Gildasio do Nascimento Santos Junior

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Bahia (FMB - UFBA) na turma de 2022.2.

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Medicina

2016 - 2023

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Colégio Nossa senhora da Conceição

Formação complementar

2023 - 2023

Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS). (Carga horária: 16h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.

2023 - 2023

Atendimento Pré-Hospitalar às Emergências Clínicas. (Carga horária: 16h). , National Association of Emergency Medical Technicians, NAEMT, Brasil.

2023 - 2023

Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS). (Carga horária: 16h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.

2022 - 2022

English as a Second Language - Advanced Level. (Carga horária: 100h). , St. George International College, SGIC, Canadá.

2021 - 2021

COVID-19 Contact Tracing. (Carga horária: 7h). , Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.

2021 - 2021

Programa de Reanimação Neonatal. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.

2021 - 2021

Saúde da Mulher. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2021 - 2021

Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 18h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

Atestação Médica de Eventos Letais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2018 - 2018

Protocolo IAM na Universidade. (Carga horária: 2h). , Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, Brasil.

2012 - 2017

Curso de Inglês. (Carga horária: 462h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

2016 - 2016

Curso Interno de Biossegurança. (Carga horária: 20h). , Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz - FIOCRUZ, CPQGM - FIOCRUZ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

SANTOS JUNIOR, G. N. . Por Dentro da Clínica-Cirúrgica. 2020. (Outro).

SANTOS JUNIOR, G. N. . LANACC - UFBA: Minicurso de CAV: Curso de Acessos Vasculares. 2019. (Congresso).

SANTOS JUNIOR, G. N. . II Curso de Imersão em Técnica Operatória. 2019. (Outro).

SANTOS JUNIOR, G. N. . I Curso de Imersão em Técnica Operatória. 2018. (Outro).

Participação em eventos

58º Congresso Brasileiro de Educação Médica - Cobem. Processo seletivo à distância por uma Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica: um modelo de realização. 2020. (Congresso).

58º Congresso Brasileiro de Educação Médica - Cobem. Adaptação da liga acadêmica de anatomia clínico-cirúrgica da Universidade Federal da Bahia aos desafios da pandemia da COVID-19. 2020. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Cirurgia - CBC. Capacitações teórico-práticas como modo de intercâmbio de saberes e meio de firmar parcerias entre entidades acadêmicas. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Cirurgia - CBC. A confecção de um modelo prático de punção arterial como ferramenta para a consolidação do conhecimento teórico acerca do procedimento. 2019. (Congresso).

GASTRO BAHIA - Congresso Baiano de Gastroenterologia. Perfil Epidemiológico da Esquistossomose na população de 29-59 anos na Bahia no período de 2008-2018. 2019. (Congresso).

Conferências Clinicopatológicas. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Cirurgia - CBC. O impacto da realização de Colostomias no Sistema Único de Saúde no Estado da Bahia no período de 2012 a 2017. 2018. (Congresso).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Sistema computacional para o estudo de associações anatomoclínicas em larga escala - PathoSpotter-L. 2018. (Congresso).

Semana Internacional da Tireoide.Tireoide: da criança ao idoso o que fazer?. 2018. (Outra).

Conferências Clinicopatológicas. 2017. (Congresso).

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Sistema computacional para o estudo de associações anatomoclínicas em larga escala - PathoSpotter-L. 2017. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • NUNES, VINÍCIUS ; DE FREITAS, LUIZ A R ; DE FREITAS, JULIANA R ; ARAÚJO, CAIO ; JUNIOR, GILDÁSIO N ; SCHINONI, MARIA I ; BESSONE, FERNANDO ; PARANÁ, RAYMUNDO . Obliterative portal venopathy: A neglected and probably misdiagnosed disease with peculiar etiology in South America. Jgh Open , v. 6, p. 904-909, 2022.

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . Adaptação da liga acadêmica de anatomia clínico-cirúrgica da Universidade Federal da Bahia aos desafios da pandemia da COVID-19. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . Processo seletivo à distância por uma Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica: um modelo de realização. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . Perfil Epidemiológico da Esquistossomose na população de 29-59 anos na Bahia no período de 2008-2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . A confecção de um modelo prático de punção arterial como ferramenta para a consolidação do conhecimento teórico acerca do procedimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . Capacitações teórico-práticas como modo de intercâmbio de saberes e meio de firmar parcerias entre entidades acadêmicas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . Sistema computacional para o estudo de associações anatomoclínicas em larga escala - PathoSpotter-L. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . O impacto da realização de Colostomias no Sistema Único de Saúde no Estado da Bahia no período de 2012 a 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS JUNIOR, G. N. . Sistema computacional para o estudo de associações anatomoclínicas em larga escala - PathoSpotter-L. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2022

