Ortenila Sopelsa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente, é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). É líder do grupo de pesquisa "Formação Docente e Práticas Educativas". Atua principalmente nos seguintes temas: construção do projeto político-pedagógico, ensino e aprendizagem, formação inicial e continuada de professores, relações Interpessoais na educação e estudos teóricos e práticas na educação infantil. Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da região Sul - GEPPES SUL, cuja sede é na UNOESC campus de Joaçaba. Pesquisadora associada à rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior - RIPPES - cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora da linha de pesquisa: Formação de Professores do Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Prática de Pesquisa, sediado na UNOESC- Joaçaba.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2000 - 2002

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA UMA PEDAGOGIA DO CORPO HUMANO
ROSÁLIA MARIA RIBEIRO DE ARAGÃO. Bolsista do(a): Universidade do Contestado, UnC, Brasil. Palavras-chave: corpo humano; aprendizagem; Ensino de ciências.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Mestrado em Educação

1994 - 1996

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Didiculdades de Aprendizagem: resposta em um atelier pedagógico,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Miriam Sirley Comiotto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem; Reforço ecolar; Práticas pedagógicas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação.

Especialização em Metodologia das Séries Iniciais

1991 - 1993

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Aulas de reforço contínuo: instrumento facilitador dda aprendizagem dos alunos de 6ª série do CNEC
Orientador: Elizabete Rabaldo Botan

Graduação em Pedagogia

1984 - 1986

Universidade do Oeste de Santa Catarina
Título: Sociologia da Educação
Orientador: Aristides Simadon
Bolsista do(a): Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TREVISOL, M. T. C. ; LAGO, C. ; NARDI, E. L. ; DALPIAZ, L. H. ; ALMEIDA, M. L. P. ; EIDT, P. ; RIBEIRO, R. C. M. ; RIBEIRO, E. R. O. ; SOPELSA, O. . V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias. 2016. (Outro).

NARDI, E. L. ; SCHNEIDER, M. P. ; ALMEIDA, M. L. P. ; TREVISOL, M. T. C. ; FARINON, M. J. ; MELLO, R. O. ; SOPELSA, O. . Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos. 2015. (Outro).

SOPELSA, O. . Coordenadora Geral das apresentações de trabalhos do 4º Colóquio Internacional de Educação - Educação, Diversidade e Ação Pedagógica e 1º Seminário de Estratégias e Ações Multidiscipinares. 2014. (Outro).

SOPELSA, O. . Comissão organizadora do 4º Colóquio Internacional de Educação - educação, diversidade e ação pedagógica e 1º Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares. 2014. (Outro).

SOPELSA, O. . Membro do Comitê Científico. 2013. (Congresso).

SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; TREVISOL, M. T. C. ; SCHNEIDER, M. P. ; NARDI, E. L. ; STRIEDER, R. ; EIDT, P. ; SCHEIBE, Leda . III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. 2011. (Outro).

SOPELSA, O. ; BARETO, D. M. ; GUINDANI, E. R. ; DETONI, M. . II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação. 2009. (Outro).

BARETO, D. M. ; GUINDANI, E. R. ; SOPELSA, O. ; DETONI, M. . II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação. 2009. (Outro).

SOPELSA, O. . Presidente e Coordenação do I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional em Educação. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Reunião Científica da Regional Sul da ANPEd - XII ANPEd Sul.A Educação como formação humana integral no olhar do professor. 2018. (Outra).

Reunião Científica da Regional Sul da ANPEd - XII ANPEd Sul - 48h. 2018. (Outra).

XIV Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. 1) Escola - Trabalho: inclusão social na percepção dos surdos de Capinzal e Ouro (SC), Brasil; 2) Concepções de aprendizagem: na formação inicial de professores e na docência. 2017. (Congresso).

XXIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, VIII Mostra Universitária e III Mostra Teatral.Memórias Pedagógicas, Reconhecimento e Valorização Humana. 2017. (Seminário).

Oficina de Metodologia da Pesquisa no curso de Administração 2h, em 2016/1.Oficina de Metodologia da Pesquisa. 2016. (Oficina).

Oficina de Metodologia da Pesquisa no curso de Comunicação Social 2h, em 2016/1.Oficina de Metodologia da Pesquisa. 2016. (Oficina).

Oficina de Metodologia da Pesquisa no curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais 2h, em 2016/1.Oficina de Metodologia da Pesquisa. 2016. (Oficina).

Oficina de Prática e Investigação Educativa no curso de Informática Licenciatura 2h, em 2016/1.oficina de Prática e Investigação Educativa. 2016. (Oficina).

V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias.Formação continuada na Educação Básica: contribuições do PIBID. 2016. (Outra).

V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias.Experiência educativa e formativa: possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos. 2016. (Outra).

V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias. 2016. (Outra).

V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias.A Interdisciplinaridade no processo de alfabetização. 2016. (Outra).

XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação - ANPEd Sul.A Articulação entre a Educação Superior e o PIBID na Formação Continuada de Professores. 2016. (Outra).

XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação - ANPEd Sul - 40h. 2016. (Outra).

Oficina: Análise das Políticas de Educação: a evolução dos problemas, programas, políticas e investigações (PPPI). 2015. (Oficina).

Oficina: A Neuropsicologia articulada ao desenvolvimento dos processos do ensino e da aprendizagem, curso de Psicologia, 2h.Oficina: A Neuropsicologia articulada ao desenvolvimento dos processos do ensino e da aprendizagem. 2015. (Oficina).

Oficina de Metodologia da Pesquisa, para os cursos de Administração ee Tec. em Processos Gerenciais - 2h.Oficina: Metodologia da Pesquisa. 2015. (Oficina).

Seminário de Políticas e Processos em Educação: perspectivas da educação pública na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos.Coordenação: Sessão de apresentação de estudos temáticos. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos. 2015. (Seminário).

XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. 2015. (Congresso).

XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. A Transdisicplinaridade nos processos do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2015. (Congresso).

XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Relações Interpessoais em uma Instituição de Ensino com Internato: conflitos e mediações. 2015. (Congresso).

XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Assistente em todas as sessões (Conferências plenárias, simósios, mesas de comunicações e pôsteres - 30 horas de atividade acadêmica. 2015. (Congresso).

XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. O restabelecer dos vínculos entre a Ciência, escola e a comunidade através do pensamento complexo. 2015. (Congresso).

XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental: abordagem transdiciplinar. 2015. (Congresso).

XX Seminário de Iniciação Científica,VII Seminário Integrado de Ensino, esquisa e Extensão e V \mostra Universitária: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentáve.Orientadora do rojeto de pesquisa: A transdisciplinaridade como base para a reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental. 2015. (Seminário).

XX Seminário de Iniciação Científica, VII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Mostra Universitária - Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável. 2015. (Seminário).

4º Colóquio Internacional de Educação: educação, diversidade e ação pedagógica e 1º Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares - 24h.Os Processos do Ensino e da Aprendizagem na alfabetização e etramento a partir da Interdisciplinaridade. 2014. (Outra).

4º Colóquio Internacional de Educação: educação, diversidade e ação pedagógica e 1º Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares - 24h. 2014. (Outra).

Desenvolvimento das atividades Pedagógicas 2014/2- Projeto Estratégias e ações multidisciplinares: implicações na qualidade da Educação Básica (CAPES/OBEDUC-UNOESC, Projeto no 12386) - 80h.Desenvolvimento de atividades pedagógicas - 80h. 2014. (Outra).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 1238) - 28h.debatedora na palestra: O Espírito Livre, em 23/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386).Atuou como formadora no Seminário Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386), em 24/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28.atuou como Formadora no Seminário Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) em 10/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: O Pensamento Complexo, em 23/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: Exposição do projeto estratégias e ações multidisciplinares, em 23/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: Exposição do projeto estratégias e ações multidisciplinares, em 19/05/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: Reflexões acerca do Humano e da Educação, em 09/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: O Pensamento Complexo, em 10/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: Exposição do projeto estratégias e ações multidisciplinares, em 09/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.debatedora na palestra: Compreensões dos Processos de Ensino e Aprendizagem, em 24/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: O espírito livre, em 09/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na Palestra: Bases estruturais na Educação Moderna, em 09/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na Palestra: Bases estruturais na Educação Moderna, em 23/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.Debatedora na palestra: Reflexões acerca do Humano e da Educação, em 23/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386) - 28h.debatedora na palestra: Compreensões dos Processos de Ensino e Aprendizagem, em 10/06/2014. 2014. (Seminário).

Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386)- 28h.Debatedora: Compreensões dos Processos de Ensino e aprendizagem. 2014. (Seminário).

III Congresso Internacional Matéria-Prima 2014: Práticas das Artes Visuais no Ensino Básico Secundário- 32h. A Interdisciplinaridade nos processosdo ensino e da aprendizagem de arte, matemática e língua portuguesa no Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).

X Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - reunião científica regional da Anped - 24h. 2014. (Seminário).

X Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - reunião científica regional da Anped- 24h.Os Desafios do Ensino e da Aprendizagem na Matemática no Contexto Histórico-Cultural e a Constituição dos Saberes Docentes. 2014. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- Endipe - 28h. 2014. (Encontro).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- Endipe - 28h.Observatório da Educação e Formação de Professores: relato de investigações. 2014. (Encontro).

Educação em Tempos de Mudança - 3h. 2013. (Seminário).

Seminário Avançado - Café com Filosofia - leituras sobre hannah Arendt e Richard Rorty e a Educação - 03h. 2013. (Seminário).

Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul - 16h.Atitude Transdiciplinar: possibilidade de criação de ambientes colaborativos no Ensino Fundamental. 2013. (Simpósio).

XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013; II Se minário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Ed Educação - SIRSSE; IV Semnário Interncional sobre Profissionalização docente - SIPD/Cétedra Unesco. 2013. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013; II Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Ed Educação - SIRSSE; IV Semnário Interncional sobre Profissionalização docente - SIPD/Cétedra Unesco - 28h. Alfabetização e Letramento nos Processos do Ensino e da Aprendizagem na Educação Infantil: revelando a concepçaõ das professoras. 2013. (Congresso).

XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia - 32h. 2013. (Congresso).

XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia - 32h-. A Trajetória dos Alunos dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: perspectivas para uma educação de qualidade; (mais 3 apresentações). 2013. (Congresso).

XXVI Simpósio Brasileiro de política e Administração da Educação - 28h.GESTÃO ESCOLAR: desafios para a construção de uma educação de qualidade. 2013. (Simpósio).

XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - 28h.Gestão Escolar: Desafios para a construção de uma educação de qualidade. 2013. (Simpósio).

XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação- 28h. 2013. (Simpósio).

XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação- 28h. 2013. (Simpósio).

III Seminário Web Currículo PUC-SP - 28h. 2012. (Seminário).

III Seminário Web Currículo PUC-SP - 28h.A Incorporação dasTIC nos Processo do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2012. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental - desafios à construção da qualidade social da educação escolar (Programa Observatório da Educação) -30h. 2012. (Seminário).

I Semana de Estudos Pedagógicos - 12h. 2012. (Outra).

IX ANPED SUL 2012 - 28h. 2012. (Seminário).

IX Anped Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - 28h.Perspectiva dos Docentes e dos Egressos sobre o curso de Pedagogia da Unoesc. 2012. (Seminário).

IX Anped Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul-28h.A Ação Pedagógica nos Processos do Ensino e da Aprendizagem, na Alfabetização: implicações e desafios. 2012. (Seminário).

V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) - 24h.Avaliação do Impacto das TIC na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental da Educação Básica. 2012. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica e V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - 24h. 2012. (Seminário).

12ª Edição Pedagogia 2011: Encuentro por La Unidad de Los Educadores.A Concepção dos Alunos Egressos do Curso de Pedagogia em Relação à Fornação de Professores e a Constituição dos Saberes para a Prática Pedagógica. 2011. (Encontro).

12ª Edição Pedagogia 2011: Encuentro por La Unidad de Los Educadores. 2011. (Encontro).

III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. 2011. (Outra).

III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental.A Alfabetização nos Anos Iniciais mediada pelo Ensino da Arte. 2011. (Outra).

X Congresso Nacional de Educação - Educere / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Avaliadora de trabalhos - Comitê Científico dos Eventos. 2011. (Congresso).

X Congresso Nacional de Educação - Educere I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. 2011. (Congresso).

XI Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía. Assistente em todas as sessões do Congresso. 2011. (Congresso).

XI Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía. Inclusão Escolar: do reconhecimento da diversidade para a dignidade humana. 2011. (Congresso).

XI Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía. O Ensino da Arte na Alfabetização dos Anos Iniciais: vivências de alunos e professoras na constituição de novos sentidos. 2011. (Congresso).

XI Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía. Processos de Ensino e Aprendizagem de Cursos de Graduação e a Empregabilidade: realidade e desafios. 2011. (Congresso).

XVII Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Concepção dos Alunos Egressos do Curso de pedagogia em relação à formação de professores e a constituição dos saberes para a prática pedagógica. 2011. (Seminário).

XVII Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Seminário).

XXV Simpósio Brasileiro /II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação.Concepção dos Egressos do Curso de pedagogia: uma contribuição para a gestão. 2011. (Simpósio).

XXV Simpósio Brasileiro /II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação. 2011. (Simpósio).

ANPEd SUL. Educação Patrimonial: Formaçõa e Prática Pedagógica. 2010. (Congresso).

Curso Educação, Responsabilidade e Cidadania.Palestra: Educar e Atender. 2010. (Outra).

IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUC/SP.INOVAÇÕES CURRICULARES NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2010. (Encontro).

Reunião Do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - Anped Sul.Reunião Do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação - Anped Sul. 2010. (Outra).

Seminário Avançado.A Profissionalidade Docente na Voz dos Professores. 2010. (Seminário).

II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação. 2009. (Outra).

II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação.O Ensino de Ciências e a Pesquisa na Educação Básica. 2009. (Outra).

IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE / III Encontro Sul-brasileiro de Pisopedagogia Políticas e Práticas Educativas: desafios da aprendizagem. 2009. (Congresso).

IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE / III Encontro Sul-brasileiro de Pisopedagogia Políticas e Práticas Educativas: desafios da aprendizagem. A Inclusão Social de Jovens que apresentamCondutas Típicas por meio do Esporte. 2009. (Congresso).

Workshop: desafios e perspectivas da Pós-graduação em seu Processo de Interiorização - reduzindo assimetrias. 2009. (Outra).

X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. A Inclusão Social e o Desenvolvimento da Aprendizagem dos Alunos com Necessidades Especiais nas Classes Regulares. 2009. (Congresso).

X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho de Braga - Portugal. Assistente em todas as sessões de que constou o Congresso. 2009. (Congresso).

X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho de Braga - Portugal. A Profissionalidade e os Saberes Docentes no Processo do Ensino e da Aprendizagem: com a palavra os professores. 2009. (Congresso).

XV Seminário de Iniciação Científica e II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.A Profissionalidade e os Saberes Docentes na Voz dos Professores da Rede Estadual de Joaçaba, Luzerna e Herval d' Oeste - SC. 2009. (Seminário).

VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - Educere e III Congresso Ibero-americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE. A Profissionalidade Docente na Voz dos Professores da Rede Estadual de Joaçaba. 2008. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - Educere e III Congresso Ibero-americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE. As Metodologias que operam a Mediação Educativa no Ensino Superior. 2008. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - Educere e III Congresso Ibero-americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE. Membro da Comissão Científica do VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - Educere e III Congresso Ibero-americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE. 2008. (Congresso).

VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul 2008.A/C. 2008. (Seminário).

XI Congreso Nacional de Teoría de la Educación. As Práticas Escolares no Ensino Fundamental mediadas pela Política de Igualdade. 2008. (Congresso).

I Colóquio Internacional de Educação e VII Seminário Regional de Educação.Mesa Redonda - Educação, Cidadania e Território. 2007. (Outra).

I Colóquio Internacional de Educação e VII Seminário Regional de Educação.Mesa Redonda - Os Desafios de Ensinar e Aprender na Sala de Aula. 2007. (Outra).

I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional em Educação.Corpo Humano, Ensino, Aprendizagem: Movimento interetivo de diferentes vozes em sala de aula. 2007. (Outra).

Semana da Psicologia.Educação e Saúde: caminhando em busca da integração. 2007. (Seminário).

V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico.Formação Docente e Práticas Educativas. 2007. (Seminário).

V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico. 2007. (Seminário).

58ª Reunião Anual SBPC. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM MOVIMENTO INTERATIVO. 2006. (Congresso).

II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica. Narraticas (auto)biográficas da prática docente - com a voz carregad de teorias. 2006. (Congresso).

VI Seminário Microrregional de Educação.O processo do ensino aprendizagem. 2005. (Seminário).

1ª Conferência Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa.1ª Conferência Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa. 2004. (Outra).

I Encontro Nacional de Líderes de Grupos de Pesquisa.I Encontro Nacional de Líderes de Grupos de Pesquisa. 2004. (Encontro).

V Congresso Internacional de Educação. historicidade e autonomia do sujeito: o papel do processo educativo. 2004. (Congresso).

