Elirez Bezerra da Silva

Possui graduação em educação física pela Escola de Educação Física do Exército (1984), graduação em fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina da Reabilitação (1997), mestrado em educação física pela Universidade Gama Filho (1999) e doutorado em educação física pela Universidade Gama Filho (2004). Tem experiência na área de educação física, com ênfase em avaliação e treinamento aeróbio e treinamento de resistência. Tem experiência na área de fisioterapia, com ênfase em avaliação, prevenção e recuperação de lesões traumato-ortopédicas, fisioterapia aplicada a geriatria, cinesioterapia, especialmente a isocinética, e fisioterapia pélvica. É professor visitante do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência do Exercício e do Esporte / Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído na Universidade Santa Úrsula e líder do Grupo de Pesquisa Ciência do Exercício e da Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Física

2000 - 2004

Universidade Gama Filho
Título: EFEITO AGUDO DO AQUECIMENTO ATIVO SOBRE A FORÇA, POTÊNCIA E TRABALHO DE EXTENSÃO ISOCINÉTICA DE JOELHO EM MULHERES JOVENS E SAUDÁVEIS
Paulo Sérgio Chagas Gomes. Palavras-chave: aquecimento; força muscular; isocinético.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Educação Física

1997 - 1999

Universidade Gama Filho
Título: Efeitos da freqüência de treinamento, ritmo e pegada na puxada na barra sobre a força muscular e creatina quinase em conscritos do exército brasileiro.,Ano de Obtenção: 1999
Paulo Sérgio Chagas Gomes.Palavras-chave: creatina; força muscular; freqüência semanal; puxada na barra; pegada.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Fisioterapia

1993 - 1997

Instituto Brasileiro de Medicina da Reabilitaçao

Graduação em Educação Física

1984 - 1984

Escola de Educação Física do Exército

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos. 2009. (Congresso).

Fisioterapia na atenção básica: interações do ensino, serviço e comunidade. 2007. (Encontro).

IV Fórum de Produção Acadêmica FESO.Cinesioterapia isocinética para avaliação e recuperação de lesões músculo-articulares. 2007. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2007. (Congresso).

IV Jornada de Iniciação Científica.Fatores de risco para o hálux valgo em idosos. 2006. (Outra).

IV Jornada de Iniciação Científica.Hálux valgo e o desequilíbrio corporal em idosos. 2006. (Outra).

Semana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional / UCB.Cinesioterapia isocinética e recuperação de lesões músculo-articulares. 2006. (Encontro).

VII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Fatores de risco para o hálux valgo em idosos. 2006. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Hálux valgo e o desequilíbrio corporal em idoso. 2006. (Congresso).

VIII GAMAFISIO. Aptidão física e equilíbrio corporal. 2006. (Congresso).

VIII GAMAFISIO. A pesquisa contribuindo com a fisioterapia. 2006. (Congresso).

VIII GAMAFISIO. Fisioterapia Desportiva. 2006. (Congresso).

IV Jornada da Fisiterapia do Hospital Central Aristarcho Pessoa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.Cinesioterapia, equilíbrio e quedas em idosos. 2005. (Outra).

Seminário de Atualização.Biomecânica da Musculação. 2005. (Seminário).

XII GAMAFISIO. Cinesioterapia, equilíbrio e quedas em idosos. 2005. (Congresso).

XII GAMAFISIO PROFISSIONAL. Cinesioterapia, equilíbrio e quedas em idosos. 2005. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Eletroestimulação neuromuscular transcutânea e dor crônica em pacientes com gonartrose. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sidney Pinto Pereira Rosa

SILVA, A. R.; CHAVES, R.; SEGAL, R. L.;Silva EB. Elaboração de projeto para adequação do ambiente construído físico do Laboratório de Medidas Elétricas I do CEFET-RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Cons) - Universidade Santa Úrsula.

Aluno: Glória de Paula Silva

Silva EB; ABREU, G. R.; VALE, Rodrigo Gomes de Souza. EQUAÇÕES PREDITIVAS PARA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabrielle da Silva Moreira Gomes

FERREIRA, F. P. M.; Furtado HL;Silva EB. Estresse fisiológico induzido por uma simples sessão de exercício combinado na Academia Ar Livre: um estudo em idosos. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sidney Pinto Pereira da Rosa

SILVA, A. R.; CHAVES, R.;Silva EB; SEGAL, R. L.. Adequação ergonômica e de acessibilidade do Laboratório de Medidas Elétricas I do CEFET-RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Cons) - Universidade Santa Úrsula.

Aluno: Fernanda dos Santos Guedes Laboriau

Silva EB; BUNN, P. S.; CHAVES, R.. Gestão do trabalho desenvolvido no Programa Forças no Esporte, para a acessibilidade à saúde, educação e prática esportiva de crianças de 10 a 17 anos: um estudo pré-experimental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Cons) - Universidade Santa Úrsula.

Aluno: Frederico de Oliveira Meirelles

Silva EB; SILVA, J. G.; LIMA, N. S.. Osteopatia e lombalgia. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patricia Zaidan de Barros

Silva EB; SILVA, J. G.;GOMES, P. S. C.. Eletroestimulação, exercícios dos músculos do assoalho pélvico e incontinência urinária. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Cristine Carvalho Muniz e Silva

SILVA, J. G.; CARVALHO, T. L.; NOGUEIRA, L. A. C.;Silva EB. Efeito imediato da liberação miofascial no arco de movimento e na atividade eletromiográfica em pacientes submetidos à artroplastia total de joelho. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Thiago Rebello da Veiga

Silva JG; MAINENTI, M. R. M.; FELICIO, L. R.;Silva EB. Confiabilidade da cinemetria para medir a mobilidade da articulação sacroilíaca. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Cintia Pereira de Souza

Silva EBDESLANDES, A. C.; SILVA, J. G.. Pilates associado à estabilização vertebral versus Pilates clássico na dor lombar crônica em mulheres de 45 a 60 anos: Experimento controldado randomizado. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Othon Luiz Brum Almeida

Silva EB; Silva JG; Pacheco AGF. Comparação dos efeitos agudos dos exercícios aquáticos em piscina aquecida e não aquecida na flexibilidade do quadril em idosos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Thaís Nascimento Albano Falcão

Silva EB; LAZZARINI, L. C.; CAMPOS, H. S.; BOECHAT, N. L. F.. Pneumonia associada à ventilação mecânica: Avaliação da estratégia de prevenção e gravidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner Teixeira dos Santos

MAINENTI, M. R. M.; SILVA, J. G.; VIGARIO, P. S.;Silva EB. Desempenho muscular, composição corporal, dor e funcionalidade em idosos com osteoartrose de joelho. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Renato Sobral Monteiro Junior

Silva EB; RODRIGUES, E. C.; MARANHAO NETO, G. A.. Eficácia do treinamento físico virtual na dor lombar crônica inespecífica, equilíbrio corporal, autonomia funcional e humor de idosas: experimento controlado e randomizado. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Ana Rosa de Sousa Rodrigues

Silva, EB; Silva JG; DESLANGES AC. Efeito da reeducação postural global sobre a flexibilidade, postura e autonomia funcional de idoas. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Olavo Venâncio de Almeida

Silva EBDantas E; Carvalho, M. C. G.de A.. EFEITO AGUDO DOS PROGRAMAS DE FLEXIBILIDADE COM DIFERENTES INTENSIDADES NA FORÇA MÁXIMA ESTÁTICA E NOS NÍVEIS DE HIDROXIPROLINA URINÁRIA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: FRANCISCO MIGUEL PINTO

Silva EBDantas EBacelar SC. A REEDUCAÇÃO DINÂMICA MUSCULAR NO EQUILÍBRIO POSTURAL E NA REDUÇÃO DE LOMBALGIA EM TRABALHADORES INDUSTRIAIS. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: PEDRO ODIMAR DOS SANTOS

Silva EBDantas EBACELAR, S.. EFEITOS DO TRATAMENTO OSTEOPÁTICO SOBRE OS NÍVEIS DE DOR, DE FLEXIBILIDADE, DE AUTONOMIA FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PORTADORES DE LOMBALGIA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Renato Pinheiro Oliveira

Silva EBDantas E; Carvalho, M. C. G.de A.. EFEITO AGUDO DE EXERCÍCIOS MONO E MULTI-ARTICULARES SOBRE OS NÍVEIS DE HIDROXIPROLINA URINÁRIA APÓS O NÚMERO MÁXIMO DE REPETIÇÕES A 80% DE 1-RM. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Silvio Romero Muniz da Silva

Silva EBDantas E; Carvalho, M. C. G.de A.. A EFICIÊNCIA DE DOIS DIFERENTES MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA COM BASE NA PERIODIZAÇÃO DE MATVEEV PARA GANHOS HIPERTRÓFICOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: VIVIAN MERZ PARANHOS

Silva EBDantas EBACELAR, S.. EFEITOS DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: BRUNA ANDRADE MEDEIROS

Silva EBDantas E; SOUZAVALE, R. G.. EFEITOS DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR SOBRE OS NÍVEIS DE HIDROXIPROLINA, DOR, FORÇA, FLEXIBILIDADE E INCAPACIDADE FUNCIONAL EM PORTADORES DE LOMBALGIA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: CARLA MOURÃO BITTENCOURT NIETMANN

Silva EBDantas E; NUNES, W. J.. RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE E DE FORÇA MUSCULAR EM MILITARES DO SEXO MASCULINO. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Fernando Campbell Bordiak

Silva EB; Souza APGF; Meireles T. ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR E CORE TRAINING NO TRATAMENTO DA DOR E ARCO DE MOVIMENTO DE PACIENTES COM LOMBALGIA INESPECÍFICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Sandra Lisboa

DANTAS, E. H. M.Silva, EB; Oliveira GMM. Ventilação não invasiva por pressão positiva, taquipnéia e entubação endotraqueal em idosos com insuficiência respiratória aguda. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Rauena Souto Diogo Lopes

DANTAS, E. H. M.; Neves CEB;Silva EB. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE HIDROXIPROLINA, ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA E ELETROGONIOMETRIA EM INDIVÍDUOS SEDENTÁRIOS SUBMETIDOS A ALONGAMENTO E MOBILIZAÇÃO NEURAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Olívia da Rocha Mafra

Silva EBDANTAS, E. H. M.; Neves CEB. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE HIDROXIPROLINA, ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA E ELETROGONIOMETRIA EM INDIVÍDUOS SEDENTÁRIOS SUBMETIDOS A ALONGAMENTO E FLEXIONAMENTO POR FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Alexandre Tempesta Lincoln

Lincolb AT;Silva EB. EFEITOS AGUDOS DE UMA SEMANA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL SOBRE A MUSCULATURA ESQUELÉTICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Fernando Campbell Bordiak

Silva EB. Eletroestimulação neuromuscular e core training no tratamento da dor e arco de movimento de pacientes com osteoartrose dorsolombar (QUALIFICAÇÃO). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Monique Opuszcka Campos

Silva EBGOMES, P. S. C.; Oliveira LF. Efeito agudo residual de diferente magnitudes de vibração do corpo todo sobre o equilibrio corporal estático de mulheres idosas. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Maria Erivânia Alves de Araújo

Silva EB; Carvalho, M. C. G.de A.; Nascimento, M. A. de L. N.. Eficácia do método pilates na escoliose não estrutural, na flexibilidade e no nível de dor crônica em universitárias. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: MARCUS VINICIIUS MARQUES DO NASCIMENTO

Silva EB; Beresford H; Vicente J. UMA INTERPRETAÇÃO EPISTEMOLÓGICA ACERCA DO VALOR DA ERGONOMIA EM UM PROGRAMA DE EQUOTERAPIA PARA CRIANÇAS PARALIZADAS CEREBRAIS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: MARCOS VINICIUS MARQUES DO NASCIMENTO

Silva EB; Beresford H; Vicente J. UMA INTERPRETAÇÃO EPISTEMOLÓGICA ACERCA DO VALOR DA ERGOMOTRICIDADE EM UM PROGRAMA DE EQUOTERAPIA PARA CRIANÇAS PARALIZADAS CEREBRAIS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Thais Varanda Dadalto

Silva EB; Silva JG; Meireles T. ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR, EXERCÍCIOS CONTRA-RESISTÊNCIA, FORÇA MUSCULAR, DOR E FUNÇÃO MOTORA EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE PRIMÁRIA DE JOELHO (QUALIFICAÇÃO). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Ana Rosa de Sousa Rodrigues

Silva EB; MARQUES AP; DESLANGES AC. REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL, AUTONOMIA FUNCIONAL E FLEXIBILIDADE EM IDOSOS (QUALIFICAÇÃO). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Cristiane de Carvalho Lima Cavalcante

Silva EB; MARQUES AP; DESLANGES AC. REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL EM PACIENTES SINTOMÁTICOS CRÔNICOS COM HÉRNIA DE DISCO LOMBAR (QUALIFICAÇÃO). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Rauena Souto Diogo Lopes

Silva EBDANTAS, E. H. M.BACELAR, S.. Avaliação dos níveis de hidroxiprolina, atividade eletromiográfica e eletrogoniometria em indíviduos sedentarios submetidos a alongamento passivo e mobilização neural. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Olívia da Rocha Mafra

Silva EBDANTAS, E. H. M.Bacellar S. Avaliação dos níveis de hidroxiprolina, atividade eletromiográfica e eletrogoniometria em indivíduos sedentários submetidos a alongamento estático e facilitação neuromuscular proprioceptiva (Qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: VIVIAN MERZ PARANHOS

Silva EBDANTAS, E. H. M.BACELAR, S.. Efietos da hidrocinesioterapia no tratamento de pós-operatório de hérnia de disco lombar (qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: FRANCISCO MIGUEL PINTO

BACELAR, S.DANTAS, E. H. M.Silva EB. O efeito da reeducação dinâmica muscular na redução da dor lombar e na recuperação do equilíbrio postural em operários. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Monique Opuszcka Campos

GOMES, P. S. C.Silva EB; Oliveira LF. Efeito agudo e crônico da vibração do corpo todo sobre o controle, equilíbrio e desempenho funcional (QUALIFICAÇÃO). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Olívia da Rocha Mafra

Silva EBDANTAS, E. H. M.; Neves CEB. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE HIDROXIPOLINA, ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA E ELETROGONIOMETRIA EM INDIVÍDUOS SEDENTÁRIOS SUBMETIDOS A ALONGAMENTO E FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (QUALIFICAÇÃO). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Rauena Souto Diogo Lopes

Silva EBDANTAS, E. H. M.; Neves CEB. AVALIAÇAO DOS NÍVEIS DE HIDROXIPROLINA, ATIVIDADE ELETROMIOGRAFICA E ELETROGONIOMETRIA EM INDIVIDUOS SEDENTÁRIOS SUBMETIDOS A ALONGAMENTO E MOBILIZAÇÃO NEURAL (QUALIFICAÇÃO). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Wagner Nizzo

Silva EB; FORTES, M.;DANTAS, E. H. M.. Efeitos da hidroginástica e da musculação no emagrecimento. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Marcelo Mutzenbecher Gentil

Silva EBDANTAS, E. H. M.Mello DB. Efeitos de três diferentes protocolos de cinesioterapia no tratamento não cirúrgico da síndrome do impacto do ombro. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Patrícia Bagno da Silva

Silva EBDANTAS, E. H. M.; GIANE, T.. A cinesioterapia, estimulação elétrica transcutânea e recuperação funcional de pacientes acometidos pela síndrome do impacto do ombro. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Alexandre Tempesta Lincoln

Silva EBDANTAS, E. H. M.; Silva MAG. Efeitos agudos de uma semana de treinamento de voleibol sobre a musculatura esquelética (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Maria Erivânia de Araújo Ferro

Silva EBDANTAS, E. H. M.BACELAR, S.. Eficácia do método Pilates na escoliose não estrutural e na flexibilidade de universitários (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Ediléa Monteiro de Oliveira

Silva EBDANTAS, E. H. M.Bacellar S. Os efeitos do método Watsu na flexibilidade, autonomia funcional e na qualidade de vida de mulheres senescentes. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Brena Guedes de Siqueira Rodrigues

Silva EBDANTAS, E. H. M.Bacellar S. Efietos do método Pilates na autonomia funcional, no equilíbrio e na qualidade de vida de idosas saudáveis (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Marília de Andrade Fonseca

Silva EBDANTAS, E. H. M.BACELAR, S.. Comparação dos efeitos de dois programas de treinamento muscular respiratório nas pressões respiratórias máximas e autonomia funcional de idosos institucionalizados (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Sandra Lisboa

DANTAS, Estélio Henrique MartinSilva, EB; Oliveira GMM. Ventilação não-invasiva por pressão positiva, taquipnéia e entubação endotraqueal em idosos com insuficiência respiratória aguda. 2008. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE HUMANA) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Marília de Andrade Fonseca

Silva EBDANTAS, E. H. M.BACELAR, S.. Comparação dos efeitos de dois programas de treinamento muscular respiratório nas pressões respiratórias máximas e na autonomia funcional de idosos institucionalizados. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Maura Nogueira Cobra

Portes AJF;Silva EB; Barbosa LG. A caminhada supervisionada como auxílio ao controle da hipertensão arterial no Programa Saúde da Família - PSF: uma proposta de ação.. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alessandro Carielo de Albuquerque

Silva EBDANTAS, E. H. M.Bacellar S. Comparação dos efeitos crônicos de um programa de alongamento passivo e de shiatsuterapia sobre os níveis pressóricos de adultos hipertensos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Anna Paula Guimaraes Faria Souza

DANTAS, E. H. M.Silva EB; Silva MAG. Cinesioterapia, laser, infravermelho e recuperação funcional da síndrome do impacto do ombro. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Samária Ali Cader

Silva EBDANTAS, E. H. M.Bacellar S. O efeito do fortalecimento muscular inspiratório na PImáx, na qualidade de vida e na autonomia funcional de idosos asilados. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Luiz Eduardo Viveiros de Castro

Silva EB; SIMAO JUNIOR, R. F.; Farinatti PT. Efeitos agudos e agudos tardios do treinamento de flexibilidade: influência da duração do estímulo e respostas cardiovasculares. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Karina Oliveira Martinho

Silva EB; Silva MAG;DANTAS, E. H. M.. Cinesioterapia, ultra-som e recuperação funcional de pacientes acometidos pela síndrome do impacto do ombro. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Michele Giot Mesquita

Silva EBDANTAS, E. H. M.; ROCHA, C. J.. O efeito da hidrocinesioterapia nos níveis de dor, amplitude de movimento e hidroxiprolina (QUALIFICAÇÃO). 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: José Ricardo Paschoal

Silva EBDANTAS, E. H. M.; TUBINO, M. G.. Avaliação do índice de qualidade de vida de uma Força Militar Brasileira, em operações de manutenção de paz, no Timor Leste. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Mario Vila Pitaluga Filho

Silva EB; LEAL, S. M.; MOREIRA, S. B.; ALBERGARIA, M.. Reposição hidroeletrolítica durante operações militares na Amazônia (QUALIFICAÇÃO). 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Antônio Fernando Araújo Duarte

Silva EB; MOREIRA, S. B.; RIBEIRO, L. C. S.. Influência da privação do sono e do condicionamento físico aeróbio nas tomadas de decisão durante operações continuadas (QUALIFICAÇÃO). 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Pedro Ivo Cardoso Cosenza

