Denise Lobato Gentil

Possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e Bacharelado em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981). Atualmente é Professora Associada 4 do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. Pesquisa na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Economia

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Política fiscal e falsa crise da Seguridade Socia brasileira: análise financeira do período 1990-2005
Orientador: Aloisio Teixeira
Palavras-chave: Déficit da Previdência; Intervenção estatal; Orçamento Público; Polítca fiscal.

Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido

1985 - 1986

Universidade Federal do Pará
Título: Intervenção Estatal no Município: o caso de Belém da década de 80,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Jose Marcelino Monteiro da Costa
Palavras-chave: Intervenção estatal; Polítca fiscal.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.

Graduação em Bacharelado em economia

1978 - 1981

Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Política Fiscal do Brasil.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Finanças Públicas Internas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social/Especialidade: Economia dos Programas de Bem-Estar Social.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Financeirização e Política Social..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GENTIL, D. L. ; LAVINAS, L. . ?RENDA BÁSICA DE CIDADANIA: A POLÍTICA SOCIAL DO SÉCULO XXI? LIÇÕES PARA O BRASIL?. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Forum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais.O impacto da Reforma da Previdência na vida das mulheres - Forum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais. 2018. (Seminário).

II Encontro Estadual de Assistentes Sociais do INSS.O processo de desmonte da Previdência Social - Encontro Estadual de Assistentes Sociais do INSS. 2018. (Encontro).

Previdência Social - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Demolição da Previdência Social e a Reforma da Previdência do Governo Temer. 2018. (Seminário).

Seminário em Defesa da Democracia, da Previdência e da Aposentadoria Especial.A Democracia e a defesa da Previdência pública sustentável, inclusiva e solidária. 2018. (Seminário).

XXIII ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA.Brasil anos 2000: a política social sob regência da financeirização. 2018. (Encontro).

19ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS. Ajuste fiscal, crise política e impactos sobre a Previdência Social. 2017. (Congresso).

Ajuste Fiscal e a Reforma da Previdência - o peso da conta para os brasileiros - UnB.Ajuste Fiscal e Reforma da Previdência: o peso da conta para os brasileiros - UnB. 2017. (Seminário).

Ajuste Fiscal e Previdência Social - XVII Semana de Economia Mackenzie - Rio.Ajuste Fiscal e Previdência Social no governo Temer. 2017. (Seminário).

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.A falsa crise da Previdência Social brasileira. 2017. (Outra).

A verdade oculta da Reforma da Previdência - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFF.A verdade oculta da Reforma da Previdência - UFF. 2017. (Seminário).

Ciclo de Debates em Economia - O mundo do trabalho no século XXI.A questão previdenciária brasileira e a proposta de reforma do atual governo. 2017. (Seminário).

Conferência Internacional El Modelo Social Europeo y América Latina. La política social en Brasil durante los últimos quince años: de la estrategia del Partido de los Trabajadores al reciente retroceso neoliberal. 2017. (Congresso).

Congresso FENASTC PARANÁ. Impactos da Reforma da Previdência sobre o Brasil e seu povo. 2017. (Congresso).

Debate Reforma da Previdência - Universidade Federal Fluminense.O fim da Previdência Pública. 2017. (Seminário).

Debate sobre a Reforma da Previdência - Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.Demolição da Previdência Social e a Reforma da Previdência do Governo Temer. 2017. (Seminário).

O mundo do trabalho no séc. XXI: perspectivas e desafios - UFCG.A questão Previdênciária Brasileira e a proposta de reforma do atual governo - UFCG/UAECON. 2017. (Seminário).

Os desafios da classe trabalhadora diante da ofensiva neoliberal.As reformas trabalhista e da Previdência de Temer e os impactos para os trabalhadores. 2017. (Seminário).

Os impactos da reforma da previdência para os trabalhista - Sindicato dos Bancários de Teresópolis.Os impactos da Reforma da Previdência para os trabalhadores brasileiros. 2017. (Seminário).

Questões Fiscais Brasileiras - ABERTURA DO SEMESTRE NA UFU.Ajuste fiscal e impactos na economia brasileira. 2017. (Seminário).

Reforma da Previdência do Servidor Público.Impactos da Reforma da Previdência para o Servidor Público. 2017. (Seminário).

Reforma da Previdência e seus reflexos para os trabalhadores.Reforma da Previdência e seus reflexos para os trabalhadores. 2017. (Seminário).

Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência.Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência - como nos afetam? Faculdade de Direito UFRJ. 2017. (Seminário).

Seminário Contrareforma da Previdência - SINTRAJUFE/RGS.Ajuste fiscal, privatização e desmantelamento da proteção social no Brasil. 2017. (Seminário).

X Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira.Uma análise não convencional para o problema da previdência social no Brasil: aspectos teóricos e evidências empíricas. 2017. (Encontro).

XV Encontro Nacional da ABET - Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.?A Previdência Social ?paga o preço? do ajuste fiscal e da expansão do poder financeiro?. 2017. (Encontro).

XVII Congresso Nacional dos Petroleiros. A conta do golpe quem paga é o trabalhador. 2017. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Economia. Previdência Social: resultado fiscal e modelo atuarial. 2017. (Congresso).

XXVIII Simpósio Brasileiro de Direito Previdenciário.Reforma previdenciária: desvendando os números. 2017. (Simpósio).

18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho e 16º Congresso de Stress da ISMA - BR. Previdência e Reforma: duas dimensões cruciais pela qualidade de vida no trabalho. 2016. (Congresso).

1ª Encontro de Comissões de Direito Previdenciário e Advogados Previdenciários do Brasil..O falso déficit da Previdência. 2016. (Encontro).

1º Congresso Nacional da Intersindical - Central da Classe Trabalhadora. Privatização e Financeirização das políticas sociais no governo Dilma Rousseff. 2016. (Congresso).

8º Seminário Público - Le Monde Diplomatique e Plataforma Política Social.Previdência: reformar ou destruir?. 2016. (Seminário).

Ágora - Questões do Século XXI - As causas e as saídas da crise no Brasil.A crise no governo Dilma Rousseff e a conjuntura atual. 2016. (Outra).

APUB - Seminário dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superi8or.Desconstruindo a falária do déficit da Previdência. 2016. (Seminário).

Audiência Pública no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.A Questão Previdenciária no Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Outra).

Audiência Pública - Seminário Reforma da Previdência: Limites e Possibilidades.Reforma da Previdência: limites e possibilidades. 2016. (Seminário).

Conjuntura Econômica e Reforma da Previdência - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia.Conjuntura e Reforma da Previdência. 2016. (Seminário).

Debates Brasil do Futuro - Centro Acadêmico FEA - USP.Previdência no Brasil. 2016. (Encontro).

Encontro do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.Reforma da Previdência como Caminho para o Aprofundamento da Financeirização do Estado. 2016. (Encontro).

II Congresso Nacional da CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros. Reforma da Previdência no governo Dilma Rousseff. 2016. (Congresso).

O Mundo do Trabalho: desemprego, aposentadoria e discriminação.Reforma da Previdência - privatização e financeirização. 2016. (Outra).

Reforma da Previdência.Reforma da Previdência no Brasil: privatização e favorecimento ao setor financeiro. 2016. (Seminário).

Reforma da Previdência - IFC - Instituto Federal Santa Catarina.Presente e futuro da Previdência Pública no Brasil. 2016. (Encontro).

Seminário Crise Atual da Economia Brasileira e a Condução das Políticas Macroeconômicas.Crise Atual e Retrocesso da Política Social. 2016. (Seminário).

Seminário Mulher, Trabalho e Previdência - Secretaria do Interior da Federação das Mulheres Paulistas.Reforma da Previdência e a perda dos direitos das mulheres. 2016. (Outra).

Seminário Novos Rumos da Crítica ao Financiamento do Desenvolvimento - Debatendo Alternativas..Endividamento da União e dos Estados. 2016. (Seminário).

Seminário Perspectivas Unicamp 50 anos - Balanço das Políticas Sociais no Brasil: É possível dar continuidade a esse processo?.Balanço Maroeconômico e Social:demografia e seguridade social. 2016. (Seminário).

Seminário Retrocesso nos direitos dos trabalhadores - Reforma da Previdência.Política Macroeconômica e Reforma da Previdência. 2016. (Seminário).

Seminário Transparência e Cidadania: Dívida Pública, Previdência e Justiça Social.Ajuste fiscal e Previdência no Brasil. 2016. (Seminário).

Simposio do Regime Próprio de Previdência do Servidor Público.A contra reforma da Previdência: privatização e financeirização. 2016. (Simpósio).

Sindicato dos Engenheiros (SENGE) - Seminário Transparência e Cidadania, Dívida Pública, Previdência e Justiça Social.Ajuste Fiscal e Reforma da Previdência. 2016. (Seminário).

SINDIFISCO CEARÁ - FUNPRESP e a Reforma da Previdência.Reforma da Previdência no Brasil: privatização e financeirização. 2016. (Seminário).

SINDIFISCO NACIONAL - Seminário Previdencia dos Servidores Públicos Federais - S.A Contra reforma da Previdência - Regime Complementar - FUNPRESP. 2016. (Seminário).

TCE/RJ - Desafios do Financiamento da Previdência Pública no Brasil.A Previdência e o ajuste fiscal no Brasil. 2016. (Seminário).

UNIOESTE - Seminário Reforma da Previdência.Política macroeconômica e Previdência Social. 2016. (Seminário).

V Simpósio de Direito Previdenciário - OAB - Ceará.Previdência e Equilíbrio Financeiro. 2016. (Simpósio).

XXI Encontro Nacional de Economia Política.Recessão econômica, privatização e desmantelamento da proteção social: a opção conservadora do governo Dilma Rousseff (2011-2015). 2016. (Encontro).

XXII Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP. Aspectos Controversos das Reformas Previdenciárias Vindouras. 2016. (Congresso).

Encruzilhadas do Desenvolvimento: que desenvolvimento queremos?.A situação fiscal no Brasil: contribuição para a crise do governo Dilma. 2015. (Seminário).

III Encontro de Economia da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.Economia Brasileira: desenvolvimento e crise no século XXI. 2015. (Encontro).

II Semana Acadêmica de Economia da UFMS - Centro Acadêmico de Economia.Uma análise Crítica ao Ajuste Fiscal. 2015. (Encontro).

