Raquel Barbosa da Costa

Profissional de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Mestre em Comunicação e Política Organizacional, MBA em Recursos Humanos. Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas. Formação em Coaching Sistêmico. Analista PI. Experiência em implantação de áreas de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Gestão de Mudanças, Clima, Cultura e Comunicação Organizacional em empresas que estejam passando por reestruturações (Governança Corporativa, IPO, implantação de sistemas, redesenho de processos, aquisições, fusões, entre outros).

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Ivone de Lourdes Oliveira.Palavras-chave: Organizações; Comunicação Organizacional; Comunicação Social; Política; Visibilidade.Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional.

Especialização em andamento em MBA em Recursos Humanos

2011 - Atual

B. I. International

Especialização em Gestão Estratégica da Comunicação

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Orientador: Aléssia Franco

Aperfeiçoamento em Coaching Sistêmico

2010 - 2011

Clínica do Ser Ltda

Graduação em Comunicação Social Relações Públicas

2002 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Orientador: Ivone de Lourdes Oliveira

Formação complementar

2009 - 2009

Gestão de Projetos. (Carga horária: 16h). , Universidade Corporativa Hermes Pardini.

2009 - 2009

Consultoria Interna. (Carga horária: 80h). , Universidade Corporativa Hermes Pardini.

2009 - 2009

Construindo Líderes para o Futuro. (Carga horária: 80h). , Universidade Corporativa Hermes Pardini.

2008 - 2008

Strategic and Collaborative Communication. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2007 - 2007

Qualificação Profissional de Vendas SAP, nível 1. (Carga horária: 40h). , SAP Partner Edge.

2006 - 2006

Planejamento Estratégico e Empreendedorismo. (Carga horária: 36h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte.

2003 - 2003

Com. Integrada: Direitos Humanos, Democracia e Cid. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2003 - 2003

Pacote Office avançado. (Carga horária: 360h). , FM Informática.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Desenvolvimento Humano/Especialidade: DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Desenvolvimento Humano/Especialidade: Cultura Organizacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão de Mudanças.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Comunicação Organizacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Política.

Participação em eventos

Seminário Cultura Organizacional. 2012. (Seminário).

Seminário Gestão de Mudanças. 2012. (Seminário).

Seminário RH Estratégico. 2012. (Seminário).

XIV Congresso Mineiro de Recursos Humanos. Sala de Inovação. 2009. (Congresso).

Fórum Lider RH - Sentir, Perceber e Transformar. 2009. (Seminário).

Seminário Comunicação Interna. 2009. (Seminário).

II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. 2008. (Congresso).

Strategic and Collaborative Communication: Trends In Organizational Communication. 2008. (Seminário).

I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. 2007. (Congresso).

Seminário Comunicação Organizacional e Relações Públicas: dimensões acadêmica e profissional. 2007. (Seminário).

Seminário Nacional Relações Intersetoriais: Um Novo Modelo de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável. 2006. (Seminário).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. (Congresso).

I Congresso de Desenvolvimento de Competências. 2002. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • Raquel B. . A Importância da Comunicação Interna para a (des)construção de Sentidos e a Mobilização de Pessoas em processos de Mudanças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA . Comunicação e Implantação de Sistemas de Informação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA . Comunicação Organizacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA . Comunicação Interna como Agente de Mobilização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA . Gestão de Mudanças Organizacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA . Gestão de Mudanças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VEIGA, V. F. ; BRAGA, J. L. ; GOMES, W. ; COSTA . Organizações e Estratégias de (in)visibilidade: Processos de legitimação na perspectiva da comunição política. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA . Comunicação no contexto organizacional e processos de mudança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

COSTA . Consultoria Interna e Externa em Gestão de Pessoas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA . Consultoria Interna e Externa em Gestão de Pessoas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão de Pessoas).

COSTA . Metodologia de Gestão de Mudanças Organizacionais e Cultura. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Humano e Organizacional).

COSTA . Gestão de Mudanças Organizacionais em Processos de Implantação de Sistemas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA . A Importância da Comunicação no Ambiente Corporativo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Humano e Organizacional).

COSTA . Liderança e Cultura Organizac. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento Humano e Organizacional).

COSTA . Metodologia de Gestão de Mudanças para projetos de implantação de sistemas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comunicação Organizacional e Gestão de Mudanças).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Projeto de Pesquisa para o Mestrado em Comunicação Social - Interações Midiáticas., Descrição: Projeto de Pesquisa apresentado e aprovado pelo Mestrado em Comunicação Social - Interações Midiáticas - com o título de "Estratégias de (In)visibilidade: processo de legitimação das organizações na perspectiva da comunicação política.". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Barbosa da Costa - Coordenador.

