Eliana Midori Sussuchi
Possui graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Bacharel com Atribuições Tecnológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Química pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe e coordena o Grupo de Pesquisa em Sensores Eletroquímicos e (nano)Materiais - SEnM. Tem experiência na área de Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletroquímica e Eletroanalítica, Energias Renováveis e Geração de Hidrogênio Verde, Nanotecnologia, Catálise, Química de Coordenação com Aplicações em Dosimetria. No período de 2018-2020 foi presidenta da Associação Sergipana de Ciência (ASCi) e membro do Conselho Editorial da SEDUC, atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFS), Vice-diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET/UFS), Secretária da ASCi e membro do Conselho de Administração da FAPESE.
Informações coletadas do Lattes em 13/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2001 - 2005
Universidade de São Paulo
Título: Complexos de rutênio com polipiridinas e fosfinas como ligantes: catalisadores em oxidações e reduções de compostos orgânicos
Wagner Ferraresi De Giovani. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Complexos de rutênio; Hidrogenação Catalítica; Oxidação Eletrocatalítica de Compostos Orgânicos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química. Setores de atividade: Outros.
Mestrado em Química
1999 - 2001
Universidade de São Paulo
Título: Sínteses, propriedades espectroscópicas e eletroquímicas de complexos aquapolipiridínicos de rutênio - Aplicação em eletrooxidações de compostos orgânicos, Ano de Obtenção: 2001
Wagner Ferraresi De Giovani.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Complexos de rutênio; Química de coordenação; Oxidação Eletrocatalítica de Compostos Orgânicos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros.
Graduação em Licenciatura
1995 - 1999
Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Bacharel com Atribuições Tecnológicas
1995 - 1998
Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Campos de Coordenação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Compostos Organo-Metálicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Determinação de Estrutura de Compostos Inorgânicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Eletroanalítica.
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE A PARTIR DE ENERGIA SOLAR: DESENVOLVIMENTO DE ELETROLISADOR COM ELETRODOS CARBONÁCEOS DE BIOMASSA DISPONÍVEL EM SERGIPE, Descrição: EDITAL FUNDECI 01/2023 - ENERGIAS RENOVÁVEIS - PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. O aumento global na demanda de energia e a crescente preocupação com as emissões poluentes têm enfatizado a necessidade de soluções alinhadas com o desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, a promoção de transições ambientais e energéticas tornou-se um tópico crucial na agenda internacional. O Brasil, devido às suas condições climáticas favoráveis para geração de energia a partir de fontes como eólica, solar e hídrica, está bem-posicionado para se tornar um importante exportador de hidrogênio de baixo carbono. O Hidrogênio Verde (H2V) produzido a partir de fontes de energia renovável, desempenha um papel fundamental na descarbonização e suas aplicações abrangem a produção de amônia, metanol, refinarias, siderurgia, indústria de alimentos, semicondutores e energia. É fundamental ressaltar que persistem desafios técnicos e econômicos que dificultam uma transição ágil em direção a uma economia global e nacional com baixas emissões de carbono a partir do hidrogênio. Para uma análise abrangente da cadeia de suprimentos do hidrogênio verde, é imperativo considerar as fontes de energia renovável para a produção, bem como o desenvolvimento de materiais mais acessíveis para os eletrolisadores, garantindo a criação de sistemas acessíveis com excelente relação custo-benefício. Além disso, os desafios relacionados ao armazenamento, incluindo a liquefação e a compressão, não podem ser subestimados. Portanto, o impacto econômico do hidrogênio no Brasil estará diretamente ligado aos investimentos