Regiane Sedenho de Morais

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto-SP. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992) e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000). Atua como Psicóloga Clínica no NGA-59 - Núcleo de Gestão Assistencial (Ambulatório Regional de Especialidades). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa "Promoção da Saúde na Educação Básica" e do Grupo de Estudos das Obras de Vygotski (GEOV) da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP-USP). Atuou como psicóloga clínica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) "Dr. Nelson Okano" da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto -SP, de Julho de 2012 até Dezembro de 2022. Integrou a equipe de coordenação do CAPE (Centro de Apoio Psicológico e Educacional ao aluno) da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, de Fevereiro de 2019 até Dezembro de 2021. Atuou como docente dos cursos de Graduação em Pedagogia, Filosofia e Enfermagem da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, de 2005 a 2017, atuando nas disciplinas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Educação, Psicologia Aplicada à Saúde e Psicologia Geral. Atuou como tutora virtual do curso de Pedagogia da UAB/UFSCar de 2009 a 2014. Atuou como docente nos cursos de Pós-Graduação em Educação Infantil, Psicopedagogia e Gestão Escolar no período de 2005 a 2014, e nos cursos de Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho e Formação docente em Enfermagem, no período de 2008 a 2014, na Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal. Integrou a Equipe de Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação na modalidade a Distância, no período de 2008 a 2014 na Faculdade São Luís de Jaboticabal.

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação em Saúde e Formação de Recursos Humanos

2021 - Atual

Escola de Enfermagem da USP- Ribeirão Preto
Título: O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKI
Profa. Dra. Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves. Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem; PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM; Ensino Superior em Enfermagem; Teoria de Vygotski.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Enfermagem. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Psicologia

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Abordagem Social entre Crianças no Contexto de Creche
Orientador: Marcia Regina Bonagamba Rubiano
, Ano de Obtenção: 2000.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Iniciação de Contato Social; Contextos de Educação Coletiva.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Neuropsicologia

2023 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Não há

Aperfeiçoamento em Psicologia

1994 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Analise da Rede social de Crianças de 2-3 anos em creche. Ano de finalização: 1995
Orientador: MARCIA REGINA BONAGAMBA RUBIANO
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Psicologia

1987 - 1992

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2019 -

Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção da Saúde na Educação Básica. , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo., EERP/USP., Brasil.

2019 -

Grupo de Estudo das Obras de Vigotski (GEOV). , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo., EERP/USP., Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em TERAPIA COGNITIVOCOMPORTAMENTAL - TEORIA E PRÁTICA. (Carga horária: 60h). , EXPERTS CURSOS, EC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Metodologias Ativas no Ensino Híbrido. (Carga horária: 25h). , Instituto GRPCOM, IGRPCOM, Brasil.

2020 - 2020

Tendências e Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 4h). , Hoper Educação, HEC, Brasil.

2020 - 2020

Especialização em Psicopedagogia Institucional. (Carga horária: 473h). , Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis, FESL, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoati. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2015 - 2015

Curso de formação continuada de tutores virtuais ( equipe gestora). (Carga horária: 50h). , Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis, FESL, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação Continuada de Tutores Virtuais (Docente). (Carga horária: 30h). , Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis, FESL, Brasil.

2014 - 2014

O papel da tutoria nos fóruns de discussão. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil., UAB/UFSCAR, Brasil.

2014 - 2014

Acompanhamento da aprendizagem do(a) estudante de. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil., UAB/UFSCAR, Brasil.

2013 - 2013

Introdução aos recursos do Moodle 2.4 para Tutores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil., UAB/UFSCAR, Brasil.

2012 - 2012

A Língua Portuguesa nas Interações Virtuais. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2009 - 2010

Curso de Formação em Tutoria. (Carga horária: 120h). , Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos, UAB/UFSCAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Ciências da Saúde.

Participação em eventos

Circulo do livro - Liga Interdisciplinar de Educação e Saúde - LIEDUCS da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP/USP. 2024. (Exposição).

I Simpósio Internacional de Terapias Contextuais do LaPICC - USP. 2023. (Simpósio).

VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM EM FORMAÇÃO DOCENTE. 2023. (Congresso).

VIII Congreso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2023). Formação docente para o ensino superior em Saúde: um relato de experiência. 2023. (Congresso).

II Simpósio de Valorização do SUS - Educação em Saúde. 2022. (Simpósio).

La EVALOE como instrumentos de reflexión y mejora de la práctica docente para promover el desarrollo de la competencia orla del alumnadoado. 2022. (Outra).

Palestra na Disciplina Práticas e Perspectivas de Leitura e Escrita em Diferentes Ambientes Sociais (PPLEDAS) do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação - Universidade de Araraquara - UNIARA..Vivências e memórias: aspectos da minha trajetória como leitora. 2022. (Outra).

Prevenção e enfrentamento da violência: fortalecendo os direitos humanos. 2022. (Seminário).

Promoção da Saúde Mental no Contexto Universitário. 2022. (Outra).

Recursos tecnológicos interativos: 2º Ciclo de Estudos e Pesquisas com Profissionais da Educação. 2022. (Outra).

Congresso Internacional Freire e Vigotski: educação pública emancipatória. 2021. (Congresso).

Curso Online de Agitação Psicomotora. 2021. (Outra).

II CONGEPIFE - II Congresso Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização. 2021. (Congresso).

III CONFERÊNCIA DE TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. 2021. (Outra).

