José Silveira Filho
Possui graduação em Engenharia Agronômica (1971), Licenciatura em Agronomia (2002), Mestrado em Agronomia/Fitotecnia com o trabalho - "Sensibilidade do mamoeiro (Carica papaya L.) a fungicidas" (1996) e Doutorado em Educação com a Tese "O projeto formativo do Engenheiro Agrônomo no Curso de Agronomia da UFC em Fortaleza" (2010), todos cursados na Universidade Federal do Ceará (UFC). Solicitação de ingresso no Programa Pesquisador Voluntário da Universidade Federal do Ceará - UFC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PPGCTA, para realizar estudos de Pós-Doutorado, desenvolvendo o Projeto de Pesquisa "A Horta Escolar na produção de alimentos saudáveis", utilizando a abordagem da Alfabetização Ecológica segundo Fritjof Capra com discentes do Ensino Fundamental da EM Washington Soares da Prefeitura de Fortaleza, período 2021/2022. Profissionalmente, desenvolve atividades pertinentes à ciência agronômica, realizando ensino, pesquisa e extensão nas áreas de: estatística, matemática, biologia vegetal, fruticultura, horta orgânica escolar, defensivos agrícolas naturais, tecnologias sociais da agricultura, educação tecnológica, experiências agroecológicas e mediação pedagógica. Exerceu atividades docentes nos cursos de bacharelado, licenciatura, especialização, mestrado e doutorado em Ciências da Educação. Conselheiro Efetivo da Câmara Especializada de Agronomia junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará - CREA-CE, Triênios 2018/2020 e 2021/2023; Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Agronomia e Pesca- CEAP junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará - CREA-CE, 2019; Coordenador Titular da Câmara Especializada de Agronomia e Pesca - CEAP junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará - CREA-CE, 2020; Titular do Departamento de Divulgação e Cultura da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará - AEAC, Triênio 2017/2019; Titular do Departamento Técnico Científico da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará - AEAC, Triênio 2019/2021. Editor Científico do Boletim Cearense de Agronomia - BCA, periódico da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará - AEAC; Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica - ABCA.
Informações coletadas do Lattes em 03/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2004 - 2010
Universidade Federal do Ceará
Título: O projeto formativo do Engenheiro Agrônomo no Curso de Agronomia da UFC em Fortaleza
André Haguette. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: currículo; saberes agronômicos; formação do agrônomo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)
1993 - 1996
Universidade Federal do Ceará
Título: Sensibilidade do mamoeiro (Carica papaya L.) a fungicidas,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: José Júlio da Ponte Filho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Carica papaya; mamoeiro; sensibilidade; fungicidas.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.
Pós-doutorado
2020
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Gestão Ambiental da Propriedade Rural. (Carga horária: 40h). , Sistema Nacional de Informação Rural, SENAR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Cidadania Participativa. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Gestão Social. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2016 - 2016
Continuada para Professores Coordenadores e Supervisores da Educação EJA. (Carga horária: 50h). , Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada Professores Ciências. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Paudalho, Paudalho, Brasil.
2015 - 2016
Formação Contnuada Coordenadores Educação Jovens e Adultos. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal da Educação, SME, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Extensão Aperfeiçoamento em Educação Ambiental Escolas Sustentávei. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Direitos Humanos e Geração da Paz. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Prevenção Uso Drogas Educadores Escolas Públicas. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução ao Design de Permacultura e Bioconstruç. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Universidade Aberta do Nordeste, FDR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Seminário Educação 2011. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Formação de Tutores a Distância. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Capacitaçao Em Didática Profissionalizante. (Carga horária: 160h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2000 - 2000
Parâmetros Em Açao Ciências Ceja. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educaçao Básica, SEDUC, Brasil.
2000 - 2000
Capacitaçao dos Docentes do Ceja. (Carga horária: 68h). , Secretaria de Educaçao Básica, SEDUC, Brasil.
1999 - 1999
Capacitaçao dos Educadores do Ceja. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educaçao Básica, SEDUC, Brasil.
1998 - 1998
Próciências Aperfeiçoamento Professores Biologia. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, SECITECE, Brasil.
1997 - 1997
Próciências Aperfeiçoamento Professores Matemática. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, SECITECE, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Patógenos de Fruteiras Tropicais. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1996 - 1996
Didática do Ensino Profissionalizante. (Carga horária: 45h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Curso Básico de Irrigaçao. (Carga horária: 186h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1972 - 1972
Extensão universitária em LI Pré Serviço Em Extensao Rural. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fruticultura.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Olericultura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Projeto Formativo Agronomia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia/Especialidade: Horta orgânica escolar.
