Ismael Teixeira da Silva
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pelo Centro Universitário de Lavras (1997), graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Lavras (1997), especialização em Matemática Aplicada pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (1998), mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Vale do Rio Verde - Unincor (2007) e doutorado em andamento em Ciência da Educação na Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Atualmente é professor do Instituto Presbiteriano Gammon em Lavras, MG. Tem experiência nas áreas de Matemática e Física do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Experiência em metodologias ativas para o ensino de Matemática e Física através do uso de laboratórios e simuladores computacionais como ferramentas complementares no processo ensino-aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2021 em Ciencias de la Educación
2015 - Atual
Universidad Nacional de Rosario
Título: Uso de laboratorios y simuladores como heramientas complementares en la enseñanza de Física
Adriano Rodrigues. Coorientador: Celina Beltrán. Ano de interrupção: 2021Palavras-chave: Ensino de Física; Práticas pedagógicas; Laboratórios de Física; Simuladores de Física.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Matemática e Estatística
2005 - 2007
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações
Título: Geometria das superfícies mínimas em R^3 e superfícies máximas tipo espaço em L^3., Ano de Obtenção: 2007
Dr. Irwen Valle Guadalupe.Palavras-chave: Geometria; Superfície mínima; Lorentz-Minkowski; Superfíce máxima.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Matemática Aplicada
1998 - 1998
Centro Universitário do Sul de Minas
Título: Licenciatura em Matemática: Reflexões, análises e propostas
Orientador: Maria da Glória Bastos de Freitas Mesquita
Graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas
1994 - 1997
Graduação interrompida em 1989 em Engenharia Agrícola
1983 - Atual
Universidade Federal de Lavras
Ano de interrupção: 1989
Formação complementar
2022 - 2022
Novo Ensino Médio para Professores. (Carga horária: 24h). , Sistema Ari de Sá, SAS, Brasil.
2021 - 2021
Avaliação da Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 10h). , Sistema Ari de Sá, SAS, Brasil.
2020 - 2020
Capacitação para o Google for Education. (Carga horária: 20h). , Safetec Educação, SAFETEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Feira de profissões. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Oficina de aplicação das técnicas de Origami. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
2005 - 2005
Programa de educação e treinamento. (Carga horária: 7h). , Rede Pitágoras, *, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Unilavras na praça. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
2004 - 2004
Programa de educação e treinamento. (Carga horária: 19h). , Rede Pitágoras, *, Brasil.
2003 - 2003
Avaliação, estratégias de aprendizagem e planejame. , Centro Universitário de Lavras, UNILAVRAS, Brasil.
2003 - 2003
Programa de educação e treinamento. (Carga horária: 15h). , Rede Pitágoras, *, Brasil.
2002 - 2002
Programa de educação e treinamento. (Carga horária: 8h). , Rede Pitágoras, *, Brasil.
2001 - 2001
Programa de educação e treinamento. (Carga horária: 16h). , Rede Pitágoras, *, Brasil.
1994 - 1994
Educação e treinamento. (Carga horária: 25h). , Centro de Ação Pedagógica, CENAP, Brasil.
1993 - 1993
Introdução à Informática - MS/DOS. (Carga horária: 16h). , Escola da Comunidade Juventino Dias, CNEC, Brasil.
1992 - 1992
O construtivismo interacionista .... (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.
1986 - 1986
Tecnologia de aplicação de defensivos. (Carga horária: 8h). , Máquinas Agrícolas Jacto S.A, JACTO, Brasil.
1985 - 1985
Lubrificação básica. (Carga horária: 16h). , Ipiranga Petroquímica, IPQ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Matemática Aplicada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Geometria Diferencial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Cálculo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
Organização de eventos
SILVA, Ismael Teixeira . II Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola. 1985. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso de Educação SAS. 2021. (Congresso).
Congresso de Educação SAS. 2020. (Congresso).
III Congresso d eTecnologia e Gestão/X Congresso de Educação do Unilavras. 2012. (Congresso).
VIII Congresso de Educação do Unilavras. 2010. (Congresso).
VII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO UNILAVRAS. 2009. (Congresso).
VI Congresso de Educação do Unilavras. 2008. (Congresso).
Abordagem histórica das equações de segundo grau. 2007. (Seminário).