V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. SENTIDOS E SIGNIFICADOS HISTÓRICOS DE CORPO HUMANO NO PRESENTE. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cristiani Salete da Silva Mota Müller

SOPELSA, O.; NOGARO, A.; DALPIAZ, L. H.. Desenvolvimento dos processos de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental: leitura, escrita e interpretação. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: CLAYTON LUIZ ZANELLA

TREVISOL, M. T. C.; SILVA, A. F. L.;SOPELSA, O.. Concepções de pais de alunos de escolas públicas inseridas em contextos de vulnerabilidade social sobre a ocorrência do fenômeno bullying no ambiente escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Bianca Radel Martins

SOPELSA, O.RIOS, M. P. G.; LAGO, C.. Atividade interdisciplinar no desenvolvimento da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Daniele Lenharo Appolinário

RIOS, M. P. G.; TORTELLA, J. C. B.;SOPELSA, O.. Provinha Brasil: repercurssões nas práticas curriculares da Educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Danieli Vieceli

TREVISOL, M. T. C.; MICHELS, L. R. F.;SOPELSA, O.. Um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem no Instituto Federal Catarinense - IFC - campus de Videira: interfaces com a indisciplina escolar no Ensino Médio integrado. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Sueli Perazzoli Trindade

SOPELSA, O.; ANTUNES, D. D.; EIDT, P.. Atitude Transisciplinar no Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Camila Stefanes Oselame

SOPELSA, O.; LIMA, L. C.. Caminhos e Descaminhos da Metodologia da Pesquisa no Ensino Superior. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Márcia Salete Bomm Lazzarin

SOPELSA, O.RIOS, M. P. G.TREVISOL, M. T. C.. Processos do ensino e da aprendizagem no quarto ano do ensino fundamental: desafios e caminhos para o trabalho interdisciplinar. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: LETICIA SAVARIS

TREVISOL, M. T. C.; TREVISOL, J. V.;SOPELSA, O.. Aprendizagens Significativas: iniciativas escolares inter/multidisciplinares no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Lidia Oliveira Magalhaes

NOGARA, A.;SOPELSA, O.; SUDBRACK, E. M.. As ações preventivas e os procedimentos de cuidado relacionados à saúde desenvolvido por professores que atuam com crianças de 0 a 6 anos de idade que frequentam a educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Michelle Sperotto Bortoncello

TREVISOL, M. T. C.; TOGNETTA, L. R. P.;SOPELSA, O.. Bullying na instituição educativa - autor, alvo, espectador: "de que" e "de quem" estamos falando?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Ernani Mesa Casa

LAGO, C.; BERTICELLI, I. A.;SOPELSA, O.. Os desafios contemporâneos do ensino jurídico. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Carla Fabiana Cazella

SOPELSA, O.RIOS, M. P. G.; LUCKMANN, L. C.. Docência Universitária e inovação pedagógica: desafios da contemporaneidade - um estudo nos cursos de Adminsitração da Unoesc. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Aparecida Pedroso

STRIEDER, R.; NOGARO, A.;SOPELSA, O.. Desejabilidade educativa e aprendente: desafios num cenário social e escoar em metamorfose. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Lizete Camara Hubler

SOPELSA, O.; NOGARO, A.; EIDT, P.. Os Processos do Ensino e da Aprendizagem do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: REGINA ONEDA MELLO

SOPELSA, O.; CAIERAO, I. S.;RIOS, M. P. G.. A relação entre consciência fonológica, alfabetização e a produção de textos espontâneos. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: heliana Lia Tissiane Gobbato

SOPELSA, O.RIOS, M. P. G.TREVISOL, M. T. C.. Alfabetização e Letramento nos Processos de Ensino e da Aprendizagem na Educação Infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Micheli Aline Duarte

SOPELSA, O.; ANTUNES, D. D.; EIDT, P.. A contribuição do exercício físico para qualidade de vida no processo de envelhecimento das mulheres do Programa Ginástica Mulher do município de Pato Branco - PR. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: REGINA ONEDA MELLO

SOPELSA, O.; CAIERAO, I. S.; STRIEDER, R.. Alfabetização e Produção Textual: implicações da consciência fonológica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ana Maria Pasinato Sandi

SOPELSA, O.; EIDT, P.; SOBRAL, F. J. M.. Os Processos do Ensino e da Aprendizagem: concepção de alunos e professores do curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Baseggio Vendruscolo

SOPELSA, O.TREVISOL, M. T. C.RIOS, M. P. G.. A Dinâmica das Relações na Convivência em Internato: concepção de alunos do Instituto Federal Catarinense campus Concórdia. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Dulcemari Vidi silva

SOPELSA, O.; STRIEDER, R.; LOPES, A. R. L. V.. Formação Continuada de Professores de Física: dilemas e possibilidades. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Diogenes Adelurdes Lorenzet Pegoraro

SOPELSA, O.; CAIERAO, I. S.; EIDT, P.. Desafios do professor e do trabalhador-aluno no processo do ensino e da aprendizagem na primeira série do endsino médio noturno. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Wegner Agostini

TREVISOL, M. T. C.SOPELSA, O.; SLONGO, I. I. P.. As Concepções dos Professores de Ciênias sobre o Laboratório Didático e a Experimentação Didática. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Cleidiana Watte

STRIEDER, R.;SOPELSA, O.; NOGARA, A.. As relações humanas no ensino fundamental: limites e possibilidades da educação para a sensibilidadde social. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Diogenes Adelurdes Lorenzet Pegoraro

SOPELSA, O.; CAIERAO, I. S.; EIDT, P.. O Abandono Escolar na Primeira Série do Ensino Médio Noturno: desafios do trabalhador-aluno e de seus professores, nos processos do ensino e da aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Jussara Maria de Farias Bom

EIDT, P.; CAIERAO, I. S.;SOPELSA, O.. Conhecimentos historicamente herdados: um estudo da relação escola e a cultura italiana no município de Celso Ramos (SC). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ana Maria Pereira de Oliveira

SOPELSA, O.RIOS, M. P. G.; MEIRA, M. R.. Arte e educação: uma interface da formação de professoras alfabetizadoras e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Danielly Berneck Côas

TREVISOL, M. T. C.; Katia Regina Frizzo;SOPELSA, O.. O Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) na escola: compreensão de professores do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Douglas Branco de Camargo

SOPELSA, O.RIOS, M. P. G.; SOUSA, K. L. O.. Evasão Escolar na 1ª Série do Ensino Médio: desafio e superações - o caso de Joaçaba, Santa Catarina. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: João Ademir Cancilier

EIDT, P.;SOPELSA, O.; FAVERO, A. A.. A Interferência do Regime Militar e Religiosa no Processo Pedagógico do Grupo Escolar Elpídio Barbosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Andreia Hildebrando dos Santos Salmória

SOPELSA, O.; DURLI, Z.;RIOS, M. P. G.. A Alfabetização nos três primeiros anos do Ensino Fundamental em relação aos Processos do Ensino e da Aprendizagem na voz das professoras. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Piccoli D'Agostini

SOPELSA, O.TREVISOL, M. T. C.; CORDEIRO, M. H.. Compreensão dos Professores que atuam em escola especial em relação a alunos incluídos no ensino regular: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Piccoli D' Agostini

TREVISOL, M. T. C.SOPELSA, O.; CORDEIRO, M. H. B. V.. Concepção de Professoras que atuam na Escola Especial sobre a Inclusão de Alunos no Ensino Regular. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Damir Salete Galeazzi Forner

TREVISOL, M. T. C.SOPELSA, O.; LOPES, A. R. L. V.. Avaliação Processual da Aprendizagem Escolar do Aluno do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: João Ademir Cancilier

HOFF, S.;SOPELSA, O.; PEREIRA, M. F. R.. A Expansão Do Ensino em Fraiburgo: a organização de trabalho pedagógico no Grupo Escolar Elpídio Barbosa. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Simone Teresinha Marangoni

SOPELSA, O.; NOGARO, A.; DURLI, Z.. A Concepção das professoras da Educação Infantil e Ensino fundamental em relação ao Processo que envolve a Alfabetização. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Carmem Salete Webber Karpinski

SOPELSA, O.; HOFF, S.; CAIERAO, I. S.. A Inclusão Social e o Desenvolvimento da Aprendizagem dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Andréa Regina de Almeida Mesquita

SOPELSA, O.; CAIERAO, I. S.; SCHEIBE, Leda. Os Saberes Docentes na Palavra das Professoras Alfabetizadoras. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Monica Teli Moreno da Silva

SOPELSA, O.; MULLER, V. R.; STRIEDER, R.. A Contribuição do Esporte para a Inclusão Social de Jovens. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Simone Terezinha Marangoni

SOPELSA, O.; DURLI, Z.. Banca de qualificação de dissertação: A Concepção das Professoras da Educação Infantil (Pré II), primeiro e segundo ano (anos iniciais), em Relação ao Processo que envolve a Alfabetização. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Aurélio de Mello Ilkiu

STRIEDER, R.; BUENO, A. S.;SOPELSA, O.. Banca de Qualificação de Dissertação: A Incorporação do Pensamento Filosófico Chinês. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marcia Pereira Maziero

TREVISOL, M. T. C.; LOPES, A. R. L. V.;SOPELSA, O.. O Programa de Alfabetização Regional da Unoesc: contribuição para a formação deprofessores do Ensino Fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Maria Alcenir de Carvalho

SOPELSA, O.. Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional: a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho na região da 26ª SDR. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Erika Cristina Celestino Pascoal Maccari

DELIZOICOV, N. C.; HACK, J. R.;SOPELSA, O.. Revista Veja: a propaganda e a sustentabilidade ambiental. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Radel Bortoli Patrzykot

STRIEDER, R.; ORMEZANO, G.;SOPELSA, O.. Arte, Educação e Espiritualidade: possibilidades de vivênciastransdiciplinares pela leitura da imagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elenice Ana kirchner

STRIEDER, R.; EIDT, P.;SOPELSA, O.. Educação em Tempo Integral: um repensar do agir educativo. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Jandira Golçalves de Azevedo Debastiani

STRIEDER, R.; GESSER, V.;SOPELSA, O.. Escola de Período Integral: desafios e perspectivas de aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Adhemar Gonçalves da Silva Júnior

SOPELSA, O.TREVISOL, M. T. C.; HACK, J. R.. O Desenho Animado como Ferramenta Pedagógica para o Desenvolvimento da Moralidade. 2008 - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Radel Bortoli Patrzykot

STRIEDER, R.;SOPELSA, O.; ORMEZANO, G.. Arte, Educação e Espiritualidade: possibilidades de vivências transdisciplinares pela leitura de imagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra Melânia Gressana

SOPELSA, O.. A Compreensão dos graduandos do curso de Pedagogia sobre sua atuação no desenvolvimento moral. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Raylander Alves Righi

SOPELSA, O.. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Educação Física, de Santa Catarina, e suas proposta de organização das atividades escolares e de formação profissional. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Roselange Bárbara Zenere Baretta

SOPELSA, O.. O Estágio Supervisionado na Formação de Professores em diferentes regimes de oferta dos cursos de Pedagogia. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Natalina Salete Bortoncello da Silva

SOPELSA, O.. Filosofia: encantos e desencantos na escola de ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Kátia Maria Tramontini

SOPELSA, O.. Regime nutricional e comportamento alimentar como fatores determinantes de sobrepeso e obesidade em alunos do ensino fundamental em Concórdia-SC. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisc. em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia.

Aluno: Lucivani Gazzóla

SOPELSA, O.. A Educação Patrimonial na Escola: um estudo sobre a percepção dos professores acerca do patrimônio cultural de Joaçaba (SC).. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mary Aparecida Pelegrini

SOPELSA, O.. Formação de professores universitários e a ação docente no processo do ensino e da aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Magna regina Tessaro Barp

SOPELSA, O.. Sexualidade e Educação: o conflito entre o cultural e o biológico na atuação do educador. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Dirceu Luis Cedron

SOPELSA, O.. As relações existentes entre as abordagens pedagógicas da Educação Física e as atividades de ensino do professor de Educação Física. 2007. Dissertação (Mestrado em Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Adhemar Gonçalves da Silva

SOPELSA, O.. o desenho animado como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da moralidade na educação infantil. 2007. Dissertação (Mestrado em Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Roselaine Brabara Zenere

SOPELSA, O.. O estágio supervisionado do Curso de Pedagogia nos seus diferentes regimes de oferta. 2007. Dissertação (Mestrado em Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Neli Angelica Frozza Ariotti

SOPELSA, O.. O sentido da escola para os jovens do Ensino Médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra Melânia Gressana

SOPELSA, O.. A compreensão dos graduandos do curso de Pedagogia sobre sua atuação no desenvolvimento moral. 2007. Dissertação (Mestrado em Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Natalino Pértile

SOPELSA, O.. Concepções dos professores que atuam na Educação Infantil sobre a infância e o desenvolvimento infantil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Scheila Beatriz S

SOPELSA, O.. de Menezes. O aprender e o não aprender na escola: a ótica de alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Josiane Schueda Raiser

SOPELSA, O.. A tridimensionalidade e o professor: relações e interrelações. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.. Elisângela Regina Selli Melz. Contruir conhecimentos vivenciando uma atitude transdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Mirian Terezinha Bolsi

SOPELSA, O.. Concepções de corporeidade de professores da primeira série do Ensino Fundamental - possibilidades, limites e implicações. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marilda Saccol

SOPELSA, O.; SCHEIBE, Leda; LAFFIN, M. H. L. F.. A constituição da Docência de Professoras que Alfabetizam. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Elisângela Regina Selli Melz

SOPELSA, O.. Construir conhecimentos vivenciando uma atitude transdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Ariete Bittencourt Pinto

SOPELSA, O.; FORMAGGIO, F. M.;TREVISOL, M. T. C.. ?REUNIÃO DE PAIS?: um estudo sobre os sentidos atribuídos por pais e professores em relação ao desenvolvimento social, psicológico e cognitivo da criança. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Dulce Joana Weirich

SOPELSA, O.; FORMAGGIO, F. M.; SOBRAL, F. J. M.. A influência da expectativa de pais e professores sobre a aprendizagem das crianças: contribuições da psicopedagogia. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Márcia de Bona Lazari

SOPELSA, O.; FORMAGGIO, F. M.; TECHIO, V. H.. Educação Ambiental: da concepção dos professores às práticas escolares na pré-escola, primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Marly Terezinha Della Latta

SOPELSA, O.; TECHIO, V. H.; MADUREIRA, V. S. F.; STOLBERG, J.. Mortalidade infantil no município de União da Vitória-PR de 1999-2004. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Marcos Dias de Paula

SOPELSA, O.; KEHRIL, R. T.; TRAEBERT, J. L.. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho como motivo de afastamento das funções laborais no município de Concórdia, SC, Brasil, Janeiro de 2000 à Junho de 2003. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Márcia de Bona Lazari

SOPELSA, O.; FORMAGGIO, F. M.; SOUZA, S. C.. Educação Ambiental: da concepção dos professores às práticas escolares na pré-escola, primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Dulce Joana Weirich

SOPELSA, O.; FORMAGGIO, F. M.; LATERMANN, I.. A influência da expectativa de pais e professores sobre a aprendizagem das crianças: contribuições da psicopedagogia. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Luciano Stuepp Cavalcanti

SOPELSA, O.; PERDOMO, C. C.; MARQUES, L. A. S.. Avaliação do Ambiente Organizacional do trabalho e sua relação com o índice de stress dos profissionais de enfermagem do Hospital Uniclínicas de Chapecó-SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Luciano Stuepp Cavalcanti

SOPELSA, O.; PERDOMO, C. C.; MARQUES, L. A. S.. Avaliação do Ambiente Organizacional do trabalho e sua relação com o índice de stress dos profissionais de enfermagem do Hospital Uniclínicas de Chapecó-SC. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Carla Magaly Rossato

SOPELSA, O.; TECHIO, V. H.; BEYER, E. S. W.. A percepção do professor em relação à música como recurso de gerenciamento dos fatores estressantes. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Maria Aparecida Baggio

SOPELSA, O.. O Des(Cuidado) de Si do profissional de enfermagem. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Sheila Crestine Miolo

SOPELSA, O.. Parques infantis: Espaço de Ludicidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Ney Aroldo Auller Fachinello

SOPELSA, O.. A Percepção dos Curadores Populares Sobre Práticas com a Flora Medicinal. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Veronice Burato Sonda

SOPELSA, O.. Formação inicial do Professor: Funções e Desafios das Egressas do Curso Normal em Nível Médio na Prática Pedagógica junto aos Centros Municipais de Educação Infantil do Município de Concórdia. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Samira Abu El Haje Furlan

SOPELSA, O.. Sexualidade e Educação Sexual: Um estudo sobre representações das Acadêmicas do curso de Pedagogia da UnC Concórdia. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Saionara Cecchet

SOPELSA, O.. Qualidade de vida em pacientes submetidos a tratamento quimioterápico. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Jaqueline Simone Canova

SOPELSA, O.. A Influência das Atividades de Ensino Desenvolvidas Durante as Aulas de Biologia para a Compreensão da Sexualidade na Adolescência para os Pais e os Adolescentes. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: ARIETE BITENCOURT PINTO

SOPELSA, O.. A Importância da Reunião de Pais e Professores para o Desenvolvimento Social, Psicológico e Cognitivo das Crianças. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Angela Maria Bavaresco

SOPELSA, O.. Percepções e Motivações de Indivíduos com Tentativa de Suicídio no Extremo-Oeste Catarinense. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Carmem Regina Delziovo

