Douglas Ferreira Maia

Engenheiro de Produção formado pela UNICEUMA, com experiência em planejamento estratégico, controle de manutenção e análise de dados. Possuo 1,5 ano de experiência como Analista de Planejamento e Controle da Manutenção e 2 anos em Planejamento Estratégico, com forte atuação no uso de ferramentas de apoio à decisão, como Excel, Power BI e Google Sheets. Tenho experiência em otimização de processos, automação de relatórios, desenvolvimento de dashboards e implementação de sistemas de gestão de manutenção, com foco em melhoria contínua e eficiência operacional. Atuando em empresas de grande porte como CAEMA e VALE S.A., participei ativamente da implementação de soluções para o gerenciamento de manutenção e operações industriais, com ênfase em saneamento e mineração. Além da formação acadêmica em Engenharia de Produção, com especializações incompletas em MBA de Data Science e Analytics (USP) e Estatística (UEMA), tenho vasta experiência técnica em manutenção industrial e logística. Fui coordenador de extensão acadêmica na Liga Acadêmica de Modelagem e Simulação (LAMOS) e exerci a função de Coordenador Regional da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), fomentando a integração de alunos e empresas. Ao longo da carreira, participei de diversos cursos de capacitação em áreas como Big Data, Lean Six Sigma, Agile e Simulação de Processos, além de obter conhecimento avançado em ferramentas como AutoCAD, Tableau, SAP MM e simulação de processos com FlexSim e Anylogic. Estou em constante busca de oportunidades para aplicar meus conhecimentos em pesquisa operacional e engenharia de produção, com ênfase em inovação, otimização de processos e desenvolvimento estratégico.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2023 em MBA em Data Science e Analytics

2022 - Atual

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2023

Especialização interrompida em 2019 em Estatística

2018 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão
Ano de interrupção: 2019

Graduação em Engenharia de Produção

2012 - 2017

Universidade Ceuma

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Logística

2014 - 2015

Faculdade Pitágoras de São Luíz

Curso técnico/profissionalizante em técnico em mecânica

2008 - 2010

Instituto Federal do Maranhão

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em DIa do Egresso da Universidade Ceuma. (Carga horária: 10h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2023 - 2023

Alinhamento de Conjunto Motobomba. (Carga horária: 16h). , KSB Brasil, KSB, Brasil.

2023 - 2023

Revit. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MA, SENAC, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em MBA Experience: Perspectiva de um futuro presente. (Carga horária: 26h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Logística Humanitária MOOC. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Tópicos de Simulação de Eventos Discretos com prática no Software Anylogic. (Carga horária: 3h). , Casa da Pesquisa operacional, CPO, Brasil.

2021 - 2021

Master em Excel. (Carga horária: 40h). , Voitto, VOITTO, Brasil.

2021 - 2021

Introdução a Linguagem M e Dax. (Carga horária: 4h). , DATAB Inteligência, DATAB, Brasil.

2021 - 2021

POWER BI - Aprendendo do Jeito Certo. (Carga horária: 20h). , INTELLIO - Inteligência de Negócio e Consultoria, INTELLIO, Brasil.

2021 - 2021

Simulação de Eventos Discretos com Software Arena. (Carga horária: 20h). , Casa da Pesquisa operacional, CPO, Brasil.

2021 - 2021

Introdução a Coleta de Dados do SNIS. (Carga horária: 25h). , Ministério do Desenvolvimento Regional, MDR, Brasil.

2021 - 2021

Formulação de um Planejamento Estratégico. (Carga horária: 20h). , Voitto, VOITTO, Brasil.

2021 - 2021

Planejamento Estratégico para Empreendedores. (Carga horária: 3h). , Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.

2021 - 2021

Cadeia de Markov. (Carga horária: 20h). , Casa da Pesquisa operacional, CPO, Brasil.

2021 - 2021

Introdução ao Agile Scrum. (Carga horária: 3h). , Voitto, VOITTO, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Webinar Utilização de Software e Ferramentas para melhoria de processos. (Carga horária: 6h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2020 - 2020

Introdução ao Tableau. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2020 - 2020

QGIS na Prática. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2020 - 2020

SAP MM - VIsão Geral. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2019 - 2019

Animação no FlexSim. (Carga horária: 18h). , FlexSIm, FLEXSIM, Brasil.

2019 - 2019

Formação em BPM com BIZAGI. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Educação e Conhecimento, INAED, Brasil.

2019 - 2019

Yellow Belt em Lean Seis Sigmas. (Carga horária: 20h). , Voitto, VOITTO, Brasil.