Silva EBGOMES, P. S. C.; CEDDIA, R.; POMPEU, F. A. M. S.. Efeitos de diferentes volumes de uma atividade aeróbia de intensidade moderada no desempenho da força (QUALIFICAÇÃO). 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Marta Inês Rodrigues Pereira

Silva EBGOMES, P. S. C.; ARAUJO, C. G. S.; PERROUT, J. R.. Efeitos de duas velocidades de execução do exercíco isotônico (treinamento contra-resistência) no ganho de força e resistência muscular (QUALIFICAÇÃO). 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Laila Maria Cardoso Zalfa

ASSIS, M. R.;Silva EB; FERREIRA, F. P. M.; SANTO, G. E.; OLIVEIRA, A. P.. Construções imaginárias contemporâneas que produzem discursividades e amalgamam sentidos e representações sobre os termos atividade física e saúde. 2019. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Dutra Pereira

Silva EB; DUARTE, A. F. A.; Silva JG; Farinatti PT; OLIVEIRA, R. B.. Atividade física e força muscular ventilatória em idosos. 2018. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ercole Rubini

Silva EB; SILVA, J. G.; CASTRO, L. E. V.; Farinatti PT; OLIVEIRA, R. B.. Exercícios de alongamento e respostas cardiovasculares. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lúcia Aparecida Martins Campos Coelho

ASSIS, M. R.;Silva EB; TELLES, S. C. C.; MOURAO, L.; NOGUEIRA, N. H. A.. Nas telas de cinema e nas salas de dança de salão: a vez e a voz das idosas. 2017. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Sobral Monteiro Junior

PUPE, C. C. B.; LAKS, J.;Silva EB; MARANHAO NETO, G. A.; Alves Júnior ED. Efeito do exercício físico baseado em realizade virtual no desempenho cognitivo e funcional, sintomas de depressão e medo de cair em idosos institucionalizados. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anna Paula Guimarães Farias Souza

Oliveira, TT; LAMÊGO, MRA; Viloria MIV; Leite, JPV;Silva EB. EFEITOS CICATRIZANTES DA GUAÇATONGA, USO TÓPICO E ORAL, E DO LASER In Ga P EM TERAPÊUTICAS ISOLADAS E ASSOCIADAS NAS DIFERENTES FASES DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS DÉRMICAS. 2010. Tese (Doutorado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Anna Paula Guimaraes Faria Souza

Oliveira, TT;Silva EB; Viloria MIV; Leite, JPV; Diaz, MAN. Efeitos da guaçatonga e do laser In GaP nas diferntes fases do processo de cicatrização d feridas dérmicas.(Qualificação). 2009. Tese (Doutorado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Patricia Zaidan de Barros

Silva EB; LIMA, N. S.; VALE, Rodrigo Gomes de Souza; SILVA, J. A. F.; SILVA, J. G.. Eletroestimulação e incontinência urinária de esforço. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ercole Rubini

Silva EB; SILVA, J. G.; CASTRO, L. E. V.; Farinatti PT; OLIVEIRA, R. B.. Alongamentos e respostas hemodinâmicas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Dutra Pereira

Silva EB; ALVES, A. S. M.; FERREIRA, F. P. M.;GOMES, P. S. C.; OLIVEIRA, R. B.. Efeito crônico do treinamento cardiorrespiratório sobre a força dos músculos ventilatórios de idosas: experimento controlado randomizado duplo cego. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Inocêncio Matos

Silva EB; VALE, Rodrigo Gomes de Souza; NEVES, E. B.. Dança e variabilidade da frequência cardíaca. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda dos Santos Guedes Labouriau

Silva EB; BUNN, P. S.; CHAVES, R.. Gestão do trabalho desenvolvido no Programa Forças no Esporte / CEFAN, para a acessibilidade à saúde, educação e prática desportiva de crianças de 10 a 17 anos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Cons) - Universidade Santa Úrsula.

Aluno: Salim Jorge Nabbout

Silva EB. Plataforma de Stewart acionada por cabos na recuperação de pacientes com deficiências nos membros inferiores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Cons) - Universidade Santa Úrsula.

Aluno: Vanêssa Paes Fernandes

Silva EB; Silva JG. ELASTOGRAFIA E MANOBRA MIOFASCIAL NO TRÍCEPS SURAL: UM ESTUDO QUASI-EXPERIMENTAL CONTROLADO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Glória de Paula Silva

Silva EB; ABREU, G. R.; VALE, Rodrigo Gomes de Souza. Equações preditivas para força muscular inspiratória e expiratória máima. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Frederico de Oliveira Meirelles

Silva EB; LIMA, N. S.; SILVA, J. G.. Osteopatia e dor lombar inespecífica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla M Clausi

Silva EB; Filho JAS;Teixeira MS. Validade do eletrocardiograma de repouso na avaliação cardiológica de militares do Exército brasileiro. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Medicina Esportiva) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: Cauê Travassos Vieira

FERREIRA, F. P. M.;Silva EB; RIBEIRO JUNIOR, F. S.. Efeito do treinamento contra resistência na prevenção de quedas em idosos: uma revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cauê Travessos Vieira

FERREIRA, F. P. M.;Silva EB; RIBEIRO JUNIOR, F. S.. Efeito do treinamento contra resistência na prevenção de quedas em idosos: Uma revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Cristine Bessa Santos

Silva EB; CHAVES, L.;MONTEIRO JUNIOR, R. S.. Eficácia da Terapia Física Complexa no Tratamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Najara Barbosa Moraes

Silva EB; CHAVES, L.;MONTEIRO JUNIOR, R. S.. Efeitos de um Programa de Exercícios na Expansão Torácica e na força Muscular Respiratória na Bronquiectasia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Barbara Carolina de Macedo Souza

Silva EB; CHAVES, L.;MONTEIRO JUNIOR, R. S.. Os Efeitos de um programa de Fisioterapia Neurofuncional na Lesão Medular incompleta e Paraplegia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: PATRICIA NEVES DE OLIVEIRA

Silva EB; CHAVES, L.;MONTEIRO JUNIOR, R. S.. Eficácia de dois protocolos de Cinesioterapia nas complicações Pós Mastectomia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Angélica Ardasse Monteiro

Silva EB; SOUZA, C. P.; CARMO, P. L.. O Efeito da Terapia de Restrição e Indução do Movimento (TRIM) na Neuropatia Medicamentosa em Paciente com SIDA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Braulyo Abdala Santos

Silva EB; SOUZA, C. P.; CARMO, P. L.. Respostas Cardiovasculares durante a Postura Rã no Solo na Reeducação Postural Global.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Karina Ferreira dos Santos Guedes

Silva EB; SOUZA, C. P.; CARMO, P. L.. Programa Fisioterapêutico Ambulatorial no Pós Operatório de Revascularização do Miocárdio.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Elisa Vidal

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; ALMEIDA, O. L. B.. OS EFEITOS DA PSICOMOTRICIDADE NO ATRASO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR NA DIPLEGIA ESPÁSTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Daniele Silva

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; ALMEIDA, O. L. B.. O ALONGAMENTO E O DESEMPENHO DE MARCHA PÓS APLICAÇÃO DE BOTOX NA CRIANÇA DIPLÉGICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Tatiana Fernandes

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; ALMEIDA, O. L. B.. A EFICÁCIA A LONGO PRAZO DO INCENTIVADOR VENTILATÓRIO EM PACIENTE COM REDUÇÃO DA CAPACIDADE PULMONAR APÓS TROCA DE VÁLVULA MITRAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Cynthia Iglesias

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; ALMEIDA, O. L. B.. ESTIMULAÇÃO SENSORIAL PLANTAR EM PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO NA MELHORA DA DISTRIBUIÇÃO DO PESO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Renata Mello

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; ALMEIDA, O. L. B.. EFEITOS DA TERAPIA DE RESTRIÇÃO E INDUÇÃO DO MOVIMENTO MODIFICADA NA FUNCIONALIDADE DE MEMBRO SUPERIOR PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO CRÔNICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Emília Ramos

Silva EB; Dadalto TV; COCA, V.. ALONGAMENTO ESTÁTICO LIVRE, FLEXIBILIDADE E QUADRO ALGICO CRÔNICO EM PACIENTES IDOSOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Marcos Manhães

Silva EB; Dadalto TV; COCA, V.. ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE PÓS FRATURA DIAFISÁRIA DE FÊMUR E PSEUDOARTROSE FEMORAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Tiago Oliveira

Silva EB; Dadalto TV; COCA, V.. AGILIDADE E EFICIÊNCIA NO JOGO EM ATLESTAS DO RUGBI ADAPTADO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Adriana Abreu

Silva EB; Dadalto TV; COCA, V.. MIRROR VISUAL FEEDBACK E TERAPIA DE RESTRIÇÃO E INDUÇÃO DO MOVIMENTO MODIFICADA NA RECUPERAÇÃO DE MEMBRO SUPERIOR PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fernanda Nascimento

Silva EB; Dadalto TV; COCA, V.. HIDROCINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO CONSERVADOR DE HÉRNIA DE DISCO LOMBAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Marcelo Blum

Silva EB; Dadalto TV; COCA, V.. A IMPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DO PORTADOR DE OSTEOARTROSE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Vanessa Fernandes

Silva EB; OPUSZCKA, M.; COUTINHO, M.. EFEITOS DA FISIOTERAPIA NA FORÇA MUSCULAR E NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE PUNHO PÓS FRATURA DE TERÇO DISTAL DE RADIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Marcela Monteiro

Silva EB; OPUSZCKA, M.; COUTINHO, M.. COMPARAÇÃO ENTRE TUBO T E PSV COMO ESTRATÉGIA INICIAL DE SUSPENSÃO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NO DESMAME DIFÍCIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Gustavo Rocha

Silva EB; OPUSZCKA, M.; COUTINHO, M.. TRATAMENTO DA LOMBALGIA USANDO A HIDROCINESIOTERAPIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Ana Paula Jordão

Silva EB; OPUSZCKA, M.; COUTINHO, M.. EFEITOS DO FORTALECIMENTO MUSCULAR NA RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO E PREVENÇÃO DE QUEDAS NA DOENÇA DE PARKINSON. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Andréia Magalhães

Silva EB; OPUSZCKA, M.; COUTINHO, M.. ELETROESTIMULAÇÃO, TERAPIA COMPORTAMENTAL E INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO EM PACIENTES PÓS PROSTATECTOMIA RADICAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Juliana Yamada

Silva EB; OPUSZCKA, M.; COUTINHO, M.. ATUAÇÃO DA TERAPIA MANUAL NA MIALGIA DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DESENCADEADA PELO BRUXISMO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Jessyca Carvalho

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; ALMEIDA, O. L. B.. TERAPIA DE RESTRIÇÃO E INDUÇÃO DO MOVIMENTO: APLICAÇÃO DE PROTOCOLO MODIFICADO EM PACIENTE HEMIPARÉTICO AGUDO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Aline da Cunha Lima

Silva EB. AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO VENTILATÓRIA COM O USO DO BILEVEL EM PACIENTE COM EXARCEBAÇÃO DA DOENÇA PULMOMAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Vivian Fernandes Coelho

Silva EB. AÇÃO DA CINESIOTERAPIA COM ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR DE QUADRÍCEPS PARA GANHO DE FORÇA E TRATAMENTO DA CONDROMALÁCIA PATELAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Débora Priscila da Silva

Silva EB. A INFLUÊNCIA DA CPAP NA TROCA GASOSA NO EDEMA AGUDO PULMONAR CARDIOGÊNICO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Lígia Batalha Theodoro

Silva EB. ANÁLISE DO PICO DE FLUXO EXPIRATÓRIO NO CONTROLE DO PACIENTE ASMÁTICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Verônica Probst

Silva EB. ANÁLISE DA INFLÛENCIA DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA QUALIDADE DE VIDA DA CRIANÇA ASMATICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Felipe Bittencourt Bravim

Silva EB. CORRELAÇÃO ENTRE A PRESSÃO DO BALONETE E O DIÂMETRO DO TUBO EM UM VALOR MÍNIMO DE OCLUSÃO PARA UMA VENTILAÇÃO SATISFATÓRIA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Tatiana Vasconcellos de Souza

Silva EB. A INFLUÊNCIA DA HIPOTERAPIA NA AQUISIÇÃO DO SENTAR INDEPENDENTE EM UM PACIENTE COM PARALISIA CEREBRAL GRAVE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Bruna Rodrigues de Oliveira

Silva EB. PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS NO POS OPERATÓRIO IMEDIATO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Georgia Cristina F

Silva EB. dos Santos.REABILITAÇÃO FUNCIONAL NAS FRATURAS COMINUTIVAS DO COTOVELO (PÓS OPERATÓRIO).. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Monique Teixeira

Silva EB. A INFLUÊNCIA DA TERAPIA MANUAL NA REDUÇÃO DO QUADRO ÁLGICO DE UM PACIENTE PORTADOR DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DO TIPO MISTA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Thiago Andreza Moreira

Silva EB. INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO NO DESMAME DA PRÓTESE VENTILATÓRIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Barbara Juliana de Oliveira Rocha1

Silva EB. TRATAMENTO CONSERVADOR PARA DOR E DIMINUIÇÃO DO ARCO DE MOVIMENTO NA LESÃO PARCIAL DO TENDÃO DO SUPRA-ESPINHAL DO MANGUITO ROTADOR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Diego Fonseca Pontes

Silva EB. EFICÁCIA DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NO PÓS EXTUBATÓRIO IMEDIATO NA MELHORA DOS PARÂMETROS VENTILATÓRIOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Débora Gomes

Silva EB. O USO DA BOLA SUÍÇA NA RECUPERAÇÃO NEUROFUNCIONAL PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Juliana Cardoso Barbosa

Silva EB. CINESIOTERAPIA PARA O AUMENTO DE AMPLITUDE ARTICULAR E FORÇA MUSCULAR NA FRATURA DE COLLES PÓS REDUÇÃO CRUENTA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Daniella de Araujo Mello

Silva EB. A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO CINESIOTERAPÊUTICA NA AQUISIÇÃO DA MARCHA INDEPENDENTE DE UMA PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DE DOWN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Elisângela Souza Diamantino

Silva EB. CINESIOTERAPIA ASSOCIADA À TOXINA BOTULÍNICA TIPO A, NO GANHO DE ARCO DE MOVIMENTO EM TORNOZELOS DE PACIENTE DIPLÉGICA ESPÁSTICA PORTADORA DE ENCEFALOPATIA CRÔNICA DA INFÂNCIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Priscila Tavares Nascimento de Oliveira

Silva EB. A EFICÁCIA DO TREINAMENTO EM UM CIRCUITO DE ESTIMULAÇÃO SENSORIAL NA DISTRIBUIÇÃO DE PESO E NA MARCHA DE PACIENTES HEMIPARÉTICOS PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Marcela Pastor Veloso

Silva EB. UMA PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO FUNCIONAL FISIOTERAPÊUTICA NA INSTABILIDADE FEMOROPATELAR SUBMETIDA A UM NOVO PARADIGMA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Lincoln Gonçalves Vianna

Silva EB. A INFLUÊNCIA DA EQUOTERAPIA NA MELHORA DO EQUILÍBRIO EM PACIENTE COM PARALISIA CEREBRAL QUADRIPARÉTICA ATÁXICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Vanessa Gomes Mendes

Silva EB. ESTIMULAÇÃO VISUAL NO TREINO DA MARCHA, COMPRIMENTO DA PASSADA E VELOCIDADE EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Lívia Maria da Silva Chavantes

Silva EB. ANÁLISE DA TERAPIA RESPIRATÓRIA SOBRE A RESISTÊNCIA DAS VIAS AÉREAS NOS PACIENTES EM VENTILAÇÃO MECÂNICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Cintia Ferreira Nogueira

Silva EB. INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE IDOSA SUBMETIDA À CONDUTA NÃO INVASIVA NA FRATURA DISTAL DE RÁDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: MAICON DE ALMEIDA PEDROSO

Silva EB. ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM ENTORSE DE TORNOZELO POR INVERSÃO EM CONSEQUÊNCIA FRATURA DE MALÉOLO FIBULAR, TRATADO CONSEVADORAMENTE UM ESTUDO DE CASO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Anne de Souza Tavares

Silva EB. TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PRÉ-OPERATÓRIO DE LESÃO DO MENISCO MEDIAL EM ATLETA DE FUTEBOL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Silvia Monteiro Teixeira

Silva EB. REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM FRATURA DO TERÇO DISTAL DO RÁDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Diego Ferreira Costa

Silva EB. A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE HIDROTERAPIA PARA A MELHORA DA PERFORMANCE DE UM PARA ATLETA DE BOCHA ADAPTADA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Michele Torres Almeida

Silva EB. USO DO INCENTIVADOR VOLUMÉTRICO NA PREVENÇÃO DE ATELECTASIA NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Glayds Cristine Carneiro Pedrosa

Silva EB. A EFICÁCIA E DURAÇÃO DAS MANOBRAS MANUAIS REEXPANSIVAS EM PACIENTES ACOPLADOS A PRÓTESE VENTILATÓRIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Priscila Nantes Quadros

Silva EB. APLICAÇÃO DA MIRROR VISUAL FEEDBACK NA RECUPERAÇÃO DO MOVIMENTO ATIVO EM MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: ANDRESSA CARVALHO DE AQUINO

Silva EB. PRESSÃO POSITIVA EXPIRATÓRIA OSCILANTE EM PACIENTES HIPERSECRETIVOS VENTILADOS MECANICAMENTE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Nathalia

Silva EB. Lima Ferreira.MÉTODO PILATES SOLO NA LOMBOCIATALGIA CRÔNICA POR HÉRNIA DISCAL PARA REDUÇÃO DA DOR E RETORNO DAS ATIVIDADES FUNCIONAIS.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Selma Gomes da Silva

Silva EB. ANÁLISE DA MENSURAÇÃO DA PRESSÃO INTRA-CUFF NO PACIENTE TRAQUEOSTOMIZADO PARA PREVENÇÃO DE ESCAPE AÉREO E LESÕES TRAQUEAIS.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Cinthia da Silva Braga

Silva EB. ANÁLISE DA PRESSÃO DE SUPORTE VENTILATÓRIO NO DESMAME DO PACIENTE EM VENTILAÇÃO MECÂNICA PROLONGADA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Christiane Rodrigues Alves

Silva EB. REABILITAÇÃO PULMONAR PARA MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO DO PORTADOR DE OBSTRUÇÃO PULMONAR CRÔNICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Diogo de Castro Figueiredo

Silva EB. RECUPERAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM FRATURA MALEOLAR TIBIAL NO PÓS OPERATÓRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Carolina Linhares Coelho Lopes

Silva EB. DOR LOMBAR: FISIOTERAPIA COM FOCO NA REDUÇÃO DO QUADRO ÁLGICO POR MEIO DO TRABALHO POSTURAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: FRANCINETE DE FRANÇA MUNIZ

Silva EB. A INTERRELAÇÃO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E CERVICALGIA EM UMA PACIENTE E O EMPREGO DA TERAPIA MANUAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Rafael Moreno

