fase gametofítica da alga vermelha Batrachospermum spp. (algumas em estágio fértil), fato também nunca registrado anteriormente para o rio Negro. Como as duas comunidades de macroalgas foram observadas em substratos rochosos, predominantes na região, e como o rio Negro nessa área apresenta tonalidade mais avermelhada (influência do rio Içana, um dos maiores contribuintes da bacia do rio Negro) do que a observada nas porções média e baixa dessa bacia hidrográfica, é possível que as substâncias responsáveis pela coloração dessas águas seja favorável ao crescimento e desenvolvimento dessas algas; por serem organismos autotróficos, que retiram do meio físico todos os elementos que precisam para manter seu metabolismo, também é provável que o elemento ativo dessas substâncias seja encontrado em maior concentração nas células algais. Estudos anteriores não revelaram diferença na concentração do Fe3+, entretanto o Fe pode não estar em forma lábil; assim será utilizada a presença de bactérias heterotróficas que precipitam ferro (ferrobactérias) para auxiliar a verificar a hipótese de que os locais com ?água vermelha? apresentam maior teor de ferro dos que os demais. Os resultados obtidos para cada segmento do projeto serão utilizados para elaborar cartas temáticas que auxiliarão a compreender os padrões químicos observados entre as algas e os corpos hídricos da bacia hidrográfica do rio Negro, fornecendo subsídios para compreender melhor alguns dos ciclos biogeoquímicos dos rios e igarapés na bacia hidrográfica amazônica. Os dados obtidos servirão para explicar a origem das tonalidades de água na bacia do rio Negro e desmistificar a idéia de que o rio mais utilizado no abastecimento de cidades amazonenses (na maioria é utilizada água subterrânea) não possui água natural de boa qualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Integrante / Amauri Antonio Menegário - Integrante / Sergio Roberto Bulcao Bringel - Integrante / Domitila Pascoaloto - Coordenador / Márcio luiz da Silva - Integrante / Hillandia Brandão da Cunha - Integrante / Sebastião Átila Fonseca Miranda - Integrante / Maria do Socorro Rocha da Silva - Integrante / Roberto Naves Domingos - Integrante / Sávio José Filgueiras Ferreira - Integrante / Climéia Corrêa Soares - Integrante / Lauro Yasumasa Nakayama - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Formulação de um produto a base de sementes de Moringa oleifera Lam, para ser usado no tratamento de água consumida por moradores ribeirinhos da região amazônica, Descrição: A vida na várzea é movida pelas variações hidrológicas, chegando a ter variações, onde o nível da água é superior a dez metros. A maior dificuldade enfrentada pelos ribeirinhos situados na região amazônica é em relação à coloração da água que é usada para consumo diário, que em geral é altamente túrbida, contendo material sólido em suspensão, bactérias e outros microrganismos. A Moringa oleifera Lam, é considera um coagulante natural alternativo aos sais de alumínio e eficiente na clarificação de água. O objetivo deste trabalho é desenvolver um subproduto derivado de sementes de Moringa oleifera Lam, para ser usado na potabilização da água bruta coletada nos rios; Negro e Solimões - AM, com a principal função de torná-la adequada ao padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria do Ministério da Saúde n 518/2004, visando os menores custos, facilidade de operação, manutenção e gerando o menor impacto ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Coordenador / Edilene Cristina Pereira Sargentini - Integrante / Marcos Alexandro Bolson - Integrante / Amauri Antonio Menegário - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Sistema simplificado de tratamento de água para remoção de cor a ser utilizada nas pequenas comunidades rurais na Amazônia utilizando plantas como coagulante natural, Descrição: A água para uso doméstico tem que ser potável, ou seja, não pode conter microrganismos patogênicos e substâncias químicas tóxicas e/ou radioativas, acima dos padrões recomendados, pela Portaria n 518 de 25/03/2004, do Ministério da Saúde. A presença na água desses elementos, fora dos padrões de potabilidade, pode provocar inúmeras doenças degenerativas, infecciosas e parasitárias, tais como, saturnismo, hemoglobinemia, cólera, febres tifóide e paratifóife, hepatite infecciosa, disenteria amebiana e disenteria bacilar, principal responsável pela mortalidade infantil. Elas são denominadas de doenças hídricas e classificadas em doenças de origem e transmissão hídricas. Nos municípios situados na região do Alto Rio Negro no Estado do Amazonas, a principal fonte de abastecimento de água dos moradores locais é o Rio Negro e seus tributários. Esse rio origina-se em uma região de solo arenoso, rio de água escura tem como característica baixa concentração de matérias em suspensão e nutrientes, e baixos valores de pH. Essa coloração é típica de rios com altas concentrações de matéria orgânica resultante da drenagem de solos podzólicos arenosos da região central da Amazônia. Devido a dificuldade de acesso, as populações ribeirinhas não tem acesso a água tratada. Segundo o IBGE a quantidade de água tratada disponível a estas populações é limitada e maior parte da água tratada recebe somente tratamento primário. Em muitos países do mundo, diferentes espécies de plantas já são utilizadas como coagulantes naturais para clarificar águas turvas que se destinam ao consumo humano. A maioria dessas plantas são usadas de forma tradicional e algumas foram descobertas em laboratório. Das muitas espécies de plantas testadas em todo mundo, algumas apresentaram grande capacidade de clarificar (limpar) águas in naturas (brutas) que contenham impurezas, principalmente, as espécies da família das Moringaceae. Entre as 14 (catorze) espécies conhecidas dessa família, 7 (sete) delas são muito rar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Coordenador / Heliandro Cordovil da Silva - Integrante / Jussival de Abreu Pinheiro Novaes - Integrante / Orlando Libório Pereira Junior - Integrante / Edilene Cristina Lopes Pereira - Integrante / Edivan Silva Rodrigues - Integrante / Sérgio Duvoisin Junior - Integrante / Marcos Alexandro Bolson - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2004 - 2007