III Seminário de Iniciação Científica - Pibic/CNPq.Estudo das características geométricas de curvas planas no espaço euclidiano; Análise dos conteúdos das questões de matemática dos principais vestibulares do estado de Minas Gerais. 2007. (Seminário).
Intercâmbio cultural da psicologia.Filosofia, ciência e o poder transformador do pensamento.. 2007. (Seminário).
Origami: A utilização do seu caráter lúdico como agente motivador nas aulas de Matemática. 2007. (Seminário).
V Congresso de Educação do Unilavras. 2007. (Congresso).
V Semática.Princípios de lógica matemática. 2007. (Encontro).
IV Congresso de Educação do Unilavras. Origami: a utilização do seu caráter lúdico como agente motivador nas salas de aula. 2006. (Congresso).
IV Semática.O pseudo-espaço de Lorentz-Minkowski e suas aplicações. 2006. (Encontro).
Seminário: Modelagem geométrica.Modelagem Geométrica. 2006. (Seminário).
Seminário: O teorema de Olinde Rodrigues e as linhas de curvatura das superfícies em R^3.O teorema de Olinde Rodrigues e as linhas de curvatura das superfícies em R^3. 2006. (Seminário).
V Encontro de Pós-Graduação da Unincor.Geometria das superfícies mínimas em R^3 e superfícies máximas tipo espaço em L^3. 2006. (Encontro).
III Congresso de Educação do Unilavras. Análise das provas de Matemática dos principais vestibulares de Minas Gerais. 2005. (Congresso).
III Semana da Matemática. 2005. (Outra).
IV Encontro de Pós-graduação da Unincor. 2005. (Encontro).
Seminário: Geometria das hélices em R^3.Geometria das hélices em R^3. 2005. (Seminário).
II Congresso de Educação do Unilavras. 2004. (Congresso).
I Congresso de Educação do Unilavras. Projetos Interdisciplinares com Ênfase em Matemática. 2003. (Congresso).
VIII Congresso Mineiro de Sensibilização do Educador. 1997. (Congresso).
VI Congresso Mineiro de Sensibilização do Educador. 1996. (Congresso).
IV Congresso Mineiro de Sensibilização do educador. 1995. (Congresso).
V Congresso Mineiro de Sensibilização do Educador. 1995. (Congresso).
VII Semana de Ciências Agrárias de Lavras. 1987. (Outra).
VI Semana de Ciências Agrárias de Lavras. 1986. (Outra).
II Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola.Perspectiva profissional do Engenheiro Agrícola no Brasil. 1985. (Encontro).
V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias. Modelos de queda de pressão em função da vazão do ar para secagem e armazenamento de grãos e sementes. 1985. (Congresso).
V Encontro de Irrigação do Norte de Minas. 1985. (Encontro).
V Semana de Ciências Agrárias de Lavras. 1985. (Outra).
IV Semana de Ciências Agrárias de Lavras. 1983. (Outra).
Participação em bancas
PEREIRA, J. R. D.; RODRIGUES, A.;SILVA, I. T. Relação custo benefício entre lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de LED em edificações unifamiliares.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras.
PEREIRA, J. R. D.; SOUZA, L. P. F.;SILVA, I. T. Projeto do sistema de aproveitamento de água pluvial para o Centro Universitário de Lavras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, I. T; Werneck, M. P; PEREIRA, J. R. D.. F. Miranda e Marcelo H. B. Assunção.Equivalência luminosa de lâmpadas incandescentes e fluorescentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, I. T; PEREIRA, J. R. D.; NETTO, G. J. S.. Sistema de coleta e reciclagem de resíduos sólidos da construção civil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, I. T; PEREIRA, J. R. D.; PAULA, W. C.. Rezende e Giancarlo Izidoro.Análise comparativa dosistema construtivo entre laje maciça e painel treliçado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, I. T; RASCALHA, A.. O uso da metodologia DMAIC para o aumento da produtividade em uma linha de mecanismos de direção.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; NOGUEIRA, Elise. Alfabetização matemática: Geometria e unidades de medida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; NOGUEIRA, Elise. Alfabetização matemática e suas operações: números naturais, fracionários e decimais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; LOPES, Elise Nogueira. A Fórmula Resolutiva da Equação do Segundo Grau. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; FARIA, José Francisco. O Uso de Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
VILLELA, Valéria Andrade; Chaves, P. P. O;SILVA, Ismael Teixeira. O papel do professor de matemática na séries iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
VILLELA, Valéria Andrade;SILVA, Ismael Teixeira; ROSSI, Sebastião Donizeti. Análise das questões de matemática dos principais vestibulares do estado de Minas Gerais. 2007 - Centro Universitário de Lavras.
