Ana Raquel Teixeira Bastos

Professora de História da rede estadual de ensino. Ministra aula em cursos particulares de Pedagogia. Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em História do Brasil com ênfase em História do Ceará. Especialsta em Gestão Escolar. Ledora / Transcritora de provas para deficientes.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em História do Beasil com ênfase em história do Ceará

2016 - 2017

Faculdade Paulista de São Caetano do Sul
Título: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DISCENTE NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ANA BEZERRA DE SÁ.

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

2006 - 2011

Universidade Estadual do Ceará
Título: Tudo que é efêmero se dissolve no ar. I Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras.
Orientador: Alexandre Barbalho
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, PROPGPQ, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Oficina de Produção Cultural. (Carga horária: 6h). , CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE, CCBNB, Brasil.

2010 - 2010

Imagens e História na Teoria Crítica de W.Benjamim. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2010

Pesquisa em História Social. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2010

I Mostra de Cinema Latino-Americano do GPDA/UECE. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2010 - 2010

Expografia:concepção,montagem e avaliação de expos. (Carga horária: 20h). , Museu da Imagem e do Som do Ceará, MIS/CE, Brasil.

2010 - 2010

Oficina de Curadoria. (Carga horária: 9h). , Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, MAC/ CDMAC, Brasil.

2010 - 2010

Contexto da Contemporaneidade: o fim das utopias. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2010 - 2010

Perspectivas da Pesquisa e da Pós-Graduação. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

Cinema e Revolução Espanhola de 1936.. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

Museu, Patrimônio e Cidade. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

Com Imagem também se faz História. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

Arte Contemporânea e Meios Eletrônicos. (Carga horária: 12h). , Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, MAC/ CDMAC, Brasil.

2009 - 2009

Ceará Moderno. (Carga horária: 8h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2009 - 2009

Quem tem medo de arte contemporânea?. (Carga horária: 8h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2008 - 2008

EM BUSCA DOS SERES HUMANOS NO CONTINENTE AMERICANO. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2008 - 2008

A REVOLUÇÃO RUSSA 1917. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2008 - 2008

COMO VISITAR UM MUSEU HISTÓRICO. (Carga horária: 4h). , MUSEU DO CEARÁ, MUSEU-CE, Brasil.

2008 - 2008

PROJETO SESI ARTE. (Carga horária: 4h). , SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, SESI, Brasil.

2008 - 2008

Três Encontros em Arte Contemporânea. (Carga horária: 12h). , Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, MAC/ CDMAC, Brasil.

2007 - 2007

IDENTIDADES NEGRAS MEDIADAS PELA MÚSICA. (Carga horária: 8h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2006 - 2006

MÚSICA BRASILEIRA E POESIA. (Carga horária: 12h). , CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE, CCBNB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Seminário Museus: Práticas Educativas para Cidadania Semana Nacional de Museus - Museus para o Social. 2010. (Seminário).

XIII Semana de História da Universidade Estadual do Ceará. 2009. (Outra).

XIV Semana Universitária. 2009. (Outra).

XXI Encontro Regional de Estudantes de História. 2009. (Encontro).

XII Semana de História da Universidade Estadual do Ceará. 2008. (Outra).

XX Encontro Regional de Estudantes de História do Norte e Nordeste. 2008. (Encontro).

XIX Encontro Regional de Estudantes de História do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • BASTOS, A. R. T. ; Rodrigues, Kadma Marques . Corpo e arte contemporânea - elementos de análise para a obra 'galinhas de gala'. Revista Tatuí, Pernambuco, p. 69 - 73, 01 fev. 2010.

  • BASTOS, A. R. T. . Trajetórias da Arte no Salão de Abril. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASTOS, A. R. T. ; BEZERRA, Marcelo Lemos . A música como possibilidade metodológica na mediação de exposições de arte contemporânea.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, A. R. T. ; NINA, S. . Encontro com Educadores: Do moderno ao Contemporâneo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, A. R. T. ; Calisto, Thiago Souza . Ensaio sobre a América Latina na perspectiva de Gabriel García Márquez em cem anos de solidão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, A. R. T. . Galinhas de Gala e a Imagem Corporal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, A. R. T. . Museu de Arte Contemporânea: A Formação do Olhar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Calisto, Thiago Souza ; BASTOS, A. R. T. ; Medeiros, Regianne Leila Rolim . História e Literatura: A América Latina Refletida no Livro Cem Anos de Solidão de Gabriel García Marquez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Alvarado, Narda. ; BASTOS, A. R. T. . Politeísta Eclético Festivo Eterno Cotidiano, 2010. (Tradução/Outra).

Outras produções

NINA, S. ; BASTOS, A. R. T. . Curadora da exposição Entrelinhas. 2011 (Curadora).

BASTOS, A. R. T. . Texto sobre a Instalação do artista Euzébio Zloccowick no MAC. 2010 (Artes Plásticas).