Silva EB. TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO COM CARGA LINEAR SOBRE A PRESSÃO INSPIRATÓRIA MÁXIMA NO PORTADOR DE ENFISEMA PULMONAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Ana Paula C

Silva EB. de Sousa.A EFICÁCIA DA TERAPIA DE RESTRIÇÃO E INDUÇÃO DO MOVIMENTO NA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Thaís Maria Santos dos Anjos

Silva EB. A INFLUÊNCIA DA TERAPIA DE RESTRIÇÃO E INDUÇÃO DO MOVIMENTO NA RECUPERAÇÃO MOTORA DO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO DE UM PACIENTE APÓS O ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Bruno Pimentel Rodrigues

Silva EB. O USO DA VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA NA DESCOMPENSAÇAO DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Luana Martins de Araújo Gonçalves Martins

Silva EB. EFEITO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NA SATURAÇÃO PARCIAL DE OXIGÊNIO NO PACIENTE OBESO COM PNEUMONIA SECUNDÁRIA AO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Leila da Glória Seabra

Silva EB. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A ESPIROMETRIA DE INCENTIVO À VOLUME E A PRESSÃO POSITIVA EXPIRATÓRIA NAS VIAS AÉREAS SOBRE A AUSCULTA PULMONAR DO PACIENTE PORTADOR DE ESCOLIOSE GRAVE.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Thaisis Julião

CHAVES, L.; RODRIGUES, A. R. S.;Silva EB. ACOMPANHAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PERÍODO INTERCRISE DE UM PACIENTE ASMÁTICO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Raphael Santos

Silva EB; CHAVES, L.; RODRIGUES, A. R. S.. RECUPERAÇÃO DA MASSA MUSCULAR E ARCO DE MOVIMENTO APÓS LIGAMENTOPLASTIA DE CRUZADO ANTERIOR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Ana Sperle

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; CHAVES, L.. EQUILÍBRIO CORPORAL E MARCHA EM PACIENTES COM GONARTROSE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Lívia Antonio

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; CHAVES, L.. UTILIZAÇÃO DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA POR MEIO DO BILEVEL EM PACIENTE COM EXARCEBAÇÃO DE DPOC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Alyne Padula

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; CHAVES, L.. QUALIDADE DE VIDA, EQUILÍBRIO CORPORAL E MARCHA EM PACIENTES COM GONARTROSE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Juliana Novaes

Silva EB; CHAVES, L.; MAGALHAES, C. C. L. S.. INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PACIENTE PÓS-OPERATÓRIO DE HÉRNIA DISCAL LOMBAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Cynthia Kruta

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. O PAPEL DA FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE CISTOPROSTATECTOMIZADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Ana Cordeiro

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. FORÇA MUSCULAR EM PACIENTE COM MIELITE TRANSVERSA IDIOPÁTICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fernanda Mello

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. A INFLUÊNCIA DA CINESIOTERAPIA GLOBAL NA ESCOLIOSE EM UM PORTADOR DE SÍNDROME DE CHARCOT-MARIE-TOOTH. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Paula Frabeti

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO PRÉ-OPERATÓRIO DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Francisco Silva

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. CORREÇÃO POSTURAL EM ADOLESCENTE COM ESCOLIOSE DORSO-LOMBAR SOB A ÓTICA DAS CADEIAS MUSCULARES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Andrea Silva

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. INTEGRAÇÃO DO LADO HEMIPLÉGICO JUNTO AO CORPO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Diego Alonso

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA E EDEMA PULMONAR CARDIOGÊNICO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Natalie Souza

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. TRATAMENTO E EVOLUÇÂO PSICOMOTORA DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Daniele Pereira

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. RECUPERAÇÃO DE FORÇA MUSCULAR E ARCO DE MOVIMENTO APÓS LIGAMENTOPLASTIA DE CRUZADO ANTERIOR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: CÍNTIA GOMES DE ALBUQUERQUE E SILVA

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; ALMEIDA, O. L. B.. INFLUÊNCIA DO MÉTODO DE EQUILÍBRIO TORACO-ABDOMINAL SOBRE A AUSCULTA PULMONAR E FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA NO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: PERY CORREA LIMA NETO

MAGALHAES, C. C. L. S.;Silva EB; ALMEIDA, O. L. B.. EFEITOS TERAPÊUTICOS DO FES ASSOCIADO A LASERTERAPIA NA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE TECIDUAL EM PACIENTES RESTRITOS AO LEITO. 2008.

Aluno: MONIQUE LIMA DE SOUZA

ALMEIDA, O. L. B.; MAGALHAES, C. C. L. S.;Silva EB. A INFLUÊNCIA DA CORREÇÃO POSTURAL NO TRATAMENTO DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA TORACOLOMBAR ESQUERDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: JOSY CRISTINA GOMES DA SILVA

ALMEIDA, O. L. B.; MAGALHAES, C. C. L. S.;Silva EB. UTILIZAÇÃO DO BILEVEL NA REDUÇÃO HIPERCAPNIA EM PACIENTE PORTADOR DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA AGUDIZADA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fabiana dos Santos Felipe

BORDIAK, F. C.; MAGALHAES, C. C. L. S.;Silva EB. A EFICÁCIA DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PÓS-OPERATÓRIO DE DESENLUVAMENTO DO PÉ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Claudia Márcia Rangel Ramos

BORDIAK, F. C.; MAGALHAES, C. C. L. S.;Silva EB. TEMPO DE DESMAME DA PRÓTESE VENTILATÓRIA EM PACIENTE PORTADOR DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Rodrigo Felipe Monteiro

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. Relação entre a massa corporal magra, comprimento dos membros inferiores e o desempenho no teste de potência anaeróbia de Leger-Boucher. 2007 - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Darwin Lucio Gonçalves Junior

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. Influência da execução anterior de um teste de flexão de braços no resultado de um testre de flexão na barra fixa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Vanderlei José Bortoli

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. A influência do sistema EMIT na performance do atleta de orientação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Sérgio Barbosa Neto

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. Alterações da composição corporal de militares do Exército brasileiro durante a fase de nivelamento do Curso de Precursor Pára-quedista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Álvaro M Andrade Neto

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. A influência do controle autonômico na recuperação da frequência cardíaca pós-esforço de militares do Exército brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Bernardo Bofill V Pereira

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. Comportarmentos agudos tardios da pressão arterial após exercício de força executado em diferentes intensidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Carlos Vinicius Carneiro Santana

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. Treinamento neuromuscular para flexão na barra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Marcelo Teixeira Salles

Silva EB; CAPINUSSU, M.; FORTES, M.. Comparação do teste de Wingate e o teste de pista para potência anaeróbia lática de esgrimistas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Bruna Teixeira

Silva EB; CHAVES, L.; RODRIGUES, A. R. S.. Abordagem Fisioterapêutica no pré e pós-operatório de lesão de menisco lateral em atleta de futebol. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fernanda Andrade

Silva EB; CHAVES, L.; RODRIGUES, A. R. S.. Relação entre personalidade e etiologia com a prevalência de dor fantasma em amputados de membros inferiores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Juliana Corvino

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; CHAVES, L.. Sepse. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Juliana Lopes

Silva EB; CHAVES, L.; RODRIGUES, A. R. S.. Utilização de bolas suíças no trabalho de equilíbrio cororal em pacientes com doença de Parkinson. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Natália Valentim

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; CHAVES, L.. Avaliação de um protocolo de treinamento muscular respiratório utilizando o threshould em pacientes traqueostomizados em uma UTI geral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Adriana Rodrigues

Silva EB; CHAVES, L.; MAGALHAES, C. C. L. S.. A fisioterapia na recuperação funcional de cintura escapular pós-mastectomia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Bruna Azevedo

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. Desmame no pós-operatório de cirurgia cardíaca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Débora Guedes

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. Avaliação da coordenação motora fina em paciente com sequela de acidente vascular cerebral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Mariah Natalino

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. Treinamento em circuito de marcha para paciente com doença de Parkinson. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Michele Santos

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; CHAVES, L.. Fisioterapia na fase I da reabilitação cardiopulmonar: análise dos volumes e das capacidades pulmonares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fátima Moura

Silva EB; MAGALHAES, C. C. L. S.; SAMPAIO, M. I. G.. Tratamento fisioterapêutico de hemiparesia em paciente pós-acidente vascular encefálico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Caroline Rodrigues

Silva EB; SAMPAIO, M. I. G.; MAGALHAES, C. C. L. S.. Bad Ragaz e reabilitação da lesão do nervo isquiático após artroplastia total de quadril. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Paulo Filho

Silva EB; SAMPAIO, M. I. G.; MAGALHAES, C. C. L. S.. Índice tornozelo-braquial no distúrbio arterial periférico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Vivian Oliveira

Silva EB; SAMPAIO, M. I. G.; MAGALHAES, C. C. L. S.. Recuperação funcional de punho e mão nas sequelas de artrite reumatóide. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: William Cruz

Silva EB; SAMPAIO, M. I. G.; MAGALHAES, C. C. L. S.. Impacto da cinesioterapia respiratória nas constantes ventilatórias no paciente em ventilação mecânica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Bruno Vilaça Ribeiro

Silva EB. Pneumonia associada à ventilação mecânica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Carlos E

Silva EB; Júnior MAMLP; FLEGNER, A. J.. C. Sangenis.A influência do nível de ansiedade no resultado do tiro de pistola em uma competição de alto nível. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Gustavo Monteiro Muniz Costa

Silva EB; FLEGNER, A. J.; Júnior MAMLP. A performance de militares, aptos no teste de avaliação física do Exército brasileiro, no Army Physical Fitness Teste do Exército dos EUA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Marcelo Massetti Pereira

Silva EB; FLEGNER, A. J.; Júnior MAMLP. Gordura, freqüência de atividades físicas e desempenho no Teste de Avaliação Física. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Rodrigo Penalva de Oliveira

Silva EB; FLEGNER, A. J.; Júnior MAMLP. Perfil antropométrico e desempenho físico dos futuros comandantes de organizações militares do Exército brasileiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Marcelo lucena de Almeida

Silva EB; FLEGNER, A. J.; Júnior MAMLP. Treinamento de choque de Verkhoshanski e impulsão vertical. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Carla Lobo Loureiro

Silva EB; FLEGNER, A. J.; Júnior MAMLP. Tipo de organização militar e nível de atividade física interna e externa à Instituição de oficiais do Serviço de Saúde do Exército BRASILEIRO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Regina Lúcia Barroso Rangel

Silva EB; FLEGNER, A. J.; Júnior MAMLP. Relação do índice de massa corporal com a freqüência no primeiro minuto após o esforço. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Cácio Gloger Cardoso

Silva EBDantas E; Farinatti PT. Exercício isométrico e arco de movimento no tiro ao alvo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: Milton Augusto Maciel

Silva EBDantas E; Farinatti PT. Atividade física regular no Exército brasileiro e risco de doença cardíaca coronariana em militares acima de anos de idade. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: Luiz Fernando Toledo Leal

Silva EBDantas E; Farinatti PT. Composição corporal e consumo máximo de oxigênio em pára-quedistas do Exército brasileiro. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: André Luiz de Souza Dias

Silva EBDantas E; Farinatti PT. Influência dos exercícios de flexão na barra e flexão de braços no lançamento em distância da granada de mão. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: Gustavo Telles Ferreira Bandeira

Silva EBDantas E; Farinatti PT. Força muscular de membros superiores e a execução da pista de progressão individual. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: Marcelo Eduardo de Almeida Martins

Silva EBTeixeira MS; Filho JAS. O teste camihada na água como exercício alternativo do teste de 12 minutos no teste de avaliação física dos militares. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Jader Roger Severo Delmorá

Silva EBTeixeira MS; Filho JAS. Brigada de Infantaria Pára-quedista: patologia e profilaxia preventiva da articulação do joelho. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Renato SP Soeiro

Silva EBTeixeira MS; Filho JAS. Treinamento físico militar e orientação nutricional: fórmula para o combate à obesidade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Kelmerson Buck

Silva EBTeixeira MS. O oficial de treinamento físico militar e os desportos tipicamente militares que surgem nos corpos de tropa. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Luiz Guatavo da Costa

Silva EBTeixeira MS; Filho JAS. Utilização da conceituação do teste de avaliação física na quantificação do mérito de militares do Exército brasileiro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física do Exército.

Aluno: Alexandre R Rosa

Silva EB; Filho JAS;Teixeira MS. A busca da qualidade de vida pela execução do trainamento físico militar. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: Marcio Adriano de Souza Guerra

Silva EB; Filho JAS;Teixeira MS. A importância da flexibilidade para a saúde do militar. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Aluno: Alexandre F Peçanha

Silva EB; Filho JAS;Teixeira MS. Adequabilidade do abdominal remador. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física do Exército.

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; COUTINHO, M.. Lina Faria. 2011. Universidade Gama Filho.

Silva EBSANTOS, T. M.DESLANDES, A. C.. Andréa Rocha de Lorenzo; Flávia Porto Melo Ferreira; Djalma Rabelo Ricardo; Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro; Geraldo de Albuquerque maranhão Neto. 2011. Universidade Gama Filho.

Silva EB; ASSIS, M. R.; ALMEIDA, M. N.. Eurico Peixoto Cesar. 2011. Universidade Gama Filho.

Silva EB; RODRIGUES, A. R. S.; CHAVES, L.. Meriangela Coutinho; Monique Opuszcka. 2010. Universidade Gama Filho.

Silva, EB. Biomecânica, Cinesiologia e Pesquisa em Educação Física I, Estágio I e II e TCC. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Paulo da Silva Soares

SOARES, P. P. S.FARINATTI, Paulo de Tarso Veras; POMPEU, Fernando; GOMES, Paulo Sérgio Chagas. Aquecimento ativo, força, potência e trabalho muscular de extensão isocinética de joelho em mulheres jovens, saudáveis e ativas. 2004. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Paulo Sergio Chagas Gomes

Gomes, PSC. Efeitos da frequência de treinamento, ritmo e pegada na puxada na barra sobre a força muscular e creatina cinase em conscritos do Exército Brasileiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Paulo Sergio Chagas Gomes

Gomes, PSC. Efeito agudo do aquecimento ativo sobre a força, potência e trabalho de extensão isocinética de joelho em mulheres jovens e saudáveis. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

[Nome removido após solicitação do usuário]

FARINATTI, P. T. V.; GOMES, Paulo Sérgio Chagas; POMPEU, Fernando Augusto Monteiro Sabóia; NÓBREGA, Pedro Paulo;SILVA, Alair Pedro Ribeiro de Souza e. Efeito agudo do aquecimento ativo sobre a força, potência e trabalho de extensão isocinética de joelho em mulheres jovens e saudáveis. 2004. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

FERNANDO AUGUSTO MONTEIRO SABOIA POMPEU

POMPEU, F. A. M. S.; GOMES, Paulo Sérgio Chagas; FARINATTI, Paulo de Tarso Veras;SILVA, Alair Pedro Ribeiro de Souza e; SOARES, Pedro Paulo da Silva. Efeito agudo do aquecimento ativo sobre a força, ptência e trabalho de extensão isocinática de joelho em mulheres jovens e saudáveis.. 2004. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Liliam Fernandes de Oliveira

OLIVEIRA, L. F.; ARAÚJO, C. G. S.. Efeitos da frequência semanal de treinamento, ritmo de execução e tipos de pegada na força muscular de membros inferiores na puxada da barra.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ravini Sodré

Hidroginástica e capacidade funcional de idosos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Allan Inoue Rodrigues

Efeitos do treinamento muscular inspiratório no desempenho aeróbio: experimento controlado e randomizado; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Paula Fernandes

Exercícios dos músculos do assoalho pélvico e incontinência urinária de esforço em mulheres: experimento controlado randomizado; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Priscila dos Santos Bunn

A Avaliação Dinâmica do Movimento ? como ferramenta de classificação de risco de lesão musculoesquelética; Início: 2016; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Mariana Inocêncio Matos

Dança e variabilidade da frequência cardíaca; 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Glória de Paula Silva

EQUAÇÕES PREDITIVAS PARA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA; 2018; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Frederico de Oliveira Meirelles

Osteopatia e lombalgia; 2016; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Patricia Zaidan de Barros

ELETROESTIMULÇAO, EXERCÌCIO DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO E INCONTINÊNCIA URINÁRIA; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Bruno Bessa Monteiro de Oliveira

Efeitos de um programa de exercícios de força sobre a massa magra e força muscular em pacientes sob hemodiálise; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Elirez Bezerra da Silva;

Cintia Pereira de Souza

EFEITO DO MÉTODO PILATES NA DOR LOMBAR CRÔNICA; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Renato Sobral Monteiro Junior

EFICÁCIA DO TREINAMENTO FÍSICO VIRTUAL SOBRE O EQUILÍBRIO CORPORAL, FORÇA MUSCULAR, AUTONOMIA FUNCIONAL E ASPECTOS EMOCIONAIS EM PACIENTES COM LOMBALGIA; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Fernando Campbell Bordiak

ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR E CORE TRAINING NO TRATAMENTO DA DOR E ARCO DE MOVIMENTO DE PACIENTES COM LOMBALGIA INESPECÍFICA; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Ana Rosa de Sousa Rodrigues

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL, AUTONOMIA FUNCIONAL E FLEXIBILIDADE EM IDOSOS; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Thais Varanda Dadalto

ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR, EXERCÍCIOS CONTRA-RESISTÊNCIA, FORÇA MUSCULAR, DOR E FUNÇÃO MOTORA EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE PRIMÁRIA DE JOELHO; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Karina Oliveira Martinho

A cinesioterapia, ultra-som e recuperação funcional de pacientes acometidos pela síndrome do impacto do ombro; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Coorientador: Elirez Bezerra da Silva;

Anna Paula Guimaraes Faria Souza

Os efeitos de diferentes recursos eletrotermoterapêuticos na síndrome do impacto do ombro; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Coorientador: Elirez Bezerra da Silva;

José Ricardo Paschoal

Análise da qualidade de vida de uma força militar de paz brasileira em operações militares, no Timor Leste; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco, Exército Brasileiro; Coorientador: Elirez Bezerra da Silva;

Michelle Guiot Mesquita

Efeitos da hidrocinesioterapia sobre os níveis de excreção de hidroxiprolina, dor e flexibilidade na lombalgia; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana) - Universidade Castelo Branco,; Coorientador: Elirez Bezerra da Silva;

Patricia Zaidan de Barros

EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO DE 65 Hz SOBRE SOBRE A INCONTINÊNCIA URINÁRIA, A FORÇA DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO E O IMPACTO NA VIDA DIÁRIA DE PACIENTES APÓS PROSTATECTOMIA RADICAL; 2019; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Ercole Rubini

Exercícios de alongamento e respostas cardiovasculares; 2017; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Fábio Dutra Pereira

Atividade física e força muscular respiratória; 2012; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Anna Paula Guimaraes Faria Souza

EFEITOS CICATRIZANTES DA GUAÇATONGA, USO TÓPICO E ORAL, E DO LASER In Ga P EM TERAPÊUTICAS ISOLADAS E ASSOCIADAS NAS DIFERENTES FASES DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS DÉRMICAS; 2010; Tese (Doutorado em Bioquimica Agricola) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Elirez Bezerra da Silva;

