Sérgio Piter Nogueira
Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Uberaba(2008), MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia(2010), com mestrado em andamento em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia.
Possui ampla experiência nas áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Gestão de Projetos e equipes e Gestão de TI atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Portais Web com Java, Inteligência Artificial, .Net para ambiente Web, Análise de Negócio ,Gestão e Gerênciamento de projeto usando o guia (PMBOK).
Conhecimento em gerenciamento de projetos com metodologias ágeis Scrum, Engenharia de software, além de implantação e conhecimento em melhorias em processos de desenvolvimento de software, usando metodologias como Scrum, MPS.BR, CMMI e RUP.
Amplo conhecimento em governança de TI, utilizando e implantando modelos de governança ITIL e COBIT.
Informações coletadas do Lattes em 06/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciência da Computação
2018 - Atual
Universidade Federal de Uberlândia
Orientador:Márcia Aparecida Fernandes.Palavras-chave: artificial intelligence; Learning Analytics; Big Data; neural network.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado interrompido em 2016 em Ciência da Computação
2014 - Atual
Universidade Federal de Uberlândia
Orientador:Lásaro Jonas Camargos.Ano de interrupção: 2016
Especialização em Gestão Empresarial
2010 - 2012
Universidade Federal de Uberlândia
Título: ESTUDO DE CENÁRIOS ESTRATÉGICOS EM CALL CENTER
Orientador: Prof. Dr. Edison Mello Junior
Graduação em Sistemas de Informação
2005 - 2008
Universidade de Uberaba
Título: Sistema de Agenda Médica para Smartphone
Orientador: Prof. Dr. Elaine Ribeiro de Faria
Formação complementar
2015 - 2015
Curso de Capacitação de Professores Vasco Moreto. (Carga horária: 40h). , Faculdade Politecnica de Uberlândia, FPU, Brasil.
2011 - 2011
IBM Rational RequisitePro. (Carga horária: 40h). , Ibm Coorporation, IBM, Estados Unidos.
2011 - 2011
COBIT 4.1. (Carga horária: 40h). , TI Exames, TIE, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento em Analista de Negócios 2.0. (Carga horária: 40h). , CompanyWeb, CPW, Brasil.
2010 - 2010
Curso Preparatório para Certificação PMP (PMQM). (Carga horária: 56h). , PMQM, PMQM, Brasil.
2008 - 2008
Curso de ITIL V3. (Carga horária: 24h). , Unique Solutions, US, Brasil.
2008 - 2008
Certificação ITIL V3. (Carga horária: 2h). , Exin Exames, EXIN, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Participação em eventos
CSBC. Big Data com Learning Analytics para apoiar o Planejamento Pedagógico Acadêmico. 2018. (Congresso).
Carreira e Mercado de Trabalho. 2016. (Encontro).
CBIE 2016 - V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2016. (Congresso).
Encontro Pedagógico FPU.Estratégias de Melhorias do Ensino Superior. 2013. (Encontro).
Microsoft TechDay Uberlândia. 2012. (Seminário).
Encontro Anual de Filiados PMI 2011 Triangulo Mineiro. 2011. (Encontro).
Oficina da IBM - Rational Pro. 2010. (Oficina).
Seminário Microsoft Conhecendo o MCP. 2009. (Seminário).
Tecnologia de Redes Sem Fio. 2008. (Simpósio).
Tecnologia Aplicada na Reutilização de Agua. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
NOGUEIRA, S. P.. IMPLANTAÇÃO DE PADRÃO DE PROCESSOS DE ATENDIMENTO DE SERVIÇOS EM EMPRESA DE SOFTWARE DE UBERLÂNDIA NO ANO DE 2015/1. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Engenharia de Software) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia.
NOGUEIRA, S. P.. GERENCIAMENTO DE TAREFAS EM GRUPO, E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOS MEMBROS DE UMA EQUIPE EM QUATRO EMPRESAS LOCALIZADAS EM UBERLÂNDIA NO ANO DE 2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Engenharia de Software) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia.
Ana Carla; Alberto Dumont;NOGUEIRA, S. P.. O CRESCIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO DE TESTES FUNCIONAIS DE SOFTWARE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Engenharia de Software) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia.