SOPELSA, O.; PENNA, Cláudia Maria de Mattos; VERDI, Marta Inez Machado; SILVA, Maria Elisabeth Kleba da. O programa de saúde da família: percepção de médicos e enfermeiros sobre seu trabalho cotidiano. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Odila Robini de Almeida

SOPELSA, O.; DAMÁZIO, Ademir; GOERGEN, Pedro. O processo de formação do conceito de número pela criança da educação infantil: uma abordagem histórico cultural. 2003. Dissertação (Mestrado em Em Educação) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Natalino Pértile

SOPELSA, O.. Infância e desenvolvimento: um estudo das concepções que os professores de educação infantil possuem e respectivas inplicações pedagógicas. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Scheila B

SOPELSA, O.. S. de Menezes. Concepções de alunos com queixa de dificuldade de aprendizagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Maria Luiza Daufenbach

SOPELSA, O.; MAGELA, Ana Lúcia; GOERGEN, Pedro Laudinor. O stress no cotidiano dos professores. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Geneci Cella Possamai

SOPELSA, O.; ALVAREZ, Angela Maria; MAGELA, Ana Lúcia. O significado do envelhecimento para os idosos. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Cleusa Aparecida Tozzo

SOPELSA, O.; MATTOS, Cláudia Maria da Penna; CADETE, Matilde Meire Miranda. Educação sexual na escola: a parcepção do educando. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Ivana Lima Martins Schneider

SOPELSA, O.; KALININE, Iouri; GÖLLER, Dari Francisco. Pausa para atividade física no período letivo e sua influência na saúde mental dos alunos de 2ª série do ensino fundamental. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

Aluno: Adriana Rovani

SOPELSA, O.. Stress percebido por dirigentes organizacionais no processo estratégico de mudança de lugar de uma cidade inteira. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Aparecida Pedroso

STRIEDER, R.; NOGARO, A.;SOPELSA, O.. Desejabilidade educativa e aprendente: desafios num cenário social e escolar em metamorfose.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Camila Stefanes Oselame

SOPELSA, O.; LIMA, L. C.; ARRUDA, M. A.; GRAUPE, M. E.; LISBOA, M. D.. Caminhos e Descaminhos da Metodologia da Pesquisa no Ensino Superior. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: lídia Olievira Magalhães

NOGARO, A.;SOPELSA, O.; METZER, A. M. C.. As ações preventivas e os procedimentos de cuidado relacionados à saúde desenvolvido por professores que atuam com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade que frequentam a educação infantil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Jussara Maria de Farias Bom

EIDT, P.;SOPELSA, O.; CAIERAO, I. S.. Conhecimentos historicamente herdados: um estudo da relação escola e a cultura italiana no município de Celso Ramos (SC). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Micheli Aline Duarte

SOPELSA, O.; ANTUNES, D. D.. A contribuição do exercício físico para qualidade de vida no processo de envelhecimento das mulheres do Programa Ginástica Mulher do município de Pato Branco - PR. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Biavatti

DAGOSTINI, C. L.;SOPELSA, O.; SEHNEM, S. B.. A Influência da Família no Processo de Aprendizagem da Criança em uma Escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Maiara Lamb

DAGOSTINI, C. L.;SOPELSA, O.; SEHNEM, S. B.. Concepção dos Adolescentes sobre o Casamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Henrique Antunes

SOPELSA, O.. Experiências decorrentes da aposentadoria: um estudo com professores aposentados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.. Seleção de Mestrado em Ciências da Saúde Humana. 2003. Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

SOPELSA, O.. Seleção de mestrado em Ciências da Saúde Humana. 2000. Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

SOPELSA, O.; SCHEIBE, Leda; NARDI, E. L.;TREVISOL, M. T. C.; SCHNEIDER, M. P.;RIOS, M. P. G.; EIDT, P.; STRIEDER, R.. Comissão interna de seleção dos prfessores, coordenadores ou supervisores pedagógicos do ensino fundamental. 2011. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.; NARDI, E. L.; SCHEIBE, Leda;TREVISOL, M. T. C.; SCHNEIDER, M. P.;RIOS, M. P. G.; EIDT, P.; STRIEDER, R.. Comissão interna de seleção dos prfessores, coordenadores ou supervisores pedagógicos do ensino fundamental. 2011. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.. Processo seletivo interno e externo para professores da UnC Concórdia. 2004. Universidade do Contestado - Concórdia-SC.

NARDI, E. L.; SCHNEIDER, M. P.; FARINON, M. J.;SOPELSA, O.; EIDT, P.; STRIEDER, R.; LAGO, C.; BENVENUTTI, D. B.; ROCHA, E. A. C.; SCHEIBE, Leda; DALPIAZ, L. H.; LUCKMANN, L. C.; ALMEIDA, M. L. P.;TREVISOL, M. T. C.. Comissão de avaliação do proesso de seleção para turma XIV/2016 do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado da Unesc. 2016. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

TREVISOL, M. T. C.; EIDT, P.; STRIEDER, R.; LAGO, C.; NARDI, E. L.; SCHEIBE, Leda; DALPIAZ, L. H.; LUCKMANN, L. C.; SCHNEIDER, M. P.; FARINON, M. J.;SOPELSA, O.. Comissão de Avaliação do processo de seleção dos inscritos para a turma XII/2014 do Programa de pós-graduação em Educação - Mestrado. 2014. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.; EIDT, P.; STRIEDER, R.;TREVISOL, M. T. C.; LAGO, C.; NARDI, E. L.; SCHEIBE, Leda; DALPIAZ, L. H.; LUCKMANN, L. C.; SCHNEIDER, M. P.; FARINON, M. J.. Processo seletivo Mestrandos Programa de Mestrado em Educação. 2014. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.TREVISOL, M. T. C.; LAGO, C.; NARDI, E. L.; SCHEIBE, Leda; LUCKMANN, L. C.; SCHNEIDER, M. P.; EIDT, P.; STRIEDER, R.. Processo seletivo Mestrandos Programa de Mestrado em Educação. 2013. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.; NARDI, E. L.; SCHNEIDER, M. P.; EIDT, P.; STRIEDER, R.;TREVISOL, M. T. C.RIOS, M. P. G.; LAGO, C.. Processo seletivo Mestrandos Programa de Mestrado em Educação. 2012. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.. Comissão para o Processo Seletivo dos Mestrandos em Educação. 2011. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.; NARDI, E. L.; SCHEIBE, Leda;TREVISOL, M. T. C.; SCHNEIDER, M. P.;RIOS, M. P. G.; EIDT, P.; STRIEDER, R.. Comissão para o Processo Seletivo dos Mestrandos em Educação. 2010. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.; TREVISOL, J. V.; LOPES, A. R. L. V.; SCHEIBE, Leda;TREVISOL, M. T. C.; DELIZOICOV, N. C.; STRIEDER, R.; HOFF, S.; DURLI, Z.. Comissão do processo seletivo dos candidatos às vagas no Programa de Mestrado em Educação da Unoesc. 2008. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SOPELSA, O.. Comissão de seleção e acompanhamento do processo seletivo Programa de Mestrado em Educação. 2007. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROQUE MORAES

MORAES, R.; ARAGÃO, R. M. R.; OLIVEIRA, L. C. V.; GÓES, M. C. R.; SCHNETZLER, R. P.. Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

LINDAMIR CARDOSO VIEIRA OLIVEIRA

OLIVEIRA, L. C. V.. Ensino de Ciências: para uma pedagogia do humano. 2002 - Universidade Metodista de Piracicaba.

Rosália Maria Ribeiro de Aragão

ARAGÃO, R. M. R.; OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira de; GÓIS, Maria Cecília Rafael de; SCHNETZLER, Roseli Pacheco; MORAES, Roque. Ensino de ciências: para uma Pesagogia do Corpo Humano. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Maria Cecilia Rafael de Góes

ARAGÃO, Rosália M RibeiroGÓES, M. C. R.. Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Roseli Pacheco Schnetzler

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria R; OLIVEIRA, Lindamir Cardoso de; MORAES, Roque. Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rosane Dick Hermes

O Ensino e a Aprendizagem na Educação Infantil a partir da Base Curricular e as Práticas Educativas; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Sandrely Terezinha Silva Bortolotto

Educação Integral: desafios do pensamento complexo; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Simaiqui teresinha dos santos

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Dirlei Weber da Rosa

Inclusão Social de alunos com necessidades especiais possibilidades a partir das aulas de reforço contínuo; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; (Orientador);

Cristiani Salete da Silva Mota Müller

A interdisciplinaridade nos processos de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Bianca Radel Martins

A Atividade Interdisciplinar no Desenvolvimento da Alfabetização no Primeiro ano do Ensino Fundamental; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Sueli Perazzoli Trindade

Atitude Trandisciplinar: possibilidade de criação de ambientes colaborativos no Ensino Fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Juliana Basso Ansiliero

A interdisciplinaridade na alfabetização e letramento em ambientes colaborativos no primeiro ano do ensino fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Márcia Salete Bomm Lazzarin

Processos do ensino e da aprendizagem no quarto ano do ensino fundamental: desafios e caminhos para o trabalho interdisciplinar; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Lizete Camara Hubler

Os processos do ensino e da aprendizagem do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Carla Fabiana Cazella

Docência universitária e inovação pedagógica - Desafios da contemporaneidade: um estudo no curso de Administração da Unoesc; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

REGINA ONEDA MELLO

A Relação entre consciência fonológica, alfabetização e a produção de textos espontâneos; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Micheli Aline Duarte

A contribuição do exercício físico para qualidade de vida no processo de envelhecimento das mulheres do Programa Ginástica Mulher do município de Pato Branco - PR; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Heliana Lia Tissiana Gobbato

Alfabetização e Letramento nos Processos de Ensino e da Aprendizagem na Educação Infantil; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Ana Maria Pasinato Sandi

Os Processos do Ensino e da Aprendizagem: concepções de alunos e professores do curso técnico em agropecuária integrado eo ensino médio; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Diogenes Adelurdes Lorenzet Pegoraro

O Abandono Escolar na Primeira Série do Ensino Médio Noturno: desafios do trabalhador-aluno e de seus professores, nos processos do ensino e da aprendizagem; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Andreia Hildebrando dos Santos Salmória

A Alfabetização nos três primeiros anos do Ensino Fundamental enm relação aos Processos do Ensino e da Aprendizagem na voz das professoras; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Ana Maria Pereira de Oliveira

Arte e Educação: uma interface da formação de professoras alfabetizadoras e alunos dos Anos Inciais do Ensino Fundamental; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Douglas Branco de Camargo

Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Simone Terezinha Marangoni

A Concepção dos Professores da Educação Infantil (Pré II) e do 1º e 2º ano (Ensino Fundamental) em relação ao Processo que envolve a Alfabetização; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Mônica Telli Moreno da Silva

A Contribuição do Esporte para a Inclusão Social dos Jovens; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Carmen Salete Lorenzi Webber

Inclusão Escolar: o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com NEE nas escolas regulares; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Andréa Regina de Almeida Mesquita

Os Saberes Docentes na Voz das Professoras Alfabetizadoras; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dirceu Luiz Cendron

A Relação entre as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar e as Teorias da Educação, nas Atividades de Ensino dos Professores; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Mary Aparecida Pelegrini

Formação de Professores Universitários e Ação nos Processos de Ensino e da Aprendizagem; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Neli Angelica Frozza Ariotti

O Sentido da Escola para Jovens do Ensino Médio; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Ariete Bittencourt Pinto

A importância da reunião de pais e professores para o desenvolvimento social e cognitivo dos filhos/alunos; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Jaqueline Simone Canova

Novas compreensões sobre sexualidade na adolescência desenvolvidas nas aulas de biologia; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Vera Lúcia Pichinin Zago

Conhecendo as vivencias do acadêmico de enfermagem no cuidado com pacientes graves; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Neusa Maria Sopelsa

Considerações osbre o fracasso escolar no olhar da escola e da família; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde Humana) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC,; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Nilva Maria Rebelatto

A importância da linguagem corporal no processo do ensino e da aprendizagem; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marilice Lorensi

Influências das vivências familiares no cotidiano escolar; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Roseli Salete de Rezende Trindade dos Santos

Apesar das pedras no caminho algumas flores ainda florescem; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Nádia Dirlei Redecker

Reflexoes sobre a alfabetização na educação infantil; 2001; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marli Burnier Ussinger

O ensino da matemática a partir de uma mediação coreográfica; 2001; 46 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marli Franke

Distúrbios de comportamento: da família para a escola em uma abordagem psicopedagógica; 2001; 67 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marlene Wiltgen

Literatura: uma sedução à leitura; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Roselei Martini

O jogo como estratégia de aprendizagem significativa no ensino da matemática; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Sandra Maria Cecchi

O faz-de-conta enquanto instrumento pedagógico nba educação infantil; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Sônia Salete de Oliveira

A literatura infantil subsidiando a leitura de mundo na alfabetização; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Sônia Regina Baccin Turmena

O estudo do corpo humano; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Nádia Loini Caster Scheifler

Brincar: o alicerce para o desenvolviemnto infantil; 2001; 57 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marlise Bloss Rockenbach

Ensinar a leitura e a escrita formal é função da educação infantil?; 2001; 57 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Clair Nelci Sonntag

A leitura, a produção de textos e o fantasma da ortografia; ; ; ; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Clália Luciane Schats de Castro

O desafio e a conquista do conhecimento na educação matemática; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Delsi da Costa

A influência dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Edenice Karina Raoschkolb

Educação infantil: perspectivas para uma construção de aprendizagem significativa; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Liane Vizzotto Vendrame

Os fatores sociais e suas implicações no processo de construção do conhecimento na alfabetização; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dirlei Albiero Andrioni

Alfabetização: respeitando as diferenças de ser e de aprender; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Elaine Fátima Aigner Benetti

Indisciplina: : uma abordagem psicopedagógica; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Neusa Pichler Biffi

Afeto e aprendizagem: atenção dos pais - rendimento escolar; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Rosane Fátima Sebem Donatti

A influência dos vínculos familiares na aprendizagem e nas diferentes interações; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Aloana Garcia Bilhan

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEM O COMPORTAMENTO LÚDICO NA CRIANÇA; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Clesi Ana Barrionuevo Brandielli

LITERATURA INFANTIL NO COTIDIANO DO CONHECIMENTO DO ALUNO; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Cleusa Maria Stecanella Pedrozo Souque

DIFICULDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dirlete Marlei Berner

UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Fernanda Xavier Reck

CONSTRUÇÃO DE TEXTOS: UM ESPAÇO ESSENCIAL NA ALFABETIZAÇÃO; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Ivacir Maria Barrionuevo Giachim

ESTUDO DA LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS, COMO UM HÁBITO PRAZEROSO, INFORMATIVO E DINÂMICO; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Joselaine Patricia Knapp Both

A ATIVIDADE E O CÁLCULO MENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Ivete Cechin Lorenzett

A CRIATIVIDADE A DIVERSIDADE E O NOVO NA ESCOLA; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Lucimara Salette Rodrigues

LEITURA: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO; ; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marioni Bortolini Ramos

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO ALUNO LEITOR; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marisete Salvadego

O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LUDICIDADE; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Rafaela Daros

O DESENHO DA CRIANÇA DE SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMO FORMA DE EXPRESSÃO E PRODUÇÃO CONTEXTUALIZADA COM A REALIDADE; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Rosane Dick Hermes

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Sandra Simone Hopner Pierozan

UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CONCÓRDIA; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Silvane de Fátima Baratieri de Lima

O JOGO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Silvio Sonntag

O CANTO E A MÚSICA: AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Simone Mantovani Grezele

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Síria Nair Savoldi de Mattos

EXPECTATIVAS DOS PAIS EM RELAÇÃO OS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CRECHES; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Sirlei Lisane Wedig

ALFABETIZAÇÃO - REPROVAÇÃO: ESTÍMULO, FRACASSO OU EVASÃO ESCOLAR?; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Sônia Aparecida Lamb

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Suleina Fabiana Stockmann

LITERATURA: A ARTE PARA SEDUZIR A LEITURIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Vânia Balbinot

A REPRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Zoleide Ema Heemann

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dulce Joana Weirich

O despertar do desejo de aprender; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Edson Lopes

Possibilitar as crianças o reencontro com a aprendizagem; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Eliana de Abreu

Um encontro comigo mesma; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Elaine Fátima Aigner Benetti

Indisciplina: uma abordagem psicopedagógica; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Filomena Salete Canossa Freyer

Sujeitos; diferentes linguagens; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Janete Gimenez Zanduzzo

A influência das relações intra e interpessoais no desenvolvimento da aprendizagem; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Luciane Costa Garcia

Dificuldades de aprendizagem no campo da educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marivanda Cadore

Além do brincar, o aprender; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

MYRIAN ISABEL SAIS BORGES LASTE

Fatores que concorrem para aprendizagem de uma pessoa; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Patrícia Tomé Sanches Echevenguá

A psicopedagogia auxiliando no distúrbio da fala; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Silvia Cristina Farina dos Santos

A concretização de um sonho: uma experiência psicopedagógica; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Tainara Cristina Nesi

Afetividade e dificuldade de aprendizagem: que relação é essa?; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Telma de Fátima Cunha Suzin

O brincar e a aprendizagem; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Vanessa Damo Curtarelli

Brincar, aprender e crescer (que relação é essa?); 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Vania Aparecida Bucco Giacomin

Os dieferentes saberes no olhar psicopedagógico; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Márcia Regina Rover Castanho

Lúdico: sua influência no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação matemática; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Série Iniciais e Educação Infantil) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Silvia Cristina Farina dos Santos

O entusiasmo em aprender; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Marta Silésia Merlo

A CRIANÇA E O LÚDICO; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Inês Angelina Fávero

AS INFLUÊNCIAS PSICOLÓGICAS, SOCIOLÓGICAS E COGNITIVAS NOS DEPENDENTES DE DROGAS; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dirlei Nardi

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dilce Maria Nardi

DISCRIMINAÇÃO EM SALA DE AULA; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Luísa Fátima Bellincanta Skowronski

A IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA NA APRENDIZAGEM; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Ralf Nicolazzi Garcia

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dirlei Albiero Andrioni

O DESPERTAR DA CRIANÇA PARA A APRENDIZAGEM; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Helena Giuliani Franciscon

Influência das relações intra e interpessoais na aprendizagem; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Jussara Maria de Mattos dos Santos

O jogo dramático nma educação infantil; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Leda Izabel Biffi Spricigo

O DESEJO DE APRENDER E O DESEJO DE ENSINAR; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Adorilde Bedin Giombelli

A construção da identidade na visão sócio histórica do fazer pedagógico; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Terapêutica) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Alexandra Amarante Miranda

INFLUÊNCIA DA LEITURA NA APRENDIZAGEM; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Dulce Joana Weirich

A INFLUÊNCIA DA REPROVAÇÃO NA APRENDIZAGEM; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Lilian Uliano Monticelli

O APRENDER BRINCANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Contestado - Concórdia-SC; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Jaqueline Ferrari

A trandisciplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem no ensino fundamental; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ortenila Sopelsa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosália Maria Ribeiro de Aragão

Ensino de Ciências: para uma Pedagogia do Corpo Humano; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIOS, M. P. G. ; TREVISOL, M. T. C. ; SOPELSA, O. . Ações de escolas da rede pública municipal da mesorregião do oeste de Santa Catarina em prol da qualidade do ensino fundamental. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 21, p. 90-101, 2017.