IV Jornada de Pesquisa do Instituto de Economia.Ajuste Fiscal Brasileiro. 2015. (Seminário).

Seminário ANDES - Fundo Público de Previdência Social e Retomada da Contrareforma da Previdência.A contrareforma petista da Previdência. 2015. (Seminário).

Seminário Brasil Saúde Amanhã: Horizontes p/ os próximos vinte anos.Comportamento Fiscal e Financiamento das Políticas Públicas da Saúde. 2015. (Seminário).

Seminário Contrareformas - ADUFMAT - Ssind.A Contrareforma Previdenciária. 2015. (Seminário).

Seminário de Pesquisa do PPGE - IE/UFRJ.A Política Fiscal do Primeiro Governo Dilma Rousseff: ortodoxia e retrocesso. 2015. (Seminário).

VIII Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira (AKB).Política Fiscal no Governo Dilma Rousseff: A Desaceleração Programada. 2015. (Encontro).

XIV Encontro Nacional da ABET."Reforma branca da Seguridade Social? Direitos trabalhistas e Previdenciários em risco". 2015. (Encontro).

XXXIII International Congress of the Latin American Studies Association. Desempenho econômico do Brasil no período pós-2011: colapso do modelo de crescimento e permanência dos entraves estruturais. 2015. (Congresso).

Economia Política Contemporânea, Estado e Crise: novos alinhamentos mundiais e as alternativas da América Latina.Economia Política de los Governos Progressistas na America Latina e Caribe: obstáculos a superar. 2014. (Seminário).

Eleições e Perspectivas para o Enfrentamento da Questão Social Brasileira.Barreiras ao Modelo de Crescimento do período recente. 2014. (Seminário).

Política de Salário Mínimo para 2015-18: Avaliações de Impacto Econômico e Social.Política Fiscal e Salário Mínimo. 2014. (Seminário).

Seguridade Social.Salário Mínimo e Impacto Fiscal na Seguridade Social. 2014. (Seminário).

Seminário de Lançamento da Revista Wolfius.Impacto Macroeconômico da Política de Valorização do Salário Mínimo. 2014. (Seminário).

Seminários de Pesquisa - Pós-graduação Economia da UFF.Desempenho Econômico da América Latina. 2014. (Seminário).

Situação Atual da Previdência Social e Caminhos para Mudança.Previdência Social no Brasil: avanços e desafios. 2014. (Oficina).

VII Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira.Salário Mínimo e Impactos nas Finanças Públicas no período 2004 - 2013. 2014. (Encontro).

37º Encontro Anual da ANPOCS.O desempenho econômico da América Latina na primeira década do século XXI. 2013. (Encontro).

Aula Magna de Economia - Faculdade Mackensie - Rio de Janeiro.Padrão de Desenvolvimento e Conjuntura Econômica - Mais além da Macroeconomia de curto prazo. 2013. (Outra).

Desenvolvimento com Valorização do Trabalho.Padrão de Desenvolvimento Brasileiro e Conjuntura Econômica. 2013. (Outra).

Forum Social Mundial Temático. Economia Brasileira e Plano Nacional de Desenvolvimento. 2013. (Congresso).

III SEMINÁRIO DE POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL DA UFRJ.O desempenho econômico e social na América Latina: limites e possibilidades das políticas públicas nos governos progressistas. 2013. (Seminário).

International Seminar Challenges and Limits of Redistributive Policies in Latin America.Condicionantes e Limites Macroeconômicos dos Gastos Sociais: uma análise do período 2003-2012. 2013. (Seminário).

Semana Acadêmica de Economia na UFRRJ Campus Nova Iguaçu.Condicionantes e limites macroeconômicos dos gastos públicos: uma análise do período 2003 - 2012 no Brasil. 2013. (Seminário).

Seminário de Pós-Graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE.Política Fiscal e a Falsa Crise da Seguridade Social Brasileira: uma análise financeira do período 2000 - 2012. 2013. (Seminário).

Seminário Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Brasileiro - Aspectos Sociais - Instituto de Economia/UNICAMP.Mais além da Macroeconomia de curto prazo: Previdência Social no Brasil e os limites do padrão de crescimento. 2013. (Seminário).

VI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO KEYNESIANA BRASILEIRA.O desempenho econômico e social da América Latina na primeira década do século XXI. 2013. (Encontro).

40º ANPEC - Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia. Mais Além da Macroeconomia de Curto Prazo. 2012. (Congresso).

SEMINÁRIO DA DÍVIDA PÚBLICA.Política Econômica e Dívida Externa. 2012. (Seminário).

Seminário do Sindicato dos Professores (SINPRO) de Minas Geraes - Análise de Conjuntura Econômica e Política.Conjuntura econômica e a crise mundial. 2012. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Economia Política.Mais além da macroeconomia de curto prazo. 2012. (Encontro).

39º ANPEC - Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia - ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA.DÍVIDA PÚBLICA E PASSIVO EXTERNO: ONDE ESTÁ A AMEAÇA?. 2011. (Encontro).

CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS.Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil. 2011. (Seminário).

II COLÓQUIO INTERNACIONAL POUPANÇA, INVESTIMENTO E MOEDA: PERSPECTIVAS FRANCO-BRASILEIRAS. Política econômica, previdência social e financiamento de longo prazo. 2011. (Congresso).

SEMANA DO ECONOMISTA NA ESALQ - USP.Dívida Pública e Passivo Externo: onde está a ameaça?. 2011. (Seminário).

SEMINARIO DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E PROGRESSIVIDADE DA TRIBUTAÇÃO.Reforma Tributária, Desoneração da Folha e Arranjo Fiscal Atual. 2011. (Seminário).

SEMINÁRIO POLÍTICA FISCAL E TRIBUTÁRIA.Endividamento Público e Endividamento Externo: qual a ameaça?. 2011. (Seminário).

V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Entre Marx e Keynes: restauração capitalista com endividamento. 2011. (Congresso).

4º CONGRESSO DOS METALÚRGICOS. Um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento - o Futuro para quem Trabalha. 2010. (Congresso).

CONGRESSO DA CUT - PARANÁ. Desenvolvimento Recente e as Políticas de Proteção Social. 2010. (Congresso).

CONGRESSO NACIONAL DOS AUDITORES-FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Previdência Social: Financiamento e Reformas. 2010. (Congresso).

CONGRESSO NACIONAL DOS AUDITORES-FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL - CONAF 2010. A PREVIDENCIA SOCIAL: FINANCIAMENTO E REFORMAS. 2010. (Congresso).

CURSO DE ECONOMIA PARA JORNALISTAS - MARANHÃO - ASCOM/IPEA.Macroeconomia para o Pleno Emprego. 2010. (Seminário).

CURSO DE ECONOMIA PARA JORNALISTAS - PARÁ.Macroeconomia para o pleno emprego. 2010. (Seminário).

CURSO DE ECONOMIA PARA JORNALISTAS - PARAÍBA.MACROECONOMIA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. 2010. (Seminário).

Desafios para a Economia Política Brasileira - Escola Superior de Guerra.Desafios para a Economia Brasileira num contexto de crise mundial. 2010. (Seminário).

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - HISTÓRIA E ATUALIDADES - Associação Keynesiana Brasileira.SIMONSEN E GUDIN - O Debate Pioneiro sobre Desenvolvimento Econômico. 2010. (Seminário).

EMPREGO NOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS DO PAÍS E NOS ESTADOS.ATUALIDADE E PERSPECTIVA DAS OCUPAÇÕES NOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS NO BRASIL. 2010. (Seminário).

FORUM DE DEBATES ECONÔMICOS PÓS-CRISE ECONÔMICA GLOBAL.O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A INTEGRAÇÃO REGIONAL. 2010. (Seminário).

I CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSAIS DE SEGURIDADE SOCIAL. A DESCONSTRUÇÃO DO MITO DA INSUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UNIVERSALLIZAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL: JUSTIÇA TRIBUTÁRIA E (RE)ORIENTAÇÃO DO GASTO SOCIAL. 2010. (Congresso).

III CONGRESSO DE FORMAÇÃO SINDICAL CGTB/RJ. Desenvolvimento Econômico e Previdência Social. 2010. (Congresso).

IV SEMINARIO DE SEGURIDADE SOCIAL, JUSTIÇA SOCIAL E CIDADANIA.PREVIDÊNCIA SOCIAL: QUESTÕES DE ACESSO E O MITO DO DÉFICIT PREVIDENCIÁRIO. 2010. (Seminário).

MACROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO - SEBRAE/PARANÁ.Situação Brasileira e Mudanças nos Últimos Anos. 2010. (Seminário).

MACROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO - UFF - Niterói.Macroeconomia e desenvolvimento recente na economia nacional. 2010. (Seminário).

MACROECONOMIA E O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS - UNICAP.Macroeconomia e o Projeto de Desenvolvimento para o País. 2010. (Seminário).

OS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO E AS PERSPECTIVAS PARA A DÉCADA DE 2010.Macroeconomia e algumas reflexões críticas sobre o projeto de desenvolvimento do país. 2010. (Seminário).

PREVIDENCIA SOCIAL PÚBLICA EM DEBATE.Previdência e crescimento recente no Brasil. 2010. (Seminário).

SEMANA DE ECONOMIA IPEA/UFMA.Macroeconomia para o Pleno Emprego. 2010. (Seminário).

SEMANA DE ECONOMIA IPEA/UFPA.Macroeconomia para o pleno emprego. 2010. (Seminário).

SEMANA DE ECONOMIA - IPEA/UFPB.MACROECONOMIA E O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL. 2010. (Seminário).

SEMANA DE ECONOMIA - UFRRJ.Macroeconomia e Desenvolvimento - Projeções para uma Economia moderna. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO ATUALIDADE - JORNALISMO - UNOCHAPECO.ORIGEM, CAMINHOS E DESTINOS DOS RECURSOS PÚBLICOS NO BRASIL. 2010. (Seminário).

SEMINARIO DE ECONOMIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.PREVIDÊNCIAL SOCIAL, MERCADO DE TRABALHO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. 2010. (Seminário).

SEMINARIO MACROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO UFSC/CALE.Macroeconomia e Desenvolvimento. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO NACIONAL INVESTIMENTO PÚBLICO: ANÁLISE E PERSPECTIVA.Impacto Social dos investimentos públicos. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO O BRASIL E O DESENVOLVIMENTO - SEBRAE, BH.Economia Brasileira e o Crescimento com Inclusão Social. 2010. (Seminário).

