Everton Henrique Ferreira da Silva
Everton é bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas e técnico em Processos Fotográficos pela Etec de Artes.
Atualmente é diretor e performer do Grupo MEIO onde, por meio do viés da dança, busca-se se manter curioso, observador e pensador de estruturas, movimentos, fluxos, coreografias, imagens e paisagens. Está interessado em trabalhar com formas de potencializar outras existências-políticas-afetos.
Informações coletadas do Lattes em 13/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação interrompida em 2014 em Licenciatura em Artes
2009 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Título: Potencialização do corpo cênico: desenvolvimento do corpo poético a partir da Pré-Expressividade e a dança
Orientador: Mariana Baruco Machado Assis
Ano de interrupção: 2014
Graduação em Dança
2009 - 2013
Universidade Estadual de Campinas
Título: Durou mais do que esperávamos
Orientador: Angela Nolf e Patrícia Noronha
Curso técnico/profissionalizante em Processos Fotográficos
2015 - 2016
Formação complementar
2020 - 2020
Introdução para uma Psicologia Antirracista. (Carga horária: 20h). , Portal Pretitudes, PP, Brasil.
2020 - 2020
Pensando a Branquitude: história, política, cultura e racismo. (Carga horária: 20h). , Portal Pretitudes, PP, Brasil.
2018 - 2018
História da Fotografia e Formação de Linguagem. (Carga horária: 114h). , Carlos Moreira, CM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Outras produções
SILVA, E. H. F. . Estratégias para estar. 2021. Teatral.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Grupo MeioVínculo: Grupo de estudo em dança, Enquadramento Funcional: Diretor e performer, Carga horária: 28
Outras informações:
MEIO é um grupo de jovens criadoras e criadores dirigido e performado pela tríade Carolina Canteli, Everton Ferreira e Iolanda Sinatra, somada a performance e criação de Maria Basulto e a direção e criação audiovisual de Lucas Reitano. Tem como motivação pensar a dança enquanto campo ampliado, explorando a capacidade da dança ser ato artístico e também ato cívico na cidade, e também filme, e também arquitetura e urbanismo, e também fotografia, e também sociologia, e também saúde, e também política... É essencial para o grupo o exercício de habitar a urbe, as ruas, os palcos, a internet e espaços cênicos com o mesmo comprometimento ético e estético, desejando revelar em atos coreográficos, intervenções urbanas, gifs, postais, falas públicas, aulas, transmissões de vídeos, entre outros formatos de apresentação, possíveis modos de existir na cidade. O intuito é reformular a compreensão da subjetividade imposta pelo senso de ?normalidade?, criando outras ficções, percepções de mundo ou mesmo questionando todo movimento dançado do nosso dia a dia.
2018 - 2020
In SAiO Cia de ArteVínculo: Contratado por Edital, Enquadramento Funcional: Bailarino-performer, Carga horária: 16
2015 - 2017
Cia Carne AgonizanteVínculo: Contratado por Edital, Enquadramento Funcional: Interprete, Carga horária: 24
2014 - 2014
Projeto EólitosVínculo: Edital ProAc, Enquadramento Funcional: bailarino-ator, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Everton Henrique Ferreira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?