Alan Fernandes dos Santos

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2010 - 2015). Tem experiência em atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Psicologia Social e Comunitária, Saúde Coletiva e Psicologia Educacional. Interessado em temáticas da Psicologia Social, Psicologia da Saúde e Educação Inclusiva. Trabalhou como bolsista de pesquisa no campo de Saúde Coletiva e Estudos Interdisciplinares em Saúde da Amazônia, fez estágio em Psicologia da Saúde no Projeto ''VIVA MELHOR SABENDO'' com atendimento psicológico, orientação, execução de oficinas e dinâmicas de grupo em prevenção e promoção da saúde no âmbito do HIV/AIDS voltadas às populações-chave, tais como homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. Além disso, possui experiência voluntária em Projeto de Extensão quanto ao enfrentamento da violência doméstica e sexual e Educador Social para o Centro de População em situação de rua (CENTRO POP). Participou do Curso de Capacitação para Operadores (as) do Sistema de Garantia de Direitos e Adolescentes: subsídios para a elaboração de uma Política Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua, nos meses de abril e maio de 2015, a ocorrer na Escola Superior de Advocacia-Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (ESA/OAB-PA). Participou como Monitor Voluntário na disciplina de Análise Institucional (UFPA - 2012). Trabalhou como Psicólogo Clínico (prestador de serviços) no Hospital e Maternidade Modelo de Ananindeua (2017). Atualmente trabalha como Orientador Social na SEMCAT-PMA (2017).

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2010 - 2015

Universidade Federal do Pará
Título: ASPECTOS PROTETIVOS E ADVERSOS À RESILIÊNCIA DIANTE DA SOROPOSITIVIDADE EM HIV/AIDS PARA UMA PROFISSIONAL DO SEXO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador: Maria Eunice Figueiredo Guedes (FAPSI)

Formação complementar

2015 - 2015

CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS DAS POPULAÇÕES CHAVE. (Carga horária: 36h). , Departamento de Pessoal do Ministério da Saúde, DP, Brasil.

2015 - 2015

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE OPERADORES (AS). (Carga horária: 30h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, OAB-PA, Brasil.

2014 - 2015

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO. , GRUPO DE MULHERES PROSTITUTAS DO PARÁ, GEMPAC, Brasil.

2012 - 2012

CAPACITAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO, SEMCAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicoeducação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Orientador Social.

Organização de eventos

SANTOS, A. F. ; GUEDES, M. E. F. ; JOAQUIM, C. . 25 ANOS DO SUS: PROMOVENDO SAÚDE ATRAVÉS DA FORMAÇÃO, INTERVENÇÃO E CONTROLE SOCIAL. 2014. (Outro).

SANTOS, A. F. ; GUEDES, M. E. F. . POR UMA REDE DE SAÚDE MENTAL INTEGRAL E ANTIMANICOMIAL. 2013. (Outro).

Participação em eventos

NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA. 2016. (Outra).

V Jornada de Estudos em Psicologia da Universidade Federal do Pará.A MULTIPROFISSIONALIDADE E A HUMANIZAÇÃO: TECNOLOGIAS DE CUIDADO AO PACIENTE E AO CUIDADOR COM MAL DE ALZHEIMER. 2016. (Outra).

CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS DAS POPULAÇÕES CHAVE VISANDO O CONTROLE SOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE DE SAÚDE NO ÂMBITO DO HIV/AIDS. 2015. (Outra).

IV JORNADA DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA.ASPECTOS PROTETIVOS E ADVERSOS À RESILIÊNCIA DIANTE DA SOROPOSITIVIDADE EM HIV/AIDS PARA UMA PROFISSIONAL DO SEXO: UM ESTUDO DE CASO. 2015. (Outra).

WORKSHOP JOGOS TEATRAIS. 2015. (Outra).

III JORNADA DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA DA UFPA - OLHARES E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS NA PSICOLOGIA.A LUDICIDADE COMO UM DISPOSITIVO DE HUMANIZAÇÃO E MELHORIA DO PACIENTE ONCOLÓGICO INFANTIL HOSPITALIZADO. 2014. (Outra).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: AÇÕES DE SAÚDE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE BELÉM. 2014. (Congresso).

V TALLER INTERNACIONAL EDUCACIÓN MEDICA: RETOS Y PERSPECTIVAS. AMAZÔNIA E OS 25 ANOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS: FORMAÇÃO E IMPACTOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA. 2014. (Congresso).

I COLÓQUIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. 2013. (Outra).

II COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A DIVULGAÇÃO DE UMA CARTILHA INFORMATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELÉM. 2013. (Outra).

II JORNADA DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA.O TRABALHO EMPREENDIDO PELO GAPA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS VIVENDO COM HIV/ AIDS NO ESTADO DO PARÁ. 2013. (Outra).

II JORNADA DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM OLHAR EM ATENÇÃO Á SAÚDE DA CRIANÇA. 2013. (Outra).