III CONFERÊNCIA DE TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: considerações teórico-metodológicas à luz da abordagem Histórico-Cultural de Vygotski. 2021. (Outra).

IV CÍRCULO VIGOTSKIANO.Vivência e implicações para o processo de ensino. 2021. (Outra).

Palestra: Educação em Saúde em momentos de Pandemia e a consolidação dos Direitos Humanos. 2021. (Outra).

Curso Tendências e Tecnologias Educacionais. 2020. (Outra).

I Encontro +Contigo Brasil: Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio. 2020. (Encontro).

XVIII Semana da Enfermagem.A Centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar. 2018. (Oficina).

Palestra.Metodologias Ativas e Alfabetização Acadêmica. 2015. (Outra).

OFICINA PEDAGÓGICA.O desenvolvimento infantil na creche e pré-escola. 2013. (Seminário).

Semana da Filosofia, Geografia e Historia.Diversidade Étnica e Cultural. 2013. (Seminário).

Exposição de Trabalhos da Semana da Pedagogia. Pedagogia da Faculdade São Luís: 40 anos formando educadores. 2012. (Exposição).

I Forum sobre violência infantil.A criança vítima do grito e do silêncio. 2012. (Outra).

III Expo Saúde. Grupo de Mães. 2012. (Exposição).

III Exposaúde Ribeirão.Grupo de Mães. 2012. (Oficina).

II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE PEDAGOGIIA. Pesquisa em educação: desafios à formação e à prática docente.. 2012. (Exposição).

I Simpósio Internacional de Educação a Distância | I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2012. (Simpósio).

Semana da Pedagogia.Pedagogia da Faculdade São Luís: 40 anos formado educadores. 2012. (Seminário).

VIII Jornada Brasileira de Terapia Morfoanalítica. 2012. (Encontro).

XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. O uso das tecnologias da informação e comunicação em cursos de pós-graduação a distância (lato sensu: ênfase nos aspectos didático-pedagógicos). 2012. (Congresso).

Curso de Capacitação do Colegiado de Gestão Regional Horizonte Verde.Vigilância em Saúde no SUS. 2011. (Seminário).

Curso de Formação de Tutores Virtuais.Formação de Tutores Virtuais. 2011. (Seminário).

Curso de Formação para a Plataforma ASA. 2011. (Oficina).

I MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE PEDAGOGIIA. O pedagogo pesquisador: contribuições para a prática.. 2011. (Exposição).

Práticas Pedagógicas em Educação a Distância. 2011. (Seminário).

Semana de Filosofia, Geografia e História: Identidade, Cultura e Tolerância. 2011. (Seminário).

Seminário de Estudos.Planejamento e Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. 2011. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Práticas de leitura na educação a distância: ênfase na formação do pedagogo. 2011. (Congresso).

Workshop de Atendimento.Gestão de Pessoas. 2011. (Seminário).

Curso de Formação em Tutoria- UAB-UFSCar.Curso de Formação em Tutoria- UAB-UFSCar. 2010. (Outra).

57º GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.. 2009. (Congresso).

II CBE - Congresso Brasileiro de Educação. A prática de letramento na Educação Infantil: um processo lúdico.. 2009. (Congresso).

II CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Educação Especial. 2009. (Congresso).

II CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Educação para Saúde e Meio Ambiente. 2009. (Congresso).

II CBE - Congresso Brasileiro de Educação.Interatividade e Colaboração para as aulas no laboratório de Informática.. 2009. (Oficina).

II Congresso Brasileiro de Educação.Interatividade e colaboração para as aulas no laboratório de informática. 2009. (Oficina).

Palestra: Ensino à Distância. 2007. (Seminário).

VIII Simpósio de Secretariado Executivo Trilíngue.Competência Interpessoal. 2007. (Simpósio).

Palestra Formação Pedagógica do Professor Universitário. 2006. (Outra).

V Encontro Científico.Educação Infantil no Brasil: Contextos em Transformação e Perspectivas de Análise. 2000. (Encontro).

22ª Reunião Anual da anped.Abordagem Social Entre Crianças de Creche. 1999. (Oficina).

IV Encontro Cientifico. 1999. (Encontro).

REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Iniciação de Contato Social entre crianças pequenas. 1999. (Congresso).

III Encontro Cientifico.Abordagem Social Entre Crianças pequenas no Contexto de Desenvolvimento de Creche. 1998. (Encontro).

III Encontro Cientifico. 1998. (Encontro).

Relação Família e Escola. Reunião Anual de Psicologia. 1998. (Congresso).

II Encontro Científico do CINDEDI. 1997. (Encontro).

Interação adulto-criança e a construção do conhecimento: A relação assimétrica na Pes. 1996. (Congresso).

XXVI Reunião Anual de Psicologia.Abordagem social entre crianças de 2 a 3 anos em grupo. 1996. (Encontro).

XXIV Reunião Anual de Psicologia.Parcerias privilegiadas em um grupo maternal de creche. 1994. (Encontro).

XVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto.Efeitos da Subnutrição Sobre a Aquisição e Extinção de Respostas Diferentes de Esquiva. 1988. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Evelin Priscilla Nanni

MORAIS, R. S.. Gestão Escolar e Relacionamento Humano: a importância da comunicação interna para as instituições. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Dilvan Nunes de Jesus

MORAIS, R. S.. Satisfação dos Usuários em Relação ao Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD). 2024 - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo..

