NAILZA DOROTEA DA SILVA

Sou Enfermeira graduada em 2020.1, pela Faculdade Maria Milza, situada em uma das regiões que mais se desenvolvem em nosso Estado, o Recôncavo baiano, berço de pessoas ilustres em nossa nação e de lutas pela liberdade de nosso povo. Durante estes cinco anos em que estive buscando e adquirindo conhecimentos para a minha formação profissional, realizei alguns trabalhos e projetos que nortearam a minha vida discente, citando como exemplo a apresentação de artigo cientifico no Congresso Brasileiro de Enfermagem no ano de 2017, com o tema ?Gestantes com sífilis no Brasil?, além de criação de protocolo operacional padrão sobre cuidados com feridas para a Unidade Básica de Saúde das cidade de Cruz das Almas e Governador Mangabeira,- BA sendo este meu projeto de intervenção durante o período de estágio curricular. No decorrer desta graduação me interessei em pesquisar sobre a utilização de plantas medicinais, tendo como base a minha vivencia de pessoa do interior que teve contato com os anciões da minha comunidade, que utilizam esta forma de sabedoria popular na cura de várias enfermidades. Desta forma nasceu o trabalho de conclusão de curso ? TCC, denominado Terapia Alternativa: Utilização de plantas medicinais e fitoterápicos na rede básica de saúde, tendo aprovação e publicação na biblioteca da Faculdade Maria Milza no ano de 2020.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Enfermagem do Trabalho

2020 - Atual

Universidade Salvador
Título: Ainda em curso na pós em Enfermagem do Trabalho

Graduação em Enfermagem

2015 - 2020

Faculdade Maria Milza
Título: Terapia Alternativa: utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Rede Básica de Saúde
Orientador: Acilene Ferreira Novaes

Graduação em Biologia

2009 - 2012

Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Luiz Viana Filho

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo Covid 19. (Carga horária: 4h). , Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Manejo Clinico da Covid 19, atenção especializada. (Carga horária: 15h). , UNA-SUS, UNA SUS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em O cuidado com paciente domiciliado. (Carga horária: 4h). , Serviço de Atendimento Assistencia Domiciliar, SAD, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Atualização das Praticas realizadas em curativos. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Cardiologia e Hemodinamica. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.

2019 - 2019

Plantas que Curam. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Transformando Ideias em Ações seguras para qualidade do cuidado em saúde. (Carga horária: 8h). , Rebraensp Reconcavo da Bahia, REBRAENSP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Transformando Ideias em Ações seguras para qualidade do cuidado em saúde. (Carga horária: 8h). , Rebraensp Reconcavo da Bahia, REBRAENSP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Primeiros Socorros. (Carga horária: 12h). , Reconcavo Cursos, RC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Produções bibliográficas

  • SILVA, N. D. . Terapia Alternativa: utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, N. D. ; NASCIMENTO, L. L. ; BRITO, P. A. S. ; LAGO, L. S. ; HORA, A. P. C. ; SALES, M. G. . PROJETO DE INTERVENÇÃO ? ANÁLISE DE DADOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO RECÔNCAVO DA BAHIA: SAÚDE DO HOMEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HORA, A. P. C. ; CONCEICAO, J. S. ; PAIXAO, J. ; FLORENTINO, C. A. ; CONCEICAO, R. ; SILVA, N. D. ; SILVA, N. D. . POP - Protocolo Operacional Padrão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, N. D. ; DEVESA, L. C. ; SANTANA, A. ; SOUZA, I. . Gestantes com Sífilis no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Nirhall Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 44

Outras informações:
Enfermagem do Trabalho - Treinamento de primeiros socorros; Assessoria a medicina ocupacional na elaboração e digitação dos ASOS. Acompanhamento dos exames admissionais, demissionais, periódicos e mudança de função, gestão da saúde do Trabalhador.

2019 - 2019

Unidade de Saúde Otto Alencar

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio Curricular, Carga horária: 36

Outras informações:
Estagio curricular na UBS de Governador Mangabeira, com atuação nos Programas de Saúde e Protejo de Intervenção.

2020 - 2020

UPA Cruz das Almas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio Curricular, Carga horária: 36

Outras informações:
Estagio curricular na UPA atuando como enfermeira e participando dos cuidados fornecidos ao pacientes da unidade, além de atuação em projeto de intervenção voltado para cuidado a saúde do homem.