Agnaldo Silva Martins

Oceanógrafo, doutor em Oceanografia Biológica pela FURG. Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, atuando nos cursos de graduação em Oceanografia, pós-graduação em Oceanografia Ambiental e Biologia Animal como professor em 5 disciplinas, orientador de mais de 90 trabalhos acadêmicos, incluindo 4 pós-doutorados, 3 doutorados e 19 mestrados. Tem experiência na área de Oceanografia biológica, com ênfase em ecologia de organismos nectônicos (peixes, mamíferos e quelônios marinhos), avaliação e manejo de recursos pesqueiros, educação em nível superior e gestão multidisciplinar da pesca. É autor de mais de 100 publicações científicas. Possui mais de 1.600 citações no ISI (índice H= 22) sendo mais da metade de países estrangeiros, e mais de 4.000 citações no Google Acadêmico.

Informações coletadas do Lattes em 12/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Oceanografia Biológica

1993 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande
Título: As assembléias e as guildas tróficas de peixes e cefalópodes demersais na plataforma continental e talude superior do extremo sul do Brasil
Manuel Haimovici. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ecologia trófica; Assembléias demersais; peixes teleósteos; Cefalópodes; Convergêngia subtropical; Extremo sul do Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos / Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros Marinhos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos / Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Mestrado em Oceanografia Biológica

1990 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Bioecologia do peixe-espada Trichiurus lepturus Linnaeus 1758 no sul do Brasil, Ano de Obtenção: 1992
Manuel Haimovici.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Dinâmica de populações; convergência subtropical; reprodução; alimentação; distribuição; peixes teleósteos. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos / Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros Marinhos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos / Especialidade: Exploração Pesqueira Marinha. Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Oceanologia

1986 - 1989

Universidade Federal do Rio Grande

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Determinação de Comunidades Marinhas Sua Estrutura Trófica e Relações Com o Ambiente.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros Marinhos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Exploração Pesqueira Marinha.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de nível superior.

Organização de eventos

MARTINS, A . Feira de profissoões UFES - Curso de Oceanografia. 2017. .

MARTINS, A . Feira de profissoões UFES - Curso de Oceanografia. 2016. .

MARTINS, A . XXVII SNO - Semana Nacional de Oceanografia. 2016. (Congresso).

MARTINS, A . Seminário Oceanografia Sem Fronteiras. 2015. (Outro).

Paes E. T. ; Jablonski S. ; ISAAC, Victoria ; MARTINS, A. S. ; Velasco, G. . Seminário Nacional de Monitoramento e Estatística da Atividade pesqueira. 2007. (Congresso).

MARTINS, A. S. ; DOXSEY, Jaime Roy . VI Workshop do MGP/RECOS, Institutos do MIlênio. 2006. (Outro).

MARTINS, A. S. . IV Workshop do MGP/RECOS, Institutos do MILenio. 2004. (Outro).

MARTINS, A. S. ; TRAVASSOS, Marcelo . I Encontro de Oceanógrafos do Espírito Santo. 2003. (Congresso).

MARTINS, A. S. ; ISAAC, Victoria . I Workshop do MGP/RECOS, Institutos do MILenio. 2002. (Outro).

Participação em eventos

Dia de Darwin na UFES - Comemoração dos 200 anos de nascimento de Darwin.Evolução do Necton marinho. 2009. (Seminário).

III Jornada Acadêmica de Oceanografia.Embarque: experiências em alto mar. 2009. (Seminário).

Reunião de Coordenadores de Pós-Graduação da área de Ciências Biológicas I. 2008. (Encontro).

1o Workshop Brasileiro sobre Modelagem de Ecossistemas aplicada à pesca.Visualização de dados ecológicos pesqueiros: uma experiência na costa central do Brasil. 2007. (Seminário).

1ª Reunião Técnica do Projeto ?Big Numbers ? FAO.Pesca no Espírito Santo.. 2007. (Encontro).

23a Reunião Ordinária do Subcomitê Científico do Comitê Consultivo Permanente de Gestão sobre Atuns e Afins ? SC/CPG-AA.Resultados do monitoramento da pesca de Itaipava - 2006-2007. 2007. (Encontro).

I Curso de Observadores de Bordo.Obtençào de dados de recursos pesqueiros para observadores de bordo. 2007. (Oficina).

Reunião Técnica para o ordenamento do Mero (E. Itajara) no litoral brasileiro.Estado da exploração do mero no Espírito Santo. 2007. (Encontro).

Seminário Nacional de Monitoramento e Estatística da Atividade Pesqueira.Monitoramento participativo da pesca de atuns e afins no ES: Caso da frota artesanal de itaipava. 2007. (Seminário).

Workshop do Programa Mosaico.Monitoramento participativo da pesca de Itaipava e a experiência na costa central do Brasil. 2007. (Encontro).

II Encontro do comitê científico de gestão sustentável da lagosta.II Encontro do comitê científico de gestão sustentável da lagosta. 2006. (Encontro).

Reunião Regional para Atualização das Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade da Zona Costeira e Marinha das Regiões Sudeste e Sul do Brasil.Avaliação de áreas prioritárias na zona oceânica. 2006. (Encontro).

VI Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio - CNPq.VI Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio - CNPq. 2006. (Seminário).

V Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio - CNPq.V Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio - CNPq. 2006. (Seminário).

Encontro de pesquisadores do MGP/RECOS.Encontro de pesquisadores do MGP/RECOS. 2005. (Encontro).

Encontro do comitê científico de gestão sustentável da lagosta.Encontro do comitê científico de gestão sustentável da lagosta. 2005. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Oceanografia. Fronteiras da oceanografia: ciência, gestão e sociedade. 2005. (Congresso).

Workshop de Planejamento de Comissões do Navio de Pesquisas Pesqueiras.Workshop de Planejamento de Comissões do Navio de Pesquisas Pesqueiras. 2005. (Seminário).

II Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio.III Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio. 2004. (Seminário).

IV Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio.IV Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio. 2004. (Seminário).

I Encontro de Oceanógrafos do Espírito Santo.Exploração pesqueira na costa central. 2003. (Encontro).

III Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio.III Workshop do MGP/RECOS, Institutos do Milênio. 2003. (Seminário).

II Reunião Nacional de Integração de Resultados do Programa REVIZEE.Resultados da prospecção pesqueira na costa central. 2003. (Seminário).

Encontro de pesquisadores do Institutos do Milênio/RECOS.Insitutos do Milênio - RECOS. 2002. (Encontro).

I Workshop Projeto RECOS/MGP.Diagnóstico da pesca no Espírito Santo. 2002. (Seminário).

Reunião Nacional de Integração de Resultados do Programa REVIZEE.Resultados da prospecção pesqueira na costa central. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Luciano Gomes Fischer

HAIMOVICI, Manuel; CASTELLO, Jorge Pablo; VIEIRA, J. P.;MARTINS, A. S.. Caracterização da estrutura da comunidade nectônica demersal da plataforma externa e talude superior da região sul do Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Karla Paresque

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe. Influência das características do habitat na comunidade macrobentônica associada a diferentes fitais no entre-merés da Ilha do Boi, Vitória, ES. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rafael Almeida Margris

FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro;MARTINS, A. S.. Variabilidade interanual e sazonal na comunidade de Copepoda relacionada ao regime de marés em um estuário tropical (Rio Mucuri, Brasil). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Raphael Mariano Macieira

JOYEUX, Jeanchristophe;MARTINS, A. S.. Estrutura de comunidade e distribuição espacial dos peixes das poças de marés em um recife do Atlântico sudoeste, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rômulo José Ramos

JOYEUX, Jeanchristophe;MARTINS, A. S.; NALESSO, Rosebel Cunha; Cristina Nassar. Fauna associada a algas calcárias Corallinacea em três praias do Espírito Santo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marcelo Renan de Deus dos Santos

JOYEUX, Jeanchristophe;MARTINS, A. S.; MATUSHIMA, Eliana Reiko. Avaliação de parâmatros bioquímicos, hematócrito e condição corporal no monitoramento da saúde de tartarugas marinhas Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) juvenis selvagens. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Bruno Bicalho Pereira

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe; SPACH, Henry Louis. Composição e dinâmica da população larval de Microgobius meeki (gobidae) e sua correlação com a comunidade de copepoda (crustacea).. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Evelize Torezani

MARTINS, A. S.; MENDES, Sérgio Lucena; FAGUNDES, Valéria. Abundância, tamanho e condição corporal em Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) na área do efluente da CST ( Companhia Siderúrgica de Tubarão), Serra, Espírito Santo - Brasil.. 2004 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gladstone Ignácio de Almeida

MARTINS, A. S.TEIXEIRA, Rogério Luiz; JOYEUX, Jeanchristophe. A ictiofaina do Rio Preto do Sul, São Mateus -ES. 2003 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Luciana Magnabosco de Paula Moreira

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe; GUIMARÃES, Nyan. Ecologia reprodutiva e estimativa de ninhos da tartaruga verde-aruanã Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) (Testudines, reptilia) na Ilha de Trindade, Espírito Santo, Brasil. 2003 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jesuel Fernandes Bernabé

MARTINS, A. S.TEIXEIRA, Rogério Luiz; JOYEUX, Jeanchristophe. Ictiofauna do Rio Timbuí, Santa Teresa - ES. 2003 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maria Terezinha de Alencar Lino

