Janaína Ribeiro Velho
Mestre em Engenharia e Ciências Ambientais (2022), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2015), Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável (2010) e Graduada em Engenharia Ambiental (2007). Servidora pública. Professora visitante da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade de Caxias do Sul. Experiência profissional: pesquisadora acadêmica (pagamento por serviços ambientais); saneamento ambiental; saneamento público de água e esgoto; gestão ambiental em indústrias com interface em qualidade, segurança do trabalho e saúde ocupacional; consultoria em segurança do trabalho e meio ambiente.
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais
2018 - 2022
Universidade de Caxias do Sul
Título: Subsídios técnicos e conceituais para implantação de pagamento por serviços ambientais em Caxias do Sul ? RS, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Juliano Rodrigues Gimenez
Bolsista do(a): Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Palavras-chave: pagamento por serviços ambientais; recursos hídricos; bacias hidrográficas; gestão ambiental.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Captação, tratamento e distribuição de água.
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2013 - 2015
Universidade de Caxias do Sul
Título: Utilização de informações sobre produtos químicos como ferramenta de gestão em segurança e saúde ocupacional
Orientador: Roque Puiatti
Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável
2008 - 2010
Universidade de Caxias do Sul
Título: Gestão de energia: possibilidade de diversificação da matriz energética em indústrias do segmento metal mecânico
Orientador: Neide Pessin
Graduação em Engenharia Ambiental
2000 - 2007
Universidade de Caxias do Sul
Título: Quantificação de resíduos sólidos orgânicos gerados em um restaurante industrial com vistas a utilização como biomassa em um biodigestor
Orientador: Neide Pessin
Formação complementar
2023 -
Cadastro Técnico Federal/IBAMA: Aplicação e Enquadramento. (Carga horária: 6h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2023 - 2023
Análise de risco industrial para licenciamento ambiental. (Carga horária: 8h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2023 - 2023
Princípios da hig. ocupacional, amostragem de agentes quím. e uso dos equip. (Carga horária: 4h). , Ecocerta laboratório de Análises Ambientais, ECOCERTA, Brasil.
2018 - 2018
Planejando sua empresa p 2018: eSocial, reforma trabalhista e terceirização. (Carga horária: 8h). , Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul, SINDUSCON CX SUL, Brasil.
2018 - 2018
Fórum Caí 2018: Alternativas de Recursos - Saneamento Básico na Bacia Caí. (Carga horária: 6h). , Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí - RS, COMITÊ CAÍ RS, Brasil.
2018 - 2018
Pagamento por Serviços Ambientais. (Carga horária: 2h). , Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí - RS, COMITÊ CAÍ RS, Brasil.
2017 - 2017
NR-35 Trabalho em Altura. (Carga horária: 8h). , Futuratec Segurança do Trabalho e Qualificação Profissional, FUTURATEC, Brasil.
2017 - 2017
Atualização Previdenciária em Segurança e Saúde no Trabalho. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do RS, SINDITEST, Brasil.
2017 - 2017
Elaboração de Plano de Prevenção Contra Incêndio no RS. (Carga horária: 16h). , Sindicato do Engenheiros do RS, SENGE-RS, Brasil.
2017 - 2017
Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos. (Carga horária: 8h). , Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, SARGS, Brasil.
2016 - 2016
NR-05 CIPA ? Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do RS, SINDITEST, Brasil.
2016 - 2016
PPCI - Alterações da Lei Complementar nº 14.376/2013. (Carga horária: 2h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA / RS, Brasil.
2015 - 2015
NR-12 ? Segurança no Trabalho em Máq. Equipamentos. (Carga horária: 16h). , Sindicato dos Engenheiros - RS, SENGE-RS, Brasil.
2015 - 2015
8 Sensos - Gestão para a qualidade. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.
2013 - 2013
Treinamentos de Formação de Brigada de Emergência. (Carga horária: 20h). , TST Consultoria em Segurança do Trabalho, TST CONSULTORIA, Brasil.
2012 - 2012
Perícia Ambiental. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos LTDA, MAXIAMBIENTAL, Brasil.
