Grasiela Duarte de Oliveira

Grasiela Duarte de Oliveira é atualmente Doutoranda no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), orientada pela Profesora Dra. Tamara Quírico e coorientada pela Professora Dra. Maya Suemi Lemos. É mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na área de História da Arte, orientada pela Professora Dra. Flavia Galli Tatsch. Foi integrante do Grupo de Estudos do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Graduada em canto lírico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), e formada em Piano pela Escola de música do Estado de São Paulo (EMESP). Possui Extensão em Historia da Arte pela PUC-SP. Iniciou a graduação no curso de Licenciatura em Educação Musical no Instituto de Artes da Universidade Estatual "Júlio de Mesquita Filho" cursando até o terceiro ano. Na UNESP teve aulas com os professores Dr. Lenine Santos, Dra. Martha Herr e Dr. Angelo Fernandes. Durante a formação na Emesp, participou de vários Master-Classes, entre eles destacam-se: Master-Class com o compositor Americano Phillip Glass e Master-Class com a pianista Francesa Martine Joste. Em 2007 integrou o Coro Juvenil da OSESP. Em 2007 - 1 lugar no concurso de Musica de Câmara da ULM. Em 2008 - 2 lugar no concurso de Musica de Câmara da ULM. De 2013 a 2015 integrou o naipe de sopranos do Coral Jovem do Estado de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em HISTÓRIA DA ARTE

2023 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O som do Inferno de Hieronymus Bosch: uma análise dos elementos musicais no Inferno do tríptico Juízo Final de Viena
Tamara Carneiro Quírico. Coorientador: Maya Suemi Lemos. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Mestrado em História da Arte

2017 - 2019

Universidade Federal de São Paulo
Título: A representação da figura do Diabo no Tríptico Juízo Final de Hieronymus Bosch, Ano de Obtenção: 2019
Flavia Galli Tatsch.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Diabo; Juízo Final; Hieronymus Bosch.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Especialização interrompida em 2015 em Música Antiga - Canto Barroco

2014 - Atual

Escola de Música do Estado de São Paulo
Título: Canto Renascentista e Barroco
Orientador: Marília Vargas
Ano de interrupção: 2015

Especialização em História da Arte

2014 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Representação da figura do diabo no Triptico " O Juizo Final" de Hieronymus Bosch
Orientador: Marcelo Squinca

Graduação em Música

2009 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Duas canções de Elomar Figueira Mello "Cantiga de Amigo" e "O Pidido". Um estudo interpretativo
Orientador: Josani keunecke Pimenta

Curso técnico/profissionalizante em Piano Erudito

2006 - 2010

Escola de Música do Estado de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2006 em Clarineta

2003 - Atual

Conservatório Municipal de Guarulhos
Ano de interrupção: 2006

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2006

Escola Estadual Érico Veríssimo

Formação complementar

2018 - 2018

Musica Medieval: Cultura e notação antiga. (Carga horária: 16h). , Centro de Pesquisa e Formação - SESC SP, CPF - SESC SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Participação em eventos

II Encontro de Pesquisa em História da Arte - UNIFESP. A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch: escrita e torturas musicais. 2017. (Congresso).

Seminários de Estudos Medievais - LEME.A representação da figura do Diabo no Tríptico "Juízo Fnal" (1482) de Hieronymus Bosch. 2017. (Seminário).

XII Encontro de História da Arte - UNICAMP. A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch: escrita e torturas musicais. 2017. (Congresso).

Orientou

Grasiela Prado Duarte

Pesquisador e Orientador de Educação Musical; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação Unesp; Orientador: Grasiela Duarte de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Tormento Vocal no Inferno de Hieronymus Bosch. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . O SOM DO INFERNO DE HIERONYMUS BOSCH: INSTRUMENTOS, PUNIÇÃO E NOTAÇÃO MUSICAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . O SOM DO INFERNO DE HIERONYMUS BOSCH: NOTAÇÃO, INSTRUMENTOS E TORTURAS MUSICAIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . A representação musical no Inferno do Triptico Juízo Final de Hieronymus Bosch. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Representação Sonora no Inferno de Hieronymus Bosch: Insterumentos, tortura e notação musical original do Triptico Juízo Final de Viena. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, G. P. . A representação da figura do Diabo no Tríptico 'Juízo Final' (1482) de Hieroymus Bosch. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DUARTE, G. P. . A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch: escrita e torturas musicais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, G. P. . A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch: escrita e torturas musicais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, G. P. . A Representação da figura do Diabo no Tríptico 'Juízo Final' (1482) de Hieronymus Bosch. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, G. P. ; OLIVEIRA, Fabio . Desenhos Animados e sua utilização na Educação Musical de crianças. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Outras produções

DUARTE, G. P. . Recital de Canto. 2015. Interpretação.

DUARTE, G. P. . Matinais Osesp. 2015. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Carmina Burana - Sala São Paulo. 2015. Interpretação.

DUARTE, G. P. . IV Encontro Internacional de Música Antiga. 2015. Diversas.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Concerto do Projeto Musicantiga. 2015. Interpretação.

DUARTE, G. P. . Missa Lord Nelson - Joseph Haydn - Soprano Solista. 2014. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Concerto do Coral Jovem do Estado de São Paulo. 2014. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Concerto do Coral Jovem do Estado de São Paulo. 2014. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . XXV Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2014. Interpretação.

DUARTE, G. P. . Missa Brevis - Zoltan Kodaly. 2013. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Opera Dido e Aeneas. 2012. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Inauguração do Órgão Tubular do Instituto de Artes UNESP. 2012. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Coral da Unesp. 2011. Interpretação.

DUARTE, G. P. . Recital de Piano. 2010. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . II Mostra de Música de Câmara. 2010. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Recital de Alunos - Professor Horácio Gouveia. 2010. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Concerto - Lundus e Modinhas Imperiais. 2009. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Recital de Música de Câmara. 2009. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Audição de Piano. 2009. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Audição de Música de Câmara. 2008. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Audição de Música de Câmara - Professor Alfeu Araujo. 2007. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Audição de Piano e Música de Câmara. 2007. Interpretação.

DUARTE DE OLIVEIRA, G. P. . Concerto dos 45 Anos do Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos. 2006. Interpretação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2015

Coral Jovem do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Soprano 1

2010 - 2012

Fundação para o Desenvolvimento da UNESP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Professora orientadora de Música, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.