MARTINS, A. S.TEIXEIRA, Rogério Luiz; MANDES, Sérgio Lucena. Utilização de recursos alimentares e aspectos de fecundidade de oito espécies simpátricas de hilídeos (Amphibia, Anura) de Anchieta, Espírito Santo, Sudeste do Brasil. 2003 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Pierângeli Cristina Marin Aoki

MARTINS, A. S.; HELMER, José Luiz;TEIXEIRA, Rogério Luiz. Tolerância Térmica de juvenis de robalo-peba Centropomus parallelus Poey, 1860 (Pisces: Centropomidae) em água doce. 2002 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Márcia Vanacor Barroso

MARTINS, A. S.; HELMER, José Luiz;TEIXEIRA, Rogério Luiz. Valor nutritivo de alguns ingredientes para robalos Centropomus parallelus Poey, 1860. 2002 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: José Alberto Perazzini Schineider

MARTINS, A. S.; MANDES, Sérgio Lucena; HELMER, José Luiz. Anurofauna de bromélias na restinga de Regência, Linhares, Espírito Santo. 2002 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Flávio do Nascimento Coelho

MARTINS, A. S.VALENTIN, Jean LouisGOMES, Abílio Soares. Distribuição, abundância e biologia reprodutiva da garoupinha, Cephalopholis fulva (Linnaeus, 1758) (Perciformes, Serranidae, Epinephelinae) na Costa Central do Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Simone Marques

Ferreira, Beatrice P.MARTINS, A. S.; Oliveira, J.L.; Frédou, F.L.; Teixeira, S. F.. Estrutura Populacional de três espécies da família Epinephelidae no litoral de Pernambuco: conseqüências para conservação e manejo. 2011. Tese (Doutorado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Adriana Costa Braga

NUNAN, Gustavo Wilson;MARTINS, A. S.. A ictiofauna pelágica da plataforma e talude continental emtre 11 e 22 graus sul, com ênfase na composição dos Myctophiformes (Actinopterygii, Teleostei). 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Alberto Silva Costa

MARTINS, A. S.; NUNAN, Gustavo Wilson; CREASEY, Lucia Campos; CARAMASCHI, Erica Pellegrini; KURTZ, Frederico Werneck. Ictiofauna demersal profunda encontrada no talude continental brasileiro entre o Rio Real- BA e Cabo de Sâo Tomé, RJ. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Edmar Augusto Campanha Filho

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe; JESUS, Honério Coutinho de. Avaliação Preliminar dos níveis de cádmio, cromo, cobre, chumbo e zinco em peixes do sistema estuarino da Baía de Vitória-ES. 2002 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cristina Mazioli

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe; NALESSO, Rosebel Cunha. Estudo da macrofauna bentônica da regiâo entre-marés da praia de camburi (Município de Vitória-ES, Brasil). 2001 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Andréa Campos Rocha

MARTINS, A. S.; ALBINO, Jacqueline; VALE, Cláudia Câmara Do. Distribuição das espécies vegetais arbóreas e sua relação com o substrato ao longo de um perfil de um bosque de mangue no rio Piraquê-Mirim, Santa Cruz-ES. 2000 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Denise de Souza Piava

MARTINS, A. S.; ALBINO, Jacqueline; MACHADO FILHO, Luiz. Mapa Faciológico dos sedimentos de fundo do Canal da Passagem e trecho da Baía de Vitória - ES. 1999 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jose Washington Pinheiro Filho

MARTINS, A. S.DIAS JÚNIOR, Camilo; HELMER, José Luiz. Caracterização e distribuição da Ictiofauna da lagoa Capuba, Jacaraípe, MUnicípio da Serra -ES. 1997 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Fabiana Gomes Ruas Pavan

MARTINS, A. S.; NALESSO, Rosebel Cunha; ALBINO, Jacqueline. Estudo da morfodinâmica praial e ecologia da macrofauna bentônica da praia da Fruta (Município de Vila Velha, ES, Brasil). 1996 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rita de Cássia Conti

MARTINS, A. S.; CARMO, Tânia Mara Simôes Do; NALESSO, Rosebel Cunha. Fauna de Anilédeos poliquetas no manguezal do Campus Universitário de Goiabeiras, Vitória, Espírito Santo. 1995 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: JÚLIO CÉSAR RUANO DA SILVA

MARTINS, A. S.; HELMER, José Luiz;DIAS JÚNIOR, Camilo. Utilização de Equinometra lucunter Linnaeus, 1758 (Echinodermata, Echinoidea) na avaliação da toxidade da água do canal da passagem, Vitória, Espírito Santo. 1995 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Paulo Sérgio Barbosa

MARTINS, A. S.; HELMER, José Luiz;DIAS JÚNIOR, Camilo. Caracterização e distribuição da Ictiofauna da Lagoa de Caraís, Setiba - ES. 1995 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Márcio William Marques

FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro;MARTINS, A. S.. Bioecologia do caranguejo ucá no manguezal da UFES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thiony Emanuel Simon

JOYEUX, Jeanchristophe;MARTINS, A. S.; Macieira, R. M.. Distribuição de peixes carnívoros em relação a granulometria do sedimento em trechos da plataforma continental em Guarapari - ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Vinicius Medici de Oliveira

MARTINS, A. S.ARAÚJO, Júlio Neves de; GASPARINI, João Luiz. PADRÃO DE MIGRAÇÃO DO TUBARÃO AZUL, Prionace glauca NA COSTA BRASILEIRA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Hudson Tercio Pinheiro

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe; GASPARINI, João Luiz. Aspectos da ictiofauna acompanhante da pesca artesanal de camarão sete barbas em Itapemirim, Espírito Santo, Brasil: Influência do recurtamento sobre a estrutura de comunidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Leandro Bonesi Rabelo

MARTINS, A. S.; DOXSEY, Jaime Roy;LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira. A pesca de camarão em Conceição da Barra, ES, como um estudo multidisciplinar do colapso de um sistema pesqueiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Márcio Francisco Araújo

MARTINS, A. S.ARAÚJO, Júlio Neves deLEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira. Avaliação bio-ecológica, tecnológica e sócio-econômica do Sistema Pesqueiro de Itapoã, Vila Velha ? ES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Luiz Henrique Bastos Chiappani

MARTINS, A. S.LEITE JUNIOR, Nilamon OliveiraARAÚJO, Júlio Neves de. Caracterização e avaliação da atividade de pesca amadora na praia de Camburi, Vitória ? ES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Carlos Eduardo Stein

LEITE JUNIOR, Nilamon OliveiraMARTINS, A. S.; João Carlos Thome. Dinâmica da frota pesqueira de Itaipava - ES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Paulo Pinheiro Rodrigues

MARTINS, A. S.LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira; JOYEUX, Jeanchristophe. Aspectos reprodutivos do robalo, peba, Centropomus parallelus, na foz do Rio Doce, LInhares/ES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mariana da Costa Abreu

MARTINS, A. S.LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira; JOYEUX, Jeanchristophe. Dsitribuição espacial e temporal do ariocó Lutjanus synagris no estuario dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim (ES) e seu crescimento no ambiente do estuário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: joão batista teixeira

MARTINS, A. S.; BARROSO, Gilberto Fonseca; SILVA, Mara Regina Labuto Fragoso. Aplicação de métodos de visualização gráfica para divulgação de estudos oceanográficos - a pesca demersal do Programa REVIZEE como estudo de caso.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Eduardo Costa Gomes

MARTINS, A. S.; BARROSO, Gilberto Fonseca; TRISTÃO, Marta. Educação ambiental em ecossistema costeiro da grande Vitória para alunos do ensino médio: uma proposta multimídia.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Renato correa Gomes

MARTINS, A. S.; ALBINO, Jacqueline; CHACALTANA, Júlio. Perfil praial de equilíbrio da praia de Meaipe - Espírito Santo. 2004 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cristiane Monjardim

MARTINS, A. S.; DOXSEY, Jaime Roy; JOYEUX, Jeanchristophe. Avaliação Multidimensional dos sistemas pesqueiros da região centro e norte do Espírito Santo, Brasil e seus indicadores de sustentabilidade. 2004 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gabriella Tiradentes Pizzetta

MARTINS, A. S.; DOXSEY, Jaime Roy; JOYEUX, Jeanchristophe. Avaliação Multidimensional dos sistemas pesqueiros da região sul do Espírito Santo, Brasil e seus indicadores de sustentabilidade. 2004 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Wagner Bissa Lima

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe;LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira. Idade e crescimento do ariocó Lutjanus synagris na costa norte da Bahia - Brasil.. 2004 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Alan Marques Ribeiro

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe;LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira. Idade e crescimento do peroá, Balistes vetula, na costa central do Brasil. 2004 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Reinaldo Pavan de Almeida

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe;LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira. A fauna acompanhante do camarão sete barbas na pesca artesanal de arrasto de portas na região costeira adjacente a Praia Mole e Carapebus, Espírito Santo, Brasil. 2004 - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Karla Gonçalves da Costa

