LUCAS DE OLIVEIRA DA SILVA

Sou formado em Design Digital e atualmente faço mestrado em Ciências da Computação na Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá, com ênfase em Engenharia de Software. Trabalho como Gerente de Projetos e Desenvolvedor Full-Cycle no Projeto de Transformação Digital do Governo do Estado do Ceará pela empresa SLS - Terceirização de Serviços, onde aplico meus conhecimentos e habilidades para modernizar e melhorar os serviços públicos. Tenho experiência em pesquisa científica na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia - FDTE (LSI-USP) e em inovação tecnológica no Insight Data Science Lab/FUNCAP. Também participei de cursos em áreas interdisciplinares no Instituto Aliança (IA). Busco sempre me atualizar e expandir meus horizontes, contribuindo com a ciência e a sociedade por meio da tecnologia.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em COMPUTAÇÃO

2023 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Título: Recomendações para o Processo de Concepção e Desenvolvimento de Sistemas Computacionais para Pessoas Surdas
Orientador: Andreia Liborio Sampaio
Palavras-chave: Ciência; Educação; Startups; Tecnologia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Telecomunicações; Educação; Atividades de prestação de serviços de informação.

Graduação em Design Digital

2015 - 2020

Universidade Federal do Ceará
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA O APOIO NO ENSINO DE LIBRAS: BILÍNGUA
Orientador: Prof. Dra. Andreia Libório Sampaio

Formação complementar

2023 -

Inglês - FECLESC. (Carga horária: 300h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2023 - 2023

Aperfeiçoamento em Internet 5G. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2021 - 2021

Do Zero a Um. (Carga horária: 16h). , Maitha Tecnologia e Negocios em Informatica Ltda, MAITHA TECH, Brasil.

2020 - 2021

Academic Working Capital. (Carga horária: 2000h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2019

Programa Corredores Digitais. , Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, SECITECE, Brasil.

2017 - 2017

Introdução a Criptografia pós-quântica. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2015

Com.Domínio Digital. (Carga horária: 500h). , Instituo Aliança, IA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

SILVA, E. C. ; GIRAO, E. L. ; FRANCA, J. C. ; LIMA, R. ; FRANCO, J. C. ; SILVA, L. O. . TypeDD. 2017. (Exposição).

SILVA, L. O. . Congresso Brasileiro de Software. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

XXII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems.Bilingua: developing a digital solution to support the teaching of Libras. 2023. (Simpósio).

EU2020/UFC - Encontros Universitários.CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA APOIO AO ENSINO DE LIBRAS: BILÍNGUA. 2020. (Encontro).

Campus Mobile.Polímians Software. 2019. (Outra).

Campus Party Brasil.Bilíngua - Aplicativo de ensino de libras e português. 2019. (Encontro).

Campus Mobile.Bilíngua - Português e Libras. 2018. (Outra).

Campus Party. Bilíngua - Libras e Português. 2018. (Exposição).

Corredores Digitais.Programa de Aceleração e Mentoria de Startup Corredores Digitais. 2018. (Outra).

Fórum E-commerce Brasil. 2018. (Feira).

XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018).XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018). 2018. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Software- CBSoft. 2017. (Congresso).

DDDD-Dias de Design Digital.Dias de Design Digital. 2017. (Outra).

SATI- Semana de atualização em tecnologia da informação. 2017. (Congresso).

Media Weekend. 2015. (Feira).

VI Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária. 30 Anos de MST. 2014. (Congresso).

Orientou

Nayra

Estágio acadêmico; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Informática) - Secretaria da Educação do Estado do Ceará; (Orientador);

Victor Caio Araujo Siqueira

Estágio Academico em Sistemas de Informação (2º Semestre); 2023; Orientação de outra natureza; (Sistema de Informação) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Lucas de Oliveira da Silva;

Victor Caio Araujo Siqueira

Estágio Academico em Sistemas de Informação; 2022; Orientação de outra natureza; (Computação) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Lucas de Oliveira da Silva;

Iago Silva Fernandes

Estágio Academico em Design Digital; 2022; Orientação de outra natureza; (Computação) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Lucas de Oliveira da Silva;

Jamilly Pinheiro Lima

Estágio Academico em Design Digital; 2022; Orientação de outra natureza; (Computação) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Lucas de Oliveira da Silva;

Vitor Willian Correia de Oliveira

Estágio Academico; 2021; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informaçao) - Bilíngua Consultoria e Serviços de Informática LTDA, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucas de Oliveira da Silva;

Weydla Alves da Silva Rocha

Estágio Academico; 2021; Orientação de outra natureza; (Design Digital) - Bilíngua Consultoria e Serviços de Informática LTDA, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucas de Oliveira da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. O. . Cearenses criam aplicativo para ajudar no ensino de Libras por meio de jogos. G1 - O portal de Notícias da Globo.