Participação em eventos
Congresso Técnico Científica da Engenharia e da Agronomia. O PERFIL DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO COMO DOCENTE DO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC EM FORTALEZA. 2019. (Congresso).
VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DA HORTA ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS1. 2019. (Congresso).
XI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA. A dimensão socioambiental do ensino de ciências na horta escolar. 2019. (Congresso).
XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA. O PERFIL DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2019. (Congresso).
Congresso Técnico Científica da Engenharia e da Agronomia. A DIMENSÃO AMBIENTAL DA HORTA ESCOLAR. 2018. (Congresso).
XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA. Engenheiro Agrônomo - da ciência para a terra e dela para a vida: que projeto formativo?. 2017. (Congresso).
XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA. A troca de saberes na horta escolar para o ensino de ciências. 2017. (Congresso).
CONTECC 2016. Alfabetização científica na horta escolar. 2016. (Congresso).
CONTECC 2015. A horta escolar como laboratório vivo no ensino de ciências. 2015. (Congresso).
Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC. A dimensão pedagógica da educação ambiental na horta escolar. 2014. (Congresso).
Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC. A dimensão agronômica como alternativa de inovação tecnológica na horta orgânica escolar. 2014. (Congresso).
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA. A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo no curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. 2013. (Congresso).
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA. A experiênca agroecoloógica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas das regionais 2 e 6. 2013. (Congresso).
I Congresso latino Americano de Sustentabilidade Socioambiental:Espaços Rurais e Contemporaneidade. A sustentabilidade socioambiental das hortas orgânicas escolares da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 2012. (Congresso).
III Congresso Cearensede Agroecologia. A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas da regional 4. 2012. (Congresso).
III Congresso Cearense de Agroecologia. A experiência aroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas das regionais 2 e 5. 2012. (Congresso).
III Congresso Cearense de Agroecologia. A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública de Fortaleza: o caso das escolas da regional 1. 2012. (Congresso).
III Congresso Cearense de Agroecologia. A experiência agroecológica da horta escolar na rede públca municipal de Fortaleza: o caso das escolas da regional 6. 2012. (Congresso).
III Conresso Cearense de Agroecologia. A Formação do Profissional de Ciências Agrárias. 2012. (Congresso).
XII Jornada de Ensino, esquisa e Extensão da UFRPE.A experiência agroecológica da horta escolar da rede pública municipal de Fortaleza. 2012. (Outra).
XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.Engenheiro Agrônomo - da ciência para a terra e dela para a vida: que projeto formativo?. 2012. (Outra).
Seminário Educação 2011.A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. 2011. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. A horta escolar como alternativa de educação ambiental e abordagem multidisciplinar. 2011. (Congresso).
XVI Semana Universitária (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.O projeto formativo do curso de Agronomia da UFC em Fortaleza. 2011. (Encontro).
II Congresso Cearense de Agroecologia. A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental. 2010. (Congresso).
57ª Reuniao Anual da SBPC.57ª Reuniao Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2005. (Outra).
III Congresso Mundial de Agronomia e I Congresso Pan-Americano de Engenheiros Agrônomos. III Congresso Mundial de Agronomia e I Congresso Pan-Americano de Engenheiros Agrônomos. 2004. (Congresso).
Encontro Intercontinental sobre a Natureza.Encontro Internacional sobre a Natureza. 2003. (Encontro).
I Fórum Internacional Território, Desenvolvimento Rural e Democracia.I Fórum Internacional Território, Desenvolvimento Rural e Democracia. 2003. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais. I Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais. 2000. (Congresso).
