Jaqueline Conte
Doutoranda em Materialidades da Literatura, na Universidade de Coimbra. Bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-Governo de Portugal). Mestra em Estudos de Linguagens, área de concentração Linguagem e Tecnologia (UTFPR). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina, com especializações em Produção e Gestão Editorial Multiplataforma (PUC-PR), Economia Criativa e Colaborativa (ESPM), Marketing (ISPG) e Fotografia (UEL). Leciona em cursos livres e de extensão a disciplina "Livro, Materialidades e Mercado". Escritora de literatura infantil e juvenil e de poesia. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Pública. Áreas de interesse: literatura infantil e juvenil, literatura em meio digital, mercado editorial, história do livro.
Ciência ID: https://www.cienciavitae.pt//5A1E-C708-156E
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8879-3129
Informações coletadas do Lattes em 17/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutoramento em Materialidades da Literatura
2020 - Atual
Universidade de Coimbra
Orientador: Ana Maria Silva Machado
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
2017 - 2019
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: O Livro Digital Interativo para Crianças: materialidade e evanescência, demanda e mercado - uma leitura a partir dos app-books vencedores do Prêmio Jabuti (DOI: 10.13140/RG.2.2.32816.79361), Ano de Obtenção: 2019
Alice Atsuko Matsuda.Palavras-chave: Linguagens; Tecnologia; Livro Digital Interativo; App-books; Mercado Editorial; Literatura digital. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Especialização em Produção e Gestão Editorial Multiplataforma
2016 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Que Mundo é Esse? - Gênero por Elas
Orientador: Luiz Andrioli
Especialização em Economia Criativa e Colaborativa
2014 - 2015
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Mil Futuros Desejáveis
Orientador: Patrizia Bittencourt Pereira; Lala Deheinzelin
Especialização em Marketing e Propaganda
1999 - 1999
Instituto Superior de Pós-Graduação
Título: Estudo de Caso
Orientador: Daniel Delgado Saldívar
Especialização em Fotografia: o discurso fotográfico
1997 - 1997
Universidade Estadual de Londrina
Título: O Discurso Amarelo
Orientador: Paulo Cesar Boni
Graduação em Comunicação Social
1993 - 1996
Universidade Estadual de Londrina
Título: Arte Sonora: uma proposta de divulgação da música contemporânea
Orientador: Ossamu Nonaka
Formação complementar
2022 - 2022
Transição Digital nas Escolas em Portugal: Desafios aos professores e às es. (Carga horária: 3h). , Centro de Formação de Escolas António Sérgio, CFEAS, Portugal.
2021 - 2021
Literatura Digital. (Carga horária: 32h). , Faculdade Wlademir dos Santos, WLASAN, Brasil.
2021 - 2021
A Importância da Literatura Infantil - Sidónio Muralha, o Poeta Viajante. (Carga horária: 3h). , Centro de Formação de Escolas António Sérgio, CFEAS, Portugal.
2019 - 2019
Reconto de Tradição Oral: a linguagem simbólica dos contos de sabedoria. (Carga horária: 4h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
2019 - 2019
Imersão - Folia de Histórias: a Paixão pela Palavra. (Carga horária: 10h). , Instituto Dom Miguel, IDM, Brasil.
2019 - 2019
LITERATURA: MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA DA PALAVRA. (Carga horária: 70h). , Instituto Dom Miguel, IDM, Brasil.
2019 - 2019
Workshop Arquivo LdoD em Prática: dinâmicas digitais de leitura, edição. (Carga horária: 3h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2018 - 2018
Formação do Editor em Literatura Infantil. (Carga horária: 24h). , Casa Educação, CASA EDUCAÇÃO, Brasil.
2018 - 2018
Formação de Editor de Livros. (Carga horária: 64h). , Casa Educação, CASA EDUCAÇÃO, Brasil.
2017 - 2017
Janelas de Leitura - Formação de Mediadores de Leitura. (Carga horária: 6h). , Freguesia do Livro (ONG), FL, Brasil.