Aluno: Jussara de Sena Araújo

MORAIS, R. S.. Contribuições dos estudos da neurociência e da neuroeducação para/na educação escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Bruna Francisca Zoboli Bassi

MORAIS, R. S.. Pedagogia hospitalar: os desafios e as estratégias pedagógicas do docente em espaços não formais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Veridiana da Silva Peixoto Xavier

MORAIS, R. S.. A ação dos jogos e brincadeiras nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos da educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Alessandra Borba Mesquita

MORAIS, R. S.. A importância do lúdico no desenvolvimento infantil e a formação do professor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Jaqueline da Silva Araújo

MORAIS, R. S.. O lúdico como ferramenta no desenvolvimento infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Andressa Fabiana Robiatti Bento da Silva

MORAIS, R. S.. O processo educacional de pessoas com deficiência: algumas contribuições da perspectiva histórico-cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Paola Caroline Ribeiro da Silva

MORAIS, R. S.. Síndrome de Down: um outro olhar no processo educacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Nathalia Sales Fioravante

MORAIS, R. S.. Afetividade: conceitos e contribuições para a aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Marlane Soares dos Santos

MORAIS, R. S.. A infância e a sua escolarização na república velha: uma imagem em construção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Antonio Henrique Alves

MORAIS, R. S.. A literatura infantil como instrumento lúdico de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Holana Rafaela Faria

MORAIS, R. S.. Relação escola e familia: a influencia dos pais no ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Janaína Regina Vieira da Silva

MORAIS, R. S.. A importancia da participação da familia na vida escola da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Lacineia Gomes Carvalho

MORAIS, R. S.. A importancia do conto e reconto: um olhar dentro do processo de aprendizagem da criança na literatura infantil brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Larissa Cristina Barbiere

MORAIS, R. S.. A importancia da Educação ambiental nas series iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Lidiane Cristina Pereira Barros

MORAIS, R. S.. Relação familia e escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Regiane Aparecida Simão

MORAIS, R. S.. Avaliação construtiva e reflexiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Rudimila Marcela de Oliveira

MORAIS, R. S.. Jogos e brincadeiras: contribuições para a aprendizagem da criança na Educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Viviane Angélica de Souza

MORAIS, R. S.. O papel da professor na Educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Holana Rafaela Faria

MORAIS, R. S.. Relação família/escola: a influência dos pais no ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Sueli Prata de Abreu Calori

MORAIS, R. S.. Dislexia: um dos enigmas da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Carolina Mazi Ferreira da Silva

MORAIS, R. S.. Alfabetização e letramento: considerações teóricas e práticas na formação de sujeitos letrados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Camila Cristina Nunes

MORAIS, R. S.. A influência da arte no desenvolvimento e aprendizagem da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Juliana Aparecida do Nascimento

MORAIS, R. S.. Dificuldades de aprendizagem: motivação em foco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Mirian Pedro de Lima Garcia

MORAIS, R. S.. PONTOS RELEVANTES DA HISTÓRIA DA LÍNGUA (LIBRAS). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Era uma vez os contos de fadas na educação infantil

MORAIS, R. S.. Era uma vez os contos de fadas na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Rosineide Salvador da Silva

MORAIS, R. S.. Jogos e brincadeiras como ferramentas lúdicas no processo de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Júlia Maria de Almeida

MORAIS, R. S.. Alfabetização: Uma questão de método?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Greicy Almeida dos Santos

MORAIS, R. S.. A contribuição da música para o desenvolvimento cognitivo da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Sueli Souza Carreira

MORAIS, R. S.. Alfabetização e letramento: formando indivíduos participantes das práticas sociais que envolvem leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Ricardo Alexandre de Oliveira

MORAIS, R. S.. A concepção de jardim de infância segundo Friedrich Froebel: entre o cuidar e o educar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Marilei Miranda Valentin

MORAIS, R. S.. A construção do conhecimento: um olhar sobre o construtivismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Eulália de Sousa Rodrigues

MORAIS, R. S.. A história da infância: um olhar para o Brasil colonial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Dineidi Aparecida Alves do Nascimento

MORAIS, R. S.. A infância assistida: uma abordagem histórica sobre o papel educativo e social da creche. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Margarete Aparecida Palermo Rocha

MORAIS, R. S.. Violência e ética: uma leitura sobre o espaço escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Karina de Oliveira Quintino

MORAIS, R. S.; TURQUETI, A. S.. Jogos e Brincadeiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Roselani Mastrogiacomo Lorenzato

MORAIS, R. S.. Perfil do profissional de Enfermagem que atua na sala de vacina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Érica Taís Lopes Domingues

MORAIS, R. S.. Desenvolvimento Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Lucilene Marina Ribeiro da Silva

MORAIS, R. S.. O desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos segundo as fases de Piaget. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Ermelinda Trevisan Fagundes

MORAIS, R. S.. Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Mariza de Oliveira

MORAIS, R. S.. Relação Professor - Aluno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Inês Mendonça Bento

MORAIS, R. S.. Sexualidade e Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Jaqueline Cristina Bispo do Carmo

MORAIS, R. S.. O papel da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem da criança.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Natália Momente da Costa

MORAIS, R. S.. Compreendendo o Transtorno de Deficit de Atenção / Hiperatividade.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Carine Gonçalvez Brito

PLATZER, M.B.;MORAIS, R. S.. A importancia da Leitura no processo de Ensino e Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Rosana Baptista Ferreira