XIV Congresso Brasileiro de Fruticultura. Sensibilidade do mamoeiro (Carica papya L.) a fungicidas. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Liderança servidora: o novo paradigma. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Design como elemento de competitividadepara embalagens de alimentos e bebidas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Influência da indisciplina na dificuldade de aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A importância da psicopedagogia diante das dificuldades de aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Leitura: uma abordagem histórico-crítica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O brinquedo e sua importância no desenvolvimento da criança. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Hiperatividade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Gestao do conhecimento: mudança, motivaçao e liderança participativa como fatores de viabilizaçoes nas organizaçoes. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Informática aplicada à sala de apoio pedagógico. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Influência do merchandising e promoçao de vndas no comportamento do consumidor em lojas de conveniência. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Recrutamento e seleçao de profissionais em secretariado. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A intervençao picopedagógica hospitalar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A importância da liderança democrática e participativa como facilitadora de aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A prática construtivista e sua contribuiçao para a aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A construçao da leitura e da escrita. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O museu no ensino de história. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Educaçao especial: da reflexao à inclusao. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A evasao escolar na escola pública: conseqüência de uma açao impositiva. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Como lidar com a indisciplina na escola pública. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Transtorno do deficit de atençao/hiperatividade: dificuldade de aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A evasao escolar no ensino fundamental II na EEFM José Parsifal Barroso. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Resgatando a produtividade através da aprendizagem na terceira idade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A influência da promoçao de vendas para obtençao de melhores resultados. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A importância da prática da leitura na formaçao de novos cidadaos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A matemática e a pedagogia de projetos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O jovem na sala de aula. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Visao histórico-funcional do curso pré-vstibular. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O lúdico no desenvolvimento da criança e no atendimento psicopedagógico. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O processo inclusivo em quatro escolas públicas de Maranguape. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Etnomatemática como açao pedagógica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Estratégias pedagógicas facilitadoras da aprendizagem da matemática na educaçao infantil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Infantil) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Altas habilidades: relaçao professor X aluno. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José. Dificuldades na leitura: um nfoque sobre as diiculdades de aprendizagem de alunos da 6ª série da EMEIF Dom Antônio de Almeida Lustosa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Planejamento e açao docente. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O processo do desenvolvimento da aprendizagem numa abordagem às suas principais dificuldades, fatores e causas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Os jogos pedagógicos como recurso na aprendizagem da matemática. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Impotância da pré-escola para o desenvolvimento infanil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Processo de inclusao uma abordagem psicopedagógica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A importância do desenvolvimento psicomotor infantil ba aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Telemarketing: importante canal de comunicaçao entre empresa e cliente. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Marketing de relacionamento: uma ferramenta para fidelizaçao do cliente. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Uma visao psicopedagógica sobre a indisciplina em sala de aula. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Qualidade de vida no trabalho: uma reflexao teórica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A influência da dislexia na aprendizagem. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Marketing negativo no turismo de Fortaleza com exploraçao sexual infantil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Relaçoes interpessoais na administraçao do Serviço Social do Comércio (SESC)-Fortaleza. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. As transformaçoes na sociedade brasileira e a nova perspectiva do nsino de geografia no Brasil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A realidade das creches comunitárias o Conjunto Palmeira no contexto da educaçao infantil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Infantil) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Inclusao do aluno com deficiência visual no ensino regular. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Avaliaçao no ensino-aprendizagem: um paradigma de nota como fator de distorçao na educaçao. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Dificuldade de aprendizagem na resoluçao de situaçoes-problemas no Fundamental I. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Escola democrática: uma questao de parceria. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento Educacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O fenômeno do bullying sob o enfoque das relaçoes na escola. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Responsabilidade social, marketing social e a Fundaçao Bradesco. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Dificuldades na leitura e na escrita. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A importância do profissional de recursos humanos na empresa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Humanos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A importância da educaçao infantil no processo de alfabetizaçao. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Infantil) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Atividade física para os portadores da Síndrome de Down. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçao Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O fundamentalismo islâmico na atualidade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. O livro como recurso pedagógico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Era das novas tecnologias e o computador como elemento dinamizador na educaçao. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. A utilizaçao da propaganda como instrumento de persuaçao nas campanhas políticas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Sales, R.O.; FREITAS, J. B. S.; MATOS, S. H.;SILVEIRA FILHO, José. Análises de diferentes concentrações de adubo orgânico produzido a parir de resíduos de pescados no desenvolvimento da cultura do tomate cereja (Lycopersicon esculentum, Mill). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Adolescência, AIDS e Educaçao Sexual. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Evasao escolar: causas e conseqüências. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVEIRA FILHO, José; OUTROS. Festivalde Talentos da Escola Pública - FESTAL. 2000. Secretaria de Educaçao Básica.
Orientou
A dimensão da educação ambiental na horta escolar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: José Silveira Filho;
A formação de leitores no contexto escolar: da teoria à prática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro; Orientador: José Silveira Filho;
Dificuldades de aprendizagem na resoluçao de situaçoes-problemas no Fundamental 1; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
A importância da aquisiçao da leitura no Ensino Fundamental 1 da Escola Pública; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
A importância dos jogos educativos na aprendizagem da EEF Erbe Teixeira Firmeza; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Como superar as diiculdades em leitura na EEFM Yolanda Queiroz; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Educaçao sexal infantil e juvenil; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Indisciplina na sala de aula da EEFM Clovis Beviláqua; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Aspectos da composiçao narrativa nos contos infantis; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Educaçao ambiental: conhecer para preservar; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Educaçao ambiental: fundamentos e importância; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Leitura: uma introduçao necessária; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Dificuldades na leitura e na escrita; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
A escola pública brasileira e a evasao escolar; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
A relaçao família-escola: a visao do núcleo gestor; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
As dificuldades de aprendizagem: uma realidade nacioal; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Ética e autonomia na gestao participativa em instituiçoes escolares; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Gestao democrática na escola pública; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
O papel e funçao do gestor escolar; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administraçao Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Um estudo sobre a importância da aquisiçao da leitura e da escrita na educaçao infantil; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: José Silveira Filho;
Produções bibliográficas
-
SILVEIRA FILHO, José . Saberes docentes no projeto formativo do Engenheiro Agrônomo d Curso de Agronomia da UFC em Fortaleza. Inter-ação (UFG. Online) , v. 37, p. 397-416, 2012.
