Rodrigo Tenório Lopes de Souza
Profissional com mais de 20 anos de carreira dedicada ao setor elétrico e de energia com atuação em áreas estratégicas e com sólida formação acadêmica que permitiu reunir o conhecimento prático e de problemas vivenciado nas organizações com a capacidade de resolvê-los utilizando os conhecimentos adquiridos na universidade. Forte vivência em gestão de processos, planejamento, inovação e novos negócios, implementação de projeto smartgrid(mais de 1 Milhão de clientes), desenho de sistemas de controles e analíticos com Inteligencia artificial, além de acompanhamento e criação de indicadores e KPIs, reuniões de resultados e planos de ação para atingimento de metas ou correção de rumos.Domínio das resoluções do setor elétrico REN 1000, Lei 14.300, Mercado Regulado (ACR) e Mercado Livre (ACL).Responsável pelo gerenciamento da manutenção do parque telemedido e smartgrid (projeto estratégico com aproximadamente R$ 1 Bilhão de investimento), implementação de tecnologias e novos sistemas de medição, machine learning e comunicação, processo de planejamento, abertura de ticket, atendimento de suporte técnico e controle de qualidade e efetividade.Implementação do FEIRÃO DE NEGOCIAÇÃO LIGHT em 2017, provocando a sinergia com as áreas de cobrança, arrecadação, eficiência energética, comunidades, comunicação e experiencia do cliente. Atuação no planejamento, divulgação e entrevistas nas mídias tradicionais e digitais, instalação das agências móveis para negociação, cadastramento de tarifa social e realização do plano de eficiência energética.Gestor da área do Centro de Controle da Medição, responsável pelo Faturamento de 64 da Energia da LIGHT, Faturamento dos Clientes do Mercado Livre (CCEE), faturamento de concessionárias e Geração, Fronteiras de intercambio com Furnas, consolidação da carga comercial e carga fio com a CCEE para cálculo de perdas e compra e venda de energia e divulgação ao Mercado e acionistas.Atuação em empresas de Geração Distribuída, como Head de projetos de conexão, negociação fundiária , digitalizaação dos processos e Head de OM criando um Centro de Operação da Geração, com desenvolvimento dos processos, sistemas e metodologias.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado em Sistemas de Gestão
2017 - 2019
Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF
Título: GESTÃO POR PROCESSO: CRAIÇÃO DE FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DO NIVEL DE MATURIDADE NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: STELLA REGINA REIS DA COSTA
Palavras-chave: Eficiencia; processos; PERDAS DE ENERGIA; PERDAS ADMINISTRATIVA.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: ENGENHARIA.
Especialização em MBA Em Gestão pela Qualidade Total
2009 - 2011
Universidade Federal Fluminense
Título: Implementação de Gestão de Processos na Melhoria dos Resultados: Um Estudo de Caso na Redução de Perdas de Energia
Orientador: Rodrigo Flora Calili
Graduação em Administração
2006 - 2009
Centro Universitário Augusto Motta
Título: EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
Orientador: SUELI MOTTA
Formação complementar
2015 - 2015
Gestão para Resultados. (Carga horária: 16h). , FALCONI Consultores de Resultados, FALCONI, Brasil.
2014 - 2014
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 100h). , DINSMORECOMPASS, DINSMORECOMPASS, Brasil.
2006 - 2007
Automação e Instrumentação. (Carga horária: 210h). , Fundação de Apoio ao Cefet, FUNCEFET/RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Produções bibliográficas
-
SOUZA, R. T. L. ; SOUZA, L. M. . Telemedição em Baixa Tensão. Revista O Setor Elétrico, São Paulo, 01 set. 2013.
-
SOUZA, R. T. L. ; MARINELLI, L. F. ; PIMENTEL, R. M. . Estudo de Volumetria de Dados de Medição para Arquitetura de Redes Smart Grid. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, R. T. L. . Tecnologia Aliada a Gestão do Conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, R. T. L. ; SOUZA, L. M. . Desenvolvimento de Sistema que opere Diversas Tecnlogias e de Interoperabilidade para Telemedição BT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOUZA, R. T. L. . Light promove Feirão de Negociação em Campo Grande. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, R. T. L. . Light realiza 'Feirão de Negociação' na Zona Oeste. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, R. T. L. . Light realiza Feirão de Negociação em Duque de Caxias. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, R. T. L. ; CASTRO, N. J. ; MALTA, S. G. . Inovações no setor elétrico beneficiam consumidores com sistemas mais eficientes. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, R. T. L. ; AMORIM, Fabio ; ALMEIDA, R. M. . Pericias Judiciais. 2012. .
