Maria Luciana Savino
Possui graduação em Curso Superior de Letras e Tradutor Intérprete pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1981) e mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2007). Atualmente, está aposentada da rede pública do Estado de São Paulo, em que atuou como PEB II efetivo na E. E. Jacques Maritain. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, sua estrutura gramatical para a produção de textos, bem como sua Literatura. Atua, principalmente, nos seguintes temas: semiótica, sociossemiótica, universo de discurso, discurso josrnalístico e semiótica das culturas.
Informações coletadas do Lattes em 16/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação
2005 - 2007
Universidade Braz Cubas
Título: Análise semiótica do discurso jornalístico: A percepção das máscaras do sujeito enunciador,Ano de Obtenção: 2007
Rosália Maria Netto Prados.Bolsista do(a): Bolsa Mestrado, BM, Brasil. Palavras-chave: Semiótica; semiótica das culturas; sociossemióticas; Universo de Discurso.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Aperfeiçoamento em III Prêmio Cultura de Teatro Escolar
2003 - 2003
DIRETORIA DE ENSINO DE SUZANO
Ano de finalização: 2003;
Aperfeiçoamento em II Prêmio Cultura de Teatro Escolar
2002 - 2002
DIRETORIA DE ENSINO DE SUZANO
Ano de finalização: 2002;
Aperfeiçoamento em I Prêmio Cultura de Teatro Escolar
2001 - 2001
DIRETORIA DE ENSINO DE SUZANO
Ano de finalização: 2001;
Aperfeiçoamento em Atualização Em Lingua Portuguesa Para Professores
1992 - 1992
Universidade de São Paulo
Ano de finalização: 1992;
Aperfeiçoamento em Extensão Cultural Para Professor III Lingua Portug
1987 - 1987
Cordenadoria de Normas Pedagógicas Secretaria de Estado da Educação
Ano de finalização: 1987;
Aperfeiçoamento em Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
1987 - 1987
Câmara Brasileira do Livro
Ano de finalização: 1987;
Aperfeiçoamento em Ensino Morfo Sintaxe Port com vistas à pontuação
1986 - 1986
Universidade de Bauru
Ano de finalização: 1986;
Aperfeiçoamento em Projeto Ipê Quem Quiser Que Conte Outra
1986 - 1986
Cordenadoria de Normas Pedagógicas Secretaria de Estado da Educação
Ano de finalização: 1986;
Aperfeiçoamento em II Semana de Literatura Brasileira
1981 - 1981
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
Ano de finalização: 1981;
Aperfeiçoamento em I Semana de Literatura Brasileira
1980 - 1980
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
Ano de finalização: 1980;
Aperfeiçoamento em I Seminário Sobre Tradução e Interpretação
1979 - 1979
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
Ano de finalização: 1979;
Aperfeiçoamento em Curso História do Brasil Século XX
1979 - 1979
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas
Ano de finalização: 1979;
Graduação em Curso Superior de Letras e Tradutor Intérprete
1978 - 1981
Formação complementar
2011 - 2011
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. , FACULDADE UNIDA DE SUZANO, UNISUZ, Brasil.
2010 - 2010
PLANEJAMENTO DOCENTE: do pensar ao concretizar. , FACULDADE UNIDA DE SUZANO, UNISUZ, Brasil.
2010 - 2010
SINAES - Avaliação Institucional: princípios, dime. , FACULDADE UNIDA DE SUZANO, UNISUZ, Brasil.
2009 - 2009
"SABERES DOCENTES: DA TEORIA À PRÁTICA. (Carga horária: 12h). , FACULDADE UNIDA DE SUZANO, UNISUZ, Brasil.
2008 - 2008
Pedagogia de Projetos. (Carga horária: 2h). , Faculdade Bandeirantes de Suzano, UNISUZ, Brasil.
2008 - 2008
Tec. de Informação e Com. Aplicadas à Aprendizagem. (Carga horária: 2h). , Faculdade Bandeirantes de Suzano, UNISUZ, Brasil.