-
SILVEIRA FILHO, José ; HAGUETTE, André ; SALES, F. J. M. . A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 1-5, 2011.
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATTOS, S. H. ; TAMIRES, Yeska ; CIDADE, Ana Karine . A horta escolar como alternativa de educação ambiental e abordagem multidisciplinar. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 1-5, 2011.
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATOS, S. H. ; NASCIMENTO, M. V. ; CIDADE, Ana Karine ; HOLANDA, Rêmulo . A troca de saberes na construção coletiva da horta escolar. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 1-5, 2011.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVA, A. R. F. ; Oliveira, André Luiz Torres de ; BARROS, J. M. V. ; PINHEIRO, J. V. ; SEGUNDO, V. C. V. . A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental e consumo de alimentos saudáveis para alunos das escola municipais de Fortaleza, Ceaá, Brasil. Cadernos de Agroecologia , v. 6, p. 1-6, 2011.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SALES, F. J. M. ; HAGUETTE, André . A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo no Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. Extensão Rural (Santa Maria) , v. 21, p. 37-60, 2011.
-
SILVEIRA FILHO, José . A sociologia rural e a formaçao em ciência agronômica. Anales Del VII Congresso de La Asociación Latinoamericana de Sociologia Rural, Plasco, Quito, Ecuador, 2006.
-
PONTE, José Júlio da ; ANDRADE, Neilza Campos de ; SILVEIRA FILHO, José . Parasitismo de líquen em palmeira ornamental do genero Caryota.. Revista de Agricultura (Piracicaba) , Piracicaba SP, v. 74, n.2, p. 245-247, 1999.
-
RAZAFINDRAKOTO, Charlotte ; PONTE, José Júlio da ; ANDRADE, Neilza Campos de ; SILVEIRA FILHO, José ; GOMES, F Pimentel . Manipueira e termoterapia no tratamento de estacas de mandioca atacadas por cochonilhas.. Revista de Agricultura (Piracicaba) , Piracicaba SP, v. 74, n.2, p. 127-136, 1999.
-
PONTE, José Júlio da ; FRANCO, Angela ; HOLANDA, Yelena Cláudia Aguiar ; SILVEIRA FILHO, José . Calagem, adubaçao organica e fungicida de solo no controle da podridao do pé, Fusarium solani, do maracujá amarelo.. Fitopatología Venezolana , Maracay, Aragua, v. 12, n.2, p. 30-31, 1999.
-
PONTE, José Júlio da ; SILVEIRA FILHO, José ; HOLANDA, Yelena Claudia A ; ANDRADE, Neilza Campos . As pragas da acerola no estado do Ceará e controle com manipueira. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , Cruz das Almas BA, v. 20, n.1, p. 100-103, 1998.
-
PONTE, José Júlio da ; ARAGAO, Maria Livramento ; SILVEIRA FILHO, José ; ANDRADE, Neilza Campos de . Fertlizaçao foliar de sorgo com manipueira, extrato líquido das raízes de mandioca.. Revista de Agricultura (Piracicaba) , Piracicaba SP, v. 73, n.1, p. 101-109, 1998.
-
SILVEIRA FILHO, José ; PONTE FILHO, José Júlio da ; MELO, Francisco Ivaldo Oliveira ; SILVA, Luis Antonio da . Sensibilidade do mamoeiro (Carica papaya L.) a fungicidas.. Revista Brasileira de Fruticultura , Cruz das Almas - BA, v. 19, n.1, p. 43-49, 1997.
-
PONTE, José Júlio da ; SILVEIRA FILHO, José . Cylindocadium pterides, agente causal da podridao peduncular do coco.. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)) , Brasília DF, v. 22, n.4, p. 567-567, 1997.
-
HOLANDA, Yelena C A ; PONTE, José Júlio da ; SILVEIRA FILHO, José . Doenças da acerola,Malpiguia glabra, no Estado do Ceará, Brasil.. Fitopatologia Brasileira , Brasília DF, v. 22, n.3, p. 452-453, 1997.