  • SILVA, L. O. ; DODO, K. R. A. ; SILVA, E. C. . Demo Day - Corredores Digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, C. ; GIRAO, E. L. ; SILVA, L. O. ; SOUSA, P. V. B. ; TAVARES, R. S. ; LIMA, R. . Bilíngua - Libras e Portugues. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GIRAO, E. L. ; TAVARES, R. S. ; BARROS, A. J. ; SILVA, L. O. . Bilíngua - Libras e Português. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. O. . Exposição de Tipografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, L. O. ; SILVA, E. C. ; DODO, K. R. A. . Polímians Software. 2019.

SILVA, L. O. ; DODO, K. R. A. ; SILVA, E. C. . Iniciativa Busca Soluções de Impacto Social. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, L. O. ; NUNES, M. S. M. . Mesa Redonda: Desafios das statups em early stage. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DODO, K. R. A. ; SILVA, L. O. . Programa Empreendedorismo Social. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DODO, K. R. A. ; SILVA, L. O. ; SILVA, E. C. . Estudantes da UFC são selecionados em programa nacional de inovação tecnológica. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, E. C. ; BARROS, A. J. ; GIRAO, E. L. ; SILVA, L. O. . Cearenses criam aplicativo para ajudar no ensino de Libras por meio de jogos. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, L. O. ; BARROS, A. J. ; GIRAO, E. L. ; SILVA, E. C. . Bilíngua - Libras e Português. 2016; Tema: Tecnologia para acessibilidade. (Rede social).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2020

    Desenvolvimento de um sistema para apoio no ensino de Libras: bilíngua, Descrição: Pessoas com deficiência auditiva podem apresentar dificuldades severas de comunicação e socialização. Para essas pessoas as tecnologias digitais podem ser uma ferramenta de comunicação, socialização e de aprendizado por meio inserção da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Entretanto, a revisão de literatura demonstram a necessidade de investimento em estudos e ferramentas para o ensino da Libras, levando em consideração o contexto atual de inovação tecnológica e suas implicações para profissionais e para a sociedade. Empenhando-se em facilitar a comunicação dessas pessoas, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um sistema para apoio ao ensino de Libras, em que foi intitulado de Bilíngua. O desenvolvimento do Bilíngua ocorreu em etapas, baseado nas metodologias de desenvolvimentos da Engenharia de Software. Para a construção dos requisitos funcionais e não funcionais, participaram do estudo intérpretes de Libras, professores de instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência auditiva, sendo 02 surdos com experiência no ensino de Libras e 01 criança em fase aprendizado da Libras. Como resultado final, foi desenvolvido um aplicativo para o ensino de Libras com foco em crianças com idade 07 a 14 anos, disponível para dispositivos móveis com o sistema operacional Android e um sistema web para profissionais do ensino de Libras com objetivo de otimizar o acompanhamento de pessoas surdas, gerenciando o tempo e organizando seus horários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Integrante / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante / Andreia Libório Sampáio - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - 2018

    FLOR DO CAMPO: UMA SOLUÇÃO WEB PARA AUXILIAR O CULTIVO, PREPARAÇÃO E TROCA DE ORGÂNICOS, Descrição: O Instituto de Convivência com o Semi-árido Brasileiro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua na cidade de Quixadá-CE, com projetos ambientais de reflorestamento e preservação da mata nativa. O Instituto nos procurou com o interesse de construir um sistema colaborativo para a troca de produtos orgânicos por serem considerados mais saudáveis por não utilizar em seu cultivo fertilizantes, pesticidas ou qualquer forma de mudança genética que pode afetar de forma negativa o organismo humano. O cliente também trouxe para o projeto a temática das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), que são uma variedade imensa de plantas que poderíamos consumir mas não consumimos. Com base em pesquisas feitas com a concorrência, cliente, usuário e acadêmica projetamos o ?Flor do Campo?, uma solução web para auxiliar o cultivo, o preparo e a troca de orgânicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Coordenador / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante / Wytalo Bezerra de Lima - Integrante / Tânia Saraiva de Melo Pinheiro - Integrante.