2019 - 2019

Simulação de Processos - Simulação 1. (Carga horária: 40h). , FlexSIm, FLEXSIM, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em MC 14: Otimização e Simulação da Cadeia de Suprimentos usando AnyLogistix. (Carga horária: 4h). , Genoa Consultoria, GENOA, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em MC 12: Workshop em Lean Manufacturing, utilizando Lean Board Game. (Carga horária: 4h). , Engenho Consulting Group, GRUPO ENGENHO, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em MC 9: Simulação Continua com FloWorks e FlexSim. (Carga horária: 4h). , FlexSIm, FLEXSIM, Brasil.

2018 - 2018

Interpretação da norma ISO 9001:2015: gerenciando qualidade na empresa. (Carga horária: 20h). , Instituto Elvaldo Lodi - Núcleo Regional do Maranão, IEL/MA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Nite Talks: SAP Manufacturing. (Carga horária: 3h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso: Legislação Ambiental. (Carga horária: 4h). , Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão, CAEMA, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso: Tratamento de Esgoto. (Carga horária: 4h). , Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão, CAEMA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em 3ª Edição do projeto: Oficina de Escrita. (Carga horária: 40h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Workshop ameaças e oportunidades para logística portuária no Maranhão. (Carga horária: 4h). , Faculdade Escola de Negócios Excellence, FAENE, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Processos especiais na indústria automobilística: tendências e padrões. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABEPRO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Simulação com o FlexSim em Manufatura, Operações Logística e outros. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABEPRO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Palestra: Profissionais de Engenharias e sua atuação no CL de Alcântara. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Palestra: Ferrovias e Obras Metroviárias. (Carga horária: 4h). , Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Workshop Portos no Brasil e no Maranhão: aspectos regulatórios. (Carga horária: 3h). , Instituto Navigare, NAVIGARES, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Google I/O Extended São Luís. (Carga horária: 8h). , Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, Brasil.

2015 - 2015

Excel Avançado. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MA, SENAC, Brasil.

2013 - 2013

AutoCAD design AutoDesk. (Carga horária: 140h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MA, SENAC, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação Administrativa Ms Office. (Carga horária: 120h). , DataControl Educação e Tecnologia, DATACRONTOL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Organização de eventos

MAIA, D. F. . XLIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2024. (Congresso).

MAIA, D. F. . IX Simpósio de Engenharia de Produção no Nordeste. 2018. (Congresso).

MAIA, D. F. . XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2017. (Congresso).

MAIA, D. F. . Semana da Engenharia no Maranhão. 2016. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro Acadêmico de Engenharia de Produção. 2024. (Encontro).

Expo Industria Maranhão. 2023. (Exposição).

Nordeste On NEON. 2023. (Feira).

1º congresso Maranhense de Gestão Pública e Sustentabilidade Fiscal: Licitação, Contabilidade e Controle. 2022. (Congresso).

III Semana da Pesquisa Operacional. 2021. (Seminário).

II Semana da Pesquisa Operacional. 2020. (Seminário).

XXXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2018. (Encontro).

1º Fórum de Engenharia de Produção. 2017. (Seminário).

2º encontro de ex estudantes de engenharia de produção PRODUEX. 2017. (Encontro).

V Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade CITS. 2017. (Congresso).

XXXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2017. (Encontro).

IV Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade CITS. 2016. (Congresso).

XXXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2016. (Encontro).

54º congresso da união nacional do estudantes. 2015. (Congresso).

9ª bienal da união nacional dos estudantes. 2015. (Feira).

I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade CITS. 2013. (Congresso).

Jornada Acadêmica Integrafa. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MAIA, D. F. ; SOUZA, H. D. P. ; ALMEIDA, R. S. ; CUTRIM, R. M. ; MESQUITA NETO, M. C. . O DESAFIO DO TRANSPORTE URBANO NO ABASTECIMENTO DAS GRANDES CIDADES. In: Maycon da Silva Gerônimo; Saymon Ricardo de Oliveira Souza; Rialberth Matos Cutrim. (Org.). Perspectivas e abordagens da gestão logística no contexto urbano e social. 1ed.São Luís: CEAMA, 2019, v. 1, p. 107-133.

  • MAIA, D. F. ; SOUZA, H. D. P. ; CUTRIM, M. A. M. ; MARQUES, G.C. ; MACHADO, U. D. A. S. . A UTILIZAÇÃO DOS PROCESSOS ESTOCÁSTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. In: Gabriel de Castro Marques; Maycon da Silva Gerônimo; Aureo Luan Gomes Mesquita. (Org.). Ergonomia e engenharia do produto com foco no desenvolvimento organizacional. 1ed.São Luís: CEAMA, 2019, v. 1, p. 114-145.