-
PONTE, José Júlio da ; HOLANDA, Yelena Cláudia Aguiar ; ARAGAO, Maria Livramento ; SILVEIRA FILHO, José . Ensaio preliminar sobre a utilizaçao da manipueira, extrato líquido das raízes da mandioca, como fertilizante foliar.. Revista de Agricultura (Piracicaba) , Piracicaba SP, v. 72, n.1, p. 63-68, 1997.
-
PONTE, José Júlio da ; SILVEIRA FILHO, José ; CAVADA, Benildo S . Teste com lectina no controlede Meloidogyne incognita em tomateiro.. Fitopatologia Brasileira , Brasília DF, v. 21, n.4, p. 489-491, 1996.
-
PONTE, José Júlio da ; FRANCO, Angela ; SILVEIRA FILHO, José . Investigaçao preliminar sobre a potencialidade nematicida do tipi, Petiveria alliacea.. Fitopatología Venezolana , Maracay Venezuela, v. 9, n.1, p. 14-15, 1996.
-
PONTE, José Júlio da ; SILVEIRA FILHO, José ; LORDELLO, Rubens R A ; LORDELLO, Ana I L . Sinopse da literatura brasileira sobre Meloidogyne em algodao. Summa Phytopathologica , Campinas SP, v. 24, n.2, p. 101-104, 1996.
-
PONTE, José Júlio da ; FRANCO, Angela ; SILVEIRA FILHO, José ; SANTOS, F A Macambira . Dosagem de Manipueira para Tratamento de Linhas de Cultivo em Solo Infestado de Meloidogyne.. Nematologia Brasileira , Campinas SP, v. 19, n.1 e 2, p. 81-85, 1995.
-
SILVEIRA FILHO, José . As ciências sociais e a formaçao em ciência agronômica. In: José Gerardo Vasconcelos; Emanoel Luis Roque Soares; Isabel Magda Said Pierre Carneiro. (Org.). ENTRE TANTOS: Diversidade na Pesquisa Educacional. 1ed.Fortaleza: Ediçoes UFC, 2006, v. Único, p. 152-161.
-
SILVEIRA FILHO, José . Prinipais formas de educaçao rural.. Tribuna do Ceará, Fortaleza, p. 8A - 8A, 30 mar. 1997.
-
SILVEIRA FILHO, José . Educaçao e desenvolvimento rural (Final).. Tribuna do Ceará, Fortaleza, p. 8A - 8A, 16 mar. 1997.
-
SILVEIRA FILHO, José . Educaçao e desenvolvimento rural 3.. Tribuna do Ceará, Fortaleza, p. 8A - 8A, 02 mar. 1997.
-
SILVEIRA FILHO, José . Educaçao e desenvlvimento rural 2. Tribuna do Ceará, Fortaleza, p. 5A - 5A, 16 fev. 1997.
-
SILVEIRA FILHO, José . Educaçao e desenvolvimento rural 1. Tribuna do Ceará, Fortaleza, p. 5A - 5A, 09 fev. 1997.
-
SILVEIRA FILHO, José . CVT - Um instrumento para produzir sonhos.. Tribuna do Ceará, Fortaleza, p. 6A - 6A, 01 dez. 1996.
-
SILVEIRA FILHO, José . Fruticultura é bom investimento. Tribuna do Ceará, Fortaleza, p. 5A - 5A, 10 nov. 1996.
-
SILVEIRA FILHO, José . A formação do Engenheiro Agrônomo e a inovação tecnológica para o desenvolvimento rural sustentável. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2014, Teresina. Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional. Brasília: CONFEA, 2014. v. 1.
-
SILVEIRA FILHO, José ; PONTE, José Júlio da ; SILVA, Luis Antonio da . Sensibilidade do mamoeiro (Carica papaya L.) cvs. Formosa e Havaí a fungicidas. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2014, Teresina. Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional. Brasília: CONFEA, 2014. v. 1.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . A dimensão agronômica como alternativa de inovação tecnológica na horta orgânica escolar. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2014, Teresina. Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional. Brasília: CONFEA, 2014. v. 1.
-
SILVEIRA Alessandra Rios ; SILVEIRA FILHO, José . A dimensão pedagógica da educação ambiental na horta escolar. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2014, Teresina. Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional. Brasília: CONFEA, 2014. v. 1.
-
SILVEIRA FILHO, José . A sociologia rural e a formaçao em ciência agronômica.. In: VII Congrsso de la Asociación Latinoamericano de Sociologia Rural (ALASRU), 2006, Quito. Anales del VII Congresso de la Asociación Latinoamericano de Sociologia Rural. Quito: Asociacion Latinoamericana de Sociologia Rural, 2006. v. Único. p. 388-388.