I FORUM SINDICAL DA ASFOC-SN.A Reforma Tributária: possíveis impactos para o sistema de proteção social. 2009. (Seminário).

O CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS DA SEGURIDADE SOCIAL. ORGANIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL. 2009. (Congresso).

VII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. ORÇAMENTO E FINANCIAMENTO DA SUAS. 2009. (Congresso).

47º REUNIÃO DO FORUM NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ADMINISTRAÇÃO DAS CAPITAIS.Conjuntura Previdenciária Atual. 2008. (Encontro).

CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA PARA O PARTIDO DOS TRABALHADORES.Economia Brasileira 1999/2007. 2008. (Oficina).

ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE ECONOMIA - UFSJ.Política Econômica e Políticas Sociais. 2008. (Encontro).

O FUTURO DA PREVIDENCIA SOCIAL PARA O DIESAT - Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e do Ambientes de Trabalho.Futuro da Previdência Social. 2008. (Seminário).

SEMANA ACADÊMICA DE ECONOMIA NA UFSJ.Política Econômica e Políticas Sociais. 2008. (Seminário).

SEMANA ACADÊMICA DE ECONOMIA - UFSC.Relação e Interação do Brasil no Novo Cenário de Crise. 2008. (Encontro).

SEMANA DE ESTUDOS DE ECONOMIA - PESPECTIVAS E DESAFIOS RECENTES DA ECONOMIA BRASILEIRA.O Debate sobre a Previdência Social no Brasil. 2008. (Seminário).

SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 20 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.Financiamento da Seguridade Social. 2008. (Seminário).

Seminário MULHER E PREVIDÊNCIA: BARREIRAS A SUPERAR.Reforma da Previdência e os Prejuízos à Mulher. 2008. (Seminário).

SIMPOSIO INTERNACIONAL PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO PARA O SÉCULO XXI.Momento de Refazer a Agenda de Desenvolvimento do Brasil e da Periferia. 2008. (Simpósio).

XXXIV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ECONOMIA. Controle Inflacionário e Desenvolvimento Econômico. 2008. (Congresso).

1º CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DOS APOSENTADOS PAULISTAS. Reforma da Previdência. Itanhaém, São Paulo, 17 de agosto de 2007..Orçamento Público e Seguridade Social. 2007. (Seminário).

30. ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). "Orçamento Público e Previdência Social". Caxambu, Minas Geraes, 24 de outubro de 2007. Orçamento Público e Previdência Social. 2007. (Congresso).

A PREVIDÊNCIA SOCIAL E PÚBLICA, O DESENVOLVIMENTO, A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E O MERCADO DE TRABALHO.CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL (CBTB), São Paulo, 2 de abril de 2007.A PREVIDÊNCIA SOCIAL E PÚBLICA, O DESENVOLVIMENTO, A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E O MERCADO DE TRABALHO.. 2007. (Seminário).

CONGRESSO TRABALHISTA BRASILEIRO. Reforma da Previdência. Partido Trabalhista do Brasil. Brasília, 7 de fevereiro de 2007.. Reforma da Previdência. 2007. (Congresso).

FÓRUM DA PREVIDÊNCIA. ?Orçamento da Seguridade Social?. Governo Federal, Ministério da Previdência, Brasília, 3 de julho de 2007..?Orçamento da Seguridade Social?. 2007. (Seminário).

FÓRUM PELA SEGURIDADE SOCIAL. Arrecadação e Gastos Públicos. Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2007..Arrecadação e Gastos Públicos. 2007. (Outra).

FORUM POPULAR EM DEFESA DA SEGURIDADE SOCIAL, "Déficit da Previdência e perspectivas para o futuro", Sindicato dos Químicos e Plásticos, São Paulo, 19 de setembro, 2007.Déficit da Previdência e perspecivas para o futuro. 2007. (Simpósio).

I ECONTRO DO FISCO ESTADUAL MINEIRO - O Desafio de Alcançar a Justiça Social, "Propostas Polêmicas sobre Reforma da Previdência", Belo Horizonte, 27 de outubro de 2007.Propostas Polêmicas sobre Reforma da Previdência. 2007. (Seminário).

III CONGRESSO DA CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL (CGTB), Ribeirão Preto, São Paulo, 29 de agosto de 2007.. Em defesa da Seguridade Social. 2007. (Congresso).

III CONGRESSO ESTADUAL DA CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL (CGTB), Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2007. Previdência, direito dos trabalhadores e reconhecimento das centrais sindicais. 2007. (Congresso).

II SEMINÁRIO SOBRE REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA, PREVIMPA - Departamento de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre, "Conjuntura Previdenciária Atual", Porto Alegre, 8 de novembro.Conjuntura Previdenciária Atual. 2007. (Seminário).

PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA ? AUTO-SUSTENTABILIDADE DOS SISTEMAS PREVIDENCIÁRIOS ADMINISTRADOS PELA UNIÃO. SINDIFISP-MG, UNAFISCO SINDICAL, AAFIT/MG e ANFIP/MG, Belo Horizonte, 11 de abril de 2007..PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA ? Auto-sustentabilidade dos sistemas previdenciários administrados pela União.. 2007. (Seminário).

REFORMA DA PREVIDÊNCIA E DA EDUCAÇÃO. Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro - SIPE/RJ, Vassouras, 16 de maio de 2007..REFORMA DA PREVIDÊNCIA E DA EDUCAÇÃO. 2007. (Seminário).

SEGUNDA JORNADA PAULISTA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO, "Política Fiscal e Reforma da Previdência", Escola Paulista de Direito Previdenciário, São Paulo, 19 de outubro de 2007.Política Fiscal e Reforma da Previdência. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO "AS REFORMAS EM DISCUSSÃO NO GOVERNO LULA", "Reforma Previdenciária", Sindicado dos Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso (ADUFMAT) e ANDES-MT, Cuiabá, 10 de outubro de 2007.Reforma da Previdência. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO "COMO INCLUIR OS EXCLUÍDOS? CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL". Instituto de Economia/Unicamp, CESIT, DIEESE, São Paulo, 26 a 28 de novembro..O Mito do Déficit da Previdência: o Orçamento da Seguridade Social e o novo critério de cálculo do MPS. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO DA SEMANA ACADÊMICA DE ECONOMIA, "A Falsa Crise da Previdência Social Brasileira", Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Departamento de Economia, Seropédica, 17 de outubro de.A Falsa Crise Previdência Social Brasileira. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO DAS ENTIDADES SINDICAIS DA PARAÍBA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E REFORMA TRABALHISTA. João Pessoa, 29 de setembro de 2007.Reforma da previdência e a reforma trabalhista: retrocessos e falsos dilemas. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO DE COMEMORAÇÃO AO DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DO APOSENTADO. Sindicato dos Auditores Fiscais da Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro - SINDIFISP-RJ, Rio de Janeiro, 24 janeiro de 2007..COMEMORAÇÃO AO DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E DO APOSENTADO. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO DE ECONOMIA. "A questão previdenciária: existe déficit?", Universidade Católica de Petrópoles, Faculdade de Ciências Econômicas, Petrópoles, 17 de setembro de 2007.A questão previdenciária: existe déficit?. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL - PREVIDÊNCIA SOCIAL. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE CARREIRAS TÍPICAS DO ESTADO. Brasília, 14 de março de 2007..PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO MERCADO DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL, Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Economia, Niterói, 5 de setembro de 2007.A Realidade Financeira da Previdência Social Brasileira. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Federação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas. Belo Horizonte, 7 de julho de 2007..Federação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas. 2007. (Outra).

SEMINÁRIO REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Fundação da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência - Fundação ANFIP, Rio de Janeiro, 17 de abril de 2007..REFORMA DA PREVIDÊNCIA. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO REFORMAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Universidade Federal Fluninense - UFF, Curso de Serviço Social, Niterói, 16 de maio de 2007..REFORMAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO REFORMAS PREVIDENCIÁRIA E TRABALHISTA, Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná, Curitiba, 18 de outubro de 2007.Reformas Previdenciária e Trabalhista. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO SEGURIDADE SOCIAL, Justiça Federal de Primeira Instância do Rio de Janeiro, "Avaliação Financeira da Previdência e Propostas de Reforma. Rio de Janeiro, 5 de dezembro.Avaliação Financeira da Previdência e Propostas de Reforma. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO SISTEMA DE SEGURIDADE NO BRASIL, II ENCONTRO DA ASPI-UFF, Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 16 de outubro de 2007.Rumos da Previdência Social no Brasil. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO SOBRE REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E DA EDUCAÇÃO. Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - SEPE/RJ, Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, 14 de março de 2007..Reforma da Previdência Social e do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO SOBRE REFORMAS DO ESTADO. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES, Brasília, 1 de junho de 2007..Fórum Nacional da Previdência Social. 2007. (Seminário).

VI CONGRESSO NACIONAL E INTERNACIONAL DA FEBRAFITE (FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES FISCAIS DE TRIBUTOS ESTADUAIS), Salvador, 4 a 7 de junho de 2007. A Auto-sustetabilidade Financeira do Sistema Público de Previdência Brasileiro. 2007. (Congresso).

SEMINÁRIO ORÇAMENTO PÚBLICO E SEGURIDADE SOCIAL. REFORMAS SOCIAIS E DESAFIOS NA CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS. Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense - UFF. Niterói, 25 de outubro de 2006.Orçamento Público e Seguridade Social. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: David José Pereira Deccache Alves

GENTIL, D. L.; ARAUJO, V. L.; MATTOS, F. A. M.. REVERSÃO ECONÔMICA E VULNERABILIDADE EXTERNA DURANTE OS GOVERNOS LULA, DILMA E TEMER (2003-2016): UMA CONTRIBUIÇÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA ? PPGE - UFF) - Faculdade de Economia - UFF.