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe;ARAÚJO, Júlio Neves de. Idade e crescimento da cioba Ocyurus crysurus na Costa Central do Brasil. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; RODRIGUES NETO, Renato; MACHADO, Eunice da Costa. Concurso público para provimento de vaga de Professor Adjunto I na área de Oceanografia Química/Geológica na Universidade Federal do Espírito Santo. 2006. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro; OVALLE, Álvaro Ramon Coelho. Concurso público para provimento de vaga de Professor Adjunto I na área de Oceanografia Química na Universidade Federal do Espírito Santo. 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro;ISAAC, Victoria. Concurso Público para Oceanografia Biológica - Sub.área nectologia. 2002. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro; JOYEUX, Jeanchristophe; RODRIGUES NETO, Renato. Seleção para mestrado e doutorado em Oceanografia ambiental - 2007/1. 2007. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro; JOYEUX, Jeanchristophe. Seleção para mestrado e doutorado em Oceanografia ambiental - 2007/2. 2007. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro. Elaboração e correção de prova para preenchimento de vagas de transferência facultativa, novo curso e complementação de estudos para o curso de Oceanografia da UFES. 2006. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro. Seleção para novo curso - Oceanografia. 2006. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro. Seleção para novo curso - Oceanografia. 2005. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro. Banca elaboradora/corretora da prova do processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes para o curso de Oceanografia. 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro. Seleção para novo curso - Oceanografia. 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; JOYEUX, Jeanchristophe; NALESSO, Rosebel Cunha. Exame de Qualificação de Mestrado em Biologia Animal - Enfermidades em tartarugas marinhas. 2003. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.TEIXEIRA, Rogério Luiz; JOYEUX, Jeanchristophe. Exame de qualificação de mestrado em Biologia Animal - Recursos Pesqueiros do Espírito Santo.. 2003. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.TEIXEIRA, Rogério Luiz; JOYEUX, Jeanchristophe. Exame de qualificação de mestrado em Biologia Animal - Impacto das Centrais Hidroelétricas sobre a Ictiofauna. 2003. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.; FAGUNDES, Valéria; MANDES, Sérgio Lucena. Exame de qualificação do mestrado em Biologia Animal - Alimentação em anuros. 2003. Universidade Federal do Espírito Santo.

MARTINS, A. S.. Comissão Julgadora do Prêmio Tião Sá - Categoria Pesquisa Ecológica. 2000. Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Municipio de Vitória.

Orientou

MORGANA LUÍSA GOMES VIANA ALVARENGA

ASSOBIOS ASSINATURA COMO FORMA DE RECONHECIMENTO INDIVIDUAL EM UMA POPULAÇÃO COSTEIRA DE GOLFINHOS NARIZ-DE-GARRAFA (TURSIOPS TRUNCATUS) NA GALÍCIA, ESPANHA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Priscila Monise

Análise dos processos de conservação de tartaruga marinha; Início: 2021; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amanda Baron Di Giacomo

Análise populacional do boto cinza no sudeste fo Brasil; Início: 2021; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Sâmia Lívia Testtzlaffe Alpoim

Processamento de imagens e visão computacional aplicados à conservação da megafauna marinha na costa sudeste do Brasil; Início: 2021; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Leandro Bonesi Rabelo

O USO DA MODELAGEM ECOSSISTÊMICA NO MANEJO DA PESCA; Início: 2021; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Nilamon Oliveira Leite Junior

A utilização de fóruns regionais multiusuário como ferramenta para uma gestão pesqueira eficiente; Início: 2021; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Lilian Sander Hoffmann

Início: 2022; Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo;

joão batista teixeira

Início: 2018; Universidade Federal do Espírito Santo;

Thiago Barros de Amorim

Impactos por PCBs em Orcinus orca: um problema mundial; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Natália Brandão Vieira

Comparison between an existing ad hoc Marine Protected Area (MPA) and a Marxan prioritization model; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Izabella Brunelli Andrade

Nova estratégia de forrageamento de Chelonia mydas: comportamento de subsuperfície e suas implicações para a conservação; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Josiele Alvez Pereira

EFEITO DE ESPÉCIES EXÓTICAS SOBRE ESTOQUES DESOVANTES DE POPULAÇÕES DE VIDA LONGA EM UMA ILHA OCEÂNICA ISOLADA; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Carolina Bellumat

O PEIXE DONZELA, Stegastes fuscus EM POÇAS RASAS DE MARÉS: ENGENHEIRO DO ECOSSISTEMA OU NAVEGADOR OPORTUNISTA?; 2018; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

NAIRANA SANTOS FRAGA

Contaminação global de metais pesados em tartarugas marinhas; 2017; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Amanda Baron Di Giacomo

PADRÃO DE OCORRÊNCIA E USO DE HABITAT DO GOLFINHO-NARIZ-DE-GARRAFA (Tursiops truncatus) NO ESTUÁRIO DO RIO MAMPITUBA E REGIÕES ADJACENTES, NO SUL DO BRASIL; 2014; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Flávia Carnielli

Padrões de uso de habitat do boto-cinza (Sotalia guianensis) na região da foz do rio Doce, Sudeste do Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Ryan Carlos de Andrades

Influência de macoralgas alóctones na estrutuca de comunidade de peixes em praias arenosas tropicais, sudeste do Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Hudson Tercio Pinheiro

Peixes recifais da Ilha dos Franceses: composição, distribuição espacial e conservação; 2010; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

joão batista teixeira

O conhecimento ecológico tradicional como ferramenta para mapeamento de ambientes marinhos; 2010; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Shany Nagaoka

Dieta da tartaruga verde, Chelonia mydas, no Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia (São Paulo, Brasil) e considerações sobre a interação com a pesca tradicional com cercos-fixos; 2010; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Robson Guimarães dos Santos

Avaliação da População de tartaruga verde, Chelonia mydas em uma área de alimentação e desenvolvimento no litoral do Espírito Santo, Sudeste Brasileiro; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Marcelo Renan de Deus Santos

Avaliação de Parâmetros bioquímicos, hematócrito e condição corporal no monitoramento da saúde de tartarugas marinhas Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) juvenis selvagens; ; 2005; 45 f; Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Luciana Magnabosco de Paula Moreira

Ecologia reprodutiva e estimativa de ninhos da tartaruga verde- aruanã - Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) (Testudines, reptilia) na ilha da Trindade Espírito Santo - Brasil; 2003; Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Jesuel Fernandes Bernabé

A ictiofauna do Rio Timbuí, Santa Teresa, Espírito Santo; 2003; Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gladstone Ignácio de Almeida

Ictiofauna do Rio Preto do Sul, São Mateus, Espírito Santo, Sudeste do Brasil; 2003; Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Márcia Vanacor

Valor nutritivo de alguns ingredientes para robalos Centropomus parallelus Poey, 1860; 2002; 44 f; Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Pirângeli Cristina Marim Aoki

Tolerância térmica de juvenis de robalo-peba Centropomus parallelus Poey, 1860 (Pisces: Centropomidae) em água doce; ; 2002; 60 f; Dissertação - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Flávio do Nascimento Coelho

DISTRIBUIÇÃO, ABUNDÂNCIA E BIOLOGIA REPRODUTIVA DA GAROUPINHA, CEPHALOPHOLIS FULVA (LINNAEUS, 1758) (PERCIFORMES, SERRANIDAE, EPINEPHELINAE), NA COSTA CENTRAL DO BRASIL; ; 2001; 60 f; Dissertação (Mestrado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense, ; Coorientador: Agnaldo Silva Martins;

Josiele Alvez Pereira

ECOLOGIA REPRODUTIVA DE Caretta caretta (LINNAEUS, 1758) DESOVANTES NA FOZ DO RIO DOCE, ESPÍRITO SANTO, BRASIL; 2024; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Goiás, ; Coorientador: Agnaldo Silva Martins;

Jonathas da Silva Barreto

DRONEMONITORAMENTO DA TONINHA A vulnerabilidade da Pontoporia blainvillei em uma região impactada usando drones como ferramenta de observação; 2024; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

NAIRANA SANTOS FRAGA

Distribuição de elementos traço nos oceanos Atlântico e Pacífico utilizando tartarugas marinhas (Chelonia mydas) como espécie sentinela; 2023; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Robson Guimarães dos Santos

Variação na dieta da tartaruga verde, Chelonia mydas, e o impacto da ingestão de lixo ao longo da costa brasileira; 2014; Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Espirito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Marcelo Paes Gomes

CONECTIVIDADE E O USO DE HABITAT DE PEIXES ENTRE O ESTUÁRIO DO RIO ITAPEMIRIM E AMBIENTES ADJACENTES; 2013; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Flávio do Nascimento Coelho

ECOLOGIA TRÓFICA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE PEIXES PREDADORES NA ILHA DA TRINDADE, BRASIL; 2012; Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, ; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gabrielle Dantas Tenório

CONECTIVIDADE ENTRE ESTUÁRIOS E RECIFES DE CORAIS NO NORDESTE BRASILEIRO: RECONSTRUINDO A VIDA DOS PEIXES; 2012; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Julio Neves de Araujo

2019; Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Agnaldo Silva Martins;

Cristiano Albuquerque

2014; Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Agnaldo Silva Martins;

Julio Neves de Araujo

2009; Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Agnaldo Silva Martins;

Fabio Wilian Abdala

A Pesca no Município de Vila Velha - Espírito Santo; 2003; 36 f; Monografia - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Bianca Nascimento Silva

Avaliação da Situação Pesqueira de Guarapari; 2003; 25 f; Monografia - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Fabiana Gomes Ruas Pavan