AMARAL, E. S.; NOGUEIRA, L.;NOGUEIRA, S. P.. Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Operações de Factoring. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos) - Faculdades Integradas Pitágoras.
NOGUEIRA, S. P.; SANTOS, J. C. S.. Ponto de Venda Web. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Politecnica de Uberlândia.
NOGUEIRA, S. P.. Sistema de Controle de Saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Politecnica de Uberlândia.
NOGUEIRA, S. P.. Sistema de Escola de Dança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Politecnica de Uberlândia.
Orientou
Segurança em rede Wireless; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Segurança da Informação) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
Análise de Segurança no Conceito de CriptoMoeda; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Segurança da Informação) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
Monitoramento do Ambiente Tecnológico com Navios para Garantir a Disponibilidade; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Segurança da Informação) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Software; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Engenharia de Software) - Faculdades Integradas Pitágoras; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
Acessibilidade aos Sites Desenvolvidos para Órgãos Públicos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Engenharia de Software) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE PROCESSOS, ATIVIDADES E MONITORAMENTO DE RESULTADOS DENTRO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gerenciamento de Projetos) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FERRAMENTA ONLINE E MÉTODO TRADICIONAL NA COMUNICAÇÃO DE PROJETOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gerenciamento de Projetos) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
GERENCIAMENTO DE TAREFAS EM GRUPO, E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOS MEMBROS DE UMA EQUIPE EM QUATRO EMPRESAS LOCALIZADAS EM UBERLÂNDIA NO ANO DE 2015; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Engenharia de Software) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
IMPLANTAÇÃO DE PADRÃO DE PROCESSOS DE ATENDIMENTO DE SERVIÇOS EM EMPRESA DE SOFTWARE DE UBERLÂNDIA NO ANO DE 2015; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Engenharia de Software) - Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Orientador: Sérgio Piter Nogueira;
Prêmios
2016
TEAP - Test of English for Academic Purposes, TESE Prime.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Faculdade Pitágoras de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de Pós Graduação em Engenharia de Software, ministrando os módulo de Cobit e ITIL
Professor do curso de Pós Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, ministrando o módulo de Arquitetura Orienta a Serviço (SOA e BPM).
Professor do curso de Pós graduação em Gerenciamento de Projetos, ministrando o módulo de Gerenciamento das Comunicação.
Professor do curso de Pós graduação em Segurança da Informação, ministrando o módulo de Segurança em Switch e Roteadores.
2015 - 2016
Faculdade Pitágoras de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico Curso de Pós Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador técnico dos cursos de Pós Graduação de Gerenciamento de Projetos, Gestão de TI, Especialização em Segurança da Informação.
2014 - 2016
Faculdade Pitágoras de UberlândiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Curso Técnico de Informática, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação nas disciplinas de Redes de Computadores e Lógica de Programação, Técnico em Internet, Computação para Jogos
2016 - 2016
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Graduação em Sistema de Informação, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor do Curso de Sistemas de Informação na UNIPAM
2013 - 2015
FACULDADE POLITECNICA DE UBERLÂNDIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da Faculdade Politécnica de Uberlândia ministrando aulas no curso de Sistemas de Informação nas disciplinas de:
- Estrutura de Dados;
- Auditoria e Segurança da Informação;
- Desenvolvimento de Aplicações Web;
- Oficina de Programação;
2011 - 2013
Valetec Desenvolvimento em Tecnologia LtdaVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestão de pessoas e liderança de projeto de desenvolvimento e implantação de soluções corporativas para a
empresa.
Responsável pela gestão da equipe de sistemas de Uberlândia e demais regional;
Atuação nos segmentos de gestão de cartões de credito, saúde, e gestão de frotas;
Responsável pela interface da área de TI com os seus clientes internos e externos;
Responder pela área de desenvolvimento de sistemas, definindo estratégia de desenvolvimento,
necessidades de recursos humanos, materiais e tecnológicos;
Definição de metas de trabalho garantindo que os indicadores de desempenho da equipe sejam cumpridos;
Garantir capacitação da equipe necessária ao bom desenvolvimento de suas atividades, distinguindo
potencialidades individuais;
Garantir que os projetos executados pela equipe atendam as perspectivas de custo, qualidade e prazo;
Dimensionar as equipes para atender as demandas de projetos de sistemas;
Fomentar a inovação tecnológica como fonte de diferenciação;
Traçar planos de contingência para os principais riscos identificados na sua área atuação;
Participar da criação de normas e procedimentos com o objetivo de implantar melhorias nos processos
operacionais;
Acompanhamento do orçamento de CAPEX e OPEX da área;
Apoio na implantação e certificações da área de TI.