2011 - 2011
Lead Assessor - Sistema Integrado de Gestão. (Carga horária: 52h). , Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ATSG, Brasil.
2011 - 2011
Identif. e Aval. Aspectos e Impactos Ambientais. (Carga horária: 16h). , Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ATSG, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Comissões Internas Gestão de Energia. (Carga horária: 24h). , FCA Assessoria Ambiental, FCA, Brasil.
2010 - 2010
Reciclagem de auditores internos ISO 9001:2008, ISO14001:2004 e OHSAS 18001. (Carga horária: 16h). , Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ATSG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Pagamento por serviços ambientais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: gestão de recursos hídricos.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Sistema de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Sistema de Gestão Ambiental.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Sistema Integrado de Gestão.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Licenciamento Ambiental.
Participação em eventos
6 Seminário de Segurança do Trabalho. 2023. (Seminário).
7 Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Pagamento por serviços ambientais e infraestrutura verde como alternativas tecnológicas para cidades sustentáveis. 2023. (Congresso).
7 Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Instrumentos jurídicos na gestão de recursos hídricos visando pagamento por serviços ambientais em Caxias do Sul. 2023. (Congresso).
Seminário sobre modelos de PSA: aspectos jurídicos e econômicos.PSA hídrico com relação aos Comitês de Bacias. 2022. (Seminário).
XXX Congreso Latinoamericano de Hidraulica. Gestão hídrica em micro bacias de abastecimento público de água: estudo de caso no município de Caxias do Sul / Brasil. 2022. (Congresso).
I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons. O uso de recursos hídricos no município de Torres ? RS: uma análise técnica e jurídica. 2019. (Congresso).
XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Uso de recursos hídricos: análise sob a ótica de uma autarquia de saneamento municipal. 2019. (Simpósio).
Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos. 2017. (Congresso).
IV Simpósio ABTB - Reciclagem borracha vulcanizada. 2013. (Simpósio).
Congresso Intern. de Tecn. para o Meio Ambiente. 2012. (Congresso).
II Encontro de Engenharia Ambiental.Vivências de profissionais formados em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul. 2009. (Encontro).
1° Forum Internacional de Resíduos Sólidos. 2007. (Outra).
23° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2005. (Congresso).
34° Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. 2004. (Outra).
22° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2003. (Congresso).
XVIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. 2003. (Congresso).
VI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos - Resíduos Sólidos Urbanos Especiais. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
BERRETA, Márcia dos Santos Ramos; FERRARINI, Suzana Frighetto; SCHNEIDER, V. E.;VELHO, J. R.. Painel das Águas: a gestão de informações hídricas na bacia hidrográfica do Rio Taquari Antas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BERRETA, Márcia dos Santos Ramos; FERRARINI, Suzana Frighetto; LARA, Daniela Mueller de; SCHNEIDER, V. E.;VELHO, J. R.. Gestão de informações hídricas municipais por meio dos Dashboards interativos para tomada de decisões na Bacia Hidrográfica Taquari Antas/RS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
BERRETA, Márcia dos Santos Ramos; FERRARINI, Suzana Frighetto; LARA, Daniela Mueller de;VELHO, J. R.. Pagamento por Serviços Ambientais hídricos numa sub-bcia do alto rio Caí no município de São Francisco de Paula/RS: uma proposta para recuperação das APPs dos cursos dágua. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
VELHO, J. R.; REICHERT, G.; PAGNUSSAT, D. T.. Central de beneficiamento de RCC para o município de Carlos Barbosa - RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul.
REICHERT, G.; POLIDORO, T. A.;VELHO, J. R.. Projeto de um biodigestor para tratamento de efluentes de suinocultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Caxias do Sul.
CATAFESTA, J.;VELHO, J. R.; NEVES, R. M.. XXVII Encontro de Jovens Pesquisadores e IX Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia da UCS. 2019. Universidade de Caxias do Sul.
BIRRIEL, E. J.;VELHO, J. R.; FONTOURA, C. P.. XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores e VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia da UCS. 2018. Universidade de Caxias do Sul.
