Artênia Ribeiro da Mota
Licenciatura plena na Univesidade Estadual da Paraíba (2006 a 2009). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Pós graduada em Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Movimento pela faculdade UESSBA 2011, Pós graduada em Treinamento Desportivo UCAM, Univesridade Candido Mendes, 2017. Coordenadora Pedagógica do Programa Federal Segundo Tempo, Irecê-Ba, 2011. Coordenadora Mais Educação na Prefeitura Municipal de Irecê. Professora de Educação física no Colégio Estadual São Sebastião, América Dourada 2011 até 2019. Professora da rede Municipal de ensino em Irecê -Ba, 2012. Professora na rede privada, Escola Ruy Barbosa em Irecê-Ba, 2010. Bacharelado em Educação Física, Uniasselvi, 2022. Mestranda Universid Europa del Atlântico, 2024. Atualmente, vice diretora da rede Estadual da BA, Colégio Estadual Carolina Almeida Lopes na cidade de Jussara , NTE 01.
Informações coletadas do Lattes em 13/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Movimento
2011 - Atual
Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia
Título: Avaliação da capacidade Funcional
Especialização em Treinamento Desportivo
2015 - 2017
Univesidade Candido Mendes
Título: Efeitos do Treinamento Resistido na Variação da Composição Corporal de Mulheres Praticantes de Musculação da Academia Performance da Cidade de Irecê- Ba
Orientador: Márcio Costa de Souza
Graduação em Educação Física
2022 - 2022
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Avaliação da diminuição do percentual de gordura através do exercicio resistido
Graduação em Educação Física
2006 - 2009
Universidade Estadual da Paraíba
Título: Avaliação da Capacidade Funcional de idosos participantes de um Programa de Atividade Física Generalizada
Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga
Formação complementar
2017 - 2017
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 120h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.
2017 - 2017
Projetos educacionais: elaboração, aplicação e avaliação. (Carga horária: 400h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.
2017 - 2017
Atendimento ao aluno especial. (Carga horária: 150h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Participação em eventos
I congresso de Educação Física. Conhecimento e Perpectivas do Ensico e Aprendizagem do Componente Curricular de Educação Física. 2015. (Congresso).
Caminhos e desafios do futebol feminino.Caminhos e desafios do futebol feminino. 2009. (Oficina).
Jornada pedagógica.Educação Fpisica: Recreação e práticas Desportivas. 2009. (Oficina).
Quarta semana de Extensão da UEPB- Extensão, políticas publicas e Compromisso Socuial.Influência da atividade física no equilibrio enerético de idosos do programa uiversidade aberta no tempo livre. 2009. (Outra).
Congresso Nacional de Educação Fisica. "uso do APAS para análise cinemática do movimento humano (APAS-Ariel)". 2008. (Congresso).
Congresso Nacional de Educação Física. Movimentos reflexos. 2008. (Congresso).
Congresso Nacional de Educação Física. 2008. (Congresso).
Congresso Nacional de Educação Física. Discutindo a Motricidade humana no mundo globalizado e. 2008. (Congresso).
Curso de extensão."Análise Cinemática do Movimento Humano".. 2008. (Oficina).
Curso de extensão.Curso de treinamneto da bateria de testes motores da AAHPERD, com ênfase e para idosos.. 2008. (Outra).
Curso de Extensão."Curso de treinamento da Bateria de Testes Motores da AAHPERD, com ênfase e para idosos".. 2008. (Oficina).
ENAREL.Atividade Física e Promoção da Saúde na visão de Participantes do Programa Universidade Aberta no Tempo Livre.. 2008. (Encontro).
ENAREL.Lazer e deficiência. 2008. (Encontro).
ENAREL.LAZER PARA TERCEIRA IDADE. 2008. (Encontro).
ENEEF.Lazer e Deficiência: A influência das atividades de lazer na vida dos deficientes visuais.. 2008. (Encontro).
III semana de extensão da UEPB.Universidade Aberta no tempo livre. 2008. (Outra).
III Semana de Extensão da UEPB: Extensão, Educação e Desenvolvimento Regional.Universidade Aberta no Tempo Livre. 2008. (Seminário).
XV Encontro Regional dos Estudantes de Educação Fisica.Esporte e regulamentação do trabalho. 2008. (Encontro).
XV Encontro Regional dos Estudantes de Educação Fisica-UFC.Lazer para terceira idade. 2008. (Encontro).
XV ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UFC.ESPORTE E REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO: ORGANIZANDO AÇÕES QUE SUPEREM CONTRADIÇÕES,.. 2008. (Encontro).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO "DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GERIATRIA E DA GERONTOLOGIA". 2007. (Congresso).
III mostra cientifica de Educação física.Educação Física adaptada : Eu também quero participar. 2007. (Outra).
III mostra cientifica de Educação física.Perspectivas e desafios n aEducação Física adaptada. 2007. (Outra).
III MOSTRA CIENTIFICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB."Educação Física adaptada: Eu também quero participar". 2007. (Oficina).
III MOSTRA CIENTIFICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB." O Lazer tratado pelos portadores de deficiência visual do instituto dos cegos de Campina Grande".. 2007. (Encontro).
III MOSTRA CIENTIFICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB. 2007. (Encontro).
III MOSTRA CIENTIFICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPB.'ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DE SAÚDE NA VISÃO DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA. 2007. (Encontro).
Projeto de Extensão.Viv\ a velhice com plenitude.. 2007. (Outra).
PROJETO DE EXTENSÃO;.VIVA VELHICE COM PLENITUDE/UNIVERSIDADE ABERTA NO TEMPO LIVRE. 2007. (Outra).
III FÒRUM DE EDUCAÇAO FÍSICA UEPB. 2006. (Simpósio).
III FÒRUM DE EDUCAÇAO FÍSICA UEPB.CORPO, CULTURA E MOVIMENTO: APONTEMENTOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2006. (Oficina).
I MOSTRA CIENTIFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. 2006. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
MOTA, A. R. . Lazer para terceira idade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, A. R. ; Rachel Hamad Borba . Lazer e deficiência: a influência das atividades de lazer na vida dos deficientes visuais.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOTA, A. R. . Universidade Aberta no Tempo Livre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, A. R. . LAZER E DEFICIÊNCIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, A. R. . Atividade Física e Promoção da Saúde na visão de Participantes do Programa Universidade Aberta no Tempo Livre.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, A. R. . LAZER PARA TERCEIRA IDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOTA, A. R. . 'Atividade Física e promoçao da saúde na visão de participantes do programa "universidade aberta no tempo livre".. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOTA, A. R. . A Ginástica Laboral a favor da Educação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Prefeitura Municipal de IrecêVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: não houve, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2012
Direção e administração, Secretaria de Educação.Cargo ou função, Divisão de Esporte Educacional.
-
05/2011
Direção e administração, Programa Federal Segundo Tempo.Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica.
2011 - Atual
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: sim, Carga horária: 40
2010 - Atual
Escola Ruy Barbosa de IrecêVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: não houve, Carga horária: 10
2009 - Atual
Athus ConsultoriaVínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: não houve, Carga horária: 10
Outras informações:
A carga horária não é específica e sim de acordo com as demandas de formação da empresa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Artênia Ribeiro da Mota e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?