Carla Cristina de Moura Cabral
Possui licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco/UPE (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2010), especialização em Paisagem e Turismo no Nordeste do Brasil pela Universidade de Pernambuco/UPE (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2015). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em educação da UFPE. Atualmente é professora da educação infantil pela Prefeitura de Camaragibe/PE e professora do ensino fundamental, nas séries iniciais pela Prefeitura da Cidade do Recife. Tem experiência de pesquisa na área de educação, com ênfase nos seguintes temas: política educacional, prática docente, gestão escolar, nova gestão pública.
Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2020 - Atual
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Nova Gestão Pública e a Política de Gestão Escolar da rede estadual de Pernambuco: concepções a partir dos sujeitos da escola
Luciana Rosa Marques. Palavras-chave: Nova Gestão Pública; Gestão Escolar; Rede estadual de ensino de Pernambuco.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação
2013 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Os Cenários de Continuidade presentes na Política de Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco
, Ano de Obtenção: 2015.Luciana Rosa Marques.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Paisagem e Turismo no Nordeste do Brasil
2009 - 2011
Universidade de Pernambuco
Título: A evolução da Paisagem do Pólo Turístico de Porto de Galinhas: reflexões a partir do desenvolvimento do turismo local
Orientador: Sidney Gomes Domingues da Silva
Graduação em Pedagogia
2005 - 2010
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A importância do Projeto Político Pedagógico na Consolidação da Democracia no Espaço Escolar
Orientador: Luciana Rosa Marques e Alice Mirian Happ Botler
Graduação em Licenciatura em Geografia
2005 - 2008
Universidade de Pernambuco
Título: Os impactos ambientais provocados pelo Turismo em Porto de Galinhas
Orientador: Maria Rosalva dos Santos Vasconcelos
Formação complementar
2020 - 2020
Um diálogo sobre o eixo Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. (Carga horária: 10h). , Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Curso de Formação em Brinquedista. (Carga horária: 120h). , Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, FADURPE, Brasil.
2016 - 2016
Minicurso Educação Superior em Pernambuco. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Um estudo sobre o domínio das estruturas multiplicativas no EF. (Carga horária: 76h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Mini Curso Investigação Qualitativa. (Carga horária: 15h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso " Abordagem do Ciclo de Políticas na Educação". (Carga horária: 4h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Permanente sobre o PNE. (Carga horária: 8h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Projeto Didático para a Construção de Documentários. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Minicurso: Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Minicurso de Iniciação à Pesquisa Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em IV Curso de Ecologia de Ambientes Marinhos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
Organização de eventos
CABRAL, C. . XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2011. (Congresso).
CABRAL, C. . X Encontro de Ciências Sociais. 2007. (Outro).
CABRAL, C. . XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
Conferência: Os intelectuais, Memória e Política. 2017. (Outra).
XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.O Contexto de Influência na Política Educacional Brasileira e o caso de Pernambuco. 2017. (Simpósio).
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação. 2017. (Simpósio).
VI EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2016. (Encontro).
VI EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Os Cenários de Continuidade da Política de Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco. 2016. (Encontro).
VIII Seminário do Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática - NUPPEM. 2015. (Seminário).
XI Seminário Estadual de Educação Infantil. 2015. (Seminário).
Ciclo de Palestras do PNAIC - Alfabetização na Educação no Campo. 2014. (Outra).
Colóquio Internacional Pós-estruturalismo e Análise Social. A Contribuição de de Ernesto Laclau para a Política e a Educação. 2014. (Outra).
Palestra "Alfabetização na Educação no Campo". 2014. (Outra).
V EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.A FORMAÇÃO CONTINUADA ENQUANTO FERRAMENTA NA (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. 2014. (Encontro).
V EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco. 2014. (Encontro).
VIII Encontro de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade SENAC.Continuidades e Descontinuidades da Política de Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco. 2014. (Encontro).
VIII Encontro de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade SENAC.Formação Continuada e Prática Educativa: uma relação de (re)construção dos saberes. 2014. (Encontro).
VIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac.Formação Continuada e Prática Educativa: uma relação de (re)construção de saberes. 2014. (Encontro).
VIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac.Continuidades e Descontinuidades da Política de Democratização da Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco. 2014. (Encontro).
XIV Encontro de Extensão (ENEXT)."Universidade/Sociedade em Diálogo: Ensino/Pesquisa/Extensão: indissociabilidade possível e necessária". 2014. (Encontro).
XIV ENEXT - Encontro de Extensão da UFPE.Filogenia das Plantas. 2014. (Encontro).
XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática - X. 2014. (Encontro).
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.A Importância do Projeto Político Pedagógico na consolidação da democracia no espaço escolar. 2014. (Encontro).
XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. 2014. (Encontro).
Conferência Razão Populista: A Teoria do Discurso e os dilemas atuais das esquerdas na América Latina. 2013. (Outra).
IV Colóquio - A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. 2013. (Outra).
VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. 2013. (Outra).
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2013. (Simpósio).
16° Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. 2011. (Encontro).
III Seminário Universidade a Caminho da Inclusão. 2011. (Seminário).
Palestra-Debate "Noções de Sustentabilidade: conceitos e discordâncias. 2011. (Outra).
Palestra-debate Noções de Sustentabiliade: conceitos e discordâncias. 2011. (Outra).
V Encontro da Pessoa com Deficiência na UFRPE. 2011. (Encontro).
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2011. (Congresso).
Seminário 1° Redescobrindo o Nordeste. 2010. (Seminário).
Seminário Manuel Correia de Andrade: Vida e Obra. 2010. (Seminário).
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Seminário).
XXVII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2010. (Encontro).
IX Semana Universitária da FFPNM-UPE. 2009. (Outra).
VI Semana do Meio Ambiente Amazônia: Políticas Sociais e Meio Ambiente. 2009. (Encontro).
VI Congresso Internacional de Educação. 2008. (Congresso).
V Semana do Meio Ambiente: Mudanças Climáticas e o Nordeste Brasileiro. 2008. (Encontro).
X Congresso dos Estudantes da Universidade de Pernambuco. 2008. (Congresso).
XII Jornada de Iniciação Científica PIBIC-FACEPE/CNPq.Políticas municipais de Democratização da Gestão Escolar: Um Estudo em Recife e Olinda. 2008. (Encontro).
XXV Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2008. (Encontro).
XXV EREGENE - Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2008. (Encontro).
4° Seminário A Formação e a inserção Profissional do Professor: Práticas e Representações. 2007. (Seminário).
III Meio Ambiente em Foco. 2007. (Encontro).
Minicurso Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife. 2007. (Outra).
Minicurso de Iniciação à Pesquisa Científica. 2007. (Outra).
Palestra "A trajetória da Geografia Escolar". 2007. (Outra).
Palestra "O papel da morfologia na aprendizagem da língua escrita. 2007. (Outra).
Seminário Gestão da Educação e Exercício da Autonomia na Escola. 2007. (Seminário).
Seminário Segurança Alimentar e Energia de Biomassa. 2007. (Seminário).
X Encontro de Ciências Sociais da UFPE. 2007. (Encontro).
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2007. (Congresso).
XXIV EREGENE - Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste. 2007. (Encontro).
2° Seminário Escola e Família: um diálogo necessário. 2006. (Seminário).
II Meio Ambiente em Foco. 2006. (Encontro).
II Seminário de Educação em Direitos Humanos: desafios para a formação do educador. 2006. (Seminário).
Seminário "A Questão Agrária no Nordeste". 2006. (Seminário).
Seminário Geografia Física em Ação. 2006. (Seminário).
Seminário Nacional Redescobrindo o Brasil III. 2006. (Seminário).
VI Semana de História na FFPNM. 2006. (Outra).
5° Semana Universitária da UPE.Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto de Galinhas. 2005. (Encontro).
Conferência Universidade & Compromisso Social. 2005. (Outra).
I Encontro de Oficinas Pedagógicas.A importância da Leitura de Mapas. 2005. (Encontro).
II Semana de Geografia da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata. 2005. (Outra).
Participação em bancas
Silva, A.; Figueiredo, R.;CABRAL, C.. A visão que o professor de uma escola estadual possui sobre a uma educação de qualidade como direito humano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Semipresencial Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.
Silva, A.; Figueiredo, R.;CABRAL, C.. As regras de convivência em sala de aula e os direitos do "alunado". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.
Produções bibliográficas
-
CABRAL, C. C. M. ; CABRAL, C. ; SILVA, G. R. H. ; AIROLA, J. ; SANTOS, J. P. ; MANZI, M. G. S. L. . Cecília e o seu querido pé de goiaba. In: Carla Cristina de Moura Cabral; Isabelle Santos; Poliana Freire; Sandra Batista Ferreira.. (Org.). Conto, Continho, Contão Sempre Usando a Imaginação. 1ed.Recife: MXM Gráfica e Editora, 2019, v. 1, p. 65-66.