VELHO, J. R.; MAGRIN, M. T.. Banca de Trabalho de Conclusão de Curso - Técnico em Segurança do Trabalho. 2017. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Caxias do Sul - RS.
BEUTER JUNIOR, N.;VELHO, J. R.. Gerenciamento de riscos ambientais em uma indústria de fabricação de ônibus. 2016. CENTRO UNIVERSITARIO DA SERRA GAUCHA.
GUERRA, V. C. C.;VELHO, J. R.. Etapas de implementação do Plano APPCC - Uma revisão bibliográfica. 2015. CENTRO UNIVERSITARIO DA SERRA GAUCHA.
GUERRA, V. C. C.;VELHO, J. R.. Os desafios da implementação da Norma FSSC 22000 em uma indústria de embalagens. 2015. CENTRO UNIVERSITARIO DA SERRA GAUCHA.
CHIARELLO, M. W.; SANTOS, A. M.;VELHO, J. R.. Insalubridade no Hospital Comunitário de Carazinho. 2015. CENTRO UNIVERSITARIO DA SERRA GAUCHA.
Orientou
Análise dos requisitos da ISO 45001 para aplicação em uma metalúrgica de médio porte; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Aplicação de modelo de LTCAT - Estudo de caso em indústria de galvanoplastia; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Análise dos aspectos e impactos ambientais e dos perigos e riscos ocupacionais no setor de infraestrutura rodoviária: um estudo de caso; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Análise das atividades agrícolas sob as óticas de segurança do trabalho e meio ambiente: um estudo de caso; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Construção civil: estudo de caso sobre a operação em elevadores de carga; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Proposta de modelo para Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Análise de gestão dos processos logísticos em um Centro de Distribuição; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Logística e Suply Chain) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Indicadores de desempenho de segurança para empresa construtora e incorporadora da construção civil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Análise da estatística dos acidentes de trabalho na realização de serviços de acabamento na construção civil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Metodologia para Elaboração de Laudo Tecnico Pericial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - CENTRO UNIVERSITARIO DA SERRA GAUCHA; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Identificação dos riscos que envolvem a extração de madeira; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Metodologia para Elaboração de Laudo Tecnico Pericial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - CENTRO UNIVERSITARIO DA SERRA GAUCHA; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Implementação de um tanque equalizador na Estação de Tratamento de Efluentes da empresa Keko Acessórios; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico de Meio Ambiente) - Escola de Educação Profissional São Pelegrino; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Reaproveitamento dos resíduos de madeira na Saccaro Móveis LTDA; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico de Meio Ambiente) - Escola de Educação Profissional São Pelegrino; Orientador: Janaina Ribeiro Velho;
Produções bibliográficas
-
BONATTO, Jéssica ; VELHO, J. R. . Análise das atividades agrícolas sob a ótica de segurança do trabalho: um estudo de caso. In: Vania Elisabete Schneider; Taison Anderson Bortolin; Sofia Helena Zanella Carra. (Org.). Gestão e tecnologias para o meio ambiente: visões e ações interdisciplinares. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS ? Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2021, v. III, p. 192-203.
-
VELHO, J. R. ; GIMENEZ, J. R. ; ARAUJO, B. . ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS JURÍDICOS DO ORDENAMENTO TERRITORIAL COM VISTAS À IMPLANTAÇÃO DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EM CAXIAS DO SUL, RIO GRANDE DO SUL BRASIL. In: AMANDA SILVEIRA DE FRANÇA; FÁBIO VERÍSSIMO GONÇALVES; IVANIO FOLMER. (Org.). ÁGUA, DA NASCENTE AO USO: UMA AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS NO CAMINHO HÍDRICO. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2021, v. , p. 100-126.
-
VELHO, J. R. ; GIMENEZ, J. R. . Instrumentos jurídicos na gestão de recursos hídricos visando pagamento por serviços ambientais em Caxias do Sul. In: 7 Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2023, Bento Gonçalves - RS. 7 Congresso Internacional de Tecnologia ara o Meio Ambiente. Caxias do Sul - RS: UCS, 2023.