    Antioxidantes Amazônicos para Cosméticos e Bebidas, Descrição: O projeto busca encontrar novas moléculas a partir da biodiversidade amazônica com atividade antioxidante que possam ser usadas em cosméticos e/ou bebidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Integrante / Ricardo Lima Serudo - Integrante / Cecilia Veronica Nunez - Coordenador / Orlando Libório Pereira Junior - Integrante / Jane Beatriz Gonçalves - Integrante / Iêda Leão Do Amaral - Integrante / Carlos Alberto Cid FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    RECUPERAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO CROMATÓGRAFO GASOSO DA CPPN, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Coordenador / Adrian Martin Pohlit - Integrante / Cecilia Veronica Nunez - Integrante / Orlando Libório Pereira Junior - Integrante / Jane Beatriz Gonçalves - Integrante / Sergio Mashayoshi Nunomura - Integrante / Robero FIGLIUOLO - Integrante / Luiz Rubens Piedade - Integrante / Maria da Paz Lima - Integrante / João Domingos da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Levantamento da distribuição e dos níveis de concentração de no2 na cidade de Manaus por Amostragem Passiva., Descrição: O dióxido de nitrogênio (NO2) não é somente tóxico para organismos vivos, mas também um importante colaborador para o desequilíbrio ambiental (UGUCIONE, 2002).O óxido nítrico (NO) é liberado em todas as combustões, e principalmente pelas descargas de automóveis, reage com o oxigênio (O2) atmosférico formando NO2 podendo influenciar na produção do ozônio (O3) que é nocivo aos seres vivos quando se acumula na troposfera (SITLIG, 1974). Nos centros urbanos, há a necessidade de um monitoramento de espécies químicas para avaliar o grau de poluição. Em Manaus, a qualidade do ar não é monitorada e essa região tem boa parte de sua energia produzida por termoelétricas, uma fonte de NO. A proposta deste trabalho foi fazer um levantamento da concentração e distribuição do NO2 em 20 pontos de Manaus usando amostragem passiva .A malha de amostragem constituída de 20 pontos foi definida de forma sistemática e direcionada: a maior parte dos pontos foi colocada em delegacias para viabilização de coleta; fez-se o preenchimento de espaços que ficaram vazios com pontos próximos as indústrias, termoelétricas, terminais de ônibus, residências e comércios. A Marina Tauá foi escolhida como referência de pouca influência urbana devido ao pouco tráfego de veículos. Os amostradores passivos usados são do tipo Ferm & Svanberg e foram montados com tela de aço inox e membrana porosa de teflon Milipore na entrada do amostrador, caminho difusivo de tubo PVC (15 x 20 mm) e filtros de celulose impregnados com solução aquosa de trietanolamina (TEA) 5% (NONOMURA e HOBO, 1998). Após um mês de exposição foi feita a coleta e troca dos amostradores. Os filtros impregnados foram extraídos por sonificação com 1 mL de água deionizada por 10 minutos e em seguida centrifugados por 5 minutos (13.000 rpm). O NO2 absorvido é analisado na forma de nitrito por espectrofotometria em 540 nm utilizando-se o método de Griess-Saltzmam modificado. As curvas analíticas foram preparadas com soluções padrões de nitrito nas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Coordenador / Ricardo Lima Serudo - Integrante / Jussival de Abreu Pinheiro Novaes - Integrante / Najara Marinho de Assis - Integrante / Darling Katiuscia de Góes Borges - Integrante / Jonathas da Silva Pessoa - Integrante / Kélcia Marçal Carvalho da Silva - Integrante / Luciana Marinho Martins - Integrante / Susy Anne Barroso de Santana - Integrante / Joyceane de Araújo Freitas - Integrante / Priscila Amanda Barroso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - 2017