-
SILVEIRA FILHO, José ; PONTE, José Júlio da . Sensibilidade do mamoeiro (Carica papaya L.) a fungicidas.. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 1996, Curitiba. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso). Londrina: IAPAR, 1996. v. Único. p. 286-286.
-
SILVEIRA FILHO, José . O perfil do Engenheiro Agrônomo como docente no curso de Agronomia da UFC em Fortaleza. In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA - CONTECC, 2019, Palmas - TO. 76 SOEA - SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, 2019.
-
SILVEIRA FILHO, José . O perfil do Engenheiro Agrônomo e os desafios da educação ambiental. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 2018, Rio de Janeiro - RJ. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 2019.
-
SILVEIRA FILHO, José ; Tenório, M. R. . A dimensão ambiental na horta escolar. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia - CONTECC, 2018, Maceió-AL. 75 SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA - 75 SOEA, 2018.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA, S. R. ; SILVEIRA Alessandra Rios . A troca de saberes na horta escolar para o ensino de ciências. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 2017, FORTALEZA. Segurança hídrica: um desafio para os Engenheiros Agrônomos do Brasil, 2017.
-
SILVEIRA FILHO, José . Engenheiro Agrônomo - da ciência para a terra e dela para a vida:que projeto formativo?. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 2017, FORTALEZA. Segurança hídrica: um desafio para os Engenheiros Agrônomos do Brasil, 2017.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . Alfabetização Científia na Horta Escolar. In: CONTECC 2016, 2016, Foz do Iguaçu - PR. Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Nacional. Campina Grande - PB: EPGRAF, 2016. v. 1. p. 190-190.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . A horta escolar como laboratório vivo no ensino de ciências. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia - CONTECC, 2015, FORTALEZA. Contribuição à Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Campina Grande - PB: EPGRAF, 2015. v. 1. p. 151-151.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas das regionais 2 e 6. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2013, Porto Alegre. Agroecologia Cuidando da Saúde do Planeta, 2013. v. 8. p. 1-5.
-
SILVEIRA FILHO, José ; HAGUETTE, André . A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo no curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 2013, Porto Alegre. Agroecologia Cuidando da Saúde do Planeta, 2013. v. 8. p. 1-5.
-
SILVEIRA FILHO, José . A sustentabilidade socioambiental das hortas orgânicas escolares da Prefeitura Municipal de Fortaleza. In: I Conggresso Latino Americano de Sustentabilidade Socioambiental: espaços Rurais e Contemporaneidade, 2012, Santa Maria - RS. I COLASER, 2012.
-
SILVEIRA FILHO, José . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza. In: XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2012, Recife - PE. JEPEX 2012, 2012.
-
SILVEIRA FILHO, José . Engenheiro Agrônomo - da ciência para a terra e dela para a vida: que projeto formativo?. In: XII Jrnada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2012, Recife - PE. JEPEX 2012, 2012.
-
SILVEIRA FILHO, José ; HAGUETTE, André ; SALES, F. J. M. . A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. In: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011, Fortaleza - CE. VII CBA. Cruz Alta - RS: ABA, 2011. v. 6. p. 1-5.
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATOS, S. H. ; SILVA, Luis Antonio da . A horta escolar como alternativa de educaçõ ambiental e abordagem transdisciplinar. In: II Congresso Cearense de Agroecologia, 2010, Juazeiro do Norte - CE. II Congresso Cearense de Agroecologia, 2010.
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATTOS, S. H. ; ARAUJO, A. M. C. . A troca de saberes na construção coletiva da horta orgânica escolar. In: II Congresso Cearense de Agroecologia, 2010, Juazeiro do Norte-CE. II Congresso Cearense de Agroecologia, 2010.
-
Oliveira, André Luiz Torres de ; MATTOS, S. H. ; SILVEIRA FILHO, José . A horta escolar como alternativa de consumo de alimentos saudáveis para alunos das escolas municipais de Fortaleza.. In: II Congresso Cearense de Agroecologia, 2010, Juazeiro do Norte, CE. II Congresso Cearense de Agroecologia, 2010.
-
SANTOS, G.H.S. ; MOREIRA, N. O. ; MOREIRA, N. O. ; MATTOS, S. H. ; ARAUJO, A. M. C. ; SILVA, Luis Antonio da ; ROCHA, M. F. A. ; SILVEIRA FILHO, José . A educação ambiental para o exercício da afetividade e da cidadania. In: I CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Congresso Cearense de Agroecologia, 2008. v. Único.