alocados para superar esses desafios e aproveitar plenamente o potencial desse recurso. Neste contexto, propõe-se a construção de um sistema de produção de hidrogênio verde a partir de energia solar, composto de um eletrolisador construído com tecnologia nacional, dotado de eletrodos carbonáceos de biomassa disponível em Sergipe. Além disso, o sistema será capaz de armazenar o hidrogênio em pequenas quantidades, na forma gasosa, para uso imediato em diversas aplicações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Alberto Wisniewski Júnior - Integrante / LISIANE DOS SANTOS FREITAS - Integrante / Jefferson Arlen Freitas - Integrante / Tarso Vilela Ferreira - Integrante / George Victor Rocha Xavier - Integrante / Amanda de Azevedo Gonçalves - Integrante / Jose Joatan Rodrigues Junior - Integrante / Luciano de Macedo Barros - Integrante / Marcio André Rodrigues Cavalcanti de Alencar - Integrante / Samia Tássia Andrade Maciel - Integrante., Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Produção de hidrogênio verde a partir da eletrólise alcalina da água utilizando eletrocatalisadores baseados em materiais carbonáceos através de energia solar como fonte de energia renovável, Descrição: EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC No 17/2023 - PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA EM HIDROGÊNIO VERDE E ENERGIA SOLAR NO ESTADO DE SERGIPE. O projeto desenvolverá um sistema de geração de hidrogênio verde (H2V) à partir da eletrólise alcalina da água, utilizando materiais carbonáceos como eletrocalisadores para avaliar o potencial e eficiência para serem utilizados como catalisadores em reações eletroquímicas alimentadas por energia solar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Alberto Wisniewski Júnior - Integrante / LISIANE DOS SANTOS FREITAS - Integrante / MICHAEL DOUGLAS SANTOS MONTEIRO - Integrante / Marcos Vinícius Quirino dos Santos - Integrante / Tarso Vilela Ferreira - Integrante / George Victor Rocha Xavier - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2023
Desenvolvimento de eletrodos sustentáveis de alta eficiência baseados em biocarvão alimentados por energia solar para produção de hidrogênio verde a partir da hidrólise de água como combustível renovável utilizando energia solar, Descrição: O Projeto foi selecionado pelo Programa de Inovação em Hidrogênio Verde (iH2Brasil) na categoria de INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS. Este programa é uma realização da Aliança Brasil-Alemanha de Hidrogênio Verde com apoio do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. O principal objetivo do H2Brasil é apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde e produtos derivados no Brasil. O objetivo do projeto é o desenvolvimento de eletrodos modificados, baseados em biocarvão produzidos a partir de aguapé, uma planta aquática invasora elencada como uma das 3 maiores pragas vegetais do mundo, disponível e abundante no estado de Sergipe, assim como esterco bovino, avaliando o potencial e eficiência para serem utilizados como catalisadores em reações eletroquímicas alimentadas por energia solar para obtenção de hidrogênio verde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Wandson Santos de Almeida - Integrante / Alberto Wisniewski Júnior - Integrante / MICHAEL DOUGLAS SANTOS MONTEIRO - Integrante / José Felipe dos Santos - Integrante / Marcos Vinícius Quirino dos Santos - Integrante / Tarcísio Martins Santos - Integrante / Jhonattas de Carvalho Carregosa - Integrante., Financiador(es): GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e pelo M - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2023
Desenvolvimento de eletrodos modificados com biocarvão e metais para reação eletrocatalítica de evolução de hidrogênio verde, Descrição: EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC N 06/2022 - PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PBIC) E INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PBITI) EM ÁREAS ESTRATÉGICA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / MONTEIRO, MICHAEL D. S. - Integrante / Marcos Vinícius Quirino dos Santos - Integrante.