Estudo da Morfodinâmica Praial e Ecologia da Macrofauna Bentônica da Praia da Fruta (Município de Vila Velha - ES, Brasil); 1996; 56 f; Monografia - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Karen Ruy Bof

As plataformas de fotoidentificação de baleias-jubarte com ciência cidadã e suas contribuições ao conhecimento científico; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Beatriz Marins Tintori

CIÊNCIA CIDADÃ E OS GOLFINHOS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Danilo Afonso Nogueira Costa

A Contribuição da Empresa Júnior na Formação do Profissional Oceanógrafo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Bruna Azevedo Oliveira Gobbo

Registros de mutilações em fêmeas de Chelonia mydas na Ilha da Trindade ? Atlântico Sul Ocidental​; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Laís Perini

Padrões de ocorrência e impactos antrópicos ao Pinguim-de-Magalhães, Spheniscus magellanicus (FORSTER, 1781) na costa sudeste brasileira; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

LUAN AMARAL PINHEIRO DE FARIA

IMPACTO DA PREDAÇÃO DE OVOS DE TARTARUGA-VERDE, Chelonia mydas, POR CARANGUEJOS DA ILHA DA TRINDADE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Carolina Camporêz Corrêa

USO DA FERRAMENTA VANT NA IDENTIFICAÇÃO DE HABITATS MARINHOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Even Diandra Braga Aguiar

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO COMO FERRAMENTA A PROBLEMATIZAÇÃO DA POLUIÇÃO MARINHA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Lorena Oliveira do Nascimento

IMPACTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS AVES, QUELÔNIOS E MAMÍFEROS MARINHOS NA COSTA SUDESTE BRASILEIRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Yuri Marcio Pianzola Soave

Perfil epistemológico dos estudantes da graduação ciências biológicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Vinicius Leandro Soares

O USO DO SOFTWARE COLABORATIVO PIC4TURTLE NA GERAÇÃO DE DADOS CIENTÍFICOS APLICÁVEIS À CONSERVAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS EM NÍVEL GLOBAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Rafael Kuster Gonçalves

Conflitos de uso do espaço marítimo entre a pesca e portos: um estudo de caso sobre a Base de Apoio Logístico Offshore, Itapemirim/ES; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Hugo Dmartin Maia

ASPECTOS REPRODUTIVOS E DIETA DE Haeumulon plumierii (HAEMULIDAE, LACÉPÈDE, 1801) NA COSTA CENTRAL DO BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Fernando Pedro Marinho Repinaldo Filho

ELASMOBRÂNQUIOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, COSTA CENTRAL DO BRASIL: COMPOSIÇÃO, PESCARIAS E CONSERVAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Vitor Leonardo Amaral Rodrigues

Dieta e aspectos reprodutivos de Rhomboplites aurorubens (Teleostei, Lutjanidae) na costa central do Brasil; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Augusto Sergio Santos Pinto

ASPECTOS BIOLÓGICOS DO CAMARÃO SETE-BARBAS (Xiphopenaeus kroyeri) NO LITORAL DE MANGUINHOS (SERRA) E ITAOCA (ITAPEMIRIM), ESPÍRITO SANTO, BRASIL; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Luiz Henrique Bastos Chiapanni

Avaliação da sustentabilidade da pesca de arremesso da praia de Camburi, Vitória - ES; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Márcio Francisco Araújo

Avaliação multidimensional (bio-ecológica, tecnológica, sócio-econômica e cultural) da Colônia de Pescadores de Itapoã, Vila Velha -ES; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Vinicius Medici de Oliveira

PADRÃO DE MIGRAÇÃO DO TUBARÃO AZUL, Prionace glauca NA COSTA BRASILEIRA; 2006; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Hudson Tercio Pinheiro

ASPECTOS DA ICTIOFAUNA ACOMPANHANTE DA PESCA ARTESANAL DE CAMARÃO EM ITAPEMIRIM, ESPÍRITO SANTO, BRASIL: INFLUÊNCIA DO RECRUTAMENTO SOBRE A ESTRUTURA DA COMUNIDADE; ; 2006; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Leandro Bonesi Rabelo

A PESCA DE CAMARÃO EM CONCEIÇÃO DA BARRA, ES, COMO UM ESTUDO MULTIDISCIPLINAR DO COLAPSO DE UM SISTEMA PESQUEIRO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Paulo Pinheiro Rodrigues

Aspectos reprodutivos do robalo peba, Centropomus parallelus, na foz do Rio Doce/ES; 2005; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

joão batista teixeira

Aplicação de métodos de visualização gráfica para divulgação de estudos oceanográficos - a pesca demersal do Programa REVIZEE como estudo de caso; ; 2005; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Reinaldo Pavan de Almeida

A fauna acompanhante do camarão sete barbas na pesca artesanal de arrasto de portas na região costeira adjacente a Praia Mole e Carapebus, Espírito Santo, Brasil; 2004; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Cristiane Monjardim

Avaliação Multidimensional dos sistemas pesqueiros da região centro e norte do Espírito Santo, Brasil e seus indicadores de sustentabilidade; 2004; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gabriella Tiradentes Pizzetta

Avaliação Multidimensional dos sistemas pesqueiros da região sul do Espírito Santo, Brasil e seus indicadores de sustentabilidade; 2004; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Alan Marques Ribeiro

idades e crescimento do peroá, Balistes vetula, Linnaeus, 1758 (Teleostei: Balistidae) da costa central do Brasil; 2004; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Wagner Bissa Lima

Idades e crescimento do Ariocó Lutjanus synagris, Linnaeus, 1758 (Teleostei: Lutjanidae) da costa norte da Bahia - Brasil; 2004; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Karla Gonçalves da Costa

Idade e crescimento da cioba Ocyurus chrysurus na costa central do Brasil; 2001; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Danilo Afonso Nogueira Costa

Monitoramento do impacto do desastre de mariana usando drones; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação Espírito Santense de Tecnologia; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Lorena Oliveira do Nascimento

Avaliação de habitats essenciais à megafauna ao redor da foz do Rio Doce; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação Espírito Santense de Tecnologia; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

LUAN AMARAL PINHEIRO DE FARIA

Impact of predation of green turtle eggs, Chelonia mydas, by crabs from Trindade Island; 2020; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Bárbara Guimarães Soares de Oliveira

COMPOSIÇÃO SOCIAL E TAMANHO DOS GRUPOS DE BOTOS-CINZA, SOTALIA GUIANENSIS (VAN BÉNÉDEN, 1864), NA FOZ DO RIO DOCE; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação Espírito Santense de Tecnologia; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Marina Nunes Toscano

Desenvolvimento embrionário de Mustelus norris na costa central do Brasil; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Thaiane Falcão Gon

Desenvolvimento embrionário de Mustelus norrisi na costa central do Brasil; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Tayná Manhães de Queiroz Izaias

Biologia e ecologia de tartarugas marinhas no litoral do Espírito Santo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Juliana Santos Ferreira

Biologia e ecologia de tartarugas marinhas no litoral do Espírito Santo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Juliana Martins de Andrade

Biologia e ecologia de tartarugas marinhas no litoral do Espírito Santo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Guilherme Suzano Coqueiro

Biologia e ecologia de tartarugas marinhas no litoral do Espírito Santo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gabriel Carvalho Souza Santos

Biologia e ecologia de tartarugas marinhas no litoral do Espírito Santo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Renara Cardoso Mota

Conectividade entre estuários e recifes de corais no Nordeste brasileiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Juliana Orlandi Coan

Análise da composição química de otólitos como ferramenta para o estudo da variabilidade ambiental e dinâmica populacional de peixes; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gustavo José Couto

Conectividade entre estuários e recifes de corais no Nordeste brasileiro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Carlos Eduardo Stein

Programa de Apoio ao desenvolvimento da pesca de atuns e afins no Brasil; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Leoni soares Contaifer

Programa de Apoio ao desenvolvimento da pesca de atuns e afins no Brasil; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo, Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Aline Belo da Silva Vianna

Programa de Apoio ao desenvolvimento da pesca de atuns e afins no Brasil; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário São Camilo - Campus Espírito Santo, Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Carlos Eduardo Stein

Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pesca de Atuns e Afins no Brasil; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Hudson Tercio Pinheiro

ictiofauna no entorno da Ilha do Frances, Espírito Santo - Brasil; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

joão batista teixeira

Distribuição e abundância das moréias na Costa Central do Brasil; 2005; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Cristiane Monjardim

Projeto Modelo Gerencial de Pesca - RECOS, Institutos do Milenio; 2004; 50 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gabriella Tiradentes Pizzetta

Projeto Modelo Gerencial da Pesca - RECOS, Institutos do Milênio; 2004; 48 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Leandro Bonesi Rabelo

A pesca do camarão e caranguejo em Conceição da Barra: um estudo de caso; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gabriella Tiradentes Pizzetta

ESTUDO POPULACIONAL DA TAINHA (MUGIL SP; ) NA BAÍA DO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA-ES E SUAS RELAÇÕES COM AS CONDIÇÕES OCEANOGRÁFICAS; 2002; 30 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Cristiane Monjardim

ESTUDO POPULACIONAL DA TAINHA (MUGIL SP; ) NA BAÍA DO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA-ES E SUAS RELAÇÕES COM AS CONDIÇÕES OCEANOGRÁFICAS; 2002; 30 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Hudson Tercio Pinheiro