Marcelo Eduardo de Almeida Martins

Estudo do teste de caminhada na água como teste alternativo para avaliação da resistência aeróbia no Exército brasileiro; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Escola de Educação Física do Exército; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Celso Perlúcio da Silva

Caso sargento Bandeira: fênomeno do pentatlo militar brasileiro; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Escola de Educação Física do Exército; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Andréa Márcia Santos de Miranda Andrade

Atividade física e doença articular degenerativa; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Desportiva) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Rafael Pires Figueira

Tratamento fisioterapêutico de entorses do tornozelo; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Desportiva) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Karine Alcântara de Lima Marques

O uso da artrocinemática para o desbloqueio articular do joelho; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Desportiva) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Carlos Enrique Carvalho

Eficácia de tensores ou suportes para joelhos (bracing) durante a corrida; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Desportiva) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Luiz Claudio C dos Santos

Consumo de creatina e lesões em alunos de academia de ginástica; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Desportiva) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Marco Antônio de Mattos La Porta Júnior

Emprego da mesomorfia na avaliação da resistência muscular localizada de membros superiores; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício e Avaliação Funcional) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Luís Fernando Pacheco da Silva

Incidência de lesões desportivas em alunos do curso de licenciatura em educação física do IEFD/UERJ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Desportiva) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Fernanda Ferreira

A preparação física na dança; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Vivian Neiva Puell

CONFIABILIDADE DO Wii BALANCE BOARD NA AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO CORPORAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

André Vinícius Moreira Figueiredo de Carvalho

O uso da ventilação não invasiva em paciente com edema agudo pulmonar cardiogênico na emergência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Marcelo Fernando Souto de Carvalho

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM ENTORSE DE TORNOZELO POR INVERSÃO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Andréia Farias Magalhães

ELETROESTIMULAÇÃO, TERAPIA COMPORTAMENTAL E INCONTINENCIA URINARIA DE ESFORÇO EM PACIENTES APÓS PROSTATECTOMIA RADICAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Marcelo Fernando Souto de Carvalho

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM ENTORSE DE TORNOZELO POR INVERSAO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Andréia Farias Magalhães

ELETROESTIMULAÇÃO, TERAPIA COMPORTAMENTAL E INCONTINENCIA URINARIA DE ESFORÇO EM PACIENTES APÓS PROSTATECTOMIA RADICAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Bruna Rodrigues de Oliveira

PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS NO PÓS OPORATÓRIO IMEDIATO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Vanessa Gomes Mendes

ESTIMULAÇÃO VISUAL NO TREINO DA MARCHA, COMPRIMENTO DA PASSADA E VELOCIDADE DE MARCHA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Daniele Pereira

RECUPERAÇÃO DE FORÇA MUSCULAR E ARCO DE MOVIMENTO APÓS LIGAMENTOPLASTIA DE CRUZADO ANTERIOR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Cynthia Kruta

O PAPEL DA FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE CISTOPROSTATECTOMIZADO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

MONIQUE GASPAR DOS SANTOS

PILATES NA REEDUCAÇÃO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

GLAUCE HELENA C

DE CARVALHO; FISIOTERAPIA CARDIOVASULAR AMBULATORIAL E CONDICIONAMENTO FÍSICO EM PACIENTE PÓS-OPERATÓRIO DE REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Michelle Silva da Silveira Costa

Prevalência de lesões em bailarinos profissionais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Michelle Romero Mendes

Percepção subjetiva da recuperação funcional do joelho, após reconstrução do ligamento cruzado aanterior; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Gustavo Lamas da Silva

Atendimento ambulatorial ao paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Milena de Oliveira Bravo Monteiro

Intervenção fisioterapêutica em paciente portador de derrame pleural pós-tuberculose; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Omar Nunes Nader

A importância da fisoterapia na reabilitação respiratória e motora do paciente pós-cirúrgico complicado de dissecção aórtica tipo II; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Marcéle Tosta Storti

Pressão positiva contínua nas vias aéreas como intervenção fisioterapêutica na crise asmática prevenindo a intubação traqueal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Daniel Magina Canevari

Reabilitação funcional de paciente com síndrome do impacto do ombro tendo como causa a lesão por esforço repetitivo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Alinny Sá Amaral

Aplicação fisioterapêutica em paciente portador de espinha bífida do tipo mielomeningocele; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Fernanda Silva Barbosa

Atuação fisioterapêutica nas complicações pulmonares de pós-operatório de coarctação da aorta associado à comunicação interventricular; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Grace Carvalho de Lima Fereira

Abordagem fisioterapêutica das complicações pulmonares decorrentes de uma atriosseptostomia com balão de hashkind em paciente com dupla via de saída do ventrículo direito associada a comunicação interventricular; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Mariana Monteiro de Castro e Castro

A fisioterapia neurofuncional no paciente com hanseníase multibacilar: avaliação e tratamento para a prevenção do agravamento das sequelas motoras e sensitivas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Adriana Peixoto de Carvalho Santos

Tratamento fisioterapêutico de lesão do ligamneto colateral medial; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Roberta ACL Candido

A fisioterapia no derrame pleural residual pós-traumático; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Isabel Cristina Incerte Lima

O judoca de alto nível e a sua relação com lesões; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Roberto Mendes Junior

A eficácia da reeducação postural global na qualidade de vida e melhoria do quadro álgico da coluna vertebral em idosas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Juliana dos Santos Gomes

A eficácia da reeducação postural global na qualidade de vida e melhoria do quadro álgico da coluna vertebral em idosas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Roberta da Costa Trindade Barbosa

A eficácia da reeducação postural global na qualidade de vida e melhoria do quadro álgico da coluna vertebral em idosas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Vivian Neiva Puell

Cinesioterapia e autonomia funcional em idosos asilados; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho, Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Vivian Neiva Puell

Cinesioterapia e autonomia funcional em idosas asiladas e domiciliares; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Roberto Mendes Junior

Eficácia do alongamento estático na flexibilidade em idosos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Thainá Ellert Rodrigues

A eficácia do fortalecimento muscular na flexibilidade em idosos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Vivian Neiva Puell

Cinesioterapia e autonomia funcional em idosas asiladas e domiciliares; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Monique Opuszcka Campos

Relação da debilidade do músculo serrátil anterior e a síndrome do impacto: um estudo de caso-controle em nadadores; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho, Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Isabel Cristina Incerte Lima

Efeito da força muscular e propriocepção sobre o equilíbrio corporal e risco de quedas em pessoas idosas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Gama Filho, Universidade Gama Filho; Orientador: Elirez Bezerra da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria neliana da Silva Pereira

Efeito de uma intervenção fisioterapeutico no desempenho funcional de uma mulher com incontinência urinaria: Relato de caso; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação) - Universidade Gama Filho; Orientador: Maria Neliana da Silva Pereira;

Paulo Sergio Chagas Gomes

Efeitos da frequência de treinamento, ritmo e pegada na puxada na barra sobre a força muscular e creatina cinase em conscritos do Exército Brasileiro; 1999; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Sergio Chagas Gomes;

Paulo Sergio Chagas Gomes

Efeito agudo do aquecimento ativo sobre a força, potência e trabalho de extensão isocinética de joelho em mulheres jovens e saudáveis; 2004; 109 f; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho,; Orientador: Paulo Sergio Chagas Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BUNN, P. S. ; VENTURINI, G. ; LIMA, N. S. ; Silva EB . The chronic effects of muscle-resistance training in arterial pressure of hypertensive older adults: a meta-analysis. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 32, p. S29-361, 2019.

  • BUNN, PRISCILA DOS SANTOS ; RODRIGUES, ALLAN INOUE ; BEZERRA DA SILVA, ELIREZ . The association between the functional movement screen outcome and the incidence of musculoskeletal injuries: A systematic review with meta-analysis. PHYSICAL THERAPY IN SPORT , v. 35, p. 146-158, 2019.

  • BARROS, P. Z. ; Pereira FD ; Silva EB . Strength of pelvic floor in men: reliability intra examiners. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO (PUCPR. IMPRESSO) , v. 31, p. 1-7, 2018.

  • BUNN, P. S. ; SILVA, G. P. ; Silva EB . Performance in the Deep Squat Test and musculoskeletal injuries: a systematic review. FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO , v. 31, p. 01-07, 2018.

  • BUNN, P. S. ; Silva EB . Dynamic Movement Assessment and Functional Movement Screening for injury prediction: a systematic review. Fisioterapia e Pesquisa , v. 25, p. 352-361, 2018.

  • SILVA FILHO, J. N. ; GURGEL, J. L. ; Silva, EB ; PORTO, F. . Efeito agudo e crônico do exercício de alongamento sobre a postura e flexibilidade de profissionais de enfermagem. REVISTA TERAPIA MANUAL , v. 15, p. 1-6, 2017.

  • FARIA, L. ; GONCALVES, M. C. ; Silva EB . FISIOTERAPIA PREVENTIVA E HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM PACIENTE NEUROLÓGICO ACAMADO DOMICILIAR. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 29, p. 13-22, 2016.

  • RUBINI, E. ; Pereira FD ; MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; BARROS, P. Z. ; SOUZA, C. P. ; Silva EB . Análise crítica da redação dos experimentos controlados e randomizados em fisioterapia publicados na língua portuguesa. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 29, p. 421-427, 2016.

  • BARROS, P. Z. ; Silva EB . Exercícios dos músculos do assoalho pélvico associados ou não à eletroestimulação e incontinência urinária em pós prostatectomizados: uma revisão sistemática. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 29, p. 635-649, 2016.

  • SILVEIRA, M. S. ; FERREIRA, A. S. ; ORSINI, M. ; Silva EB ; FELICIO, L. R. . Characteristics and prevalence of musculoskeletal injury in professional and non-professional ballet dancers. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. Epub a, p. Epub ahead of p-Epub ahead of p, 2016.

  • SOUZA, C. P. ; MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva EB . Confiabilidade intra-examinador do teste de resistência muscular dos eretores espinhais. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 29, p. 269-375, 2016.

  • FINTELMAN, R. ; Silva EB . Eletroestimulação intracavitária como tratamento para bexiga hiperativa: revisão sistemática. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 29, p. 813-820, 2016.

  • BARROS, P. Z. ; MULLES, V. J. F. ; Silva EB . Electrical stimulation, pelvic floor muscle exercises, and urinary incontinence in post-prostatectomy patients: controlled randomized double-blind experiment. International Journal of Current Research , v. 8, p. 41859-41863, 2016.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; SOUZA, C. P. ; LATTARI, E. ; ROCHA, N. B. F. ; MURA, G. ; MACHADO, S. ; Silva, EB . Wii-Workouts on chronic pain, physical capabilities and mood of older women. A randomized controlled double blind trial. CNS & Neurological Disorders. Drug Targets , v. 14, p. 1157-1164, 2015.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; FERREIRA, A. S. ; PUELL, V. ; LATTARI, E. ; MACHADO, S. ; VAGHETTI, C. A. O. ; Silva, EB . Wii Balance Board: Reliability and Clinical Use in Assessment of Balance in Healthy Elderly Women. CNS & Neurological Disorders. Drug Targets , v. 14, p. 1165-1170, 2015.

  • Farinatti PT ; RUBINI, E. ; Silva EB ; VANFRAECHEM, J. H. . Flexibility of the elderly after one-year practice of yoga and calisthenics. International journal of yoga therapy , v. 24, p. 71-77, 2015.

  • RODRIGUES, T. E. ; Farinatti PT ; RUBINI, E. ; Silva EB ; MONTEIRO, W. . Hemodynamic responses during and after multiple sets of stretching exercises performed with and without the Valsalva maneuver. Clinics (USP. Impresso) , v. 70, p. 1-6, 2015.

  • Pereira FD ; BATISTA, W. O. ; FULY, P. S. C. ; ALVES JUNIOR, E. D. ; Silva, EB . ATIVIDADE FÍSICA E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA DE IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 27, p. 129-139, 2014.

  • BARROS, P. Z. ; Silva, EB . ELETROESTIMULAÇÃO, RESPOSTA DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO E INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO EM IDOSOS POS PROSTATECTOMIZADOS. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 27, p. 93-100, 2014.

  • RUBINI, ERCOLE C. ; FARINATTI, PAULO T. V. ; SILVA, ELIREZ B. . Aplicação clínica do alongamento muscular: breve revisão. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (Online) , v. 12, p. 13-17, 2014.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; CONCEICAO, I. S. ; FIGUEIREDO, L. F. S. ; CARVALHO, C. F. ; LATTARI, E. ; Silva, EB ; DESLANDES, A. C. . Respostas afetivas e cardiovasculares de mulheres jovens a uma sessão de treinamento com Nintendo Wii: uma nova perspectiva de exercício físico. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , v. 19, p. 361-370, 2014.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva, EB . Hemodynamic Responses of Unfit Healthy Women at a Training Session with Nintendo Wii: A Possible Impact on the General Well-Being. Clinical Practice and Epidemiology in Mental Health , v. 10, p. 172-175, 2014.

  • MEIRELLES, F. O. ; Silva EB . A eficácia da osteopatia sobre a lombalgia: uma revisão sistemática. Terapia Manual , v. 11, p. 123-128, 2013.

  • FARIA, L. ; Silva EB . As novas demandas da atenção à saúde: estamos preparados para mudanças na formação profissional?. Fisioterapia Brasil , v. 14, p. 86-92, 2013.

  • MARONAS, P. A. ; ROSA, G. M. M. V. ; CORREA, A. C. S. ; SOUZA, N. S. ; SOUZA, W. C. ; Silva, EB . ANÁLISE DO EQUILÍBRIO E DA MARCHA APÓS TREINAMENTO COM NINTENDO-WII® EM UM CASO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) CRÔNICO. Revista Inspirar , v. 5, p. 1-4, 2013.

  • Dadalto TV ; SOUZA, C. P. ; Silva, EB . ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR EXERCÍCIOS CONTRA RESISTÊNCIA, FORÇA MUSCULAR, DOR E FUNÇÃO MOTORA EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE PRIMÁRIA DE JOELHO. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 26, p. 777-789, 2013.

  • Araujo MEA ; Silva EB ; Mello DB ; Cader SA ; Salgado ASI ; DANTAS, E. H. M. . The effectiveness of the Pilates method: Reducing the degree of non-structural scoliosis, and improving flexibility and pain in female college students. Journal of Bodywork and Movement Therapies , v. 16, p. 191-198, 2012.

  • Cézar, EP ; SANTOS, T. M. ; GOMES, P. S. C. ; Silva EB . Tension on the anterior and posterior cruciate ligament during different kinds of rehabilitation exercises: review of the internal forces acting on the knee in open and colsed kinetic-chain exercises. Gazzetta Medica Italiana. Archivio per le Scienze Mediche (Testo stampato) , v. 3, p. 277-285, 2012.

  • BORDIAK, F. C. ; Silva EB . Eletroestimulação e core training sobre dor e arco de movimento na lombalgia. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 25, p. 759-766, 2012.

  • MEDEIROS, Bruna A. ; DANTAS, Estélio Henrique Martin ; DANTAS, Estélio Henrique Martin ; Silva EB ; VALE, Rodrigo Gomes de Souza . Efeitos do fortalecimento muscular sobre os níveis de dor e incapacidade funcional em indivíduos com lombalgia crônica. Novo Enfoque , v. 14, p. 14-24, 2012.

  • SOUZA, W. C. ; RANGEL, M. C. M. ; Silva EB . Mirror visual feedback na recuperação motora e funcional da mão após acidente vascular cerebral. Revista Neurociências (Online) , v. 20, p. 254-259, 2012.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva EB . Efetividade da reabilitação virtual no equilíbrio corporal e habilidades motoras de indivíduos com déficit neuromotor. Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde , v. 17, p. 224-230, 2012.

  • CAVALCANTE, C. C. L. ; Silva EB . Tratamentos conservadores não invasivos e não medicamentosos para hérnia de disco: revisão sistemática. Terapia Manual , v. 9, p. 937-942, 2012.

  • ROSA, G. M. M. V. ; MARONAS, P. A. ; LUZ, J. H. M. ; SOUZA, W. C. ; Silva EB ; MARTINS, A. C. G. . Efeito da realidade virtual na recuperação da função motora do membro superior em paciente com AVC crônico. Fisioterapia Brasil , v. 13, p. 380-383, 2012.

  • PUELL, V. ; SOUSA, A. R. R. ; Silva EB . Cinesioterapia e autonomia funcional em idosos. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano , v. 9, p. 71-77, 2012.

  • MONTEIRO JUNIOR, RENATO SOBRAL ; DANTAS, ARETHA ; DE SOUZA, CÍNTIA PEREIRA ; DA SILVA, ELIREZ BEZERRA . Acute Responses of a Physical Training Session with a Nintendo Wii on Hemodynamic Variables of an Individual with Multiple Sclerosis. Games for Health: Research, Development, and Clinical Applications , v. 1, p. 456-459, 2012.

  • SANTOS, I. G. ; MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva, EB . Relação da potência muscular de membros inferiores de mulheres e variáveis antropométricas. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 17, p. 1, 2012.

  • Cavalcante CCL ; RODRIGUES, A. R. S. ; Dadalto TV ; Silva EB . Evolução científica da fisioterapia em 40 anos de profissão. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 24, p. 513-522, 2011.

  • Mafra OR ; CADER, S. ; GIANE, T. ; Silva EB ; DAOUD, R. ; ALAKHDAR, Y. ; DANTAS, E. H. M. . Concentración de la hidroxiprolina en la orina de jóvenes sometidos a un programa de estiramientos estáticos y facilicitación neuromuscular proprioceptiva. Revista Iberoamericana de Fisioterapia y Kinesiología (Ed. Impresa) , v. 13, p. 63-68, 2011.

  • Pereira FD ; Furtado HL ; Batista WO ; Alves Júnior ED ; Silva EB . Autonomia funcional de idosas fisicamente ativas e sedentárias: estudo causal comparativo. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 10, p. 33, 2011.

  • BORDIAK, F. C. ; Silva EB . O core training como programa de exercícios de estabilização. Fisioterapia Brasil , v. 12, p. 220-224, 2011.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva EB . Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento. Revista Brasileira de Ciências da Saúde (IMES) , v. 9, p. 56-63, 2011.

  • SILVA, C. B. ; CAVALCANTE, C. C. L. ; RODRIGUES, A. R. S. ; Silva EB . A EFICÁCIA E DURAÇÃO DAS MANOBRAS REEXPANSIVAS NO VENTILADOR MECÂNICO SOBRE O AUMENTO DO VOLUME CORRENTE. Fisioterapia Ser , v. 6, p. 154-156, 2011.

  • Mafra OR ; Neves CEB ; Silva EB ; Cader SA ; Lopes RSD ; Silva JGFB ; DANTAS, E. H. M. . Urinary concentration of hydroxyproline, electromyographic activity and electrogoniometry in sedentary youths submitted to stretching and neural mobilization. Gazzetta Medica Italiana Archivio per le Scienze Mediche , v. 170, p. 251-57, 2011.

  • Mafra OR ; Silva EB ; GIANE, T. ; Neves CEB ; Lopes RSD ; DANTAS, E. H. M. . Hydroxyproline levels in young adults undergoing muscular stretching and neural mobilization. Journal of Medical Biochemistry , v. 29, p. 1-5, 2010.