2007 - 2007
Fórum Mundial de Educação Alto Tietê. (Carga horária: 40h). , Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
2007 - 2007
1º Encontro de Educação para a Maturidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
2005 - 2005
1º Fórum da Região do Alto Tiête. (Carga horária: 20h). , Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
2005 - 2005
Ação docente. (Carga horária: 8h). , Faculdade Bandeirantes de Educação Superior, UNISUZ, Brasil.
2005 - 2005
Encontro Semiótica da Educação. (Carga horária: 10h). , Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
2003 - 2003
Teatro para Educadores. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicação e Arte, ECA, Brasil.
2003 - 2003
III Prêmio Cultura de Teatro Escolar. (Carga horária: 60h). , Diretoria de Ensino de Suzano, DRE*, Brasil.
2002 - 2002
Teatro para Educadores. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicação e Arte, ECA, Brasil.
2002 - 2002
II Prêmio Cultura de Teatro Escolar. (Carga horária: 60h). , Diretoria de Ensino de Suzano, DRE*, Brasil.
2001 - 2001
I Prêmio Cultura de Teatro Escolar. (Carga horária: 60h). , Diretoria de Ensino de Suzano, DRE*, Brasil.
1992 - 1993
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga horária: 360h). , Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
1992 - 1992
Atualização em Língua Portuguesa para Professores. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1987 - 1987
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. , Câmara Brasileira do Livro, CBL, Brasil.
1987 - 1987
Extensão Cultural para Professor III Língua Portug. (Carga horária: 30h). , Cordenadoria de Normas Pedagógicas de Estado da Educação, CENP, Brasil.
1986 - 1986
Projeto Ipê Quem Quizer Que Conte Outra. (Carga horária: 30h). , Cordenadoria de Normas Pedagógicas Secretaria de Estado da Educação, CENP, Brasil.
1986 - 1986
Ensino Morfo Sintaxe Port. com vistas à pontuação.. (Carga horária: 30h). , Universidade de Bauru, UB, Brasil.
1981 - 1981
II Semana de Literatura Brasileira. , Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.
1980 - 1980
I Semana de Literatura Brasileira. , Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.
1978 - 1980
Extensão universitária em Curso Superior de Letras e Tradutor Intérprete. , Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.
1979 - 1979
Curso História do Brasil Século XX. (Carga horária: 32h). , Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.
1979 - 1979
I Seminário Sobre Tradução e Interpretação. , Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Semiótica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Semiótica/Especialidade: Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SAVINO, Maria Luciana . VI JORNADA UNISUZ. 2009. (Congresso).
SAVINO, Maria Luciana . V JORNADA UNISUZ. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
Semana do contabilista.O impacto da interpretação textual nas resoluções das questões. 2014. (Encontro).
VII JORNADA UNISUZ. Literatura: enfoque para o Ensino Médio. 2010. (Congresso).
VI JORNADA UNISUZ. Tecendo poesia ao cair das letras. 2009. (Congresso).
56º GEL.As máscaras do sujeito enunciador no texto jornalístico numa visão semiótica. 2008. (Seminário).
Curso de capacitação da Faculdade Bandeirantes de Educação Superior. 2008. (Encontro).
Curso de Capacitação da Faculdade Bandeirantes de Educação Superior.Pedagogia de projetos: uma estratégia para conquista de autonomia e o desenvolvimento de competências. 2008. (Encontro).
V JORNADA UNISUZ. A língua e suas linguagens como reflexo da sociedade. 2008. (Congresso).
V JORNADA UNISUZ. 2008. (Congresso).
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO ALTO TIETÊ "Educação: protagonismo na diversidade". 2007. (Congresso).
IV JORNADA UNISUZ. A Leitura e o Leitor em Diferentes Abordagens. 2007. (Congresso).
III JORNADA UNISUZ. Análise Semiótica do Poema: Vou-me embora para Pasárgada. 2006. (Congresso).
53º Seminário do Gel. Leitura e Produção de Texto. 2005. (Congresso).
Encontro Nacional de Jornal na Educação. Ensino Médio: Consolidação da Cidadania. 2005. (Congresso).
II Jornada UNISUZ 2005. África Brasil: uma leitura globalizante. 2005. (Congresso).