Idade e crescimento de Haemulon plumieri na costa central do Brasil; 2002; 34 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Alan Marques Ribeiro

Idade e crescimento de espécies recifais da costa central do Brasil; 2002; 45 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Wagner Bissa Lima

Idade e crescimento de espécies recifais da costa central do Brasil; 2002; 32 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Jane Karla Resende

Estudo da idade e crescimento do realito Rhomboplites aurorubens na Costa Central do Brasil; 2001; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Hylson Vescovi Netto

Estruturação de bases de dados dos desembarques comerciais da pesca de linha no Espírito Santo; 2001; 20 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Karla Gonçalves da Costa

Estudo da idade e crescimento da cioba Ocyurus chrysurus na Costa Central do Brasil; 2000; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Fabrício Rezende Fonseca

Estudo da alimentação do espadarte Xiphias gladius na costa central do Brasil; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Gustavo Schiffler

Amostragem dos desembarques da pesca de linha do Espírito Santo - Programa REVIZEE; 1999; 18 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Hylton Gomes de Almeida

Amostragem biológica das capturas de serranídeos e lutjanídeos no Espírito Santo, Costa Central - Programa REVIZEE; 1999; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Sonia Wenceslau Flores Rodrigues

Amostragem dos desembarques da pesca de linha no Espírito Santo - Programa REVIZEE; 1998; 23 f; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Agnaldo Silva Martins;

Produções bibliográficas

  • MARTINS, AGNALDO ; Olavo, George ; SILVA COSTA, PAULO ALBERTO . Reef Fish in the Vitória-Trindade Seamount Chain of the Southwestern Atlantic: Biogeographical Corridors and Impact of Fishing. Qeios , v. 1, p. 1-10, 2024.

  • PEREIRA, JOSIELE ALVES ; Martins, Agnaldo Silva ; DOS SANTOS, ALEXSANDRO SANTANA ; MARCONDES, ANA CLÁUDIA J. ; VAZ-SILVA, WILIAN . Unveiling loggerhead turtles size decline at a major Brazilian nesting ground. MARINE BIOLOGY , v. 171, p. 92-98, 2024.

  • FRAGA, NAIRANA SANTOS ; Martins, Agnaldo Silva ; FAUST, DEREK RONALD ; DA SILVA, CINTHIA CARNEIRO ; BIANCHINI, ADALTO ; AGUIRRE, A. ALONSO ; SAKAI, HARUYA . Distribution of copper in the Atlantic and Pacific Oceans using green turtles (Chelonia mydas) as a bioindicator. Environmental Science and Pollution Research , v. 1, p. 1-10, 2024.

Outras produções

Martins, A.S. . Pesca oceânica: desenvolvimento de tecnologias, sustentabilidade e perspectivas socio-econômicas na costa de Pernambuco. 2022.

Martins, A.S. . Aves marinhas como potenciais amostradoras do ambiente para informar modelos de Biogeografia Marinha. 2022.

Martins, A.S. . Ordenamento pesqueiro de recursos marinhos tropicais: subsídios para abordagem ecossistemica. 2022.

Martins, A.S. . Pesca e biologia de peixes pelágicos comerciais do Oceano Atlântico Oeste Tropical. 2022.

Martins, A.S. . Reprodução e metabolismo energético em espécies costeiras: consistência de padrões experimentais e naturais. 2022.

Martins, A.S. . Assessoria para análise de projeto de pesquisa FAPESP processo 2021/06667-3. 2021.

Martins, A.S. . Variabilidade espacial da poluição por microplásticos e sua disponibilidade ao zooplâncton na APA estuarina do Rio Formoso, Pernambuco, Brasil.. 2021.

Martins, A.S. . Dinâmica das redes tróficas aquáticas costeiras do Pará. 2021.

Martins, A.S. . MODELANDO A VULNERABILIDADE PESQUEIRA EM SISTEMAS LAGUNARES COSTEIROS DO RIO DE JANEIRO. 2021.

Martins, A.S. . Análise prorrogação Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa B - De R$ 0,00 a R$ 60.000,00. 2021.

Martins, AS . Análise de projeto CAPES. 2020.

Martins, AS . Análise de projeto CAPES. 2020.

Martins, A.S. . Efeito da sedimentação nos estágios iniciais de peixes marinhos. 2020.

Martins, A.S. . Fatores antrópicos relacionados aos encalhes de tartarugas marinhas nos estados de São Paulo, Paraná e santa Catarina. 2020.

Martins, A.S. . Perspectiva de bem-estar emcomunidades de pesca artesanal do Parque Nacional do Superagui. 2020.

Martins, A.S. . Impactos e mudanças ambientais em uma área de população remanescente do espadarte Pristis pristis. 2020.

Martins, A.S. . Impactos da pesca demersal sobre ecossistemas bentônicos da margemcontinental no sudeste e sul do Brasil. 2020.

Martins, A.S. . Redes de informação na tomada de decisão na pesca no N-NE do Brasil. 2020.

Martins, A.S. . Avanços tecnológicos na detecção remota de microplásticos em areia de praia. 2019.

Martins, A.S. . Sensoriamento remoto e modelagem hierárquica de efeitos ambientais a longo prazo sobre componentes da diversidade de peixes em ecossistemas costeiros tropicais. 2019.

Martins, A.S. . Oficina de definição de áreas prioritárias. 2018.

Martins, AS . Análise de projeto CAPES. 2018.

Martins, AS . Análise de projeto CAPES. 2018.

Martins, A.S. . Levantamento da biodiversidade de Crustáceos do Museu de Oceanografia Prof. Petrônio Alves Coelho ? MOUFPE, com ênfase na Ordem Cumacea. 2018.

Martins, A.S. . Variabilidade interanual (2010 - 2017) na estrutura trófica das áreas rasas em um estuário subtropical: uma abordagem revelada por isótopos estáveis. 2018.

MARTINS, A. S. . Consultor Ad hoc de projetos de pesquisa científica/tecnológica da FAPES. 2015.

Martins, A.S. . Análise de projeto para Bolsa DCR na FAPITEC (Fundação da Apoio à pesquisa de Sergipe. 2015.

Martins, A.S. . Revisão de artigo científico para a revista: Conservation Biology. 2014.

Martins, A.S. . Revisor de artigo científico para a revista'Boletim do Instituto de Pesca-SP'. 2014.

Martins, A.S. . Revisão de artigo para a revista Fisheries Research. 2013.

Martins, A.S. . Revisão de resumos para o congresso Brasileiro de Biologia Marinha. 2013.

MARTINS, A. S. . Avaliação de espécies de peixes ameaçadas - ICMBIO. 2012.

Martins, A.S. . Revisor da revista Boletin do Instituto de Pesca. 2012.

Martins, A.S. . An;alise de projeto de pesquisa para FAPESP. 2011.

Martins, A.S. . Revisor de artigo para a revista 'Acta Amazonica'. 2011.

MARTINS, A. S. . Parecer sobre o projeto CRA - 1416/2005 - UMA NOVA FERRAMENTA NA GESTAO DE RESERVATORIOS EM MINAS GERAIS: AVALIAÇÃO - EM TEMPO REAL - DA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS PESQUEIROS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS HIDROACUSTICAS - Coordenador: Ricardo Motta Pinto Coelho.. 2005.

MARTINS, A. S. . Consultor ad hoc do Programa Fundo de Desenvolvimento Acadmico/FDA da UFPR. 2002.

MARTINS, A. S. ; SILVA, George Olavo Mattos e ; COSTA, Paulo Alberto Silva ; HABIAGA, R. ; MADUREIRA, L. . PROGRAMA REVIZEE SCORE CENTRAL, RELATÓRIO DE SÍNTESE DA ÁREA DE PROSPECÇÃO PESQUEIRA, HIDROACÚSTICA. 2001.

MARTINS, A. S. . Elaboração de currículo de curso técnico de Pesca e Aqüicultura no Espírito Santo. 2001.

MARTINS, A. S. . Análise do Processo de Licenciamento do Projeto de Implantação do Alto Forno 2 da CST, referente a Oceanografia. 1996.

MARTINS, A. S. . Análise do Processo de Licenciamento do Projeto de Implantação da Usina 7 de peletização da CVRD-ES. 1996.

MARTINS, A. S. ; COSTA, Paulo Alberto Silva ; TEIXEIRA, João Batista . Visupesca - Visualização de dados pesqueiros. 2006.

Martins, AS . Review of: 'Food and Feeding of Atlantic Mudskipper Periophthalmus Barbarus in Ogbo-Okolo Mangrove Forest of Santa Barbara River, Bayelsa State Niger Delta, Nigeria'. 2024.

Martins, A.S. . membro da Comissão de Especialistas, durante o Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial dos Projetos, no âmbito do Edital FACEPE 02/2023. 2024.

Martins, A.S. . Lista de prioridades de UC para implementação até 2030 no ambiente costeiro e marinho. 2024.

Martins, A.S. . Review of: 'Larache?s Coastal in Morocco: Evaluating Dredging?s Impact on Fisheries and Shorelineevolution'. 2024.

Martins, Agnaldo Silva . Parecer sobre portaria normatizadora de petrecho de pesca - IN10. 2019.

Martins, Agnaldo Silva . Parecer sobre pesca assistida no municício de Vitória. 2019.

MARTINS, A . Monitoramento da megafauna marinha (mamíferos, tartarugas e aves) associada à foz do Rio Doce, plataforma continental e áreas protegidas adjacentes. 2017.

