Andrey do Amaral dos Santos
Andrey do Amaral (1976) é professor de literatura, licenciado em Letras com pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Cultural, Educação a Distância, Acessibilidade Cultural e um MBA em Marketing. Com seu trabalho, recebeu entre outros prêmios da Fundação Biblioteca Nacional (2002), Ministério da Cultura (2008), Fundação Casa de Rui Barbosa (2010), Letras Nordestinas (2011). Além destes, a Vara de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território (TJDFT) concedeu-lhe um prêmio por suas iniciativas de projetos socioculturais (2014). Seus livros autorais foram publicados pela editora Ciência Moderna. Dedica-se à pesquisa da vida/obra do poeta paraibano Augusto dos Anjos. Presta consultoria sobre projetos sociais e editoriais, desenvolvendo produtos nessas áreas. Trabalhou nas Diretorias de Direitos Intelectuais e de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, ambas do MinC. É parecerista de projetos culturais do Ministério da Cultura, das Secretarias de Cultura do Distrito Federal e do Estado do Mato Grosso do Sul e dos municípios de Uruaçu-GO, Campo Grande-MS e Lages-SC. É também agente literário de grandes autores nacionais. Exonerou-se como servidor de carreira do Ministério da Cultura em 2018, lotado na Coordenação-Geral de Pesquisa e Novos Modelos da Secretaria da Economia Criativa. Também é coordenador de projetos sociais do Instituto de Promoção da Cidadania e do Bem-Estar Social e Emocional e, atualmente, Diretor-Presidente deste Instituto.
Informações coletadas do Lattes em 14/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Acessibilidade Cultural
2014 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Acessibilidade em Ambientes Culturais
Orientador: Vera Lúcia Vieira de Souza
Especialização em MBA em Marketing
2010 - 2012
Fundação Getúlio Vargas
Título: Marketing editorial - Planejamento estratégico de marketing no agenciamento literário
Orientador: Rodrigo Martins Navarro de Andrade
Especialização em Educação a Distância
2010 - 2011
Faculdade SENAC (DF)
Título: Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Orientador: Alexandra Cristina Moreira Caetano
Especialização em Gestão Cultural
2009 - 2010
Faculdade SENAC (DF)
Título: A Cultura como processo transformador econômico-social
Especialização em Pós-graduação em Realismo/Naturalismo
1999 - 1999
Universidade de Brasília, UnB
Título: Virtuose do engodo - A carne, de Júlio Ribeiro
Orientador: Almir de Campos Bruneti
Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa
1998 - 1999
Universidade Salgado de Oliveira
Título: Musicalidade nos versos de Jorge de Lima
Orientador: Carlos Alberto dos Santos Abel
Graduação em Letras
1994 - 1997
Universidade Católica de Brasília
Título: A onomástica em Memorial de Aires
Orientador: Lívila Pereira Maciel Cornélio Rosa
Formação complementar
2018 - 2018
Encontro Internacional Cultura, Desenvolvimento e Território. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Cultura do Distrito Federal, SEC-DF, Brasil.
2012 - 2012
Marketing Cultural. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Política e Gestão Cultural. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação em Projetos Culturais. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação em Projetos Culturais. (Carga horária: 26h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gestão de Pessoas. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Networking Desenvolvimento Pessoal e Profissional. (Carga horária: 16h). , Instituto Agilità, IA, Brasil.
2009 - 2009
Projetos de Investimento Social. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Direitos Autorais. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Ética. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas (RJ) / University of California, Irvine (USA), FGV, Brasil.
2008 - 2008
Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas (RJ) / University of California, Irvine (USA), FGV, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Curso Técnico Administrativo. (Carga horária: 96h). , Câmara de Dirigentes Lojistas (DF), CDL, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Qualidade nas Relações Humanas. (Carga horária: 180h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em O Trabalho em Grupos Diversificados. (Carga horária: 300h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Técnicas de Estudo. (Carga horária: 140h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Psicologia para Quem Ensina. (Carga horária: 180h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
AMARAL, Andrey do . Centenário de morte de Machado de Assis. 2008. (Exposição).
AMARAL, Andrey do . Centenário de morte de Machado de Assis. 2008. (Exposição).
Participação em eventos
BIG Festival.Conexões entre as linguagens culturais. 2018. (Encontro).
Seminário Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas. 2018. (Seminário).
Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural. 2015. (Seminário).
Brasília Cidade Criativa.Vitalidade nas bibliotecas públicas. 2010. (Encontro).
Encontro Nacional de Livro e Leitura. 2010. (Encontro).
Feira do Livro de Brasília, 29ª.Agenciamento literário. 2010. (Seminário).
Bienal do Livro (XIV).Literatura infantil é também literatura para adultos. 2009. (Encontro).
Democracia: Voto obrigatório ou voto facultativo?. 2009. (Outra).
Seminário França-Brasil de Bibliotecas Públicas. 2009. (Seminário).
Viabilizando Nossa Cultura. 2009. (Oficina).
Grupo de Atualização da Mulher (Biblioteca Nacional/Biblioteca Demonstrativa de Brasília).A Singularidade de Machado de Assis. 2008. (Seminário).
Miami Book Fair.O máximo em Machado de Assis. 2008. (Seminário).
Projeto Terça Literária (Biblioteca Nacional/Biblioteca Demonstrativa de Brasília).Centenário de morte de Machado de Assis. 2008. (Seminário).
Atividades Lúdicas e a Prática Oral na Aula de Língua Inglesa (UEPG). 2006. (Oficina).