  • 2018 - 2018

    FLOR DO CAMPO: UMA SOLUÇÃO WEB PARA AUXILIAR O CULTIVO, PREPARAÇÃO E TROCA DE ORGÂNICOS, Descrição: O Instituto de Convivência com o Semi-árido Brasileiro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua na cidade de Quixadá-CE, com projetos ambientais de reflorestamento e preservação da mata nativa. O Instituto nos procurou com o interesse de construir um sistema colaborativo para a troca de produtos orgânicos por serem considerados mais saudáveis por não utilizar em seu cultivo fertilizantes, pesticidas ou qualquer forma de mudança genética que pode afetar de forma negativa o organismo humano. O cliente também trouxe para o projeto a temática das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), que são uma variedade imensa de plantas que poderíamos consumir mas não consumimos. Com base em pesquisas feitas com a concorrência, cliente, usuário e acadêmica projetamos o ?Flor do Campo?, uma solução web para auxiliar o cultivo, o preparo e a troca de orgânicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Coordenador / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante / Wytalo Bezerra de Lima - Integrante / Tânia Saraiva de Melo Pinheiro - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Programa Centelha CE -Bilíngua - Libras e Português, Descrição: O Bilíngua é um aplicativo de ensino de Libras e Português para pessoas com algum nível de surdez e ouvintes. Este projeto surgiu através de uma pesquisa de campo, onde tínhamos a missão de cria soluções tecnológicas para algum problema social na cidade de Quixadá, no estado do Ceará. O software possui um aplicativo de dashboard ( Painel de Controle ) em que é utilizado para o professor/intérprete ou escola moldar o conteúdo para o ensino e uma versão de estudo para o usuário-alvo. A inovação se dá por meio de tecnologias utilizadas na aplicação e metodologias de ensino/aprendizado em que é trabalhado no conteúdo de ensino dentro desta aplicação. Nossa metodologia é ensinar a língua de sinais como língua materna e o português como língua estrangeira por meio de vídeos aulas (Com intérpretes reais), utilizando associação por imagem, sinal e texto juntamente com a gamificação e a aprendizagem colaborativa, em tarefas grupais e individuais. O conteúdo trabalhado na aplicação está pautado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde avaliamos o aprendizado do aluno/usuário através de competências estabelecidas dentro da BNCC. Os principais benefícios que nosso usuário desfruta é a praticidade tendo acesso a um ambiente interativo e gamificado, usando apenas um dispositivo móvel, a eficácia no aprendizado, nosso conteúdo é produzido por meio de parceiro que estão consolidados, o custo-benefício, a plataforma terá um custo totalmente acessível para os usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Coordenador / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.

  • 2018 - 2018

    FLOR DO CAMPO: UMA SOLUÇÃO WEB PARA AUXILIAR O CULTIVO, PREPARAÇÃO E TROCA DE ORGÂNICOS, Descrição: O Instituto de Convivência com o Semi-árido Brasileiro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua na cidade de Quixadá-CE, com projetos ambientais de reflorestamento e preservação da mata nativa. O Instituto nos procurou com o interesse de construir um sistema colaborativo para a troca de produtos orgânicos por serem considerados mais saudáveis por não utilizar em seu cultivo fertilizantes, pesticidas ou qualquer forma de mudança genética que pode afetar de forma negativa o organismo humano. O cliente também trouxe para o projeto a temática das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), que são uma variedade imensa de plantas que poderíamos consumir mas não consumimos. Com base em pesquisas feitas com a concorrência, cliente, usuário e acadêmica projetamos o ?Flor do Campo?, uma solução web para auxiliar o cultivo, o preparo e a troca de orgânicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Integrante / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante / Wytalo Bezerra de Lima - Integrante / Tânia Saraiva de Melo Pinheiro - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    InovAtiva de Impacto Socioambiental 2023.2, Projeto certificado pela empresa BILINGUA CONSULTORIA E SERVICOS DE INFORMATICA LTDA em 07/09/2023., Descrição: O InovAtiva de Impacto visa a acelerar negócios inovadores que possuam o potencial de gerar lucro e, ao mesmo tempo, resolver um problema social ou ambiental. O programa apoia gratuitamente startups de impacto socioambiental de qualquer região do Brasil. A cada ciclo de aceleração, realizado no 2 semestre de cada ano, até 40 startups recebem capacitação online, mentorias individuais e coletivas e, ao final, as 20 melhor qualificadas participam do InovAtiva Experience evento final de capacitação e conexão com investidores, grandes empresas e mentores do programa InovAtiva Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Coordenador / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2023