VILLELA, Valéria Andrade;SILVA, Ismael Teixeira; FARIA, José Francisco. Estudo das características das curvas planas no espaço euclidiano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
VILLELA, Valéria Andrade; FARIA, José Francisco;SILVA, Ismael Teixeira. Amortizações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
VILLELA, Valéria Andrade;SILVA, Ismael Teixeira; FARIA, José Francisco. Um estudo comparativo da álgebra de vetores nos espaços Eucidiano e de Lorentz-Minkowski. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; FARIA, José Francisco; VILLELA, Valéria Andrade. Um estudo comparativo da álgebra de vetores nos espaços Euclidiano e de Lorentz-Minkowski. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; ROSSI, Sebastião Donizeti; VILLELA, Valéria Andrade. A importância e a necessidade das construções geométricas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; ROSSI, Sebastião Donizetti. O uso da matemática aplicada na construção civil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; CORTEZ, R. M.; FARIA, José Francisco. Evangelista e Lisley Junqueira Rezende.Utilização de jogos e materiais didáticos no ensino da matemática na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; LOPES, Elise Nogueira. Origami: a utilização do seu caráter lúdico como agente motivador nas salas de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; OLIVEIRA, Luciana Aparecida Gonçalves. Biblioteca: um tesouro a ser explorado pelo curso de matemática do UNILAVRAS.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; REZENDE, Viviane Nogueira Andrade; VILLELA, Valéria Andrade. A diversidade de metodologias no ensino da matemática na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; RIBEIRO, Alex de Oliveira; VILLELA, Valéria Andrade. As principais dificuldades dos alunos de 8ª série em relação aos conteúdos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; RIBEIRO, Alex de Oliveira. Aplicação dos métodos e técnicas dos PCN's no ensino da matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; FARIA, José Francisco; VILLELA, Valéria Andrade. Deficiência na aprendizagem matemática em ocorrência de falha no conteúdo de séries anteriores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; ROSSI, Sebastião Donizeti. Turismo: um enfoque matemático. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; NOGUEIRA, Elise. Zenith e Marilak A . Ferreira.RESOLUÇÃO DE RAÍZ DE ÍNDICE N. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; NOGUEIRA, Elise; VILLELA, Valéria Andrade. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FACILITADORES LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; OLIVEIRA, Luciana Aparecida Gonçalves. O PCN NO ENSINO FUNDAMENTAL DA MATEMÁTICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; ROSSI, Sebastião Donizeti. GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIE: TEORIA x PRÁTICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; MURAD, Ada Jorge; VILLELA, Valéria Andrade. PCN: TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO DA MATEMÁTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; ROSSI, Sebastião Donizetti. ARQUIMEDES E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA MATEMÁTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; LOPES, Elise Nogueira; VILLELA, Valéria Andrade. PI: UM NÚMERO FASCINANTE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; MARTINS, Solange Gomes F.. JOGOS MATEMÁTICOS: ENSINO APRENDIZAGEM NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
SILVA, Ismael Teixeira; VILLELA, Valéria Andrade; OLIVEIRA, Luciana Aparecida Gonçalves. A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras.