  • SOPELSA, ORTENILA ; SANTOS, SIMAIQUI TERESINHA DOS ; MELLO, REGINA ONEDA . Tessitura da educação superior e formação continuada de professores: contribuições do PIBID. ROTEIRO (UNOESC) , v. 42, p. 375-392, 2017.

  • SOPELSA, ORTENILA ; MELLO, REGINA ONEDA . Ensino superior, PIBID e formação continuada na educação básica: primeiras aproximações. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 18, p. 277-299, 2017.

  • BENVENUTTI, D. B. ; SOPELSA, O. ; SILVA, M. C. B. . Memórias Pedagógicas, Reconhecimento e Valorização Humana. Revista Querubim (Online) , v. 01, p. 134-139, 2017.

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. . Os textos espontâneos nos processos de alfabetização. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN , v. Extra, p. 36-40, 2017.

  • SOPELSA, O. ; ANSILIERO, J. B. ; MARIANI, I. K. . A interdisciplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem e na formação docente. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN , v. Extra1, p. 97-102, 2017.

  • ANTUNES, D. D. ; SOPELSA, O. . Concepções de aprendizagem: na formação inicial de professores e na docência. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN , v. Extra - 6, p. 319-322, 2017.

  • SOPELSA, O. ; ROSA, D. W. . Escola - trabalho: Inclusão social na percepção de professores, familiares e alunos surdos de capinzal e ouro (sc), Brasil. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN , v. Extra - 8, p. 06-10-10, 2017.

  • SOPELSA, O. ; TREVISOL, M. G. ; MELLO, R. O. . A transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação. Revista de Educação PUC-Campinas , v. 20, p. 95-106, 2015.

  • EIDT, P. ; SOPELSA, O. . O Restabelecer dos vínculos entre a ciência, escola e a comunidade através do pensamento complexo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación , v. 1, p. 260-265, 2015.

  • SOPELSA, O. ; EIDT, P. . Reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental: abordagem transdiciplinar. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN , v. 6, p. 37-41, 2015.

  • RIOS, M. P. G. ; SOUSA, K. L. O. ; SOPELSA, O. ; CASAGRANDE, M. A. . Desafios Contemporâneos para a incorporação das TIC nos Processos do Ensino e da Aprendizagem. Educação e Cultura Contemporânea , v. 11, p. 209-230, 2014.

  • TRINDADE, S. P. ; SOPELSA, O. . A Interdisicplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem de arte, matemática e língua portuguesa no Ensino Fundamental. Matéria-Prima , v. 2 (3), p. 156-167, 2014.

  • RIOS, M. P. G. ; SOPELSA, O. . Implicações das Inovações Curriculares do Curso de Pedagogia na Educação Básica. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 11, p. 55-76, 2013.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; LUCKMANN, L. C. ; GAZZOLA, L. . O Compromisso da Universidade com a Empregabilidade: concepção dos egressos e empregadores. Impulso (Piracicaba) , v. 22, p. 73/22369767-84, 2012.

  • RIOS, M. P. G. ; SOPELSA, O. . O Curso de Pedagogia da Unoesc em Tela: concepção dos docentes e dos egressos.. Roteiro (UNOESC) , v. 36, p. 129-145, 2011.

  • SOPELSA, O. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. . Processos do Ensino e da Aprendizagem na educação Matemática: Concepção de professores e Alunos. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso) , v. 5, p. 30-47, 2010.

  • SOPELSA, O. ; GUINDANI, E. R. . O Olhar dos Alunos do Ensino Superior sobre as Metodologias de Ensino utilizadas pelos professores. Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso) , v. 6, p. 51-69, 2009.

  • SOPELSA, O. ; ARIOTTI, N. A. F. . A Significação do Ensino Médio para os Jovens Alunos. Roteiro (Joaçaba) , v. 32, p. 265-290, 2008.

  • SOPELSA, O. ; HOFF, S. . Entrevista ao Porfessor Héctor Rubén Cucuzza. Roteiro (Joaçaba) , v. 32, p. 291-296, 2008.

  • SOPELSA, O. . O Ensinar e o Aprender no Ensino Fundamental: um movimento interativo com a pesquisa. Sísifo (Lisboa) , v. 04/07, p. 137-146, 2007.

  • SOPELSA, O. . O Ensino e a Aprendizagem de Ciências: uma interação mediada pela pesquisa. Espaço Pedagógico , v. 14, p. 163-177, 2007.

  • SOPELSA, O. . O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru-SP, v. 4, n.1, p. 5-17, 2004.

  • SOPELSA, O. . Da pedagogia da certeza para uma pedagogia da pergunta. Revista da Unisinos, Porto Alegre - RS, v. 1, p. 30-31, 2000.

  • SOPELSA, O. . A emergência da didática como disciplina de natureza epistemológica da Língua Portuguesa. Ágora (Caçador) , Caçador-SC, v. v.7, n.n.2, p. 130-137, 2000.

  • SOPELSA, O. . Educação após Auschwitz: a busca da leveza. Ágora (Caçador) , Concórdia, v. 5, p. 93-96, 1998.

  • HERMES, R. D. ; SOPELSA, O. . Práticas Educativas que Favorecem a Aprendizagem na Educação Infantil: desafios e possíveis caminhos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 134p .

  • SOPELSA, O. ; LAZZARIN, M. S. B. . Processos do Ensino e da Aprendizagem no quarto ano do Ensino Fundamental: desafios e caminhos para o trabalho interdisciplinar. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. 152p .

  • ANSILIERO, J. B. ; SOPELSA, O. . Alfabetização e Letramento: possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 187p .

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. . Alfabetização e Produção Textual: implicações da consciência fonológica.. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1.

  • SOPELSA, O. ; TRINDADE, S. P. . Educação e Pesquisa Participante: um estudo sobre a atitude transdisciplinar no Ensino Fundamental. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. v. 1.

  • SOPELSA, O. . Dificuldades de aprendizagem: resposta em um atelier pedagógico. 2ª. ed. Porto Alegre: Edipuc-RS, 2000. v. 01. 131p .

  • SOPELSA, O. . Dificuldades de aprendizagem: resposta em um atelier pedagógico. 1ª. ed. Porto Alegre: Edipuc-RS, 1998. v. 1. 131p .

  • SOPELSA, O. . Corpo Humano, Ensino, Aprendizagem: movimento interativo de diferentes vozes em sala de aula. In: Ortenila Soplesa; Joviles Vitorio Trevisol. (Org.). Currículo, Diversidade e Políticas Públicas. 1ed.Joaçaba: Unoesc, 2009, v. 1, p. 253-268.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. . A Profissionalidade e os Saberes Docentes na Diversidade do Ensinar e Aprender: com a palavra os professores. In: Ortenila Sopelsa; Joviles Vitorio Trevisol. (Org.). Currículo, Diversidade e Políticas Públicas. Joaçaba: Unoesc, 2009, v. 1, p. 51-681.

  • SOPELSA, O. . A Educação como formação humana integral no olhar do professor. In: Reunião Científica da Regional Sul da ANPEd - XII ANPEd Sul, 2018. Anais do XII ANPEd Sul, 2018.

  • SOPELSA, O. ; BORTOLOTTO, S. T. S. . A EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO OLHAR DO PROFESSOR. In: XII Reunião Científica da ANPEd Sul, 2018, Porto Alegre. Anais da XII Reunião Científica da ANPEd Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2018. v. 1. p. 1-7.

  • SOPELSA, O. ; ANTUNES, D. D. . Concepções de aprendizagem: na formação inicial de professores e na docência. In: XIV Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, 2017, Braga - Portugal. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2017. v. 1.

  • SOPELSA, O. ; ROSA, D. W. . Escola - Trabalho: inclusão social na percepção dos surdos de Capinzal e Ouro (SC), Brasil. In: XIV Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, 2017, Braga - Portugal. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN. Coruña: Universidade da Coruna, 2017.

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. . Os textos espontâneos nos processos de alfabetização. In: XIV CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2017, Braga - Portugal. Anais do Evento. Coruña: Universidade da Coruna, 2017.

  • SOPELSA, O. ; ANSILIERO, J. B. ; MARIANI, I. K. . A interdisciplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem e na formação docente. In: XIV Congreso de Psicopedagogía, 2017, Coruña. Anais do XIV Congreso de Psicopedagogía. Coruña: Universidade da Coruña, 2017. v. 1.

  • SOPELSA, O. . A Articulação entre a Educação Superior e o PIBID na Formação Continuada de Professores. In: XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação - ANPEd Sul, 2016, Curitiba-PR. Anais..., 2016. v. 1. p. 1-16.

  • SIMON, B. R. M. ; SOPELSA, O. . A Interdisciplinaridade no processo de alfabetização. In: V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016. Anais.... Joaçaba: Unoesc, 2016. v. 1. p. 299-308.

  • MELLO, R. O. ; SOPELSA, O. . Formação continuada na Educação Básica: contribuições do PIBID. In: V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016, Joaçaba. Anais.... Joaçaba: Unoesc, 2016. v. 1. p. 259-266.

  • ANSILIERO, J. B. ; SOPELSA, O. . Experiência educativa e formativa: possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos. In: V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016, Joaçaba. Anais.... Joaçaba: Unoesc, 2016. v. 1. p. 277-288.

  • SOPELSA, O. ; CASAGRANDE, M. A. . A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO BASE PARA RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XX Seminário de Iniciação Científica, VII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Mostra Universitária: ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável, 2015, São Miguel do Oeste. Anais do Siepe. Joaçaba: Unoesc, 2015. v. 1. p. 29-29.

  • SOPELSA, O. . A Transdisicplinaridade nos processos do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 68-80.

  • SOPELSA, O. ; VENDRUSCOLO, L. B. ; SANDI, A. M. P. . Relações Interpessoais em uma Instituição de Ensino com Internato: conflitos e mediações. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 81-92.

  • EIDT, P. ; SOPELSA, O. . O restabelecer dos vínculos entre a Ciência, escola e a comunidade através do pensamento complexo. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 93-103.

  • SOPELSA, O. ; EIDT, P. . Reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental: abordagem transdiciplinar. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 104-119.

  • SOPELSA, O. ; ANSILIERO, J. B. . Os Processos do Ensino e da Aprendizagem na Alfabetização e Letramento a partir da Interdisciplinaridade. In: 4º Colóquio Internacional de Educação : educação, diversidade e ação pedagógica e 1º Seminário de Estratégias Multidisciplinares, 2014, Joaçaba. Anais do 4º Colóquio.... Joaçaba: Editora Unoesc, 2014. v. 1. p. 22-32.

  • SOPELSA, O. . A Interdisciplinaridade nos rocessos do Ensino e da Aprendizagem de Arte, Matemática e íngua Portuguesa no Ensino Fundamental. In: III Congresso Internacional Práticas rtisticas no ensino Básico e Secundário, 2014, Lisboa. Matéria-Prima. Lisboa, 2014. v. 1. p. 173-184.

  • SOPELSA, O. . Os Desafios do Ensino e da Aprendizagem na Matemática no Contexto Histórico-Cultural e a Constituição dos Saberes Docentes. In: X Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - reunião científica regional da Anped, 2014, Florianópolis. Anais.... Florianópolis, 2014. v. 1. p. 80-88.

  • LOPES ; LIMA, J. F. ; FRAGA, L. P. ; TREVISOL, M. T. C. ; RIOS, M. P. G. ; SOPELSA, O. ; PEREIRA, P. S. ; ANDRADE, S. V. R. . Painel: Observatório da Educação e Formação de Professores: relato de investigações. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe, 2014, Fortaleza - Ceará. Anais.... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2014. v. 1. p. 33-33.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. . Gestão Escolar: Desafios para a construção de uma educação de qualidade. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação : Anais (recurso eletrônico), 2013. v. 17. p. 1-16.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; RIOS, M. P. G. ; LAGO, C. ; ZANFERARI, E. S. . A Trajetória dos Alunos dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: perspectivas para uma educação de qualidade. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 4486-4501.

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. . As Dificuldades nos Processos da Escrita e da Leitura na Voz das Professoras: alfabetizadoras do primeiro e segundo ano. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 4553-4566.

  • SOPELSA, O. ; LAGO, C. . Os Desafios Multidisciplinares na Educação: perspectivas da condição humana. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 3546-3561.

  • SOPELSA, O. ; PEGORARO, D. A. . A Trama do Abandono Escolar e os Processos do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Mèdio: vez e voz dos professores e alunos. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 3206-3221.

  • SOPELSA, O. ; GOBATTO, E. L. T. . Alfabetização e Letramento nos Processos do Ensino e da Aprendizagem na Educação Infantil: revelando a concepçaõ das professoras. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013; II Se minário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Ed Educação - SIRSSE; IV Semnário Interncional sobre Profissionalização docente - SIPD/Cétedra Unesco, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013; II Se minário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Ed Educação - SIRSSE; IV Semnário Interncional sobre Profissionalização docente - SIPD/Cétedra Unesco. Curitiba: PUC, 2013. v. 1. p. 23999-24015.

  • SOPELSA, O. ; TRINDADE, S. P. . Atitude Transdisciplinar: possibilidade de criação de ambientes colaborativos no Ensino Fundamental. In: Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - região Sul, 2013, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: UFSC, 2013. v. 1. p. 60-71.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. . Perspectiva dos Docentes e dos Egressos sobre o curso de Pedagogia da Unoesc. In: IX ANPED SUL 2012, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL 2012. Caxias do Sul: Universidade Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1-17.

  • SOPELSA, O. ; SALMORIA, A. H. S. . A Ação Pedagógica nos Processos do Ensino e da Aprendizagem, na Alfabetização: implicações e desafios. In: IX ANPED SUL 2012, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL 2012. Caxias do Sul: Universidade Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1-16.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. . Avaliação do Impacto das TIC na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental da Educação Básica. In: V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Joaçaba. Anais do V SIEPE. Joaçaba: Unoesc, 2012. v. 1. p. 1-15.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; SOUSA, K. L. O. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. ; CASAGRANDE, M. A. . A Incorporação dasTIC nos Processo do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. In: III Seminário Web Currículo PUC-SP, 2012, São Paulo. Anais do III Seminário Web Currículo PUC-SP. São Paulo: PUC, 2012. v. 1. p. 1-14.

  • SOPELSA, O. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. ; RIOS, M. P. G. . A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À CONSTITUIÇÃO DOS SABERES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: 12ª Edição Pedagogia 2011: Encuentro por La Unidad de Los Educadores, 2011, Havana. Memórias. Havana: Universidade de Ciências Pedagógicas - UCP Cuba, 2011. v. 01. p. 2100-2114.

  • SOPELSA, O. ; OLIVEIRA, A. M. P. . O Ensino da Arte na Alfabetização dos Anos Iniciais: vivências de alunos e professoras na constituição de novos sentidos. In: XI Congreso Internacional Galego-portugués de Psicopedagoxia, 2011, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. A Coruña: Universidade da Coruña, 2011. v. 1. p. 209-220.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; LUCKMANN, L. C. . Processos de Ensino e Aprendizagem de Cursos de graduação e a Empregabilidade: realidade e desafios. In: XI Congreso Internacional Galego-portugués de Psicopedagoxia, 2011, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. A Coruña: Universidade da Coruña, 2011. v. 1. p. 2151-2162.