    Biomarcadores de toxicidade do mercúrio aplicados ao setor hidrelétrico na região Amazônica, Descrição: Descrição: Na Amazônia os altos teores de mercúrio (Hg) encontrados em solo, sedimentos, peixes e seres humanos inicialmente foram atribuídos à atividade de garimpos de ouro, entretanto, estudos recentes mostraram que as altas concentrações de Hg nos compartimentos abióticos e bióticos são também encontradas em regiões sem fontes antrópicas. O fato é que independentemente da fonte de contaminação, estudos relacionados à elucidação dos mecanismos de toxicidade do mercúrio na ictiofauna e nas populações ribeirinhas, são de fundamental importância para o desenvolvimento do setor hidrelétrico na região Amazônica com responsabilidade socioambiental. O desenvolvimento do setor hidrelétrico na Amazônia tem despertado as discussões científicas sobre os possíveis processos de remobilização e biodisponibilidade das espécies de mercúrio em reservatório artificiais. A intoxicação por mercúrio é indicada como uma das doenças não transmissíveis mais envolvidas em impactos ambientais de projetos hidrelétricos. Associado a este fato, as tecnologias atualmente aplicadas ao monitoramento das espécies de mercúrio necessitam de estudos temporais relativamente longos para a avaliação dos reais impactos socioambientais gerados pelos reservatórios artificiais do setor hidrelétrico. Neste sentido, esta pesquisa busca o desenvolvimento tecnológico de biomarcadores metalômicos da toxicidade do mercúrio na ictiofauna e nos seres humanos contribuirá para a avaliação da magnitude e extensão do potencial à exposição ao mercúrio, vias de exposição e incertezas associadas à exposição risco/vulnerabilidade socioambiental para a área de influência dos empreendimentos hidrelétricos na região Amazônica, possibilitando a construção de indicadores de saúde ambiental e ecotoxicologicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Integrante / Wilson Figueiredo Jardim - Integrante / Ademir dos Santos - Integrante / Luiz Fabricio Zara - Coordenador / Julio Cesar Rocha - Integrante / Pedro de Magalhães Padilha - Integrante / Gustavo da Rocha Castro - Integrante / Clarisse V. Serra - Integrante / Nelson Jorge da Silva Jr - Integrante / José Vicente Elias Bernardi - Integrante / Carlos José Sousa Passos - Integrante / V L D SIMÕES - Integrante / Livia Marcela dos Santos - Integrante / Valeria Vasconcellos Serra - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Biomarcadores de toxicidade do mercúrio aplicados ao setor hidrelétrico na região Amazônica, Descrição: Descrição: Na Amazônia os altos teores de mercúrio (Hg) encontrados em solo, sedimentos, peixes e seres humanos inicialmente foram atribuídos à atividade de garimpos de ouro, entretanto, estudos recentes mostraram que as altas concentrações de Hg nos compartimentos abióticos e bióticos são também encontradas em regiões sem fontes antrópicas. O fato é que independentemente da fonte de contaminação, estudos relacionados à elucidação dos mecanismos de toxicidade do mercúrio na ictiofauna e nas populações ribeirinhas, são de fundamental importância para o desenvolvimento do setor hidrelétrico na região Amazônica com responsabilidade socioambiental. O desenvolvimento do setor hidrelétrico na Amazônia tem despertado as discussões científicas sobre os possíveis processos de remobilização e biodisponibilidade das espécies de mercúrio em reservatório artificiais. A intoxicação por mercúrio é indicada como uma das doenças não transmissíveis mais envolvidas em impactos ambientais de projetos hidrelétricos. Associado a este fato, as tecnologias atualmente aplicadas ao monitoramento das espécies de mercúrio necessitam de estudos temporais relativamente longos para a avaliação dos reais impactos socioambientais gerados pelos reservatórios artificiais do setor hidrelétrico. Neste sentido, esta pesquisa busca o desenvolvimento tecnológico de biomarcadores metalômicos da toxicidade do mercúrio na ictiofauna e nos seres humanos contribuirá para a avaliação da magnitude e extensão do potencial à exposição ao mercúrio, vias de exposição e incertezas associadas à exposição risco/vulnerabilidade socioambiental para a área de influência dos empreendimentos hidrelétricos na região Amazônica, possibilitando a construção de indicadores de saúde ambiental e ecotoxicologicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Ézio Sargentini Junior - Integrante / Wilson Figueiredo Jardim - Integrante / Ademir dos Santos - Integrante / Luiz Fabricio Zara - Coordenador / Julio Cesar Rocha - Integrante / Pedro de Magalhães Padilha - Integrante / Gustavo da Rocha Castro - Integrante / Clarisse V. Serra - Integrante / Nelson Jorge da Silva Jr - Integrante / José Vicente Elias Bernardi - Integrante / Carlos José Sousa Passos - Integrante / V L D SIMÕES - Integrante / Livia Marcela dos Santos - Integrante / Valeria Vasconcellos Serra - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