Orientou
Relação custo benefício entre lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas de LED em edificações unifamiliares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Análise técnica da parede arqueada feita em bloco de cimento para muro de arrimo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
F; Miranda e Marcelo H; B; Assunção; Equivalência luminosa de lâmpadas incandescentes e fluorescentes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
A Fórmula Resolutiva da Equação do Segundo Grau; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
O Uso de Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Estudo das características geométricas de curvas planas no espaço euclideano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Análise dos conteúdos das qustões de matemática dos principais vestibulares de MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Um estudo comparativo da álgebra de vetores nos espaços Euclidiano e de Lorentz-Minkowski; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Origami: a utilização do seu caráter lúdico como o agente motivador nas salas de aula; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Aplicação dos métodos e técnicas dos PCN's no ensino da matemática; 2005; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Deficiência na aprendizagem matemática em ocorrência de falha no conteúdo de séries anteriores; 2005; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Turismo: um enfoque matemático; 2005; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
GEOMETRIA NO ENSINO UNDAMENTAL DE 1ª A 4ª SÉRIE: TEORIA x PRÁTICA; 2004; 26 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
PCN no ensino fundamental com a matemática; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
PCN: TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO DA MATEMÁTICA; 2003; 23 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
ARQUIMEDES E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA MATEMÁTICA; 2003; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
PI: UM NÚMERO FASCINANTE; 2003; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
JOGOS MATEMÁTICOS: ENSINO APRENDIZAGEM NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2003; 26 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG; 2003; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Análise técnica do uso do açúcar como componente de argamassa refratária caseira para construção de churrasqueiras, fornos e fogões a lenha; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Análise dos conteúdos das qustões de matemática dos principais vestibulares do estado de MG; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Estudo das características geométricas de curvas planas no espaço euclidiano; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Programas de ensino matemático para alunos excepcionais: um desafio que vale a pena; 2005; 12 f; Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Atividade rural: uma relação estreita com a matemática empírica; 2005; 18 f; Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Ismael Teixeira da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Ismael Teixeira ; GUADALUPE, I. V. . A primeira e a segunda forma fundamentais no pseudo-espaço de Lorentz-Minkowski e suas relações com o espaço euclidiano. Pro Homine (Lavras) , v. 6, p. 111-123, 2007.
-
SILVA, Ismael Teixeira . Análise das provas de Matemática dos principais vestibulares de Minas Gerais. Pro Homine (Lavras) , v. 4, p. 99-104, 2005.
-
FELIZARDO, F. ; SILVA, Ismael Teixeira . Análise dos conteúdos das questões de matemática dos principais vestibulares do estado de Minas Gerais. In: III Seminário de Iniciação Científica Pibic/CNPq, 2007, Lavras. Anais do III Seminário de Iniciação Científica Pibic/CNPq, 2007.
-
LEITE, S. R. ; SILVA, Ismael Teixeira . Estudo das características geométricas de curvas planas no espaço euclidiano. In: III Seminário de Iniciação Científica Pibic/CNPq, 2007, Lavras. Anais do III Seminário de Iniciação Científica Pibic/CNPq, 2007.
-
LEITE, S. R. ; SILVA, Ismael Teixeira ; FARIA, José Francisco . Estudo das característica geométricas de curvas planas. In: IV Congresso de Educação do Unilavras, 2006, Lavras. Anais do IV Coned - Unilavras. Lavras, 2006.
-
GODINHO, I. P. ; SILVA, Ismael Teixeira ; LOPES, Elise Nogueira . Origami: a utilização do seu caráter lúdico como agente motivador nas salas de aula. In: IV Congresso de Educação do Unilavras, 2006, Lavras. Anais do IV Coned - Unilavras. Lavras, 2006.
-
SILVA, Ismael Teixeira ; ZANATELLI, Oswaldo Coimbra ; ALVES, Fernando Raimundo . Turismo: um enfoque matemático. In: III Congresso de Educação do Unilavras, 2005, Lavras, MG. III Congresso de EducAção do Unilavras -Programa e resumos, 2005. v. Único.
-
SILVA, Ismael Teixeira . Análise das provas de Matemática dos principais vestibulares de Minas Gerais. In: III Congresso de Educação do Unilavras, 2005, Lavras, MG. III Congresso de EducAção do Unilavras - Programa e resumos, 2005. v. Único.
-
SILVA, Ismael Teixeira ; TEIXEIRA, K. A. ; Dantas, Leonardo Davine ; BARBOSA, Alexandre Freire ; LEOCADIO, E. ; FAGUNDES, H. R. ; LIRIO, B. ; FREIRE, W. P. ; ANDRADE, A. C. ; CARVALHO, G. C. . Projetos Interdisciplinares com Ênfase em Matemática. In: I Congresso de Educação do Unilavras, 2003, Lavras, MG. I Coned, 2003.
