João Paulo Marques Ferreira
Professor Universitário e Preceptor pelo UNESC-ES desde julho de 2022.Tutor do curso de Medicina para a turma do oitavo período;Professor teórico do módulo Habilidades e Atitudes IV e Internato no módulo de Medicina de Família e Comunidade, onde ministro aulas de Endocrinologia e Metabologia;Preceptor do curso de Medicina nos módulos Habilidades e Atitudes V e VI em campo prático e sou o médico responsável pelo Ambulatório de Rua (Projeto de Extensão).Formação Acadêmica:Formado em Medicina pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (2011-2016);Pós-graduado em Endocrinologia pela Faculdade CENBRAP (2019-2022);Pós-graduado em Medicina de Família e Comunidade pelo ICEPi (2022-2023).Experiência Profissional:Atendimento em consultório particular no município de Colatina-ES, com ênfase em doenças metabólicas e endócrinas e Clínica Geral.Experiência em atendimento domiciliar, atuando como médico assistente de home care (2017-2022);Médico da atenção primária desde 2017, atuando na ESF do bairro São Judas Tadeu no município de Colatina-ES (2018-2022);Médico Bolsista no Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Clínicas em Medicina de Família e Comunidade pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), com início em 2019.
Informações coletadas do Lattes em 28/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência em Saúde no Ensino
2024 - Atual
Especialização em andamento em Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Clínicas em Medicina de Família e Comu
2019 - Atual
Especialização em Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Clínicas em Medicina de Família e Comu
2022 - 2023
Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação, ICEPi
Título: AVALIAÇÃO E TRIAGEM DO PACIENTE COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 DESCOMPENSADO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE,
Orientador: Giseli Lage Libânio de Almeida Mainardi
Formação complementar
2024 - 2024
Formação Profissional para Docentes, Tutores e Preceptores de 2024/1. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.
2023 - 2023
Formação profissional de docentes, tutores e preceptores 2023/1. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.
2023 - 2023
Formação profissional de docentes, tutores e preceptores 2023/1. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.
2016 - 2016
Diagnóstico de HIV. (Carga horária: 15h). , TELELAB, TLB, Brasil.
2016 - 2016
Doença de Chagas - Triagem e diagnóstico sorológico em Unidades Hemoterápic. (Carga horária: 15h). , TELELAB, TLB, Brasil.
2016 - 2016
Diagnóstico de Hepatites Virais. (Carga horária: 15h). , TELELAB, TLB, Brasil.
2016 - 2016
Diagnóstico de Sífilis. (Carga horária: 15h). , TELELAB, TLB, Brasil.
2016 - 2016
Doença Falciforme - Conhecer para cuidar. (Carga horária: 30h). , TELELAB, TLB, Brasil.
2011 - 2011
IV Workshop de Suporte Básico de Vida na Parada Cardiorespiratória. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medico Bolsista ICEPi.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Metabologia e doenças endócrinas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Profossor Parcial do curso de medicina - UNESC.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Preceptor do curso de medicina - Habilidades e Atitudes V e VI.
Participação em eventos
I Simpósio de Farmacologia Clínica.ANTIDIABÉTICOS NA PRÁTICA CLÍNICA. 2024. (Simpósio).
Formação Profissional de Docentes, Tutores e Preceptores 2023/1.Curricularização da Extensão. 2023. (Outra).
Formação Profissional de Docentes, Tutores e Preceptores Medicina.Avaliação Externa do Curso de Medicina. 2023. (Outra).
II CONGRESSO CAPIXABA DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE,. II CONGRESSO CAPIXABA DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE,. 2020. (Congresso).
TESTE DE PROGRESSO 2016 - UNESC.TESTE DE PROGRESSO. 2016. (Outra).
TESTE DE PROGRESSO 2015/1 - UNESC.TESTE DE PROGRESSO. 2015. (Outra).
TESTE DE PROGRESSO 2015/2 - UNESC.TESTE DE PROGRESSO. 2015. (Outra).
TESTE DE PROGRESSO 2014 - UNESC.TESTE DE PROGRESSO. 2014. (Outra).
53 CONGRESSO MÉDICO ESTADUAL DA AMES. 53 CONGRESSO MÉDICO ESTADUAL DA AMES. 2013. (Congresso).
TESTE DE PROGRESSO 2013 - UNESC.TESTE DE PROGRESSO. 2013. (Outra).
TESTE DE PROGRESSO 2012 - UNESC.TESTE DE PROGRESSO. 2012. (Outra).
IV Workshop de Superte Básico de vida na Parada Cardiorespiratória.LATEME. 2011. (Oficina).
TESTE DE PROGRESSO 2011 - UNESC.TESTE DE PROGESSO. 2011. (Outra).
XIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma e IV Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma. II CONGRESSO CAPIXABA DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE,. 2011. (Congresso).
Outras produções
FERREIRA, J. P. M. . Redação de 12 problemas, para as sessões tutoriais do 1º, 2º, 3º e 4º períodos do Curso de Graduação em Medicina do UNESC. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia Problem-Based Learning (PBL)).
Prêmios
2021
Recall 2021 no segmento Médico clinico geral, 1º lugar na lembrança dos Colatinenses, Focalize Comunicações Ltda.
2020
Recall 2020 no segmento Médico clinico geral, 1º lugar na lembrança dos Colatinenses, Focalize Comunicações Ltda.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Centro Universitário do Espírito SantoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2019 - Atual
Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação, ICEPiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médico Atuando na ESF, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Paulo Marques Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?