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Light Sistema de Previsão da Criticidade à Perda Baseado no Comportamento do Tempo versus a Carga por subestação e Período de Foto-Iluminação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Descrição: Desenvolvimento de sistema computacional para setor elétrico integrado operacionalmente, em tempo real, para previsão da criticidade (à queima de transformadores, à perda de carga e previsão de substituição dos transformadores) das cargas nas subestações versus (i) as variáveis meteorológicas (temperatura do ar, sensibilidade térmica, pressão atmosférica, umidade relativa, entre outras) e (ii) taxa de inadimplência. Proposta inovadora, capaz de assegurar períodos de previsão de sobrecarga e da criticidade à falha das subestações para o período de 06,12, 18, 24, 36, 48h, até 7 dias para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Tenorio Lopes de Souza - Coordenador / Gutemberg Borges França - Integrante / Andrews José de Lucena - Integrante / Gilberto Rodrigues Pimentel Junior - Integrante / Haroldo Fraga de Campos Velho - Integrante / Karine do Nascimento Cardozo - Integrante / Leonardo de Faria Peres - Integrante / Manoel Valdonel de Almeida - Integrante / Vinícius Albuquerque de Almeida - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Gerencia de Gestão e Controle da Medição. , Avenida Marechal Floriano, 168 SSC 2° andar, Centro, 20080002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22117711, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2007
GRUPO SERESVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GESTOR DE MEDIÇÃO, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2005 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Gerencia de Medição - LIGHT.,Serviço realizado, Gestão do parque de medidores LIGHT (obsolescência, especificação técnica, controle de ativo).
2002 - 2004
Qualitas Tecnologia e ServiçosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GERENTE OPERACIONAL, Carga horária: 40
2022 - Atual
ORIGO SISTEMAS DE ENERGIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HEAD PROJECT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável da área de projetos de conexão de fazenda solares (Fotovoltaica)Responsável pelo Centro de Operação de OM
2022 - 2022
ELLCAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE CONTRATO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2022
LIGHT SESAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DO CENTRO DE MEDIÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Centro de Controle da MediçãoCoordenador de Novas tecnologias | Analista SR | Técnico em eletrotécnica Responsável pelo desenho e arquitetura funcional dos sistemas de telemedição Hemera BT, GAUSS e SIGEMAN. No projeto smartgrid da LIGHT (projeto de 1 Milhão de clientes, criação de rede de comunicação própria) coordenei toda parte do projeto de integração dos sistemas (Command center, CMA, Hemera, Iris, Gauss, GDIS, SAP CRM, R3 e CCS. Gerente de projetos de PD (Pesquisa Desenvolvimento) ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), gerenciamento de projetos utilizando metodologia ágil scrum e PMI, acompanhamento de todas as fases do projeto(gestão econômico-financeira, cronograma, CAPEX, estudo de viabilidade, análise de riscos e gestão de contratos.Gestor da área do Centro de Controle da Medição, responsável pelo monitoramento, área de inteligência e gestão dos Clientes telemedidos AT/MT/BT, do Mercado Livre (CCEE), além das concessionárias, Geração e fronteiras de intercâmbio, liderando uma equipe composta por 22 colaboradores entre engenheiros, analistas e técnicos. Atuando com as melhores práticas de processos de Governança alinhado às ferramentas de compliance.(área auditada sistematicamente).Gestor do Centro de Atendimento das Operações da Telemedição, onde é realizado o atendimento das equipes de campo, com aproximadamente 28 Mil atendimentos por mês, liderando uma equipe composta de 38 colaboradores, entre backoffices, atendentes e despachantes.Acompanhamento do orçamento gerencial da área de telemedição (budget), controle rigoroso das despesas, análise previsto x realizado, forecast, justificativas dos desvios.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Tenório Lopes de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?