-
CABRAL, C. . A política educacional brasileira em tempos de globalização neoliberal: Um enfoque a partir dos contextos global e local. In: Márcia Nazário. (Org.). Educação em debate: A política educacional em múltiplos contextos. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 97-118.
-
CABRAL, C. C. M. . Continuidades e Descontinuidades da Política de Democratização da Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco. In: VIII Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac, 2014, Recife. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Volume 8, Número 8. Recife: Faculdade Senac PE, 2014. Recife, 2014. v. 8.
-
CABRAL, C. C. M. . Formação Continuada e Prática Educativa: uma relação de (re)construção de saberes. In: VIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac, 2014, Recife. Formação Continuada e Prática Educativa: uma relação de (re)construção de saberes. Recife: Faculdade Senac PE, 2014. v. 8.
-
CABRAL, C. ; MARQUES, Luciana . Os Cenários de Continuidade da Política de Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco. In: VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016, Juazeiro. Anais do VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 18 a 20 de maio de 2016, 2016.
-
CABRAL, C. C. M. . A Formação Continuada enquanto ferramenta na (Re)construção da Prática Docente. In: V EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014, Garanhuns. Anais do V Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2014.
-
CABRAL, C. . A Importância do Projeto Político Pedagógico na Consolidação Democracia no Espaço Escolar. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, 2014, Natal. Anais do XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, 2014.
-
CABRAL, C. ; MARQUES, Luciana . Políticas Municipais de Democratização da Gestão Escolar: um estudo em Recife e Olinda. In: XII Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq, 2008, Recife. XII Jornada de Iniciação Científica Centenário Josué de Castro, 2008.
-
CABRAL, C. . O Contexto de Influência na Política Educacional Brasileira e o caso de Pernambuco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABRAL, C. . Os Cenários de Continuidade da Política de Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABRAL, C. . A Formação Continuada enquanto ferramenta na (Re)construção da Prática Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABRAL, C. ; CABRAL, C. C. M. . Formação Continuada e Prática Educativa: uma relação de (re)construção dos saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABRAL, C. C. M. . Continuidades e Descontinuidades da Política de Gestão Escolar na Rede Estadual de Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABRAL, C. C. M. . A Importância do Projeto Político Pedagógico na consolidação da democracia no espaço escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABRAL, C. C. M. ; MARQUES, Luciana . Políticas municipais de Democratização da Gestão Escolar: Um Estudo em Recife e Olinda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABRAL, C. C. M. . Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto de Galinhas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
CABRAL, C. C. M. . Professo@s: um mosaico de múltiplas cores. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documentário).
CABRAL, C. C. M. . Curso de Formação Continuada para Professores da Rede Pública de Ensino do Município de Maravilha. 2012. .
CABRAL, C. C. M. . Curso de Formação Continuada para Professores de História e Geografia da Rede Pública de Ensino do Município de Capoeiras. 2012. .
CABRAL, C. . Os Componentes de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Ensino Fundamental II do 6° AO 9° Ano e EJA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Curso de Formação de Professores).
CABRAL, C. . Os Componentes Curriculares para o Ensino Fundamental do 1° AO 5° ANO. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Formação Continuada de Professores).
CABRAL, C. C. M. . Conexão de Saberes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
Políticas municipais de Democratização da Gestão Escolar: Um Estudo em Recife e Olinda, Descrição: O projeto buscou analisar as políticas de democratização escolar desenvolvidas pelos municípios de Recife e Olinda, comparando as mesmas e visando identificar se os municipios, em termos de discurso, já desenvolviam propostas e debates acerca da Gestão Escolar e a busca pela sua democratização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carla Cristina de Moura Cabral - Integrante / Luciana Rosa Marques - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Prefeitura da Cidade do RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua como Professora Polivalente nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
2015 - Atual
Prefeitura de CamaragibeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Infantil, Carga horária: 20
2012 - 2013
Prefeitura Municipal de LimoeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Séries Iniciais do Fundamental I, Carga horária: 20
2012 - 2013
Instituto de Pesquisa E Apoio A Gestão PúblicaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Formador
Outras informações:
Atuou como Professora Formadora em Programas de Formação Continuada em Redes Públicas Municipais, ministrando formações nas Áreas Curriculares do Ensino de História e Geografia e suas Tecnologias - Séries Finais do Ensino Fundamental e e Educação de Jovens e Adultos - EJA, na modalidade de consultoria.
2007 - 2008
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
2007 - 2008
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Regente da Educação Infantil, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carla Cristina de Moura Cabral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?