-
VELHO, J. R. ; GIMENEZ, J. R. . Pagamento por serviços ambientais e infraestrutura verde como alternativas tecnológicas para cidades sustentáveis. In: 7 Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2023, Bento Gonçalves - RS. 7 Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Caxias do Sul - RS: UCS, 2023.
-
VELHO, J. R. ; GIMENEZ, J. R. ; RECH, N. L. . Pagamento por serviços ambientais hídricos em áreas urbanas: desafios para evolução do instrumento no Brasil. In: 32 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2023, Belo Horizonte. 32 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2023.
-
VELHO, J. R. ; GIMENEZ, J. R. ; ARAUJO, B. de ; MAIER, D. C. ; CLEMES, A. B. . Uso de recursos hídricos: análise sob a ótica de uma autarquia de saneamento municipal. In: XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019, Foz do Iguaçu. XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2019.
-
PESSIN, N. ; CONTO, S. M. ; PANAROTTO, C. T. ; BRUSTOLIN, I. ; VELHO, J. R. ; RIZZI, J. C. ; FRANZOLOSO, K. C. . Avaliação do processo de degradação dos resíduos sólidos dispostos em duas células-piloto de aterramento. In: 22 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville - SC. Anais do 22 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003.
-
GIMENEZ, J. R. ; VELHO, J. R. . Gestão hídrica em micro bacias de abastecimento público de água: estudo de caso no município de Caxias do Sul / Brasil. In: XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica, 2022, Foz do Iguaçu. XXX Congreso Latinoamericano de Hidráulica. Madri: IAHR, 2022. v. 6.
-
VELHO, J. R. ; GIMENEZ, J. R. ; ALMEIDA, J. C. . O uso de recursos hídricos no município de Torres ? RS: uma análise técnica e jurídica. In: I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, 2019, Caxias do Sul. I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons - Anais. Caxias do Sul: EDUCS ? Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2019.
-
MAIER, D. C. ; VELHO, J. R. ; GALIOTTO, A. . Comitês de bacias hidrográficas: democracia participativa. In: I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, 2019, Caxias do Sul. I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons - Anais. Caxias do Sul: EDUCS ? Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2019.
-
VELHO, J. R. ; RECH, N. L. ; BOSCO, V. D. . Saneamento básico rural: Programa Água Limpa. In: 50 Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, 2022, Porto Alegre - RS. 25 Exposição de experiências municipais em saneamento. Brasília: ASSEMAE, 2022.
-
BOSCO, V. D. ; BELLADONA, R. ; VARGAS, T. ; VELHO, J. R. . Macrófitas aquáticas em reservatório de saneamento: manejo e custo. In: 50 Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, 2022, Porto Alegre - RS. 25 Exposição de experiências municipais em saneamento. Brasília: ASSEMAE, 2022.
-
BELLADONA, R. ; VARGAS, T. ; BOSCO, V. D. ; VELHO, J. R. . Desassoreamento do lago de uma pequena barragem de saneamento: operação e custo. In: 50 Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, 2022, Porto Alegre - RS. 25 Exposição de experiências municipais em saneamento. Brasília: ASSEMAE, 2022.
-
ROVATTI, D. ; PESSIN, N. ; VELHO, J. R. ; PANAROTTO, C. T. . Degradação dos resíduos sólidos dispostos em duas células-piloto: aplicação do plano de monitoramento. In: XII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2004, Caxias do Sul - RS. XII Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS - Resumo de Trabalhos, 2004.
-
VELHO, J. R. ; RIZZI, J. C. ; FRANZOLOSO, K. C. ; PESSIN, N. ; PANAROTTO, C. T. . Estudo do processo de degradação dos resíduos sólidos dispostos em duas células-piloto: plano de monitoramento como ferramenta de avaliação. In: XI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2003, Caxias do Sul - RS. XI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS. Caxias do Sul - RS: EDUCS, 2003. p. 95-95.
-
RIZZI, J. C. ; VELHO, J. R. ; FRANZOLOSO, K. C. ; PESSIN, N. . Monitoramento do processo de degradação dos resíduos sólidos em duas células-piloto de aterramento. In: X Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS, 2002, Caxias do Sul - RS. X Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS - Resumo dos Trabalhos, 2002.