  • Oberlaender AP ; Silva EB ; Nascimento JL ; BORDIAK, F. C. . A eficácia do tratamento cinesioterapêutico na recuperação funcional do membro inferior em uma entorse. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-5, 2010.

  • Pinto FM ; Silva EB ; Knoplish J ; Bacelar SC ; Bertoni G ; DANTAS, E. H. M. . A reeducação dinâmica muscular no equilibrio postural e na redução de lombalgia em trabalhadores industriais. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso) , v. 34, p. 192-199, 2010.

  • Fonseca MA ; Cader SA ; Dantas E ; Bacelar SC ; Silva EB ; Leal SMO . programas de treinamento muscular respiratório: impacto na autonomimia funcicional de idosos. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 56, p. 642-648, 2010.

  • BORDIAK, F. C. ; Silva EB . A eletroestimulação neuromusculare suas vertentes de aplicação: um estudo de revisão. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-7, 2010.

  • Fonseca MA ; Bacelar SC ; Silva, EB ; Cader SA ; DANTAS, E. H. M. . Pressões respiratórias máximas e autonomia funcional de idosos institucionalizados. Revista Baiana de Saúde Publica , v. 34, p. 561, 2010.

  • Maria Erivânia Araújo ; Silva EB ; VIEIRA, P. C. ; CADER, S. ; Mello DB ; Dantas E . Redução da dor crônica associada à escoliose não estrutural em universitárias submetidas ao método Pilates. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006) , v. 16, p. 1-10, 2010.

  • CADER, S. ; Silva EB ; SOUZAVALE, R. G. ; Bacellar S ; DANTAS, E. H. M. . The effects of inspiratory muscle strengthening on MIP and quality of life of elderly nursing home patients. Revista internacional de ciencias del deporte , v. 4, p. 13-24, 2008.

  • Silva PB ; Silva EB ; Silva VF ; BEZERRA, E. S. ; SILVA, A. L. S. ; DANTAS, E. H. M. . Comparação dos efeitos do TENS e dos exercícios terapêuticos sobre os níveis de hidroxiprolina na urina em síndrome do impacto no ombro. Fisioterapia Brasil , v. 9, p. 327-332, 2008.

  • SOUZA, A. P. G. F. ; DANTAS, E. H. M. ; Silva EB ; MARTINHO, K. O. ; MESQUITA, M. G. . Kinesiotherapy Associated with Laser GaAs Application in Shoulder-Rotator Cuff Syndrome. Laser Physics , v. 17, p. 286-289, 2007.

  • ALBUQUERQUE, A. C. ; BELLONI, D. T. ; GONZALEZ, J. I. A. ; Silva EB ; BACELAR, S. ; DANTAS, E. H. M. . Efectos crónicos de un programa de alargamiento pasivo sobre los valores de la presión arterial sanguínea y el estrés en adultos con hipertensión arterial. Revista Internacional de Ciencias del Deporte , v. 3, p. 1-11, 2007.

  • MESQUITA, M. G. ; CAETANO, L. F. ; PERNAMBUCO, C. S. ; Silva EB ; DANTAS, E. H. M. . Análise da excreção urinária de hidroxiprolina e do nível de dor em sujeitos com lombalgia após alongamento da hidrocinesioterapia. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , v. 8, p. 99-102, 2007.

  • CADER, S. ; Silva EB ; VALE, R. ; BACELAR, S. ; MONTEIRO, M. D. ; DANTAS, E. H. M. . Efeito do treino dos músculos inspiratórios sobre a pressão inspiratória. Revista Motricidade , v. 3, p. 279-288, 2007.

  • COMARU, T. ; Silva EB . Segurança e eficácia da fisioterapia respiratória em recém-nascidos pré-termo: uma revisão da literatura. Revista Fisioterapia e Pesquisa , v. 14, p. 91-97, 2007.

  • Rosa Neto, F ; Giane C ; Bissani, C ; Silva CA ; Sousa M ; Silva EB . Características neuropsicomotoras de crianças de alto risco neurológico atendidas em um ambulatório de follow up. Pediatria Moderna , v. 42, p. 79-85, 2006.

  • Petry R ; Silva EB . Repercussão atual das lesões músculo-esqueléticas sofridas pelas ginastas durante suas carreiras na ginástica rítmica. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , v. 7, p. 219-223, 2006.

  • SOUZA, A. P. G. F. ; MESQUITA, M. G. ; Silva EB ; MARTINHO, K. O. ; DANTAS, E. H. M. . The Efficiency of Kinesiotherapy as a Therapeutic Resource in the Treatment of Shoulder-Rotator Cuff Syndrome.. Brazilian Journal of Investigative Pathology, Morphology and Morphometry , v. 1, p. 51-59, 2006.

  • CAETANO, L. F. ; MESQUITA, M. G. ; BAUERFELT, R. ; PERNAMBUCO, C. S. ; Silva EB ; DANTAS, E. H. M. . Hidrocinesioterapia na redução da lesão lombar avaliada pelos níveis de Hidroxiprolina e dor.. Fitness and Performance Journal , v. 5, p. 39-43, 2006.

  • MESQUITA, M. G. ; PERNAMBUCO, C. S. ; OLIVEIRA, C. J. ; Silva EB ; DANTAS, E. H. M. . Análise da excrecão urinária de hidroxiprolina e do nível de dor em sujeitos com lombalgia pós alongamento na hidrocinesioterapia.. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , v. prelo, p. prelo, 2006.

  • Silva EB ; Teixeira MS ; Gomes PSC . Antropometria e força muscular relativa de membros superiores. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício , Rio de janeiro, v. 2, n.1, p. 58-67, 2003.

  • Silva EB ; Martins MEA ; Júnior MAMLP ; Soares JS ; Filho JF . Relação do teste de 450m de caminhada na água com a corrida do teste de avaliação física do Exército brasileiro. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, v. 127, p. 66-70, 2003.

  • Silva EB ; Dantas E ; Buck KH . A influência da ingestão oral de creatina monohidratada no desempenho físico de militares submetidos a operações continuadas de combate. Fitness and Performance Journal , Rio de Janeiro, v. 2, n.1, p. 11-16, 2003.

  • Silva EB ; Albuquerque FMO . Saltos altos e artralgias nos membros inferiores e coluna lombar. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , Rio de Janeiro, v. 5, n.1, 2003.

  • Silva EB ; Lira VA ; Araújo CGS . As ações de sentar levantar do solo são prejudiciais por excesso de peso. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , Rio de Janeiro, v. 6, n.6, p. 241-248, 2002.

  • Silva EB ; GIL, E. L. ; Cunha RSP . Teste de 12 minutos e intensidade de treinamento aeróbio para militares com 18 - 53 anos de idade. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.126, p. 4-9, 2002.

  • Silva EB ; BAPTISTA, M. T. ; BELTRAO, F. B. ; PEREIRA, A. K. . Influência da Escola de Educação Fïsica do Exército na origem do currículo de educação física no Brasil. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.126, p. 10-14, 2002.

  • Silva EB ; Silva CP . Caso Sargento Bandeira: fenômeno do pentatlo militar brasileiro. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.125, p. 20-27, 2001.

  • Silva EB ; Silva CP . O desporto nas Grandes Unidades do Exército brasileiro em 1999. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.125, p. 36-39, 2001.

  • Silva EB . Treinamento desportivo: mitos e verdades. Anais da III Semana da Educação Física, Esporte e Lazer, UGF / Rio de janeiro, p. 60-63, 2001.

  • Silva EB ; Gomes PSC . Confiabilidade do teste de campo puxada na barra em militares com 18 anos de idade. Artus (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 19, n.1, p. 71-80, 1999.

  • Silva EB . Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.120, p. 56-57, 1992.

  • Silva EB . O tempo-training na preparação física de atletas de meio-fundo. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.120, p. 58-60, 1992.

  • Silva EB . Treinamento de resistência aeróbia. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.119, p. 71-78, 1991.

  • Silva EB . Plano do limiar aeróbio. Revista de Educação Física. Escola de Educação Física do Exército , Rio de Janeiro, n.118, p. 51-55, 1990.

  • BARROS, P. Z. ; Silva EB . A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA PARA A VIDA DIÁRIA DE PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA. In: XX Congresso Brasileiro em Fisioteapia, 2013, Fortaleza. Anais XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2013. p. 37-107.

  • Silva EB ; Gomes PSC ; Gil EL . Teste de 12 minutos e intensidade de treinamento da resistência aeróbia para adultos ativos. In: I Semana de Treinamento Desportivo, 1999, Rio de Janeiro. Anais I Semana de Treinamento Desportivo, 1999. p. 46-53.

  • BARROS, P. Z. ; Silva EB . ELECTRICAL STIMULATION , PELVIC FLOOR TRAINING AND URINARY INCONTINENCE IN POST PROSTATECTOMY : RANDOMISED CONTROLLED TRIAL , DOUBLE-BLIND. In: International Continence Society 2014, 2014, Rio de Janeiro. International Continence Society 2014, 2014.

  • BARROS, P. Z. ; Silva EB . THE CONTRIBUTION OF UROGYNECOLOGICAL PHYSIOTHERAPY FOR DAILY LIFE OF PATIENTS WITH URINARY INCONTINENCE. In: International Continence Society 2014, 2014, Rio de Janeiro. International Continence Society 2014, 2014.

  • BARROS, P. Z. ; Silva EB . PELVIC FLOOR TRAINING ASSOCIATED OR NOT WITH ELECTRICAL STIMULATION AND URINARY INCONTINENCE IN POST PROSTATECTOMY: A SYSTEMATIC REVIEW. In: International Continence Society 2014, 2014, Rio de Janeiro. International Continence Society 2014, 2014.

  • Dadalto TV ; RODRIGUES, A. R. S. ; Silva EB . Fortalecimento muscular no tratamento da osteoartrite do joelho. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianopólis - SC. XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011.

  • FARIA, L. ; Silva EB . As novas demandas da atenção à saúde: estamos preparados para mudanças na formação profissional?. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2011, Rio de Janeiro - RJ. XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, 2011.

  • OLIVEIRA, T. ; CHAVES, L. ; Silva EB ; OPUSZCKA, M. . Agilidade e eficiência em jogo nas diferentes classes de atletas do rúgbi adaptado. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis - SC. XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011.

  • PUELL, V. ; RODRIGUES, A. R. S. ; Silva EB . Cinesioterapia e autonomia funcional em idosos asilados. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianopólis - SC. XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011.

  • FARIAS, G. G. ; ARAUJO, L. D. ; CHAVES, L. ; Silva EB . O uso da grade de contração isolada do períneo na recuperação da força do assoalho pélvico em bailarinas. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis - SC. XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011.

  • SILVA, G. P. ; SODRE, R. S. ; PINTO, D. ; ABREU, G. R. ; Silva EB . Associação da mobilidade tóracoabdominal na posição ortostática e em decúbito dorsal com a força muscular ventilatória. In: V Fórum Científico da Escola de Educação Física do Exército, 2018, Rio de Janeiro. Anais do V Fórum Científico da Escola de Educação Física do Exército, 2018. p. 107-107.

  • PINTO, D. F. ; SILVA, G. P. ; SODRE, R. S. ; ABREU, G. R. ; Silva EB . A influência da atividade física na força muscular ventilatória. In: V Fórum Científico da Escola d Educação Física do Exército, 2018, Rio de Janeiro. Anais do V Fórum Científico da Escola d Educação Física do Exército, 2018. p. 111-111.

  • BUNN, P. S. ; Silva EB . Associação da classificação de risco de lesão pelo Functional Movement Sc reening? com a ocorrênc ia de lesões musculoesqueléticas: uma metanálise. In: 29 Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2017, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2017. v. 23. p. 1-168.

  • BUNN, P. S. ; SILVA, G. P. ; Silva EB . O desempenho no Teste de Agachamento Profundo e lesões musculoesqueléticas: uma revisão sistemática. In: 29 Congresso Brasileiro de medicina do Exercício e do Esporte, 2017, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2017. v. 23. p. 1-168.

  • SILVA, R. C. F. ; SILVA, G. P. ; Pereira FD ; Silva EB . Exercício físico aeróbico e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): uma revisão sistemática com metanálise. In: 29 Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2017, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de medicina do Esporte, 2017. v. 23. p. 1-168.

  • RUBINI, E. ; DIANO, C. C. ; OLIVEIRA, M. J. P. B. V. ; CEZAR, V. L. ; Silva EB . Flexibilidade, volume de alongamentos e resposta autonômica. In: 29 Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, 2017, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2017. v. 23. p. 1-168.

  • BUNN, P. S. ; LOPES, T. ; TERRA, B. ; ALVES, D. ; RODRIGUES, A. ; MIRANDA, F. ; COSTA, H. ; SOUZA, M. ; MENDONCA, R. ; Silva, EB . Dynamic Movement Assessment? as an injury prediction tool in Brazilian Navy cadets: A cohort study. In: International Congress on Soldiers' Physical Performance, 2017, Melbourne. Journal of Science and Medicine in Sport, 2017. v. 20. p. S29-S29.

  • BARROS, P. Z. ; Silva EB . FORÇA DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO: CONFIABILIDADE INTRA EXAMINADORES. In: Congresso Internacional de Fisioterapia, 2016, Salvador. ANAIS DO 8o CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA - Journal of human growth and development, 2016.

  • Pereira FD ; SILVA, G. P. ; VITOR, G. ; Silva EB . Pressões inspiratória e exporatória máximas: confiabilidade intra e inter-examinadores. In: Congresso Internacional de Fisioterapia, 2016, Salvador. ANAIS DO 8o CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA - Journal of human growth and development, 2016.

  • MEIRELLES, F. O. ; Silva, EB . A eficácia da osteopatia sobre a lombalgia: uma revisão sistemática. In: V Seminário de Pesquisa da Estácio, 2013, Rio de Janeiro. V Seminário de Pesquisa da Estácio, 2013. p. 68.

  • OLIVEIRA, B. B. M. ; MORAES, C. ; BARROS, A. ; BARBOSA, J. ; Silva EB ; LOBO, J. ; MAFRA, D. . Effects of intradialytic resistance trainning on functional capacity, strengh and body composition in hemodialysis patients. In: Kidney Research and Clinical, 2012, Havai. Kidney Research and Clinical, 2012. v. 31.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva EB . Treinamento Virtual: uma nova perspectiva contra o sedentarismo. In: 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, S. Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Suplemento Especial, 2012. v. 20. p. 46-46.

  • SANTOS, I. G. ; MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva EB . Relação da potência muscular e variáveis antropométricas de mulheres. In: 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, S. Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Suplemento Especial, 2012. v. 20. p. 44-44.

  • SOUZA, C. P. ; MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva EB . Confiabilidade intra-avaliador da medida de resistência dos eretores espinhais. In: 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, S. Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento - Suplemento Especial, 2012. v. 20. p. 223-223.

  • OLIVEIRA, B. B. M. ; Silva EB . Efeitos de um programa intradialítico de exercício físico de força muscular sobre a capacidade funcional, força e massa muscdular em pacientes sob hemodiálise. In: XVI Congresso Paulista de Nefrologia, 2011, São Paulo - SP. XVI Congresso Paulista de Nefrologia, 2011.

  • MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva EB . INFLUÊNCIA DOS INTERVALOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES NO DESEMPENHO DA FORÇA MUSCULAR. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, S. Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento - Suplemento Especial, 2011. v. 19. p. 44-44.

  • Teo Lopes da Motta Alves ; Silva EB . Prevalência de lesões em atletas de futsal. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Diego Luiz Horta ; Silva EB . Tempo de trabalho, local, frequência e grau de severidade das DORT em operadores. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Gisllayne da Motta Beber Machado ; Silva EB . Método Pilates e Percepção de saúde Física por Mulheres Acima de 50 Anos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Henrique Bento Perreira ; Silva EB . Relação entre Técnicas e Lesões em Atletas Praticantes de Jiu-Jitsu. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Thiago Andreza Moreira ; Silva EB . Tempo mínimo de treinamento muscular respiratório para o desmame de pacientes intubados em ventilação mecânica. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Maria Erivânia Araújo ; Silva EB . Eficácia do método Pilates na redução da escoliose não estrutural em universitário. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio d Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • Felipe Bittencourt Bravim ; Silva EB . Pressão mínima de oclusão do balonete para ventilação satisfatória em homens. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2009.

  • SILVA, L. P. ; Silva EB ; GOMES, P. S. C. . Efeito agudo do aquecimento sobre o desempenho da força isocinética. In: I ENCONTRO MINEIRO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, 2005, Juiz de Fora. I ENCONTRO MINEIRO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, 2005.

  • PARZIANELLO, J. L. ; Silva EB . Eletroestimulação nervosa transcutânea e dor em pacientes com gonartrose. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA, 2005, São Paulo. XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA, 2005.

  • PARZIANELLO, J. L. ; Silva EB . Eletroestimulação neuromuscular transcutânea e dor crônica em pacientes com gonartrose. In: XVI Congresso Brasileiro de Fsioterapia, 2005, São Paulo - SP. XVI Congresso Brasileiro de Fsioterapia.

  • Silva EB ; Cunha RSP ; Martins MEA . Aquecimento e resposta cardíaca em militares não-atletas do Exército brasileiro. In: III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 2003, Rio Claro - SP. MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP, 2003. v. 9. p. S53-S53.

  • Silva EB . Recovery of the knees muscular strength after arthroscopic meniscectomy. In: Annual Meeting of the ACSM 2002, 2002, St. Louis. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2002. v. 34. p. S100-S100.

  • Silva EB ; Andrade AS . Phisical activity and degenerative articular disease. In: Annual Meeting of the ACSM 2002, 2002, St. Louis. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2002. v. 34. p. S68-S68.

  • Silva EB . Avaliação da prova prática da disciplina futebol na EsEFEx. In: 9 Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 2002, São Luís. 9 Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa - Errata, 2002.

  • Silva EB ; Cunha RSP ; Júnior MAMLP ; Martins MEA ; Nascimento SS . Freqúência semanal do treinamento intervalado aeróbio e resistência aeróbia em militares do Exército brasileiro. In: XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002, São Paulo. XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002. v. 10. p. 152-152.

  • Silva EB ; Martins MEA ; Cunha RSP ; Morais AC ; Cunha C ; Vieira MS ; Silva GF ; Vieira VS ; Divino CR . Teste de 12 minutos na água como teste alternativo para o teste de 12 minutos empregado no Exército brasileiro. In: XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002, São Paulo. XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002. v. 10. p. 158-158.

  • Silva EB ; Nóbrega LFM ; Lopez RF ; Gonçalves F ; Figueira F ; PEREIRA, R. ; CERQUEIRA, J. S. ; SANTOS, J. A. ; PINHEIRO, S. F. ; O JUNIOR, A. D. . Flexão de braços com apoio dos joelhos e com apoio dos pés para mulheres do Exército brasileiro. In: XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002, São Paulo. XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2002. v. 10. p. 153-153.

  • Silva EB ; NOGUTI FILHO, O. . Aptidão física de mergulhadores após infiltração de 6 km no mar. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO, 2002, Rio de Janeiro. Revista EDUCAÇÃO FÍSICA, 2002. p. 38-38.

  • Silva EB . Puxada na barra e subida na corda vertical em militares do Exército brasileiro. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO, 2002, Rio de Janeiro. Revista EDUCAÇÃO FÍSICA, 2002. p. 41-41.