BASTOS, A. R. T. . Poesia: Tem uma menina e uma velha dentro de mim.. 2009 (Publicação de Poesia).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Ampliando o olhar a experiência de formação de mediadores de exposições no MAC/CDMAC, Descrição: No início de 2008, formalizou-se a existência do Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais (NPAV) do MAC/CDMAC ao qual caberia contribuir para uma História das Artes Visuais no Ceará, em seus desdobramentos contemporâneos. Dentre as linhas de pesquisa esboçadas neste escopo, o projeto Imagens Contemporâneas: a elaboração do sentido nas políticas de cultura a partir das ações de formação/publicização de acervo desenvolvidas pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Fortaleza tinha como meta desenvolver uma compreensão da complexa rede que delineia a efetivação local de políticas de cultura mais gerais formuladas para as artes visuais. Assim, problematizamos, a partir de agosto de 2008, os sentidos formalizados por políticas de cultura para esta área, a partir da implantação do Sistema Nacional de Museus no Governo Lula, mediante a (re)significação destas pelos públicos que têm acesso ao acervo do Museu de Arte Contemporânea em Fortaleza. Em 2009, vinculando o Núcleo de Pesquisa e o Núcleo de Ação Educativa (NAE), o projeto Ampliando o olhar a experiência de formação de mediadores de exposições no MAC/CDMAC configura-se como desdobramento do projeto anterior, pois dedica-se à compreensão dos elementos que se acham envolvidos no processo de conversão do olhar desse público específico ao universo visual delineado pela arte contemporânea.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Raquel Teixeira Bastos - Integrante / Rodrigues, Kadma Marques - Coordenador / Moisés Filipe Carvalho - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Imagens contemporâneas: a elaboração do sentido nas políticas de cultura a partir das ações de formação/publicização de acervo desenvolvidas pelo Museu de Arte Contemporânea(MAC) em Fortaleza., Descrição: Esta proposta é parte do projeto História das Artes Visuais, realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais (NPAV), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o qual integra o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). Dentre as linhas de pesquisa esboçadas neste escopo, o presente trabalho tem como meta desenvolver aquela voltada para a compreensão da complexa rede que delineia a efetivação local de políticas de cultura mais gerais formuladas para as artes visuais. Assim, indagamos acerca dos sentidos formalizados por políticas de cultura para esta área, em suas instâncias federal e estadual, bem como, pretende apreender como estas são re-significadas pelos públicos que têm acesso ao acervo do Museu de Arte Contemporânea em Fortaleza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Raquel Teixeira Bastos - Integrante / Rodrigues, Kadma Marques - Coordenador / Mariana Ratts Dutra - Integrante / Maria Eliene Magalhães Santos - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Educação Básica do Ceará, CREDE 01. , Avenida General Afonso Albuquerque Lima, Cambeba, 60822325 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31013700

Experiência profissional

2014 - Atual

Secretaria da Educação Básica do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2012 - 2015

E.E.F.M. ADÉLIA BRASIL FEIJO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2011 - 2012

Galeria Antônio Bandeira

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Educativo, Carga horária: 24

2010 - 2010

Galeria Antônio Bandeira

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Educadora da exposição "Lucíolas"., Carga horária: 23

2008 - 2010

Instituto de Arte e Cultura do Ceará

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Educadora do Museu de Arte Contemporânea, Carga horária: 25

Outras informações:
Exposições:
- Brennand: Uma Introdução.
- Madi em Fortaleza.
- Rotativa, Jussara Correia.
- Supremdism, Jano Saxon Szasz.
- Vida na Não-Vida, Zsuzsa Dardai.
- Cozinheiro do Tempo, Bené Fonteles.
- Patrick Hamilton.
- Florência Rodrigues Giles.
- Art Pop na Coleção do IVAM.
- Prêmio Marcantônio Vilaça.
- Labirinto de fectos, Lucíola Feijó.
- Lugares (in)certos, Murilo Maia.
- Meriela Leal, Jhafis Quintero e Ricardo Migliorisi.
- Pianíssimo.
- Ressonância da Cor.
- Siderações, Luiza Nóbrega.
- Diálogos em Movimento: mostra de vídeo-arte cubana contemporânea.
- Vídeo Dança: Entre Imagem e Movimento.
- Júlia Braga.
- Henrique Torres.
- Projeto Wasser/ Água.
- Heterotopias Cotidianas, Shirley Paes Leme.
- Donna Conlon.
- Pra começo de século.
- De Picasso a Gary Hill.

2011 - 2011

Espaço Cultural Correios

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Educadora da Exposição Vando Figueiredo, Carga horária: 24

2010 - 2010

Espaço Cultural Correios

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Educadora da exposição Correspondências, Carga horária: 24

2010 - 2010

Espaço Cultural Correios

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Educadora da Exposição Chico da Silva, Carga horária: 24

2010 - 2010

Serviço Social do Comércio - Iracema

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Educadora da exposição Caminhos do Cordel, Carga horária: 30

2009 - 2010

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Bolsista de dois projetos de pesquisa.

2007 - 2007

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsa de assistencia estudanti, Enquadramento Funcional: Assistente do núcleo Arte na Escola, Carga horária: 15

2007 - 2007

Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de História do cursinho UECEvest, Carga horária: 4