Noelia de Jesus Silva
Possui mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Atualmente é professora do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Experiência Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, diferença, leitura, cidade e representação.
Informações coletadas do Lattes em 14/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural
2001 - 2003
Universidade Estadual de Feira de Santana
Aleilton Santana da Fonseca.Palavras-chave: Cidade Praça Multidão Óasis.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Literatura e Experiência Urbana. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Especialista em Acupuntura
2007 - 2009
Instituto Superior de Ciências da Saúde
Orientador: Luiz Claudio Moreira Júnior
Especialização em Língua e Literatura da Língua Portuguesa
1997 - 1998
Universidade Federal da Bahia
Orientador: Eliana Mara
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Formação complementar
2007 - 2009
Especialização em Acupuntura. (Carga horária: 1300h). , Instituto Superior de Ciências da Saúde, INCISA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Extensão em Acupuntura Estética. (Carga horária: 22h). , Instituto Superior de Ciências da Saúde, INCISA, Brasil.
2006 - 2006
Curso deTerapia Alimentar na Prevenção e Cura. (Carga horária: 16h). , Università Popolare Peloritana Di Messina -Italy.
2006 - 2006
Curso de Terapia Quântica. (Carga horária: 12h). , Associação Integrativa dos Profissionais de Terapias Naturais Bio-Psico-Soc.
2005 - 2006
Extensão universitária em Curso de Extensão em Terapias Holísticas. (Carga horária: 1201h). , Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e Extensão.
2005 - 2006
Extensão universitária em Curso de Extensão em Quiropraxia. (Carga horária: 510h). , Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e Extensão.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura e Experiência Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Participação em eventos
Jornada pedagógica. 2012. (Encontro).
Jornada Pedagógica. 2011. (Outra).
I CILLAA. Cidade moderna: senzalas contemporânea. 2010. (Congresso).
I CILLAA. 2010. (Congresso).
XIII EBEL.Bahias Descartáveis: a cidade e o texto no espetáculo moderno. 2009. (Encontro).
I Semana de Letras de SEabra e Região.A representação feminina na literatura. 2008. (Outra).
II Congresso Internacional de Medicina Integrativa. 2006. (Congresso).
Simpósio Internacional de Moxabustão, Reflexologia Craniana e Podal. 2006. (Simpósio).
II Simpósio Feirense sobre Estudos de Gênero: Educação e Cultura Sexual.A mulher e a cidade: cercas e fugas na saga de Macabéa e zobeide. 2005. (Simpósio).
Workshop: Oligoterapia Quântica, Fito-hormônios e Biofactores. 2005. (Outra).
III Simpósio Internacional Guimarães Rosa.S`embora: o chamado da vida nas travessias modernas. 2004. (Seminário).
Simpósio Nacional de Terapêutica Holística: práticas corporais de saúde, paz e qualidade de vida.. 2004. (Simpósio).
I Seminário de Estudos Linguísticos e literários.Marcovaldo em busca da cidade: o olhar migrante do homem moderno. 2003. (Seminário).
I Seminário Internacional: O feminismo acadêmico em debate.Macabéa e Zobeide: mulheres em fuga. 2003. (Seminário).
IX Simpósio Baiano de pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero.Macabéa e Zobeide: mulheres em fuga. 2003. (Simpósio).
II Colóquio internacional: a crise da poesia no Brasil, na França, na Europa e em outras latitudes.. 2003. (Outra).
VI Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Lições do cotidiano: leituras em trânsito. 2002. (Congresso).
I Seminário de estudos de Cidades.Na praça: a experiência urbana da passagem. 2002. (Seminário).
VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero.A mulher, o mundo e a linguagem: na ficção ou na realidade o desafio de ser.. 2002. (Simpósio).
Simpósio Internacional Tempo: História e Literatura.A poesia do cotidiano: leituras da cidade. 2002. (Simpósio).
I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em literatura e diversidade Cultural. 2001. (Seminário).
Seminário Anos 30; Cultura e Política. 2001. (Seminário).
V Congresso de Estudos linguísticos e Literários- Travessias literárias:rRotas, imagens e profecias. 2000. (Congresso).