  • Silva EB ; Cunha RSP . Aquecimento e extensibilidade da musculatura posterior do corpo em militares do Exército brasileiro. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS DO RIO DE JANEIRO, 2002, Rio de Janeiro. Revista EDUCAÇÃO FÍSICA, 2002. p. 38-39.

  • Silva EB ; SOEIRO, R. S. P. . Treinamento desportivo no Brasil: sua criação e evolução. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E DANÇA, 2002, Ponta Grossa. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E DANÇA, 2002.

  • Silva EB ; Gomes PSC ; Pereira MIR ; Santos TM ; Miyamoto GA . Test/retest reliability of knee extension peak torque at different velocities measured using three testing protocols. In: Annual Meeting of the ACSM 2001, 2001. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2001. v. 33. p. S196-S196.

  • Silva EB ; Teixeira MS ; Pinto FGF ; Santos CB ; Filho MVP ; Gomes PSC . Effect of training frequency on detraining after upper body muscular strength training in military males 18 years of age. In: Annual Meeting of the ACSM 2001, 2001. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2001. v. 33. p. S132-S132.

  • Silva EB ; Teixeira MS ; Santos CB ; Gomes PSC . Effects of resistance training with differents sets and weekly frequencies on upper body muscular strength in military males 18 years of age. In: annual Meeting of the ACSM 2001, 2001. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2001. v. 33. p. S132-S132.

  • Silva EB ; Gomes PSC . Sexo, velocidade do movimento e ângulo do pico de torque da força isocinética concêntrica de extensão e flexão dos joelhos em universitários saudáveis. In: XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2001, São Paulo. XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2001. p. 82-82.

  • Silva EB . Fisiodiagnóstico e reabilitação da força muscular dos joelhos com o dinamômetro isocinático Cybex NORM, após meniscectomia. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO ESPORTE, 2001, Caxambú. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO ESPORTE, 2001. p. 122-122.

  • Silva EB . Teste de 12 minutos ou corrida de 5 km para avaliar a capacidade aeróbia de militares?. In: II Congresso Internacional de Motricidade Humana, 2001, Muzambinho. II Congresso Internacional de Motricidade Humana, 2001.

  • Silva EB ; Martins MEA . Estudo do teste de caminhada na água como exercício alternativo para avaliação da resistência aeróbia no Exército brasileiro. In: XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2001, São Paulo. XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2001. p. 143-143.

  • Silva EB ; Gomes PSC ; Teixeira MS . Efeitos do ritmo de execução e nível de treinamento sobre a força muscular de membros superiores. In: XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000, São Paulo. Anais do XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000. p. 96-96.

  • Silva EB ; Gomes PSC ; Santos TM ; Pereira MIR . Efeito do tipo de protocolo sobre a força concêntrica isocinética de extensão de joelhos. In: XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000, São Paulo. Anais do XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000. p. 96-96.

  • Silva EB ; Gomes PSC ; Pereira MIR ; Santos TM . Efeito da variação da velocidade de contração concêntrica sobre o pico de torque de extensão e flexão dos joelhos em dinamômetro isocinético. In: XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000, São Paulo. Anais do XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000. p. 97-97.

  • Silva EB ; Gomes PSC ; Santos TM ; Santos CB . Efeitos de diferentes números de séries e freqüência semanal de treinamento sobre os níveis de creatina quinase total em jovens com 18-22 anos de idade. In: XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000, São Paulo. Anais do XXIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2000. p. 95-95.

  • Silva EB . Efeitos da marcha de 24 km sobre as concentrações sangüíneas de eletrólitos, glicose e proteínas. In: II Semana de Treinamento Deportivo, 2000, RIo de Janeiro. Anais da II Semana de Treinamento Deportivo, 2000.

  • Silva EB ; Teixeira MS ; Pinto FGF ; Santos CB ; Filho MVP ; Gomes PSC . Effect of training frequency on upper body muscular strength in military males 18 years of age. In: Annual Meeting of ACSM 2000, 2000, Indianapolis. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2000. v. 32. p. S153-S153.

  • Silva EB ; Gomes PSC . Validade do instrumento de medida puxada na barra horizontal para a medição de força e resistência muscular de membros superiores. In: XXII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 1999, São Paulo. Anais do XXII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 1999. p. 130-130.

  • Silva EB ; Lira VA ; Araújo CGS . Teste de sentar-levantar: efeito de variações abruptas do peso corporal em indivíduos jovens ativos. In: XXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 1998, São Paulo. XXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 1998. p. 93-93.

  • Silva EB ; Gomes PSC . Efeitos crônicos dos exercícios aeróbios sobre a hipertensão essencial leve. In: Congresso Mundial de Educação Física - AIESEP 97, 1997, Rio de Janeiro. ARTUS - Revista de Educação Física e Desportos. Rio de Janeiro: Editora Central - UGF, 1997. v. 13. p. 140-141.

  • Silva EB . Condição física inicial e final de mulheres com o 3o grau de escolaridade. In: II Congresso Brasileiro sobre Qualidade na Educação Física e no Esporte, 1996, Curitiba. II Congresso Brasileiro sobre Qualidade na Educação Física e no Esporte, 1996.

  • Silva EB . Distribuição do peso corporal durante a execução da flexão de braços. In: II Congresso Brasileiro sobre Qualidade na Educação Física e no Esporte, 1996, Curitiba. II Congresso Brasileiro sobre Qualidade na Educação Física e no Esporte, 1996.

  • Silva EB . Relação entre a velocidade de deslocamento durante percurso na zona-alvo aeróbia e a velocidade de deslocamento durante o teste de 12 minutos. In: II Congresso Brasileiro sobre Qualidade na Educação Física e no Esporte, 1996, Curitiba. II Congresso Brasileiro sobre Qualidade na Educação Física e no Esporte, 1996.

  • Silva EB ; Dias JC ; Silami-Garcia E . Respostas fisiológicas de homens após um curto período de aclimatização a um ambiente quente e úmido. In: IX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1994, Caxambú. FESBE 94, 1994. p. 407-407.

  • Silva EB . Informatização dos princípios científicos do treinamento desportivo. In: I Congresso Internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa, 1989, Rio de Janeiro. I Congresso Internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa, 1989. p. 50-50.

  • Silva EB . Avaliação da prova prática da disciplina futebol na EsEFEx. Revista de educação física , Rio de Janeiro, v. 127, p. 91, 2003.

  • Silva EB ; Zapani AKM ; Borlina MF ; Amadio AA ; Oliveira PFM ; Oliveira FQQ ; Araújo LCF ; Júnior MAMLP . Flexibilidade de tronco em oficiais alunos da Escola de Comando e Estsdo-Maior do Exército. Revista de educação física , Rio de Janeiro, v. 127, p. 94, 2003.

  • Silva EB ; Petersen A ; Campos JP ; Zaneti DWS ; Rola DC ; Vieira JL ; Moraes CV ; Vilela FM ; Júnior MAMLP . Eficácia da pista de treinamento em circuito e da ginástica básica como treinamento de força muscular para a realização da puxada nabarra fixa. Revista de educação física , Rio de Janeiro, v. 127, p. 98, 2003.

  • Silva EB ; Rosa D . Gasto Energético na Pista de Pentatlo Militar do Curso de Monitor da EsEFEx. Revista de educação física , Rio de Janeiro, v. 127, p. 100, 2003.

  • Silva EB . Reposição hídrica proporcionada por um litro de água em uma marcha de 16km. Revista de educação física , Rio de Janeiro, v. 127, p. 103, 2003.

  • Silva EB . Treinamento neuromuscular e testes de flexão de braços e puxada na barra fixa de militares récem incorporados ao Exército brasileiro. Revista de educação física , Rio de Janeiro, v. 127, p. 104, 2003.

  • Silva EB . Estimativa do gasto energético diário em triatletas de elite de ambos os sexos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, p. 141, 2003.

  • Silva EB . A eficácia do treinamento isométrico sobre a oscilação da arma em relação ao alvo nas modalidades de arma curta. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, p. 141, 2003.

  • Silva EB . Perfil dos esgrimistas de espada masculina adulta do Brasil. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, p. 146, 2003.

  • Silva EB . Nível social e aptidão física inicial dos militares da Bateria Estácio de Sá. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, p. 149, 2003.

  • Silva EB . Relação da força de preensão manual e sustentação na barra fixa com o desempenho no teste de flexão na barra fixa. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, p. 156, 2003.

  • Silva EB . Confiabilidade do teste de 12 minutos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, p. 162, 2003.

  • Silva EB . A influência da ansiedade na obesidade. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, p. 192, 2003.

  • Silva EB . A importância da reposição hídrica durante uma performance de 10km. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, p. 206, 2003.

  • BUNN, P. S. ; Silva EB . Association of the Functional Movement Screening with the incidence of musculoskeletal injuries: a systematic review with meta-analysis. PHYSICAL THERAPY IN SPORT , 2019.

  • Silva EB . . Atividade fisíca regular e desequilíbrio corporal em idosos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva EB . Cinesioterapia, equilíbrio e quedas em idosos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva EB . Hálux valgo e o desequilíbrio corporal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONTEIRO JUNIOR, R. S. ; Silva, EB . Estatística aplicada a educação física. 2017.

Silva EB . Concessão de auxílio para apresentação de trabalho no congresso do ACSM (processo CAPES 2027-14-3). 2014.

Silva EB . Concessão de auxílio para apresentçaõ de trabalho (processo CAPES 0508-11-0). 2011.

Silva EB . Estágio Pós- Doutoral (processo CAPES 3686-10-8). 2010.

Silva EB . Estágio Pós- Doutoral (processo CAPES 4066-09-0). 2009.

Silva EB . Ficha de avaliação de uma estação de trabalho sentada. 2018.

MEIRELLES, F. O. ; MATOS, M. I. ; Silva EB . Metanálise utilizando o Review Manager (Tutorial). 2019.

Silva EB . Comer e realizar exercícios funcionais em grupo melhoram sintomas depressivos, de solidão e qualidade de vida idosas sarcopênicas: ensaio clínico randomizado. 2019.

MEIRELLES, F. O. ; MATOS, M. I. ; Silva EB . Avaliação do nível de evidência de uma metanálise (GRADE - Tutorial). 2019.

MATOS, M. I. ; Silva EB . Índices de modulação simpática ( SNS Index ) e parassimpática ( PNS Index ) apresentados pelo software KUBIOS HRV versão 3.2. 2019.

RODRIGUES, A. I. ; BUNN, P. S. ; Silva EB . Qualidade metodológica - Escala PEDro. 2019.

RODRIGUES, A. I. ; BUNN, P. S. ; Silva EB . Qualidade metodológica - Escala Jadad. 2019.

BUNN, P. S. ; RODRIGUES, A. I. ; Silva EB . Risco de viés - Ferramenta Cochrane. 2019.

Silva EB . Afinal, o viés de publicação é do editor ou do pesquisador?. 2019.

Silva EB . Nível de evidências de metanálises : esclarecendo melhor os domínios 'inconsistência' e 'imprecisão' da ferramenta GRADE. 2019.

DAMASCENO, R. ; Silva EB . EndNote : saiba como usar. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos - Instruções iniciais. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base LILACS. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base SciELO. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base Scopus. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base ScienceDirect. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base PEDro. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base Cochrane. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base MEDLINE. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base CINAHL. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estratégia de busca de artigos na base SPORTDiscus. 2019.

RODRIGUES, A. I. ; Silva EB . Metanálises utilizando o RevMan 5.3. 2019.

Silva EB . Como fazer etanálises. 2019.

Silva EB . Duas assertivas da ciência. 2019.

BOMFIM, A. B. C. ; Silva EB . Estretégia de busca de artigos na base Web of Science. 2019.

Silva EB . Possíveis diferenças de sexo na relação entre indicadores de força muscular de membros inferiores e a presença de incontinência urinária em nonagenários e centenários. 2018.

Silva EB . EFFECT OF A RESISTANCE EXERCISE PROGRAM FOR SARCOPENIC ELDERLY WOMEN: QUASI-EXPERIMENTAL STUDY. 2018.

Silva EB . TREINO COM BIOFEEDBACK PARA A RECUPERAÇÃO DA CONTINÊNCIA URINÁRIA PÓS PROSTATECTOMIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2018.

Silva EB . Efetividade da estabilização segmentar na dor lombar inespecífica. 2018.

Silva EB . PELVIC FLOOR DYSFUNCTION IN RECREATIONAL CROSSFIT AND WEIGHT TRAINING FEMALES. 2018.

Silva EB . Entendendo melhor os erros alfa e beta. 2018.

Silva EB . Avaliando o poder post hoc e calculando o tamanho do efeito ( f de Cohen). 2018.

Silva EB . Amostragem. 2018.

Silva EB . Exercícios funcionais na qualidade de vida e solidão em idosas sarcopênicas: ensaio clínico randomizado. 2018.

RODRIGUES, A. I. ; Silva EB . Metanálise utilizando o StatsDirect. 2018.

RUBINI, E. ; Silva EB . Como fazer uma boa pesquisa no PubMed?. 2017.

RUBINI, E. ; Silva EB ; MATOS, M. I. . Transferência de dados do Polar V800 para o Kubios. 2017.

Silva EB . Como quantificar a produção científica do seu grupo de pesquisa (cozinha interna). 2017.

Silva EB . A nonrandomized trial of pelvic floor muscle training for pregnant women. 2017.

Silva, EB . COMPARAÇÃO DO GANHO IMEDIATO DA EXTENSIBILIDADE DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS APÓS A APLICAÇÃO DO ALONGAMENTO ESTÁTICO ATIVO E EXCÊNTRICO ATIVO. 2013.

Silva EB . ANÁLISE DA ESTABILIDADE POSTURAL E PROPRIOCEPÇÃO DE IDOSAS FISICAMENTE ATIVAS. 2013.

Silva, EB . MEDO DE CAIR E RESTRIÇÃO DE ATIVIDADES EM IDOSOS DA COMUNIDADE URBANA DE LONDRINA/PR: ESTUDO TRANSVERSAL. 2013.

Silva EB . EFEITOS DO EXERCÍCIO RESISTIDO DE MEMBROS SUPERIORES NA FORÇA E NA FUNCIONALIDADE DO PACIENTE COM DPOC. 2010.

Silva EB . ALTERAÇÃO DA IMPULSÃO VERTICAL APÓS O PERÍODO COMPETITIVO EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL. 2010.

Silva EB . INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DESPORTIVA NA POSTURA DE ATLETAS DE HANDEBOL. 2010.

Silva EB . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR SOBRE MECÂNICA RESPIRATÓRIA E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES OBESAS. 2010.

Silva EB . Exercícios Aeróbicos no controle da hipertensão arterial na pós-menopausa. 2010.

Silva EB . ATIVIDADE FÍSICA, FORÇA MANUAL E FLEXIBILIDADE EM MULHERES SENESCENTES. 2010.

Silva EB ; BUNN, P. S. ; MATOS, M. I. ; RODRIGUES, A. I. ; MEIRELLES, F. O. ; RUBINI, E. . GPCES - Grupo de Pesquisa em Ciência do Exercício e da Saúde. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o strictosensu).

Silva EB . Entendendo melhor os erros de pesquisa alfa e beta. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o stricto sensu).

Silva EB . TCC Fit UGF / TCC do curso de fisioterapia / UGF ( http://www.tccfitugf.com.br/ ). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portal de armazenamento dos TCC).