  • SOPELSA, O. ; GAZZOLA, L. . Concepção dos Egressos do Curso de Pedagogia: uma contribuição para a gestão. In: XXV Simpósio Brasileiro / II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. Rio do Janeiro: ANPAE, 2011. v. 1. p. 1-15.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. . A Concepção dos Alunos Egressos do Curso de Pedagogia em Relação à Fornação de Professores e a Constituição dos Saberes para a Prática Pedagógica. In: VII SIEPE, 2011, Chapecó. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica e IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Joaçaba: Unoesc, 2011. v. 1. p. 1-15.

  • SOPELSA, O. ; OLIVEIRA, A. M. P. . A Alfabetização nos Anos Iniciais mediada pelo Ensino da Arte. In: III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental, 2011, Joaçaba. Anais do III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. Joaçaba: Unoesc, 2011. v. 01. p. 01-12.

  • SOPELSA, O. ; STRIEDER, R. ; EIDT, P. . Inclusão Escolar: do reconhecimento da diversidade para a dignidade humana. In: XI Congreso Internacional Galego-portugués de Psicopedagoxia, 2011, La Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. La Corunã: Universidade da Coruña, 2011. v. 1. p. 3883-3894.

  • SOPELSA, O. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. . Educação Patrimonial: Formação e Prática Pedagógica. In: ANPEd SUL, 2010, Londrina. Encontro de Pesquisa em Educação da Regão Sul - Anped Sul, 2010. v. VIII. p. 1-15.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; GAZZOLA, L. . Os Saberes Docentes e o Processo do Ensino e da Aprendizagem na Educação Matemática: concepção deprofessores e alunos. In: ANPEd SUL, 2010, Londrina. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul, 2010. v. VIII. p. 1-15.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. . INOVAÇÕES CURRICULARES NO CURSO DE PEDAGOGIA. In: IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUC/SP, 2010, Sâo Paulo. IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUC/SP. São Paulo: Editora PUC/SP, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • SOPELSA, O. . A Profissionalidade e os Saberes Docentes no Processo de Ensino e da Aprendizagem: com a palavra os professores. In: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho de Braga - Portugal, 2009, Braga - Portugal. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: CIEd - Universidade do Minho, 2009. v. 1. p. 751-765.

  • SOPELSA, O. ; KARPINSKI, C. S. W. . A Inclusão Social e o Desenvolvimento da Aprendizagem dos Alunos com Necessidades Especiais nas Classes Regulares. In: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009, Braga. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga - Portugal: CIEd - Universidade do Minho, 2009. v. 1. p. 2292-2303.

  • SILVA, M. T. M. ; SOPELSA, O. . A Inclusão Social de Jovens que apresentam Condutas Típicas por meio do Esporte. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE / III Encontro Sul-brasileiro de Pisopedagogia Políticas e Práticas Educativas: desafios da aprendizagem, 2009, Curitiba - PR. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPR, 2009. v. 1. p. 11.204-11.217.

  • MESQUITA, A. R. A. ; SOPELSA, O. . Os Saberes Docentes e os Fios Condutores do Processo de Ensino e da Aprendizagem. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE / III Encontro Sul-brasileiro de Pisopedagogia Políticas e Práticas Educativas: desafios da aprendizagem, 2009, Curitiba - PR. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba - PR: PUCPR, 2009. v. 1. p. 2.966-2.980.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; GAZZOLA, L. . A Constituição dos Saberes Docentes no Ensino da Matemática: desafios do ensino e da aprendizagem. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE / III Encontro Sul-brasileiro de Pisopedagogia Políticas e Práticas Educativas: desafios da aprendizagem, 2009, Curitiba - PR. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba - PR: PUCPR, 2009. v. 1. p. 1.418-1.430.

  • SOPELSA, O. ; GUINDANI, E. R. . Metodologias utilizadas no Ensino Superior: com a palavra, os alunos. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008, Itajaí. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Pesquisa em Educação e Inserção Social, 2008. v. 1.

  • SOPELSA, O. . As práticas Escolares no Ensino Fundamental mediadas pela Política de Igualdade. In: XI Congresso Nacional de Teoría de la Educación, 2008, Valencia. Educación, Género Y Políticas de Igualdad. Valencia, 2008. v. 1.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. . A Profissionalidade Docente na Voz dos Professores da Rede Estadual, de Joaçaba. In: VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - Educere e III Congresso Ibero-americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE, 2008, Curitiba - PR. Formação de Professores. Curitiba - PR: Editora Champagnat, 2008. v. 1.

  • SOPELSA, O. ; AUGUSTO, M. B. . As Metodologias que operam a Mediação Educativa no Ensino Superior. In: VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - Educere e III Congresso Ibero-americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE, 2008, Curitiba - PR. Formação de Professores. Curitiba - PR: Editora Champagnat, 2008. v. 1.

  • SOPELSA, O. . Corpo Humano, Ensino, Aprendizagem: movimento interativo de diferentes vozes em sala de aula. In: I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional em Educação, 2007, Joaçaba. Anais do I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional em Educação - Educação, Cidadania e Meio Ambiente. Joaçaba - SC: Editora Unoesc, 2007. v. 1. p. 01-15.

  • SOPELSA, O. ; Brancher, Ana Beatriz . Formação Docente e Práticas Educativas. In: V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico, 2007, São Leopoldo - RS. Anais do V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico. São Leopoldo - RS: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2007. v. 1. p. 103-116.

  • SOPELSA, O. . As Práticas Escolares no Processo de Ensinar e Aprender, mediadas pela Investigação. In: VII Congresso Nacional de Educação? Educere ?Saberes Docentes?? Edicação Internacional - V Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar, 2007, Curitiba - PR. VII Congresso Nacional de Educação? Educere ?Saberes Docentes?? Edicação Internacional - V Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar. Curitiba: Editora UnievrsitáriaChampagnat, 2007. v. 1. p. 2451-2467.

  • SOPELSA, O. . O ensino e aprendizagem de ciências: um movimento interativo. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006.

  • SOPELSA, O. ; ARAGAO, R. M. R. . Narrativas (Auto) biográficas da prática docente de ciências - com a voz carregada de teorias .... In: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica, 2006, Salvador. II CIPA, 2006.

  • SOPELSA, O. ; FRANK, Giselda . A construção de um projeto político pedagógico na interação docente no ensino superior. In: V Jornada HISTEDBR, 2005, Sorocaba, SP. V Jornada HISTEDBR, 2005.

  • SOPELSA, O. . O ensino e a aprendizagem mediados pela pesquisa. In: Universidade do Minho, 2005, Braga-PT. VIII Congresso Galaico Portugues-Psicopedagogia, 2005.

  • SOPELSA, O. . A PESQUISA QUALITATIVA E A SOCIALIZAÇÃO DE CORPOS HUMANOS: OUTROSHORIZONTES. OUTROS CONHECIMENTOS. NOVAS EMOÇÕES. In: I CIBRAPEQ, 2004, Taubaté. I CIBRAPEQ, 2004. p. 126-131.

  • SOPELSA, O. . O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa. In: II Incuentro iberoamericano sobre investigación básica en educación en ciencias, 2004, Burgos, ES. Resumenes II Incuentro iberoamericano sobre investigación básica en educación en ciencias, 2004.

  • SOPELSA, O. . Educación y Salud en el Cuerpo Humano Desarrollado en la Clase. In: 9º Congreso Internacional y 1er. Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2003, Guadalajara. 9º Congreso Internacional y 1er. Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2003.

  • SOPELSA, O. . Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano. In: VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa História e Sociedade Educação no Brasil, 2003, Aracajú-SE. A História da Escola Pública no Brasil, 2003. p. 57-59.

  • SOPELSA, O. . Metodologia da insociabilidade no ensino, pesquisa e extensão nos anos iniciais da escolaridade. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2002, Concórdia. Ética e conhecimento na pesquisa no ensino e na aprendizagem, 2002.

  • SOPELSA, O. . Leituras diferenciadas de si próprios: do plano psicológico ao plano sóciolingüístico. In: 13º Cole - Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. 13º Cole. Campinas: UNICAMP, 2001. v. 1.

  • SOPELSA, O. . Para uma pedagogia além do corpo humano. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53ª reunião anual da SBPC. Salvador - Bahia: SBPC, 2001. v. I.

  • SOPELSA, O. . ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PEDAGOGIA DO CORPO HUMANO. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2001, Atibaia-SP. Atas III ENPEC, 2001.

  • SOPELSA, O. . Transformações do capitalismo do mundo do trabalho e da educação. In: V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa: história, sociedade e educação no Brasil, 2001, Campinas. V Semnário Nacional de Estudos e Pesquisa. Campinas: UNICAMP, 2001. v. 1.

  • SOPELSA, O. . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: RESPOSTA EM UM ATELIER PEDAGÓGICO. In: VII Seminário Estadual da Associação Nacional de Pólítica e Administração da Educação ANPAE - Seção São paulo, 2000, São Carlos-SP. Pesquisa em Gestão da Educação: Teorias e P´raticas, 2000.

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. ; FERRARI, J. ; ANSILIERO, J. B. . A transdisciplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem no ensino fundamental. In: XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, 2015, La Coruña. Atas do XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. La Coruña: JNC: PSICOLOXÍA DA EDUCACIÓN, 2015. v. 1. p. 100-103.

  • SOPELSA, O. ; VENDRUSCOLO, L. B. ; SANDI, A. M. P. . Relações interpessoais em uma instituição de ensino com internato: conflitos e mediações. In: XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, 2015, La Coruña. Atas do XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. La Coruña: JNC: PSICOLOXÍA DA EDUCACIÓN, 2015. v. 1. p. 186-188.

  • EIDT, P. ; SOPELSA, O. . O restabelecer dos vínculos entre a ciência, escola e a comunidade através do pensamento complexo. In: XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, 2015, La Coruña. Atas do XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. La Coruña: JNC: PSICOLOXÍA DA EDUCACIÓN, 2015. v. 1. p. 355-356.

  • SOPELSA, O. ; EIDT, P. . Reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental: abordagem transdisciplinar. In: XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, 2015, La Coruña. Atas do XIII Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. La Coruña: JNC: PSICOLOXÍA DA EDUCACIÓN, 2015. v. 1. p. 386-388.

  • BENVENUTTI, D. B. ; SOPELSA, O. ; SILVA, M. C. B. . Memórias Pedagógicas, Reconhecimento e Valorização Humana. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, VIII Mostra Universitária e III Mostra Teatral, 2017, Joaçaba. Anais do SIEPE 2017. Joaçaba: Editora Unoesc, 2017. v. 1.

  • SIMON, B. R. M. ; SOPELSA, O. . A Interdisciplinaridade no processo de alfabetização. In: V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016, Joaçaba. Anais.... Joaçaba: Unoesc, 2016. v. 1. p. 73-73.

  • MELLO, R. O. ; SOPELSA, O. . Formação continuada na Educação Básica: contribuições do PIBID. In: V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016, Joaçaba. anais.... Joaçaba: Unoesc, 2016. v. 1. p. 91-91.

  • ANSILIERO, J. B. ; SOPELSA, O. . Experiência educativa e formativa: possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos. In: V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias, 2016, Joaçaba. Anais.... Joaçaba: Unoesc, 2016. v. 1. p. 90-90.

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. ; FERRARI, J. ; ANSILIERO, J. B. . A Transdisicplinaridade nos processos do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 32-32.

  • SOPELSA, O. ; VENDRUSCOLO, L. B. ; SANDI, A. M. P. . Relações Interpessoais em uma Instituição de Ensino com Internato: conflitos e mediações. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 33-33.

  • EIDT, P. ; SOPELSA, O. . O restabelecer dos vínculos entre a Ciência, escola e a comunidade através do pensamento complexo. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 34-34.

  • SOPELSA, O. ; EIDT, P. . Reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental: abordagem transdiciplinar. In: XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2015, Coruña. Anais.... Coruña: Universidade da Coruña, 2015. v. 1. p. 35-35.

  • SOPELSA, O. ; CASAGRANDE, M. A. . A transdiscipinaridade como base para a reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental. In: XX Seminário de Iniciação Científica,VII Seminário Integrado de Ensino, esquisa e Extensão e V \mostra Universitária: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentáve, 2015, São Miguel do Oeste. Anais do XX SIEPE.... Joaçaba: Unoesc, 2015. v. 1. p. 89-89.

  • SOPELSA, O. ; ANSILIERO, J. B. . Os Processos do Ensino e da Aprendizagem na Alfabetização e Letramento a partir da Interdisciplinaridade. In: 4º Colóquio Internacional de Educação : educação, diversidade e ação pedagógica e 1º Seminário de Estratégias Multidisciplinares, 2014, Joaçaba. Caderno de Resumos IV Colóquio.... Joaçaba: Editora Unoesc, 2014. v. 1. p. 107-10.

  • SOPELSA, O. . A Interdisciplinaridade nos Processos do Ensino e da Aprendizagem de Arte, Matemática e íngua Portuguesa no Ensino Fundamental. In: III Congresso Internacional Práticas rtisticas no ensino Básico e Secundário, 2014, Lisboa. Matéria-Prima. Lisboa, 2014. v. 1. p. 83-83.

  • SOPELSA, O. . Os Desafios do Ensino e da Aprendizagem na Matemática no Contexto Histórico-Cultural e a Constituição dos Saberes Docentes. In: X Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - reunião científica regional da Anped, 2014, Florianópolis. Anais.... Florianópolis, 2014. v. 1. p. 41-41.

  • LOPES ; TREVISOL, M. T. C. ; SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; ANDRADE, S. V. R. ; LIMA, J. F. ; FRAGA, L. P. ; PEREIRA, P. S. . Painel: Observatório da Educação e Formação de Professores: relato de investigações. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe, 2014, Fortaleza - CE. Anais.... Fortaleza - CE: Universidade Estadual do Ceará, 2014. v. 1. p. 19-19.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. . Gestão Escolar: Desafios para a construção de uma educação de qualidade. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação : Anais (recurso eletrônico), 2013. v. 17. p. 1-1.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; RIOS, M. P. G. ; LAGO, C. ; ZANFERARI, E. S. . A Trajetória dos Alunos dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: perspectivas para um aeducação de qualidade. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 213.

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. . As Dificuldades nos Processos da Escrita e da Leitura na Voz das Professoras: alfabetizadoras do primeiro e segundo ano. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 216-216.

  • SOPELSA, O. ; LAGO, C. . Os Desafios Multidisciplinares na Educação: perspectivas da condição humana. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 199-199.

  • SOPELSA, O. ; PEGORARO, D. A. . A Trama do Abandono Escolar e os Processos do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Mèdio: vez e voz dos professores e alunos. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 184-184.

  • SOPELSA, O. ; GOBATTO, E. L. T. . Alfabetização e Letramento nos Processos do Ensino e da Aprendizagem na Educação Infantil: revelando a concepçaõ das professoras. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013; II Se minário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Ed Educação - SIRSSE; IV Semnário Interncional sobre Profissionalização docente - SIPD/Cétedra Unesco, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação - Educere 2013; II Se minário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Ed Educação - SIRSSE; IV Semnário Interncional sobre Profissionalização docente - SIPD/Cétedra Unesco. Curitiba: PUC, 2013. v. 1. p. 198-198.

  • SOPELSA, O. ; ZANFERARI, E. S. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. . A Trajetória dos Alunos dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: perspectivas para uma educação de qualidade na voz dos professores. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e IV Mostra Universitária, 2013, Joaçaba/Xanxerê. Anais.... Joaçaba: Editora Unoesc, 2013. v. 1. p. 22-22.

  • SOPELSA, O. ; SALMORIA, A. H. S. . A Ação Pedagógica nos Processos do Ensino e da Aprendizagem, na Alfabetização: implicações e desafios. In: IX Anped Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Anped Sul. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 10-10.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; SOUSA, K. L. O. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. ; CASAGRANDE, M. A. . A Incorporação dasTIC nos Processo do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. In: III Seminário Web Currículo PUC-SP, 2012, São Paulo. Anais do III Seminário Web Currículo PUC-SP. São Paulo: Editora PUC, 2012. v. 1. p. 20-20.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. . Avaliação do Impacto das TIC na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental da Educação Básica. In: V Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Joaçaba. Anais do V SIEPE. Joaçaba: Editora Unoesc, 2012. v. 1. p. 10-10.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. . Perspectiva dos Docentes e dos Egressos sobre o curso de Pedagogia da Unoesc. In: IX Anped Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX Anped Sul. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 20-20.

  • SOPELSA, O. ; STRIEDER, R. ; EIDT, P. . Inclusão Escolar: do reconhecimento da diversidade para a dignidade humana. In: XI Congreso Internacional Galego-portugués de Psicopedagoxia, 2011, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. A Coruña: Universidade da Coruña, 2011. v. 1. p. 279-279.