MARTINS, A ; LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira . Assessoria técnica e científica ao Fórum de pesca do Espírito Santo. 2017.

MARTINS, A . Projeto de gestão pesqueira de espécies vulneráveis na costa central brasileira. 2017.

MARTINS, A . Parecer de projetos científicos FACEPE. 2017.

STEIN, Carlos Eduardo ; MARTINS, A. S. ; LEITE JUNIOR, Nilamon Oliveira . Relatório de Atividades do monitoramento da frota pesqueira de Itaipava- ES. 2007.

RENATO NETTO, ; JOYEUX, Jeanchristophe ; MARTINS, A. S. . Projeto de Pós-Gradução Strictu senso em Oceanografia Ambiental, nível de mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional. 2005.

MARTINS, A. S. . Projetos para execução da XIII Campanha científica do Peru a Antártica no verão austral de 2002. 2002.

MARTINS, A. S. ; COSTA, Paulo Alberto Silva ; SILVA, George Olavo Mattos e . PROGRAMA REVIZEE SCORE CENTRAL, RELATÓRIO DE SÍNTESE DA ÁREA DE PROSPECÇÃO PESQUEIRA ESPINHEL DE FUNDO. 2001.

MARTINS, A. S. ; COSTA, Paulo Alberto Silva ; SILVA, George Olavo Mattos e ; BRAGA, A. C. ; HAIMOVICI, Manuel ; NUNAN, G. ; YOUNG, P. . PROGRAMA REVIZEE SCORE CENTRAL, RELATÓRIO DE SÍNTESE DA ÁREA DE PROSPECÇÃO PESQUEIRA ARRASTO DE FUNDO. 2001.

COSTA, Paulo Alberto Silva ; SILVA, George Olavo Mattos e ; MARTINS, A. S. . AVALIAÇÃO DE ESTOQUES DA PESCA DE LINHA NA COSTA CENTRAL DO BRASIL. 2001.

COSTA, Paulo Alberto Silva ; SILVA, George Olavo Mattos e ; MARTINS, A. S. ; BRAGA, A. C. ; HAIMOVICI, Manuel . Prospecção pesqueira demersal no talude da costa central brasileira a bordo do N.O.Thalassa. 2000.

MARTINS, A. S. ; FERNANDES, Luiz Fernando Loureiro . Projeto de criação do Curso de Graduação em Oceanografia na Universidade Federal do Espírito Santo. 1999.

MARTINS, A. S. ; COSTA, Paulo Alberto Silva ; SILVA, George Olavo Mattos e . Campanha de avaliação de pequenos pelágicos na costa central brasileira (BAHIA-1), a bordo do N/Oc Thalassa. 1999.

MARTINS, A. S. ; COSTA, Paulo Alberto Silva ; SILVA, George Olavo Mattos e . Relatório Técnico e de atividades das áreas de pesca do Programa REVIZEE SCORE-Central no período 1996-1997. 1998.

HAIMOVICI, Manuel ; VIEIRA, P. C. ; FIGUEIREDO, J. L. ; MARTINS, A. S. . Teleósteos coletados em quatro cruzeiros demersal no talude continental do sul do Brasil entre Chuí (34 30'S) e Cabo de Santa Marta Grande (28 40'S). 1991.

MARTINS, A . Transparência da água no período de verão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, A . Encalhe de tubarões perigosos na costa capixaba. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, A . Efeitos nocivos das águas vivas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, A . Efeito de ressacas sobre erosão no litoral. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, A . Desastre de Mariana. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARTINS, A . Impactos ambientais de portos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Silva Martins, Agnaldo . Efeito do desastre de mariana sobre os ecossistemas marinhos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, A . Efeito do desastre de mariana sobre os ecossistemas marinhos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, A . Introdução ao Estudo dos Oceanos. 2018; Tema: Grupo de estudos da disciplina de Introdução ao Estudo dos Oceanos. (Rede social).

Martins, A.S. . Página do Curso de Graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo. 2017; Tema: Divulgação da oceanografia para alunos da UFES. (Rede social).

MARTINS, A . Processos Oceanográficos. 2017; Tema: Grupo de estudos da disciplina de Processos oceanográficos. (Rede social).

Martins, A.S. . Página do Prof. Agnaldo Silva Martins. 2017; Tema: Material didático de disciplinas. (Site).

Martins, A.S. . Relatório Trimestral de Acompanhamento de Atividades ? Campanhas 1, 2 e 3. RT-02. 2019. (Relatório de pesquisa).

Martins, AS . RRDM, Rede Rio Doce Mar. Relatório Semestral ? Seção 3 ? Anexo 6 Megafauna. RT-11. 2019. (Relatório de pesquisa).

Martins, AS . RRDM, Rede Rio Doce Mar. Relatório Anual ? Anexo 6 Megafauna. RT-23. 2019. (Relatório de pesquisa).

Martins, AS . RRDM, Rede Rio Doce Mar. Relatório Anual ? Integração da Biodiversidade da Zona Costeira. RT-31. 2019. (Relatório de pesquisa).

Martins, AS . RRDM, Rede Rio Doce Mar. Relatório Semestral ? Seção 2 ? Anexos 1 a 8. RT-04. 2019. (Relatório de pesquisa).

Martins, AS . RRDM, Rede Rio Doce Mar. Relatório Anual ? Integração da Biodiversidade Marinha. RT-30. 2019. (Relatório de pesquisa).

COSTA, Paulo Alberto Silva ; SILVA, George Olavo Mattos e ; MARTINS, A. S. . Biodiversidade da fauna marinha profunda na costa central brasileira. 2007. (Editoração/Livro).

ISAAC, Victoria ; MARTINS, A. S. ; HAIMOVICI, Manuel ; ANDRIGUETTO, J. M. . A pesca marinha e estuarina do Brasil no início do século XXI: recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais. 2006. (Editoração/Livro).

COSTA, Paulo Alberto Silva ; MARTINS, A. S. ; SILVA, George Olavo Mattos e . Pesca e potenciais de exploração de recursos vivos na região central da Zona Econômica Exclusiva brasileira. 2005. (Editoração/Livro).

MARTINS, A. S. . Técnicas de Análise Multivariada e Geoprocessamento Aplicadas ao Estudo de Comunidades Vivas Marinhas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Monitoramento Acústico Passivo (MAP) e seus desdobramentos sobre o acesso a biodiversidade de cetáceos e aos impactos do ruído antrópico em águas costeiras do Espírito Santo, Descrição: Este projeto visa expandir o conhecimento sobre a ecologia das espécies de cetáceos ocorrentes nas águas costeiras do estado do Espírito Santo, através do monitoramento acústico passivo (MAP). O MAP é uma ferramenta não invasiva e que permite um acompanhamento constante da biota e dos ruídos antropogênicos, em escalas espaciais e temporais pré-determinadas. A análise dos sinais biológicos e de ruídos é uma técnica eficaz para descrever a paisagem acústica local em diferentes contextos, ajudando no entendimento de como atividades antrópicas em regiões portuárias podem mascarar sons biológicos importantes ou mesmo alterar a ocorrência e distribuição de certas espécies. Ruídos introduzidos ao sistema subaquático em determinadas bandas de frequência podem afetar atividades como reprodução, alimentação e descanso, em áreas críticas de importância biológica. Portanto, através desta proposta, o projeto irá ampliar o conhecimento sobre a paisagem acústica local, avaliando espacial e temporalmente a biodiversidade de cetáceos ocorrente em duas áreas de estudo com níveis distintos de impacto sonoro antropogênico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Lilian Sander Hoffmann - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa.