2017 - 2017
Gaston Bachelard: a dimensão poética na literatura e no conhecimento. (Carga horária: 40h). , FATUM Educação, FATUM, Brasil.
2016 - 2016
Como Montar e Manter uma Pequena Editora. (Carga horária: 21h). , FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP - Universidade do Livro, UNIL, Brasil.
2016 - 2016
Preparação e Revisão: o trabalho com o texto. (Carga horária: 42h). , FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP - Universidade do Livro, UNIL, Brasil.
2016 - 2016
Livros para Crianças desde Bebês? Discussão e análise de obras. (Carga horária: 4h). , Associação de Leitura do Brasil, ALB, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Criação Literária Lavra-Palavra (Caos e Cosmos). (Carga horária: 4h). , Instituto Rose-Croix de Ensino, Pesquisa e Extensão, URCI, Brasil.
2015 - 2015
Go Digital 2015 - Curso de Imersão em Marketing Digital. (Carga horária: 16h). , Creative Bizz, CB, Brasil.
2015 - 2015
2o Fórum de Leitura e Ensino de Literatura. (Carga horária: 12h). , Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
2014 - 2014
Curso Liderança Transformadora. (Carga horária: 12h). , Procuradoria Geral de Justiça, PGJ-PR, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Capacitação em Fotografia. (Carga horária: 4h). , Procuradoria Geral de Justiça, PGJ-PR, Brasil.
2014 - 2014
Pâtisserie e Boulangerie. (Carga horária: 264h). , Centro Europeu, CE, Brasil.
2012 - 2012
Curso para servidores do Ministério Público do Paraná. (Carga horária: 12h). , Procuradoria Geral de Justiça, PGJ-PR, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Capacitação para Gerentes de Projeto. (Carga horária: 16h). , Procuradoria Geral de Justiça, PGJ-PR, Brasil.
2010 - 2010
Redação e Acordo Ortográfico. (Carga horária: 6h). , Procuradoria Geral de Justiça, PGJ-PR, Brasil.
2009 - 2009
Oficina Novas Ferramentas do Webjornalismo. (Carga horária: 4h). , Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, FNCJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literatura Digital.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura infantil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: ECONOMIA CRIATIVA E COLABORATIVA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Edição de livros.
Organização de eventos
CONTE, Jaqueline ; MACHADO, A. M. S. ; AGUILAR, Ana Albuquerque . Exposição de Literatura Eletrônica para Crianças e Jovens: Ler, Imaginar, Brincar / Kids e-Lit Exhibition: Read, Imagine, Play. 2023. (Exposição).
CONTE, Jaqueline ; MACHADO, A. M. S. ; FREDERICO, Aline ; LIMA, Giselly . ?Literatura Infantil Digital: critérios de seleção e possibilidades de mediação? (curso de formação para educadores de infância e professores do 1. CEB). 2022. (Outro).
CONTE, Jaqueline . Mostra de Literatura Digital - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 2022. (Exposição).
CONTE, Jaqueline . Seminário "Literatura digital no ensino: propostas e experiências". 2022. (Outro).
MACHADO, M. ; CONTE, Jaqueline . V Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. 2007. (Concurso).
Participação em eventos
PHD Intensive Course ?European Campus of City-University EC2U?2U.Tear Poético. 2023. (Outra).
Colóquio Bibliotecas Icónicas da História da Humanidade. 2022. (Outra).
Jornada IluEstrada: Um itinerário com ilustradores brasileiros.Mediação da mesa ?Ilustração e Literatura Infantojuvenil?, com os ilustradores Alexandre Rampazo, Carlo Giovani e Yara Kono. 2022. (Outra).
Mesa Redonda: "Sidónio Muralha: Português Cidadão do Mundo", com Jaqueline Conte e José Raimundo Noras.Mesa Redonda: "Sidónio Muralha: Português Cidadão do Mundo". 2022. (Encontro).
6 Seminário Internacional de Investigação sobre o Livro-Objeto. 2021. (Seminário).
Festa Literária de Óbidos - FOLIO 2021. Materialidades da Literatura - O livro digital para crianças como jogo de interação. 2021. (Feira).