Silva EB . Orientações para redação de AO e ARS ( http://www.tccfitugf.com.br/files/docs/Orientacoes_para_redacao_de_AO_e_ARS.pdf ). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Orientações para redação de texto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Efeito crônico do treinamento aeróbio associado ao CPAP em portadores de DPOC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Ramdel Caldas Ferreira da Silva - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Efeito da dança sobre a variabilidade da frequência cardíaca, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Mariana Inocêncio Matos - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A Avaliação Dinâmica do Movimento ? como ferramenta de classificação de risco de lesão musculoesquelética, Descrição: Este projeto de tese está organizado em dois estudos científicos: o primeiro estudo será um estudo da confiabilidade intra-avaliador e inter-avaliador da DMA? e o segundo, será um estudo longitudinal, que terá como o objetivo de avaliar a acurácia diagnóstica da DMA? na classificação de risco de lesões musculoesqueléticas. Este estudo pressupõe que a classificação de risco de lesão musculoesquelética em alto e baixo risco da DMA? implicará na ocorrência ou na ausência de lesão no período de um ano, respectivamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Priscila dos Santos Bunn - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Equações Preditivas para Pressão Inspiratória e Expiratória Máxima (PImáx e PEmáx): Uma Nova Proposta para a População Brasileira, Descrição: O estudo será desenvolvido no Instituto de Pesquisa e Promoção da Saúde da Clínica Escola Castelo Branco (UCB), RJ. A amostra será constituída por 140 homens e 140 mulheres, saudáveis, faixa etária entre 20 à 79 anos. Os voluntários serão submetidos a uma triagem, avaliação das medidas antropométricas (estatura e massa corporal total), após serem ratificados como voluntário e elegíveis à pesquisa, irão realizar a familiarização e avaliação das PImáx, e PEmáx e mobilidade tóraco-abdominal, que serão medidas respectivamente, por um manovacuômetro digital MDV®300 (MDI/BRASIL) com resolução de 1cmH2O, intervalo operacional de ±300cmH2O, com certificado de calibração emitido pelo INMETRO sob o número 0350/2012 e uma trena antropométrica Sanny, 2m de comprimento com escala em milímetros. Sendo atendidos os pressupostos, será rodada uma regressão linear múltipla onde serão consideradas como as variáveis independentes (idade, estatura, massa corporal total e mobilidade tóraco-abdominal) e as dependentes (PImáx e PEmáx). Serão utilizados os limites de confiança de Bland & Altman para possível exclusão dos outliers e CCI e ETM para a validação cruzada. O nível de significância estabelecido para todos os testes será de P ≤ 0,05. Toda as análises estatísticas serão realizadas por meio do programa Statistical Package for the Social SciencesTM (SPSS. 21).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Gloria de Paula Silva - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Exercício físico dos músculos do assoalho pélvico e incontinência urinária de esforço feminina, Descrição: Introdução: A perda urinária ocorre por falta de contração do esfíncter uretral. O tratamento proposto pela fisioterapia através dos exercícios pélvico visa o fortalecimento dessa musculatura. A proposta deste estudo será verificar se o uso dos cones vaginais associados ou não aos exercícios do assoalho pélvico poderá diminuir o impacto da incontinência urinária de esforço. Materiais e método: Este estudo será realizado no Hospital Federal dos Servidores do Estado. Participaram do estudo 54 mulheres que apresentem perda urinária por esforço. Elas serão avaliadas por um especialista experiente na área, onde será feito anamnese, exame físico e será aplicado questionário especifico aos sintomas urinários. Para avaliar o impacto causado pela incontinência será aplicado o questionário ICIQ-SF, além do impacto este abrange a frequência, gravidade e situações cotidianas causadas pela perda urinária. Quanto ao exame físico será introduzido no canal vaginal um perineometro digital que avaliará, através de um sensor de pressão a contração muscular do esfíncter. Essa avaliação será realizada pré e pós intervenção do tratamento que poderá durar até 20 sessões. As participantes serão alocadas aleatoriamente em 3 grupos ? grupo controle ativo EMAPs, que será submetido apenas aos exercícios com toque bidigital, ou grupo intervenção EMAPs + cones que será submetido aos exercícios acrescido dos cones vaginais e o EMAPs, que será submetido apenas aos exercícios sem o toque. Ambos realizarão exercícios supervisionados por outro terapeuta especialista e experiente. Espera-se que o uso dos cones vaginais associados aos exercícios do assoalho pélvico poderá potencializar o tratamento da incontinência urinária diminuindo o impacto da perda urinária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Ana paula Dantas Fernandes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A importância do Treinamento Físico Militar para o desempenho das funções administrativas na Marinha do Brasil, Descrição: Participarão do estudo militares de carreira na ativa, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil de diferentes Organizações Militares, que exercem funções administrativas semelhantes, divididos em dois grupos: um que realiza o TFM regular e outro que não pratica TFM nas OMs ou em qualquer outro estabelecimento civil. Serão comparadas as respostas de aptidão física através do Teste de Avaliação Física (TAF) realizado anualmente, de saúde consultando a ficha médica e de absenteísmo por meio do controle de faltas dos dois grupos. Será considerado TFM regular as atividades como corrida contínua, a natação, musculação e treinamento em circuito, praticado de três a quatro vezes semanalmente em uma sessão maior ou igual há 30 minutos durante 1 ano. As OMs selecionadas estarão diretamente subordinadas ao CGCFN (apenas as OMs localizadas no Estado do Rio de Janeiro).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Fernanda Guedes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Os efeitos da ginástica laboral em militares do Setor Administrativo do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN - Marinha do Brasil), Descrição: Está previsto para este estudo dez participantes militares divididos em dois grupos (Grupo A e Grupo B), que trabalhem no mesmo setor e executem as mesmas funções, de ambos os sexos. A seleção será determinada através de um contato direto com o militar e será distribuído um termo de consentimento livre e esclarecido e também uma carta solicitando autorização ao Comandante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes para aplicação da pesquisa. Para os participantes será distribuído um questionário com as seguintes questões: identificação do militar, características do trabalho na qual exerce, aspectos ergonômicos do trabalho e possíveis reflexos físicos ocasionados pela automação das tarefas. A Ginástica Laboral será composta por exercícios de alongamento para o Grupo A, vol¬tados aos grupos musculares mais requisitados na ati¬vidade profissional, identificados pelo questionário e o Grupo B não executará a GL. Serão realizadas duas sessões semanais, com duração de 10 minutos, totalizando 48 sessões durante a jornada de trabalho do setor administrativo do CEFAN. Ao final das sessões será feito um levantamento entre os dois grupos analisando o grau de satisfação no trabalho (aumento na produtividade), o absenteísmo e a quantidade de entradas no serviço de saúde militar em ambos os grupos. Os dados coletados serão analisados e comparados, a fim de identificar a eficácia da GL na população-alvo do estudo. A pesquisa será de forma quantitativa, com o uso da estatística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Marcio Fonseca - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Efeito do alongamento muscular sobre as respostas pressóricas: metanálise, Descrição: Para determinar os efeitos agudos e crônicos dos exercícios de alongamento muscular sobre a pressão arterial será realizada uma meta- análise de ensaios clínicos randomizados relevantes. Efeito de tamanhos serão calculados e, como um efeito secundário, serão analisados potenciais mecanismos subjacentes das respostas da pressão arterial. As orientações PRISMA foram adotadas para realizar esta metanálise. Somente ensaios clínicos randomizados (ECR) que aplicaram exercícios de alongamento muscular como a intervenção e avaliação das respostas de pressão arterial cardiovasculares agudas ou crônicas em seres humanos serão incluídos na revisão. A busca de artigos publicados em Inglês, entre 1966 e maio de 2015 será realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas : National Library of Medicine (MEDLINE) , Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) , Fisioterapia Evidence banco de dados (PEDro) e Scientific Eletronic biblioteca on-line (SciELO). A escala PEDro será utilizada para avaliar a qualidade dos estudos. A avaliação será realizada de forma independente por dois pesquisadores, e as divergências serão decididos por um terceiro pesquisador. O tamanho do efeito, normalizado será calculado com base em valores de média e desvio padrão pré-exercício, média e desvio padrão após o exercício, tamanho da amostra e correlação inter-julgamento. A análise de subgrupo incluirá tipo de alongamento (estática vs FNP) e tamanho do músculo (pequeno, grande, ambos), que serão categorizados de acordo com informações dos estudos. Diferenças de potencial entre os subgrupos serão analisados pela análise de variância (ANOVA). Os escores da escala PEDro serão analisados por meta- regressão. A meta-análise e meta- análises de regressão serão realizadas utilizando o programa Comprehensive Meta Análise ( versão 2.2, Biostat Inc., Englewood , NJ). Um modelo de efeitos aleatórios será adotado devido à heterogeneidade dos estudos gerados pelo teste I2. O viés de publicação será analisado pelo tamanho do efeito contra diferença padronizada de médias de cada grupo de estudo. Além disso, uma análise não paramétrica de Duval e Tweedie de correção será utilizada para testar e ajustar o viés de publicação potencial. Em todas as análises, o nível crítico de significância será estabelecido em P ≤ 0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Paulo de Tarso Farinatti - Integrante / Ercole Rubini - Integrante / Walace Monteiro - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Efeito de uma sessão de alongamento muscular nas respostas pressóricas imediatamente e 24 horas após, Descrição: O objetivo deste estudo será verificar o efeito de uma sessão de alongamento muscular sobre as respostas de pressão arterial sistólica e diastólica imediatamente e ao longo de 24 horas após a realização da sessão de treinamento. Participarão do estudo indivíduos do sexo masculino pouco flexíveis. Os sujeitos participarão de procedimentos relacionados às seguintes condições, em ordem contrabalanceada aleatória: a) condição experimental, na qual os participantes farão sessão de alongamentos estáticos passivos contendo 10 exercícios envolvendo grandes grupamentos musculares; e b) situação controle, em que os sujeitos permanecerão em repouso durante o mesmo tempo utilizado para realizar a sessão de alongamentos. As condições experimental e controle serão separadas por intervalo de 24 a 48 h. A sessão de exercícios de alongamento contará com 10 exercícios envolvendo flexão e extensão de tronco, flexão e extensão de quadril, adução e abdução de quadril, flexão e extensão de joelho, alongamento de peitoral e flexão plantar. Serão realizadas quatro séries de alongamento estático passivo de 30 s de duração para cada um dos 10 exercícios. Os intervalos entre cada exercício e cada série serão de 30 segundos. As medidas da pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) serão feitas nos 60 minutos de repouso antecedentes às situações experimental e controle com registros realizados a cada 10 minutos, e ao longo das 24 h posteriores, a cada 30 minutos no período de vigília e a cada 60 minutos no período de sono. Todas as variáveis serão aferidas por meio de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial ? MAPA. Após ratificação da normalidade dos dados por meio de estatística univariada, o efeito da sessão de alongamento estático sobre a PAS e PAD será verificado por meio de ANOVA de duas entradas com medidas repetidas (condição x tempo). Em caso de F significativo, o teste post hoc de Fisher será utilizado para localizar diferenças específicas. Todos os cálculos estatísticos serão feitos com uso do software SPSSTM 13.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA) e o nível de significância de P ≤ 0.05 será adotado para todas as análises.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Paulo de Tarso Farinatti - Integrante / Ercole Rubini - Integrante / Walace Monteiro - Integrante.

  • 2015 - Atual

    EFEITO CRÔNICO DO TREINAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO SOBRE A FORÇA DOS MÚSCULOS VENTILATÓRIOS DE IDOSAS: EXPERIMENTO CONTROLADO, RANDOMIZADO E DUPLO CEGO, Descrição: Introdução: a dinapenia pode caracteriza-se pela diminuição da força muscular voluntária advinda do envelhecimento, quando estendida à musculatura ventilatória, são percebidos decréscimos tanto nas pressões inspiratória e expiratória máxima (PImáx e PEmáx), traduzindo-se em diminuição da força nos respectivos grupamentos musculares. Esta dinapenia específica está intimamente relacionada com infecções respiratórias, assim como, as complicações respiratórias pós-operatórias e aos óbitos de idosos submetidos a procedimentos cirúrgicos de etiologia tóraco-abdominal. Objetivos: Identificar o tamanho do efeito do treinamento cardiorrespiratório sobre a força muscular ventilatória de idosas e verificar se este efeito tornará a força muscular ventilatória de idosas capaz de gerar PImáx e PEmáx em valores normativos de referência. Materiais e Método: Experimento controlado, randomizado, duplo cego, de intervenção paralela e factorial. A amostra será constituída por idosas com 60 a 79 anos com PImáx e PEmáx inferiores aos valores normativos de referência propostos pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. A intervenção terá duração de seis semanas, onde: o Grupo Controle será submetido a seis palestras de sessenta minutos de duração e periodização semanal. O Grupo Treinamento Ventilatório será submetido a 18 sessões de treinamento destes músculos, periodizadas em seis semanas, onde os equipamentos utilizados serão os Threshold®/IMT e PEP (Respironics/USA) associados ao clamp nasal. O Grupo Treinamento Cardiorrespiratório será submetido a 18 sessões de treinamento, periodizadas em seis semanas, onde o equipamento utilizado será uma bicicleta estacionária modelo Racing (Astro/Brasil). O desfecho primário será medido por um manovacuômetro digital MDV®300 (MDI/BRASIL) com resolução de 1cmH2O, intervalo operacional de ±300cmH2O, com certificado de calibração emitido pelo INMETRO sob o número 0351/2015, seguindo os protocolos dos testes de função pulmonar da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Espera-se usar técnicas de estatística descritiva (média e desvio padrão), variância fatorial 3x2, testes post-hoc de Tukey e todo tratamento estatístico se dará pelo programa STATISTICA 6.0 com nível de significância adotado (P≤0,05). Este experimento será realizado na Clínica-Escola da Universidade Castelo Branco situada no Município do Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Palavras chave: exercício físico; força muscular; pressão inspiratória máxima; pressão expiratória máxima; idoso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Fabio Dutra Pereira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    ATIVIDADE FÍSICA E FORÇA MUSCULAR VENTILATÓRIA DE IDOSOS: UMA METANÁLISE., Descrição: Introdução: a dinapenia estendera-se-a à musculatura ventilatória, minimizando a eficácia da higienização brônquica e associando-se com as complicações respiratórias pós-operatórias e aos óbitos provenientes de procedimentos cirúrgicos de etiologia tóraco-abdominal em idosos. Objetivo: verificar o efeito da atividade física sobre a força dos músculos ventilatórios de idosos. Materiais e Método: revisão sistemática de registro CRD42013005151 disponível em www.crd.york.ac.uk/prospero. Consultou-se as fontes PubMed, Cochrane, PEDro, Scirus e Lilac. Foram elegíveis os artigos científicos originais que adotaram como variável independente a prática regular de atividade física não direcionada ao treinamento específico da musculatura ventilatória, como dependente a PImáx e/ou a PEmáx e, que constituíram sua amostra com idosos declarados saudáveis. A seleção dos estudos se deu pela avaliação de PICOS, rodou-se uma metanálise de modelo de efeito aleatório (PImáx e PEmáx = I2 > 25%) pela diferença de média ponderada e nível de significância P ≤ 0.05. Resultados: Dos 2.063 registros disponíveis, 15 foram recuperados e apenas um ECR e sete transversais foram incluídos. A análise destes sete artigos apresentou medidas metanalíticas para PImáx (WMD = -14.63 cmH2O e P = 0.000) e PEmáx (WMD = 14.30 cmH2O e P = 0.000) de superioridade dos idosos fisicamente ativos sobre os sedentários. Conclusão: o exercício não prescrito à musculatura ventilatória, especificamente a atividade física cardiorrespiratória, sobretudo a hidroginástica, pode produzir o aumento da força destes músculos e, que idosos fisicamente ativos têm a PImáx e PEmáx significativamente superior aos sedentários, mas não nos valores preditivos de normalidade. Palavras-chave: exercício físico; músculos respiratórios; envelhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Fabio Dutra Pereira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    PRESSÕES INSPIRATÓRIA E EXPIRATÓRIA MÁXIMAS: CONFIABILIDADE INTRA E INTEREXAMINADORES, Descrição: Introdução: pressões estáticas respiratórias máximas são mensuradas pelo manômetro/ manovacuômetro, expressam a força dos músculos respiratórios em cmH2O, são amplamente utilizadas na prática clínica e na produção do conhecimento. Objetivos: verificar a confiabilidade intra e interexaminadores das PImáx e PEmáx. Materiais e método: redigida pelas Guidelines for Reporting Reliability and Agreement Studies. Constituiu amostra randomicamente (n=70). Após familiarização, dois examinadores independentes, executaram três medições intradia (consistência interna) e duas interdias (estabilidade). O instrumento utilizado para medir as PImáx e PEmáx foi um manovacuômetro digital MDV®300 (MDI/BRASIL) de intervalo operacional de ±300 cmH2O. Rodou-se o coeficiente de correlação intraclasse, calculou-se o erro típico da medida e os limites de confiança de Bland&Altman foram apresentados graficamente. Nas análises estatísticas realizadas a significância adotada foi de P ≤ 0.05 e o pacote estatístico usado foi SPSS 20.0. Resultados: consistência interna: intra examinador PImáx ICC = 0.97 e ETM(ETM%) = 6.71(6); PEmáx ICC = 0.95 e ETM(ETM%) = 10.92(8); interexaminadores da PImáx ICC = 0.98 e ETM(ETM%) = 5.41(5) e da PEmáx ICC = 0.96 e ETM(ETM%) = 8.82(7). Estabilidade: intra examinador da PImáx ICC = 0.95 e ETM(ETM%) = 7.92(7) e PEmáx ICC = 0.93 e ETM(ETM%) = 12.34(9). Interexaminadores da PImáx ICC = 0.96 e ETM(ETM%) = 6.36(6) e PEmáx ICC = 0.93 e ETM(ETM%) = 11.75(9). Todas as análises estatísticas foram significativas (P = 0.0001). Conclusão: PImáx e PEmáx têm confiabilidade intra e interexaminadores adequada à prática clínica e à produção do conhecimento. Palavras-chave: consistência interna, estabilidade, erro típico da medida, força muscular, músculos respiratórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Fabio Dutra Pereira - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Osteopatia e lombalgia, Descrição: A lombalgia é um dos maiores problemas mundiais de saúde devido a sua grande prevalência e merece enorme atenção do meio científico. Causa diversos impactos negativos na qualidade de vida das pessoas, fazendo com que, muitas das vezes, o indivíduo se torne um incapaz. Esta incapacidade, além de todos os danos pessoais, vem aumentando exponencialmente os custos dos sistemas de saúde e previdenciários a nível mundial. O tratamento ideal para a lombalgia ainda é muito discutido. Os resultados mostram divergências em muitos aspectos e as conclusões nos levam a acreditar que os tratamentos utilizados até hoje não alcançaram uma eficácia satisfatória. Este estudo teve o objetivo de verificar a eficácia da Osteopatia na lombalgia. A revisão sistemática realizada mostrou os resultados conflitantes sobre a eficácia da osteopatia sobre a lombalgia, e ainda, verificou que os estudos sobre o tema necessitam melhorar em qualidade e quantidade. O estudo controlado randomizado e duplo cego realizado mostrou que o tratamento de manipulação osteopática e os exercícios terapêuticos foram eficazes na diminuição da lombalgia crônica inespecífica, contudo a manipulação osteopática foi muito melhor que os exercícios terapêuticos na diminuição da lombalgia crônica inespecífica, da incapacidade funcional, da cinesiofobia e da depressão, podendo ser uma ótima opção de tratamento nos indivíduos que sofrem de lombalgia crônica inespecífica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Frederico de Oliveira Meirelles - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Efeito do exercício de alongamento sobre respostas cardiovasculares: revisão sistemática, Descrição: Este estudo tem como objetivo verificar através de uma revisão sistemática da literatura os efeitos do exercício de alongamento muscular sobre as respostas cardiovasculares bem como, discutir os possíveis mecanismos implicados. Para isso será realizada uma busca nos principais bancos de dados e os artigos encontrados serão avaliados de forma cegada com a utilização da escala PEDro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Paulo de Tarso Farinatti - Integrante / Ercole Rubini - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Efeito agudo do alongamento muscular sobre as respostas cardiovasculares de indivíduos com diferentes graus de amplitude articular, Descrição: Este estudo tem como objetivo verificar o efeito agudo do alongamento muscular sobre as respostas cardiovasculares de indivíduos com diferentes graus de amplitude articular. É muito importante entendermos os possíveis efeitos e a magnitude desses efeitos para uma prescrição mais segura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Integrante / Paulo de Tarso Farinatti - Coordenador / Ercole Rubini - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Efeito crônico do alongamento muscular sobre as adaptações cardiovasculares, Descrição: Este estudo tem como objetivo verificar o efeito crônico do alongamento muscular sobre as adaptações cardiovasculares. Caso haja realmente uma adaptação em função do treinamento de flexibilidade e esse efeito seja benéfico os exercícios de alongamento poderão passar a ser parte importante da prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Paulo de Tarso Farinatti - Integrante / Ercole Rubini - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Efeitos de distintas intensidades da caminhada sobre a força muscular respiratória de idosos, Descrição: Este projeto está sendo desenvolvido a partir da realização de três estudos independentes. O primeiro foi intitulado por ?Atividade física e força muscular respiratória de idosos: uma revisão sistemática?, que objetivou revisar sistematicamente os estudos que buscaram comparar a força dos músculos respiratórios entre idosos fisicamente ativos em programas de treinamento inespecíficos à musculatura respiratória e idosos sedentários. O segundo, ?A força dos músculos respiratórios de idosas fisicamente ativas e sedentárias: um estudo descritivo comparativo?, que avaliou a referida força muscular em 358 idosas ativas e 182 inativas, com o objetivo de comparar a força destes músculos entre estas idosas, mas também relacionar a idade destas com a força dos músculos respiratórios.Finalizando o projeto de pesquisa, será realizado o último estudo ?Efeitos crônicos de distintas intensidades da caminhada sobre a força muscular respiratória de idosos: um experimento randomizado e controlado?. Para tal,serão seguidas as recomendações metodológicas do CONSORT Statement;a variável dependente do estudo (PImáx e PEmáx) será mensurada através da manovacuometria e os avaliadores serão cegados; a intervenção será paralela com 48 sessões em um período máximo de 16 semanas; os sujeitos serão alocados nos grupos: experimental baixa intensidade (50 a 65% da FCmáx), experimental alta intensidade (75 a 90% da FCmáx) e controle; os estatísticos também cegados realizaram os testes ANOVA 3x2 e post-hoc de Tukey, ambos com nível de significância (p<0,05).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Fabio Dutra Pereira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Cinesioterapia, eletroestimulação, força dos músculos do assoalho pélvico e incontinência urinária de esforço em pós-prostatectomizados, Descrição: Participarão do estudo pacientes com incontinência urinária pós-prostatectomia radical acompanhados no ambulatório de Fisioterapia Uroginecológica do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro ( HFSERJ). O estudo será um experimento com controle ativo, randomizado e cego. Dois grupos: Grupo 1 realizará cinesioterapia; Grupo 2 realizará cinesioterapia mais eletroterapia. A avaliação será realizada em duas visitas antes do tratamento, onde a força dos músculos do assoalho pélvico será medida pelo perineômetro e o teste da avaliação da força do assoalho pélvico (AFA). Serão reavaliados da mesma forma, com o perineômetro e o AFA, na décima primeira visita e ao final do tratamento. Os pacientes serão submetidos à eletroestimulação com eletrodo endoanal (Dualpex 961 ? Quark®), na posição de decúbito lateral com joelhos e quadril flexionados. Os parâmetros utilizados serão frequência de 65 Hz, largura de pulso de 500 T, corrente bifásica, intensidade de acordo com o nível de tolerância relatada pelo paciente, tempo de contração perineal de 4 segundos e tempo de repouso de 8 segundos, durante 20 minutos, 2 vezes semanais, totalizando 20 sessões de eletroestimulação. A cinesioterapia a ser realizada pelos pacientes será o protocolo de exercícios utilizados pelo ambulatório de fisioterapia uroginecológica do HFSERJ. Os resultados serão apresentados em valores de média e desvio-padrão. A hipótese de diferença entre os grupos, quanto à força dos músculos do assoalho pélvico e incontinência urinária será testada por uma MANOVA 2X2 com medidas repetidas, sendo o primeiro fator os grupos e o segundo fator as medidas pré e pós tratamento de força dos músculos do assoalho pélvico e incontinência urinária. O erro α adotado será de 0,05 e o erro β de 0,20. Os dados serão analisados no pacote Statistica 6.0. O tamanho do efeito intra-grupo (TEintra) será calculado pela média pós-tratamento menos a média pré-tratamento dividido pelo desvio padrão do pré-trata. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Patricia Zaidan de Barros - Integrante.