  • SOPELSA, O. ; OLIVEIRA, A. M. P. . O Ensino da Arte na Alfabetização dos Anos Iniciais: vivências de alunos e professoras na constituição de novos sentidos. In: XI Congreso Internacional Galego-portugués de Psicopedagoxia, 2011, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. A Coruña: Universidade da Coruña, 2011. v. 1. p. 37-37.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; LUCKMANN, L. C. . Processos de Ensino e Aprendizagem de Cursos de graduação e a Empregabilidade: realidade e desafios. In: XI Congreso Internacional Galego-portugués de Psicopedagoxia, 2011, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. A Coruña: Universidade da Coruña, 2011. v. 1. p. 164-164.

  • SOPELSA, O. ; OLIVEIRA, A. M. P. . A Alfabetização nos Anos Iniciais mediada pelo Ensino da Arte. In: III Colóquio Internacional de Educação I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental, 2011, Joaçaba. Anais do III Colóqui Internacional de Educação. Joaçaba: Editora Unoesc, 2011. v. 1. p. 10-10.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. . A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À CONSTITUIÇÃO DOS SABERES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: 12ª Edicação Pedagogia 2011: Encuentro por La Unidad de Los Educadores, 2011, Havana. Memórias. Havana: Universidade de Ciências Pedagógicas - UCP Cuba, 2011. v. 1. p. 20-20.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. . A Concepção dos Alunos Egressos do Curso de Pedagogia em Relação à Fornação de Professores e a Constituição dos Saberes para a Prática Pedagógica. In: VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, chapecó. Anais do VII Siepe. Joaçaba: Editora Unoesc, 2011. v. 1. p. 20-20.

  • SOPELSA, O. ; GAZZOLA, L. . Concepção dos Egressos do Curso de Pedagogia: uma contribuição para a gestão. In: XXV Simpósio Brasileiro / II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. Rio de Janeiro: Anpae, 2011. v. 1. p. 20-20.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; GAZZOLA, L. . Educação Patrimonial: Formação e Prática Pedagógica. In: Anped Sul 2010, 2010, Londrina. Encontro de Pesquisa em Educação da Regão Sul - Anped Sul. Londrina, 2010. v. VIII. p. 25-25.

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. . Inovações Curriculares no Curso de Pedagogia. In: IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUC/SP, 2010, São Paulo. ANAIS DO IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUC/SP. São Paulo: PUC/SP, 2010. v. 1. p. 10-10.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; GAZZOLA, L. . Os Saberes Docentes e o Processo do Ensino e da Aprendizagem na Educação Matemática: concepção deprofessores e alunos. In: Anped Sul 2010, 2010, Londrina. Encontro de Pesquisa em Educação da Regão Sul - Anped Sul, 2010. v. VIII. p. 10-10.

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; ANTUNES, M. H. . A Profissionalidade e os Saberes Docentes na Voz dos Professores da Rede Estadual de Joaçaba, Luzerna e Herval d'Oeste. In: XV Seminário de Iniciação Científica e II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Joaçaba - SC. XV Seminário de Iniciação Científica. Joaçaba: Unoesc, 2009. v. 1.

  • SOPELSA, O. . VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul 2008. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul 2008, 2008, Itajaí - SC. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul 2008. Itajaí - SC: Univali, 2008. v. 1. p. 1-17.

  • SOPELSA, O. ; Brancher, Ana Beatriz . A Percepção dos Alunos em Relação às Estratégias Metodológicas do Ensino Utilizadas pelos Professores no Ensino Superior. In: V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, 2007, São Leopoldo. Práticas Pedagógicas e Inovação, 2007. v. 1. p. 01-15.

  • SOPELSA, O. ; FRANK, Giselda . A construção de um projeto político pedagógico na interação docente no ensino superior. In: V Jornada HISTEDBR, 2005, Sorocaba, SP. Caderno de Resumos da V Jornada HISTEDBR. Sorocaba: Uniderp, 2005. p. 109-110.

  • SOPELSA, O. . O ensino e a aprendizagem de ciências: uma interação mediada pela pesquisa. In: II Encuesntro Iberoamericano sobre investigacion basica em educacion em ciencias, 2004, Burgos-ES. II Encuesntro Iberoamericano sobre investigacion basica em educacion em ciencias, 2004.

  • SOPELSA, O. . O ensino de ciências: para uma pedagogia do corpo humano. In: V Seminário Nacional de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, 2003, Sergipe. A História da Escola Pública no Brasil, 2003.

  • SOPELSA, O. . As dificuldades de aprendizagem compreendidas a partir do corpo humano. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erechim/RS. I Congresso Internacional das Linguagens, 2002.

  • SOPELSA, O. . Transformações do capitalismo do mundo do Trabalho e da educação. In: V Seminário Nacional de Estudos e Pesquias; História, Sociedade e Educação no Brasil, 2001, Campinas. V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa. Campinas: UNICAMP, 2001. v. 1. p. 32-32.

  • SOPELSA, O. . Difficulties os leaming. In: Nona European Conference Switzeland, 2001, Fribourg. Abstracts - Bridgin instruction to learning. Fribourg: veriag mainz, 2001. p. 156-156.

  • SOPELSA, O. . Leituras diferenciadas e "si próprio"do plano psicológico ao plano sóciolingüístico. In: 13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. 13º COLE. Campinas: UNICAMP, 2001. v. 1. p. 239-239.

  • SOPELSA, O. . Dificuldades de aprendizagem: resposta em um atelier pedagógico. In: IV Jornada Psicopedagógica de E. Psi.B.A., 1998, Buenos Aires. Anais da IV Jornada Psicopedagógia de E.Psi.B.A.. Buenos Aires: E.Psi.B.A, 1998. v. I. p. 14-19.

  • SOPELSA, O. . Leitura diferenciada de si proprio; do plano psicológico ao plano sócio-lingüístico. 13º Cole , p. 239, 2001.

  • BENVENUTTI, D. B. ; SOPELSA, O. . Núcleo de Memórias Pedagógicas de Pós-graduação Stricto Sensu em educação da Unoesc e de Escolas da região Oeste Catarinense. Revista de Educação, Ciência e Cultura , 2018.

  • SOPELSA, O. ; MELO, R. O. . EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID. ROTEIRO , 2017.

  • SOPELSA, O. . A Educação como formação humana integral no olhar do professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; BORTOLOTTO, S. T. S. . A EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO OLHAR DO PROFESSOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . Escola - Trabalho: inclusão social na percepção dos surdos de Capinzal e Ouro (SC), Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOPELSA, O. . Concepções de aprendizagem: na formação inicial de professores e na docência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENVENUTTI, D. B. ; SOPELSA, O. ; SILVA, M. C. B. . Memórias Pedagógicas, Reconhecimento e Valorização Humana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. . A Articulação entre a Educação Superior e o PIBID na Formação Continuada de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELLO, R. O. ; SOPELSA, O. . Formação continuada na Educação Básica: contribuições do PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANSILIERO, J. B. ; SOPELSA, O. . Experiência educativa e formativa: possibilidade da interdisciplinaridade em ambientes colaborativos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMON, B. R. M. ; SOPELSA, O. . A Interdisciplinaridade no processo de alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . A Transdisciplinaridade nos processos do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . Relações Interpessoais em uma Instituição de Ensino com Internato: conflitos e mediações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . O restabelecer dos vínculos entre a Ciência, escola e a comunidade através do pensamento complexo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . Reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental: abordagem transdiciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . Palestra para professores da Rede Municipal de Ensino para os municípios de Concórdia, Joaçaba e Vargem Bonita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, O. . A Interdisciplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem de arte, matemática e língua portuguesa no Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOPELSA, O. . Os Processos do Ensino e da Aprendizagem na Alfabetização e Letramento a partir da Interdisciplinaridade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOPELSA, O. . Os Desafios do Ensino e da Aprendizagem na Matemática no Contexto Histórico-Cultural e a Constituição dos Saberes Docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES ; PARDIM, J. F. S. ; FRAGA, L. P. ; TREVISOL, M. T. C. ; RIOS, M. P. G. ; SOPELSA, O. ; PEREIRA, P. S. ; ANDRADE, S. V. R. . Painel: Observatório da Educação e Formação de Professores: relato de investigações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. . Gestão Escolar: Desafios para a construção de uma educação de qualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOPELSA, O. ; DETONI, M. ; LAGO, C. ; RIOS, M. P. G. ; ZANFERARI, E. S. . A Trajetória dos Alunos dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: perspectivas para uma educação de qualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. . As Dificuldades nos Processos da Escrita e da Leitura na Voz das Professoras: alfabetizadoras do primeiro e segundo ano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; MELLO, R. O. . A Trajetória dos Alunos dos Anos Inciais do Ensino Fundamental: perspectivas para um aeducação de qualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; PEGORARO, D. A. . A Trama do Abandono Escolar e os Processos do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Médio: vez e voz dos professores e alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; LAGO, C. . Os Desafios Multidisciplinares na Educação: perspectivas da condição humana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; GOBATTO, E. L. T. . Alfabetização e Letramento nos Processos do Ensino e da Aprendizagem na Educação Infantil: revelando a concepçaõ das professoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; TRINDADE, S. P. . Atitude Transdisciplinar: possibilidade de criação de ambientes colaborativos no Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. . Perspectiva dos Docentes e dos Egressos sobre o curso de Pedagogia da Unoesc. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. ; SALMORIA, A. H. S. . A Ação Pedagógica nos Processos do Ensino e da Aprendizagem, na Alfabetização: implicações e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; SOUSA, K. L. O. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. . A Incorporação dasTIC nos Processo do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; SOUSA, K. L. O. ; GAZZOLA, L. . Avaliação do Impacto das TIC na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental da Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. . IX Anped Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; LUCKMANN, L. C. . Processos de Ensino e Aprendizagem de Cursos de Graduação e a Empregabilidade: realidade e desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; OLIVEIRA, A. M. P. . O Ensino da Arte na Alfabetização dos Anos Iniciais: vivências de alunos e professoras na constituição de novos sentidos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; STRIEDER, R. . Inclusão Escolar: do reconhecimento da diversidade para a dignidade humana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; GAZZOLA, L. . Concepção dos Egressos do Curso de pedagogia: uma contribuição para a gestão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; ROSSI, M. . Concepção dos Alunos Egressos do Curso de Pedagogia em relação à formação de professores e a constituição dos saberes para a prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . Inclusão Escolar: do reconhecimento da diversidade para a dignidade humana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . A Concepção dos Alunos Egressos do Curso de Pedagogia em Relação à Fornação de Professores e a Constituição dos Saberes para a Prática Pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. ; OLIVEIRA, A. M. P. . A Alfabetização nos Anos Iniciais mediada pelo Ensino da Arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . Educar e Aprender. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, O. . Seminário Avançado: A profissionalidade docente na voz dos professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, O. ; LEHMKUHL, J. M. . O Bem-estar do Professor: uma reflexão em relação ao. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOPELSA, O. . Corpo Humano, Ensino, Aprendizagem: movimento inetrativo de diferentes vozes em sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOPELSA, O. ; Brancher, Ana Beatriz . A Percepção dos Alunos em Relação às Estratégias Metodológicas do Ensino Utilizadas pelos Professores no Ensino Superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. ; Brancher, Ana Beatriz . Formação Docente e Práticas Educativas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOPELSA, O. . As Práticas Escolares no Processo de Ensinar e Aprender, mediadas pela Investigação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOPELSA, O. ; ARAGAO, R. M. R. . Narrativas(auto)biográficas da prática docente de ciências - com a voz carregada de teorias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOPELSA, O. . História da nossa gente. Concórdia: Newsprint, 2015 (Orelha de livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOPELSA, O. . Consultoria junto aos cursos de graduação da Unoesc nos processos educativos. 2007.

SOPELSA, O. . Ad hoc do GT 13 - Educação Fundamental, da avaliação dos trabalhos da Reunião Científica da Regional Sul da ANPEd - XII ANPEd Sul. 2018.

SOPELSA, O. . Assistente do XIV Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. 2017.

SCHNEIDER, M. P. SOUZA, A. R. FERRI, C. LAGO, C. ROCHA, E. A. C. NARDI, E. L. LARRECHEA, E. M. GIACOMAZZO, G. F. VIANA, I. M. T. C. MATOS, I. B. VAZQUES, J. M. PALHARES, J. A. B. SCHEIBE, Leda AGUIAR, L. C. DALPIAZ, L. H. LUCKMANN, L. C. MARTINS, M. F. S. ALMEIDA, M. L. P. TREVISOL, M. T. C. FARINON, M. J. SILVA, M. R. RIOS, M. P. G. SOUZA, N. A. SOPELSA, O. EIDT, P. , et al. RIBEIRO, R. C. M. SILVA, R. R. D. STRIEDER, R. ; Comitê Científico do V Colóquio Internacional de Educação - Eucação e Cidadania: desafios e estratégias. 2016.

SOPELSA, O. ; MATTOS, D. . Revisora ortográfica do livro: História da nossa Gente. 2015.

SOPELSA, O. . Avaliadora de artigo - Revista Educação & Realidade. 2015.

SOPELSA, O. . Revisora ad hoc para a Revista de Educação PUC-Campinas. 2015.

SOPELSA, O. . Revisão ad hoc para a Revista de Educação PUC-Campinas. 2015.

SOPELSA, O. . Revisor ad hoc do artigo: O Papel atribuído à disciplina de Educação Física pela comunidade escolar: estudo de caso descritivo em uma escola pública de Urussanga - SC. 2014.

SOPELSA, O. . Revisora científica ad hoc da Revista de Educação PUC - Campinas. 2014.

SOPELSA, O. . ANPED-Sul/2014- X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2014.

SOPELSA, O. . ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. 2014.

SOPELSA, O. . V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação - ética e política (SEPEDU). 2014.

SOPELSA, O. . Parecerista Revista de Educação PUC-Campinas: Aportes para contextualizar la meritocracia en las politicas y culturas docentes. 2014.

SOPELSA, O. . Revisora ad hoc da Revista Roteiro. Artigo: O Papel atribuído à discilina de Educação Física pela Comunidade Escolar: estudo de caso descritivo em uma escola pública de Urussanga - SC. 2014.

SOPELSA, O. . Parecer ad hoc Revista de Educação PUC Campinas: A Educação Física no Ensino Fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor. 2014.

SOPELSA, O. . Parecer ad hoc Revista de Educação PUC Campinas: A leitura e a escrita em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o material do programa Ler e Escrever: a experiência no 4º e 5º ano. 2014.

SOPELSA, O. . Avaliadora do Relatório de Pesquisa: Os determinantes socioeconômicos familiares no desempenho dos alunos na Prova Brasil - um estudo na Escola Municipal Angelo Anzolin de Vargem Bonita - SC. 2013.

SOPELSA, O. . Membro do Comitê Científico. 2013.

SOPELSA, O. . Comissão Científica do XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIEP-Cátedra UNESCO e II Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e Educação - SIRSSE. 2013.

SOPELSA, O. . Comitê Científico da IX ANPED SUL. 2012.

SOPELSA, O. . Avaliadora artigos Revista Roteiro, ed. 37, n. 1, jan/jun2012, ISSN 0104-4311. 2012.

SOPELSA, O. . X Congresso Nacional de Educação - Educere / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. 2011.

SOPELSA, O. . III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. 2011.

SOPELSA, O. . Avaliação de artigos Revista Roteiro, v. 36, nº 2 jul/dez 2011. 2011.

SOPELSA, O. . Parecerista na edição 35 da revista Roteiro. 2010.

SOPELSA, O. . Parecerista Comissão Científica Anped Sul. 2010.

SOPELSA, O. . Coordenação do Grupo de Trabalho Ensino Básico na Anped Sul. 2010.

SOPELSA, O. . ANPED SUL 2010. 2010.

SOPELSA, O. . ANPED SUL 2010. 2010.

SOPELSA, O. . Mestrado em Educação. 2010.

SOPELSA, O. . ANPED-Sul/2008-VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2008.

SOPELSA, O. ; OUTROS, A. . Livro: História da nossa Gente. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOPELSA, O. . III Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de qualidades do EF - ações e estratégias na escola pública do oeste catarinense: Refletindo sobre interveniências e mediações da organização escolar, da organização didático-pedagógica e da avaliação da aprendizagem na construção da qualidade educacional. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOPELSA, O. . Coordenadora da Mesa redonda: II Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental ? Desafios à Construção da Qualidade Social da Educação Escolar (Programa Observatório da Educação). 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOPELSA, O. ; FERRARI, J. ; MELLO, R. O. . A trandisciplinaridade nos processos do ensino e da aprendizagem no ensino fundamental. 2015. (Relatório de pesquisa).

SOPELSA, O. . Seminário: Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386). 2014. .

SOPELSA, O. . Seminário: Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos da Ciências da Natureza e Liguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense. (Programa Observatório da Educação - OBEDUC, projeto nº 12386). 2014. .

SOPELSA, O. ; TREVISOL, M. G. ; MELLO, R. O. ; CASAGRANDE, M. A. . A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO BASE PARA RECONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Relatório de pesquisa).

SOPELSA, O. ; RIOS, M. P. G. ; GAZZOLA, L. ; DETONI, M. ; ZANFERARI, E. S. . A Trajetória dos Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: perspectivas para uma educação de qualidade. 2013. (Relatório de pesquisa).

SOPELSA, O. . Curso para professores: Estudos, Reflexões e Planejamento de Ações nos Processos do Ensino e da Aprendizgem. 2012. .

SOPELSA, O. . Curso para professores: Estudos, Reflexões e Planejamento de Ações nos Processos do Ensino e da Aprendizgem. 2012. .