  • SOUSA JUNIOR, A. S. ; MAIA, D. F. ; SOUSA, S. R. O ; SILVA, A. P. ; ALMEIDA, W. R. M. . CONTROLE DA QUALIDADE EM SISTEMAS JIT. In: ÍCARO ROMOLO SOUSA AGOSTINO; SAYMON RICARDO DE OLIVEIRA SOUSA; RIALBERTH MATOS CUTRIM. (Org.). ABORDAGENS QUANTITATIVAS NO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS E PROCESSOS. 1ed.São Luís: CEAMA, 2019, v. 1, p. 196-230.

  • SOUZA, H. D. P. ; Guimarães, M.C.C ; Leão, S. P. A. ; MAIA, D. F. ; Anaximandro, A.P.M.S. ; DE JESUS, L.J.M. . Economia de petróleo: Globalização e planejamento estratégico ambiental. In: Luís Jorge Mesquita de Jesus; Hellen Dianne Pereira de Souza; Cíntia Leite Gonçalves; Paulo Salgado Zenha Carneiro; Ricardo Daher Oliveira. (Org.). Cadernos de Engenharia: Um enfoque na cadeia petrolífera. 1ed.São Luís: Nattheus, 2018, v. 1, p. 65-78.

  • MAIA, D. F. ; AGOSTINO, I. R. S. ; OLIVEIRA, R. D. ; SALLES, J. A. A. ; VIEIRA JUNIOR, M. . Matemática na Gestão dos Processos Organizacionais. In: Ricardo Daher Oliveira; Rialberth Matos Cutrim; José Antônio Arantes Salles; Milton Vieira Junior. (Org.). Produtividade em Foco: Engenharia a Serviço da Gestão. 1ed.São Luis: Nattheus, 2017, v. 1, p. 47-68.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Planejamento Controle da Manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Implementei planilha modelo de controle de ordens de serviço copiando softwares de gestão de manutenção (CMMS). Ampliei o cadastro de ativos e estruturei em arvore de 8 níveis. Garanti rotinas de preenchimento de ordens de serviços e acrescentei informações relevantes para monitoramento. Automatizei relatórios mensais por meio do Excel, Power BI e Google Workspace

2020 - 2022

Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Planejamento Estratégico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como Assistente, desempenhei um papel ativo na avaliação de resultados. Fiz uso das ferramentas de gestão como Balanced Score Card (BSC), análise SWOT, metas SMART e plano de ação 5W2H. Destaco minha habilidade com planilhas eletrônicas, especialmente Ms Excel e Google Sheets, onde elaborei e analisei relatórios diários, semanais e mensais. Além disso, construí dashboards para facilitar a visualização de dados e identifiquei inconsistências, fornecendo treinamento sobre preenchimento e metodologias de indicadores nacionais de saneamento. Contribuí para a implementação e disseminação do software Power BI na empresa, reforçando minha competência em análise de dados. Além disso, desenvolvi um manual de metodologias para mais de 100 indicadores, demonstrando minha capacidade de organização e atenção aos detalhes.

2015 - 2020

Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mecânico Industrial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia de Produção, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário de nível superior no departamento administrativo de Grandes Consumidores, analista de processos responsável por mapear, documentar, elaborar fluxogramas, evidenciar caminho crítico, propor remodelagem de processos, apontar gargalos. Familiarização com software BIZAGI

2011 - 2013

Vale S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee Técnico Operacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gestão, controle, empréstimo, pedido, inspeção, codificação, descartes, elaboração de check-list de ferramentas e instrumentos. Tratamento semelhante também aos insumos de escritório e EPIs. Proposta e elaboração de endereçamento de ruas e prateleiras para localização das peças e mudança de layout para redução de fluxo interno de pessoas.Técnico mecânico responsável pelo cumprimento do plano de manutenção dos principais componentes da socadora e reguladora (modelos plasser theurer), além de acompanhar operações das máquinas na ferrovia. Responsável também pelo desenvolvimento de ferramentas de extração de buchas com equipamentos hidráulicos

2022 - 2022

DELTAMAQ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Pós Vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fui líder de equipe de técnicos e vendedores em uma concessionária filial de máquinas de construção, pavimentação e empilhadeiras. Responsável por gerir o cumprimento das manutenções corretiva e preventivas, fornecendo peças e serviços aos clientes.