Aluno: Fabio Motta Campos

ARAUJO, V. L.; CAMELY, N. C.;GENTIL, D. L.. O Programa Minha Casa, Minha Vida como Instrumento de Redução do Déficit Habitacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia) - Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Cordilha

LAVINAS, L.;GENTIL, D. L.; FAGNANI, E.; PESSANHA, C. F.. Desoneração da Folha de Pagamentos: impactos na competitividade e política social. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Thaís de Oliveira Barbosa

GENTIL, D. L.; VIANNA, Maria Lúcia W.; LAVINAS, L.. Entre o Público e o Privado: o financiamento da Seguridade Social brasileira entre 2002 e 2009. 2014. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Ciências, Políticas Públicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Nubia Stella Parra Arguello

GENTIL, D. L.; FIANI, R.; VIANA, M. L. W.. Administradoras de Fondos de Pensiones y su impacto en la protección de los adultos mayores:un análisis del caso colombiano. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: FERNANDO JUNQUEIRA

JUNQUEIRA, M.; FAGNANI, E.;GENTIL, D. L.. Previdência Social no Brasil: crítica à visão conservadora. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia da Unicamp) - Instituto de Economia da Unicamp.

Aluno: Juliana Duffles Donato Moreira

GENTIL, D. L.. Estratégias de Redução da Pobreza e das Desigualdades no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, E) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Silva Lopes

GENTIL, D. L.. Orçamento Participativo e a Sinergia entre Estado e Sociedade: um balanço da experiência brasileira com ênfase no município de Porto Alegre. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirelle Malaguti

GENTIL, D. L.. A Política Orçamentária no Periódo de 1995 - 2005: Suas origens e seus impactos sobre a distribuição de renda no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nathália Bizinoto Silva

GENTIL, D. L.; PETRELLI, V.; GARLIPP, J. R.; ORTEGA, A. C.. UM ESTUDO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ENQUANTO BANCO PÚBLICO NOS ANOS 2000: AJUSTE DE PORTFÓLIO E PERFIL DA DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE) - Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Wander M

GENTIL, D. L.; LOPREATO, F.; CORREA, V. P.; ALMEIDA FILHO, N.. M. Ulhôa. O Modus Operandi do Regime Fiscal Brasileiro no Período de 2000 a 2016. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Economia - Doutorado em Economia) - Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlância.

Aluno: Carlos Patrick Alves da Silva

GENTIL, D. L.; PUTY, C. C. B.; CARVALHO, S. V.; SILVA, M. S.; FRANCES, C. R. L.. Uma metodologia para aferição da acurácia de modelos de projeção de longo prazo para a Previdência Social no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rivânia Lúcia Moura de Assis

GRANEMANN, S.; BEHRING, E. R.; CARCANHOLO, M.; VARELA, R. C.;GENTIL, D. L.. Crédito Consignado Potência inteiramente nova de expropriação do trabalho. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - UFRJ) - Escola de Serviço Social - Programa de Pós-graduação em Serviço Social.

Aluno: José Celso Pereira Cardoso Junior

GENTIL, D. L.; FAGNANI, E.; GIMENEZ, Denis. Mundo do Trabalho e (des)proteção social no Brasil: ensaios de interpretação da história recente. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Hallak Neto

GENTIL, D. L.; SABOIA,J oão; RAMOS, R. L. O.; PERO, V. L.; FEIJO, C.; MACHADO, D.. A Distribuição Funcional da Renda e a Economia não Observada no âmbito do Sistema de Contas Nacionais do Brasil. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ECONOMIA) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SABOIA, J.;GENTIL, D. L.. A CRIAÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS E A INSTITUIÇÃO DE UM TETO PARA OS VALORES DOS BENEFÍCIOS: IMPLICAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E NA TAXA DE REPOSIÇÃO DAS APOSENTADORIAS. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas - PPED) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Mirelli Malaguti

GENTIL, D. L.; FIORI, J. L.. A DÍVIDA PÚBLICA COMO UM DOS FUNDAMENTOS DO PODER AMERICANO. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado em Economia - PPGE) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: André Geraldo de Moraes Simões

GENTIL, D. L.. A Centralidade das Políticas Sociais no Capítalismo. 2012. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ECONOMIA) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Monica Mora Y Araujo de Couto e Silva Pessoa

GENTIL, D. L.. Políticas Macroeconômicas no Governo Lula: Ambivalência e Insubordinação. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Alberto Chahom

GENTIL, D. L.. A Crise da Dívida Externa Latino-Americana da Década de 1980: impacto e repercussões sobre os bancos credores norte-americanos. 2011. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ECONOMIA) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberto de Souza Rodrigues

GENTIL, D. L.. Finanças Públicas e o Impacto da Política Fiscal no Brasil: de 1991 a 2008. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Vinhaes Santos

GENTIL, D. L.. A Centralidade do Emprego na Promoção do Bem-estar: desafios para o Brasil no século XXI. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julianne Alvim Milward de Azevedo

GENTIL, D. L.; AZEREDO, Beatriz; COHN, Amélia; FIANNI, Ronaldo; VIANNA, Maria Lúcia W.. A Politica Previdenciária no Brasil: Análise de seu Dimensionamento frente a um novo Cenário Institucional. 2008. Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Salvador Teixeira Werneck Vianna

GENTIL, D. L.. Reformas Institucionais e desenvolvimento econômico no Brasil:considerações sobre a construção interrompida. 2007. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Montanari Durlo

GENTIL, D. L.; ARAUJO, V. L.; BRAGA, J. M.. Finanças públicas e desempenho da economia brasileira no governo Dilma (2011-2015). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Economia - Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia - UFF.

Aluno: Thaís de Oliveira Barbosa Mothé

GENTIL, D. L.; SUMMA, R.; SERRANO, F.. Previdência Pública: uma análise sobre o envelhecimento populacional. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Montanari Durlo

GENTIL, D. L.; Victor Leonardo de Araújo. Finanças Públicas e Desempenho da Economia Brasileira no Governo Dilma". 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Antonio Albano de Freitas

GENTIL, D. L.; LAVINAS, L.; PINTO, E. C.. A Eonomia Política da Tributação e da Distribuição no Brasil: uma análise Pós Constituição Federal de 1988. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Augusto Pereira Ribeiro

GENTIL, D. L.; MODENESI, A.; CAVALCANTE, M. A.. Multiplicadores Fiscais, Política Fiscal e Nível de Atividade: o debate teórico e a economia brasileira pós-real. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Mestrado e Doutorado em Economia - PPGE) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: KARLA VANESSA BATISTA DA SILVA LEITE

HERMANN, J.;GENTIL, D. L.; MODENESI, A.. Formação de Preços e Processos Inflacionários em um Contexto de Elevado Grau de Abertura Comercial e Financeira: o caso do Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GENTIL, D. L.. A Criação da Previdência Complementar dos Servidores Públicos e a Instituição de um Teto para o Valor dos Benefícios. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Mirelli Malaguti

GENTIL, D. L.. A dívida pública como fundamento do poder americano. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM ECONOMIA) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Filipe Costa Leiria

GENTIL, D. L.. A Política Pública Previdenciária dos Entes Subnacionais Brasileiros no Contexto de Convergência Liberal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Flores Tavares

GENTIL, D. L.; LAVINAS, Lena. Sistema de Proteção Social, Desigualdade de Renda e Tributação no Brasil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Flores Tavares

GENTIL, D. L.; LAVINAS, Lena. Sistema de Proteção Social, Desigualdade de Renda e Tributação no Brasil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Fabrício Póvoa

GENTIL, D. L.; VIANA, M. L. W.; HOMCY, N. C.. Arranjos institucionais e o Estado democrático brasileiro: um estudo de caso sobre as capacidades governativas do Programa Minha Casa Minha Vida. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Ana Carolina Lot Canellas Cordilha

GENTIL, D. L.; LAVINAS, L.; FAGNANI, E.. Desoneração na Folha de Pagamentos: Impactos na Competitividade e Política Social. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Juliana Duffles Donato Moreira

GENTIL, D. L.; LAVINAS, L.; VIANNA, M. L. W.. A Universalidade como Instrumento de Redução da Pobreza e das Desigualdades Sociais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu-Especialização) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Beatriz Machado de França

GENTIL, D. L.; MUSUMECI, L.; PERO, V.. O custo do preso provisório para o Estado do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Vitor Mendes Ferreira

GENTIL, D. L.; VIEIRA, W.. Relações históricas indústria-desenvolvimentismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Arthur Reis Lacerda de Almeida

GENTIL, D. L.; TEIXEIRA, B. A.; MIGUEZ, T.. A falsa crise da Seguridade Social brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Victoria de Castro Huber

GENTIL, D. L.; PINTO, E. C.; BENHKEN, L. M.. Motivações para a Criação da Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Victor Bridi de Souza

GENTIL, D. L.; LAVINAS, Lena; BRUNO, M.. Os desdobramentos da liberalização financeira no Brasil: uma análise da tributação sobre o consumo e a renda desde os anos 1990. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Mateus Girafa Lachtermacher

GENTIL, D. L.; BASTOS, C. P.; DWECK, E.. Programa Bolsa Família e a Redução da Miséria no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Caio Legay Vermelho

GENTIL, D. L.; MODENESI, A.; MONTANI, N.. Regimes de Metas para Inflação no Brasil pós crise: flexibilidade ou mudança de paradigma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Beatriz de Miranda Ferrari

GENTIL, D. L.; LAVINAS, Lena. Panorama da Política Social no Brasil no Governo do Partido dos Trabalhadores (2003-2014): avanços e desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Will Rocha Boente

GENTIL, D. L.; HOMSY, N. C.; BASTOS, C. P.. O conflito tributário entre governo federal e Estados no ambiente da constituinte de 1987/88. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rômulo Vittorio Benito Vitagliano

GENTIL, D. L.. Um estudo sobre a desigualdade no Brasil sob a visão de Thomas Piketty. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Lucas Edler Leal

OREIRO, J. L. C.;GENTIL, D. L.. As altas taxas de juros no Brasil e o problema da indexação da dívida mobiliária fiscal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Lucas Bressan de Andrade

LAVINAS, L.;GENTIL, D. L.; BIELSCHOWSKI, R.. Heterogeneidade Estrutural e Crescimento: contrapontos de Aníbal Pinto, Celso Furtado e Francisco de Oliveira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Camilla Aguiar

GENTIL, D. L.; YOUNG, C. E. F.. Perdas econômicas de eventos climáticos extremos no Estado do Rio de Janeiro de 2005-2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Vítor Amaral Carneiro

GENTIL, D. L.; YOUNG, C. E. F.. Desenvolvimento Socioeconômico e ICMS Ecológico: uma análise da correlação entre o ICMS ecológico e o IDHM dos municípios brasileiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Felipe Sichel

GENTIL, D. L.. Estado de Bem-Estar Social e Economia Mista entre 1950 - 1970. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Roberto Boson Vallin