FERREIRA BAPTISTA, R.;MORAIS, R. S.. O Teatro na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Diana Leal do Carmo Costa

CARMO COSTA, D.L.;MORAIS, R. S.. Dificuldades de Aprendizagem: a importância da identificação para a otimização do processo de Ensino - Aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Gislaine Aquatti Fontanelli

FONTANELLI, G.A.;MORAIS, R. S.. O Construtivismo e a Indisciplina dos alunos na sala de aula: a visão do professor.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Juliessa Ricce

JULIESSA;MORAIS, R. S.. Desenvolvimento Infantil de zero a seis anos de idade.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Silvia Helena Maina

MAINA, S.H.;MORAIS, R. S.. O desenvolvimento de Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Edislaine Aparecida Paladino Guassu

CAMARGO, R.B.;MORAIS, R. S.. A Literatura Feminina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Aline Roberta Casseano Soares

CAMARGO, R.B.;MORAIS, R. S.. Machado de Assis e os Contos Literários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Celso Natalino Farias

SANTOS, S.A.;MORAIS, R. S.; ALENCASTRE, M.B.. Alcoolismo- Das causas à doença. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Daiana da Silva Patrícia Machado

ONOFRE, M.R.;MORAIS, R. S.. A afetividade e suas contribuições para a aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Maria Antonia Cordeiro Sena

ONOFRE, M.R.;MORAIS, R. S.. Profissionalização e autonomia docente: a dicotomia entre o discurso e a construção cotidiana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Taís Carolina Alves da Cruz

CAMARGO, R.B.;MORAIS, R. S.. Alfabetização e Letramento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Daiane Galhardi

CAMARGO, R.B.;MORAIS, R. S.. Aspectos do Romantismo em Folhas Caídas: Almeida Garret. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Gustavo Donizzetti de Souza

MORAIS, R. S.. Prostituição travestida. 2008.

Aluno: Luciana Pacheco Dellai

MORAIS, R. S.. O desenvolvimento infantil. 2008 - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Carina Mingotti

MORAIS, R. S.. O jogo no desenvolvimento infantil. 2008.

Aluno: Elaine Aparecida Ribela Santana

MORAIS, R. S.; ZAVAN, A. A.. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: MARTA ADRIANA DA SILVA

ZAVAN, A. A.;MORAIS, R. S.. O desenvolvimento cognitivo dos seis aos doze anos e o papel da escolarização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Maria Regina Seixas Ciganha

ZAVAN, A. A.;MORAIS, R. S.. Jogos Pedagógicos na Educação Infantil. 2008.

Aluno: Lediane Leite

LAZARETO, L.;MORAIS, R. S.. A importância dos jogos e brincadeiras. 2008.

Aluno: Rafaela Cristina da Silva

MORAIS, R. S.; ZAVAN, A. A.. Brincar e Aprender na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Tatiane Cristina Braulino Macri

MORAIS, R. S.; LASARETTO, L. N.. A importância dos jogos e da formação do professor para a Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Renata Biscio

MORAIS, R. S.. Auto da Barca do Inferno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade de Educação São Luís.

Aluno: Ediléia Martins da Silva

MORAIS, R. S.. Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2007.

Aluno: Fabiana Cruzato

Maria Betanea Platzer;MORAIS, R. S.. Produção de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Caminhos produtivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Andréa Cristina Múcio

Fabiana Chinália;MORAIS, R. S.. A importância do lúdico na educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Angélica Maria Mussato

Maria Betanea Platzer;MORAIS, R. S.. Enfermagem e Educação Escolar: um trabalho integrado na prevenção da gravidez na adolescência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Sandra Helena Sammarco Françoso

Valéria Aparecida Chechia;MORAIS, R. S.. O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Tahís Regina Carnevalli

Márcia Regina Onofre;MORAIS, R. S.. Educadora X Tia: Busacando desvendar os caminhos da profissionalização do magistério da Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Patrícia S

Maria Betanea Platzer;MORAIS, R. S.. da Silva.Enfoque educacional no desenvolvimento da linguagem em crianças surdas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Elaine Cristina B

Márcia Regina Onofre;MORAIS, R. S.. Siqueira.A importância da afetividade na relação professor-aluno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Elisângela F

Muriane S. Silva de Assis;MORAIS, R. S.. da Silva.Desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil: o papel dos jogos, brinquedos e brincadeiras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Daiane Suelen dos Santos

Fabiana Chinália;MORAIS, R. S.. A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Aluno: Marilza Aparecida Simão Santos

MORAIS, R. S.; Maria Betanea Platzer. A alfabetização sob a ótica construtivista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis.