-
VELHO, J. R. ; RIZZI, J. C. ; FRANZOLOSO, K. C. ; PESSIN, N. . Avaliação do processo de degradação anaeróbia de resíduos sólidos domésticos em duas células-piloto de aterramento com diferenciação de impermeabilização. In: XVI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2002, Porto Alegre - RS. XVI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2002.
-
GIMENEZ, J. R. ; VELHO, J. R. . Gestão hídrica em micro bacias de abastecimento público de água: estudo de caso no município de Caxias do Sul / Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, J. C. ; VELHO, J. R. . PSA hídrico com relação aos Comitês de Bacias. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VELHO, J. R. . Gestão ambiental no ambiente empresarial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VELHO, J. R. . Gestão ambiental no ambiente empresarial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VELHO, J. R. ; GIMENEZ, J. R. ; ARAUJO, B. de ; MAIER, D. C. ; CLEMES, A. B. . Uso de recursos hídricos: análise sb a ótica de uma autarquia de saneamento municipal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VELHO, J. R. . Resíduos Industriais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VELHO, J. R. . Resíduos Industriais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VELHO, J. R. . Meio ambiente x segurança do trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELHO, J. R. . Gestão em SSO e Meio Ambiente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELHO, J. R. . Vivências de profissionais formados em Engenharia Ambiental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROVATTI, D. ; PESSIN, N. ; VELHO, J. R. ; PANAROTTO, C. T. . Degradação dos resíduos sólidos dispostos em duas células-piloto; aplicação do plano de monitoramento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELHO, J. R. ; FRANZOLOSO, K. C. ; RIZZI, J. C. ; PESSIN, N. . Estudo do processo de degradação dos resíduos sólidos dispostos em duas células-piloto: plano de monitoramento como ferramenta de avaliação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESSIN, N. ; VELHO, J. R. ; FRANZOLOSO, K. C. ; RIZZI, J. C. . Avaliação do processo de degradação dos resíduos sólidos dispostos em duas células-piloto de aterramento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VELHO, J. R. ; FRANZOLOSO, K. C. ; RIZZI, J. C. ; PESSIN, N. . Monitoramento da qualidade das águas subterrâneas: estudo de caso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VELHO, J. R. ; FRANZOLOSO, K. C. ; RIZZI, J. C. ; PESSIN, N. . Monitoramento do processo de degradação dos resíduos sólidos em duas células-piloto de aterramento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELHO, J. R. ; FRANZOLOSO, K. C. ; RIZZI, J. C. ; PESSIN, N. . Avaliação do processo de degradação anaeróbia de resíduos sólidos domésticos em duas células-piloto de aterramento com diferenciação de impermeabilização - Estágio avançado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELHO, J. R. ; FRANZOLOSO, K. C. ; RIZZI, J. C. ; PESSIN, N. . Acompanhamento do processo de degradação dos resíduos sólidos em duas células-piloto de aterramento - fase preliminar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
GIMENEZ, J. R. ; ADAMI, M. V. ; PIANEGONDA, A. ; VELHO, J. R. . Futuro dos recursos hídricos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2022
Estudos para implantação de pagamento por serviços ambientais nas bacias hidrográficas do município de Caxias do Sul ? RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Janaina Ribeiro Velho - Coordenador / Juliano Rodrigues Gimenez - Integrante.
-
2012 - 2013
Ampliação de rede de monitoramento quali-quantitativo das bacias urbanas do município de Caxias do Sul - SEMMA, Descrição: Avaliação dos parâmetros físico-químicos e biológicos com a finalidade de monitoramento da qualidade das bacias urbanas de Caxias do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Janaina Ribeiro Velho - Integrante / Vania Elisabete Schneider - Coordenador.