GENTIL, D. L.. Investimentos Externos Diretos da China no resto do Mundo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Alonso Monçores

GENTIL, D. L.. Os Elegíveis não Cobertos: uma Reflexão sobre o Programa Bolsa Família e a Garantia dos Direitos Sociais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Ribeito Zreik

GENTIL, D. L.. Analisando Criticamente o Regime de Metas de Inflação no Brasil (1999 - 2009). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Carvalhal Rocha

GENTIL, D. L.. Evolução da Previdência Social Brasileira - Aspectos do Debate Estado Mínimo vs Bem-Estar Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Ferreira Madeira

GENTIL, D. L.. Política Fiscal e Dinâmica do Endividamento Público no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Filipe Silva de Souza

GENTIL, D. L.; AZEREDO, Beatriz; HOMSY, N. C.. O Orçamento Participativo: uma análise da experiência brasileira com ênfase na cidade de Belo Horizonte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Silveira Carneiro da Cunha

GENTIL, D. L.. Aspectos Tributários do Federalismo Econômico Brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Negreiros

GENTIL, D. L.. Programa de Empregador de Última Instância: Análise do Caso Argentino num Contexto de Retomada do Crescimento pós-2002. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Camilo de Oliveira

GENTIL, D. L.. O Padrão de Financiamento do Gasto Público Social no Brasil (1964-2005). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Oswaldo Massena Reis

GENTIL, D. L.. O Fracasso do Plano Collor: Uma Interpretação Heterodoxa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Evelyn Monteiro Pereira Nunes

GENTIL, D. L.. Preços Administrados e o Controle da Inflação no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Renata Eichler Ribeiro

GENTIL, D. L.. Os Impactos de uma Reforma Tributária sobre o Federalismo Fiscal: Uma Análise da Reforma Tributária do Governo Lula. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Paula Eufrasio Dias

GENTIL, D. L.. A Carga Tributária das Empresas e as Propostas de Reforma Tributária no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Rafael da Costa Nogueira

GENTIL, D. L.. A Dívida Pública e os Gastos do Governo Central no Período 1995-2002: Um Enfoque sobre o Investimento e a Dívida Mobiliária Federal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Renata de Almeida Taliberti

GENTIL, D. L.. A Evolução dos Fundos de Pensão no Brasil: Administração Profissionalizada e Diversificação dos Investimentos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Maria Cláudia Vater

GENTIL, D. L.. Provisão de Serviços de Saúde: Gasto Improdutivo e Produtivo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

Aluno: Cecília Caraciki Muruci Machado

GENTIL, D. L.. Dinâmica da Dívida Pública no Plano Real: Impactos das Políticas Fiscal e Monetária. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ.

GENTIL, D. L.. Concurso Público p/ Professor Adjunto - A de Macroeconomia - Economia Monetária e Financeira. 2018. Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GENTIL, D. L.; SERRANO, F.; ALEM, A. C.; ALVES JR., A. J.; BARBOSA, F. H.. Macroeconomia e Finanças Públicas. 2015. Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GENTIL, D. L.. Concurso Público para a Área de Administração Pública, Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GENTIL, D. L.; HERMANN, J.; BARBOSA, C.; LAMONICA, M.; MARTINS, A.. Concurso público para Professor Adjunto de Macroeconomia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ. 2012.

GENTIL, D. L.. Concurso Público de Professor Adjunto para Políticas Públicas do Departamento de Ciência Política da UFRJ. 2011. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

GENTIL, D. L.. Concurso Público para Professor Adjunto de Economia do Setor Público do Instituto de Economia da UFRJ. 2010. iNSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ.

GENTIL, D. L.. Concurso Público para professor de Finanças Pública na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

GENTIL, D. L.. Concurso para professor universitário de Economia Política da Universidade Federal do Pará. 1992. Universidade Federal do Pará.

GENTIL, D. L.. Concurso para professor universitário de Introdução a Economia na Universidade Federal do Amapá. 1991. Universidade Federal do Amapá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aloísio Teixeira

TEIXEIRA, A.. A Política Fiscal e a Falsa Crise da Seguridade Social. 2006. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jennifer Hermann

TEIXEIRA, A.;HERMANN, J.; VIANNA, M. L. T. W.; BRAGA, J. C. S.; LIMA, C. A. F.. A Política Fiscal e a Falsa Crise da Seguridade Social Brasileira ? Análise financeira do período 1990-2005. 2006. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Carlos de Souza Braga

BRAGA, José Carlos de Souza. A Política Fiscal e a Falsa Crise da Seguridade Social Brasileira ? Análise Financeira do período 1990 ? 2005. 2006. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto Ferreira Lima

LIMA, C. A. F.; TEIXEIRA, Aloísio; BRAGA, José Carlos de Souza; HERMANN, Jennifer; VIANNA, Maria Lúcia Teixeira Werneck; FIANI, Ronaldo; MALTA, Maria de Mello. A Política Fiscal e a falsa crise da seguridade social brasileira - análise financeira do período 1990-2005. 2006. Tese (Doutorado em Instituto de Economia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thaís de Oliveira Barbosa Mothé

Mudança demográfica, envelhecimento e Previdência Social; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Economia - PPGE) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Renata Eichler Ribeiro

Política Fiscal no Brasil: Algumas Lições do Período Recente (1995-2006); 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ,; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Norberto Montani Martins

Regulação do Mercado de Derivativos Financeiros: uma análise crítica das reformas pós-2008 à luz da experiência brasileira (1979-2017); 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE) - Instituto de Economia - UFRJ,; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Thaís de Oliveira Barbosa Mothé

Três Ensaios sobre o Envelhecimento Populacional no Brasil à luz do Princípio da Demanda Efetiva; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE) - Instituto de Economia - UFRJ,; Coorientador: Denise Lobato Gentil;

FÁBIO CARVALHO IBIAPINA PARENTE

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF): HISTÓRIA, IMPACTOS ECONÔMICOS E CRÍTICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Claudio Borges Marchon

Projeto de Desenvolvimento de um aplicativo multiplataforma para o auxílio na alocação dos assistentes administrativos da UFRJ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Políticas Públicas e Instituições Federais) - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Henrique Jablonski de Souza

Impacto da Política do Salário Mínimo sobre o gasto público, inflação e mercado de trabalho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Pedro Aguiar da Silva Simões

A Política de Saúde do Município do Rio de Janeiro no período 2009-2017; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Michel Barbosa Quintela

Sistema Tributário Brasileiro e suas Transformações no Período Recente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Gustavo Onofre Andreão

Programa Minha Casa Minha Vida: uma análise dos resultados de suas duas fases à luz da teoria keynesiana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Kamila Mesquita de Oliveira

Política de Desoneração Tributária durante o Primeiro Governo Dilma RousseffEFF; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Larissa de Almeida Losanoff

Ascensão e Falência do Crescimento com Inclusão Social no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Kesia da Silva Braga

Desoneração da Folha de Salários e seus Impactos sobre as Constas da União; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Rafael José Golçalves Monteiro Barbosa

A redução das desigualdades sociais no Brasil no período 2003 a 2014; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Talita da Silva Araujo

Análise do Gasto com Educação no Município do Rio de Janeiro no período de 2007 a 2013; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Eduardo Lederman Rawet

A Gestão da Demanda Efetiva pelo Estado: déficit público e desigualdade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

João Mario Ribeiro Santos

A Regressividade do Sistema Tributário Nacional Brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Maria Martha de Brito

Política Fiscal e a Desaceleração da Economia Brasileira desde 2011; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Raissa Ferreira dos Santos

Evolução da Carga Tributária e dos Benefícios Tributários Federais de 2000-2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Tatiana Acar

Políticas Não Monetárias de Controle da Inflação: uma análise da economia brasileira na década de 2000; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Diego dos Santos Damasceno

A União Européia e a Zona do Euro: uma análise dos motivos que levaram à crise; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Rodrigo Fernandes de Lima

O Pensamento Estruturalista e o Desenvolvimento Econômico Brasileiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Izabel Barbosa Lima

O Capital Incorporador e a Produção do Espaço Urbano - Dinâmica do mercado imobiliário no município do Rio de Janeiro de 2005 a 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Cristina Carneiro Machado

As Mudanças na Política de Seguridade Social pós-Constituição Federal de 1988; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Camila Ferraz Peixoto

O Regime de Metas de Inflação no Brasil entre 2003 e 2006 - Uma crítica sob a ótica pós-keynesiana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Renata Baía Afonso Rego Alvin

Sistema Tributário Brasileiro: dinâmica, evolução e impactos sobre a sociedade - 1995 - 2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Hugo Tolomei

Brasil, investiment grade? Uma abordagem do período pós-metas de inflação (1999 - 2007); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Cláudia Glasiele do Valle Benevides

A Política de Ajuste Fiscal no Brasil e suas Consequências Sociais entre os Anos de 2003 e 2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Fernando D'Angelo Machado

Abertura Comercial e Financeira e Crescimento da Dívida Externa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Michelle Chan

Sistema Tributário Brasileiro no Período 1994 - 2002; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Lucas Azeredo da Silva Teixeira

Do trigo ao trabalho: o caráter instrumental da Teoria do Valor no Pensamento de Ricardo; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Giselle Calamari

Prós e contras da Reforma Tributária de 2003; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Renata dos Santos Alves

O Comportamento da Carga Tributária Brasileira no Período 1991-2002; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Leonardo de Oliveira Santos

Uma Análise da Carga Tributária Brasileira no Período 1991 - 2001; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Mirelli Malaguti Caldeira

Regressividade Social da Política Tributária na Era FHC; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Eugenia Dias

Endividamento Público e Medidas Fiscais na Era do Plano Real; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Tatiana Acolet

Falhas de mercado e a viabilidade da atuação do terceiro setor; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Instituto de Economia - UFRJ; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Thales Lima

?Restrição Externa, Endividamento e Obstáculos Estruturais ao Crescimento Sustentável: uma avaliação do Brasil e das Principais Economias da América Latina?; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Denise Lobato Gentil;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LAVINAS, Lena ; GENTIL, D. L. . Brasil anos 2000: a política social sob regência da financeirização. Novos Estudos. CEBRAP , v. 37, p. 191-211, 2018.

  • GENTIL, D. L. . Ajuste Fiscal, Privatização e Desmantelamento da Proteção Social no Brasil: a opção conservadora do Governo Dilma Rousseff. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA POLÍTICA , v. 46, p. 33-53, 2017.