Orientou

Evelin Priscila Nanni

Gestão Escolar e Relacionamento Humano: a importancia da comunicação interna para as instituições; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Luciana Carvalho

Motivação e Liderança da Equipe Escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Maria Denize Mazzi

Estratégias e ferramentas para a admnistração de conflitos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Alexandre Moraes Gaspar

Gestão Participativa na Escola; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Márcia Tura Costa

Liderança e trabalho em Equipe; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Valéria Aparecida Peterossi Martins

Liderança e gestão democrática na instituição escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Maria José Setolin

Gestão Escolar: Qualificações e desafios; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Lucia Vianna

Cultura Organizacional e Clima Escolar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar/1000 h) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Priscila Cristina Soares

Como Alfabetizar através de Jogos?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Silvia de Souza Freitas Campos

Desenvolvimento e Aprendizagem: a importância do brincar na Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Silvia Maria Chiarello Borges

A atuação do psicólogo na Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

ROSANA NARDI

A BRINCADEIRA COMO ALTERNATIVA SAUDÁVEL E SIGNIFICATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INFANTIL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Juliana Secato Rossi

Ensino da arte na Educação Infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Veralice Alves de Souza

A influência da Família para a formação da auto-estima da criança; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

FLÁVIA PACCES LOPES SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Lillian Rosana dos Santos Borges Silva

O estabelecimento de vínculos afetivos na educação infantil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

RENATA RUIZ SANCHES GAION

A INFLUÊNCIA DOS VÍDEOS EDUCATIVOS INFANTIS NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Michele da Silva

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Humberto Alencar da Silva

O papel dos Jogos e Brincadeiras no desenvolvimento da Psicomotricidade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Carina Tieka da Costa kaiya

Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Lucy Auxiliadoura Rocha

Aquisição da Linguagem escrita: Emília Ferreiro; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Adriana Maria Jacob de Souza

Alfabetizar ou não na pré-escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Flávia Mariana da Costa

Educação dos movimentos: uma abordagem psicomotora; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Larissa Modesto Botelho

Afetividade e aprendizagem: A importância do vínculo afetivo na educação infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Thalohana Rogeria Batista

Afetividade: A teoria de Wallon e suas contribuições para o contexto escolar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Tayene Fernandes

O Lúdico na Educação Infantil: Ênfase na organização dos espaços; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Grazielle Silva Trindade

Jogos e brincadeiras: a importância do brincar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Paula Roberta Sturion

Dificuldades de aprendizagem em crianças hiperativas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Ana Carolina Martins

Psicopedagogia: Problemas de Aprendizagem Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Maria Daniela Batista da Silva Gomes

Orientação sexual nos espaços escolares: uma prática necessária nos anos iniciais do ensino fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Raquel Carvalho de Lima Tani

O papel dos jogos e brincadeiras na aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Rosimara do Prado Morotti

Dificuldade de aprendizagem: o papel da escola e da familia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Daniel Oliveira de Souza

A presença da Síndrome de Burnout na profissão docente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Giovanna Ribeiro Fagundes

Violência doméstica: implicações sobre a aprendizagem escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Jaqueline Fernanda Da Silva

O papel da relação professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Priscila Gabriela Narcizo

A parceria entre familia e a instituição de Educação Infantil no processo de adaptação da criança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Juliana Aparecida Lindolfo

Familia e Escola: uma relação onde todos aprendem com essa parceria; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Tuanny Adila Aurelio

Violência doméstica e suas consequencias na aprendizagem : crianças abrigadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

João Tobias dos Santos

Sexualidade humana e disforia de gênero; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Tatiane Loriel

A importancia da relação escola\familia no processo de ensino-aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Michele Fernanda Garcia Catanio

Relação escola e familia: formas de aproximação e diálogo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Carolaine Rodrigues de Oliveira José

O papel da motivação no contexto da Educação Escolar a partir das experiências do PIBID- Pedagogia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Claudia Epifânio dos Santos

A importância do brincar para a criança na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Steffany Aparecida Candido Caporicci

A atuação e a participação do Pedagogo no processo empresarial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Francielle Cristina Rufino

Jogos e Brincadeiras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Kenia Quintina Dias

Sexualidade Infantil: os desafios de conhecer o próprio corpo; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Rafaela Frascá

O brincar e a brinquedoteca; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Rosilene Repele

A aprendizagem nas diferentes fases do desenvolvimento infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Tayná Maitê Novaes

A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Tereza Fortunato Pinto

Os jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Roseli Cristina Simon Cardozo

Síndrome de burnout na enfermagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Alex A

Galdino, Francisco S; Pessoa e Leandro Ferreira; A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Joilce Maria Ribeiro Queiroz

A (in)disciplina no contexto da Educação Escolar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Marcela Ferreira baffi

O desenvolvimento de competências e habilidades na Educação Infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Viviane Colen Rogerio

Jogos e brincadeiras: contribuições para o desenvolvimento infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Alex Aparecido Galdino

Síndrome de Burnout em profissionais de Enfermagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Maria Emilia Guindalini Jardim

O desenvolvimento da sexualidade infantil: questões teóricas e práticas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Leandro Ferreira

Síndrome de Burnout em profissionais de Enfermagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Francisco da Silva Pessoa

Síndrome de Burnout em profissionais de Enfermagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Roseli dos Santos Azevedo

Perfil do profissional de Enfermagem que atua na sala de vacina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Ermelinda Trevisan Fagundes

Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Jaqueline Cristina Bispo do Carmo

O papel da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem da criança; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Mariza de Oliveira

Relação Professor - Aluno; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Inês Mendonça Bento

Sexualidade e Educação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Natália Momente da Costa

Compreendendo o Transtorno de Deficit de Atenção / Hiperatividade; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Aline Lopes Leite; Lívia Lopes Leite

Cuidados Paliativos: a intervenção da enfermagem no cuidado paliativo a pacientes terminais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Ermelinda Fagundes

Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

David Pereira Pilato e José Thiago Barbosa dos Santos

Cuidados de enfermagem na doença de Alzheimer; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Regina Célia Ferreira de Mello

Violência Doméstica contra o idoso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Andressa P