PSICOLOGIA, JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS. UM DEBATE A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO DROGAS E CIDADANIA. 2013. (Outra).

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E A EMISSÃO DE DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS NAS DIFERENTES ÁREAS DA PSICOLOGIA. 2012. (Outra).

SEMINÁRIO - MEDICALIZAÇÃO FRENTE A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE. 2012. (Seminário).

A PSICANÁLISE E A CLÍNICA GERAL DO CUIDAR: APROXIMAÇÕES E LIMITES. 2011. (Outra).

A ALTERIDADE EM PERSPECTIVA: CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS. 2010. (Seminário).

PERSPECTIVAS ATUAIS NA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOAS. 2010. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Paula Affonso de Oliveira

MOREIRA, A. C. G.; MOREIRA, M. E. G.;OLIVEIRA, P. A.. Aspectos protetivos e adversos à resiliência diante da soropositividade em HIV/aids para uma profissional do sexo: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia - Formação do Psicólogo) - Universidade Federal do Pará.

Foi orientado por

Ivete Furtado Ribeiro Caldas

Impactos emocionais da pandemia por covid -19 na rotina de famílias com diagnóstico de transtorno do espectro autista do Centro de Atenção Psicossocial de Ananindeua; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação lato sensu em Transtorno do Espectro do Autismo) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Ivete Furtado Ribeiro Caldas;

Cecir Barbosa de Almeida Farias

Formação em Informática Básica para Alunos do Ensino Fundamental II; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cecir Barbosa de Almeida Farias;

Produções bibliográficas

  • GUEDES, M. E. F. ; SANTOS, A. F. ; JOAQUIM, C. ; SILVA, C. P. ; TAMIE, F. ; LIMA, F. ; RODRIGUES, I. B. . SAÚDE MENTAL E VIOLÊNCIA DE GÊNERO - REFLEXÕES. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA. 1ºed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 175-.

  • GUEDES, M. E. F. ; SANTOS, A. F. ; JOAQUIM, C. ; SANTOS, A. F. . FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: AÇÕES DE SAÚDE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS EM COMUNIDADES URBANAS E RIBEIRINHAS DE BELÉM. In: 6 º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: AÇÕES DE SAÚDE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS EM COMUNIDADES URBANAS E RIBEIRINHAS DE BELÉM, 2014.

  • GUEDES, M. E. F. ; JOAQUIM, C. ; SANTOS, A. F. . AMAZÔNIA E OS 25 ANOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS: FORMAÇÃO E IMPACTOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA. In: 9º Congresso Internacional de Educação Superior, 2014, Havana. AMAZÔNIA E OS 25 ANOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS: FORMAÇÃO E IMPACTOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA, 2014.

  • SANTOS, A. F. ; LEAL, G. A. S. . Prevenção e intervenção: O trabalho empreendido pelo GAPA em defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS no Pará. In: Anais da II Jornada de Estudos em Psicologia da Universidade Federal do Pará, 2013, Belém. Anais da II Jornada de Estudos em Psicologia da Universidade Federal do Pará, 2013.

  • SANTOS, A. F. ; LEAL, G. A. S. . Transtorno do espectro autista: um olhar em atenção à saúde da criança. In: Anais da II Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA, 2013, 2013, Belém. Anais da II Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA, 2013, 2013.

  • SANTOS, A. F. ; RODRIGUES, A. N. . A MULTIPROFISSIONALIDADE E A HUMANIZAÇÃO: TECNOLOGIAS DE CUIDADO AO PACIENTE E AO CUIDADOR COM MAL DE ALZHEIMER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUEDES, M. E. F. ; SANTOS, A. F. . ASPECTOS PROTETIVOS E ADVERSOS Á RESILIÊNCIA DIANTE DA SOROPOSITIVIDADE EM HIV/ AIDS PARA UMA PROFISSIONAL DO SEXO: UM ESTUDO DE CASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, A. F. ; SANTOS, A. F. . A LUDICIDADE COMO UM DISPOSITIVO DE HUMANIZAÇÃO E MELHORIA DA SAÚDE DO PACIENTE ONCOLÓGICO INFANTIL HOSPITALIZADO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. F. . TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A DIVULGAÇÃO DE UMA CARTILHA INFORMATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELÉM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, L. T. ; GUEDES, M. E. F. ; SANTOS, A. F. . ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA. PR - PARANÁ: EDITORA CRV 1° EDIÇÃO, 2014 (CAPÍTULO DE LIVRO).

Outras produções

SANTOS, A. F. . REDE SOCIAL: FACEBOOK. 2013. (Rede social).