  • 2019 - 2021

    Estudos comportamentais e ecológicos do nécton marinho a partir!de!plataformas de observação visual (ROVs e Drones), Descrição: O laboratório de Nectologia da UFES tem desenvolvido pesquisas ao longo de duas décadas envolvendo vários enfoques tradicionais para análise da megafauna ameaçada. Porém é possível avaliar que o avanço científico obtido por essas técnicas tem se tornado cada vez mais limitado. Isto é, há um esgotamento das possibilidades de se obter novidades científicas com uso de metodologias usuais, embora os custos mantenham-se bastante elevados. Isto se deve principalmente à necessidade do uso de embarcações, grandes equipes e espaços para armazenamento de amostras, resultando em uma perda de eficiência e reduzindo-se, portanto, as possibilidades de produção científica e formação qualificada de recursos humanos. Sendo assim, aproveitando-se por um lado de informações já obtidas com filmagens com ROVs em projetos realizados em parceria com a Petrobras entre 2009 e 2011 e por outro da viabilização para aquisição de um Drone capacitado a realizar investigações que podem proporcionar diversas respostas a questões sobre comportamento e associação de microUhabitats de organismos nectônicos costeiros, propõeUse o presente projeto de pesquisa. Os objetivos são: Publicar três artigos em revistas científicas internacionais sobre comportamento de peixes marinhos de plataforma externa e oceânicos a partir de filmagens já obtidas com ROVs, Publicar dois artigos em revistas científicas internacionais sobre estrutura de comunidade de peixes associados a plataformas de petróleo e gás a partir de filmagens obtidas com ROVs, Publicar dois artigos em revistas científicas internacionais sobre o efeito de sísmica submarina sobre peixes, Publicar três artigos em revistas científicas internacionais sobre comportamento e associação com microUhabitat de quelônios marinhos utilizando drones.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE CETÁCEOS (BALEIA E GOLFINHOS) NA PLATAFORMA CONTINENTAL DA GRANDE VITÓRIA, Descrição: A presente proposta consiste em um ?Programa de Monitoramento de Cetáceos (baleia e golfinho)? e apresentação das atividades já desenvolvidas desde 2014, pelo Instituto O Canal através do projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab em parceria com a Vale, cujo o escopo estabelece uma interface direta com o atendimento da condicionante nº 101 da Licença de Operação IEMA nº 123/2018. Diante da similaridade entre o que atualmente é desenvolvido e o que foi requerido na referida condicionante, esse documento consiste num projeto conceitual e inclui uma proposta de intensificação do esforço amostral e ampliação das atividades já realizadas pelo projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab, como o aprimoramento técnico do atual Projeto Executivo do PMC-PT (Projeto de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Tubarão) na plataforma continental da grande Vitória, que contempla os municípios da Serra, Vitória, Vila Velha e Guarapari. Esse trabalho, que teve início em 2017, continuará sendo desenvolvido anualmente entre os meses de junho e novembro, dando continuidade ao estabelecimento de bases para o monitoramento de longo prazo de cetáceos (Baleias e Golfinhos), além do objetivo de avaliar possíveis interferências das atividades portuária e marítima sobre os pequenos e grandes cetáceos, proposição de medidas que diminuam o risco de colisão, além do progresso de ações de educação ambiental e sensibilização de colaboradores da ponta de Tubarão e do público em geral, mantendo assim, através da comunicação multiplataforma, o fluxo contínuo de informações referentes aos cetáceos presentes no ambiente marinho da grande Vitória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / BARRETO, JONATHAS - Integrante / GIACOMO, AMANDA - Integrante., Financiador(es): Vale - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Monitoramento de associação de cetáceos com micro-habitats costeiros, Descrição: Determinar e monitorar por um período 12 meses, associação mamíferos marinhos com micro- habitats costeiros, bem como tendências de agregação e deslocamento em áreas potencialmente impactadas ao redor da foz do Rio Doce, incluindo a plataforma continental adjacente, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, REBIO Comboios, APA Costa das Algas e REVIS de Santa Cruz. Realização de sobrevoos regulares, realização de sobrevoos de oportunidade, processamento dos vídeos, análises numéricas, elaboração de relatórios. Campanhas mensais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / João Batistia Teixeira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática - PMBA - MEGAFAUNA, Descrição: Programa de monitoramento que visa avaliar o impacto do rejeito de minério do desastre de Mariana na biota aquática do Rio Doce, porção capixaba e Ambiente Marinho atingido. Coordenação do tema "Megafauna, Anexo VI" (aves, mamíferos marinhos e tartarugas) de 2018 a 2022 e coordenação do tema "Monitoramento remoto da Megafauna" de 2022 até o presente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Estudo do efeito da sísmica submarina sobre peixes, Descrição: Este projeto foi realizado em parceria com a Petrobras e IBAMA e visou realizar um experimento de visualização do comportamento de peixes durante a realização de operações de sísmica submarina a fim de avaliar o impacto sobre a pesca. Foram utilizados tecnologias modernas para visualização como o ROV (Veículo operado remotamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Paulo Alberto Silva Costa - Integrante / Hudson Tércio Pinheiro - Integrante / Santos, Robson G. - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2015

    A pesca marinha no Brasil: Uma abordagem multidisciplinar, Descrição: Pretende-se incorporar tópicos relevantes ao planejamento do manejo pesqueiro no Brasil como (1) estabelecimento de áreas dedicadas (sensu Hilborn, 2007), (2) áreas protegidas como ferramenta de manejo pesqueiro, (3) dicotomia entre manejo por áreas, por recursos ou petrechos de pesca (4) enfoque ecossistêmico na gestão de recursos (5) estratégias de manejo e biodiversidade (6) avaliar impactos das mudanças climáticas sobre a produção pesqueira. Os resultados das pesquisas serão disponibilizados à SEAP, IBAMA e outros órgãos gestores da pesca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Manuel Haimovici - Integrante / Victoria Isaac - Integrante / Jorge Pablo Castello - Integrante / José Milton Andriguetto Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2008 - 2014

    Estudo de populações de peixes associados à zona de arrebentação na costa leste do Brasil, Descrição: Este projeto visa estudar a ecologia, morfologia e identificar fatores genéticos e fenetípicos associados à populações de peixes de zonas de arrebentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Marcelo Paes Gomes - Integrante / Ryan Andrades - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2008 - 2012

    Projeto HABITATS - Avaliação da Heterogeneidade Ambiental da Bacia de Campos (Nécton Demersal e Bentos), Descrição: Objetivo Geral Estudar a distribuição do nécton demersal, incluindo peixes e cefalópodes, e da epifauna bêntica na região da Bacia de Campos-RJ. Objetivos Específicos - proceder ao levantamento de espécies e analisar os padrões de distribuição da diversidade da fauna bêntica (peixes e invertebrados bentônicos) da Bacia de Campos, considerando os gradientes latitudinais e batimétricos; - analisar os padrões de distribuição espacial das assembléias de espécies; produzir dados para compor a modelagem ecossistemica da Bacia de Campos; - determinar os níveis tróficos das espécies de peixes mais abundantes e de algumas de suas presas; - determinar os níveis tróficos das espécies de invertebrados bentônicos mais abundantes e de algumas de suas presas; catalogar o material biológico em coleção de referência; - coletar tecido para análise de DNA ; - consolidar as informações já existentes e ampliar os estudos sobre a diversidade e os padrões de distribuição espacial da fauna marinha na região da Bacia de Campos; - elaborar relatórios e artigos científicos com sínteses dos resultados;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Manuel Haimovici - Integrante / Paulo Alberto Silva Costa - Integrante / Adriana da Costa Braga - Integrante / Flávio do Nascimento Coelho - Integrante / Hudson Tércio Pinheiro - Integrante / João Batista Teixeira - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2013

    Diversidade, abundância e estrutura da comunidade de peixes recifais da Ilha dos Franceses, Itapemirim, ES., Descrição: O estado do Espírito Santo é detentor dos principais ecossistemas litorâneos do país e caracterizado por uma alta diversidade biológica. A região sul do estado possui uma das faunas de peixes recifais mais ricas já registrada no Atlântico Sul Ocidental . Apresentando grande parte destes ecossistemas e grande diversidade marinha encontra-se no litoral de Itapemirim (Sul do estado) a Ilha dos Franceses, importante atrativo da região, que recebe grande contingente de turistas e pescadores, principalmente no verão. Apesar de sua importância, a região é alvo de grande pressão antrópica, devido a práticas excessivas e predatórias (de pesca e turismo), que ignorantemente abalam os ecossistemas utilizados. Os peixes representam importantes elementos para o ecossistema marinho e o estudo de sua comunidade tem se mostrado forte ferramenta para projetos de monitoração, conservação e manejo de ambientes aquáticos. A fim de gerar informações sobre o ecossistema marinho da região da Ilha dos Franceses, este projeto propõe o estudo da composição, abundância e estrutura da comunidade de peixes recifais em distintas áreas da ilha, avaliando assim possíveis presenças de impacto antrópico no ambiente, e gerando dados para o embasamento de futuros projetos de monitoramento, manejo e criação de uma Unidade de Conservação adequada para a área. Periodo de financiamento: abril de 2005 a setembro de 2006 Valor financiado: 13 mil reais (material permamente, material de consumo, serviços). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Hudson Tércio Pinheiro - Integrante., Financiador(es): Fundação o Boticário de Proteção a Natureza - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2004 - Atual

    Biologia e conservação de juvenis e neonatos de tartarugas marinhas na costa brasileira, Descrição: Este projeto visa fornecer informações biológicas sobre biologia populacional, prelavência de fibropapilomatose, área de vida e migrações de tartarugas marinhas na costa brasileira como subsídio para a conservação das espécies e dos ambientes no qual elas vivem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luciana Magnabosco de Paula Moreira - Integrante / Marcelo Renan de Deus Santos - Integrante / Shany Nagaoka - Integrante / Robson Guimarães dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10

  • 2003 - 2013

    Avaliação da fauna acompanhante da pesca de arrasto de camarão no litoral do Espírito Santo, Descrição: A pesca artesanal do camarão, por arrasto de fundo, realizada em grande escala nas regiões costeiras e estuarinas de todo o litoral, é caracterizada por apresentar uma pesca eficiente, porém pouco seletiva. Tal modalidade de pesca é conhecida por apresentar os maiores índices de captura de fauna acompanhante e impor um poder de pesca elevado e pouco conhecido que captura grande contingente da fauna demersal e bentônica. Por apresentar características nitidamente predatórias ao ambiente marinho, é de grande importância que se conheça as relações tróficas deste ambiente, assim como possíveis alterações na cadeia alimentar, pois na maioria das vezes, o descarte é composto principalmente por indivíduos jovens, tanto de espécies de valor comercial como de espécies de pouca aceitação do mercado consumidor, que acabam por utilizar o mesmo ambiente que a espécie alvo como criadouros, e ao serem impactadas podem provocar algum desequilíbrio ao ambiente. Esse trabalho pretende avaliar a composição, abundância e variaç~~oes ambientais da fauna acompanhante da pesca artesanal de camarão no litoral do Espírito Santo a fim de gerar subsídios ao manejo sustentável desta pescaria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Hudson Tércio Pinheiro - Integrante / Wagner Bissa Lima - Integrante / Reinaldo Pavan de Almeida - Integrante / Alan Marques Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Remuneração / Companhia Siderúrgica de Tubarão - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2002 - 2007