S; Matheus; Daiane C; Silva; Osmar F; N; Enedino; ; Inclusão social do Deficiente Auditivo através da consulta de enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Amanda Aparecida dos Anjos

O papel da motivação na Aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Márcia Cristina da Silva Bueno

Relação Família-Escola: a importância da participação dos pais na promoção da aprendizagem e da integração social do aluno; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Rosa Pereira de Melo

O papel da família no processo de ensino e aprendizagem escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Rafaela Nanzer

Indisciplina no Contexto Escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Luciana Cunha Silva Fernandes

A indisciplina e os Valores Morais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Gisele Gonçalves dos Santos

Contribuições da Psicologia para a prática pedagógica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Cristiane Elizabete Pereira Rizatti

A Indisciplina na Sala de Aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Aline Esper Zaghi e Gino Bossa Roda Junior

Transtorno de Estresse Pós-traumático; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Daniela Cristina Frias Bahdur

Mídia e Educação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

KELLY CRISTINA ARAUJO GOMES

O processo de desconstrução do Preconceito Linguístico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Michele Aparecida Araújo Gomes

Redação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Jéssica Paula de Assis

Dislexia e a Relação Professor-aluno; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Maria Roseli da Silva Tosta

As principais abordagens da Psicologia sobre o Ensino e a Aprendizagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Vilma Batista de Jesus

A relação entre a família e a escola nos dias atuais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

ELIZA DOS SANTOS

A adaptação da criança à segunda etapa do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras- Espanhol) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Tatiane Cristina Braulino Macri

A importância dos Jogos e da formação do professor na Educação Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Regiane Cristina de Oliveira Michelin

A dinâmica afetiva do desenvolvimento infantil: adaptando-se às relações humanas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Jaqueline Pelizer de Oliveira

Dificuldade de Atenção e Hiperatividade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Juliana Latorre Teixeira

Brinquedoteca: a importância do brincar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Janine Ferrari Granela

O papel da Psicomotricidade no desenvolvimento infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Rosanete Cristiane Cafola

A importância da Educação em valores para a formação da criança de 0 a 5 anos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Maraysa Avelino

A teoria da aprendizagem significativa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Viviane Barboza dos Santos

A influência das teorias da aprendizagem na educação infantil: foco na relação professor - aluno; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Gabriele Carolina Maciel

O brincar na Educação Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

suzana Martins da Silva

Brincar é coisa séria; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Vanina de Oliveira Coelho

O desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação São Luís; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Mariana Lorando Lapera

A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Eliane Cristina Ludovino

Adolescência, puberdade e identidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Inglês) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Leila Maria de Souza

Inclusão Educacional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Inglês) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Leticia Peixinho Trevizan

O processo educacional na creche; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Priscila Cristina Soares

Brinquedo e meio ambiente: uma alternativa na preservação do meio ambiente; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Janaína Mônica de Souza

A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Mirela Pereira Felix Scarpin

Problemas de aprendizagem de leitura e/ou escrita; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Camila Heloisa Buzolla

Fatores que geram a agressão da criança na escola; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Heloisa helena Cardoso Botelho

Dislexia: um desafio na área educacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Onata Iasmin Calegari

O papel do psicopedagogo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Jéssica Renata Martha

Dislexia: possibilidades e desafios no contexto escolar; 2015; Iniciação Científica - Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis; Orientador: Regiane Sedenho de Morais;

Produções bibliográficas

  • DE MORAIS, REGIANE SEDENHO ; LEAL, GILBERTO DA CRUZ ; MILUZZI, CAMILA LUCHESE ; RAMOS, LUAN VICTOR RESQUE ; LIVINHALE, GLÓRIA VITÓRIA FERREIRA ; PALHA, PEDRO FREDEMIR ; GONÇALVES, MARLENE FAGUNDES CARVALHO ; FORTUNA, CINIRA MAGALI . Formação docente, criatividade e engajamento na construção do conhecimento coletivo: repensando o espaço universitário. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 16251-16275, 2023.

  • MORAIS, R. S. ; RUBIANO, M. R. B. . Iniciação de Contato Social entre crianças de 2-3 anos na creche. PSICO (PUCRS. IMPRESSO) , Porto Alegre, v. 35, p. 23-29, 2004.

  • ROSSETTI-FERREIRA, M.C. ; MORAIS, R. S. ; PIOTTO, Debora Cristina ; VITÓRIA, Telma . Promoção da Qualidade e Avaliação na Educação Infantil - Uma experiência. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO) , São Paulo, v. 105, p. 53-73, 2000.

  • MORAIS, R. M. ; MORAIS, R. S. . Aspectos didático-pedagógicos na oferta do componente curricular Produção de Recursos Educacionais no ProfEPT. In: Francisco de Araújo Silva; Giselle Alves Martins; Riama Coelho Gouveia.. (Org.). Aspectos didático-pedagógicos na oferta do componente curricular Produção de Recursos Educacionais no ProfEPT. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. , p. 141-154.

  • MORAIS, R. S. ; PLATZER, M. B. ; GONCALVES, M. F. C. . O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: considerações teórico-metodológicas à luz da Abordagem Histórico-Cultural de Vygotski. Diálogos em educação: núcleos formativos, processos de ensino-aprendizagem e demandas contemporâneas. 1ed.: , 2022, v. 2, p. 213-224.