1 Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino/ 3ª Jornada da Literatura de Infânciacia. 2020. (Congresso).
Parada Literária da Secretaria da Educação do Município de Curitiba.Apresentação lítero-musical - projeto autoral 'Balangotango - poemas para cantar', em parceria com o músico Ronald José Magalhães (01/03/2020). 2020. (Outra).
Piquenique Poético - Centenário do poeta Sidónio Muralha.Palestra-oficina ?Quem tem medo de poesia??. 2020. (Outra).
Projeto de Ensino Literatura Infantil e Juvenil: Autores e Obras.App-books infantis. 2020. (Outra).
Roda de Conversa ELAS por ELAS ? o espaço das mulheres nas Letras e na Educação, evento vinculado ao proj. de ext. ?COLETivizando Ideias.Adélia Prado por Jaqueline Conte. 2020. (Outra).
Colóquio Internacional - Ensino da Literatura digital.Materialidade e evanescência dos app-books: os livros digitais interativos para crianças e os entraves para uma educação digital. 2019. (Outra).
Conversas Literárias com André Neves. 2019. (Outra).
Festa Literária Cotidiano Leitor promovida pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.Oficina de Criação Literária (a partir de nomes próprios). 2019. (Outra).
Imersão - Folia de Histórias: A Paixão pela Palavra. 2019. (Oficina).
Leitura: caminho aberto para vários mundo?, por Maria Valéria Rezende. 2019. (Outra).
RECONTO DE TRADIÇÃO ORAL: A LINGUAGEM SIMBÓLICA DOS CONTOS DE SABEDORIA (oficina de Rosana Mont'Alverne na Semana Curitiba Lê). 2019. (Oficina).
VIII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VIII SLIJ) e IV Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (IV SELIPRAM).Obras literárias digitais: é possível trabalhar nas escolas públicas?. 2019. (Seminário).
1a Semana Internacional da Leitura (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná). 2018. (Simpósio).
Ciclo de Conferências PUC-PR - com Mia Couto. 2018. (Seminário).
Palestra de Edgar Kirchof - Literatura Digital para Crianças e Jovens (30/08/2018, UTFPR). 2018. (Outra).
Poema e Poesia: entre o ler e o sentir. 2018. (Outra).
V Simpósio Internacional de Literatura e Informática.Os app-books e a nova materialidade da literatura infantil: reflexões a partir da análise dos livros-aplicativos. 2018. (Simpósio).
Janelas de Leitura - A literatura em festa. 2017. (Outra).
V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. JABUTI NA TELA: uma proposta de estudo do livro interativo digital para crianças. 2017. (Congresso).
20. COLE Congresso de Leitura do Brasil. 2016. (Congresso).
20. COLE Congresso de Leitura do Brasil. Projeto Mil Futuros Desejáveis. 2015. (Congresso).
2a Festa Literária de Maringá.Oficinas do Projeto Mil Futuros Desejáveis. 2015. (Oficina).
COMBRASCOM 2011 VII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça - Direitos Fundamentais da Comunicação. Apresentação da Revista Contexto, do Ministério Público do Paraná, segunda colocada no IX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. 2011. (Congresso).
CONBRASCOM 2011 VII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. 2011. (Congresso).
CONBRASCOM 2009 - V Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça9. 2009. (Congresso).
Encontro Estadual do Ministério Público - Alinhamento Estratégico. 2009. (Encontro).
1o Encontro Estadual de Jornalistas em Assessorias de Comunicação. 2007. (Encontro).
COMBRASCOM 2007 III Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação e Justiça. Cases do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (mediadora de mesa). 2007. (Congresso).
Encontro Nacional da Rádio e TV Justiça (STF). 2007. (Encontro).
CONBRASCOM 2006 - II Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. 2006. (Congresso).
Participação em bancas
CONTE, Jaqueline. Curadoria da Seleção de Contos do SESC Paraná. 2019. SESC Paraná.