    Programa Centelha CE -Bilíngua - Libras e Português, Descrição: O Bilíngua é um aplicativo de ensino de Libras e Português para pessoas com algum nível de surdez e ouvintes. Este projeto surgiu através de uma pesquisa de campo, onde tínhamos a missão de cria soluções tecnológicas para algum problema social na cidade de Quixadá, no estado do Ceará. O software possui um aplicativo de dashboard ( Painel de Controle ) em que é utilizado para o professor/intérprete ou escola moldar o conteúdo para o ensino e uma versão de estudo para o usuário-alvo. A inovação se dá por meio de tecnologias utilizadas na aplicação e metodologias de ensino/aprendizado em que é trabalhado no conteúdo de ensino dentro desta aplicação. Nossa metodologia é ensinar a língua de sinais como língua materna e o português como língua estrangeira por meio de vídeos aulas (Com intérpretes reais), utilizando associação por imagem, sinal e texto juntamente com a gamificação e a aprendizagemcolaborativa, em tarefas grupais e individuais. O conteúdo trabalhado na aplicação está pautado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) onde avaliamos o aprendizado do aluno/usuário através decompetências estabelecidas dentro da BNCC. Os principais benefícios que nosso usuário desfruta é a praticidade tendo acesso a um ambiente interativo e gamificado, usando apenas um dispositivo móvel, a eficácia no aprendizado, nosso conteúdo é produzido por meio de parceiro que estão consolidados, o custo-benefício, a plataforma terá um custo totalmente acessível para os usuários.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Coordenador / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra., Número de produções C, T & A: 5

  • 2018 - 2018

    FLOR DO CAMPO: UMA SOLUÇÃO WEB PARA AUXILIAR O CULTIVO, PREPARAÇÃO E TROCA DE ORGÂNICOS, Descrição: O Instituto de Convivência com o Semi-árido Brasileiro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua na cidade de Quixadá-CE, com projetos ambientais de reflorestamento e preservação da mata nativa. O Instituto nos procurou com o interesse de construir um sistema colaborativo para a troca de produtos orgânicos por serem considerados mais saudáveis por não utilizar em seu cultivo fertilizantes, pesticidas ou qualquer forma de mudança genética que pode afetar de forma negativa o organismo humano. O cliente também trouxe para o projeto a temática das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), que são uma variedade imensa de plantas que poderíamos consumir mas não consumimos. Com base em pesquisas feitas com a concorrência, cliente, usuário e acadêmica projetamos o ?Flor do Campo?, uma solução web para auxiliar o cultivo, o preparo e a troca de orgânicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas de Oliveira da Silva - Integrante / Elida Correia da Silva - Integrante / Karla Regina Alves Dodo - Integrante / Wytalo Bezerra de Lima - Integrante / Tânia Saraiva de Melo Pinheiro - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • CASA CIVIL. , Rua Silva Paulet - até 764/765, Meireles, 60120020 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (88) 994555192, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BIT - Mestrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Inovação em processos de trabalho e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de programas e indicadores da SECITECE.O corrente subprojeto de Inovação em processos de trabalho e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de programas e indicadores da SECITECE visa gerar inovações em processos e modelar requisitos para o desenvolvimento da plataforma de gestão da SECITECE de forma assertiva e integrada aos subprojetos relacionados, permitindo que a coordenação, geração, difusão e aplicação do conhecimento sejam realizadas de maneira mais rápida, qualificada e com menores custos operacionais para a instituição. Além disso, o projeto também irá implantar uma gestão de riscos e compliance a ser incorporada na plataforma. O subprojeto também vislumbra gerar benefícios para o sistema de CTI do Estado do Ceará na medida em que irá produzir soluções construídas com base em metodologias de vanguarda em consonância com as necessidades de diversos usuários (colaboradores da instituição, gestores da instituição e do Governo do Estado, órgãos que necessitem informações, parceiros, bolsistas, pesquisadores, ICTs, empresas cearenses, dentre outros), podendo, ainda, servir de inspiração para FAPs de outros estados brasileiros.

2020 - 2021

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista Frontend, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando no projeto de Transformação Digital do Governo do Estado do Ceará através da FUNCAP em parceria com o laboratório de inovação e ciência de dados, Insightlab Data Science, - Desenvolvimento de novos recursos em aplicações web utilizadas em todo estado do Ceará, com as tecnologias e frameworks: ReactJS, Redux, ParseJson e Ant Design. - Desenvolvimento de uma biblioteca de componentes para os serviços do estado do Ceará. - Planejamento de integrações com sistemas já existentes, utilizados pela população do estado. Prof Orientador: Dr. Davi Romero de Vasconcelos

Atividades

  • 09/2020 - 12/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Linhas de pesquisa

2022 - Atual

Sls Terceirizacao de Servicos Eireli

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de Tecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na Gerência de Projetos e aplicando metologias àgeis nos times de desenvolvimento e pesquisa, além de contribuir em pesquisas e publicações científicas.