SOPELSA, O. ; FISCHER, A. ; NOMA, A. K. ; LOPES, A. R. L. V. ; PAIM, E. ; GUERRA, A. S. ; PESSANHA, E. ; SCHEIBE, Leda ; JACOMELI, M. R. M. ; NASCIMENTO, M. I. M. ; CASTRO, M. L. ; DELIZOICOV, N. C. ; BRITO, S. H. ; ORSO, P. J. ; DURLI, Z. . Revista Roteiro. 2011. (Editoração/Periódico).

SOPELSA, O. . Os processos do ensino e da aprendizagem: desafios e bem estar do professor. 2010. .

SOPELSA, O. . Educar e cuidar na educação infantil. 2010. .

SOPELSA, O. . A Ética e as Relações na Escola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOPELSA, O. . Semana da Psicologia - Mesa Redonda: Educação e Saúde: caminhando em busca da integração. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOPELSA, O. . Educação e saúde no cotidiano da sala de aula. 2003 (Coordenação de Simpósio) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Memória e História da Educação Popular a Partir do Levantamento e Catalogação das Cartas de Carlos Rodrigues Brandão: Contribuições para a Pedagogia Latino-Americana, Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se no campo da história da educação em especial da Educação Popular. Encontra-se alicerçado na área de concentração: Políticas e Processos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e, mais especificamente, na linha de pesquisa: Processos Educativos e memória pedagógica. O projeto tem como principal objetivo mapear, identificar e analisar a história da educação popular em documentos inéditos (cartas, cadernos, agendas, diários) do acervo pessoal do educador Carlos Rodrigues Brandão, assentado em Poços de Caldas/Minas Gerais. Com esse material apresentaremos contribuições para a pedagogia latino-americana com a pretensão de contribuir com o registro de experiências educacionais ainda silenciadas nas produções intelectuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Fernanda dos Santos Paulo - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Integrante / Ivo Dickmann - Integrante / Oscar Jara Holliday - Integrante / Caroline Brunoni - Integrante / Diego Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Núcleo de memória pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc e de escolas de educação básica da região Oeste Catarinense, Descrição: O projeto tem por objetivo geral organizar e implantar um núcleo de memória pedagógica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc e de escolas de educação básica da região oeste catarinense, constituindo possibilidades concretas de investigação e qualificação do contexto escolar. Busca, portanto, disponibilizar à comunidade regional, resultados de estudos e pesquisas acadêmicas que repercutiram positivamente na educação e na elevação cultural da comunidade regional. O desenvolvimento do projeto, consoante procedimentos metodológicos específicos, compreende a seguintes etapas inter-relacionadas: a) catalogação de pesquisas realizadas no PPGEd/Unoesc e seus correspondentes produtos (livros, artigos científicos, dissertações e teses, considerando a primeira década do Programa); b) identificação e recolha de fontes de registro da universidade e das escolas, como: jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, livros de atas, termos de visita às escolas, vídeos de programas de televisão e de palestras, outros registros de práticas pedagógicas realizadas e/ou em curso. Após a localização e a obtenção do acervo, o material será catalogado por categorias: práticas pedagógicas; história da educação; pesquisa-ação e novos métodos; tecnologia na educação básica; temas específicos em diferentes níveis educacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Roque Strieder - Integrante / Paulino Eidt - Integrante / Mauricio João Farinon - Integrante / Dilva Bertoldi Benvenutti - Integrante / Maria Caroline Batista da Silva - Integrante / Marisete Maihack Perondi - Integrante / Mariane Aparecida Talamini Goetten - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Outra.

  • 2015 - 2018

    CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, Descrição: Esta investigação será desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul GEPES SUL, que é vinculado ao GEPES Internacional da UNICAMP, e que vem desenvolvendo pesquisas e estudos sobre a educação superior, tanto em âmbito local e global. Os projetos do PIBID são propostos por instituições de ensino superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob supervisão de professores de educação básica e orientação de professores das IES, objetivando: a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; b) contribuir para a valorização do magistério; c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. (BRASIL,2013). O programa é desenvolvido por meio da articulação entre a IES e o sistema público de educação básica e contempla a inserção dos estudantes de licenciatura nas escolas da rede pública de ensino, espaço privilegiado da práxis docente. A Unoesc aderiu ao programa do PIBID em 2010 e atua hoje em 48 escolas públicas com subprojetos nas áreas de Pedagogia, Educação Física, Ares e Música e História. Cada projeto atua com cinco alunos bolsistas do Curso de Licenciatura e na escola é selecionado um professor para integrar o Programa como co-formador, que é o supervisor, com o objetivo de auxiliar e acompanhar os bolsistas no desenvolvimento de competências docentes. Desenvolvem-se atividades tanto no âmbito específico da área da licenciatura envolvida como também atividades interdisciplinares relacionadas com os projetos desenvolvidos na escola em que os bolsistas atuam, buscando contemplar discussões, reflexões e desenvolvimento de situações de aprendizagem, fortalecendo assim as relações conhecimento/escola/aluno/comunidade. Com o apoio dos supervisores os bolsistas se apropriam da prática pedagógica, e potencializam os estudos teóricos nas intervenções realizadas nas escolas. A intervenção deve promover o desenvolvimento de habilidades e oportunizar vivenciar experiências significativas para quem está iniciando a carreira docente. Os projetos do PIBID organizam a formação acadêmica em movimentos de alternância porque possibilitam integrar teoria e prática em processos de vivência e parcerias no contexto de atuação profissional. Segundo Nóvoa (2009, p.19) ?É preciso passar a formação de professores para dentro da profissão [...], não haverá nenhuma mudança significativa se a comunidade de formadores e de professores não se tornarem mais permeáveis e imbricadas. [...]. O entendimento do contexto em que se dá a formação docente nos leva a compreender como as atividades/ações executadas auxiliam no desenvolvimento dos saberes docentes: quais as necessidades, como se evidenciam e de que forma influenciam na intervenção pedagógica em sala de aula. Diante do exposto o objetivo da presente pesquisa é investigar as contribuições do programa PIBID na formação continuada dos docentes da educação básica. Tendo como problemática: quais as contribuições do programa PIBID na formação continuada dos docentes da educação básica? Na pesquisa serão envolvidos os cursos de pedagogia da Unoesc de Videira, Capinzal, Campos Novos, Xanxerê e São Miguel do Oeste. Em cada município elegemos uma escola de amostra, que será composta pela gestora escolar, a professora supervisora, e um bolsista pibidiano. Somando um total de 5 gestora, 5 professoras supervisoras e 5 bolsistas. Total de 15 participantes. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista semiestruturda A análise dos dados será feita a partir das entrevistas á luz do referencial teórico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / REGINA ONEDA MELO - Integrante / SIMAIQUI TERESINHA DOS SANTOS - Integrante / Daniela Baldissera - Integrante., Financiador(es): FUNDO DE APOIO A PESQUISA - Auxílio financeiro / PIBIC CNPq - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 2013 - 2017

    Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica, Descrição: ?O tempo presente traz desafios, paradoxos e dilemas que parecem maiores que nossa capacidade de enfrentamento. Não estamos sabendo como superá-los, não fomos educados para isso? (SEVERINO, 2002, p. 40). Apesar disso na maioria dos ambientes escolares ainda não se concebe o reconhecimento de que, ?o campo de cada disciplina torna-se cada vez mais estreito, fazendo com que a comunicação entre elas fique cada vez mais difícil, até impossível? (NICOLESCU, 1999, p. 44). Assim a contemporaneidade, dinâmica e mutável requer reflexão, participação e compreensão dos cenários, diferentes do tradicional. Cenários que reclamam diversidade, singularidade ao invés da homogeneização e da normatização abusiva. Novos pilares e princípios precisam ser firmados em substituição aos esquemas fechados e excludentes da razão instrumental. Esses encontram guarida nas possibilidades de ligar e religar as diversas dimensões do conhecimento mesmo que num universo de inacabamento e infinitude. Assim, é cada vez mais necessário superar a fragmentação dos saberes, porque esta ?atrofia as possibilidades de compreensão e de reflexão? (MORIN, 2006, p. 14), e estes saberes fragmentados revelam-se insuficientes para tratar dos graves problemas da atualidade globalizada, ao mesmo tempo que favorecem o enfraquecimento da visão global. Isso implica no enfraquecimento da responsabilidade social e, por conseguinte, da solidariedade, já que ninguém mais se sente compromissado, organicamente, com o outro (MORIN, 2006). Um trabalho para essa reversão exige trabalho coletivo, e este requer a humildade de escuta do outro. Diante disso e em atendendo ao Edital CAPES n. 049/2012 do Programa Observatório da Educação, o projeto de pesquisa, n. 12386, tem por objetivo Investigar, como estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimento das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, podem ser desenvolvidas na Educação Básica, da mesorregião do oeste catarinense, com vistas à melhoria da qualidade da educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Integrante / Maria Teresa Ceron Trevisol - Integrante / Leda Scheibe - Integrante / Roque Strieder - Integrante / Paulino Eidt - Integrante / Luiz Carlos Lückmann - Integrante / clenio lago - Coordenador / Juliana Basso Ansiliero - Integrante / Ana Cavalheiro da Silveira Pilatti - Integrante / Juliana Ferreira de Lima - Integrante / Pamela Cristina Negri - Integrante / Raquel Greggio - Integrante / Tania Ramona Armindo - Integrante / Andressa Sartori - Integrante / Letícia Savaris - Integrante / Andréia de Andrade Moraz - Integrante / Rosane Fátima da Conceição Branco - Integrante / Beatriz de Oliveira - Integrante / Inês Kumeichick - Integrante / Maria Helena Romani - Integrante / Gesiane Saria Secco - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2

  • 2013 - 2014

    A transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental, Descrição: A presente pesquisa visa conhecer e entender a transdisciplinaridade como atitude favorável para reconstrução dos saberes docentes no Ensino fundamental, com o propósito de construir possibilidades para formação de um novo pensar, uma diferente vivência em educação a partir das concepções de vários autores, que discutem sobre a atitude transdisciplinar com vistas a superar o conhecimento científico até então fragmentado e reduzido nas diferentes disciplinas e especialidades. Tem compo obetivo geral: Conhecer e entender a transdisciplinaridade como atitude favorável para reconstrução dos saberes docentes no Ensino fundamental. Objetivos Específicos: 1)Buscar subsídios teóricos para compreender atitude transdisciplinar visando a superação fragmentária e subjetivista da ação docente. 2) Estudar e contextualizar com os acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física a proposta transdisciplinar. 3) Visualizar a atitude transdisciplinar como suporte da formação docente para práticas pedagógicas colaborativas, no Ensino Fundamental. O presente estudo será desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica relacionada à temática em pauta, pois consideramos um dos principais caminhos para atingir novos conhecimentos. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. O propósito do estudo é aprofundar conhecimentos teóricos sobre atitudes transdisciplinares. Seguindo essa linha de pensamento, nós professores/pesquisadores estaremos realizando estudos a fim de compreender como alguns autores concebem a atitude transdisciplinar. Num segundo momento estaremos oportunizando estudos e socializações junto aos alunos da graduação, nos cursos de Letras, Pedagogia e Educação Física, a fim de conhecer e compreender como a atitude transdisciplinar pode ser favorável para reconstrução dos saberes docentes no Ensino Fundamental. A socialização acontecerá no decorrer das aulas semanais durante um semestre letivo. Num terceiro momento estudar e socializar com os fatos/fenômenos da realidade empírica. A escolha das referidas licenciaturas se deve ao fato de os pesquisadores atuarem como professores nos referidos cursos.O estudo se desenvolverá a partir das obras de MORIN(1991 e 2010);CAPRA, (2006); D?AMBROSIO(1997); JAPIASSU (1976); NICOLESCU, (1999); SANTOS, A. (2008); WEIL, P.; D?AMBROSIO, U.; CREMA, R. A.(1993) e outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Mirelle Araujo Casagrande - Integrante / Regina Oneda Mello - Integrante / Marcio Giusti Trevisol - Integrante., Financiador(es): CNPQ - Outra., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2013

    Incidência da Prova Brasil na Avaliação da Aprendizagem do Ensino Fundamental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Integrante / Mônica Piccione Gomes Rios - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2012

    A TRAJETÓRIA DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, Descrição: Esta pesquisa teve objetivo de Investigar os processos do ensino e da aprendizagem no Ensino Fundamental com vistas à educação de qualidade. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Joaçaba, Santa Catarina. Participaram seis professoras, do Ensino Fundamental e a Diretora Pedagógica. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com as envolvidas. Na concepção das professoras, qualidade na educação está atrelada à formação do professor, principalmente a formação continuada, a qual precisa estar comprometida com o coletivo e as especificidades da escola. Enfatizaram a importância de planejamentos e projetos coletivos. Observam que a Prova Brasil deixa a desejar, pois além de ser a mesma para todo país apresenta desarticulação com a realidade do aluno. Das práticas pedagógicas que desencadeiam qualidade na educação destacam: articulação do conteúdo com significado do aluno; ações e experiências adquiridas e vivenciadas por ele; ênfase à leitura, escrita e interpretação; acompanhamento individual do aluno que apresenta dificuldades; espaço para estudos e reflexões coletivas; formação continuada de acordo à demanda dos alunos a fim de compreender os aspectos que afetam os processos do ensino e da aprendizagem e atuar na direção da efetivação da aprendizagem, o que implica a qualidade da educação. Palavras-chave: Qualidade. Educação. Ensino. Aprendizagem. Formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Marilena Detoni - Integrante / Lucivani Gazzola - Integrante / eduardo Sopelsa Zanferari - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste de Santa Catarina - Bolsa.

  • 2011 - 2014

    Indicadores de qualidade do ensino fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014), Descrição: Atendento ao Edital n. 038/2010/CAPES/INEP que regulamenta o Pograma Observatório da Educação, o projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a potencialidade e o alcance das estratégias e ações deflagradas pelas redes e escolas públicas municipais de ensino fundamental da mesorregião Oeste catarinense, no período de 2010 a 2014, visando a melhoria da qualidade educacional apontadas nos indicadores de desenvolvimento da Educação Básica.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Integrante / Maria Teresa Ceron Trevisol - Integrante / Leda Scheibe - Integrante / Roque Strieder - Integrante / Paulino Eidt - Integrante / Mônica Piccione Gomes Rios - Integrante / Marilda Pasqual Schneider - Integrante / Elton Luiz Nardi - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS TIC NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: A pesquisa que se volta para o período de nove anos do ensino fundamental visando a responder a seguinte questão: A incorporação das TIC nos processos do ensino e da aprendizagem no ensino fundamental da educação básica contribui para a aprendizagem dos alunos?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Integrante / Marilena Detoni - Integrante / Lucivani Gazzola - Integrante / Mônica Piccione Gomes Rios - Coordenador / Klinger Luiz de Oliveira Sousa - Integrante., Financiador(es): PIBIC CNPq - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Processos de Ensino e Aprendizagem de Cursos de Graduação e a Empregabilidade: realidade e desafios, Descrição: Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Prática de Ensino. Linha de Pesquisa: Processos Educativos. O contexto educacional brasileiro, considerando a complexidade da sociedade contemporânea, tem sido marcado pela necessidade de mudanças que impliquem melhoria da qualidade social da educação para todos, tendo como perspectiva a inserção no mundo do trabalho e a construção da cidadania participativa. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o perfil de formação mais apropriado para a empregabilidade junto a egressos de 2005 a 2009, dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Engenharia Civil e Publicidade e Propaganda da Graduação da Unoesc de Joaçaba, SC e empregadores da região. A coleta foi realizada por meio de questionário com 150 egressos e entrevista semiestruturada com 10% deles e 10 empreendedores. Para a maioria dos empreendedores, a universidade proporciona aos egressos, fundamentação teórica significativa, porém faz-se necessário, ênfase no desenvolvimento da capacidade criativa, trabalho em equipe, tomada de decisões, planejamento e execução e solução de problemas. Em relação aos egressos, 72% considera que recebeu fundamentação teórica e 28% a prática. Entre todas as formações recebidas ao longo da vida, 58% considera que a que mais contribui foi a graduação. A constatação dessa realidade desencadeará ações na Universidade na perspectiva de superar as lacunas no processo de formação, com vistas à empregabilidade. Palavras Chave: Graduação. Ensino. Aprendizagem. Empregabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Marilena Detoni - Integrante / Lucivani Gazzola - Integrante / Mônica Piccione Gomes Rios - Integrante / Luiz Carlos Lückmann - Integrante / Maiana Rossi - Integrante., Financiador(es): CNPQ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    INOVAÇÕES CURRICULARES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC: CONCEPÇÃO DOS DOCENTES, Descrição: As mudanças na sociedade necessitam que sejam realizadas inovações curriculares, tendo em vista às aprendizagens e a construção da cidadania participativa. O processo de inovação requer compromisso dos educadores envolvidos no processo educativo, como produto da reflexão da realidade interna da instituição, referenciada a um contexto social mais amplo. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar quais são as inovações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, oferecido nos diversos Campi, que implicam o processo de formação dos professores da educação básica com potencial para práticas pedagógicas inovadoras, com vistas à melhoria da qualidade sociocultural da educação. A pesquisa, cuja abordagem será quali/quanti, terá como instrumentos e técnicas de coleta de dados a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, o questionário misto e o grupo focal, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes que atuam no Curso... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Integrante / Marilena Detoni - Integrante / Lucivani Gazzola - Integrante / Mônica Piccione Gomes Rios - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    A concepção dos alunos egressos do curso de pedagogia em relação à formação de professores e a constituição dos saberes para a prática pedagógica, Descrição: Para efeitos dessa pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa, pois envolve valores e sentidos que não podem ser quantificados. Porém, há dados que são passíveis de quantificação e em função disso os dados quantitativos serão incluídos. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral investigar a concepção dos alunos egressos, em relação a sua formação para a prática pedagógica na Educação Básica. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa foram 150 egressos do Curso de Pedagogia da UNOESC do Campus de Joaçaba e de Capinzal (SC), do período de 2004 a 2008. A metodologia utilizada foi um questionário semi aberto com todos os egressos e entrevistas semiestrutadas com 10% deles. O egresso constitui uma das fontes a ser considerada no processo de avaliação da formação de professores. Sabe-se que os saberes necessários para desenvolver as atividades de ensino, na sala de aula, são constituídos no decorrer da formação e vivências do professor. Os saberes docentes, então, são constituídos durante a trajetória de vida do professor. Os dados coletados demonstram que 61% dos egressos reconhecem a contribuição do Curso de Pedagogia no sentido teórico, contudo, apenas 17% dos egressos revelam que o curso de Pedagogia contribui para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico. Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista à formação do exercício da práxis pedagógica em prol das aprendizagens. Sabe-se que o referencial teórico dá sustentação para os pressupostos filosóficos, psicológicos e sociológicos do professor. Mas por si só ele não contribui no desenvolvimento da autonomia e criticidade dos alunos, como também, na ação de ensinar e aprender. O professor precisa estar preparado tanto na reflexão quanto na praticidade das ações do ensinar e aprender, Nesse sentido, os egressos destacam a necessidade de uma formação continuada que contribua para esse cenário presente na escola, atenção maior por parte das políticas públic. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Marilena Detoni - Integrante / Lucivani Gazzola - Integrante / Mônica Piccione Gomes Rios - Integrante / Emanuele Canale - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste de Santa Catarina - Outra., Número de produções C, T & A: 8