CONTE, Jaqueline. 18o Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense. 2014. Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
Produções bibliográficas
-
CONTE, Jaqueline ; MACHADO, A. M. S. . Conectar para desconectar: literatura infantil e natureza unidas pelo meio digital: os casos do App 'Natu' e do livro -Passarinho às oito e pouco'. TEXTURA - ULBRA , v. 24, p. 22-44, 2022.
-
MATSUDA, Alice ; CONTE, Jaqueline . Obras literárias digitais: é possível trabalhar nas escolas públicas?. Revista de Letras , v. 22, p. 53-70, 2020.
-
CONTE, Jaqueline . Os desafios do livro digital interativo para crianças: Um olhar sobre a materialidade e a evanescência. REVISTA CRIOULA (USP) , v. 25, p. 206-217, 2020.
-
MATSUDA, Alice Atsuko ; CONTE, Jaqueline . Materiality and evanescence in app-books: interactive digital books for children and obstacles to digital education.. MATLIT: MATERIALIDADES DA LITERATURA , v. 8, p. 65-86, 2020.
-
CONTE, Jaqueline . Os livros digitais interativos e o mercado de literatura infantil e juvenil: entrevista com José Fernando Tavares. Revista de Letras , v. 20, p. 62-66, 2019.
-
CONTE, J. ; MATSUDA, A. A. . O livro digital infantil: análise do livro-aplicativo Pequenos Grandes Contos de Verdade. TEXTURA - ULBRA , v. 20, p. 83-105, 2018.
-
CONTE, Jaqueline ; MATSUDA, Alice Atsuko . Os app-books e a nova materialidade da literatura infantil: reflexões a partir da análise dos livros-aplicativos Pequenos Grandes Contos de Verdade e Meu Aplicativo de folclore. Anais do V Simpósio Internacional e do IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática , v. 1, p. 257-270, 2018.
-
CONTE, J. ; MATSUDA, A. A. . Considerações a respeito do livro digital interativo para crianças no contexto da cibercultura. TEXTO DIGITAL (UFSC) , v. 13, p. 29-41, 2017.
-
CONTE, Jaqueline . Mil Futuros Desejáveis: uma proposta de criação colaborativa e leitura compartilhada. Linha Mestra , v. Ano X, p. 244-249, 2016.
-
CONTE, Jaqueline . Na casa amarela do vovô: e outros poemas para brincar. 1. ed. Porto: Trinta Por Uma Linha, 2022. 64p .
-
CONTE, Jaqueline . Na casa amarela do vovô: e outros poemas para brincar. 1. ed. Curitiba: SESC FECOMERCIO PR, 2022. 98p .
-
CONTE, Jaqueline . Céu a Pino. 1. ed. São Paulo: Patuá, 2022. 132p .
-
CONTE, Jaqueline . Sonhos de uma noite de verão no zoo. 1. ed. Ponta Grossa: Instituto Pegaí Leitura Grátis, 2022. 36p .
-
MURALHA, Sidónio (Org.) ; CONTE, Jaqueline (Org.) ; MURALHA, Helen Anne Butler (Org.) ; SANTOS, Priscila Angélica (Org.) ; NORAS, José Raimundo (Org.) ; BOSCHILIA, Roseli (Org.) . Poesia Reunida - Sidónio Muralha. 1. ed. Porto: Busílis & Trinta Por Uma Linha, 2022. 374p .
-
CONTE, Jaqueline . Na casa amarela do vovô: e outros poemas para brincar. 1. ed. Ponta Grossa: Instituto Pegaí Leitura Grátis, 2021. 34p .
-
CONTE, Jaqueline . Os jornais de Geraldine. 1. ed. Curitiba: Arte & Letra, 2019. v. 1. 60p .
-
CONTE, Jaqueline . Passarinho às oito e pouco. 1. ed. Curitiba: Insight, 2019. v. 1. 32p .
-
CONTE, Jaqueline . Na casa amarela do vovô, Joaninja come jujubas. 1. ed. Curitiba: Mercadolivros, 2016. v. 1.