SANTOS, A. F. ; LEAL, G. A. S. . Autismo: você sabe o que é?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha). 2012. (Autismo: você sabe o que é?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha)).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    VIVA MELHOR SABENDO/ GEMPAC, Descrição: Estimular a Adesão ao tratamento de terapia antirretroviral e a realização de teste rápido anti-hiv por meio de nova tecnologia de fluido oral; Participação em campanhas e oficinas de incidência formativa em HIV/ AIDS; Obter contato intersetorial com os serviços de referência especializada do município de Belém no âmbito do HIV/ AIDS, tais como a UREDIPE e Casa Dia; Realizar visitas de monitoramento e prevenção em áreas de vulnerabilidade social com entrega de preservativos e demais medidas profiláticas; Fomentar a produção e a exibição de vídeos educativos para a prevenção da saúde em áreas periféricas com baixos níveis de cobertura e assistência básica de saúde; Auxiliar em atividades voltadas para o aconselhamento e a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST' S), Acolhimento Institucional e Orientação Psicossocial para mulheres profissionais do sexo vivendo ou não com HIV/ AIDS; Realizar palestras e capacitações de incidência formativa em parceria com ONGs (Organizações Não governamentais); Organizar visitas externas em escolas públicas, Universidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e distritos urbanos em condição de vulnerabilidade social para divulgação dos serviços de prevenção da epidemia de HIV/ AIDS municipais; Construção colaborativa de relatórios e o monitoramento das atividades de campo realizadas semestralmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan Fernandes dos Santos - Integrante / Maria Eunice Figueiredo Guedes - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    PROJETO AMAZÔNIAS: CONHECIMENTO E MUDANÇA, Descrição: O projeto, por meio da elaboração de análises exploratórias de dados espaciais, produzirá caracterização de 23 fenômenos sociais por meio de geração de índices de localização, de especialização, de desigualdade para cada um dos municípios Amazônicos. Na segunda etapa, serão produzidos diagnósticos, explicitando os fundamentos econômicos, sociais e institucionais de cada fenômeno. Para cada tema serão apresentar sugestão de novas normas, regras, leis e processos para aprimorar o funcionamento de instituições e que fortaleçam o desenvolvimento de práticas sustentáveis na região. Produzir diagnósticos analíticos explicitando os fundamentos econômicos, sociais e institucionais da Amazônia paraense, bem como apreendendo o conteúdo essencial subjacente às dinâmicas pertinentes a cada um dos 29 temas abordados pela pesquisa, tais como educação e saúde; Apresentar sugestão de novas normas, regras, leis, processos para aprimorar o funcionamento de instituições, que possam vir a fortalecer o desenvolvimento de práticas sustentáveis na região; Indicar mudanças institucionais que possam vir a fortalecer dinâmicas sociais e econômicas virtuosas e que combatam dinâmicas oportunistas presentes na região; Impulsionar reflexões sobre o desenvolvimento regional, a partir da articulação das dinâmicas sociais, econômicas e institucionais da Amazônia no âmbito de um projeto nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alan Fernandes dos Santos - Integrante / Maria Eunice Figueiredo Guedes - Coordenador / Maurilio de Abreu Monteiro - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará. , Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017000

Experiência profissional

2014 - 2015

Prefeitura Municipal de Ananindeua

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EDUCADOR SOCIAL (FACULDADE DE PSICOLOGIA), Carga horária: 30

Outras informações:
Monitorar a condição biopsicossocial da saúde de moradores em situação de rua nos serviços especializados de saúde pública municipal, tais como: Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) e Hospital Metropolitano; Realizar a observação e a descrição de comportamentos de pacientes em condição de vulnerabilidade social a partir da inserção de variáveis preventivas e promotoras da saúde presentes nas instituições de saúde especializadas que os assiste; Preenchimento de relatórios da evolução cronológica detalhada do estado de saúde dos pacientes vulneráveis a partir de sua entrada, permanência e saída dos serviços de assistência social e saúde; Realizar busca ativa de pessoas em condição de vulnerabilidade social em logradouros da cidade a partir de demandas e denúncias externas; Promover a garantia de direitos, a prevenção e a proteção social por meio de ações sócio-assistenciais de básica, média e alta complexidade; Estimular e efetuar atividades de acolhimento institucional e escuta psicológica; Estabelecer Atendimento interdisciplinar com os demais serviços de retaguarda, tais como: o Cadúnico e Programas Sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Pro jovem Urbano; Oferecer suporte sociopedagógico para a realização de oficinas de educação em saúde, treinamentos e capacitações em prevenção ao uso de drogas.

2014 - 2015

Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará

Vínculo: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA, Carga horária: 8

Outras informações:
GRUPO DE MULHERES PROSTITUTAS DO ESTADO DO PARÁ (ESTAGIÁRIO DE PSICOLOGIA). REALIZAÇÃO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO. ESTÁGIO GEMPAC 08/ 2014 A 08/ 2015 (1 ANO DE ATIVIDADES) EXECUTORA: MINISTÉRIO DA SAÚDE

2013 - 2014

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador, Carga horária: 40