  • GENTIL, D. L. . ?A Previdência Social ?paga o preço? do ajuste fiscal e da expansão do poder financeiro?. Revista da ABET , v. 16, p. 89-105, 2017.

  • GENTIL, D. L. . Reforma da Previdência: o ajuste pela ampliação das receitas. Economistas , v. VIII, p. 30-35, 2017.

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, E. ; PUTY, C. C. B. ; SILVA, C. P. A. . Uma análise não convencional para o problema da previdência social no Brasil: aspectos teóricos e evidências empíricas. Revista da ABET , v. 16, p. 138-159, 2017.

  • GENTIL, DENISE ; HERMANN, JENNIFER . A política fiscal do primeiro governo Dilma Rousseff: ortodoxia e retrocesso. Economia e Sociedade (UNICAMP) , v. 26, p. 793-816, 2017.

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Além da Macroeconomia de curto prazo: notas sobre a debilidade estrutural da economia brasileira no período recente. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política , v. 41, p. 54-78, 2015.

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . Dívida Pública e Passivo Externo: onde está a ameaça?. Texto para Discussão (IPEA. Brasília) , v. 1, p. 5, 2012.

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Dívida Pública e Passivo Externo: onde está a ameaça?. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , v. 1, p. 71-85, 2012.

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Mais Além da Macroeconomia de Curto Prazo. Textos para Discussão (Niterói) , v. 289, p. 3-33, 2012.

  • ARAUJO, V. L. ; GENTIL, D. L. . Uma Análise da Resposta da Política Econômica Brasileira à Crise Financeira Internacional. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política , v. 28, p. 36-70, 2011.

  • ARAUJO, V. L. ; GENTIL, D. L. . Avanços, Recuos, Acertos e Erros. Texto para Discussão (IPEA. Brasília) , v. 1602, p. 7-39, 2011.

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. Carta de Conjuntura , v. 1, p. 35-40, 2009.

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. Carta de Conjuntura , v. 1, p. 33-38, 2009.

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. Carta de Conjuntura , v. 1, p. 33-37, 2009.

  • GENTIL, D. L. ; NONNENBERG, M. ; Miguel Bruno . Finanças Públicas. Carta de Conjuntura , v. 2, p. 31-33, 2008.

  • GENTIL, D. L. ; NONNENBERG, M. ; Miguel Bruno . Finanças Públicas. Carta de Conjuntura , v. 3, p. 45-49, 2008.

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. Carta de Conjuntura , v. I, p. 45-48, 2008.

  • GENTIL, D. L. ; NONNENBERG, M. ; Miguel Bruno . Finanças Públicas. Carta de Conjuntura , v. 4, p. 43-49, 2008.

  • GENTIL, D. L. . ?Avaliação dos Indicadores da Carga Tributária no Brasil ? 1990 ? 2002?. Revista de Administração Municipal , v. 254, p. 50/254, 2005.

  • PUTY, C. C. B. (Org.) ; GENTIL, D. L. (Org.) ; ARAUJO, E. (Org.) ; FRANCES, C. R. L. (Org.) ; SILVA, C. P. A. (Org.) ; CARVALHO, S. V. (Org.) ; SILVA, M. S. (Org.) . A Previdência Social em 2060: as inconsistências do modelo de projeção atuarial do governo brasileiro. 1. ed. Brasília: ANFIP;FUNDAÇÃO ANFIP;DIEESE; PLATAFORMA POLÍTICA SOCIAL, 2017. v. 1. 88p .

  • GENTIL, D. L. ; MESSENBERG (Org.) . PRODUTO POTENCIAL E INVESTIMENTO. 1. ed. Rio de Janeiro: Ipea, 2009. v. 1. 102p .

  • HERMANN, J. ; GENTIL, D. L. . Macroeconomic Constraints and Limits on Social Spending: An Analysis of the Period 2003-2012 in Brazil. In: Fritz, Barbara and Lena Lavinas. (Org.). A Moment of Equality for Latin America? Challenges for Redistribution. 1ed.Burlington: Ashgate, 2015, v. 1, p. 103-128.

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . Salário mínimo e impacto nas finanças públicas no período 2004 - 2013. In: Nelson Barbosa,Samuel Pessôa e Rodrigo Leandro de Moura. (Org.). Política de Salário Mínimo para 2015 - 2018: Avaliação de Impacto Econômico e Social. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier : FGV, 2015, v. 1, p. 183-221.

  • GENTIL, D. L. . Política fiscal no primeiro governo Dilma Rousseff: contribuição à desaceleração e à concentração de renda. In: Pedro de Souza - Centro Internacional Celso Furtado. (Org.). Brasil, Sociedade em Movimento. 1ªed.São Paulo: Paz e Terra, 2015, v. 1, p. 103-117.

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Dívida Pública e Passivo Externo: onde está a ameaça?. In: Fabio Sá Earp, Eduardo F. Bastian e André de Melo Modenesi. (Org.). Como vai o Brasil?. 1ed.Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2014, v. 1, p. 95-115.

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Macroeconomia, Indústria e Seguridade Social: perspectivas e constrangimentos. In: Fonseca, Ana e Fagnani, Eduardo. (Org.). Políticas Sociais, Desenvolvimento e Cidadania- Economia, Distribuição de Renda e Mercado de Trabalho. 1ªed.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013, v. 1, p. 197-224.

  • GENTIL, D. L. ; TEIXEIRA, A. . SIMONSEN E GUDIN - O DEBATE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: DUAS CORRENTES QUE SE ENFRENTAM ATRAVÉS DOS TEMPOS. In: Gilberto Maringoni; Aloísio Teixeira; Denise Lobato Gentil. (Org.). Desenvolvimento : o debate pioneiro de 1944 - 1945 / Ensaios e comentários de Aloísio Teixeira, Gilberto Maringoni, Denise Gentil. 1ªed.Brasília: IPEA, 2010, v. 1, p. 11-31.

  • DOS SANTOS, Claudio Hamilton ; GENTIL, D. L. . Uma análise do tamanho e da composição do gasto público brasileiro no período pós-Real. In: IPEA; Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas. (Org.). Macroeconomia para o Desenvolvimento: crescimento, estabilidade e emprego. 1ed.Brasília: Ipea, 2010, v. 4, p. 239-257.

  • GENTIL, D. L. . As bases do novo desenvolvimento brasileiro - A reoganização do Estado. In: IPEA. (Org.). Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro. 1ed.Brasília: Ipea, 2010, v. 10, p. 39-56.

  • GENTIL, D. L. . ESTRATEGIA DE DESENVOLVIMENTO E INTERVENÇÃO FISCAL DO ESTADO. In: João Sicsú, Armando Castelar. (Org.). Sociedade e Economia: Estratégias de Crescimento e Desenvolvimento. 1ed.Brasília: Ipea, 2009, v. 1, p. 131-142.

  • GENTIL, D. L. ; MARINGONI, Gilberto . CRISE ECONÔMICA E CONDICIONANTES INTERNOS E EXTERNOS. In: Carlos Roberto Bispo; Juliano Sander Musse; Flávio Tonelli Vaz; Floriano José Martins. (Org.). CRISE FINANCEIRA MUNDIAL - IMPACTOS SOCIAIS E NO MERCADO DE TRABALHO. 1ed.: , 2009, v. 1, p. 99-114.

  • DOS SANTOS, Claudio Hamilton ; GENTIL, D. L. . A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E AS FINANÇAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. In: José Celso Cardoso Jr.. (Org.). A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 REVISITADA: RECUPERAÇÃO HISTÓRICA E DESAFIOS ATUAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS ÁREAS ECONÔMICA E SOCIAL. 1ªed.Brasília: Ipea, 2009, v. 1, p. 123-160.

  • GENTIL, D. L. ; MARINGONI, Gilberto . A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A SEGURIDADE SOCIAL: UMA DISPUTA EM MEIO À FINANCEIRIZAÇÃO DO ESTADO. In: Flávio Tonelli Vaz; Juliano Sander Musse; Rodolfo Fonseca dos Santos;. (Org.). Vinte Anos da Constituição Cidadã: Avanços e Desafios da Seguridade Social. 1ed.: , 2008, v. 1, p. 45-54.

  • GENTIL, D. L. . POLITICA ECONOMICA E SEGURIDADE SOCIAL NO PERÍODO PÓS-1994. In: FAGNANI, Eduardo; HENRIQUE, Wilnês; LÚCIO, Clemente Ganz. (Org.). Previdência Social: Como Incluir os Excluídos? Uma Agenda Voltada para o Desenvolvimento Econômico com Distribuição de Renda. 1ªed.São Paulo: LTR Editora Ltda., 2008, v. 1, p. 355-371.

  • GENTIL, D. L. . A POLÍTICA FISCAL E A FALSA CRISE DO SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL: ANÁLISE FINANCEIRADO PERÍODO RECENTE. In: SICSÚ, João. (Org.). Arrecadação (de onde vem?) e gastos públicos (para onde vão?). 1ed.São Paulo: Boitempo, 2007, v. 1, p. 29-35.

  • GENTIL, D. L. . Mulheres na proposta de reforma da Previdência do governo Temer: indiferença e discriminação. Revista Socialismo e Liberdade, São Paulo, p. 24 - 27, 03 abr. 2017.

  • LAVINAS, L. ; GENTIL, D. L. . Ceifando o diferencial das aposentadorias não contributivas. Valor Econômico, São Paulo, 16 fev. 2017.

  • GENTIL, D. L. . O Desmonte do Estado Brasileiro. Revista Socialismo e Liberdade, São Paulo, p. 28 - 31, 01 dez. 2016.

  • GENTIL, D. L. . Proteção Social: Avaliação Macroeconômica Crítica ao Modelo de Crescimento Recente. Cadernos Adufrj, Rio de Janeiro, p. 34 - 39, 15 jan. 2015.

  • GENTIL, D. L. . Transição demográfica sem catastrofismo. Jornal dos Economistas - Corecon RJ e Sindecon RJ, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 04 nov. 2013.

  • BRAGA, J. M. ; RODRIGUES, R. S. ; GENTIL, D. L. . Política fiscal e o Plano Nacional de Educação. Boletim de Conjuntura do Grupo de Pesquisa de Política Econômica da UFRRJ, Rio de Janeiro, p. 26 - 29, 01 set. 2012.