-
CONTE, Jaqueline ; MURALHA, Helen Anne Butler ; SANTOS, Priscila Angélica . Sem tempo para ter idade: Palavra da Curadoria. In: CONTE, Jaqueline; MURALHA, Helen Butler; SANTOS, Priscila Angélica. (Org.). Poesia Reunida - Sidónio Muralha. 1ed.Porto: Busílis & Trinta Por Uma Linha, 2022, v. , p. 25-29.
-
CONTE, Jaqueline ; MAGALHAES, V. F. ; CONTE, J. . Sidónio Muralha, editor: A aventura da Editora Giroflé. In: Violante F. Magalhães. (Org.). 100 Anos de Literatura Gente - Homenagem a Sidónio Muralha. 1ed.Lisboa: Edições Colibri, 2022, v. , p. 209-227.
-
MARQUEZI, R. ; GRITTI, L. L. ; PASQUIM, D. ; CONTE, Jaqueline ; PELOSO, F. C. ; SZUNDY, P. T. C. ; GAZOLA, M. B. ; ENGELBERT, A. P. P. F. ; SILVA, S. M. ; STANKIEWICZ, M. R. ; SUTTILI, J. C. ; GUARESCHI, E. ; MACHADO, V. B. ; RUFFINI, M. ; TEIXEIRA, L. R. ; SOARES, A. B. ; MATSUDA, A. A. ; SANTOS, N. O. . Com licença poética, uma Adélia Prado. In: MARQUEZI, Rosangela; GRITTI, Letícia Lemos; PASQUIM, Daiana. (Org.). Conversaiando com mulheres das letras. 1ed.Belo Horizonte: Páginas Editora, 2020, v. , p. 81-93.
-
GOMES, Maria Tereza Uille ; CONTE, Jaqueline ; CIARLINI, A. L. A. S. ; DANTAS, Bruno ; LORENZETTO, Bruno Meneses ; CLÈVE, Clémerson Merlin ; DIPP, Gilson Langaro ; TOFFOLI, Dias ; ALVES, Eliana Calmon ; SILVEIRA, Fabiano Augusto Martins ; ANDRIGHI, Fátima Nancy ; FALCÃO, Francisco ; MENDES, Gilmar Ferreira ; ROBL FILHO, Ilton Norberto ; MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva ; NALINI, José Renato ; NOBRE, Marcelo ; MARRAFON, Marco Aurélio ; SADEK, Maria Tereza Aina ; RICHA, Morgana de Almeida ; SORDI, N. A. D. ; SILVEIRA, Rubens Curado ; STOCO, Rui ; AGUIAR JÚNIOR, Ruy Rosado de ; FERRAZ, Taís Schilling . O CNJ e a accountability na Execução Penal. In: Gilmar Ferreira Mendes; Fabiano Augusto Martins Silveira; Marco Aurélio Marrafon. (Org.). Conselho Nacional de Justiça: fundamentos, processo e gestão. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2016, v. , p. 419-438.
-
DAMIANI, F. ; SILVA, Edvânia Kátia de Souza ; CONTE, Jaqueline ; ROSA, Ana Cristina ; BIGONHA, Antônio C ; GOMES, Celso ; MONTESSO, C. ; SIQUEIRA, Giselly ; TOSI, Juarez ; SCHNEIDER, Leonardo ; MACHADO, M. ; CAMARGO, M. S. ; TAVARES, Rogério ; MUNIZ, V. ; PANTOJA, Vera ; OLIVEIRA, Wal . A Experiência do V Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. In: DAMIANI, Flávio; SILVA, Edvânia Kátia de Souza. (Org.). A Comunicação na Justiça Brasileira. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2009, v. , p. 111-112.
-
CONTE, Jaqueline . O Discurso Amarelo. In: Docentes da Pós-Graduação em Fotografia: Discurso Fotográfico UEL 1999. (Org.). O Discurso Fotográfico. 1ed.Londrina: Ed. UEL, 1999, v. , p. 113-126.