-
2022 - Atual
Multifuncionalidades de ligas de Titânio processadas em escala nanométrica para uso em implantes na área de saúde, Descrição: EDITAL FINEP - Materiais Avançados e Minerais Estratégicos - Esta proposta envolve a cooperação de pesquisadores que atuam em diferentes Laboratórios Multiusuários da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFS) é constituído por dois laboratórios multiusuários: O Laboratório de Caracterização de Biomateriais (LCBio), ligado aos pesquisadores de Odontologia, e o Laboratório de Microestruturas e Propriedades Mecânicas (LAMP), ligado a pesquisadores da área de Engenharia de Materiais. Além disso, a proposta envolve o Centro de Laboratórios de Química Multiusuários (CLQM/UFS) ligados aos pesquisadores da área de Química, bem como o Laboratório de Corrosão e Nanotecnologia (LCNT) que está situado no Núcleo Regional de Competência em Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe (NUPEG). O projeto busca dar continuidade a pesquisas inovadoras na área de materiais avançados, através de novas metas ambiciosas e desafiadoras e a promoção da eficiência e eficácia das políticas públicas em Materiais Avançados na Linha Temática de Saúde, que favorecem a interação entre a Universidade Federal de Sergipe e empresas brasileiras para incentivar a pesquisa aplicada na área de funcionalização de novas ligas de Titânio normatizadas através de conformação a frio e tratamentos térmicos, que permitem a obtenção de menor módulo de elasticidade e alta resistência mecânica, garantindo confiabilidade e redução de reabsorção óssea de implantes, além de anodização para produzir nanorugosidade que melhora osteointegração. A proposta busca priorização e equilíbrio, no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre a capacidade de geração do conhecimento, aplicação tecnológica e entrega de valor decorrente dos impactos econômicos, sociais e ambientais do projeto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Integrante / Sandro Griza - Coordenador / André Luiz Faria-e-Silva - Integrante / Luiz Alves de Oliveira-Neto - Integrante., Financiador(es): FINEP - INOVAÇÃO E PESQUISA - Auxílio financeiro.
-
2022 - Atual
Desenvolvimento de sensores eletroquímicos a base de grafeno, líquidos iônicos e nanopartículas para detecção de contaminantes ambientais, Descrição: Projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 22/2022 (Inova Grafeno 2022): A busca crescente por dispositivos de análise miniaturizado, os quais utilizem menores quantidades de reagente, apresentem custos de produção reduzido e a possibilidade de portabilidade têm impulsionado a realização de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de eletrodos impressos. Os eletrodos impressos (EI) são produzidos pelo método de screen printing, ou seja, a partir da deposição, manual ou automatizada de uma tinta com características condutoras sobre um substrato inerte. A tinta dessa forma, é então depositada em um molde vazado com um arranjo de eletrodos que possibilita a produção, em uma só etapa, de uma célula eletroquímica completa em um único suporte. Diferentes suportes serão avaliados e estruturados tendo o seu comportamento elétrico e eletroquímico estudado. Em suma, nesta proposta serão desenvolvidos sensores eletroquímicos (eletrodos impressos) baseados em grafeno (GR) e líquidos iônicos (LI) para detecção de contaminantes ambientais. Será avaliada a síntese e caracterização de GR reduzido e óxido de GR e sua dopagem com nanopartículas metálicas (Ir e Pd). O GR e o óxido de GR serão sintetizados por diferentes metodologias incluindo, o método de Hummers com modificações e metodologias tendo como agentes redutores: ácido ascórbico, cafeína, rota hidrotermal e outros, respectivamente. Para fins de comparação serão também avaliados materiais obtidos com carvão de biomassa (CB). Diferentes LIs serão sintetizados, caracterizados e usados para preparar e avaliar diferentes formulações de tintas carbonáceas contendo GR, Vulcan ou CB (para comparação). Todos os materiais serão caracterizados utilizando diferentes técnicas eletroquímicas, morfológicas, estruturais e texturais. Finalmente, os sensores a serem desenvolvidos serão avaliados eletroanaliticamente quanto a sensibilidade, seletividade e estabilidade. A proposta possui grande aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial os objetivos 6 e 14 (Agenda 2030).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Integrante / G. R. Salazar-Banda - Integrante / Silvana Mattedi e Silva - Coordenador / Artur José Santos Mascarenhas - Integrante / Raildo Alves Fiuza Junior - Integrante / Fábio Costa - Integrante / Ana Cristina Morais Silva - Integrante / Valéria C. Fernandes - Integrante / Katlin I.B. Eguiluz - Integrante / Claudio Hanashiro Barbosa Silva - Integrante / Gabriel Christiano da Silva - Integrante / Simone Sacramento de Matos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Desenvolvimento de Eletrodos Sustentáveis para Produção de Hidrogênio como Combustível Renovável, Descrição: EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC N 04/2021 - MESTRADO E DOUTORADO COM PRODUTO TECNOLÓGICO (PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO SEDIADOS NO ESTADO DE SERGIPE) - VALOR APROVADO: R$ 105.600,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / José Fernando de Macedo - Integrante / MICHAEL DOUGLAS SANTOS MONTEIRO - Integrante / José Felipe dos Santos - Integrante / Marcos Vinícius Quirino dos Santos - Integrante.