-
2001 - 2003
Projeto: Aterramento Celular de Resíduos Sólidos Domésticos em Municípios de Pequeno Porte., Descrição: Aterramento Celular de Resíduos Sólidos Domésticos em Municípios de Pequeno Porte, em duas células-piloto, com diferenciação na impermeabilização (argila e PEAD de alta densidade).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Janaina Ribeiro Velho - Coordenador / Kiara Chies Franzoloso - Integrante / Juliano Cesar Rizzi - Integrante / Neide Pessin - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Superintendência de Recursos Hídricos, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul, Superintendência de Recursos Hídricos. , Rua Nestor Moreira, 719, Nossa Senhora de Lourdes, 95052500 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 32008600, Ramal: 312, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul, SAMAE/CaxiasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Saneamento, Carga horária: 40
Outras informações:
SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Divisão de Planejamento Integrado
Cargo: Técnico em Saneamento
Atividades desenvolvidas: fiscalização de obras em novos loteamentos residenciais quanto a implantação de redes de distribuição de água potável e esgoto cloacal, responsável pelo relatório do SNIS e controle do licenciamento ambiental.
Funções
-Técnica de Saneamento (jan-14 a abr-17)
- Gerente de Recursos Hídricos (abr-17 a abr-2020)
- Diretora da Divisão de Recursos Hídricos (abr-2020 a dez-2020)
- Superintendente de Recursos Hídricos (jan-21 até o presente momento)
2003 - 2005
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul, SAMAE/CaxiasVínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Estágio remunerado, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio remunerado atuando na Divisão de Esgoto e Recursos Hídricos
Atividades desenvolvidas: encaminhamentos de processos burocráticos internos e outras atividades afins; assessoria na elaboração de relatórios de renovação e pedido de licenças ambientais junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM-RS); participação de estudos relacionados a novos recursos hídricos; saídas a campo para levantamentos fotográficos e reconhecimento de áreas.
Atividades
-
05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente para atualização e adequação da LC 246/2005.,Cargo ou função, Membro.
-
04/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA Caxias do Sul.,Cargo ou função, Membro suplente do COMDEMA como representante do SAMAE..
-
06/2017 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA Caxias do Sul.,Cargo ou função, Relatora da Câmara Técnica Jurídica do COMDEMA como representante do SAMAE..
-
04/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA Caxias do Sul.,Cargo ou função, Membro suplente do COMDEMA como representante do SAMAE..
-
12/2016 - 12/2016
Treinamentos ministrados , Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul.,Treinamentos ministrados, Palestrante da SIPAT ? Tema: Segurança do Trabalho
2016 - Atual
Universidade de Caxias do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12
Outras informações:
Universidade de Caxias do Sul
Professora da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Disciplina ministrada: Proteção ao Meio Ambiente (carga horária: 45 horas).
2018 - 2022
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Modalidade I BPG-UCS, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista Modalidade I BPG-UCS
Mestranda em Engenharia e Ciências Ambientais - PPGECAM
2013 - 2013
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Universidade de Caxias do Sul
Bolsista de iniciação científica
Projeto: Ampliação de redes de monitoramento quali-quantitativo das bacias urbanas do município de Caxias do Sul - SEMMA.
Coordenação: Profa. Dar. Vânia Elisabete Schneider
2003 - 2003
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação à Pesquisa - PROBIC/FAPERGS
Universidade de Caxias do Sul
Projeto: Aterramento Celular de Resíduos Sólidos Domésticos em Municípios de Pequeno Porte.
Atividades desenvolvidas: Aprendizado bibliográfico de cunho técnico-científico e desenvolvimento de análises físico-químicas relacionadas ao monitoramento de parâmetros ambientais.
2001 - 2003
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Universidade de Caxias do Sul
Bolsista de Iniciação à Pesquisa - ITI/CNPq
Projeto: Aterramento Celular de Resíduos Sólidos Domésticos em Municípios de Pequeno Porte.
Atividades desenvolvidas: Aprendizado bibliográfico de cunho técnico-científico e desenvolvimento de análises físico-químicas relacionadas ao monitoramento de parâmetros ambientais.
2000 - 2000
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista trabalho, Carga horária: 20
Outras informações:
Universidade de Caxias do Sul
Bolsista Trabalho
Atividades relacionadas: Auxiliar do Laboratório de Saneamento Ambiental.