  • 2011 - 2012

    RESPOSTA DA AUTONOMIA FUNCIONAL E DO EQUILÍBRIO CORPORAL EM IDOSOS APÓS PROGRAMA DE CINESIOTERAPIA, Descrição: O objetivo do presente estudo será verificar a resposta da autonomia funcional e equilíbrio corporal após um programa de cinesioterapia, com ênfase em flexibilidade e força muscular. Serão formados três grupos de forma aleatória. Um grupo fará exercícios de fortalecimento muscular, outro grupo fará exercícios de flexibilidade e o outro grupo fará exercícios de força muscular mais flexibilidade. Serão medidas antes e após o tratamento a automia funcional e equilíbrio corporal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Integrante / Ana Rosa de Sousa Rodrigues - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    O efeito da prática com jogos em realidade virtual na melhora do equilíbrio e marcha de pacientes com Doença de Parkinson, Descrição: O Objetivo deste projeto é verificar a influência do tratamento baseado em realidade virtual na melhora do equilíbrio e da marcha em pacientes portadores de Doença de Parkinson. Trata-se de uma pesquisa clínica, randômica e controlada com dois grupos de pacientes crônicos ambulatoriais (n=20). Os pacientes do grupo 1 serão aqueles que estão em tratamento fisioterapêutico tradicional. Os pacientes do grupo 2 receberão treinamento de equilíbrio através de jogos em realidade virtual usando a tecnologia xbox360 kinects. A duração do tratamento será de 10 sessões, com frequência de duas vezes por semana, durante 60 minutos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Integrante / Wilma Costa Souza - Coordenador / Patricia de Almeida Maroñas - Integrante / Lúcia Maria Gil - Integrante.

  • 2011 - 2012

    TRATAMENTO COM USO DE NINTENDO-WII, NA RECUPERAÇÃO MOTORA E FUNCIONAL DO MEMBRO SUPERIOR PARÉTICO DE PACIENTES COM AVC CRÔNICOS, Descrição: O objetivo do presente estudo será verificar a influência de um protocolo de tratamento baseado no uso da tecnologia Nintendo-Wii, na recuperação motora e funcional do membro superior parético de pacientes crônicos que sofreram AVC. Serão formados dois grupos de pacientes com AVC. Um experiemntal receberá treinamento no membro superior parético através de jogos em realidade virtual usando a tecnologia Nintendo-Wii. O outro grupo controle recebrá tratamento fisioterapêutico tradicional no mesmo ambulatório. Antes e após o tratamento serão medidas recuperação motora e funcional do membro parético.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Integrante / Wilma Costa Souza - Coordenador / Gloria Maria Moraes Vianna Rosa - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Confiabilidade intra e inter-avaliador da unidade de biofeedback pressórico na medida indireta de contração do transverso do abdômen, Descrição: O objetivo do presente estudo é verificar confiabilidade intra e inter-examinadores da unidade de biofeedback pressórico na avaliação da medida indireta de contração do transverso do abdômen. Serão submetidas aos testes mulheres de 45 a 60 anos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante / Cintia Pereira de Souza - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Confiabilidade intra-avaliador da medida de resistência dos eretores espinhais, Descrição: O objetivo do presente estudo é verificar confiabilidade intra-dia e intra avaliador da medida de resistência muscular dos eretores espinhais e o erro típico da medida (ETM) pelo teste de resistência dos eretores espinhais Biering- Sorensen. Vinte e oito mulheres sedentárias, com idade entre 45 a 60 anos, portadoras de dor lombar crônica foram testadas. Os dados foram analisados no pacote Statistica 6, pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e erro típico da medida (ETM). O CCI foi igual a 0,79 para P = 0,001. O ETM considerando os limites de confiança de Bland&Altman foi de 15 segundos. O teste de resistência dos eretores espinhais apresentou uma confiabilidade moderada. Portanto, sugerimos que apesar de sua aplicabilidade na prática clínica, os resultados devem ser cuidadosamente interpretados, pois diferenças de médias de resistência muscular de até 15 segundos podem estar relacionadas ao erro da medida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante / Cintia Pereira de Souza - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Pilates e dor lombar crônica: uma revisão sistemática, Descrição: O objetivo do presente estudo foi identificar e analisar as evidências ciêntíficas sobre a efetividade do método Pilates na dor lombar crônica. Foram incluídos nesta revisão sistemática ensaios clínicos controlados e/ou randomizados publicados nos últimos dez anos e utilizaram o método Pilates como tratamento para dor lombar crônica. Foram realizadas buscas em bases de dados eletrônicas Medline, PEDro, SciELO e BVS com as palavras Pilates e Low back pain e seus sinônimos com filtro para título e ensaios clínicos controlados e/ou randomizados. Os dez estudos incluídos foram analisados por um avaliador cego quanto ao rigor científico, de acordo com os critérios estabelecido pela base de dados PEDro, sendo estabelecido o ponto de corte seis. Dos dez artigos incluídos somente quatro foram selecionados para análise da presente revisão. Os resultados da presente revisão apontaram que o método Pilates foi mais eficaz do que nenhuma ou pouca intervenção terapêutica para a diminuição da dor lombar. Contudo, parece que o número de sessões talvez seja um fator diferencial no resultado. Ainda assim, baseado no pequeno número de evidências disponíveis, é necessário conduzir mais estudos verdadeiramente controlados com tamanho de amostra suficiente para análises mais conclusivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante / Cintia Pereira de Souza - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Eficácia do treinamento físico virtual sobre a dor lombar crônica inespecífica, equlíbrio corporal, autonomia funcional e humor de idosas, Descrição: Objetivo do estudo será avaliar a eficácia do exercício físico virtual nas respostas de dor lombar, equilibrio corporal, autonomia funcional e humor de idosas. Serão formados dois grupos. Um fará exercícios de força muscular mais core training. O outro grupo fará os mesmos exercícios do grupo anterior acrescidos de exercícios físicos virtuais no Nintendo Wii. Serão medidas antes e após o tratamento as respostas já enumeradas acima.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante / Cintia Pereira de Souza - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Efeitos de diferentes técnicas do método pilates na dor lombar crônica em mulheres de 45 a 60 anos, Descrição: O objetivo é contrastar a eficácia de dois programas de exercícios baseado no método Pilates, para resposta de dor lombar crônica, limitação funcional, tempo de resistência da musculatura dos eretores espinhais e ativação do transverso do abdômen em mulheres portadoras de lombalgia crônica de origem inespecífica. Participarão do ensaio clínico controlado e randomizado mulheres sedentárias com idade entre 45 e 60 anos que atenderem as critérios de dor lombar pela EVA (Escala Visual Analógica) de 3 a 6 e limitação funcional pela escala de Rolland Morris de 8 a 15. A amostra será alocada aleatoriamente para o grupo Pilates + Estabilização Segmentar Vertebral que utilizará um Biofeedback associado a os exercícios. Para o Grupo Pilates Clássico serão selecionados exercícios tradicionais do método. Serão realizadas 16 sessões com 1 hora de duração duas vezes por semana. Além de testes de dor e limitação funcional serão medidos o tempo de resistência dos eretores espinhais com o teste de Biering Sorensen e para avaliar e o Biofeedback pressórico para avaliar a contração do músculo transverso do abdômen.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante / Cintia Pereira de Souza - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Respostas hemodinâmicas e percepção subjetiva de esforço de mulheres saudáveis a uma sessão de treinamento com Nintendo Wii., Descrição: O objetivo do presente estudo será verificar a influência de uma sessão de treinamento com Nintendo Wii nas respostas hemodinâmicas e neuropsicológicas de mulheres não praticantes de exercício físico sistematizado. Serão aferidas a frequência cardíaca, pressão arterial e percepção subjetiva do esforço, pré e pós-sessão de treinamento com o jogo Free Run.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Efetividade da reabilitação virtual no equilíbrio corporal e habilidades motoras de indivíduos com déficit neuromotor. Uma revisão sistemática, Descrição: O objetivo do presente estudo foi identifi car e analisar estudos que investigaram a efetividade da tecnologia virtual na reabilitação do equilíbrio corporal e habilidades motoras de indivíduos com déficit neuromotor. Foram incluídos ensaios clínicos e/ou experimentos controlados e randomizados publicados em inglês e português entre 2001 e 2011, que utilizaram como terapia exercícios com RV para indivíduos de ambos os gêneros, com enfermidades neurológicas e idade igual ou superior a 45 anos. As bases de dados consultadas foram: Medline, BVS, PEDro e SciELO. Também foram considerados estudos encontrados nas referências de outras revisões. Para avaliação da qualidade científica dos artigos utilizou-se a escala PEDro. Estudos com o mínimo de 6 pontos nessa escala foram incluídos e analisados, totalizando sete estudos. As médias do tamanho do efeito da reabilitação virtual para o equilíbrio corporal (0,50 ± 0,35) e para as habilidades motoras (0,52 ± 0,34) foram superiores às de outras intervenções (0,17 ± 0,16 e 0,25 ± 0,22 respectivamente). A RV mostrou-se efetiva na reabilitação do equilíbrio corporal e habilidades motoras de indivíduos com déficit neuromotor, mas a quantidade de evidências ainda é limitada. Apesar do efeito positivo apresentado, o método deve ser utilizado com atenção e também pesquisado em sujeitos com outros quadros clínicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Confiabilidade da Wii Balance Board na avaliação do equilíbrio corporal, Descrição: O objetivo do projeto é verificar se as medidas das variáveis estabilométricas de mensuração do equilíbrio corporal têm consistência interna e estabilidade interdias. Serão submetidos aos testes pessoas idosas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Predição do salto vertical e horizontal a partir de variáveis antropométricas, Descrição: O objetivo do estudo será predizer a impulsão vertical e horizontal de mulheres, a partir de variáveis antropométricas. Serão avaliadas 30 mulheres, aparentemente saudáveis e fisicamente ativas. Serão medidas as variáveis antropométricas dos membros inferiores, altura do salto vertical e distância do salto horizontal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Renato Sobral Monteiro Junior - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Eficácia do alongamento estático na flexibilidade em idosos, Descrição: O objetivo é verificar o efeito de um programa de alongamento estático na flexibilidade de idosos. Será constituído de homens e mulheres com idade superior a 60 anos. Os indivíduos serão alocados em grupo de tratamento onde realizarão programa de alongamento estático. O programa será de exercícios de alongamento dos principais grupos musculares. O alongamento será o estático com duração de 30 segundos de permanência em cada movimento. Serão utilizados 2 testes para avaliação da flexibilidade o Back scratch e 3º dedo solo. Os testes serão realizados antes e após 20 sessões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Ana Rosa de Sousa Rodrigues - Integrante / Roberto Mendes Junior - Integrante.

  • 2011 - 2012

    A eficácia do fortalecimento muscular na flexibilidade em idosos, Descrição: O objetivo desse projeto é verificar se após programa de fortalecimento muscular que é tão preconizado em programas de tratamento para idosos, se existe uma resposta positiva também na flexibilidade. Será constituída de homens e mulheres que tiverem idade superior a 60 anos. Os indivíduos serão alocados em grupo de tratamento onde realizarão programa de fortalecimento muscular. O programa de tratamento será constituído de exercícios de fortalecimento com halter de 1 kg para os membros superiores e caneleiras de 2 kg para os membros inferiores e faixas elásticas da cor verde. Os exercícios abrangerão todos os principais grupos musculares, terá 3 series de 10 repetições cada exercício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Ana Rosa de Sousa Rodrigues - Integrante / Thainá Ellert Rodrigues - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Cinesioterapia e autonomia funcional em idosas asiladas e domiciliares, Descrição: O objetivo foi verificar o efeito da cinesioterapia sobre a autonomia funcional de idosas asiladas e a interferência do ambiente na autonomia funcional. A amostra foi constituída por 23 pacientes idosas entre 75 e 90 anos, sendo 9 residentes em asilo e 14 residentes em domicílios, atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia UGF, apresentando patologias ligadas ao envelhecimento. Foi utilizado o protocolo de avaliação da autonomia funcional do Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade (GDLAM), para avaliar a autonomia funcional. As idosas asiladas foram avaliadas inicialmente e após 20 sessões de cinesioterapia. Para testar a hipótese de aquisição de autonomia funcional das asiladas foi utilizada a estatística teste t ? student pareado e para a interferência do ambiente (domicílio vs. asilo) na autonomia funcional foi utilizado o teste t ? student independente, para um nível de significância de 0,05. O índice GDLAM (IG) das idosas asiladas pré foi 94,5±25,9, das asiladas pós foi de 72,9±23,3 e das domiciliares pré de 47,9±22,7. Para o IG das idosas asiladas pré vs. asiladas pós: t = 2,85; P = 0,03; das domiciliares pré vs. asiladas pré: t = -5,72; P = 0,0001 e para o IG domiciliares pré vs. asiladas pós: t = -3,18; p = 0,005. A cinesioterapia desempenha um papel fundamental na melhoria significante (clínica) e significativa (estatística) da autonomia funcional de idosas asiladas. O local asilo parece ser um fator determinante para a diminuição desta autonomia. Contudo, tanto idosas domiciliares como asiladas necessitam aumentar a prática de exercícios físicos supervisionados para atingir uma muito boa autonomia funcional, indispensável para suas atividades diárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Vivian Puell - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Efeitos de um programa de exercícios de força sobre a massa magra e força muscular em pacientes sob hemodiálise, Descrição: O presente trabalho avaliará os efeitos de exercícios de força aplicados em pacientes sob hemodiálise durante as sessões de diálise sobre a força muscular medida por dinamometria e sobre a qualidade de vida desses pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Integrante / Bruno Bessa Monteiro de Oliveira - Integrante / Denise Mafra - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Caracterização do perfil de paciente atendido na Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Gama Filho, Descrição: A Clínica-Escola de Fisioterapia da UGF tem como objetivo dar ao aluno da graduação do Curso de Fisioterapia a oportunidade de associar o conhecimento teórico ao prático, através do atendimento ambulatorial. O atendimento é realizado gratuitamente, incluindo como pacientes a comunidade em geral, alunos e funcionários, inclusive professores. Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o banco de dados de atendimento da Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Gama Filho nos últimos 5 anos, tendo em vista o fato de que ao longo da sua existência esta análise não foi realizada. A partir da avaliação do perfil do paciente e do atendimento da Clínica-Escola de Fisioterapia da UGF, poderão ser formulados projetos com grupos selecionados de pacientes, de acordo com a maior incidência de patologias atendidas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Patricia de Almeida Maroñas - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Análise do perfil de aplicação do TENS em clínicas de fisioterapia traumato-ortopédica da cidade do Rio de Janeiro, Descrição: Identificar gerenciamento da aplicação do TENS como recurso terapêutico, com a finalidade de estipular um perfil, e comparar o mesmo segundo o preconizado para sua aplicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Fernando Campbell Bordiak - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Efeito da reeducação postural global sobre a flexibilidade, postura e autonomia funcional de idosos, Descrição: O objetivo deste estudo será se o método de reeducação postural global (RPG) proporciona flexibilidade, melhora da postura e com isso aumento da autonomia funcional em idosos. Serão dois grupos, um realizará a RPG e o outro controle. Serão medidas as resposta flexibilidade, postura e autonomia funcional utilizando-se para flexibilidade o teste terceiro dedo solo e back scratch, para postura a fotogrametria e a autonomia funcional pelo protocolo de avaliação do grupo de desenvolvimento latino americano para maturidade GDLAM;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Ana Rosa de Sousa Rodrigues - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Eletroestimulação neuromuscular, exercícios contra-rrsistência, força muscular, dor e função motora em pacientes com osteoartrite primária de joelho, Descrição: O objetivo deste estudo será comparar a eficiência da eletroestimulação neuromuscular (EENM) e exercícios de contra resistência no ganho de força muscular, na diminuição da dor e na recuperação da função motora em pacientes diagnosticados com osteoartrite primária de joelho. Serão três grupos, um realizará exercícios contra resistência, outro EENM e um controle. Serão medidas as respostas de força muscular, dor e função motora utilizando-se o dinamômetro isocinético para a força muscular e o questionário Western Otarion and Mc Master Universities Osteoarthritis Index (WOMAC) para dor e função motora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Thais Varanda Dadalto - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Reeducação postural global em pacientes sintomáticos crônicos com hérnia de disco lombar, Descrição: O objetivo deste estudo será verificar a eficácia do método de reeducação postural global (RPG) em pacientes diagnosticados e sintomáticos crônicos com hérnia de disco lombar com a aplicação de um experimento clínico controlado randomizado. Serão dois grupos onde um fará a RPG e o outro controle. As respostas de dor, incapacidade funcional, qualidade de vida e postura serão medidas utilizando-se respectivamente a escala visual analógica (EVA), questionário de incapacidade funcional de Roland Morris, SF36 e fotogrametria.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Cristiane de Carvalho Lima Cavalcante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Eletroestimução neuromuscular e core training no tratamento da dor e arco de movimento de pacientes com lombalgia, Descrição: O estudo terá por objetivo comparar os benefícios da eletroestimulação neuromuscular (EENM) inserida em um programa de core training para o tratamento da lombalgia inespecífica e sua implicação sobre dor e arco de movimento da coluna vertebral. Dois grupos, um realizará core training e o outro realizará core training e EENM. Serão medidas a dor e flexibilidade de colunar lombar, utlizando-se para isso a escala visual analógica e a fotogrametria, respectivamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elirez Bezerra da Silva - Coordenador / Fernando Campbell Bordiak - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

Medalha do Pacificador, Comando do Exército.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 23340448, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional