Ronnie César Oliveira Silveira
Possui graduação em Letras - Lpíngua Portuguesa e Respectivas Literat pela Universidade Estadual do Maranhão (2001). Atualmente é professor titular da Faculdade Waldir Filho, professor de língua portuguesa - Secretaria Municipal de Educação de Paulo Ramos e professor de língua portuguesa - seduc do Centro de Ensino Roberto Sarney. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Gestão da Educação
2016 - Atual
Instituto Politécnico de Tomar
Título: A Gestão Escolar e Aprendizagem: uma análise da gestão escolar na cidade de Paulo Ramos e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem,Orientador: Dr. João Barreiros
Coorientador: Dra. Cilmara Costa.
Especialização em Gestão da Educação
2016 - 2017
Faculdade de Tecnologia de Alagoas
Título: A Gestão Escolar e Aprendizagem: uma análise da gestão escolar na cidade de Paulo Ramos e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem
Orientador: Dra. Maria do Rosário Guimarães Almeida
Especialização em Docência do Ensino Superior
2002 - 2005
Universidade Candido Mendes
Título: Sensualidade e Erotismo na poesia de Vinicius de Moraes
Orientador: Msc. Marco Antônio Larosa
Graduação em Letras - Português
1997 - 2001
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Sensualidade e Erotismo na Poeia de Vinicius de Moraes
Orientador: Edelves Barros
Formação complementar
2017 - 2017
Extensão universitária em Língua Portuguesa. (Carga horária: 300h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Língua Portuguesa. (Carga horária: 300h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Língua Portuguesa. (Carga horária: 300h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Língua Portuguesa. (Carga horária: 300h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2010 - 2010
Inclusão: a escola está preparada para ela?. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2010 - 2010
O uso do jornal em sala de aula. (Carga horária: 150h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia Científuca. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Gestão de Aprendizagem Escolar II - Língua Portuguesa. (Carga horária: 300h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Formação de :Tutores. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
SILVEIRA, R. C. O. . Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. 2008. .
SILVEIRA, R. C. O. . Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. 2008. .
Participação em eventos
Capacitação para Professores da Educação Básica.O novo acordo ortográfico e estratégias no ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Outra).
Capacitação para Professores da Educação Básica.Análise e Interpretação de Textos. 2011. (Outra).
Curso de Introdução a Educação Digital. 2008. (Outra).
Curso de Operador de Micro.Operador de Micro. 2006. (Outra).
Participação em bancas
Rubenil Oliveira;SILVEIRA, R. C. O.NAZARENO, S. A.. Novas Possibilidades de aprendizagem: Proposta metodológica para o ensino de literatura brasileira na terceira série do ensino médio no Centro de Ensino Cristovão Colombo, em Lago da Pedra-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVEIRA, R. C. O.BATISTA, R.NAZARENO, S. A.. O homoerotismo presente na obra Inventário do Ir´remediável de Caio Fernando Abreu durante o regime militar.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVEIRA, R. C. O.NAZARENO, S. A.; SILVA, E. R.. Uma Proposta Pedagógica sobre a importância do lúdico na educação básica no desenvolvimento cognitivo do educando.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, I. P.;SILVEIRA, R. C. O.NAZARENO, S. A.. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na U. I. Professora Ilzé Vieira de Melo Cordeiro : uma proposta de interação nas aulas de Língua Portuguesa.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
BATISTA, R.SILVEIRA, R. C. O.; OLIVEIRA, I. P.. A formação do leitor de textos literários no 8º ano do ensino fundamental: uma proposta pedagógica com base no letramento literário.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, I. P.;SILVEIRA, R. C. O.NAZARENO, S. A.. Impacto da Linguagem Cibernética na Escrita.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVEIRA, R. C. O.; Rubenil Oliveira; FEITOSA, L. S.. As atividades lúdicas como recursos pedagógicos no 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa em uma escola municipal de Lago da Pedra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
BATISTA, R.SILVEIRA, R. C. O.; FEITOSA, L. S.. A análise linguística no ensino dos pronomes: uma proposta pedagógica para o 6º ano do ensino fundamental .. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
FERREIRA, M. F. S.; FEITOSA, L. S.;SILVEIRA, R. C. O.. BANCA EXAMINADORA DE PROCESSO SELETIVO. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
FERREIRA, M. F. S.;SILVEIRA, R. C. O.; SOUSA, J. S.. BANCA EXAMINADORA DE PROCESSO SELETIVO. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
Produções bibliográficas
-
SILVEIRA, R. C. O. . Sensualidade e Erotismo na poesia de Vinicius de Moraes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVEIRA, R. C. O. . Literatura de Cordel. 2011. .
SILVEIRA, R. C. O. . Avaliação Lilnguística. 2011. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Centro de Ensino Roberto SarneyVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa - SEDUC, Carga horária: 20
2004 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de Paulo RamosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
2017 - Atual
FACULDADE WALDIR FILHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ronnie César Oliveira Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?