-
2020 - 2022
UTILIZAÇÃO DE SENSORES ELETROQUÍMICOS BASEADOS EM NANOPARTÍCULAS DE CARBON DOTS PARA DETECÇÃO DE CONTAMINANTES EMERGENTES, Descrição: EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC/CAPES N 04/2019. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / José Felipe dos Santos - Integrante.
-
2020 - 2022
DETERMINAÇÃO DE CONTAMINANTES EMERGENTES UTILIZANDO SENSORES ELETROQUÍMICOS MODIFICADOS COM NANOMATERIAIS, Descrição: EDITAL n. 01/2020 COPES/POSGRAP/UFS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador.
-
2020 - 2022
DESENVOLVIMENTO DE DOSÍMETROS COM APLICAÇÃO EM RADIOTERAPIA, Descrição: EDITAL N 02/2020/POSGRAP/CINTTEC/UFS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Wandson Santos de Almeida - Integrante / Susana de Souza Lalic - Integrante.
-
2018 - 2021
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE BIOMATERIAIS EM NOVAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS, Descrição: Descrição EDITAL CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016 - PROMOB - Resíduos industriais tornam-se potenciais passivos ambientais, uma vez que agridem de algum modo e/ou ação, o meio ambiente, e não dispõe de nenhum projeto para sua recuperação. Assim, os danos causados requerem a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. Uma das principais alternativas atualmente exploradas estão relacionadas a produtos agrícolas como a biomassa de plantas que, em conjunto com resíduos agrícolas, muitas vezes de materiais lignocelulósicos, podem ser utilizados em diversas aplicações, que vão desde os biocombustíveis aos biopolímero. Neste projeto serão desenvolvidos e aplicados biomateriais como desafios de natureza científica e tecnológica, importantes para o Brasil e a comunidade internacional na construção de uma sociedade preservacionista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Integrante / Luciane Pimenta Cruz Romão - Coordenador / NAVICKIENE, SANDRO - Integrante / Antônio Sávio Mangrich - Integrante / Valéria Priscila de Barros - Integrante / Luiz Humberto Marcolino Junior - Integrante / Márcio Fernando Bergamini - Integrante / Daniel Hanke - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2018 - Atual
Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Luminescentes e Pesquisa em Dosimetria., Descrição: O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade de Pisa/Itália e a Yale University/Estados Unidos. Este projeto tem por objetivo a obtenção de materiais com potencial de aplicação em dosimetria, incluindo dosímetros Fricke géis. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Integrante / Wandson Santos de Almeida - Integrante / Susana de Souza Lalic - Coordenador / Francesco d'Errico - Integrante.
-
2014 - 2016
ESTUDO DO COMPORTAMENTO ELETROQUÍMICO DE NANOCRISTAIS SEMICONDUTORES, Descrição: Edital n. 02/2014/POSGRAP/COPES/UFS - PIBIC/PICVOL - 2014. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / I. F. Gimenez - Integrante.
-
2013 - 2014
Tratamento Eletroquímico de Nanocristais Semicondutores, Descrição: Edital POSGRAP-COPES/UFS n 01/2013. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Iara de Fátima Gimenez - Integrante.
-
2013 - 2014
Preparação e caracterização espectroscópica e eletroquímica de compósitos poliuretanos/nanocristrais semicondutores, Descrição: Edital POSGRAP-COPES/UFS n 01/2013. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Integrante / Iara de Fátima Gimenez - Coordenador.