-
FILETO, Juliana Braga ; SILVA, Silvania Mayara Araújo da ; GONÇALVES, Niedja Goyanna Gomes ; SILVA, Luis Antonio da ; MATTOS, S. H. ; ROCHA, M. F. A. ; ARAUJO, A. M. C. ; SILVEIRA FILHO, José . O papel dos professores/educadores na formação de uma consciência ambiental. In: I CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Congresso Cearense de Agroecologia, 2008. v. Único.
-
SILVA, Silvania Mayara Araújo da ; FILETO, Juliana Braga ; SOUZA, Wando Wilson de Oliveira ; GONÇALVES, Niedja Goyanna Gomes ; MATTOS, S. H. ; ROCHA, M. F. A. ; ARAUJO, A. M. C. ; SILVA, Luis Antonio da ; SILVEIRA FILHO, José . Prática interdisciplinar da educação ambiental no contexto escolar. In: I CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Congresso Cearense de Agroecologia, 2008. v. Único.
-
MATTOS, S. H. ; ARAUJO, A. M. C. ; SILVA, Luis Antonio da ; ROCHA, M. F. A. ; SILVEIRA FILHO, José ; MARCO, Cláudia Araújo . Educação ambiental através de hortas escolares. In: I CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Congresso Cearense de Agroecologia, 2008. v. Único.
-
PONTE, José Júlio da ; HOLANDA, Yelena Cláudia Aguiar ; SILVEIRA FILHO, José ; ANDRADE, Neilza Campos . Helmintosporiose, uma nova doença da acerola, Malpighia glabra.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)). Brasília DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 299-299.
-
SILVEIRA FILHO, José ; PONTE FILHO, Jose Julio da ; AZEVEDO, Francisca Marques Pacheco . Levantamento e caracterizaçao das plantas medicinais existentes nas três zonas fisiográficas do município de Itapipoca, Estado do Ceará, Brasil.. Anais do V Encontro de Pesquisadores e VIII Encontro de Iniciacao Cientifica da Uece, Fortaleza CE., v. 2, p. 80-80, 1999.
-
SILVEIRA FILHO, José ; HAGUETTE, André . Saberes docentes no projeto formativo do Engenheiro Agrônomo no Curso de Agronomia da UFC em Fortaleza. Inter-ação (UFG. Online) , 2011.
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA, S. R. ; SILVEIRA Alessandra Rios . A troca de saberes na horta escolar para o ensino de ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José . Engenheiro Agrônomo - da ciência para a terra e dela para a: vida: que projeto formativo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . Alfabetização científica na horta escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . A horta escolar como laboratório vivo no ensino de ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . A dimensão agronômica como alternativa de inovação tecnológica na horta orgânica escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José . A formação do Engenheiro Agrônomo e a inovação tecnológica para o desenvolvimento rural sustentável. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; PONTE, José Júlio da ; SILVA, Luis Antonio da . Sensibilidade do mamoeiro (Carica papaya L.) cvs. Formosa e Havaí a fungicidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA Alessandra Rios ; SILVEIRA FILHO, José . A dimensão pedagógica da educação ambiental na horta escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; HAGUETTE, André . A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo no curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVEIRA Alessandra Rios . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas das regionais 2 e 6. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José . A formação do profissional de ciências agrárias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVEIRA FILHO, José . A sutentabilidade socioambiental das hortas orgânicas escolares da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATTOS, S. H. ; SILVEIRA FILHO, José ; CIDADE, Ana Karine ; Valdey Silva de Souza . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas de regional 1. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATTOS, S. H. ; Julie Carvalho da Silva ; Milena Janaiana Jales Martins . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas da regional 4. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATTOS, S. H. ; Isabela Maria de Lima Cunha ; Ana Gabriele Costa Sales . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública de Fortaleza: o caso das escolas da regional 6. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVEIRA FILHO, José . Engenheiro Agrônomo - da ciência para a terra e dela para a vida: que projeto formativo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATTOS, S. H. ; SILVEIRA FILHO, José ; TAMIRES, Yeska ; Antonio Deives Renam Moreira . A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas das regionais 2 e 5. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José . A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATTOS, S. H. ; TAMIRES, Yeska ; CIDADE, Ana Karine . A horta escolar com alternativa de educação ambiental e abordagem multidisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; SILVA, A. R. F. ; Oliveira, André Luiz Torres de ; BARROS, J. M. V. ; PINHEIRO, J. V. ; SEGUNDO, V. C. V. . A horta orgânica escolar como alternativa de educação ambiental e de consumo de alimentos saudáveis para alunos das escolas municipais de Fortaleza, Ceará, Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; HAGUETTE, André ; THERRIEN, Jacques ; Maia, Eloisa Vidal ; SOUZA, Francisco de . O projeto formativo do curso de Agronomia da UFC em Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVEIRA FILHO, José . Projeto Horta Orgânica Escolar nas Escolas Municipais de Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATTOS, S. H. ; SILVA, Luis Antonio da . A horta escolar como alternativa de educação ambiental e abordagem transdisciplinar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; MATTOS, S. H. ; ARAUJO, A. M. C. . A troca de saberes na construção coletiva da horta orgânica escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA FILHO, José ; VERDELHO, Márcio Manoel Di A R ; SILVA, Maria Stela Bezerra da . Produtor de Hortaliças. Fortaleza: Ediçoes Demócrito Rocha - EDR, 2004 (Caderno Tecnológico).
Outras produções
SILVEIRA FILHO, José . Projeto de Biologia para o Curso de Licenciatura Plena em Ciências. 1998.
SILVEIRA FILHO, José ; Tenório, M. R. . A dimensão da educação ambiental na horta escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVEIRA FILHO, José . Horta orgânica escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVEIRA FILHO, José . Horta orgânica escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVEIRA FILHO, José . Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem na Adolescência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVEIRA FILHO, José . Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem na Adolescência. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVEIRA FILHO, José . Matemática Instrumental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVEIRA FILHO, José . Metodologia do Trabalho Científico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVEIRA FILHO, José . Orientaçao de Monografias. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVEIRA FILHO, José . Metodologia Ensino Ciências. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVEIRA FILHO, José . Metodologia de Pesquisa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVEIRA FILHO, José . Fundamentos da Matemática. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2013
Votos de Congratulações, Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
2000
Mençao Honrosa, SEDUC/CREDE 2 - Itapipoca-CE.
1997
Voto de Congratulaçao, Assembléia Legislativa do Ceará/Comissao de Ciência e Tecnologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria Municipal de Educaçãp. , Rua Corrente, 400, Edson Queiroz, 60125161 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 985240691, URL da Homepage:
Experiência profissional
1983 - 1994
Banco Nacional de Crédito Cooperativo S AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico e Fiscal, Carga horária: 40
Atividades
-
09/1983 - 05/1994
Serviços técnicos especializados , Agência de Teresina Pi, Carteira de Crédito Rural.,Serviço realizado, Análise e acompanhamento de projetos e extensao cooperativista.
1972 - 1975
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1972 - 01/1975
Serviços técnicos especializados , Escritório Regional e Muriaé, Escritório Local de Eugenópoles.,Serviço realizado, Extensao Rural.
1996 - 2011
Instituto Centro de Ensino TecnológicoVínculo: Prestaçao de serviços técnicos, Enquadramento Funcional: Profissional liberal, Carga horária: 40
Outras informações:
Ensino e extensão tecnológica através de práticas de Biologia, cursos na área da Ciência Agronômica - patógenos de fruteiras tropicais, olericultura, fruticultura, gestão da empresa rural e cooperativismo.
A partir de dezembro de 2011 apresentou Diploma de Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará.
Atividades
-
09/1996 - 10/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia vegetal, matemática, olericultura, fruticultura, cooperativismo
1975 - 1983
Nacional Planejamentos e Estudos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico Agronômico, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1975 - 03/1983
Serviços técnicos especializados , Diretoria Regional Nordeste, Assessoria Regional de Recife.,Serviço realizado, Elaboraçao, análise e acompanhamento de projetos agropecuários.
2002 - Atual
Prefeitura Municipal de FortalezaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MagDou18 Mat. 54506-01, Carga horária: 32
Outras informações:
Atualmente desenvolve atividades de coordenação no Projeto Hortas Escolares, Convênio PMF/UFC, através de acompanhamento e capacitação de estagiários de Agronomia, monitores e professores de escolas do município de Fortaleza-CE.
1998 - 2011
Secretária de Educação BásicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Promovido a Professor Mestre II, Ref. K046/28, DOE, 24/12/2010.
Atividades
-
07/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
2021 - Atual
ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÕNOMOS DO CEARÁVínculo: Honorífico, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico Científico/Editor Científico
Outras informações:
Missão honorífica como Diretor Técnico-Científico da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará - AEAC e Editor Científico do Boletim Cearense de Agronomia.
2018 - Atual
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do CearáVínculo: Honorífico, Enquadramento Funcional: Conselheiro/Coordenador Câmara de Agronomia
Outras informações:
Conselheiro Titular da Câmara Especializada de Agronomia e Pesca = CEAP do CREA-CE, Triênios, 2018/2020 e 2021/2023.
2021 - Atual
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIA AGRONOMICAVínculo: Honorífico, Enquadramento Funcional: Acadêmico Titular
Outras informações:
Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica - Aguardando Assembleia para Posse.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Silveira Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?