IV Ciclo de Estudos em Linguagem (UEPG). 2006. (Congresso).
Feira do Livro de Brasília... 2005. (Outra).
Documentário: Olavo Bilac.Documentário: Olavo Bilac. 2003. (Outra).
Bienal do Livro.Conversa com leitores no estande da Editora Ao Livro Técnico. 2002. (Encontro).
Ciclo de Palestras de Abordagens Psicoterápicas. 2002. (Congresso).
II Encontro Marcado com Escritores Brasileiros - 100 anos de Drummond. 2002. (Encontro).
Eça de Queirós entre Milênios - Pontos de Olhar (UnB). 2000. (Outra).
Salão Internacional do Livro (SP).Conversa com leitores no estande da Editora Best Seller. 1999. (Encontro).
VI Semana de Letras da Universidade Católica de Brasília. 1998. (Outra).
3º Congresso de Iniciação Científica da UnB. 1997. (Congresso).
Seminário de Literatura Brasiliense: Escrever Vale a Pena?. 1997. (Seminário).
Tropicalismo, a explosão e seus estilhaços (UnB). 1997. (Seminário).
IV Semana de Letras da Universidade Católica de Brasília. 1996. (Outra).
III Semana de Letras da Universidade Católica de Brasília. 1995. (Outra).
Programa de Alfabetização de Adultos, da Universidade Católica de Brasília. 1994. (Outra).
Semana de Letras da Universidade Católica de Brasília. 1994. (Outra).
Participação em bancas
AMARAL, Andrey do. Musicalidade nos versos de Jorge de Lima. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Salgado de Oliveira.
AMARAL, Andrey do. A onomástica em Memorial de Aires. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.
Produções bibliográficas
-
AMARAL, Andrey do ; AMARAL, Andrey do . Mostra de Literatura. 1. ed. Brasília: Pergunta Fixar, 2014. v. 3.000. 104p .
-
AMARAL, Andrey do . Mercado editorial - Guia para autores. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. v. 1. 248p .
-
AMARAL, Andrey do . Novo (e divertido) acordo ortográfico. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. v. 1. 112p .
-
AMARAL, Andrey do . O máximo e as máximas de Machado de Assis. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. v. 1. 368p .
-
AMARAL, Andrey do . Cuidado eu te amo - desauto-ajuda do amor. 3. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2002. v. 1. 96p .
-
AMARAL, Andrey do ; AMARAL, Andrey do . Como Mefistófoles. Hoje em Dia, Belo Horizonte/MG, p. 2 - 2, 11 fev. 2009.
-
LOBATO, Manoel ; AMARAL, Andrey do . Curiosidades sobre o destino. O Tempo, Belo Horizonte/MG, 02 fev. 2009.
-
VIEIRA, L. Fernando ; AMARAL, Andrey do . Para sempre o Bruxo do Cosme Velho. A Gazeta, Cuiabá/MT, p. 1E - 1E, 31 jan. 2009.
Outras produções
AMARAL, Andrey do . Agenciamento literário. 2007.
AMARAL, Andrey do ; AMARAL, Andrey do . Mostra de Literatura. 2014 (Mostra).
AMARAL, Andrey do . Próxima parada: Literatura. 2005 (Cultural) .
AMARAL, Andrey do . Machado de Assis para todos. 2003 (Educativa) .
AMARAL, Andrey do . Dissonância - poema doido. 2002 (Cultural) .
Prêmios
2017
Prêmio #Plataformas Conexão Cultura DF, Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
2014
Anjos do Amanhã, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
2011
Letras Nordestinas - Medalha Luiz Gonzaga, Centro de Ação Literária de Campos do Jordão/SP.
2011
Moção de Louvor, Câmara Legislativa do Distrito Federal.
2010
Singularíssima pessoa: Augusto dos Anjos, Fundação Casa de Rui Barbosa.
2008
Pontos de Leitura - Edição Machado de Assis, Ministério da Cultura.
2005
Serviços prestados à cultura, Administração Regional de Taguatinga / Governo do Distrito Federal.
2005
Reconhecimento por Ações na Construção da História da Bilbioteca, Biblioteca Braille Dorina Nowill.
2002
Ensaio literário, Fundação Biblioteca Nacional.
2000
Mérito Cultural, Administração Regional de Taguatinga / Governo do Distrito Federal.
1999
Moção nº 958, Câmara Legislativa do Distrito Federal.
1999
Cidadão Honorário de Taguatinga, Câmara de Vereadores Comunitários de Taguatinga/DF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ministério da Cultura, Secretaria de Economia Criativa. , SCS, Qd 9, Torre B, 10º andar, Ed. Parque Cidade, Asa Sul, 70308200 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20242640, Ramal: 2524, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Faculdade JK - BrasíliaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, palestrante e novos negócios, Carga horária: 10
2010 - 2018
Ministério da Cultura, MinCVínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Servidor de carreira, Carga horária: 40
2019 - 2019
Ministério da EducaçãoVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40
2014 - Atual
Centro Universitario Do Planalto Central Apparecido Dos SantosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Pesquisa documental sobre a vida e obra de Apparecido dos Santos, fundador da instituição FACIPLAC.
1994 - 2001
Secretaria de Estado de Educação do DFVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - Atual
Instituto de Promoção da Cidadania e do Bem-Estar Social e EmocionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Com vínculo, Carga horária: 10
2009 - 2010
Tribunal Superior EleitoralVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisor de textos, Carga horária: 40
1998 - 2000
FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
1999 - 1999
Organização Geral de Professores Ticuna BilíngueVínculo: Professor-tutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andrey do Amaral dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?