-
2010 - 2013
OXIDAÇÕES ELETROCATÁLITICAS DO GLICEROL PARA OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE INTERESSE INDUSTRIAL, Descrição: EDITAL FAPITEC/SE /FUNTEC /CNPq N° 10/2009. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Wagner Ferraresi De Giovani - Integrante / Luan Phillipe Moreira Cândido - Integrante / Ismael Wamarques Santos Passos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Sínteses e Estudos das Propriedades Espectroscópicas e Biológicas de Lantanídeos com Ligantes Obtidos de Produtos Naturais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Hulemar Andrade Vasconcelos - Integrante / Elaine C. A. Feitosa - Integrante.
-
2008 - 2009
ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE COMPLEXOS METAL-FLAVONÓIDE, Descrição: Projeto aprovado - EDITAL POSGRAP 2008. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2009
APLICAÇÃO DE CATALISADORES METÁLICOS EM OXIDAÇÕES DE ÁLCOOIS, Descrição: Projeto aprovado - EDITAL POSGRAP 2008. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2010
Título do Projeto: Cooperação acadêmica UFS-UFSCar para fortalecimento do programa de pós-graduação em química aplicada ao estudo de recursos naturais renováveis do Estado de Sergipe, Descrição: A biodiversidade é um tema multidimensional e complexo, o qual requer atenção coordenada a partir de vários campos da química, física, biologia, medicina, meio-ambiente e ciências sociais e da vida. Recursos Naturais e constituintes biologicamente ativos derivados deles são imprescindíveis na melhoria da qualidade de vida da humanidade. As diferentes partes do planeta possuem uma variedade endêmica de recursos biológicos, muitas das quais estão sendo rapidamente degradadas. Assim, existe uma necessidade urgente para cooperação mutuamente vantajosa na utilização apropriada sustentável e inovadora destes recursos biológicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Integrante / Rodrigues, M. O - Integrante / Mesquita, M. E. - Integrante / Luciane Pimenta Cruz Romão - Integrante / Machado, S. M. F - Integrante / Pericles Alves Barreto - Coordenador / Paulo César de Lima Nogueira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
APLICAÇÃO DE CATALISADORES METÁLICOS EM OXIDAÇÕES DE MONO, DI E POLI-ÁLCOOIS, Descrição: Projeto aprovado - EDITAL POSGRAP 2007. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Hulemar Andrade Vasconcelos - Integrante / Renan Lira de Farias - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2006 - 2007
Sínteses, Caracterizações e Propriedades Eletroquímicas e Espectroscópicas de Complexos de Rutênio com Ligantes Polipiridínicos, Descrição: Projeto aprovado - EDITAL POSGRAP 2006. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / Passos, C. S. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2022 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL, Descrição: Projeto aprovado no EDITAL N 03/2022/CINTTEC/POSGRAP/UFS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / José Fernando de Macedo - Integrante / Luan Nunes Macias - Integrante / MICHAEL DOUGLAS SANTOS MONTEIRO - Integrante.
-
2022 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL, Descrição: Projeto aprovado no EDITAL N 03/2022/CINTTEC/POSGRAP/UFS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / José Fernando de Macedo - Integrante / Luan Nunes Macias - Integrante / MICHAEL DOUGLAS SANTOS MONTEIRO - Integrante.
-
2022 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO COMO FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL, Descrição: Projeto aprovado no EDITAL N 03/2022/CINTTEC/POSGRAP/UFS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eliana Midori Sussuchi - Coordenador / José Fernando de Macedo - Integrante / Luan Nunes Macias - Integrante / MICHAEL DOUGLAS SANTOS MONTEIRO - Integrante.
Prêmios
2009
Classificada em primeiro lugar em concurso público/ Adjunto I, UFS.
2006
Concurso para professor adjunto na UFG - classificada em segundo lugar, UFG - Universidade Federal de Góias- Campus Catalão.