Seminário Imagem. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, N. J.. A literatura e o lúdico, uma relação de importância e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, N. J.. A afrodescendência em Cruz e Souza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, N. J.. A imagem feminina em devir: uma mescla de memória e sensualidade presentes nos textos "Dão-Lalalão" e "Desenredo" , de João Guimarães Rosa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, N. J.. Alice no país das maravilhas: um marco da literatura infanto-juvenil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, N. J.. A arte de narrar: os contos de fadas em sintonia com a modernidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, N. J.. Banca Examinadora da Seleção Pública de professor Substituto de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, N. J.. Comisssão Avaliação de Processos de ACC. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
Entre a cegueira e a leitura: a importância do olhar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
Aspectos evangelizadores: de Caminha a inquéritos policiais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
dos Stos/ Maria A; A; dos Stos; A representação da figura feminina nas letras do pagode baiano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
O final feliz no casamento: uma reflexão sobre a vida conjugal e a desigualdade de gênero; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
Na sociedade do espetáculo: um olhar sobre o envelhecimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
O apertado sapatinho de cristal; Cabe em mim? Cabe em você?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
M; Santos / Ivana P; N; Jorge/ Maíra T; S; Lopes; O primo Basílio: um breve passeio pelos "bastidores" do espetáculo Queirosiano; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
Atire em Sofia: um olhar sobre a (in)subordinação feminina na contemporaneidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Noelia de Jesus Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, N. J. . Macabéa e Zobeide: sonho, cidade e fugas. Revista Outros Sertões , v. 1, p. 129-135, 2005.
-
SILVA, N. J. . Ler:um ritual antropofágico. Cadernos de Literatura e Diversidade , UEFS, v. 2, p. 105-114, 2003.
-
SILVA, N. J. . Em busca da cidade: a condição migrante do homem moderno. In: VI Ciclo de Palestras A Vez da Palavra, 2010, Seabra. VI Ciclo de Palestras A Vez da Palavra. Feira de Santana, 2010.
-
SILVA, N. J. . A mulher e a cidade: cercas e fugas na saga de Macabéa e Zobeide. Caderno de resumos do II Simpósio Feirense sobre Estudos de Gênero: Educação e Cultura Sexual, UEFS, 2005.
-
SILVA, N. J. . S´embora : o chamado da vida nas travessias modernas. Programas e Resumos do III Seminário Internacional Guimarães Rosa, Belo Horizonte, 2004.
-
SILVA, N. J. . Macabéa e Zobeide: mulheres em fuga. caderno de resumo do I Seminário Internacional: O feminismo acadêmico em debate, Salvador, p. 89-89, 2003.
-
SILVA, N. J. . Marcovaldo em busca da cidade: o olhar migrante do homem moderno. Caderno de Resumos do I Seminário de Estudos linguísticos e Literários, Eunápolis, 2003.
-
SILVA, N. J. . Oásis e miragens: passeios literários no espaço da praça. Caderno de resumos do II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da UEFS, Feira de Santana, 2003.
-
SILVA, N. J. . Na praça: a experiência urbana da passagem. Caderno de resumos do I Seminário de Estudos de Cidades, Caetité, 2002.
-
SILVA, N. J. . A mulher, o mundo e a linguagem na ficção ou na realidade: o desafio de ser. Programa e Resumos do VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero, Salvador, 2002.
-
SILVA, N. J. . Lições do cotidiano: leituras em trânsito. Livro de Resumos do VI Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, Feira de Santana, 2002.
-
SILVA, N. J. . Cidade moderna: senzalas contemporâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA LITERATURA: MACABÉA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . No Seio da Praça: Feições Maternais da Cidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . A mulher e a cidade: cercas e fugas na saga de Macabéa e Zobeide. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . S`embora: o chamado da vida nas travessias modernas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, N. J. . Marcovaldo em busca da cidade: o olhar migrante do homem moderno. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . Macabéa e Zobeide: mulheres em fuga. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . Macabéa e Zobeide: mulheres em fuga. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . Na praça: a experiência urbana da passagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . A poesia do cotidiano: leituras da cidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . Lições do cotidiano: leituras em trânsito. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. J. . A mulher, o mundo e a linguagem: na ficção ou na realidade, o desafio de ser.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SILVA, N. J. . Literatura e Ludicidade: a Leveza da Comunicação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, N. J. . Na Liista Negra do Discurso: "Verdades" Clareadas. 2010. .
SILVA, N. J. . Bahias Descartáveis:a Cidade e o Texto no Espetáculo Moderno. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, N. J. . Tempos Modernos: Textos e Leitores Light. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, N. J. . A leitura e a alegria das descobertas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, N. J. . De Braga na Praça, Olhando a Cidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, N. J. . De Braga na praça: lendo a cidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, N. J. . Na partilha de dores e alegrias: povos latinos. 2001 (artística).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação, Colégio Dr Antônio Carlos Magalhães. , Rua do Cruzeiro,s/n, Pau Lavrado, 48110-000 - Catu, BA - Brasil - Caixa-postal: 48110000, Telefone: (71) 6415620, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: regente de classe
1993 - Atual
Governo do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
05/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Noelia de Jesus Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?