52º Seminário do GEL.Simpósio Semiotica da falta e da carência. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
SAVINO, Maria Luciana. A colaboração da filologia romântica para o ensino de língua portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. O papel das conjunções na construção da coesão e coerência textual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. A importância da leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. O fantástico nos contos de Murilo Rubião. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Formação do leitor por prazer: desfios para o professor do Ensino Fundamental I. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE UNIDA DE SUZANO.
SAVINO, Maria Luciana. A dificuldade na aprendizagem da gramática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. A importância da compreensão da leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. A importância de ler e entender o que se lê. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Análise do discurso publicitário como proposta de trabalho interdisciplinar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Brasil: a riqueza da língua e suas variantes lingüísticas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Como produzir um texto dissertativo: qual a dificuldade do aluno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Estudo Comparativo das Personagens Aurélia e Gabriela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. O poder da persuasão na publicidade para mulheres de 30 a 40 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Variação Lingüística Regional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Literaturade Cordel na sala de aula: ferramenta de ensino-aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Formando leitores e escritores mirins. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Linguagem argumentativa no texto publicitáio: perspectivas de A>D. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Sobre a interxtualidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano.
SAVINO, Maria Luciana. Trabalho de Conclusão de Curso de Letras Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.
Orientou
A interjeição como processo social e cultural; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - FACULDADE UNIDA DE SUZANO; Orientador: Maria Luciana Savino;
Jogos teatrais e o desenvolvimento social da criança; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE UNIDA DE SUZANO; Orientador: Maria Luciana Savino;
A manifestação da inteligência cinestésica corporal durante a prática do futsal masculino entre crianças de 10 a 12 anos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - FACULDADE UNIDA DE SUZANO; Orientador: Maria Luciana Savino;
A preferência de atividades das crianças de 5ª e 6ª séries de Educação Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - FACULDADE UNIDA DE SUZANO; Orientador: Maria Luciana Savino;
Expectativas sociais do aluno na Educação Física inseridos no contexto de vulnerabilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - FACULDADE UNIDA DE SUZANO; Orientador: Maria Luciana Savino;
O futsal como modalidade esportiva que visa integrar e socializaros alunos nas aulas de Educação Física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA) - FACULDADE UNIDA DE SUZANO; Orientador: Maria Luciana Savino;
Capoeira no Ensino Fundamental: uma ferramenta de socialização; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Bandeirantes de Educação Superior; Orientador: Maria Luciana Savino;
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM ORAL DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA DE 1ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
A dificuldade na aprendizagem da gramática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
A importância da compreensão da leitura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
A importância de ler e entender o que se lê; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
Como produzir um texto dissertativo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
Estudo comparativo das personagens Aurélia e Gabriela; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
Andragogia: um conceito de educação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
Leitura digital como estratégia para formação do leitor; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
Leitura digital como estratégia para formação do leitor; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
A influência das músicas poéticas no comportamento e desenvolvimento cognitivo da criança; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Bandeirantes de Suzano; Orientador: Maria Luciana Savino;
Produções bibliográficas
-
REZENDE, L. A. S. ; SAVINO, Maria Luciana . CRASE: as regras da gramática normativa e as possíveis modificações na oralidade. Revista Interfaces: ensino, pesquisa e extensão , v. 1, p. 23-26, 2009.
-
VERTUANI, M. ; SAVINO, Maria Luciana . O LINGUAJAR DOS MARUJOS. Revista Interfaces: ensino, pesquisa e extensão , v. 1, p. 20-22, 2009.
-
SAVINO, Maria Luciana . A Leitura e o Leitor em Diferentes Abordagens. In: IV JORNADA UNISUZ, 2007, Suzano. IV JORNADA UNISUZ - ANAIS - SETEMBRO 2007. Suzano: UNISUZ, 2007. v. único. p. 14-14.
-
SAVINO, Maria Luciana . Leitura e Produção de Texto. In: Gel, 2005, São Carlos. Leitura e Produção de Texto. Campinas: UNICAMP, 2005. v. Unico. p. 449-449.