MENÇÃO HONROSA - PIBIC 2011 - 2012, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DO AMAZONAS.

2013

Mensão Honrosa Orientador PIBIC/CNPq e PAIC/FAPEAM, "Recuperação de Cr em resíduos de couro de peixe e bovino para a reutiização no processo de curitmento", Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas.

2006

MENÇÃO HONROSA - 2006, Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas.

2005

1 Lugar no PIBIC/CNPQ 2004/2005, Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas.

2004

3 Lugar no PIBIC/CNPQ 2003/2004, Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas.

2002

Premio FUCAPI/CNPq de Tecnologia, FUCAPI/CNPq.

1999

Doutor em Química, Instituto de Química de Araraquara - UNESP.

1993

Mestre em Ciências, Instituto de Físico e Química de São Carlos - USP.

1984

Bacharel em Química, Instituto de Química de Araraquara - UNESP.

1978

Curso Técnico/Profissionalizante em Habilitação Básica Em Química., Escola Estadual de Segundo Grau Bento de Abreu, EESGBA, Brasil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais, Química Analítica Ambiental. , Av.André Araújo 2936, Petropolis, 69060-001 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 478, Telefone: (92) 36433181, Fax: (92) 36433176, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade Federal de Brasília

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1988 - Atual

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais, Química Analítica Ambiental.,Linhas de pesquisa

  • 12/2003 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais, Química Analítica Ambiental.,Linhas de pesquisa

  • 01/2002 - 06/2005

    Direção e administração, Coordenação de Pesquisas de Produtos Naturais, .,Cargo ou função, coordenador.

  • 01/2000 - 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, .,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.