  • GENTIL, D. L. . Desenvolvimento Brasileiro - Barreiras Estruturais. Rumos (Associação Brasileira de Desenvolvimento - ABDE), Rio de Janeiro, , v. 1, p. 14 - 14, 01 jul. 2012.

  • BRAGA, J. M. ; RODRIGUES, R. S. ; GENTIL, D. L. . Política fiscal e o Plano Nacional de Educação. Cadernos da Greve da ADUFRJ, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 01 jul. 2012.

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . Notas sobre o ainda desconfortável setor externo brasileiro. Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, p. 3 - 4, 01 abr. 2012.

  • GENTIL, D. L. . Reforma Tributária, Desoneração da Folha e Arranjo Fiscal Atual. Tributação e Cidadania, Brasília, p. 3 - 7, 01 ago. 2011.

  • GENTIL, D. L. . Fator Previdenciário: extingui-lo será mais um enterro de um ícone da era neoliberal. Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, p. 8 - 9, 01 jul. 2009.

  • MARINGONI, Gilberto ; GENTIL, D. L. . Empresários pedem reforma trabalhista. Jornal Público - Forum Social Mundial - Carta Maior, Belém, p. E3 - E3, 30 jan. 2009.

  • GENTIL, D. L. . REFORMA TRIBUTÁRIA E O FUTURO DA PREVIDENCIA - Revista FONAC (Forum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais). REVISTA FONAC, Brasil, 01 dez. 2008.

  • GENTIL, D. L. ; MARINGONI, Gilberto . O QUE O CAOS PODE NOS ENSINAR? - Valor Econômico. Valor Econômico, São Paulo, p. A18 - A18, 27 out. 2008.

  • LAVINAS, Lena ; GENTIL, D. L. . Brasil anos 2000: a política social sob regência da financeirização. In: XXIII ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 2018, Niterói. Crise, austeridade e luta de classes: o Brasil em um beco sem saída. Niterói: Editora da SEP, 2018.

  • CARVALHO, S. V. ; GENTIL, D. L. ; PUTY, C. C. B. ; FRANCES, C. R. L. ; SILVA, M. S. . Sistema Previdenciário Brasileiro: qual a real capacidade do modelo atuarial do governo federal de refletir a realidade de 2060?. In: XXII Encontro Nacional de Economia Política - Unicamp, 2017, Campinas. Restauração Neoliberal e as Alternativas na Periferia em Tempos de Crise do Capitalismo, 2017.

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, E. ; PUTY, C. C. B. ; SILVA, C. P. A. . Uma análise não convencional para o problema da previdência social no Brasil: aspectos teóricos e evidências empíricas.. In: XXII Encontro Nacional de Economia Política - Unicamp, 2017, Campinas. Restauração Neoliberal e as Alternativas na Periferia em Tempos de Crise do Capitalismo, 2017.

  • GENTIL, D. L. . Recessão econômica, privatização e desmantelamento da proteção social: a opção conservadora do governo Dilma Rousseff (2011-2015). In: XXI Encontro Nacional de Economia Política, 2016, São Bernardo. Recessão econômica, privatização e desmantelamento da proteção social: a opção conservadora do governo Dilma Rousseff (2011-2015), 2016.

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . Desempenho econômico do Brasil no período pós-2011: colapso do modelo de crescimento e permanência dos entraves estruturais. In: XXXIII Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos, 2015, San Juan, Puerto Rico. LASA2015 / Precariedades, exclusiones, emergencias, 2015.

  • GENTIL, D. L. ; HERMANN, J. . Política Fiscal no Governo Dilma Rousseff: A Desaceleração Programada. In: VIII Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), 2015, Uberlândia. ?Desafios e Perspectivas para a retomada do crescimento da economia brasileira?, 2015.

  • Victor Leonardo de Araújo ; GENTIL, D. L. . O Desempenho Econômico da América Latina na Primeira Década do Século XXI. In: VI Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, 2013, Votória. ?Rumos do Keynesianismo?, 2013.

  • Victor Leonardo de Araújo ; GENTIL, D. L. . O desempenho econômico da América Latina na primeira década do século XXI. In: 37º Encontro Anual da ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia. 37º Encontro Anual da ANPOCS, 2013.

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Mais Além da Macroeconomia de Curto Prazo. In: 40º ANPEC - Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia, 2012, Porto de Galinhas. 40º ANPEC - Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia, 2012., 2012.

  • GENTIL, D. L. ; HERMANN, J. . A Política Fiscal do Primeiro Governo Dilma Rousseff: ortodoxia e retrocesso. Economia e Sociedade (UNICAMP) , 2017.

  • GENTIL, D. L. . Brasil Pós-Delivery: ortodoxia econômica e reformas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAVINAS, L. ; GENTIL, D. L. . Brasil anos 2000: a política social sob regência da financeirização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, E. ; PUTY, C. C. B. ; SILVA, C. P. A. . Uma análise não convencional para o problema da previdência social no Brasil: aspectos teóricos e evidências empíricas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, S. V. ; GENTIL, D. L. ; FRANCES, C. R. L. ; PUTY, C. C. B. ; SILVA, M. S. ; SILVA, C. P. A. . Sistema previdenciário brasileiro: qual a real capacidade do modelo atuarial do governo federal de refletir a realidade de 2060. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, E. ; PUTY, C. C. B. ; SILVA, C. P. A. . Uma análise não convencional para o problema da previdência social no Brasil: aspectos teóricos e evidências empíricas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GENTIL, D. L. . La política social en Brasil durante los últimos quince años: de la estrategia del Partido de los Trabajadores al reciente retroceso neoliberal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GENTIL, D. L. . Recessão econômica, privatização e desmantelamento da proteção social: a opção conservadora do governo Dilma Rousseff (2011-2015). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . Desempenho econômico do Brasil no período pós-2011: colapso do modelo de crescimento e permanência dos entraves estruturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GENTIL, D. L. ; HERMANN, J. . Política Fiscal no Governo Dilma Rousseff: A Desaceleração Programada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GENTIL, D. L. ; HERMANN, J. . ?A Política Fiscal do Primeiro Governo Dilma Rousseff: ortodoxia e retrocesso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. . A Política Fiscal do Primeiro Governo Dilma Rousseff: ortodoxia e retrocesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Política Fiscal e Salário Mínimo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, V. L. ; GENTIL, D. L. . O Desempenho Econômico da América Latina na Primeira Década do Século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, V. L. ; GENTIL, D. L. . O Desempenho Econômico da América Latina na Primeira Década do Século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HERMANN, J. ; GENTIL, D. L. . Condicionantes e Limites Macroeconômicos dos Gastos Sociais: uma análise do período 2003-2012 no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . O desempenho econômico e social na América Latina: limites e possibilidades das políticas públicas nos governos progressistas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . Mais além da macroeconomia de curto prazo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . Recapitulação: Restauração Capitalista com Controle do Endividamento Público, mas ameaça de Restrição Externa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. . DÍVIDA PÚBLICA E PASSIVO EXTERNO: ONDE ESTÁ A AMEAÇA?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GENTIL, D. L. ; Victor Leonardo de Araújo . Avanços, recuos, acertos e erros: uma resposta da política econômica brasileira à crise econômica internacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GENTIL, D. L. . Dossiê Reforma da Previdência. Rio de Janeiro: Editora da Abet, 2017 (Dossiê).

  • LAVINAS, Lena ; GENTIL, D. L. ; COBO, B. . The Controversial Brazilian Welfare Regime. Genebra: UNRISD United Nations Research Institute for Social Development, 2017 (Artigo - Working Paper UNRISD - United Nations Research Institute for Social Development).

  • GENTIL, D. L. . Dossiê Reforma da Previdência, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Artigo impresso em periódico Carta de Conjuntura - março).

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Artigo impresso em periódico Carta de Conjuntura - junho).

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Artigo impresso em periódico Carta de Conjuntura - setembro).

  • GENTIL, D. L. . Arrecadação Federal de Impostos e Contribuições. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Periódico Conjuntura em Foco de novembro).

  • GENTIL, D. L. . Política Fiscal. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Periódico Conjuntura em Foco de julho).

  • GENTIL, D. L. . Arrecadação Federal de Impostos e Contribuições. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Periódico Conjuntura em Foco de maio).

  • GENTIL, D. L. . Formação Bruta de Capital Fixo e Investimento Público no novo ciclo de crescimento do Brasil. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Periódico Conjuntura em Foco de abril).

  • GENTIL, D. L. . Determinantes da Dívida Líquida do Setor Público e a Taxa de Câmbio. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Periódico Conjuntura em Foco de abril).

  • GENTIL, D. L. . Resultado Fiscal Superavitário do Setor Público na Recuperação. RIO DE JANEIRO: Ipea, 2010 (Periódico Conjuntura em Foco de fevereiro).

  • GENTIL, D. L. ; MARINGONI, Gilberto . Debates do Forum Social Mundial trouxeram propostas para enfrentar a crise. São Paulo: Carta Maior, 2009 (Artigo).

  • GENTIL, D. L. ; MARINGONI, Gilberto . Forum Social Mundial, Crise e Emprego. São Paulo: Carta Maior, 2009 (Artigo).

  • GENTIL, D. L. . Cai a Dívida Líquida do Setor Público em Relação ao PIB. Rio de Janeiro: IPEA, 2009 (Periódico Conjuntura em Foco de dezembro).

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. Rio de Janeiro: IPEA, 2009 (Periódico Conjuntura em Foco de outubro).

  • GENTIL, D. L. . Finanças Públicas. Rio de Janeiro: IPEA, 2009 (Periódico Conjuntura em Foco de agosto).

  • GENTIL, D. L. . Arrecadação Federal de Impostos e Contribuições. Rio de Janeiro: IPEA, 2009 (Periódico Conjuntura em Foco de maio).

  • GENTIL, D. L. . Arrecadação Federal de Impostos e Contribuições. Rio de Janeiro: IPEA, 2009 (Periódico Conjuntura em Foco de julho).

  • GENTIL, D. L. . A falsa crise do sistema de seguridade social. Niterói: Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Economia, Análise de Conjuntura Macroeconômica, 2006 (Artigo impresso em periódico).

  • GENTIL, D. L. . A falsa crise da Seguridade Social brasileira. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, Laboratório de Estudos Marxistas, 2005 (Artigo).

