Maria Creuza de Sales
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará(1986) e especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Gerenciamento da Informação pela Universidade Federal do Ceará(2004). Atualmente é Bibliotecário da Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e Membro de corpo editorial da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 22. Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.
Informações coletadas do Lattes em 15/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Gerenciamento da Informação
2003 - 2004
Universidade Federal do Ceará
Título: Avaliação da utilização dos periódicos em Direito editados em CD-ROM e impressos
Orientador: MARIA DAS GRAÇAS TARGINO
Graduação em Biblioteconomia
1980 - 1986
Universidade Federal do Ceará
Título: Estudo e construção de catálogo bibliográfico
Orientador: Maria de Fátima Oliveira Costa
Formação complementar
2015 - 2015
Como planejar a contratação e estruturar o termo de referência para compras. (Carga horária: 24h). , Zênite Informação e Consultoria S/A, ZÊNITE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Gerenciamento de Bibliotecas.
Participação em bancas
SALES, M. C.; TARGINO, M. G.; TEIXEIRA, R. N. A.. Leitura nos anos inicias do ensino fundamental: repensando as dificuldades de aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetação e Letramento) - Universidade Federal do Piauí.
MACEDO, M. F. U. C.; TARGINO, M. G.; MENDONCA, M. A.;SALES, M. C.. A importância do uso do lúdico para as prática sociais de leitura e escrita na educação infantil.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetação e Letramento) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, M. C.; TARGINO, M. G.; TEIXEIRA, R. N. A.. Desafios na implantação do ensino fundamental de nove anos nas escolas de Beneditinos- Piauí. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetação e Letramento) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, M. C.; CARVALHO, Clarissa Sousa de; PORTELA, Elsa Maria da Silva. Silva. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetação e Letramento) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, M. C.; SANTOS, M. F. P.; TEIXEIRA, R. N. A.. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: séries iniciais do ensino fundamental da Unidade Escolar Fortunato Rodrigues de Sousa, Altos-Piauí. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetação e Letramento) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, M. C.; SA, C. M. C. R. G.; MACEDO, M. F. U. C.. Rocha Gomes e Jeana G. Viana. Importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetação e Letramento) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, M. C.; TARGINO, M. G.. Biblioteca virtual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí.
SALES, M. C.; TARGINO, M. G.. A (des)contrução do centro Histórico e Cultural de Teresina-PI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí.
SALES, M. C.. Imagem do bibliotecário na literatura: Código da Vinci, Harry Potter e Onze minutos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí.
SALES, M. C.; MONTEIRO, Mirleno Livio. Direito autoral e implicações no âmbito do Campus Torquato Neto da UESPI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí.
SALES, M. C.; SILVA, M. R. P.; Valois, E. C.. Implantação da Biblioteca Braille de Teresina e o acesso à informação para invisuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí.
Orientou
O lado externo da imagem fotográfica: processo de identificação e representação do referente específico por meio da análise documentária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria Creuza de Sales;
A influência do Google nas pesquisas acadêmicas do corpo discente do centro de Ciências Sociais aplicadas da Universidade Estadual do Piauí; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria Creuza de Sales;
O profissional bibliotecário e o gerenciamento eletrônico de documentos (GED): perfil de atuação no desenvolvimento do "Projeto GED" da Assembléia Legislativa do Piauí - ALEPI; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria Creuza de Sales;
A imagem do bibliotecário na literatura: O Código da Vinci, Harry Potter e Onze minutos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Maria Creuza de Sales;
Histórico profissional
Experiência profissional
1995 - Atual
Tribunal Regional do Trabalho da 22ª RegiãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bibliotecário
2004 - 2006
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar I, graduada, TP-20 horas, Carga horária: 20
2016 - 2016
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora de disciplina
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Creuza de Sales e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?