2009 - 2011
Algar TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Analistas de Negócios - TI, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Fui contratado como analista de negócios sênior na Algar Tecnologia aonde atuei na área de prospecção de
novos negócios e gerenciamento de projetos de novos clientes,e com um ano fui promovido a Gerente de
Sistemas de TI, liderando e atuando na gestão da equipe de analistas de negócios de sistemas da Algar
Tecnologia cargo que me encontro atualmente.
Profissional com experiência e conhecimentos de metodologia de Gestão de Projetos, Project Manager
Institute (PMI - PMBOK), tanto na utilização quanto na implantação desta metodologia; Amplo conhecimento
na gestão do desenvolvimento de sistemas de TI; Experiência na área de TI em empresas de Contact
Center,Cartões de Créditos, Telecomunicações e Fábricas de Software.
Atuei diretamente no levantamento e análise para a obtenção da certificação CMMI nível 2 para a área de
Sistemas da empresa.
Atuei diretamente em levantamento e análise de infra-estrutura de Telecom para atendimento das operações
de contact center das quais atuei;
2007 - 2009
Unique SolutionsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Senior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Liderança de projetos, desenvolvimento e implantação de soluções corporativas para empresa da região
como Martins, ACS utilizando de tecnologias COM+, ASP.Net, WebService e Ajax.
Atuação como gerente de equipe de 4 pessoas, montagem de cronograma especificações em UML,
utilizando de Engenharia de Software com foco em metodologia como RUP abrangendo processos ITIL.
Analise e modelagem de sistemas utilizando ferramentas como ERWIN, Enterprise Architect
2006 - 2007
POLICARD SYSTEM MEIOS ELETRÔNICOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Liderança de projetos, desenvolvimento e implantação de soluções corporativas para a empresa como Pat
Alimentação com Senha, Controle de Cartões utilizando de tecnologias ASP, COM+, ASP.Net.
Gestão de projetos estratégicos para a empresa com foco na monitoração, controle e indicadores para o
andamento dos projetos bem como a análise de riscos.
2004 - 2006
Jaygee TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Apresentações de pré-vendas, estabelecimento de parcerias, elaboração de propostas de serviços e
licitações, criação de planos de projetos e cronogramas.
Liderança de projetos de desenvolvimento e implantação de soluções para internet e intranet voltada para
clientes com Algar, Ctbc, Engeset, Policard.
Atuação em Gerente de Projetos, com foco na monitoração, documentação e gestão dos projetos e análise
de riscos.
Utilização dos conceitos do RUP e PMBOK para criar e gerir os artefatos de gestão de projetos.
Suporte à equipe de Engenharia de Software no levantamento, definição e customização.
Atuação como agente de mudanças e multiplicador para as disciplinas de gestão de requisitos, modelagem
de negócios e gestão de projetos.
Analise e Modelagem de sistemas utilizando ferramentas como ERWIN, Enterprise Architect com conceitos
em Engenharia de Software
2003 - 2004
SW Brasil Soluções Integradas LtdaVínculo: Prestador de Serviço Autonomo, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 44
Outras informações:
Analise e desenvolvimento de sistemas para intranet local da empresa utilizando de linguagens
DHTML,ASP,ASP.net,VbScript,JavaScript,XML,XSL,Visual Basic,Visual Interdev e Vb.net em tecnologia de
três camadas com servidores de componentes COM + para gerenciamento de transações com banco de
dados DB2,SQL-Server para o atacadista Martins.
Analise e Modelagem de sistemas utilizando ferramentas como ERWIN
2019 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do curso de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos, ministrando o módulo de Gerenciamento de Tempo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio Piter Nogueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?