  • GENTIL, D. L. . LIMA e SICSÚ.(2003). Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Economia, Revista de Economia Contemporânea, vol. 7, nº1, jan-jun, 2003 (Resenha de livro. LIMA e SICSÚ (Org.)"Macroeconomia do emprego e da renda: Keynes e o keynesianismo").

  • GENTIL, D. L. . Plano diretor e mecanismo de controle do espaço urbano. Belém: Gama - Universidade Federal do Pará, 1995 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GENTIL, D. L. . Formação Bruta de Capital Fixo e Investimento Público no NOvo Ciclo de Crescimento do Brasil. 2010.

GENTIL, D. L. . Fatores Condicionantes da Elevação da Dívida Pública. 2009.

GENTIL, D. L. . Arrecadação Federal de Impostos e Contribuições. 2009.

GENTIL, D. L. . Projeto de Modernização da Administração Tributária no Município de Belém. 1996.

GENTIL, D. L. . Análise das Repercussões da Proposta de Emenda Constitucional nº 175/95 sobre a Arrecadação Tributária do Estado do Pará. 1995.

GENTIL, D. L. . Avaliação do Impacto da Proposta de Reforma Tributária do Governo Federal sobre a Arrecadação do Estado do Pará. 1995.

GENTIL, D. L. . A Importância da Revisão e Atualização do Código Tributário Municipal. 1995.

GENTIL, D. L. . Estimativa das Perdas de receita com a Medida Provisória nº 1.166 de 26/10/95. 1995.

GENTIL, D. L. . Impactos na Receita Estadual da Eliminação da Não Incidência de ICMS nas Operações Interestaduais com o Petróleo, Combustíveis Líquidos e Gasosos dele Derivados e com a Energia Elétrica. 1995.

GENTIL, D. L. ; TAFNER, P. ; VASCONCELLOS, T. . Reforma da Previdência do Governo Temer - Radio CBN. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Reforma da Previdencia do Governo Temer - Rede Brasil Atual. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Reforma da Previdência: governo não diz, mas a aposentadoria vai cair - Rede Brasil Atual. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Reforma da Previdência no Governo Temer - Radio Mundial News FM. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Reforma da Previdência implicará num brutal empobrecimento da população. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Desmontando os argumentos do governo sobre a reforma da previdencia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Não é culpa da Previdência. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Entenda porque a Previdência é superavitária e porque a reforma privilegia outras demandas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. ; NAGAMINI, M. . TV FUTURA - 'SALA DE DEBATE' - Reforma da Previdência. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. ; AITH, M. . A desaposentação e o falso déficit previdenciário. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . TV dos Bancários - Previdência Social e a proposta de reforma do governo Dilma Rousseff. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Revista Brasileiros. Entrevista. A 'Farsa' chamada Déficit da Previdência. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Radio Band - Projeto de Emenda Constitucional 241/2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. . TV BRASIL - Reforma da Previdência. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. . SENGE - PEC 241 - ENTREVISTA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Canal Futura - A PEC do teto dos gastos - Mesa Redonda. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. . TV CONTEE - Previdência. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Brasil, Saúde Amanhã. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. ; ARAUJO, V. L. ; CARCANHOLO, M. . Economia Brasileira: a crise no ano de 2015 e perspectivas para 2016. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. . Economia Brasileira em 2014 e perspectivas para 2015. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. ; LESSA, C. ; MINEIRO, A. ; PASSARINHO, P. . Balanços e Perspectivas para a Economia Brasileira em fins de 2013. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. . Seguridade Social. Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - SINTUFRJ, 17 de janeiro de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. Jornal do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho - DIESAT, janeiro de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. Revista de Previdência Municipal do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro - PREVI RIO, janeiro de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . A crise forjada da previdência, Jornal da UFRJ, março de 2007, ano 3, n. 24. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Governo quer reduzir déficit da Previdência sem reforma. TV Educativa - TVE, Programa Espaço Público, 31 de janeiro de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. NGT - Nova Geração de Televisão, 5 de fevereiro de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. Rádio Bandeirante, Programa Faixa Livre, 2 de março de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. TV Associação dos Engenheiros da Petrobrás, 13 de junho de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. WEBTV, Coordenadoria de Comunicação Social da UFRJ, "UFRJ em Vídeo", 14 e 15 edição, julho e agosto de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social, Rádio Itatiaia, Belo Horizonte, 5 de julho de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social. Jornal Opinião Sindical, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, 16 de julho de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Déficit da Previdência. Rádio MEC AM, 20 de julho de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Déficit Midiático. Jornal Eletrônico "Olhar Virtual" da UFRJ, 31 de julho de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Elevação do nível de emprego reduz déficit da Previdência. TV Educativa - TVE, Rio de Janeiro, 1 de outubro de 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GENTIL, D. L. . Déficit da Previdência. Radio Eldourado, São Paulo, 11 de dezembro, 2007. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Análise financeira da Previdência: há déficit? Radio CBN, 25 de dezembro de 2006. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Previdência Social no Brasil. Rádio Eldorado, São Paulo, 25 de novembro de 2006. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GENTIL, D. L. . Curso de Especialização em Políticas Públicas - Políticas de Orçamento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Victor Leonardo de Araújo ; GENTIL, D. L. . Estado e Políticas Públicas - a política macroeconômica do governo Dilma. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . A Previdência Social e as Necessidades dos Trabalhadores. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . Desaceleração recente da economia brasileira: o que causou e quais as consequências para as políticas sociais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . Previdência, aposentadoria e fator previdenciário - III Curso de Formação Sindical da CNTU. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . Curso de Gestão Sindical. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . Economia Brasileira e Plano Nacional de Desenvolvimento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . Curso de Desenvolvimento Econômico e Sistema Nacional de Fomento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho Institucional IPEA BRASIL EM DESENVOLVIMENTO - ESTADO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS).

GENTIL, D. L. ; SILVA, Renaut Michel . DIAGNÓSTICO DA POLÍTICA ECONÔMICA NO BRASIL E ALTERNATIVAS DE ENFRENTAMENTO DA CRISE A CURTO E MÉDIO PRAZOS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho Institucional IPEA BRASIL EM DESENVOLVIMENTO - ESTADO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS).

GENTIL, D. L. . Curso de Especialização em Políticas Públicas, "Previdência Social" no Brasil, IUPERJ. Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2007. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GENTIL, D. L. . Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão Pública - Contabilidade Pública, Módulo Finanças Públicas. Centro Universitário do Pará - CESUPA, janeiro de 2002. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GENTIL, D. L. . Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão Pública, Módulo Finanças Públicas. Centro Universitário do Pará - CESUPA, junho de 2002. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GENTIL, D. L. . Lei de Incentivos Fiscais e Financeiros às Atividades Produtivas do Pará. 1995. (Assessoria na elaboração de Lei de Incentivos Fiscais e Financeiros).

GENTIL, D. L. . Curso de Programação e Execução Orçamentária. Curso de Aperfeiçoamento. Prefeitura Municipal de Belém.. 1989. .

GENTIL, D. L. . Curso de Orçamento Programa. Curso de Aperfeiçoamento. Prefeitura Municipal de Belém. 1989. .

GENTIL, D. L. . Curso de Administração Financeira e Orçamentária. Curso de Aperfeiçoamento. Prefeitura Municipal de Belém. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GENTIL, D. L. . Conjuntura econômica e a crise mundial - Programa Faixa Livre. 2012.

GENTIL, D. L. . Reforma da Previdência na Europa - Globo News Sem Fronteiras - entrevista. 2010.

GENTIL, D. L. ; BRUNO, Miguel . Pesquisa sobre envelhecimento - mesa redonda Radio MEC. 2010.

GENTIL, D. L. ; PASSARINHO, Paulo . Macroeconomia e Previdência - Programa Faixa Livre. 2010.

GENTIL, D. L. . Reajuste de aposentadorias - Programa Faixa Livre. 2010.

GENTIL, D. L. . Previdência - Programa Faixa Livre. 2008.

GENTIL, D. L. . Macroeconomia - Sala de Noticias. 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Economia do Setor Público, Descrição: Investigar sobre política fiscal no Brasil e no mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (2) . , Integrantes: Denise Lobato Gentil - Integrante / Carlos Pinkusfeld Bastos - Coordenador / Esther Dweck - Integrante / Kaio Pimentel - Integrante / Carolina Teixeira Jorge - Integrante / Natassia Nascimento - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Financeirização e Política Social., Descrição: O projeto objetiva explicitar como se materializou a transição para um regime de crescimento apoiado no consumo de massa nos anos 2000. Este regime sujeitou a política social a funções específicas, entre elas a de servir de garantia para o acesso ao crédito, a fim de expandir o consumo via mercado financeiro. A investigação se concentrará em demonstrar que as escolhas das políticas fundamentais feitas para a concepção de novos programas sociais limitaram o alcance do sistema de proteção social brasileiro, cujo foco passou a estar consumo e não na igualdade de oportunidades e de redistribuição vertical. Como resultado, a vulnerabilidade social e a insegurança socioeconômica continuam a ser generalizados, um resultado que contraria a lógica da proteção social. Neste sentido, uma nova política econômica tem emergido. Seu objetivo é estimular a transição para uma sociedade de consumo de massa, um fenômeno inexistente até a década de 2000. Pode-se recordar que os períodos anteriores de crescimento econômico (notadamente no período do milagre econômico da década de 1970) foram marcados por elevados níveis de exclusão social. O objetivo desta pesquisa é analisar a forma como esta nova economia política do bem-estar remodela o contrato social estabelecido pela Constituição de 1988 e afeta instituições como a segurança social, comprometida com um sistema de bem-estar social público e universal. Se esta suposição for correta, a abrangência do sistema de segurança social atual está em jogo e podem ser substituídos por sistemas mais residuais e condicionais, que, no longo prazo, podem alimentar as desigualdades e debilitar os valores de redistribuição. O modelo projetado para integrar políticas econômicas e sociais conduziu a sérias contradições que podem fazer com que não seja sustentável ou genuinamente igualitário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Denise Lobato Gentil - Integrante / BRUNO, Miguel - Integrante / Lena Lavinas - Coordenador / Norberto Montani - Integrante / Ligia Bahia - Integrante / Miguel Bruno - Integrante / Eliane de Araújo - Integrante / José Sestelo - Integrante / Guilherme Leite Gonçalver - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. , Avenida Pasteur,250, Urca, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39385271, Fax: (21) 25418148, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional