Marlene Rios Melo
Atualmente Professora Associada IV (2015-) do curso de licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora Adjunto do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2010-2015). Professora pesquisadora cadastrada no Núcleo de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da UFS, a partir de agosto/2010 a 2016. Orientadora de projetos de Iniciação Científica, com bolsistas PIBIC e PIIC, e mestrado. Experiência na área de Educação Química, pesquisando e orientando sobre os seguintes temas:: ensino de química; química verde; educação com ênfase curricular CTSA; formação de professores; modelos em química; alfabetização científica.. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006-2010). Mestre em Química Inorgânica com linha de pesquisa em Ensino de Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999-2002). Graduação em Química Bacharel pela Universidade de São Paulo (1982); Graduação em Química Modalidade Tecnológica pela Universidade de São Paulo (1983). Licenciatura em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz (2002). ).Professora do ensino superior no curso de licenciatura em química de 2003 até 2008 na Faculdade IMAPES-SP. Professora do Curso COC - São Bernardo do Campo, de 1997 até 2009. Professora do Curso Universitário - São Paulo de 1989 até 1999.Química na Indústria Gessy Lever no período de 1984 à 1986.
Informações coletadas do Lattes em 27/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ensino de ciências e matemática
2006 - 2010
Universidade de São Paulo
Título: Elaboração e análise de uma metodologia de ensino voltada para as questões sócio-ambientais na formação de professores de química
, Ano de obtenção: 2010. Alberto Villani. Palavras-chave: formação de professores; química verde; projetos de ensino; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; indicadores de comprometimento sócio-ambiental.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Química
1999 - 2002
Universidade Estadual de Campinas
Título: Estrutura Atômica e Ligações Químicas - Uma abordagem para o Ensino Médio
, Ano de Obtenção: 2002.Pedro Faria dos Santos Filho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ensino de química; estrutura atômica; ligação química; formação de professores.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Participação em eventos
XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.A leitura como proposta didática no ensino de Química: Um levantamento bibliográfico na Revista Química nova na escola , 1995-2022. 2023. (Oficina).
41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2022. (Encontro).
XII Feira Científica de Sergipe. REUNIR E COLAR: RECORTES DE CONTEÚDOS DIGITAIS SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19 USANDO TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) E A METODOLOGIA STEAM. 2022. (Feira).
I Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente.Formação de Professores e as Dificuldades de Ensino e Apredizagem sobre Modelos atômicos em Química. 2011. (Encontro).
I Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente.Abordagem de Temas no Ensino de Ciências a partir da Interpretação de gêneros textuais. 2011. (Encontro).
V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade.Dificuldades de Ensino e Aprendizagem na disciplina Ferramentas Computacionais em Química. 2011. (Outra).
V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade.Experimentação com ênfase CTSA na Formação Inicial de Professors de Química. 2011. (Outra).
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências.Proposta de Abordagem experimental com ênfase CTS em curso de formação de professores de Química da UFS. 2011. (Encontro).
V Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares/IX Colóquio sobre Questões Curriculares.Indicadores de Comprometimento Sócio-Ambiental na Formação de Professores. 2010. (Outra).
V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA.EXPERIMENTAÇÃO VERDE - UTILIZAÇÃO DO ÍON FERRRATO EM SUBSTITUIÇÃO AO ÍON DICROMATO NA ELABORAÇÃO DE UM BAFÔMETRO CASEIRO. 2007. (Simpósio).
V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA.EXPERIMENTAÇÃO VERDE - TRATAMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO O ÍON FERRATO COMO AGENTE COAGULANTE E DESINFETANTE. 2007. (Simpósio).
V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA.A INCLUSÃO DIDÁTICA DO ENSINO DA QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2007. (Simpósio).
I Escola de Verão em Química Verde.Biodiesel e Solventes Alternativos. 2006. (Encontro).
XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA.EXPERIMENTAÇÃO VERDE - PRODUÇÃO E USOS DO ÍON FERRATO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2006. (Encontro).
II ENCONTRO PAULISTA DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA.Ética Tecnológica e Química Verde para o Ensino de Química. 2005. (Encontro).
V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.DIFICULDADES DOS LICENCIANDOS EM ADOTAR UMA ABORDAGEM VERDE NA ELABORAÇÃO DE SEUS PROJETOS DE ENSINO. 2005. (Encontro).
25ª Reunião Anual - SBQ. ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
SIRTORI, C.;Melo, M. R.; PAZINATO, M. S.; SIMON, N. M.. O Pensar Socioambiental a partir dos Compostos Perfluorados: Possibilidades com a Construção de Unidades Temáticas na Perspectiva da Formação de Professores de Ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Melo, M. R.; CICUTO, C. A. T.; BARLETTE, V. E.. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposição a partir das unidades de ensino potencialmente significativas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
VASCONCELOS, C. A.; SILVA, A. C. T. E.;Melo, M. R.; OLIVEIRA, C. A.. Cultura da convergência aplicada ao ensino da tabela periódica. 2020. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; PAZINATO, M. S.; DORNELES, A. M.. Compreensões sobre o livro didático baseadas nos aportes de pesquisadores brasileiros e venezuelanos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; Galiazzi, M. C.; SOUSA, R. S.. Compreensões das abordagens metodológicas nas pesquisas sobre conceitos químicos na área de educação química do Rio Grande do Sul. 2018 - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; LIMA, M. B.; ARGUELHO, M. L. P. M.. O artesanato como tema gerador para o ensino de ciências através de uma perspectiva freiriana. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em ensino de ciências e matermática) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; SILVA, E. L.; MARCHELLI, P. S.. Concepções de professores atuantes e em formação sobre História da Química e a Natureza da Ciência. 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; PAGAN, A. A.; LUCINI, M.. Aprendizagem baseada em problemas no Ensino de Ciências: Um estudo sobre sua aplicabilidade na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
Galiazzi, M. C.; LIMA, C. A.; LINDEMANN, R. H.;Melo, M. R.. A educação química com enfoque CTS como fenômeno na formação acadêmico-profissional de professores de Química: Circulação de vozes em rodas de conversa. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; ARAUJO, M. I. O.; WARTHA, E. J.. Concepções dos licenciandos em química da UFS sobre a contextualização crítica em uma perspectiva CTS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em ensino de ciências e matermática) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; WARTHA, E. J.; MARTORANO, S. A. A.. Reflexões sobre as contribuições do estudo dos modelos mentais de equilibrio químico na formação de professores de química. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.Alberto Villani; SILVA, A. C. T. E.. Identificando e classificando o perfil de leitores dos graduandos em química licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, A. C. T. E.;Melo, M. R.; TEIXEIRA, F. M.. A experimentação e o ensino de ciências: diferentes abordagens nas aulas de química. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
BARBOSA, C. J. V.;Melo, M. R.; SOUSA, C. M. S. G.. As TIC como mediadoras da aprendizagem significativa no ensino de física. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em ensino de ciências e matermática) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTANA, R. J.; SOBRAL, M. N.;Melo, M. R.; CHAGAS, J. A. S.. Formação e atuação do professor de química: um estudo sobre a transposição didática dos modelos atômicos. 2010. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
PINO, J. C.;Melo, M. R.; BEDIN, E.; OLIVEIRA, E. C.; TEIXEIRA, M. R. F.. Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): contribuições para a profissionalização docente. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Química Vida) - Universidade Federal do Rio Grande.
PORCIUNCULA, L. O.; TEIXEIRA, M. R. F.;Melo, M. R.; ABEGG, I.; ANTUNES, H. S.. Um olhar sobre os cursos técnicos em geoprocessamento e meio ambiente do Colégio Politécnico da UFSM, a partir da perspectiva CTS. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Galiazzi, M. C.;Melo, M. R.; CALLONI, H.; LINDEMANN, R. H.; TAUCHEN, G.. A hermenêutica filosófica no horizonte da educação química: o professor de química como tradutor-interprete de uma tradição de linguagem. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Química Vida) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; BAZZO, W. A.; OLIVEIRA, E. C.. Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Contribuições para a profissionalização docente em processo de pesquisa-formação". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Galiazzi, M. C.; CALLONI, H.; LINDEMANN, R. H.; TAUCHEN, G.;Melo, M. R.. A linguagem na hermenêtica filosófica: Outros caminhos interpretativos na tradição da educação química. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Química Vida) - Universidade Federal do Rio Grande.
PORCIUNCULA, L. O.; TEIXEIRA, M. R. F.;Melo, M. R.; ABEGG, I.; ANTUNES, H. S.. Um olhar sobre os cursos técnicos e geoprocessamento e meio ambiente do Colégio Politécnico da UFSM, a partir da perspectiva CTS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ARAUJO, M. I. O.; CRUZ, M. H. S.;Melo, M. R.. As concepções sobre as questões ambientais por parte dos professores do departamento de química da UFS. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; DELABRIDA, Z. N. C.; VASCONCELOS, C. A.. INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO PESSOA-AMBIENTE NO CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE DESCARTE E REUSO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; VASCONCELOS, C. A.; SILVA, A. C. T. E.; OLIVEIRA, C. A.. A cultura da convergência aplicada no ensino da tabela periódica envolvendo uma sequência didática. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; PAZINATO, M. S.; DORNELES, A. M.. A compreensão do livro didático de química do PNLD no período 2008-2017 baseada na produção científica brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; Galiazzi, M. C.; SOUSA, R. S.. A análise metodológica das pesquisas em educação química: a compreensão da abordagem conceitual. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; LIMA, M. B.; ARGUELHO, M. L. P. M.. O artesanato como tema geradora para o ensino de ciências através de uma perspectiva Freiriana. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em ensino de ciências e matermática) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; WARTHA, E. J.; TROMBETA, L. H. A. P.. Reflexões sobre as contribuições do estudo dos modelos mentais para a formação de professores de química. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; SILVA, A. C. T. E.; CARVALHO, L. G. C.. A leitura na formação de professores de química da UFS: Análises e perspectivas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, A. C. T. E.; WARTHA, E. J.;Melo, M. R.. A Experimentação e o ensino de ciências: diferentes abordagens no uso de atividades experimentais nas aulas de química. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, A. C. T. E.; WARTHA, E. J.;Melo, M. R.. Analisando os movimentos de contextualização e descontextualização entre as dimensões empírica e abstrata do conhecimento químico e suas relações com as representações semióticas de Peirce. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
MACHADO, S. M. F.;Melo, M. R.; SOBRAL, M. N.. Ensino de ciências na perspectiva CTSA - realidade escolar e prática. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.
GONCALVES, M.;Melo, M. R.; ATISSANO, K. K.. Estudo sobre a dinâmica do nitrogêncio em agrossistemas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; SOARES, A. C.; Andrade, Tatiane Santos; BASTOS, L. H.. Utillização do conto de ficção científica: propagação uma ameaça invisível, como ferramenta problematizadora no ensino de ciências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Cariri.
ANDRADE, T. S.;Melo, M. R.; SOUZA, F. R.. JOGO DE PALAVRAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA. 2022 - Universidade Federal do Cariri.
Andrade, Tatiane Santos;Melo, M. R.; SOUSA, M. S. C.; GONCALVES, R. O.. A QUESTÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE PANDEMIAS DIÁLOGO COM PESQUISADORES,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Cariri.
Melo, M. R.; ANDRADE, T. S.; PEREIRA, R. R.. Mulheres Quilombolas como guardiãs das águas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; ANDRADE, T. S.; VOLGEMANN, E.. ALTERNATIVAS ECOLÓGICAS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES RURAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande.
PEREIRA, M. O. R.;Melo, M. R.; CASTRO, A. M.. Estágio de docência na comunidade quilombola coxilha negra: uma troca de vivências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; DIAS, E. A.; MEDEIROS, A. L. S.. Hábitos alimentares e a educação em ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande.
Melo, M. R.; DIAS, E. A.; GONCALVES, M.. Percepção sobre o processo de transição da agricultura convencional para a agroecológica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande.
DORNELES, A. M.;Melo, M. R.. O espaço do estágio supervisionado IV: processo de educação científica na sala de aula de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande.
GUIMARAES, C. R. P.;Melo, M. R.; SOUZA, G. S.. Ciência em quadrinhos: praia limpa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.
SANTOS, F. M. T.; UFRPE, J. E. S. N. ?.;Melo, M. R.. Concurso Público para aCarreira do Magistério Superior na UFPel, referente ao Edital CAP nº 017/2022, na área de Ensino de Química (Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos),. 2022. Universidade Federal de Pelotas.
Melo, M. R.. Concurso Publico para Professor do Magistério Superior Área de Educação do Campo Ensino de Química. 2016. Universidade Federal do Pampa.
Melo, M. R.. Seleção Pública de Mestrado 2012.1. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.. Concurso Público para Professor Substituto. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; Edinéia Tavares Lopes; Cortes Junior, Lailton Passos. Concurso Público de Professor Assistente da Carreira do Magistério Superio do Depto. de Química. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
SUSSUCHI, E. M.;Melo, M. R.; ANGELUCCI, C. A.. Comissão Examinadora para Concurso Público de Professor Substituto. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; SILVA, V. A.; TOURINHO, A. C.. Seleção Pública de Mestrado. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
Melo, M. R.; SILVA, V. A.; SILVA FILHO, J. C.. Seleção Pública de Mestrado. 2010. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
Levantamento do perfil de trabalhos envolvendo livros didáticos; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A análise metodológica das pesquisas em educação química: a compreensão da abordagem conceitual; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
O silêncio na aulas conceituais de química; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Química Vida) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Mulheres do Campo como guardiãs das águas; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A CULTURA MAKER: O POTENCIAL DE APRENDIZAGEM QUE O SER MAKER PODE OFERECER PARA O DESENVOLVIMENTO DO PC; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Pedagógica de Docentes Para A Educação Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Alternativas Ecológicas para o tratamento de efluentes rurais; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);
Hábitos alimentares e a educação em ciências; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);
Percepção sobre o processo de transição da agricultura convencional para a agroecológica; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);
?REUNIR E COLAR? RECORTES DE CONTEÚDOS DIGITAIS SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19 USANDO TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTs) E A METODOLOGIA STEAM (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, ARTS AND MATHEMATICS) PARA IMPULSIONAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (EMTI); Início: 2021; Orientação de outra natureza; Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo (CEEVM) ? CAPELA/SE ? DRE-04; Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; (Orientador);
Compreensões sobre o livro didático baseadas nos aportes de pesquisadores brasileiros e venezuelanos; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Rios Melo;
Compreensões das abordagens metodológicas nas pesquisas sobre conceitos químicos na área de educação química do Rio Grande do sul; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Rios Melo;
O artesanato como tema gerador para o ensino de ciências: uma perspectiva freiriana; 2017; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Marlene Rios Melo;
Concepções de professores atuantes e em formação sobre História da Química e a Natureza da ciência; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em ensino de ciências e matermática) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Rios Melo;
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências: Um estudo sobre sua aplicabilidade na educação de jovens e adultos (EJA); 2016; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, ; Orientador: Marlene Rios Melo;
Concepções dos licenciandos em química da Universidade Federal de Sergipe sobre a contextualização crítica na perspectiva CTS; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em ensino de ciências e matermática) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Rios Melo;
Identificação e classificação do perfil de leitores dos graduandos em Química licenciatura da Universidade Federal de Sergipe; 2012; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Rios Melo;
Reflexões sobre as contribuições do estudo dos modelos mentais de equilíbrio químico na formação de professores de química; 2012; Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Rios Melo;
Mulheres Quilombolas guardiãs das águas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marlene Rios Melo;
ALTERNATIVAS ECOLÓGICAS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES RURAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marlene Rios Melo;
Hábitos alimentares e a educação em ciências; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marlene Rios Melo;
Percepção sobre o processo de transição de agricultura convencional para a agroecológica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Marlene Rios Melo;
?REUNIR E COLAR: RECORTES DE CONTEÚDOS DIGITAIS SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19 USANDO TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) E A METODOLOGIA STEAM?; ; 2022; Iniciação Científica - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
Avaliação da aprendizagem da perspectiva curricular CTS pelos licenciandos da UFS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Rios Melo;
Elaboração e aplicação de módulos de ensino CTSA nas escolas públicas de Sergipe; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA DA UFS COM A ÊNFASE CURRICULAR CTSA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
Avaliação da aprendizagem dos licenciandos de química da UFS sobre a ênfase curricular CTSA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Rios Melo;
Avaliação da aprendiagem dos licenciandos de química da UFS sobre a ênfase curricular CTSA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
Analisar as dificuldades e avanços dos licenciados em mediar didaticamente seus projetos de ensino com ênfase CTSA, utilizando os Discursos do Professor; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
Avaliação do Comprometimento Sócio-Ambiental na aplicação dos projetos elaborados pelos licenciandos de química licenciatura da UFS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Rios Melo;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DIFICULDADES E AVANÇOS NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO NA PERSPECTIVA CTSA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DIFICULDADES E AVANÇOS NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO NA PERSPECTIVA CTSAFORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DIFICULDADES E AVANÇOS NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO NA PERSPECTIVA CTSA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
Formação de Professores de Química e Dificuldades e avanços na elaboração de propostas de ensino na perspectiva CTSA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marlene Rios Melo;
Experimentação Problematizadora com ênfase CTSA em educação ambiental; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em licenciatura em química) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Marlene Rios Melo;
Experimentação Verde - tratamento de água utilizando o íon ferrato como agente coagulante e desinfetante; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura) - Faculdades Imapes; Orientador: Marlene Rios Melo;
Experimentação Verde - Utilização do íon ferrato em substituição ao íon dicromato na elaboração de bafômetro caseiro; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura) - Faculdades Imapes; Orientador: Marlene Rios Melo;
Experimentação Verde - Produção e usos do íon ferrato no ensino de Química; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura) - Faculdades Imapes; Orientador: Marlene Rios Melo;
Ética para uma civilização tecnológica e Química; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura) - Faculdades Imapes; Orientador: Marlene Rios Melo;
Produções bibliográficas
-
Melo, M. R. ; Andrade, Tatiane Santos . TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO: Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , v. 16, p. 1-30, 2024.
-
CONCEIÇÃO DOS SANTOS, MARIA ERIKA ; ANDRADE, TATIANA SANTOS ; MELO, MARLENE RIOS . MEDIAÇÃO DE TEMAS CONTROVERSOS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DIVERS@! (MATINHOS) , v. 17, p. 519-535, 2024.
-
SANTOS, E. P. ; Melo, M. R. . A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola. Revista Devir Educação , v. 8, p. 1-23, 2024.
-
Melo, M. R. ; CHACON, D. J. P. . As percepções dos licenciandos sobre o curso de formação de professores em educação do campo. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 13, p. 337-357, 2021.
-
SILVA, J. R. ; Melo, M. R. ; ARGUELHO, M. L. P. M. . O artesanato como tema social para ensinar ciências/química por uma perspectiva Freiriana. Revista Exitus , v. 10, p. 1-30, 2020.
-
CHACON, D. J. P. ; Melo, M. R. . Divulgación científica en ducación en Venezuela: hegemonía o resistência?. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 14, p. 1, 2020.
-
SANTOS, E. P. ; Melo, M. R. . Manifestações interpretativas de licenciandos em química sobre contextualização no ensino de ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista Exitus , v. 10, p. 1-26, 2020.
-
CHACON, D. J. P. ; Melo, M. R. . Investigadores y textos escolares de química: aprendizaje entre-subjetivo. EDUCERE (Mérida) , v. 24, p. 617-632, 2020.
-
PUENTE CHACÓN, DANIEL JOSÉ ; RIOS MELO, MARLENE . COMPREENSÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DO PROGRAMA -COLECCIÓN BICENTENARIO-. Poiésis (Catalão) , v. 17, p. 126-138, 2019.
-
RIOS MELO, MARLENE ; SILVA, J. R. ; SILVA, A. L. M. . Proposta experimental na perspectiva CTS e as dificuldades em sua apropriação por estudantes do curso de licenciatura em química. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA , v. 14, p. 57-69, 2019.
-
ANDRADE, T. S. ; Melo, M. R. ; SANTOS, A. C. O. . concepções de leitura dos graduandos da licenciatura em química da UFS. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES , v. 23, p. 141-156, 2017.
-
SILVA, J. R. ; Melo, M. R. . Contextualização, experimentação e a pesquisa na web para despertar o interesse pelo estudo de reações químicas. Scientia Plena , v. 11, p. 1-11, 2016.
-
ANDRADE, T. S. ; Melo, M. R. ; SANTOS, A. C. O. . A leitura mediada de textos sobre concepções da ciência e concepções alternativas: um caminho para a minimização das dificuldades conceituais. Scientia Plena , v. 11, p. 1-12, 2015.
-
SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. . O uso da experimentação para o entendimento de fenômenos do cotidiano: concepções dos alunos sobre combustão. Scientia Plena , v. 11, p. 1-12, 2015.
-
SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. . Identificando modelos mentais de equilibrio químico: Uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Revista Fórum Identidades , v. 18, p. 35-56, 2015.
-
SILVA, A. L. M. ; Melo, M. R. ; COSTA, I. O. . A autoformação de um professor de química atuante na educação do campo: um estudo de caso no ensino fundamental no nordeste do Brasil. Journal of Argentine Chemical Society , v. 102, p. 914-916, 2015.
-
Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. ; SILVA, A. L. M. . Análise de propostas experimentais de ensino de química, na perspectiva CTS, elaboradas por licenciandos de química. The Journal of the Argentine Chemical Society , v. 102, p. 522-525, 2015.
-
SILVA, A. L. M. ; COSTA, I. O. ; Melo, M. R. . Autoformação do professor de ensino de química: um estudo de caso em escola agrícola de Sergipe-Brasil. The Journal of Argentine Chemical Society , v. 102, p. 96-99, 2015.
-
Melo, M. R. ; Alberto Villani ; Santos, W. B. . A Quimica Verde como referencial científico para mediação de ensino na perspectiva CTSA em cursos de formação de professores de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química , v. 09, p. 91-106, 2014.
-
Melo, M. R. ; LIMA NETO, E. G. . Dificuldades de Ensino e Aprendizagem de Modelos Atômicos em Química. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 35, p. 112-122, 2013.
-
Reis, Thaise Marques ; Melo, M. R. . Avaliação do comprometimento socioambiental na aplicação de projetos pelos licenciandos de química da UFS. Scientia Plena , v. 9, p. 1-1, 2013.
-
Melo, M. R. ; Alberto Villani . A EVOLUÇÃO DE UMA PROFESSORA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-AMBIENTAL. Investigações em Ensino de Ciências (Online) , v. 16, p. 291-315, 2011.
-
Melo, M. R. ; Karen Cristina Oliveira ; LAGO, J. P. . Experimentação Verde - Utilização do íon Ferrato em substituição ao Íon Dicromato na elaboração de um Bafômetro Caseiro. Revista Científica do IMAPES , v. 6, p. 42-45, 2008.
-
Melo, M. R. ; LAGO, J. P. ; Karen Cristina Oliveira . Experimentação Verde - Tratamento de Água utilizando o íon Ferrto como Agente Coagulante e Desinfetante. Revista Científica do IMAPES , v. 6, p. 46-50, 2008.
-
Melo, M. R. ; Inácio, M. S. . As Relações entre Ética para uma Civilização Tecnológica e Química Verde no Ensino Médio. Revista Científica do IMAPES , v. 5, p. 11-15, 2007.
-
Melo, M. R. ; Karen Cristina Oliveira . Experimentação Verde - Produção e Usos do íon Ferrato no Ensino de Química. Revista Científica do IMAPES , v. 5, p. 07-10, 2007.
-
Melo, M. R. . Ética Tecnológica: química Verde, uma possibilidade. Revista Científica do IMAPES , v. 3, p. 76-78, 2005.
-
PAIVA, L. S. ; SANTOS, M. E. C. ; ALVES, M. C. ; SILVA, A. F. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. . Temas controversos para ensinar ciências a partir de lives do projeto de extensão: A Questão Ambiental e o Surgimento de Pandemias. In: Fabiana Aparecida Lazzarin; Hemerson Soares da Silva; Jucieldo Ferreira Alexandre; Sabrina Suerli Lucena Melo; Bárbara Larissa A. Filgueira Mota. (Org.). 220 anos de independência? Extensão-Cidadania-Tecnologia-Inovação. 1ed.Cariri: Editora Cultura e Informação, 2023, v. 1, p. 221-226.
-
Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. ; SILVA, A. L. M. . Concepções dos professores formadores sobre o processo de ensino e aprendizagem de modelos científicos no curso de licenciatura de química. In: Carlos Alberto Vasconcelos. (Org.). Tecnologias curriculo e diversidades: substratos teóricos-práticos da/na educação. 1ed.Maceió: Editora da universidade federal de Alagoas - Edufal, 2018, v. 2, p. 245-266.
-
SANTOS, A. C. O. ; ANDRADE, T. S. ; Melo, M. R. . Concepções sobre leitura e modelos mentais: um ponto de partida para a evolução do conhecimento. In: Samísia Maria Fernandes Machado; Veleida Anahi da Silva. (Org.). Ensino de matemática e ciências: questões contemporâneas. 1ed.São Cristovão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2017, v. 5, p. 101-116.
-
SANTOS, A. O. ; Melo, M. R. . Concepções alternativas sobre equilíbrio químico investigadas em licenciandos em química. In: Samísia Maria Fernandes Machado; Veleida Anahi da Silva. (Org.). Ensino de matemática e ciências: questões contemporâneas. 1ed.São Cristovão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2017, v. , p. 245-271.
-
SILVA, J. R. ; CONCEICAO, E. B. O. ; Melo, M. R. . Investigando a contextualização presente nos livros didáticos de ciências disponíveis no PNLD/2016 através dos conteúdos de química inorgânica. In: Denise da Silva Souza e Laerte Fonseca. (Org.). O livro didático em pesquisa - história, legislação e contemporaneidade. 1ed.São Cristovão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2017, v. , p. 113-127.
-
SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. . A instrução como ferramenta de auxilio no aprimoramento dos modelos mentais de equilibrio químico. In: Divanízia do Nascimento Souza; Veleida Anahi da Silva. (Org.). A questão do sentido em pesquisas em ensino de ciências e matemática. 1ªed.São Paulo: Editora da Física, 2015, v. , p. 291-314.
-
ANDRADE, T. S. ; Melo, M. R. ; SANTOS, A. C. O. . Classificando o perfil dos leitores da licenciatura em química da UFS a partir da leitura. In: Divanízia do Nascimento Souza; Veleida Anahi da Silva. (Org.). A questão do sentido em pesquisas em ensino de ciências e matemática. 1ªed.São Paulo: Editora da Física, 2015, v. , p. 315-344.
-
FREITAS, F. M. ; Melo, M. R. . Uma análise teórico-metodológica das produções em educação química, do Rio Grande so Sul, envolvendo conceitos Químicos (2005-2015). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. p. 1-17.
-
SILVA, J. R. ; Melo, M. R. ; ARGUELHO, M. L. P. M. . Investigando a experimentação presente nos livros didáticos de ciências discponíveis pelo PNLD/2016-2017 através dos conteúdos de funções inorgânicas. In: XI Coloquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2017, São Cristovão. Educação e Contemporaneidade. Aracaju: Educon, 2017. v. 11. p. 01-13.
-
Melo, M. R. ; SILVA, A. L. M. ; COSTA, I. O. ; ANDRADE, T. S. . Pressupostos teóricos da abordagem experimental na perspectiva CTS: avaliando a mediação e apropriação desta proposta pelos licenciandos em química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016, Florianópolis. Os desafios da formação e do trabalho do professor de química no mundo contemporâneo. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. p. 1-12.
-
SILVA, A. L. M. ; COSTA, I. O. ; Melo, M. R. . Concepções sobre a contextualização no ensino de química: um estudo de caso de uma professora de química atuantes em uma escola no campo Lagarto/SE. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016, Florianópolis. Os desafios da formação e do trabalho do professor de química no mundo contemporâneio. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. p. 1-9.
-
SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. ; Teixeira, G. B. . O Estudo de modelos mentais sobre equilíbrio químico dos licenciandos da UFS. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2013, Curitiba. Formação de Professores e Profissionalização Docente, 2013. p. 10785-10799.
-
ANDRADE, T. S. ; SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. ; Teixeira, G. B. . Identificando o perfil de leitores dos graduandos de química licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. In: XI Encontro Nacional de Educação - EDUCERE, 2013, Curitiba. Formação de Professores e Profissionalização Docente. Curitiba, 2013. p. 10555-10569.
-
Teixeira, G. B. ; Melo, M. R. ; Reis, Thaise Marques ; ANDRADE, T. S. ; SANTOS, A. C. O. . Análise bibliográfica de alguns trabalhos que trazem contribuições sobre a evolução do movimento CTS/CTSA. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2013, Curitiba. Formação de Professores e Profissionalização Docente. Curitiba, 2013. p. 15305-15321.
-
Andrade, Tatiane Santos ; SOUZA, C. ; SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. . A leitura de textos científicos como uma possibilidade de análise do aprimoramento de gêneros de discurso. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. O ensino de Química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras. Salvador: UFBA, 2012. p. 01-12.
-
SANTOS, A. O. ; Melo, M. R. . Dificuldades dos licenciandos em química da UFS para entender e estabelecer modelos científicos para equilíbrio químico. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. O ensino de Química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras, 2012. p. 01-12.
-
Reis, Thaise Marques ; GOIS, M. A. C. ; Teixeira, G. B. ; Melo, M. R. . Estudo de caso sobre transposição didática de projetos de ensino de química da UFS com ênfase curricular CTSA. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. O ensino de Química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras, 2012.
-
COSTA, I. O. ; Reis, Thaise Marques ; GOIS, M. A. C. ; Melo, M. R. . Investigando tipos de contextualização em livros didáticos de Química do PNLD 2012. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. O ensino de química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras, 2012.
-
Melo, M. R. ; COSTA, E. L. . Transposição didática de metodologia de ensino com ênfase CTSA na licenciatura em Química da UFS. In: VI Colóquio Internacional Educação e contemporaneidade, 2012, São Cristovão - SE. Educação e Contemporaneidade. São Cristovão - SE, 2012. p. 70-85.
-
Santos, W. B. ; Melo, M. R. ; COSTA, E. L. . Avaliação do comprometimento dos licenciandos de química da UFS com a ênfase curricular CTSA. In: VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São cristovão - SE. Educação e Contemporaneidade. São Cristovão - SE, 2012. p. 48-64.
-
Melo, M. R. . Proposta de Abordagem Experimental com ênfase CTS em curso de formação de professores de Química da UFS. In: XIV Encontro Naciona de Educação em Ciências, 2011, Braga. Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, 2011. p. 771-784.
-
LIMA NETO, E. G. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. ; SOUZA, C. . Formação de Professores e as Dificuldades de Ensino e aprendizagem de modelos atômicos em Química. In: I Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011, Maceio. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011. p. 1-16.
-
ANDRADE, T. S. ; Melo, M. R. ; SOUZA, C. ; LIMA NETO, E. G. . Abordagem de temas no ensino de ciências a partir da interpretação de gêneros textuais. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011, Maceio. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceio, 2011.
-
SANTOS, A. C. O. ; ARAUJO, I. K. R. ; Melo, M. R. ; Reis, Thaise Marques . Levantamento das concepções dos alunos sobre combustão envolvendo experimentação. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011, Maceio. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceio, 2011.
-
LIMA NETO, E. G. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. . Dificuldades de Ensino e Aprendizagem na Disciplina Ferramentas Computacionais em Químca. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011, São Cristovão. Educação e Contemporaneidade. Aracaju, 2011.
-
BORGES, L. C. ; SILVA, P. P. ; Melo, M. R. . As práticas reflexivas de professores da licenciatura em química. In: I CIEC congresso Iberoamericano de investigatión em enseñanza de las ciencias e VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciênciasc, 2011, São Paulo. Pesquisa em Ensino de Ciências. Campinas: Unicamp, 2011. p. 01-12.
-
Melo, M. R. ; LIMA NETO, E. G. . Dificuldades de Ensino e Aprendizagem dos Modelos Atômicos em Quimica. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2010, São Cristovão. Educação e Conteporaneidade. São Cristovão, 2010.
-
ANDRADE, T. S. ; Melo, M. R. ; SOUZA, C. . Experimentação Problematizadora com ênfase CTSA - Avanços e Dificuldades. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2010, São Cristovão. Educação e Contemporaneidade. São Cristovão, 2010.
-
COSTA, M. S. ; SANTOS, E. P. ; Melo, M. R. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; LEME, I. A. A. . A Química Verde na Química Nova na Escola (QNEsc): Um levantamento bibliográfico ? 1995-2022. In: XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (XII EPPEQ), 2023, Sertãozinho. Anais do XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Quimica. Ribeirão Preto, 2023. v. 1. p. 223-223.
-
SANTOS, E. P. ; Melo, M. R. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; CARRIELLO, G. M. ; RODRIGUES, I. M. N. . A leitura como proposta didática no ensino de Química: Um levantamento bibliográfico na Química Nova na Escola (QNEsc) ? 1995-2022. In: XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (XII EPPEQ), 2023, Sertãozinho. Anais do XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Quimica. Ribeirão Preto, 2023. v. 1. p. 223-223.
-
SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. ; Andrade, Tatiane Santos ; SANTOS, L. D. J. . Concepções alternativas na visão dos licenciandos de Química de Instituições Federais de Sergipe. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. O ensino de Química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras, 2012. p. 01-12.
-
Melo, M. R. ; LAGO, J. P. ; Karen Cristina Oliveira . Experimentação Verde - Tratamento de Água Utilizando o íon Ferrato como Agente Coagulante e Desinfetante. In: V Simpósio Brasileiro de Educação Química - Química Sustentável, 2007, Belém. Experimentação Verde - Tratamento de Água utilizando o íon Ferrato como Agente Coagulante e Desinfetante, 2007.
-
Melo, M. R. ; LAGO, J. P. ; Karen Cristina Oliveira . Experimentação Verde - Utilização do Íon Ferrato em Substituição ao Íon Dicromato na Elaboração de Um Bafômetro Caseiro. In: V Simpósio Brasileiro de Educação Química - Química Sustentável, 2007, Belém. Experimentação Verde - Utilização do Íon Ferrato em Substituição ao Íon Dicromato na Elaboração de Um Bafômetro Caseiro, 2007.
-
Melo, M. R. ; Karen Cristina Oliveira . Experimentação verde - Usos e produção do íon ferrato no ensino médio e superior. In: XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2006, Campinas. Experimentação Verde - Usos e produção do íon ferrato no ensino médio e superior.
-
Melo, M. R. ; Inácio, M. S. . Ética Tecnológica e Química Verde no Ensino de Química. In: II Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2005, Araraquara. Ética Tecnológica e Química Verde No ensino Médio, 2005.
-
Melo, M. R. ; Alberto Villani . Dificuldades dos Licenciandos em adotar uma abordagem verde em seus projetos de ensino. In: V Encontro Nacional de Ensino de Ciências, 2005, Bauru. Dificuldades dos Licenciandos em adotar uma abordagem verde em seus projetos de ensino.
-
Melo, M. R. ; MARTORANO, S. A. A. . Indústria do Vidro - Uma Ação Interdisciplinar Envolvendo Sustentabilidade. In: Encontro Paulista de Ensino de Química, 2004, Campinas. Indústria do Vidro - Uma Ação Interdisciplinar Envolvendo Sustentabilidade, 2004.
-
Melo, M. R. ; SANTOS FILHO, P. F. . Estrutura Atômica e Ligações Químicas - Uma Abordagem para o Ensino Médio. In: 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. ED101-ED101.
-
RIOS MELO, MARLENE ; Andrade, Tatiane Santos . TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO: Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , 2024.
-
Melo, M. R. . An approach to the sustainable development goals in high school based on the production of texts. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Melo, M. R. . Ressignificar a Educação Ambiental: Demandas e propostas para a educação ambiental. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Melo, M. R. . TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO: Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. R. ; Melo, M. R. ; SANTOS, J. . REUNIR E COLAR: RECORTES DE CONTEÚDOS DIGITAIS SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19 USANDO TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTS) E A METODOLOGIA STEAM. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Melo, M. R. . Roda de Conversa: Ensino de Ciências e Matemática na Contemporaneidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Melo, M. R. . A perspectiva educacional CTS nas aulas de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, E. P. ; Melo, M. R. . A evolução das concepções de um grupo de licenciandos em química sobre contetualização através da análise de livros didáticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AQUINO, G. B. ; SANTOS, E. P. ; VIEIRA, M. I. T. S. ; ANDRADE, T. S. ; SANTOS, A. C. O. ; Melo, M. R. . A utilização de poemas como proposta didática no ensino de química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Melo, M. R. . Dificuldades de ensino e aprendizagem de modelos atômicos no Ensino Medio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Melo, M. R. . Análise de uma proposta experimental voltada para as questões sócio-ambientais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Melo, M. R. . As necessidades Formativas do Professor do ponto de vista da formação humana e interdisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA NETO, E. G. ; Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. . Formação de professores e as dificuldades de ensino e aprendizagem a cerca dos modelos atômicos em química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, L. C. ; Melo, M. R. ; SILVA, P. P. . As práticas reflexivas de professores da Licenciatura em química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Melo, M. R. ; Reis, Thaise Marques . Experimentação com ênfase CTSA na formação inicial de professores de química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Melo, M. R. . Proposta de abordagem experimental com ênfase CTS em curso de formação de professores de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Melo, M. R. ; LAGO, J. P. ; Karen Cristina Oliveira . EXPERIMENTAÇÃO VERDE - UTILIZAÇÃO DO ÍON FERRATO EM SUBSTITUIÇÃO AO ÍON DICROMATO NA ELABORAÇÃO DE UM BAFÔMETRO CASEIRO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Melo, M. R. ; LAGO, J. P. ; Karen Cristina Oliveira . EXPERIMENTAÇÃO VERDE - TRATAMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO O ÍON FERRATO COMO AGENTE COAGULANTE E DESINFETANE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Melo, M. R. ; Alberto Villani . DIFICULDADES DOS LICENCIANDOS EM ADOTAR UMA ABORDAGEM VERDE NA ELABORAÇÃO DE SEUS PROJETOS DE ENSINO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Melo, M. R. ; SANTOS FILHO, P. F. . ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA - UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
Melo, M. R. ; IZAIAS, R. D. S. . As relações entre impactos ambientais, pandemia e desigualdade social. 2021; Tema: Ciência e Educação. (Rede social).