-
CASTRO, L. C. ; SANTOS, José Fernando ; CTZ, A. C. S. ; SILVEIRA, G. ; REGO, K. M. G. ; ALMEIDA, H. R. ; MATTA, A. B. ; CESAR, A. A. M. ; KURAHASHI, B. C. ; PASSOS, N. ; SILVA, V. C. W. ; CONTE, Jaqueline . Cenário. In: Antonio Carlos Kronemberger; Artur Rodrigues. (Org.). Momentos Poéticos de São Paulo / Jovens Escritores Paranaenses. 1ed.Rio de Janeiro: Litteris, 1994, v. , p. 16-16.
-
CONTE, Jaqueline . Pegaí Leitura Grátis entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti. Jornal Plural, Curitiba, 11 nov. 2019.
-
CONTE, Jaqueline . Roger Mello: para devolver à criança a criatividade livre. Jornal Plural, Curitiba, 13 ago. 2019.
-
ROMAN, M. ; CONTE, Jaqueline . Imaginação sob asas. Folha de Londrina, Londrina, p. 1 - 1, 06 ago. 2019.
-
CONTE, Jaqueline . A cultura popular é quase ignorada no Brasil, diz Ricardo Azevedo. Jornal Plural, Curitiba, 07 jun. 2019.
-
CONTE, Jaqueline . Ai Weiwei pelas lentes de Jaqueline Conte. Jornal Plural, Curitiba, 06 maio 2019.
-
MATSUDA, A. A. ; CONTE, Jaqueline . Jabuti na tela: uma proposta de estudo do livro interativo digital para crianças. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil do CELLIJ, 2018, Presidente Prudente. Anais: (Trans)Formação de Leitores: Travessias e Travessuras. Presidente Prudente: NINFA BRISA - ASSESSORIA EM EDUCACAO LTDA - ME, 2018. v. 1. p. 1059-1069.
-
CONTE, Jaqueline . Digital literature for children and ample access: a proposal through poetry. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CONTE, Jaqueline . Literatura digital para crianças e jovens. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . A criação poética para crianças: pensar, fazer, ensinar. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Sidónio Muralha e a Editora Giroflé. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Tear Poético: uma proposta de remediação da poesia brasileira e portuguesa para a infância. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline ; MACHADO, A. M. S. ; FREDERICO, Aline ; LIMA, Giselly . ?Literatura Infantil Digital: critérios de seleção e possibilidades de mediação?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . 'Sidónio Muralha: Português Cidadão do Mundo'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Materialidades da Literatura: O livro digital para crianças como jogo de interação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Quarentena Literária - Jaqueline Conte fala sobre Adélia Prado. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Quarentena Literária - Jaqueline Conte fala sobre Sidónio Muralha. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . ADÉLIA PRADO por Jaqueline Conte. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Como um balão para ser lançado ao ar: Sidónio Muralha e a poesia para infância. Live com Jaqueline Conte. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . O Livro e a Leitura: das cavernas ao digital (Palestra). 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Palestra sobre app-books infantis, no Projeto de Ensino Literatura Infantil e Juvenil: autores e obras (Pausa Literária: Conversas sobre Literatura Infantil e Juvenil). 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline ; MATSUDA, A. A. . Materialidade e evanescência dos app-books: os livros digitais interativos para crianças e os entraves para uma educação digital (Apresentação de Trabalho/Comunicação).. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CONTE, Jaqueline . Literatura e Educação (palestra no Encontro Literário do projeto Literalux). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Literatura Digital Interativa para Crianças (Guarapuava). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Literatura Digital Interativa para Crianças (Ponta Grossa). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Literatura Digital Interativa para Crianças (Rio Negro). 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Poesia é presença. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline ; ORVATICH, Josiane ; MARIOTTO, Rosa Maria . Alcançar a infância: comunicar ou transmitir. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline ; MATSUDA, Alice Atsuko . Os app-books e a nova materialidade da literatura infantil: reflexões a partir da análise dos livros-aplicativos 'Pequenos Grandes Contos de Verdade' e 'Meu Aplicativo de Folclore'.