-
SAVINO, Maria Luciana . Tecendo poesia ao cair das letras. In: VI JORNADA UNISUZ, 2009, Suzano. VII JORNADA UNISUZ - ANAIS. Suzano, 2009. v. 1. p. 68-69.
-
SAVINO, Maria Luciana . A língua e suas linguagens como reflexo da sociedade. In: V JORNADA UNISUZ, 2008, SUZANO. V JORNADA UNISUZ. Suzano, 2008.
-
SAVINO, Maria Luciana . As máscaras do sujeito enunciador no texto jornalístico numa visão semiótica. In: 56º GEL, 2008, São José do Rio Preto. 56º SEMINÁRIO DO GEL - 2008 RESUMOS, 2008.
-
SAVINO, Maria Luciana . As máscaras do sujeito enunciador no texto jornalístico numa visão semiótica. In: GEL, 2008, São José do Rio Preto. 56º SEMINÁRIO DO GEL - 2008, 2008.
-
SAVINO, Maria Luciana . As paixões na literatura - Análise semiótica do poema: Vou-me embora para Pasárgada. In: III JORNADA UNISUZ, 2006. III JORNADA UNISUZ - ANAIS - SETEMBRO 2006. Suzano: UNISUZ, 2006. v. ÚNICO. p. 66-67.
-
Paula Pinho Dias Matiuzzi ; SAVINO, Maria Luciana . Semiótica da falta e da carência: questionamentos. In: 52º Seminários do GEL, 2004, Campinas. Programação e Resumos, 2004. v. único. p. 425-426.
-
SAVINO, Maria Luciana . O impacto da interpretação textual nas resoluções das questões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAVINO, Maria Luciana . Produção de texto com o jornal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAVINO, Maria Luciana . Ouvir e reescrever: por que as crianças perdem o fio da meada?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAVINO, Maria Luciana . Literatura: enfoque para o Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAVINO, Maria Luciana . A língua e suas linguagens como reflexo daq sociedade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAVINO, Maria Luciana . Análise Semiótica do Texto Jornalístico: a morte do Papa João Paulo II e suas repercussões na política nacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAVINO, Maria Luciana . África x Brasil: uma leitura globalizante. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SAVINO, Maria Luciana . Ensino Médio - Consolidação da Cidadania. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2007
Mestre, UBC.
1986
Professor III - Português, Secretaria de Estado da Educação - São Paulo.
1986
Professor III - Inglês, Secretaria de Estado da Educação - São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, E. E. Jacques Maritain. , Rua Laranjal, 36, Vila Marte, 04250100 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 29473033
Experiência profissional
2005 - 2014
Faculdade Bandeirantes de SuzanoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
10/2004 - 12/2004
Ensino, Formação Continuada de Professores Teia do Saber, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teia do Saber
2007 - 2010
EE Luiz BianconiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
2000 - 2006
EE Prof. Geraldo Justiniano de Rezende SilvaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
2003 - 2003
Universidade Braz CubasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
Outras informações:
Formação Continuada de Professores - Teia do Saber
Atividades
-
10/2003 - 12/2003
Ensino, Formação Continuada de Professores Teia do Saber, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Teia do Saber
1996 - 2000
EEPSG COMENDADOR TEIXEIRA POMBOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
1993 - 1995
EEPSG Newton Câmara Leal BarrosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
1991 - 1992
EEPSG Deputado César CostaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
1989 - 1989
EEPSG Profª Aracy Santinho BarberiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
1990 - 1990
EEPG da Usina São JoséVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
1988 - 1988
Eepsg Fernando ValeziVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
1987 - 1987
EEPSG Prof. José EgeaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVA, Carga horária: 33
1986 - 1986
EEPG Joaquim de MichieliVínculo: EVENTUAL, Enquadramento Funcional: EVENTUAL, Carga horária: 20
1986 - 1986
EEPSG Dr. Luiz ZuianiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 20
1984 - 1984
Eepg Major Hermógenes de Cruzeiro SpVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ACT, Carga horária: 5
1980 - 1981
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências HumanasVínculo: Monitoria de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Luciana Savino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?