    VENOPATIA PORTAL OBLITERTAIVA COMO CAUSA DE HIPERTENSÃO PORTAL NA BAHIA: UMA DOENÇA NEGLIGENCIADA E SUBESTIMADA NO PAÌS, Descrição: A esquistossomose foi a doença hepática crônica mais prevalente na Bahia até recentemente. Quando a esquistossomose era mais prevalente, pacientes com hipertensão portal associada à fibrose portal, mesmo sem S. mansoni demonstrável eram consideradas esquistossomóticos. Temos visto pacientes com fibrose porta, sem infecção pelo S. mansoni, consistentes com VPOI. Não foram estudados de modo sistemático e podem ser casos de VPOI que na era da esquistossomose eram confundidos com ela. No programa de transplantes hepáticos na Bahia, 7% dos casos transplantados tinham lesões características da VPOI. Cinco com resquícios de infecção por S. mansoni e dois sem evidência da parasitose. Esses dados suportam a ocorrência VPOI e que casos podem ser confundidos com esquistossomose ou cirrose. A proposta desse projeto é rever os transplantes de fígado dos últimos 10 anos na Bahia e verificar a frequência de VPOI, também em biópsia hepática com fibrose portal consistente com VPO; avaliar resquícios de esquistossomose, comparar as alterações morfológicas com casos de esquistossomose. Será avaliado do perfil fenotípico das células envolvidas na fibrose, caracterização da matriz conjuntiva e do comprometimento vascular. O trabalho trará informações sobre uma doença hepática que não tem sido diagnóstica, mas presente em nosso meio. Medidas serão propostas para seu diagnóstico, tratamento e prevenção. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gildasio do Nascimento Santos Junior - Integrante / Luiz Antonio Rodrigues de Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2019

    PathoSpotter: Sistema computacional para o estudo de associações anatomoclínicas em larga escala: PathoSpotter-L, Descrição: Construção de um arquivo virtual de imagens representativas de fibrose portal (Dataset-FP), obtidas a partir da biblioteca de imagens de biopsias renais do Instituto Gonçalo Moniz-Fiocruz e de lâminas histológicas. As imagens contidas no Dataset-FP serão utilizadas como referência para a construção e validação do módulo de reconhecimento de imagens de fibrose portal do sistema PathoSpotter-L. O PathoSpotter-L é um ramo do sistema PathoSpotter, um sistema semiautomático para classificação de imagens histológicas de lesões dos rins e do fígado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gildasio do Nascimento Santos Junior - Integrante / Luiz Antonio Rodrigues de Freitas - Coordenador.

Prêmios

2015

Menção Honrosa, Olimpíada Norte/Nordeste de Química.

2015

Medalha de Prata, Olimpíada Baiana de Biologia.

2015

Medalha de Prata, Olimpíada Baiana de Química.

2013

Menção Honrosa, Olimpíada Brasileira de Química.

2013

Medalha de Prata, Olimpíada Sergipana de Química.

2012

Medalha de Prata, Olímpiada Brasileira de Física.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Hospital Regional Dantas Bião

Vínculo: Medico Assistente, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista, Carga horária: 24

Outras informações:
Atuação no setor de Emergência, incluindo a Sala Vermelha

2023 - Atual

USF SEDE I - Esplanada

Vínculo: Médico Assistente, Enquadramento Funcional: Médico Generalista, Carga horária: 24

Outras informações:
Atuação como Médico Generalista na Unidade de Saúde da Família Sede I em Esplanada/BA

2023 - Atual

UPA Pirajá - Santo Inácio

Vínculo: Medico Assistente, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação no setor de Emergência, incluindo a Sala Vermelha

2023 - Atual

UPA Paripe

Vínculo: Medico Assistente, Enquadramento Funcional: Médico Plantonista, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação no setor de Emergência, incluindo a Sala Vermelha

2019 - 2021

Faculdade de Medicina da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Venopatia Portal Obliterativa como causa de Hipertensão Portal na Bahia: uma doença negligenciada e subestimada no país Orientador: Luiz Antônio Rodrigues de Freitas

2017 - 2018

Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz - FIOCRUZ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: PathoSpoter: Sistema computacional para o estudo de associações anatomoclínicas em larga escala: Construção de um "dataset' de imagens de fibrose portal Orientador: Luiz Antônio Rodrigues de Freitas

2019 - 2019

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor da disciplina Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (TOCE) para o curso de Medicina (MED103) - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professores: Mário Castro Carneiro e Marcus Antônio de Mello Borba. Carga horária total: 200 horas.

2018 - 2019

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: PathoSpoter: Sistema computacional para o estudo de associações anatomoclínicas em larga escala: Construção de um "dataset' de imagens de fibrose portal Orientador: Luiz Antônio Rodrigues de Freitas

2017 - 2018

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da disciplina Fisiologia Médica Geral 1 para o curso de Medicina (ICSA85) - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora: Luciana Mattos Barros Oliveira. Carga horária total: 408 horas.