2021 - Atual

Sls Terceirizacao de Servicos Eireli

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas 02, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando juntamente com o time de Transformação Digital, desenvolvendo projetos de inovação para o Governo do Estado do Ceará e os cidadões cearenses. - Desenvolvimento de novos recursos em aplicações web utilizadas em todo estado do Ceará, com as tecnologias e frameworks: ReactJS, Redux, ParseJson e Ant Design. - Desenvolvimento de uma biblioteca de componentes para os serviços do estado do Ceará. - Planejamento de integrações com sistemas já existentes, utilizados pela população do estado. Professor Orientador: Dr. Davi Romero de Vasconcelos - UFC

2020 - Atual

Bilingua Consultoria e Serviços de Informatica LTDA

Vínculo: Sócio Administrador, Enquadramento Funcional: CEO e Desenvolvedor, Carga horária: 42

Outras informações:
A Bilíngua Consultoria é uma empresa que desenvolve soluções com base em tecnologia para o público surdo. Somos uma empresa que atua em parceria com a Fundação Cearense de Apoio e Amparo a Pesquisa - FUNCAP e a Financiadora de Projetos - FINEP.

2023 - 2024

Samsung Eletronica da Amazonia

Vínculo: Mentor, Enquadramento Funcional: PJ-Mentor - Samsung Innovation Campus, Carga horária: 10

Outras informações:
O Samsung Innovation Campus é um programa global de educação em Tecnologia da Informação e Comunicação que capacita jovens estudantes para que tenham experiência nas principais tecnologias da 4 Revolução Industrial, como IA, IoT e Big Data, nutrindo-os para serem a força de trabalho da próxima geração. Juntamente com essa educação tecnológica que desenvolve talentos com habilidades de resolução de problemas, reforçando competências essenciais para prosperar no futuro, aumentar a empregabilidade dos alunos e a capacidade de dar vida aos seus conhecimentos.Atuo como mentor no módulo de empregabilidade

2023 - 2023

Fundação CERTI

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Inovativa Impacto Socioambiental, Carga horária: 10

Outras informações:
É um programa de aceleração gratuito para empresas inovadoras que têm como missão gerar impacto social ou ambiental positivo. Destinado a startups que estejam nas fases de validação, operação ou tração.

2023 - 2024

Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Embaixador na categoria de Educação, Carga horária: 12

Outras informações:
Embaixador na categoria Educação na 12 edição da Campus Mobile, programa nacional de empreendedorismo e tecnologia. O programa tem por objetivo identificar, estimular e contribuir para a formação de jovens talentos universitários para atuação no desenvolvimento de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel e contribuir para o desenvolvimento social do Brasil.

2021 - 2021

Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 6

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). A FDTE é uma fundação de direito privado, independente e sem fins lucrativos, instituída por docentes e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1º de dezembro de 1972, tendo por objetivo principal desenvolver a engenharia, com apoio da pesquisa e do conhecimento da POLI-USP, por meio de projetos para o mercado e para a sociedade. Produto em desenvolvimento: Solução digital para o ensino da Libras a crianças surdas e ouvintes, Bilíngua. Professor Orientador: Dr. Marcos Pereira Barretto -LSI/USP

Atividades

  • 02/2021 - 07/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto TIM, Instituto TIM.,Atividade realizada, Empreendedorismo.

2021 - 2021

MAITHA TECNOLOGIA E NEGOCIOS EM INFORMATICA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Frontend Júnior, Carga horária: 42

Outras informações:
Desenvolvedor Front-End atuando na Trademaster Serviços e Participações SA

2020 - 2020

PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Empreendedorismo Inovador, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista no programa de empreendedorismo inovador pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional. Professor Orientador: Dr. Abraão Freires Saraiva Júnior

2024 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Estágio à docência, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuando em sala de aula, na disciplina de Projeto Integrado 01 como professor auxiliar no estágio à docência do Programa de Pós Graduação em Computação - PCOMP UFC

2019 - 2019

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário - Desenvolvedor de Software NPI, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Conceber e entregar soluções de tecnologia da informação e comunicação que contribuam para o desenvolvimento da comunidade acadêmica e seus parceiros na região do Sertão Central cearense, sendo modelo de referência na integração entre ensino e prática profissional na área de informática. Professor Orientador: Me. Aníbal Cavalcante de Oliveira

Atividades

  • 02/2019 - 06/2019

    Estágios , Campus Quixadá, Curso de Design Digital.,Estágio realizado, Desenvolvedor de Software no Núcelo de Práticas em Informática -NPI.

2014 - 2014

E.E.M Assis Bezerra

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário do Laboratório de Informática -LEI, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvi atividades de manutenção de laboratório escolar, configuração de máquinas e servidor.