  • MORAIS, R. S. ; PLATZER, M.B. ; STESSE, F. C. S. . O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CURSOS DE PÓS-GRAUDAÇÃO A DISTÂNCIA (LATO SENSU): ÊNFASE NOS ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello... [et al.].. (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea [recurso eletrônico] : constatações, análises e proposições. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin, 2012, v. 3, p. 003036-003047.

  • MORAIS, R. S. ; SANTOS, N. M. F. . A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: DISCUSSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. DE LITTERA ET SCIENTIA, p. 151 - 165.

  • CRUZ, G. M. E. ; MORAIS, R. S. ; GONCALVES, M. F. C. . Implicações da relação professor-aluno para a aprendizagem: percepção de professores da Educação Básica. In: Conferência de Psicologia Histórico Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2020. Anais II CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2020.

  • MORAIS, R. S. ; PLATZER, M.B. ; STESSE, F. C. S. . O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em cursos de Pós-Graduação a Distáncia (lato sensu): ênfase nos aspectos didático-pedagógicos. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2012, Campinas, SP. XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2012.

  • CERDAS, L. ; MORAIS, R. S. ; PLATZER, M.B. . Práticas de leitura na educação a distância: ênfase na formação do pedagogo. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.

  • SOUZA, D. O. ; MORAIS, R. S. . A presença da Síndrome de Burnout na Atividade Docente. In: IV Simpósio de Educação em Saúde, 2019, Barretos. Anais do IV Simpósio de Educação em Saúde do Hospital de Amor Barretos, 2019.

  • MORAIS, R. S. ; VIANA, M. L. F. ; CAMARGO, R. A. A. . Caracterização dos(as) estudantes de cursos de pós-graduação (lato sensu) na modalidade de educação a distância. In: I Simpósio Internacional de Educação a Distância - I Encontro de Pesquisadores em Educação a distância, 2012, São Carlos. Anais do I SIED- EnPED- 2012, 2012.

  • MORAIS, R. S. ; PLATZER, M.B. . Linguagem em uso na educação a distância: caminhos produtivos. In: 60º SEMINÁRIO DO GEL, 2012, São Paulo. SEMINÁRIO DO GEL, 60, PROGRAMAÇÃO, 2012. v. 1.

  • MORAIS, R. S. . Palestra 'Vivências e memórias: aspectos da minha trajetória como leitora'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, R. S. ; PLATZER, M.B. ; STESSE, F. C. S. . O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em cursos de Pós-Graduação a Distáncia (lato sensu): ênfase nos aspectos didático-pedagógicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERDAS, L. ; MORAIS, R. S. ; PLATZER, M.B. . Práticas de leitura na educação a distância: ênfase na formação do pedagogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAIS, R. S. . Planejamento e Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, R. S. . Curso de Formação para Docentes, intitulado 'Planejamento e Avaliação no Ensino Superior'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JULIESSA ; MORAIS, R. S. . A prática de letramento na Educação Infantil: um processo lúdico.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAIS, R. S. ; RUBIANO, M. R. B. . Abordagem social entre crianças no contexto de creche. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, R. S. ; RUBIANO, M. R. B. . Abordagem social entre crianças no contexto de creche. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAIS, R. S. ; RIBEIRO, R. G. ; RUBIANO, M. R. B. . Abordagem Social Entre Crianças de 2 a 3 Anos em Grupo. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, R. S. ; RIBEIRO, R. ; RUBIANO, M. R. B. . Busca de aproximação social no grupo. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAIS, R. S. ; RUBIANO, M. R. B. . Parcerias privilegiadas em um grupo maternal de creche. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, R. S. . A Teoria de Apego em Bowlby. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MORAIS, R. S. . Vivências e memórias: aspectos da minha trajetória como leitora. 2023. (Palestra).

DIAS, M. G. P. F. ; MORAIS, R. S. . Escola Promotora de Saúde,. 2023. (Coordenação de Atividade - Projeto de Extensão).

MORAIS, R. S. . Curso de Formação Continuada de Tutores Virtuais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, R. S. ; Maria Betanea Platzer . I Ciclo de Estudos de Educação a Distância: ênfase na formação do tutor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, R. S. . Oficina Pedagógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, R. S. . A influência da auto-estima na aprendizagem dos(as) alunos(as). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, R. S. . Formação de Tutores Virtuais (Módulo 2). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, R. S. . O desenvolvimento da criança no contexto da diversidade cultural. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

FERREIRA, K. C. ; MORAIS, R. S. . Formação para uso da Plataforma ASA (Ambiente São Luís de Aprendizagem). 2011. .

MORAIS, R. S. . Formação de Tutores Virtuais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, R. S. . Formação para Docentes, intitulado 'Planejamento e Avaliação no Ensino Superior'. 2011. .

MORAIS, R. S. ; ARAUJO, A. . Curso de Capacitação do Colegiado de Gestão Regional Horizonte Verde- 'Vigilância em Saúde do SUS'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, R. S. . Metodologia do Ensino Superior. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

MORAIS, R. S. . Psicologia do Desenvolvimento Infantil. 2010. (Material Didático (Pós-Graduação)).

MORAIS, R. S. . Treinamento da Ferramenta Near Your. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, R. S. . Educação para Saúde e Meio Ambiente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Maria Betanea Platzer ; MORAIS, R. S. . Atividades Lúdicas na Educação Infantil. 2009. (Material Didático (Pós-Graduação)).

