Helaine Costa Sales

Sou Engenheira Mecânica com pós-graduação em Gestão de Projetos e Mestranda em Engenharia Mecânica com foco em Petróleo e Energia. Possuo sólida trajetória focada em otimização de processos, análise de dados e planejamento estratégico nos setores industrial e energético. Atualmente, dedico-me à pesquisa e desenvolvimento avançado em estudos de viabilidade técnico-econômica para projetos de Hidrogênio e modelando cenários energéticos futuros para os setores industrial, de transporte e de armazenamento utilizando forecasting e foresight.Possuo experiência consolidada na liderança de projetos de inovação, como a implantação de sistemas de telemetria para monitoramento de frotas, e na promoção da melhoria contínua através da análise de KPIs. Tenho forte capacidade analítica na criação de dashboards e na automação de relatórios gerenciais para controle de custos e produtividade da manutenção, possuindo proficiência em análise de dados aplicada em estudos técnicos complexos, como a avaliação do Fator de Qualidade do Carvão, envolvendo a programação de lógicas em sistemas de controle (ABB Composer 800Xa), o tratamento de grandes volumes de informações (PI ProcessBook), Excel e VBA.Possuo também vivência em Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) inclui o gerenciamento de planos de manutenção preventiva e corretiva e o planejamento detalhado de grandes paradas programadas, utilizando ferramentas como o MS Project e Excel. Desenvolvendo e implementando planos de ação para otimizar a comunicação e o acompanhamento de projetos de melhoria, garantindo a execução alinhada aos objetivos estratégicos.Tenho um perfil que integra a visão estratégica da pesquisa acadêmica com a aplicação prática da engenharia de processos e da gestão de projetos, buscando contribuir para a eficiência operacional e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica

2024 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Florian Alain Yannick Pradelle.Coorientador: Rodrigo Flora Calili. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Forecasting; Foresight; Análise Prospectiva; Engenharia Mecânica; Análise de Dados; Metodologia Godet. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Forecasting. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Foresight. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Publicidade e pesquisa de mercado; Transporte aquaviário.

Especialização em Gestão de Projetos

2024 - 2025

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC
Título: Gestão Ágil e Gerenciamento de Cronograma e Custos

Graduação em Engenharia Mecânica

2014 - 2023

Universidade Federal do Ceará
Título: ANÁLISE DA PARTIDA OPERACIONAL DE UMA UNIDADE GERADORA DE ENERGIA ELÉTRICA À CARVÃO PULVERIZADO
Orientador: Maria Alexsandra de Sousa Rios

Formação complementar

2019 - 2019

Análise de Falha. (Carga horária: 20h). , Eneva S.A, ENEVA, Brasil.

2019 - 2019

MS Project Básico ao Avançado. (Carga horária: 20h). , Germano Fenner, GF, Brasil.

2018 - 2018

Logística Empresarial. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2015 - 2015

Arduíno Básico. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Programação CNC. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Pesquisa e Desenvolvimento.

Grande área: Engenharias / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Forecasting.

Grande área: Engenharias / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Controle de Sistemas Mecânicos.

Grande área: Engenharias / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Metodologia de Projeto do Produto.

Participação em eventos

HYDROGEN EXPO South America & CARBON CAPTURE EXPO South America. ?O MERCADO ATUAL DO HIDROGÊNIO NO BRASIL E NO MUNDO: SAIBA ONDE ESTAMOS E QUAIS AS PERSPECTIVAS FUTURAS PARA O SETOR.?. 2025. (Congresso).

Mulheres em Inteligência Artificial.4o Encontro de Mulheres em Inteligência Artificial. 2024. (Encontro).

VI Fórum de Pesquisa e Inovação. 2016. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SALES, H. C. . Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial - GDAe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - 2025

    Mobilidade Sustentável no Rio de Janeiro, Descrição: O estudo tem como propósito central investigar de que maneira a integração e a gestão dos sistemas de transporte público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) podem contribuir para a redução das emissões de gases poluentes e para a otimização do consumo energético, considerando as implicações das decisões políticas relacionadas às tarifas e à governança do setor. Para responder a essa questão, a pesquisa foi organizada em duas fases principais, distribuídas em sete capítulos, que permitem compreender o diagnóstico da situação atual e propor caminhos de transformação para a descarbonização da mobilidade urbana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Helaine Costa Sales - Coordenador / Edmar de Almeida - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Eneva S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Idealização e desenvolvimento do Relatório de Partida Operacional automatizado utilizando as ferramentas Excel e PI ProcessBook ; Participação e desenvolvimento do planejamento do cronograma para Parada de Manutenção Geral - Major 2019 utilizando a ferramenta MS Project ; Desenvolvimento do estudo sobre Fator de Qualidade do Carvão pelas lógicas de programação do sistema ABB Composer 800Xa e análise dos dados obtidos na ferramenta Excel e PI ProcessBook ; Participação em Análises de Falhas dos equipamentos e máquinas ; Apresentações periódicas sobre os sistemas de operação da unidade geradora de energia térmica.

2020 - 2021

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista Diretoria de Projeto, Carga horária: 20

Outras informações:
- Captação de Mentores para realização de networking para o programa;- Realização de Mentorias Gestão de negócios e análise financeira;- Cooperação com o Ninna HUB no Programa Empreendedor Digital Universitário (E.D.U.), programa de pré-aceleração para universitários iniciarem suas startups.

2017 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Análise e acompanhamento dos Projetos do Governo Minha Casa Minha Vida nas áreas estruturais, qualidade, localização, satisfação dos beneficiados com o projeto, com o intuito de trazer qualidade e levantar pontos de melhoria para o Governo.

2016 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Engenharia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Desenvolvimento de sistemas de propulsão para foguetes universitários- Desenvolvimento na compreensão em motores-foguete à propulsão sólida e híbrida- Integrante da equipe de Gestão de Projetos do grupo atuando organizando e liderando o trabalho e recursos dos demais para o cumprimento dos objetivos de forma eficiente

Atividades

  • 05/2017 - 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia.Linhas de pesquisa

  • 07/2016 - 04/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia.Linhas de pesquisa

  • 07/2016 - 04/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia.Linhas de pesquisa

2021 - 2021

EnergyC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conectora, Carga horária: 10

Outras informações:
Programa de mentoria para desenvolvimento de liderança e capacitações de pessoas para o setor energético onde foram selecionados jovens de todas as regiões do Brasil e eu fui uma das selecionadas do estado do Ceará. - Participação em reuniões e atividades práticas com lideres e especialista do setor elétrico como: Luiz Barroso (PSR Energy), Cristina Pinho (IBP), Elbia Gannoum (ABEEólica | GWEC), Marcio Félix (EnP Energy), Luiz Mandarino (Energy Hub), Bárbara Rubim (ABSOLAR), Symone Araújo (ANP) e Cláudio Ribeiro (2W Energia);- Mentorias e networkings sobre o setor elétrico visando as mudanças e visões para a transição energética;- Desenvolvimento de soluções para o mercado de energia e criação da CENER, uma startup de eficiência energética em plataformas digitais como forma de conectar profissionais da energia e consumidores;- Desenvolvimento e apresentação de artigo com o tema Eficiência Energética.

Atividades

  • 06/2021 - 09/2021

    Treinamentos ministrados , EnergyC.Treinamentos ministrados, Setor Elétrico

2021 - 2023

M & S Distribuidora de Alimentos LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia, Carga horária: 30

Outras informações:
- Acompanhamento, análise e emissão de relatórios automáticos dos abastecimentos da frota;- Análise e emissão de relatórios dos gasto com manutenção preventiva e corretiva da matriz e das lojas referente a frota, equipamentos, máquinas e prediais;- Realização de checklists para acompanhamento da frota, câmaras de refrigeração, máquinas e equipamentos;- Acompanhando de preventivas e corretivas das câmaras de refrigeração;- Realização de orçamento com fornecedores de peças e serviços.

2021 - 2023

M & S Distribuidora de Alimentos LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Planejamento de Manutenção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Acompanhamento, análise e emissão de relatórios automáticos dos abastecimentos da frota;- Análise e emissão de relatórios dos gasto com manutenção preventiva e corretiva da matriz e das lojas referente a frota, equipamentos, máquinas e prediais;- Realização de checklists para acompanhamento da frota, câmaras de refrigeração, máquinas e equipamentos;- Acompanhando de preventivas e corretivas das câmaras de refrigeração;- Realização de orçamento com fornecedores de peças e serviços.

Atividades

  • 11/2021 - 04/2023

    Direção e administração, M & S Distribuidora de Alimentos.Cargo ou função, Estagiária de Manutenção.

2023 - 2024

Makro Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Manutenção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Acompanhamento da produtividade diária de liberação e entrada para manutenção dos equipamentos e máquinas do grupo e emissão de relatórios de produtividade;- Acompanhamento dos abastecimentos e análise dos indicadores de eficiência das médias. - Emissão de relatórios para a diretoria com resultados semanais e melhorias.- Análise de dados e criação de dashboards dos principais indicadores da manutenção;

2023 - 2024

Makro Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Excelência Operacional, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Acompanhamento da produtividade diária de liberação e entrada para manutenção dos equipamentos e máquinas do grupo e emissão de relatórios de produtividade;- Acompanhamento dos abastecimentos e análise dos indicadores de eficiência das médias. - Emissão de relatórios para a diretoria com resultados semanais e melhorias.- Análise de dados e criação de dashboards dos principais indicadores da manutenção;

2024 - Atual

Instituto de Energia PUC Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20

Outras informações:
Realização de estudo de viabilidade técnico-economica em projetos de produção de Hidrogênio na industria, com análise de ciclo de vida e análise de sensibilidade, utilizando Excel e VBA. Pesquisa e desenvolvimento prospectivo de cenários no setor energético, incluindo setores de transporte, indústria e armazenamento de energia, utilizando metodologias forecasting, foresight e dinâmica de sistemas (Vensim PLE); Elaboração de relatórios academicos e apresentações para congressos e eventos.