-
SILVA, Ismael Teixeira ; ALVES FILHO, Odílio . Modelos de queda de pressão em função da vazão de ar para secagem e armazenamento de grãos e sementes. In: V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, 1985, Lavras, MG. V Cibicca, 1985. v. Unico. p. 76.
-
SILVA, Ismael Teixeira ; GUADALUPE, I. V. . Geometria das Superfícies mínimas em R^3 e superfícies máximas tipo espaço em L^3. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Ismael Teixeira ; Santana, J . Introdução à Física Moderna 2012 (Apostila).
-
SILVA, Ismael Teixeira . Geometria das superfícies mínimas em R3 e superfícies máximas tipo espaço em L3 2007 (Dissertação de mestrado).
Outras produções
SILVA, Ismael Teixeira ; Santana, J . Introdução à Física Moderna. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
SILVA, Ismael Teixeira ; PEREIRA, M. . Luminotécnica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Ismael Teixeira . Física I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DO USO DE GESSO RECICLADO NA CONFECÇÃO DE ARGAMASSA E PASTA PARA REVESTIMENTO DE PAREDES E TETO., Descrição: Aproveitamento de sobras de gesso da construção civil para reutilização na confecção de argamassa de revestimento.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ismael Teixeira da Silva - Coordenador / Karine Ferreira - Integrante.
-
2016 - Atual
ANÁLISE TÉCNICA DO USO DO AÇÚCAR COMO COMPONENTE DE ARGAMASSA REFRATÁRIA CASEIRA PARA CONSTRUÇÃO DE CHURRASQUEIRAS, FORNOS E FOGÕES A LENHA, Projeto certificado pela empresa Centro Universitário de Lavras em 23/11/2016., Descrição: O trabalho visa, através de testes em laboratórios, verificar a eficiência da adição de açúcar na confecção da argamassa refratária ?caseira?.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ismael Teixeira da Silva - Coordenador / Gabrielle Oliveira Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Prêmios
1995
Profissional do Ano, Grupo Educare - Programa de Qualidade em Educação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2002 - 2017
Centro Universitário de LavrasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Atividades
-
08/2010 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Termodnâmica
-
02/2010 - 07/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física III
-
08/2009 - 07/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física II
-
02/2009 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metrologia
-
02/2009 - 07/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física I
-
08/2008 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física II
-
02/2008 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física I
-
02/2006 - 07/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática
-
02/2006 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise real, Física experimental, Prática educativa V
-
02/2006 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física III
-
08/2005 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática educativa VI
-
08/2005 - 07/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I e Cálculo II
-
08/2004 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o ensino da Matemática II
-
02/2004 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o ensino da Matemática I
-
02/2007 - 02/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos teóricos e metodológicos da Matemática
-
02/2006 - 02/2010
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática I, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática II, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino de Ciências II
-
08/2005 - 12/2006
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática educativa II - ensino de matemática
-
08/2002 - 11/2006
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Experimental, Física I, Física II
-
02/2003 - 07/2005
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física II, Física I
-
02/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática pedagógica V, Estágio supervisionado
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral
-
02/2004 - 06/2004
Ensino, Ciências Biologicas Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral
-
08/2002 - 12/2003
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática no ensino fundamental e médio
-
08/2002 - 07/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodol. da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental
2017 - 2018
Colégio Cenecista Juventino DiasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 13
1990 - 2006
Colégio Cenecista Juventino DiasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25
Atividades
-
09/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática e Física
-
02/1999 - 04/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática financeira, Matemática, Física
-
02/1989 - 04/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho geométrico, Geometria, Matemática
2002 - 2013
Impacto Pré VestibularesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações:
Autor de apostilas de Matemática e Física
Atividades
-
02/2010 - 12/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física
-
08/2002 - 12/2013
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática
2020 - Atual
Instituto Presbiteriano GammonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor do pré-vestibular, Carga horária: 8
2019 - Atual
Instituto Presbiteriano GammonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2009 - 2009
Instituto Presbiteriano GammonVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física e Matemática, Carga horária: 6
2017 - 2021
Colégio e Pré-Vestibular Losango - Lavras MGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2017 - 2021
Colégio Losango D. CorinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ismael Teixeira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?