Atividades
-
09/2022
Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Proteção ao Meio Ambiente - Carga horário: 45 horas
-
09/2021 - 05/2022
Ensino, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Proteção ao Meio Ambiente - 45 horas (UCS CARVI)
-
03/2020 - 03/2021
Ensino, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Proteção ao Meio Ambiente - 45 horas
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Proteção ao Meio Ambiente - Carga horário: 45 horas
-
10/2016 - 12/2016
Ensino, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Proteção ao Meio Ambiente - Carga horário: 45 horas
-
03/2016 - 05/2016
Ensino, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Proteção ao Meio Ambiente - Carga horário: 45 horas
2013 - 2014
Freios ControilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisão de SESMT e Meio Ambiente, Carga horária: 44
Outras informações:
Freios Controil Ltda
Supervisora de SESMT e Meio Ambiente
Atividades desenvolvidas: Gestão de pessoas, elaboração de plano de investimentos em SESMT e Meio Ambiente, participação em perícias trabalhistas, planejamento de SIPAT, atividades relacionadas com PPCI e brigada de incêndio, divisão de tarefas relativas às Normas Regulamentadoras, elaboração de projetos de SESMT e Meio Ambiente.
2013 - 2013
Freios ControilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Engenharia Ambiental, Carga horária: 44
Outras informações:
Freios Controil
Analista Ambiental Pleno
Atividades desenvolvidas: Relatórios trimestrais FEPAM, controles ambientais, relatórios mensais Polícia Federal, elaboração de diagnóstico ambiental, elaboração de cronograma das ações para implantação da ISO 14001.
Atividades
-
10/2013 - 01/2014
Serviços técnicos especializados , Freios Controil LTDA.,Serviço realizado, Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
2008 - 2012
Randon Implementos e ParticipaçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Engenharia Ambiental, Carga horária: 44
Outras informações:
Randon S/A Implementos e Participações
Analista de Engenharia Ambiental
Setor: Segurança e Meio Ambiente ? SSM, com enfoque na área ambiental
Atividades desenvolvidas: controle de documentação dos produtos controlados pela Polícia Federal, atualização de indicadores corporativos relativo à segurança e meio ambiente, controle e atualização de documentação de transporte de resíduos perigosos, confecção de álbuns de acompanhamento das obras de implantação e ampliação do parque fabril da Randon Implementos, elaboração de manual de padronização de cores da fábrica, auxílio na elaboração de artigos e relatórios ambientais.
2006 - 2008
Randon Implementos e ParticipaçõesVínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estágio Remunerado, Carga horária: 44
Outras informações:
Randon S/A Implementos e Participações
Estagiária de Meio Ambiente
Setor: Segurança e Meio Ambiente ? SSM, com enfoque na área ambiental
Atividades desenvolvidas: controle de documentação dos produtos controlados pela Polícia Federal, atualização de indicadores corporativos relativo à segurança e meio ambiente, controle e atualização de documentação de transporte de resíduos perigosos, confecção de álbuns de acompanhamento das obras de implantação e ampliação do parque fabril da Randon Implementos, elaboração de manual de padronização de cores da fábrica, auxílio na elaboração de artigos e relatórios ambientais.
2015 - 2019
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 1
Outras informações:
Coordenação da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Turma 2015 - período de outubro/2015 a abril/2017
Coordenação da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Turma 2016 - período de maio/2017 a outubro/2017
Coordenação da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Turma 2017 - período de maio/2017 a agosto/2018
Coordenação da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Turma 2018 - Período de fevereiro/2018 a maio/2019
2014 - 2019
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
* Integração - Carga horária 4 horas
Períodos: 10/2015 a 10/2015 | 06/2017 a 06/2017
* Disciplina: Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho - Carga horária 20 horas
Períodos: 08/2014 a 09/2014 | 10/2015 a 11/2015 | 07/2016 a 08/2016 | 06/2017 a 06/2017
* Disciplina: Proteção ao Meio Ambiente - Carga horária 48 horas
Períodos: 11/2015 a 03/2016 | 08/2016 a 09/2016 | 06/2017 a 07/2017 (08 horas)
* Disciplina: Metodologia de Pesquisa - Carga horária 04 horas - Período 04/2017 a 04/2017
Professora da Especialização em Logística e Supply Chain (Turma 1/2016)
* Disciplina: Metodologia Científica - Carga horária 16 horas - Período 04/2017 a 05/2017
Atividades
-
11/2015 - 07/2019
Direção e administração, Faculdade da Serra Gaúcha.,Cargo ou função, Coordenação da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Turma 2015.