  • 2009 - 2010

    A constituição dos saberes docentes no ensino da matemática: desafios do ensino e da aprendizagem, Descrição: A presente pesquisa foi realizada na rede pública Estadual e Municipal, que teve o objetivo de investigar Os Saberes Docentes e o Processo do Ensino e da Aprendizagem na Educação Matemática na Concepção de Professores e Alunos, do Ensino Fundamental, nos municípios de Luzerna, Joaçaba e Herval D´Oeste (SC). Foram envolvidos 15 professores, de 5ª à 8ª série e 150 alunos. A coleta aconteceu mediante questionário com 100% dos alunos e entrevistas semiestruturadas com os professores e 10% dos alunos. A pesquisa foi fundamentada em Vigotski (2003), Tardif (2005), Nóvoa (1995), Lúria (1996), Freire (2007), Lüdke (2001), Micotti (1999) e outros. Os elementos evidenciados indicam como são constituídos os saberes docentes necessários para o ensino da matemática, na realidade do cotidiano escolar vigente. As narrativas dos professores revelam preocupações e inquietações quanto às múltiplas atividades que compete ao professor e que não contribuem para o processo do ensino e da aprendizagem. O número excessivo de alunos, a elevada carga horária e a falta de tempo para desenvolver o trabalho coletivo a favor das diversas dificuldades que emergem no decorrer das aulas são questões acentuadas pela maioria dos professores. Os professores enfatizam, também, que os saberes para tratar das questões humanas, emocionais, que envolvem o processo de ensinar e aprender advém das experiências do dia-a-dia. Na concepção de 77%, dos alunos, a aprendizagem na matemática, acontece mediante a explicação do professor; 23%, dos alunos ficaram divididos entre as aulas práticas, pesquisas, trabalhos coletivos e o uso do livro didático. Isso tudo demanda, principalmente, conhecimento e disponibilidade por parte do professor. Contudo, o conhecimento e a disponibilidade deste estão atrelados à estrutura e ao planejamento institucional. Por isso, enfatizamos a importância do projeto político pedagógico da escola priorizar essas questões, e o poder público viabilizar ações concretas que contemplem tais n. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Marilena Detoni - Integrante / Lucivani Gazzola - Integrante / Marcos Henrique Antunes (Bolsista) - Integrante., Financiador(es): Universidade do Oeste de Santa Catarina - Remuneração.

  • 2009 - 2010

    A constituição dos saberes docentes no ensino da matemática: desafios do ensino e da aprendizagem, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Oeste de Santa Catarina - Remuneração.

  • 2008 - 2009

    Saberes Docentes e Inclusão Social, Descrição: Objetivo Geral Analisar a inclusão social nos saberes docentes e nos instrumentos didáticos de ensino. Objetivos Específicos - Investigar os saberes docentes e os manuais didáticos na efetivação da inclusão social. - Investigar a constituição dos saberes do professor alfabetizador que sustentam suas atividades de ensino. - Identificar a contribuição do esporte na inclusão social dos jovens. - Investigar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com NEE nas classes regulares. - Investigar a concepção dos professores da Educação Infantil(Pré II) e do 1º e 2º ano(Ensino Fundamental) em relação ao processo que envolve a alfabetização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Andrea R. de Almeida Mesquita - Integrante / Monica Telli Moreno da Silva - Integrante / Carmem Salete Lorenzi Webber - Integrante / Simone Teresinha Marangoni - Integrante.

  • 2008 - 2009

    A Profissionalidade Docente na Voz dos Professores da Rede Estadual de Joaçaba, Luzerna e Herval d' Oeste, Descrição: Para desvendar as prerrogativas que envolvem a profissionalidade docente, na voz dos professores, observamos que a pesquisa qualitativa, de caráter narrativo, mostrou-se como melhor caminho. O objetivo da presente pesquisa foi investigar a concepção dos professores do Ensino Fundamental e Médio, da rede Estadual de Ensino, de Joaçaba (SC), em relação à profissionalidade da docência em sala de aula e na vida social desses docentes. Um estudo sobre a trajetória de vida dos professores constitui nova maneira de olhar o desenvolvimento do trabalho docente, que deverá orientar as relações de poder subjacentes à vida desses profissionais. Foram envolvidos na pesquisa 15 professores da rede Estadual de Joaçaba, (SC). A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas, a fim de obter dados mais subjetivos em relação ao tema. Neste artigo, descrevemos as questões sobre: a Profissionalidade Docente; a Especificidade da Ação Docente e os Saberes Docentes. Para a fundamentação teórica utilizamos Nóvoa(2000),Tardif (2002;2005), Saviani (2007,1984) e outros. Pela análise, constatamos o desejo e a dedicação do professor pela sua profissão, mas também e, principalmente, suas angústias, inseguranças e a falta de valorização do professor como pessoa. Evidenciamos a questão dos saberes docentes constituídos ao longo das experiências de vida dos professores. Na concepção destes, a formação universitária contribui mais para o conhecimento técnico da sala de aula e muito pouco para as questões pedagógicas que envolvem o processo do ensino e da aprendizagem. Enfatizam também, a necessidade das Políticas Públicas investirem na Formação Continuada do professor. Do presente estudo, emerge a importância e necessidade da Universidade, voltar-se para esse caráter de pesquisa, a fim de contribuir no processo de ensinar e aprender, na Formação de Professores e no Ensino Básico.Para desvendar as prerrogativas que envolvem a profissionalidade docente, na voz dos professor. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Marilena Detoni - Integrante / Sandino Hoff - Integrante.

  • 2007 - 2008

    A percepção dos alunos em relação às metodologias utilizadas pelos professores, no ensino superior (financiado pela demanda induzida da Unoesc), Descrição: A pesquisa está sendo concluída em dezembro de 2007. O Relatório será elaborado em março de 2008. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Marilena Detoni - Integrante / Evandro Ricardo Guindani - Integrante.

  • 2003 - 2006

    Vida sob lonas: qualidade de vida na concepção dos acampados do movimento dos trabalhadores rurais sem terra, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador.

  • 2003 - 2006

    Novas compreensões sobre a sexualidade na adolescência desenvolvidas nas aulas de biologia, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador.

  • 2001 - 2006

    Inclusão dos portadores de necessidades especiais no ensino regular em uma escola pública municipal, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador.

  • 2001 - 2006

    Programa Multidisciplinar de Orientação à Saúde e Educação para a Escola Básica Municipal Santa Rita, Descrição: O projeto prevê a implantação de um programa multidisciplinar de orientação à saúde e educação a estudantes e familiares vinculados à Escola Básica Municipal Santa Rita, do município de Concórdia, compreendendo aproximadamente 200 famílias. Será desenvolvido em forma de parceria entre a Universidade do Contestado-Campus Concórdia e a Prefeitura Municipal. O presente programa será desenvolvido por meio de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente será realizada a coleta de dados junto a 10% de pais e alunos que integram a comunidade escolar do Bairro Santa Rita para identificar os condicionantes sociais, ambientais e físicos relacionados à saúde e educação. Na seqüência, será implantado o laboratório multidisciplinar para sistematizar as atividades nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer. As ações serão desenvolvidas por professores e universitários dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, História e da Pós-graduação da UnC Concórdia, e, serão constantemente avaliadas através de reuniões e de pesquisa de opinião tendo em vista o atendimento das expectativas dos envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Neusa Maria Sopelsa - Integrante / Cândido Simões Pires Neto - Integrante / Elvira da Silva Lima - Integrante / Rosana Cristina Kohls dos Reis - Integrante / Vinícius Thomé Ferreira - Integrante / Cláudia Cristine Moro - Integrante / Giselda Frank - Integrante / Milton Cléber Amador - Integrante / Vilma Beltrame - Integrante / Arlene Guarese Paz de oliveira - Integrante / Adriana Rovani - Integrante / Filomena Maria Formaggio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2006

    Investigando o que é VIDA?, Descrição: O projeto tem como objetivo buscar entender os motivos pelos quais os seres humanos desvalorizam a VIDA. Partimos do pressuposto de que a disseminação da violência entre jovens e adultos tem relação também com a ação pedagógica/educativa que lhes possa ser oferecida no curso da escolaridade de formação de crianças e de jovens que se constituem efetivamente adultos e cidadãos comuns deste país. A pesquisa será desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa com entrevistas semi-estruturadas e será realizada a partir de amostragens envolvendo estudantes e professores de todos os níveis de ensino da cidade de Concórdia-SC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Integrante / Neusa Maria Sopelsa - Integrante / Rosana Cristina Kohls dos Reis - Integrante / Cláudia Cristine Moro - Integrante / Giselda Frank - Integrante / Filomena Maria Formaggio - Coordenador / Samira Abu El Hage Furlan - Integrante / Odila Rubini de Almeida - Integrante / Maria Luiza Daufenbach - Integrante.

  • 2001 - 2006

    Projeto de educação continuada do ensino superior, Descrição: Estão envolvidos no projeto 23 coordenadores de cursos de graduação e 30 professores do Campus Concórdia da UnC. O projeto proporciona aos docentes da UnC oportunidades de reflexão/ação sobre o processo do ensino e da aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ortenila Sopelsa - Coordenador / Neusa Maria Sopelsa - Integrante / Cláudia Cristine Moro - Integrante / Giselda Frank - Integrante / Filomena Maria Formaggio - Integrante / Rosana Kols - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Oeste de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação. , Rua Getúlio Vargas, n. 2125, Flor da Serra, 89600000 - Joaçaba, SC - Brasil, Telefone: (49) 35512097, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Faculdade Anglicana de Erechim

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor especialização

    Atividades

    • 02/2014 - 03/2014

      Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Neurológicas da Aprendizagem

  • 2006 - Atual

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Educação

    Atividades

    • 01/2017

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas de Pesquisa

    • 08/2011

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa - 4h

    • 02/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Docente Estruturante - NDE, Núcleo Docente Estruturante - NDE.,Atividade realizada, NDE Curso de Pedagogia.

    • 01/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Joaçaba, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial da Revista Roteiro Unoesc e Ciência..

    • 02/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo Pesquisa formação Docente e Práticas de Ensino, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Educação, .,Cargo ou função, Mmebro da Banca do processo seletivo do Mestrado em Educação.

    • 06/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2006

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professora

    • 01/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Comitê de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2016

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas de Pesquisa

    • 01/2016

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação

    • 01/2016

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Escolar

    • 01/2016

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

    • 01/2016

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem

    • 01/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância - Curso de Pedagogia - Capinzal - 60h

    • 01/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (PARFOR)

    • 01/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Docente Estruturante - NDE, Núcleo Docente Estruturante - NDE.,Atividade realizada, NDE Curso de História.

    • 01/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância

    • 01/2011

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem

    • 10/2014 - 12/2014

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

    • 03/2014 - 06/2014

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação

    • 01/2014

      Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Pedagógicos e Metodológicos do Processo Educativo II (PARFOR)

    • 01/2014

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática (PARFOR)

    • 01/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da educação na Infância - 4h

    • 01/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da educação na Infância - turma II - 4h

    • 01/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância - 4h

    • 08/2013 - 10/2013

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa - 4h

    • 08/2013 - 08/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância (CNV37) - 4h, Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância (CZAL37RE4111) - 4h, Psicologia do Desenvolvimento (CZAL456) - 4h

    • 08/2013 - 08/2013

      Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento

    • 05/2013 - 07/2013

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação na Infância (CNV37) - 4h, Fundamentos da Educação na Infância (CZAL37RE3111) - 4h, Pedagogia e Ciência (JBA37N) - 3h

    • 06/2013 - 06/2013

      Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento

    • 03/2013 - 05/2013

      Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento

    • 08/2012 - 09/2012

      Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação na Infância - 4h

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Infância e Desenvolvimento - 4h

    • 02/2011 - 06/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia e Ciência

    • 05/2007 - 12/2010

      Ensino, Formação para o Magistério Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino superior

    • 08/2006 - 12/2010

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação, Educação Institucional e Formação Permanente, Pedagogia e Ciências, Pensamento Pedagógico Brasileiro, Teoria e Metodologia da Educação Infantil II, Teoria e Metodologia do Ensino de Ciências

    • 01/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Unoesc, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica - I Colóquio Internacional de Educação e VII Seminário Regional de Educação.

    • 01/2008

      Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Espaços Educativos

    • 01/2008

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da Educação Infantil, Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância

    • 01/2008

      Ensino, Formação para o Magistério Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

    • 01/2008

      Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior

    • 01/2006

      Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação

  • 1990 - 1994

    CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de ensino, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/1990 - 12/1994

      Direção e administração, Comunitário, Concórdia.,Cargo ou função, Coordenar trabalhos administrativos referentes a vida escola de docentes e discentes.

    • 02/1990 - 12/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Assessoramento pedagógico

    • 02/1990 - 12/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Assessoramento pedagógico

  • 1989 - 2006

    Universidade do Contestado - Concórdia-SC

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2003 - 06/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Estudos, .,Cargo ou função, Coordenadora do grupo de estudos do campus Concórdia da UnC.

    • 06/2002 - 06/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Concórdia, .,Cargo ou função, Coordenadora do Projetos Político Pedagógico da UnC Concórdia.

    • 05/2002 - 06/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Concórdia, .,Cargo ou função, Coordenadora do Progreama de Formação Continuada para Professores do Ensino Superior.

    • 04/2002 - 06/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Pesquisa Diálogos, .,Cargo ou função, Líder de Grupo de Pesquisa.

    • 02/2002 - 06/2006

      Ensino, Ciências da Saúde Humana, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise da Pesquisa Qualitativa, Metodologia da Pesquisa

    • 02/2002 - 06/2006

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 02/1989 - 06/2006

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento infantil, psicologia Geral

    • 01/2002 - 05/2006

      Direção e administração, Campus Concórdia, .,Cargo ou função, Direção acadêmica.

    • 08/2000 - 06/2002

      Ensino, Marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino superior

    • 08/2000 - 06/2002

      Ensino, Série Iniciais e Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de monografias, Metodologia da Pesquisa Científica, Relações intra e inter pessoais

    • 08/2000 - 03/2002

      Ensino, Psicopedagogia Terapêutica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação do relatório, Orientação de estágio, Metodologia da pesquisa

    • 08/1999 - 06/2000

      Extensão universitária , Extensão e Cultura, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Programa de Terceira Idade - UNI 3.

    • 02/1999 - 06/2000

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

    • 02/1989 - 03/1994

      Direção e administração, Curso de Pedagogia, .,Cargo ou função, Coordenadora de curso.

  • 1985 - 1987

    Prefeitura Municipal de Concórdia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Encarregada de setor, Carga horária: 35

    Atividades

    • 09/1985 - 12/1987

      Ensino,,Disciplinas ministradas, orientaçao

    • 09/1985 - 12/1987

      Treinamentos ministrados , Público, Concórdia.,Treinamentos ministrados, Didática, Psicologia

    • 09/1985 - 12/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Público, Concórdia.,Cargo ou função, Consultoria de escrituração escolar.

    • 09/1985 - 12/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Público, Concórdia.,Cargo ou função, Comissão de Planejamento pedagógico.