Prêmios

2009

Prêmio Ser Humano - As melhores práticas em Gestão de Pessoas, ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos.

2009

Mestre em Comunicação e Política, PUC Minas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2006

Wilma Alimentos

Vínculo: Consultora - terceirizada, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15

Outras informações:
- Líder da equipe de Gestão de Mudanças no Projeto SAP - implantação do Sistema de Gestão - SAP. - Planejamento Estratégico da Comunicação (interna e externa) e do Treinamento, relacionamento com os públicos envolvidos, produção de veículos de comunicação, integração de equipes.

2011 - Atual

People Change Desenvolvimento Organizacional

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora de Desenvolvimento, Carga horária: 20

Outras informações:
- Desenvolvimento de metodologias de gestão de mudanças, cultura e clima organizacional para implantação de áreas, projetos ou processos nos clientes; - Desenvolvimento de cursos, workshops, aulas e palestras sobre gestão de mudanças, cultura e clima para equipes e para lideranças dos clientes; - Consultoria para desenvolvimento de pessoas, gestão de carreira, gestão por competências para equipes dos clientes; - Gestão do portfólio de projetos e acompanhamento da equipe de consultores da empresa gestão por resultados, gestão de carreira e gestão por competências.

2012 - Atual

Universidade FUMEC

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Elaboração e estruturação da disciplina "Consultoria Interna e Externa em Gestão de Pessoas" para o MBA em Gestão de Pessoas - Curso à Distância.

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Assistente Docente, Enquadramento Funcional: Nenhum, Carga horária: 10

Outras informações:
- Disciplina: Administração em Relações Públicas - Planejamento da disciplina: elaboração do plano de ensino, elaboração plano de aulas. - Planejamento e execução das aulas. - Elaboração e correção de exercícios, trabalhos, provas.

Atividades

  • 04/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Comunicação Social, Faculdade de Comunicação e Artes.,Linhas de pesquisa

2011 - 2011

COMPANHIA DE LOCAÇAO DAS AMERICAS

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento de RH, Carga horária: 40

Outras informações:
- Membro do projeto de elaboração do documento de registro de empresa de capital aberto junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) responsável pelos itens referentes à gestão de pessoas bem como remuneração do conselho, remuneração da diretoria estatutária, política de remuneração geral, indicadores e índices de pessoas, gestão de terceiros. - Diagnóstico de Desenvolvimento de Pessoas, planejamento anual e a longo prazo da área, desdobramento de metas globais para a equipe, gerenciamento da rotina, gestão de orçamento de pessoal. - Implantação e gestão da Gerência de Desenvolvimento de Gente com os processos: - Recrutamento e seleção implantação do modelo de consultoria interna com atendimento por diretoria, internalização do processo com utilização de ferramentas de hunting, implantação de ferramentas de avaliação como PI e Âncora de Carreira. Mecanismos de recrutamento interno e sucessão. - Remuneração avaliação da estrutura organizacional com implantação do sistema HAY de remuneração (descrição de cargos, pontuações, análise e nova proposta organizacional), implantação de todo o processo de carreira (promoções, alterações de cargo, novos cargos). Avaliação, gestão e manutenção do pacote de benefícios. - Educação corporativa condução do processo de assessment para as lideranças (Presidência, Diretoria, Superintendências e Gerências), plano de desenvolvimento individual de lideranças, programa de líderes, coaching de executivos. Análise do cenário atual da organização para elaboração dos treinamentos e programas de desenvolvimento por eixo de competências. - Gestão por Competências implantação do processo de gestão por competências e gestão de carreiras da empresa. - Gestão de mudanças organizacionais implantação da metodologia de gestão de mudanças organizacionais. Análise e gestão de impactos, processos, indicadores, treinamento, comunicação e alinhamento de lideranças dos 24 projetos estratégicos da Companhia (Implantação de sistemas - ERP

2009 - Atual

Instituto Hermes Pardini

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Relacionamento Organizacional, Carga horária: 40