Melo, M. R. . Debates sobre desigualdades sociais. 2020; Tema: A importância da ciência em tempos de pandemia. (Rede social).
Melo, M. R. . III Semana da Química no Instituo de Formação de Educadores UFCA. 2020; Tema: A ciência na formação da cidadania. (Rede social).
Melo, M. R. ; ANDRADE, T. S. . A ciência na formação da cidadania em tempos de pandemia. 2020; Tema: I bate papo sobre ciência. (Rede social).
Melo, M. R. . 42º EDEQ/2º PROFQUI SUL. 2023. (Parecerista).
Melo, M. R. . Anais do III Colóquio Interfaces entre Educação Básica, Graduação e Pós-graduação. 2022. (Comissão científica).
VASCONCELOS, C. A. ; Melo, M. R. . Formação de Professores e experiências em tempos de pandemia. 2022. (Conselho Editorial).
Melo, M. R. . Anis III Colóquio Interfaces entre Educação Básica, Graduação e Pós-graduação. 2022. (Parecerista).
VASCONCELOS, C. A. ; Melo, M. R. . Formação de professores e experiências em tempos de pandemia. 2021. (Editoração/Livro).
Melo, M. R. . Experimentação CTSA - fundamentos teóricos e práticos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Melo, M. R. . Química Verde - A busca pela sustentabilidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Melo, M. R. . Química Verde. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Melo, M. R. . FUNDAMENTOS DA QUÍMICA VERDE E SUA APLICABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA EM SALA DE AULA. 2007. .
Melo, M. R. . Biodiesel e Solventes Alternativos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Melo, M. R. . Metodologias de Ensino de Disciplinas da área de ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia III (Curso de Aprofundamento). 2007. .
Melo, M. R. . Metodologias de Ensino de Disciplinas da área de ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia II. 2007. .
Melo, M. R. . Metodologias de Ensino de Disciplinas da área de ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia. 2006. .
Melo, M. R. . Metodologias de Ensino de Disciplinas da área de ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia I ? 05/08/2006 a 18/11/2006. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Melo, M. R. . Química Verde - Uma Química Ética. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Melo, M. R. . Metodologias de Ensino de Disciplinas da área de ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Química, Física e Biologia I (Curso Inicial). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
O fenômeno do autismo nas escolas públicas de São Lourenço do Sul/ e Cariri/CE, Descrição: Conscientizar sobre autismo nas escolas públicas, bem como entender os mecanismos de ação perante estudantes portadores desse transtorno. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Tatiana Santos Andrade - Integrante / Claudete Santos Abreu - Integrante.
-
2024 - Atual
Objetivos de Desenvolvimento sustentável e a formção cráitica nas aulas de escola pública de São Lourenço do Sul/RS e Cariri/CE, Descrição: O projeto pretende atingir a comunidade escolar (professores e alunos) no que diz respeito as compreensões sobre sustentabilidade e os ODS, propiciando uma formação continuada aos professores e formação crítica dos alunos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Tatiana Santos Andrade - Integrante / Claudete Santos Abreu - Integrante.
-
2021 - 2022
Concepções e práticas de professores da Educação Básica sobre Educação Ambiental no Brasil, Descrição: A presente investigação que reúne pesquisadores do Brasil e especificamente de Sergipe, visa analisar as concepções e práticas em/de Educação Ambiental de professores da Educação Básica, bem como identificar as orientações de Educação Ambiental defendidas nos documentos oficiais em nível de país e também dos estados participantes da pesquisa, delineando e compreendendo os entendimentos dos sujeitos da pesquisa e como trabalham a educação Ambiental, perpassando pela ambientação curricular... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Integrante / Carlos Alberto de Vasconcelos - Coordenador / Wagner Cruz da Silva - Integrante / Juliana Santos da Silva - Integrante / Rodrigo da Silva Menezes - Integrante / NATALIE BATISTA OLIVEIRA - Integrante.
-
2021 - 2022
REUNIR E COLAR RECORTES DE CONTEÚDOS DIGITAIS SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19 USANDO TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTs) E A METODOLOGIA STEAM (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, ARTS AND MATHEMATICS) PARA IMPULSIONAR O ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOL, Descrição: Reunir e colar recortes de conteúdos digitais sobre diferentes aspectos da Pandemia da Covid-19, utilizando-se de Temas Contemporâneos Transversais (TCT) e da Metodologia STEAM para impulsionar o ensino-aprendizagem em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na construção de um E-book.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Integrante / Jaime Rodrigues da Silva - Coordenador.
-
2016 - 2023
A perspectiva curricular CTS nos cursos de formação inicial e continuada de professores de química e de ciências naturais, Descrição: Este projeto busca entender as diferentes formas de inclusão da perspectiva curricular CTS nas universidades, nas escolas de ensino fundamental e nas pesquisas de mestrado e doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Tatiana Santos Andrade - Integrante / Ieda de Oliveira Costa - Integrante / Ana Licia Melo Silva - Integrante / Jaime Rodrigues da Silva - Integrante / Flávia Moura de Freitas - Integrante / Daniel José Puente Chacón - Integrante.
-
2016 - 2018
A contribuição da hermenêutica filosófica na Educação Química, Descrição: Este projeto pretende a partir de um aprofundamento teórico na Hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamar compreender as contribuições advindas desta perspectiva para a sala de aula de Química, considerando especialmente o diálogo, a história e a linguagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Integrante / Maria do Carmo Galiazzii - Coordenador / Ana Licia Melo Silva - Integrante / Robson Simplicio de Sousa - Integrante.
-
2014 - 2015
Avaliação da aprendizagem da perspectiva curricular CTS pelos licenciandos da UFS, Descrição: Avaliação dos discursos dos licenciandos durante oficinas aplicadas nas escolas publicas, como forma de avaliação dos estágios supervisionados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Berenilson SOARES DE OLIVEIRA JUNIOR - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2013 - 2014
Avaliação da aprendizagem dos licenciandos de química da UFS sobre a ênfase curricular CTSA, Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar a aprendizagem da perspectiva curricular CTSA pelos licenciandos de Química da Universidade Federal de Sergipe, adotando como foco de estudo tanto a mediação de livro didático que adota essa perspectiva, quanto as compreensões de leitura de textos envolvendo essa temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Elizabete Lustosa Costa - Integrante.