-
08/2014 - 07/2019
Ensino, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Integração - Carga horária: 04 horas, Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho - Carga horária: 20 horas, Metodologia de Pesquisa - Carga horária: 04 horas, Proteção ao Meio Ambiente - Carga horária: 48 horas
2008 - 2019
Engecont Engenharia Ambiental e Assessoria Contábil LTDAVínculo: Sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: Engenheira Ambiental e Segurança do Trabalho, Carga horária: 2
Outras informações:
Consultoria em engenharia ambiental: licenciamento ambiental, diagnósticos ambientais, elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, adequações e acompanhamento de Licença de Operação, regularização de licenciamento junto ao DEFAP-RS e treinamentos.
Consultoria em engenharia de segurança do trabalho: acompanhamento das ações de PPRA, elaboração de PPRA e treinamentos.
Atividades
-
05/2017
Serviços técnicos especializados , Modelo Pneus LTDA.,Serviço realizado, Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS; Renovação de Licença de Operação.
-
05/2017
Serviços técnicos especializados , L. Nardin Indústria e Comércio do Vestuário LTDA.,Serviço realizado, Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS; Regularização do licenciamento ambiental.
-
04/2017
Serviços técnicos especializados , DLR Automação LTDA.,Serviço realizado, Consultoria Ambiental; Renovação da Licença de Operação; Elaboração e implantação de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS.
-
05/2017 - 05/2017
Serviços técnicos especializados , GPS MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS LTDA.,Serviço realizado, Elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA.
-
10/2016 - 10/2016
Treinamentos ministrados , Danfoss Power Solutions Indústria e Comércio Eletrohidráulica LTDA.,Treinamentos ministrados, Palestrante da SIPAT ? Tema: Comportamento Seguro
-
07/2015 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , Modelo Pneus LTDA.,Serviço realizado, Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
-
01/2010 - 02/2010
Serviços técnicos especializados , Avícola Carrer LTDA.,Serviço realizado, Auditoria Ambiental das condicionantes da Licença de Operação.
2012 - 2015
Escola de Educação Profissional São PelegrinoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Atividades
-
01/2015 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, * Ago a Dez/15: Trabalho de Conclusão de Curso II (orientação) - Carga horária: 50 horas, * Fev a Mai/15: Certificação Ambiental: Sistema de Gestão Ambiental - Carga horária: 50 horas, * Jul a Out/15: Certificação Ambiental: Sistema de Gestão Ambiental - Carga horária: 50 horas, * Mai a Jun/15: Produção Mais Limpa e Créditos de Carbono - Carga horária: 30 horas
-
01/2014 - 12/2014
Ensino,,Disciplinas ministradas, * Jul a Out/14: Certificação Ambiental: Sistema de Gestão Ambiental - Carga horária: 50 horas, * Jul a Set/14: Ecotoxicidade - Carga horária: 30 horas, * Mai a Jul/14: Tópicos Especiais em Controle de Poluição: Novas Tecnologias - Carga horária: 30 horas, * Out a Dez/14: Produção Mais Limpa e Créditos de Carbono - Carga horária: 30 horas
-
02/2013 - 05/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, * Fev a Mai/13: Certificação Ambiental: Sistema de Gestão Ambiental - Carga horária: 50 horas
-
10/2012 - 12/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, * Out a Dez/2012: Licenciamento Ambiental - Carga horária: 30 horas, * Nov a Dez/12: Ética Ambiental - Carga horária: 20 horas
2016 - 2017
Coenpoc Construções LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carga horária: 2
Outras informações:
Fiscalização de obra e elaboração de PCMAT.
Atividades
-
08/2016 - 08/2016
Serviços técnicos especializados , Coenpoc Construções LTDA.,Serviço realizado, Elaboração do Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Janaína Ribeiro Velho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?