Outras informações:
- Responsável pela implantação e coordenação da área de Relacionamento Organizacional. - Gestão de todas as atividades de Comunicação Interna, Clima Organizacional, Cultura e Gestão de Mudanças para assegurar a produtividade e o clima da empresa durante o processo de implantação da Governança Corporativa. - Gestão de Mudanças, alinhada à Gerência de Projetos. Análise e gestão de impactos, processos, indicadores, treinamento, comunicação e alinhamento de lideranças dos 16 projetos estratégicos da empresa (Implantação do Núcleo Técnico Operacional e Núcleo Técnico Hospitalar, Governança Corporativa, Mudança de Sede, Implantação de sistemas integrados ERP Totvs, ERP Roche, Rastreabilidade de Amostras, Portal RH, entre outros centralização do suprimentos, terceirização do almoxarifado,reestruturação das Diretorias Comercial, Desenvolvimento Organizacional e Medicina Diagnóstica, Implantação da Universidade Corporativa, entre outros). - Gestão de Mudanças para implantação do Desenvolvimento Humano e Organizacional: Implantação da Universidade Corporativa, Portal RH e Sistema Sênior, Gestão por Competências, Gestão de Carreiras, Cargos e Salários e estrutura organizacional. - Comunicação Interna. Gestão da informação, implantação dos seis veículos de comunicação, rede de agentes de comunicação, comitê de comunicação, alinhamento com estratégia de comunicação externa e marketing. Atendimento e apoio a todas as áreas da empresa. Implantação do modelo de consultoria interna. - Gestão do Clima Organizacional de cada área e projeto. Aplicação da primeira pesquisa de clima da empresa. - Acompanhamento e implantação, bem como elaboração de relatórios analíticos, controles e indicadores das coordenações de Consultoria Interna, Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários, Universidade Corporativa, Qualidade, Sustentabilidade.

2006 - 2009

NewCom Brasil - Soluções e Negócios de TI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora Comunicação e Gest. Mudanças, Carga horária: 40

Outras informações:
- Implantação da área de Gestão de Mudanças e desenvolvimento de metodologia para suportar processos de mudanças em empresas de pequeno, médio e grande portes como Cemig Distribuição S/A, Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, Magnesita Refratários S/A, Wilma Alimentos, Ciafal Wilson Santos. Estruturação de propostas e negociações para a venda do serviço. - Implantação da nova estrutura organizacional, sob consultoria da DBM do Brasil, liderando as equipes de Gestão de Pessoas (Gestão por Competências, Gestão de Carreira, Cargos e Salários, Treinamento e Clima Organizacional) e Comunicação e Marketing (Comunicação Interna, Comunicação Externa e Marketing). - Implantação da área de Comunicação Interna integrando consultores externos e matriz. - Treinamento e desenvolvimento de equipes.

Atividades

  • 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultora em Comunicação Organizacional e Gestão de Mudanças.

2008 - 2008

Ciafal Wilson Santos

Vínculo: Consultora - Terceirizada, Enquadramento Funcional: Líder de Gestão de Mudanças, Carga horária: 20

2007 - 2008

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Matriz

Vínculo: Consultora - Terceirizada, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15

Outras informações:
- Diagnóstico de gestão de mudanças pós-implantação do sistema de gestão SAP. Levantamento da necessidade de informação institucional, levantamento de necessidade de treinamento de usuários do novo sistema e envolvidos com o novo processo, alinhamento de expectativas e soluções com a alta liderança da empresa, levantamento de impactos não tratados que se tornaram problemas. - Elaboração dos planos de comunicação, treinamento e alinhamento de lideranças para reverter uso e imagem do sistema e do Projeto na empresa. - Treinamento e gestão das consultoras responsáveis pela implantação dos planos de ação. - Alinhamento e integração com a área de Recursos Humanos e Comunicação.

2006 - 2008

Companhia Energética de Minas Gerais S/A

Vínculo: Consultora Terceirizada, Enquadramento Funcional: Consutora, Carga horária: 40

Outras informações:
- Consultora Gestão de Mudanças no Projeto Evolução - implantação do Sistema de Gestão de Clientes - SAP. Gestão de Impactos Organizacionais, Gestão da Comunicação e Informação, Mobilização, Treinamento e Desenvolvimento, Alinhamento de Lideranças. - Estratégia de relacionamento e plano de comunicação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Procon, Conselho de Consumidores Cemig, Correios e Bancos nacionais para mitigar riscos e impactos das mudanças de processos. - Alinhamento e integração com a Superintendência de Recursos Humanos e Superintendência de Comunicação Empresarial da empresa.

2008 - 2008

Magnesita S.A.

Vínculo: Consultora - Terceirizada, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 30

Outras informações:
- Líder da equipe de Gestão de Mudanças no Projeto Integrar - implantação do Sistema de Gestão - SAP. Gestão de Impactos Organizacionais, Gestão da Comunicação e Informação, Mobilização, Treinamento e Desenvolvimento, Alinhamento de Lideranças. - Estruturação, treinamento e desenvolvimento da equipe na metodologia de implantação de sistemas e de gestão de mudanças. - Alinhamento e integração com o Departamento Pessoal, Departamento de Treinamento e Comunicação Empresarial.