Felipe André de Moura Grande

Formado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Engenharia de Controle e Automação. Durante minha vida acadêmica obtive ótimos resultados em consequência de extrema dedicação e responsabilidade com os estudos. O meu desempenho na universidade, permitiu que em 2013, eu ganhasse uma bolsa de estudos no exterior (Programa Ciência sem Fronteiras CAPES EDITAL:Chamada CsF 118/2012 DAAD/ALEMANHA - 2º Cronograma), onde consegui aperfeiçoar meus conhecimentos em uma língua estrangeira e aprender sobre uma nova cultura. Competências: engenharia de testes/desenvolvimento, realização de testes em motores elétricos, análise de testes, desenvolvimento de protótipos, experiência com o setor industrial automotivo, programação em CLP (Rockwell & Siemens), desenvolvimento de sistemas de supervisório com conceitos da Indústria 4.0, gestão de projetos de máquinas industriais, desenvolvimento de máquinas industriais.

Informações coletadas do Lattes em 12/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Controle e Automação

2011 - 2017

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Osciloscópio Virtual com Interface USB para Microcomputadores
Orientador: Prof. Dr. Winderson Eugenio dos Santos
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2009

Colégio Positivo Telêmaco Borba

Formação complementar

2011 -

Alemão. , CENTRO EUROPEU - CURITIBA, CE, Brasil.

2013 - 2014

Curso Avançado de Língua Alemã. (Carga horária: 270h). , University of Duisburg Essen (Duisburg), UNIDUE, Alemanha.

2004 - 2009

Ingles. , Pink Blue Freedom, PBF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

Brose do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Engenharia de Desenvolvimento, Carga horária: 30

Outras informações:
Elaboração e execução de testes de engenharia em motores elétricos. Análise do resultado de testes e elaboração de relatórios. Desenvolvimento e análise de produtos protótipos. Experiência com utilização do sistema integrado SAP. Acompanhamento do processo de desenvolvimento da aplicação de WRD (Window Regulator Drives) em novos projetos e projetos série. Acompanhamento do processo de modificação de WRD em projetos série. Criação de modificação de Part Numbers de componentes. Análise e modificação de desenhos técnicos. Análise do mercado de veículos e componentes automotivos na América do Sul. Acompanhamento dos processos de Qualidade de 0 Km e garantia de fornecedor.

2017 - 2018

Fluipress Automação Industrial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador de Software, Carga horária: 42

Outras informações:
Atividades desenvolvidas na engenharia de automação da empresa. Funções: programação de CLP (Rockwell & Siemens) aplicado para máquinas industriais com foco principal em prensas eletrônicas, lógica aplicada a processos automáticos, análise de dados e configuração e programação de periféricos (servomotores, controladores e sistemas de parafusamento). Programação de IHM (interface homem máquina) nas plataformas FactoryTalk (Rockwell) e Siemens. Grande experiência em sistemas de supervisório industrial com aplicações voltadas para a Indústria 4.0 (Inductive Automation Ignition SCADA). Desenvolvimento de soluções mecânicas para máquinas industriais. Gestão de projetos voltado para setor de maquinário industrial. Grande desenvolvimento interpessoal e comunicação com os diversos setores da empresa.

2013 - 2014

University of Duisburg Essen (Duisburg)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aos 20 anos de idade, morei e estudei na Alemanha, na Universität Duisburg-Essen, localizada na cidade de Duisburg, como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras CAPES (EDITAL:Chamada CsF 118/2012 DAAD/ALEMANHA - 2º Cronograma), no período de Agosto de 2013 até Agosto de 2014. O objetivo dos meus estudos foi realizar um programa de Graduação Sanduíche. Na universidade eu tive a oportunidade de fazer um curso intensivo de alemão, aperfeiçoando o meu conhecimento de dois anos no estudo da língua alemã.

2018 - Atual

Robert Bosch

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista INOVA Talentos Cnpq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
?Projeto: ?Estudo, planejamento e execução de alterações em processos e infraestrutura necessárias a homologação de laboratório para a realização de certificação de motores diesel em EURO VI?. ?Testes de Dinamômetro em motores de combustão interna Diesel: recebimento de amostras, parametrização dos dados técnicos dos motores via software (AVL PUMA), suporte da montagem em bancada, realização dos testes, análise dos resultados e emissão de relatórios. ?Estudo das novas legislações de controle de emissões impostas pelo CONAMA. Análise e interpretação das normas reguladoras internacionais e nacionais a fim de suportar a execução dos testes. ?Implementação teste RDE (Real Driving Emissions) como preparação a conformidade do laboratório à nova legislação. Processo de aquisição de equipamento base para execução do teste, PEMS (Portable Emissions Measurement System), incluem: análise dos requisitos do equipamento, contato com fornecedores, análise técnica e financeira comparativa entre fornecedores, comissionamento e teste do equipamento.