MORAIS, R. S. . Psicologia da Educação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MORAIS, R. S. ; RODRIGUES, E. . Sociologia e Psicologia do Trabalho. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MORAIS, R. S. . Psicologia da Educação. 2008. (Material Didático (Pós-Graduação)).

MORAIS, R. S. . Psicologia. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático).

MORAIS, R. S. . Psicologia da Educação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Didático).

MORAIS, R. S. . A dinâmica interpessoal na prática pedagógica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, R. S. . Desenvolvimento Humano: Algumas Crises Previsíveis da Adolescência e Vida Adulta. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, R. S. . I Ciclo de Estudos de Educação a distância: ênfase na formação do tutor. 2013 (Coordenação Grupo de Estudos) .

OLIVEIRA, Z.R. ; MORAIS, R. S. . Curso: Introdução ao Psicodrama. 2006 (Demais trabalhos relevantes) .

MORAIS, R. S. . COORDENACAO DO CURSO: A DINAMICA INTERPESSOAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

MORAIS, R. S. . COORDENACAO DO CURSO: OS SENTIDOS DO CORPO - UNISER NOVEMBRO DE 2002. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

MORAIS, R. S. . COORDENAÇÃO DO CURSO: Etica e educação - Semana de educação da UNISER - novembro de 2002. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

SILVA, R.CC ; MORAIS, R. S. . Curso: Abordagens Qualitativas em Pesquisa - FFCLRP -USP. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

MORAIS, R. S. ; CERVEIRA, R.F. . Participação em grupos de mães: Secretaria Municipal de Saúde. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

ROSSETTI-FERREIRA, M.C. ; MORAIS, R. S. . MEMBRO DO GRUPO CINDEDI- 1994 A 2000. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .

MORAIS, R. S. ; BORGES, D.C. . Coordenação do Grupo de Estudos com educadoras do Centro de Convivencia Infantil do Hospital das Clínicas- RP. 1999 (Coordenação Grupo de Estudos) .

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Saúde na Educação Básica e Abordagem Histórico-Cultural ? SEBAHC, Descrição: Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa ?Saúde na Educação Básica e Abordagem Histórico-Cultural ? SEBAHC? desde 2019. O grupo é registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e coordenado pelas professoras Dra. Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves e pela professora Dra. Luciane Sá de Andrade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Regiane Sedenho de Morais - Integrante / Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves - Coordenador / Luciane Sá de Andrade - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo de Gestão Assistencial - (Ambulatório Regional de Especialidades). , Rua Minas, 895, Campos Elíseos, 14085410 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 39777100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - 2022

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Centro de Atenção Psicossocial Dr. Nelson Okano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

2012 - 2022

Centro de Atenção Psicossocial Dr. Nelson Okano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

2005 - Atual

Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Graduação, Carga horária: 12

Outras informações:
Docente nos seguintes Cursos de Graduação: Pedagogia, Filosofia e Enfermagem, atuando nas disciplinas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Educação, Psicologia Aplicada à Saúde e Psicologia Geral.

2019 - 2021

Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Integrante da equipe de coordenação do CAPE, Carga horária: 4

Outras informações:
Integrante da equipe de coordenação do CAPE (Centro de Apoio Psicológico e Educacional ao aluno) da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, atuando também como psicóloga.

2010 - 2014

Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pós-Graduação (EaD), Carga horária: 8

2005 - 2010

Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Pós-Graduação

Outras informações:
Atuou como docente nos cursos de Pós-Graduação em Educação Infantil, Psicopedagogia, Gestão Escolar, Formação Docente em Enfermagem e Enfermagem do Trabalho, no período de 2005 a 2010, e nos cursos de Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho e Formação docente em Enfermagem, no período de 2008 a 2014.

2005 - 2010

Associacao Jaboticabalense de Ensino Faculdade de Educacao Sao Luis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora virtual de cursos de pós-graduação, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como tutora virtual nos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia, Educação Infantil e Formação Docente em Enfermagem.

2009 - 2014

Universidade Aberta do Brasil - Universidade de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutoria Virtual Curso: Pedagogia - Modalidade a distância Disciplinas: Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico I e II; Educação e Avaliação; e Práticas de Ensino III.

2011 - 2011

ETEC - Centro Paulo Sousa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades realizadas: Treinamento e avaliação do trabalho dos docentes do Ensino Médio integrado à Agropecuária e dos Cusos Técnicos em Informática, Direito e Administração; Acompanhamento da aprendizagem dos(as) alunos(as); e Elaboração e execução de Projetos Educativos interdisciplinares.

2002 - 2004

Faculdade de Sertãozinho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora Universitária dos cursos de Pedagogia. Coordenadora do Programa para Terceira Idade (parceria com o SESI).;

2014 - 2016

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FATEC- Taquaritinga, atuando nas disciplinas de Sociedade e Tecnologia e Ética e Responsabilidade Social

2001 - 2001

Núcleo de Assistência ao Deficiente

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Participação em grupos de mães e crianças

Outras informações:
Participação em grupos de mães e crianças com necessidades especiais, bem como, na avaliação do desenvolvimento das crianças em atendimento no serviço de estimulação/intervenção precoce

2003 - 2003

Centro Universitário Moura Lacerda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 10

Outras informações:
Realização de Substituição de docente em período de licença gestante nos Cursos Sequenciais de Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Comércio.

Atividades

  • 04/2003 - 10/2003

    Ensino, Gestão em Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia em Recursos Humanos