-
2012 - 2015
Formação de Professores de Química: Dificuldades e avanços na elaboração e aplicação de propostas de ensino de Química na perspectiva CTSA, Descrição: Objetivamos analisar a evolução tanto da produção escrita quando da mediação didática das propostas experimentais elaboradas pelos licenciandos de Química da UFS, durante disciplina de Estágio Supervisionado II. Utilizaremos como referenciais teóricos a conceituação de autoria proposta por Orlandi (1998), a visão de Sociedade de Risco (Beck, 2010), a filosofia da Química Verde e as ideías de Schön sobre professor reflexivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Walter Brito Santos - Integrante / Marcos Paulo Fernandes de Almeida - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - 2015
Analise da utilização de estratégias de leitura na evolução dos gêneros de discurso dos licenciandos de química da UFS, Descrição: O objetivo do projeto é avaliar como utilização das estratégias de leitura de Isabel Solé contribuem na produção textual e alfabetização científica dos licenciandos de química da UFS, assim como estabelecer os limites dessa utilização. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Tatiana Santos Andrade - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2012 - 2015
A compreensão do uso dos modelos mentais na construção do conhecimento químico, Descrição: O objetivo do projeto é compreender os modelos mentais sobre equilibrio elaborado por professores em formação, bem como a utilização desses modelos na elaboração de estratégias de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Ana Carla de Oliveira Santos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2011 - 2012
Formação de Professores de Química e Dificuldades e avanços na elaboração de propostas de ensino na perspectiva CTSA, Descrição: Objetivamos propiciar a formação de professores de química e ciências comprometidos com as questões sócio-ambientais e capacitá-los para o planejamento de suas aulas e elaboração de material didático com ênfase CTSA, propiciando que a escola forme cidadãos cada vez mais comprometidos com uma sociedade justa e igualitária, conscientes de seus deveres e direitos, capazes de atuar na sociedade com valores humanitários. Os objetivos específicos se concentrarão em: a) levantamento das principais dificuldades objetivas e subjetivas na elaboração de material, tanto teórico quanto experimental, com ênfase CTSA durante disciplinas de estágio supervisionado utilizando os Indicadores de comprometimento sócio-ambiental (MELO & VILLANI, 2010) para o estabelecimento de categorias, dando importância a elaboração de avaliação condizente com um currículo CTSA ; b) principais dificuldades objetivas e subjetivas na mediação desse material em sala de aula na perspectiva de uma mediação construtivista com o predomínio do Discurso do Analista (VILLANI & BAROLLI, 2006).; c) análise das principais dificuldades dos licenciandos na leitura e compreensão de textos científicos, avaliando a evolução dos discurso de gênero primário para secundário (Bakhtin, 2004).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Thaise Marques Reis - Integrante / Walter Brito Santos - Integrante / Genisson Barbosa Teixeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 5
-
2008 - 2010
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ARTICULAÇÃO DOS DESAFIOS, Descrição: O Projeto Universal (CNPq 477523/2007-2) reune pesquisadores de diversas instituições de ensino superior pública, tendo como objetivo partilhar e otimizar conhecimentos na área. Ao final do projeto elaborou-se artigos pelos distintos pesquisadores dando formato a um livro que será publicado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (15) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Integrante / Villani, A. - Coordenador / Diversos - Integrante.
-
2005 - 2007
Ensino de química com enfâse em experimentos verdes., Descrição: O projeto de Iniciação científica desenvolvido na Instituição tinha como objetivo desenvolver experimentos verdes aliados a temas sócio-ambientais, para elaboração de uma metodologia de ensino para formação de professores de química comprometidas com as questões sócio-ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marlene Rios Melo - Coordenador / Oliveira, K. C. - Integrante / Márcia Silva Inácio - Integrante / Joyce Pessoa Lago - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos. , Av. Marechal Floriano Peixoto, 2236, Centro, 96170000 - São Lourenço do Sul, RS - Brasil, Telefone: (53) 32513933, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo (CEEVM) ? CAPELA/SE ? DRE-04Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador de pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações:
Co-orientação de projeto de pesquisa de Iniciação científica Junior (PIBIC Jr)
Atividades
-
10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, DR-04.,Linhas de pesquisa
2020 - Atual
Universidade Federal do CaririVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor integrante de projeto de extensão, Carga horária: 4
Atividades
-
12/2020
Extensão universitária , Instituto de Educação.,Atividade de extensão realizada, Professor integrante de projeto de extensão.
2015 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto III, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaboradora de projeto de pesquisa, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
02/2010 - 06/2015
Ensino, licenciatura em química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II: 6 horas/aula, Pesquisa em Ensino de Química I: 4 horas/aula, Tópicos Especiais em Ensino de Química I: 2 horas/aula
2008 - 2010
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 2
2003 - 2008
Faculdades ImapesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrava aulas nos cursos de graduação da licenciatura e bacharelado.
Curso de Licenciatura em Química na Faculdade IMAPES ? Sorocaba ? ministrando as disciplinas:
Prática de Ensino de Química II ? 2 h/aula por semana ? 2º semestre de 2003,2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.
Seminários Avançados ? 2 h/aula por semana ? 2º semestre de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.
Projetos de Ensino de Química 2 h/aula por semana ? 2º semestre de 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.
História da Química ? 2 h/aula por semana ? 1º semestre de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.
Prática de Ensino de Química I ? 2 h/aula por semana ? 1º semestre de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.
Curso Bacharelado em Química
Química Inorgânica I ? 4 h/aula por semana ? 2º semestre de 2005.
Atividades
-
01/2005 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdades Imapes.,Linhas de pesquisa
-
08/2003 - 12/2008
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Ciência, Prática de Ensino em Química I, Prática de Ensino em Química II, Projetos de Ensino de Química, Seminários Avançados
1997 - 2010
Curso COC - São Bernardo do CampoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministra aulas de química no ensino médio e no curso pré-vestibular. Ministra palestras de Química ambiental e verde.
1989 - 1999
Curso Delta UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações:
Docência em curso pré-vestibular
Atividades
-
10/1989 - 06/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química
1984 - 1986
Industrias Gessy LeverVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Química, Carga horária: 40
Outras informações:
Analise de produtos acabados e matéria-prima e elaboração de testes de controle de qualidade. As análises eram feitas por cromatografia gasosa, espectrofotometria UV, volumétrica, potenciométrica. Elaboração de métodos de análise de matérias primas e produtos acabados.
Atividades
-
10/1984 - 05/1986
Serviços técnicos especializados , Elida Gibbs, Campinas.,Serviço realizado, Controle de Qualidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marlene Rios Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?