    Uso e Apropriação de Recursos Costeiros (RECOS) - Sub-projeto Modelo Gerencial da Pesca - Institutos do Milênio, Descrição: O presente projeto vem de encontro aos anseios do setor pesqueiro e órgãos governamentais reguladores da pesca, no sentido de criar uma rede nacional de pesquisa pesqueira, com a finalidade de levantar informações dispersas sobre a pesca costeira, identificar experiências bem e mal sucedidas de manejo pesqueiro e após o estudo de casos detalhados, em localidades representativas das diversas unidades de manejo, ao longo da costa brasileira, elaborar um modelo inovador e exeqüível de gestão dos recursos pesqueiros. Os principais objetivos são: 1) Elaborar um modelo inovador de gestão de recursos pesqueiros aplicável a pescarias industriais e artesanais, nos estuários e na plataforma continental, em sete (7) áreas representativas da costa brasileira, 2) Identificar experiências bem sucedidas e inovadoras na administração pesqueira na costa brasileira e no mundo, estudar os modelos de gestão existentes e elaborar propostas de aplicação adaptadas desses modelos de gestão de pesca nas diferentes unidades de manejo, 3) Para cada Unidade de Manejo estudada, avaliar a gestão histórica e atual da indústria pesqueira e dos recursos pesqueiros, identificando-se os fatores que determinam o sucesso da gestão em termos dos objetivos alcançados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Flávio do Nascimento Coelho - Integrante / Geraldo Barros - Integrante / Gabriella Tiradentes Pizzetta - Integrante / Cristiane Monjardim - Integrante / Leandro Bonesi Rabelo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Espírito Santo - Remuneração / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 31

  • 2001 - 2005

    Estudo populacional da tainha (Mugil sp.) na Baía do Espírito Santo, Vitória-ES e suas relações com as condições oceanográficas, Descrição: A fim de atender a demanda da resolução de um conflito na pescaria costeira, foi idealizado o presente projeto, visando a obtenção de parâmetros da dinâmica populacional da tainha tais como ciclo reprodutivo e comprimento de primeira maturação gonadal, as variações das Capturas por Unidade de Esforço nas pescarias (CPUE), a presença de juvenis e adultos e a associação desses fatores com os fenômenos dinâmicos da Baía e suas influências nas condições físico químicas da água. A realização do presente projeto pode contribuir também para a formação de recursos humanos qualificados na UFES para a solução de problemas de conflitos na zona costeira através da investigação científica aplicada. Os principais objetivos foram: 1) Determinar parâmetros reprodutivos da tinha na Baía do Espírito Santo ao longo de um ciclo anual (ciclo gonadal, comprimento de primeira maturação gonadal e proporção sexual). 2) Avaliar as variações da CPUEs de tainha ao longo de um ciclo anual e interpretá-las em relação a sua distribuição espacial e sazonal. 3) Associar os parâmetros reprodutivos e as variações de CPUE com as mudanças na temperatura superficial da água, salinidade, marés e ventos visando a obtenção de indicadores de abundância e atividade reprodutiva do estoque pesqueiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Fabrício Rezende Fonseca - Integrante / Gabriella Tiradentes Pizzetta - Integrante / Cristiane Monjardim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Cooperação / Universidade Federal do Espírito Santo - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2

  • 1995 - 2015

    Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (Programa REVIZEE), Descrição: O presente projeto tem por objetivo realizar, a partir dos dados de estatística pesqueira, dinâmica de populações e de prospecção de estoques, o levantamento do potencial sustentável de recursos vivos presentes na Zona Econômica Exclusiva da Região Central (entre o Cabo de São Tomé-RJ e Salvador-BA). Os objetivos específicos são: 1) Obter, através de estimativas de desembarques comerciais totais e conjuntos mensais de dados de comprimentos totais das espécies mais importantes, avaliações dos estoques pesqueiros comercialmente explorados com base em modelos de rendimento disponíveis em bibliografia. 2) Obter estimativas de rendimentos pesqueiros médios (CPUE) de recursos demersais de plataforma externa e talude superior e de peixes Grandes Pelágicos, os quais possuem exploração comercial incipiente ou inexistente. 3) Obter estimativas de abundâncias absolutas com conseqüente estimativa de Potenciais Sustentáveis de Captura de recursos pesqueiros demersais de bancos e montes submarinos e recursos de peixes pequenos pelágicos da plataforma externa e região Oceânica da ZEE. 4) Obter indicadores de rendimentos pesqueiros para recursos bentônicos (crustáceos e peixes) de plataforma externa e talude superior e lulas oceânicas, através de pesca exploratória. 5) Correlacionar os resultados de prospecção pesqueira demersal e bentônica com os resultados provenientes da avaliação da biomassa de invertebrados bentônicos e caracterização geomorfológica do substrato alvo das pesquisas através de mapas temáticos. 6) Correlacionar os resultados de prospecção de peixes pequenos pelágicos, grandes pelágicos e lulas oceânicas com a avaliação das características hidrológicas e hidrodinâmicas da região, bem como da produção planctônica determinadas in situ ou por sensoriamento remoto, igualmente por mapas temáticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / George Olavo Mattos e Silva - Integrante / Fabrício Rezende Fonseca - Integrante / Karla Gonçalves da Costa - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Adriana da Costa Braga - Integrante / Flávio do Nascimento Coelho - Integrante / Hudson Tércio Pinheiro - Integrante / Wagner Bissa Lima - Integrante / Alan Marques Ribeiro - Integrante / João Batistia Teixeira - Integrante / Nilamon Oliveira Leite Junior - Integrante / Monica Brick Peres - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / Secretaria da Comissão Interministerial Para Os Recursos do Mar - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 69

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante.Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas., Descrição: Programa: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Agnaldo Silva Martins - Coordenador / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Integrante / Júlio Neves de Araújo - Integrante / Rosebel Cunha Nalesso - Integrante / Renato Rodrigues Neto - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

Prêmios

2019

Paraninfo - formandos do curso de Oceanografia UFES, turma 2019/1, UFES.

2019

Paraninfo - formandos do curso de Oceanografia UFES, turma 2019/2, UFES.

2018

Paraninfo de formatura do curso de Oceanografia, UFES.

2006

Patrono do curso de Oceanografia - 2005, UFES, formandos do curso de Oceanografia 2005.

2004

Paraninfo do curso de Oceanografia 2003, UFES, Formandos do curso de Oceanografia da UFES - 2003.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Oceanografia e Ecologia. , Av. Fernando Ferrari , 514, Goiabeiras, 29075910 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 40092527, Fax: (27) 40092527, URL da Homepage:

Experiência profissional

1994 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2007

    Ensino, Oceanografia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência: da filosofia a publicação, Fronteiras de ciências: Desafios e perspectivas, Mudanças Climáticas: Do senso comum à ciência, Oceanografia Ambiental, Processo de Ensino e Aprendizagem, Religião: Uma perspectiva da ciência

  • 06/2002

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Manejo de Recursos Vivos, Biologia Evolutiva do necton, Biologia Marinha, Fronteiras da Ciência: Desafios e perspectivas, Metodologia Científica, Seminários II, Zoologia de Campo

  • 03/2000

    Ensino, Oceanografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Manejo da Pesca, Embarque supervisionado, Estágio supervisionado II, Introdução ao estudo dos oceanos, Processos Oceanográficos, Projeto de TCC

  • 08/1995

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Oceanografia e Ecologia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Poluição Ambiental.

  • 04/1994

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Ecologia e Recursos Naturais.,Linhas de pesquisa

  • 10/2022 - 12/2024

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Naturais.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFES e predidente da comissão de Ensino de Graduação e Extensão do conselho.

  • 03/2015 - 10/2023

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Oceanografia e Ecologia.,Cargo ou função, Coordenador de Colegiado do curso de Graduação em Oceanografia.

  • 09/1999 - 10/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Naturais.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de graduação em Oceanografia.

  • 10/2015 - 09/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Naturais, Centro de Ciências Humanas e Naturais.,Atividade realizada, Presidente da Comissão Docente da Semana Nacional de Oceanografia (SNO) 2016.

  • 10/2001 - 12/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Naturais.,Cargo ou função, Coodenador adjunto Pós-graduação strictu-sensu.

  • 01/2000 - 12/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Ecologia e Recursos Naturais.,Cargo ou função, Coordenador adjunto do curso de graduação em Oceanografia.

  • 06/2002 - 06/2003

    Ensino, Avaliação de Sistemas Ambientais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação e Manejo de Recursos Vivos

  • 03/2000 - 03/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Departamento de Ecologia e Recursos Naturais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/1994 - 12/2001

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia II, Ecologia I, Poluição Ambiental, Oceanografia Geral

  • 01/1996 - 06/1996

    Ensino, Ecologia e Recursos Naturais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecologia Marinha

  • 09/1994 - 02/1996

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Ambiental, Oceanografia Geral