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CONTE, Jaqueline . Caravana Literária - Vamos falar sobre poesia?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Caravana Literária: Vamos falar sobre poesia?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Caravana Literária: Vamos falar sobre poesia?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Caravana Literária: Vamos falar sobre poesia?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline ; MATSUDA, Alice Atsuko . Jabuti na tela: uma proposta de estudo do livro interativo digital para crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CONTE, Jaqueline . Criança e Literatura na Era Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Voando fora da asa: poesia para criar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Aventuras Literárias - com Jaqueline Conte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Projeto Mil Futuros Desejáveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CONTE, Jaqueline . Oficina do Projeto Mil Futuros Desejáveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CONTE, Jaqueline . Comunicação: Por uma postura ética e socialmente responsável. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Comunicação: Responsabilidade Política e Social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CONTE, Jaqueline . Apresentação da Revista Contexto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CONTE, Jaqueline . Assessoria de Imprensa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CONTE, Jaqueline . Comunicação Pública e Assessoria de Imprensa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CONTE, Jaqueline ; STIVANIN, T. . Arte Sonora: uma proposta de divulgação da música contemporânea. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CONTE, Jaqueline ; MURALHA, Helen Anne Butler ; SANTOS, Priscila Angélica . Sem tempo para ter idade: Palavra da Curadoria. Porto, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PINTO, Aline ; CONTE, Jaqueline . Educação infantil: grupos 2: pranchetas de experimentação. Curitiba: Editora Aprende Brasil (Grupo Positivo), 2019 (Participação em livro didático (poemas publicados no material)).
-
CONTE, Jaqueline . O livro digital interativo para crianças: materialidade e evanescência, demanda e mercado: uma leitura a partir dos appbooks vencedores do Prêmio Jabuti 2019 (Dissertação de Mestrado).
-
PACHECO, R. ; CONTE, Jaqueline . Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 5o ano: volume 2: livro do aluno. Curitiba: Grupo Expoente, 2019 (Participação em livro didático (poemas e minibiografia publicados no material)).
Outras produções
FREDERICO, Aline ; MORAES, G. L. ; CONTE, Jaqueline ; ARAUJO, M. D. V. . Matriz de Critérios para Seleção e Avaliação de Literatura Infantil Digital (LID) - Itaú Social. 2021.
CONTE, Jaqueline . Programa MPB.COM DAIO - Entrevista com Jaqueline Conte e Ronald Magalhães. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CONTE, Jaqueline ; ANTUNES, Mariane . Entrevista para o programa Cultura Revista, da Rádio Cultura. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CONTE, Jaqueline ; BITTENCOURT, Victor Hugo . Escritora cria histórias com nomes próprios. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CONTE, Jaqueline ; BODENMULLER, C. ; PRANDO, F. C. . Entrevista Programa Era uma Vez Rádio MegaBrasil (São Paulo). 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CONTE, Jaqueline ; FERRARI, R. . Entrevista para o jornalista Ruy Ferrari, da Rádio Joinville Cultural FM. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CONTE, Jaqueline ; BRENMAN, I. . Coluna do escritor Ilan Brenman na Rádio CBN. 2017.
CONTE, Jaqueline ; GIACOMETTI, S. . Entrevista para o programa de TV 'Autores Paranaenses'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CONTE, Jaqueline . Jaqueline Conte (Canal no Youtube). 2020; Tema: Literatura, Poesia, Música. (Rede social).
CONTE, Jaqueline . Mil Futuros Desejáveis. 2016; Tema: Literatura Infantil. (Rede social).
CONTE, Jaqueline . Mil Futuros Desejáveis. 2016; Tema: Literatura infantil. (Site).
CONTE, Jaqueline ; AGUILAR, Ana Albuquerque ; MAGALHAES, Cecília ; FONSECA, Joana Bárbara ; MARTINS, Carolina ; CONTE, J. . Curso/Ação de Formação de Professores 'Leitura, literacia, literatura e escrita na era digital: novas abordagens didáticas'. 2023. .
CONTE, Jaqueline . LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DIGITAL: novas poéticas literárias para o século XXI - Módulo I: Escrita, leitura, livro: uma breve perspectiva histórica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CONTE, Jaqueline . Livro Digital: mediação e materialidades (curso de curta duração ministrado). 2019. .
CONTE, Jaqueline . O livro digital interativo para crianças: materialidade e evanescência, demanda e mercado: uma leitura a partir dos appbooks vencedores do Prêmio Jabuti. 2019. (Dissertação de Mestrado).
CONTE, Jaqueline . Livro, Materialidades e Mercado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2021
Prêmio de Mérito da Universidade de Coimbra - conferido pela Faculdade de Letras à/ao melhor aluna(o) de cada curso de Doutorado no 1. ano curricular, Universidade de Coimbra.
2011
IX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (2. lugar - Revista), Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
2010
VIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (1. lugar - Vídeo Institucional), Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
2009
Diploma de Homenagem do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
2007
II Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (3. lugar - Ass. Imprensa), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
2005
III Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (1. lugar - Relacionamento com a Mídia), Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
2004
II Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (1. lugar - Melhor Veículo de Comunicação Interna), Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
2004
II Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (1. lugar - Melhor Clipping), Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
1997
Prêmio INTERCOM 97 (Honra ao Mérito - Produção Editorial), INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
1996
Prêmio Londrina de Jornalismo (1. lugar), Universidade Estadual de Londrina - Depto de Comunicação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade de CoimbraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, bolsista da FCT-Portugal
Outras informações:
Início do Doutoramento em Materialidades da Literatura em setembro de 2020. Início da bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 01 de setembro de 2021.
2015 - 2020
Editora Mil FuturosVínculo: sócia-diretora, Enquadramento Funcional: Sócia-Diretora, Carga horária: 10
Outras informações:
Prestação de serviços de conteúdo e edição.
2018 - 2020
Instituto Dom MiguelVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de cursos livres
Outras informações:
Professora do módulo "Livro, Materialidades e Mercado" no curso de extensão "Observatório do Livro e da Leitura" e outros cursos livres promovidos pela Instituição.
2014 - 2015
Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação em Projetos Institucionais e Gestão da Comunicação a partir de ferramentas de Business Intelligence.
2002 - 2014
Procuradoria Geral de JustiçaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Planejamento (Comunicação), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Chefia dos núcleos de Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Imagem Institucional e Mídias Eletrônicas. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do Plano Diretor de Comunicação, projeto integrante do Plano de Gestão Estratégica da Instituição (GEMPAR 2018). Fundadora (2010) e primeira articuladora da Rede dos Assessores de Comunicação do Ministério Público Brasileiro (RedeComMP), ligada ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Vencedora de quatro primeiros lugares no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, em 2004, 2005 e 2010, e de segundo lugar, em 2011. Em 2007, foi coordenadora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, juntamente com Marden Machado, assessor do TRE-PR. Colaboradora do livro ?A Comunicação na Justiça Brasileira?, de Flávio Damiani e Edvânia Kátia (Pandion Editora, 2009).
2001 - 2001
Tribunal do Trabalho da 9ª RegiãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Chefia da Assessoria de Comunicação, envolvendo os serviços de assessoria de imprensa, comunicação interna, cerimonial e eventos.
1999 - 2001
NQM ComunicaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria de imprensa para empresas como Arthur Andersen, Casa Construção, Perkons Equipamentos Eletrônicos, Provedor Onda, AENA (Faculdade de Direito de Curitiba, Faculdades Curitiba, Faculdades Guarapuava, Colégio Novo Ateneu).
1998 - 1999
Jornal do EstadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: repórter, Carga horária: 30
Outras informações:
Reportagem para as editorias de Economia, Cidades e Cadernos Especiais.
1997 - 1998
Âncora PublicidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria de imprensa para empresas e entidades como Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná- FACIAP, NET Londrina, Maringá e Arapongas, McDonald?s Catuaí, Casino Iguazú (Argentina), Associação de Canto Lírico do Norte do Paraná.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jaqueline Conte e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?