Angelo Miguel Oliveira Lima

Jornalista, formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro em 2014. Há cerca de 6 anos, atua na área de cultura transitando entre a produção executiva, comunicação e assessoria de imprensa em exposições e feiras de artesanato e design. É assessor de comunicação e produtor do Museu A CASA do Objeto Brasileiro, além de integrar a equipe de produção do Bazar da Cidade, que figura entre as 5 principais feiras de design e artesanato de São Paulo. Já integrou as equipes de produção e divulgação de mais de 35 exposições como Cerâmicas do Brasil, Fio da Meada, Uma história de 20 anos, A CASA Bordada e A CASA ama Carnaúba, estas duas últimas financiadas através de Leis de Incentivo Federais. É idealizador do Projeto EntrePontes, que visa desenvolver a produção artesanal do Centro de Formação de Artesãos de Parelheiros. Este é um projeto cultural aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e está em fase de captação de recursos. Seus principais interesses estão relacionados a populações periféricas, negritudes, design e a intersecção entre eles.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2017 em Comunicação e Marketing

2017 - Atual

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Comunicação Social

2010 - 2014

Universidade de Santo Amaro
Título: O Despertar das Cores: Influências do Youtube na conquista de visibilidade das minorias LGBTs
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Santos de Moraes

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

CERTUS COLÉGIO E FACULDADE

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    O Despertar das Cores: Influências do Youtube na conquista de visibilidade das minorias LGBTs, Descrição: Este trabalho apresenta a ferramenta de postagem e compartilhamento de vídeos mais popular da internet, o Youtube, como instrumento para a conquista de visibilidade positiva da comunidade composta por lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) no Brasil. A internet tem se demonstrado como um vigoroso instrumento para a disseminação de informações de interesse social. Ao passo que os grupos sociais minoritários no Brasil começam a perceber a possibilidade de utilizá-la como plataforma para suscitar questionamentos, provocar discussões e apresentar novas perspectivas de vida, a comunidade
LGBT passou a se apropriar desta tecnologia de comunicação para promover a auto-representação. Neste contexto, o Youtube surge como um importante recurso na divulgação de conteúdos audiovisuais independentes - amadores ou profissionais - preocupados em informar, divertir, entreter e atrair uma visibilidade mais positiva em relação àquela difundida por outras mídias. O produto jornalístico resultado deste relatório científico é o livro-reportagem O Despertar das Cores - Projetando Ideais de Liberdade, no qual produtores audiovisuais e vlogueiros têm suas histórias contadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angelo Miguel Oliveira Lima - Coordenador / Marcelo Santos - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

A CASA Museu de artes e artefatos brasileiros

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação e Imprensa, Carga horária: 30

Outras informações:
Rotinas de comunicação interna, redação e revisão de textos gerais, releases, follow up,
contato e acompanhamento da imprensa, gerenciamento em redes sociais, reportagens
para o portal, produção e organização de eventos ligados às exposições, produção e
locução de podcasts, edição de vídeos, etc.

2012 - 2014

Rede CD

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Redação, correção e revisão de texto para web, gerenciamento de redes sociais e
alimentação do blog da empresa. Redação de releases, notas, matérias, elaboração de
relatórios e apresentações. Produção de matérias jornalísticas, entrevistas, redação,
produção e apresentação de programas de TV.

2011 - 2012

Universidade de Santo Amaro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Comunicação, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção de matérias jornalísticas, entrevistas, redação, produção e apresentação de programas de TV veiculados no Canal Universitário de SP, produção de vídeos institucionais, administração de redes sociais (Youtube); decupagem etc.

2009 - 2011

Grupo Master Express

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Financeiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxiliar na área de contas a pagar, separação de boletos, baixas no sistema, liberação de
vales, comunicação do departamento financeiro com os demais colaboradores.

2014 - 2015

Central do Texto

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Redação de textos para indústrias dos mais diversos segmentos; descrição de produtos e serviços, além do desenvolvimento de releases de empresas aplicando as técnicas de otimização em sites de pesquisa.

2009 - 2009

Top Max - Comércio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Compras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.