2006
Concurso para Professor Substituto - Classificada em primeiro lugar, Universidade Federal de Sergipe.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Química - UFS. , Cidade Universitária, Jardim Rosa Elze, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 31947459, Ramal: 7459, URL da Homepage:
Experiência profissional
1996 - 2006
Universidade de São PauloVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pós-graduando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Realizei minha iniciação científica no período de 1996 - 1998 no Laboratório de Química Inorgânica do Departamento de Química - USP. Nesse período realizei estudo sobre O Comportamento Redox de Flavonóides, sendo bolsista PIBIC/CNPq. Iniciei meu mestrado em 1999, com o estudo dos complexos de rutênio envolvendo síntese, caracterização e aplicação em catálise o que me proporcionou adquirir experiências em várias técnicas eletroquímicas, analíticas e espectroscópicas. Em 2001 iniciei meu doutoramento tendo em vista novas aplicações dos complexos de rutênio, incluindo oxidações e reduções catalíticas e eletrocatalíticas de compostos orgânicos. Dentre as reduções de compostos orgânicos, obtivemos resultados promissores na obtenção de novos catalisadores que foram utilizados em reações de transferência de hidrogênio. A catálise homogênea e heterogênea foi amplamente estudada. Durante a pós-graduação fui bolsista FAPESP.
Atividades
-
02/2000 - 07/2000
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Química.,Estágio realizado, Atividades didáticas junto à disciplina de Química Geral, sob supervisão do Prof. Dr. Osvaldo Antonio Serra.
-
07/1999 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Química.,Estágio realizado, Atividades didáticas junto à disciplina de Química Geral, sob supervisão do Prof. Dr. Glaico Chiericato Júnior.
-
10/1997 - 10/1997
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.,Atividade de extensão realizada, Curso de "Alimentos e Lacticínios".
-
10/1996 - 10/1996
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.,Atividade de extensão realizada, Curso de Difusão para Alunos das Redes de Ensino.
-
10/1996 - 10/1996
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.,Atividade de extensão realizada, Curso de Açucar e Álcool - Úsina São Martinho S/A.
2021 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade Federal de SergipeVínculo: , Enquadramento Funcional: Sub-Chefe do Departamento de Química, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2007
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Fapese
Pofessora do Programa Qualificação Docente (PQD)
2006 - 2007
Universidade Federal de SergipeVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Subtituto, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2022
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Quimica.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química.
-
01/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Química.,Linhas de pesquisa
-
09/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Química - UFS.,Linhas de pesquisa
-
09/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Química - UFS.,Linhas de pesquisa
-
09/2007
Extensão universitária , Departamento de Química - UFS.,Atividade de extensão realizada, Popularização e Divulgação da Ciência.
-
07/2007
Extensão universitária , Departamento de Química - UFS.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da Olímpiada Sergipana de Química (OSEQUIM).
-
02/2007
Extensão universitária , Departamento de Química - UFS.,Atividade de extensão realizada, Comissão organizadora da Olímpiada Sergipana de Química.
-
10/2020 - 10/2022
Direção e administração, Departamento de Química - UFS.,Cargo ou função, Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ/UFS.
-
07/2008 - 12/2008
Ensino, LICENCIATURA EM QUÍMICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química dos compostos inorgânicos II, Laboratório de Química, Fundamentos de Química
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, LICENCIATURA EM QUÍMICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química, Química dos compostos inorgânicos I
-
07/2007 - 12/2007
Ensino, LICENCIATURA EM QUÍMICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Química, Química dos compostos inorgânicos II
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral, Química I
-
09/2006 - 12/2006
Ensino, LICENCIATURA EM QUÍMICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica, Química Analitica Experimental
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de química, Química, Química Experimental, Química geral, Química Inorgânica
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Experimental, Química Inorgânica
1999 - 2006
Universidade de São PauloVínculo: LIVRE, Enquadramento Funcional: pós-graduando, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2006
Núcleo de Ensino e Cultura - NECVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do ensino médio, Carga horária: 30
Atividades
-
05/2005 - 03/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Geral, Química Inorgânica, Química Orgânica
2005 - 2005
Escola Estadual Cid de Oliveira LeiteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do ensino médio, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2005 - 07/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química
2020 - Atual
Associação Sergipana de Ciência, ASCiVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária da ASCi, Carga horária: 2
2018 - 2020
Associação Sergipana de Ciência, ASCiVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente da ASCi
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliana Midori Sussuchi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?