Moisés Ferreira da Cunha Júnior
Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco / UFPE (2015), e Mestrado acadêmico na Universidade Federal da Paraíba - PPGAU / UFPB (2018). Especialização pelo IPOG 2021 em Master BIM: Coordenação e Gestão. Nos ultimos anos vem desenvolvendo pesquisas e participações em concursos de projeto de arquitetura nas áreas de intervenções urbanas em centros tradicionais e espaços públicos, além de projetos do edifício contemporâneo. É sócio e coordenador de projetos do escritório Recife arquitetos desde 2018, com trabalhos voltados para as áreas de arquitetura, design e paisagismo. Concomitantemente, atuou junto a academia como professor no programa de Arquitetura e Urbanismo da UNIFIP-PATOS entre os anos de 2018-2022, a frente das disciplinas de Projeto de intervenção arquitetônica em áreas de centros patrimoniais; Planejamento e Desenho urbano e Projeto de arquitetura de interesse social.
Informações coletadas do Lattes em 15/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2016 - 2018
Universidade Federal da Paraíba
Título: Intervenções urbanas em waterfronts, produção e apropriação do espaço público contemporâneo: o caso do Projeto Porto Novo Recife, Ano de Obtenção: 2018
jovanka baracuhy cavalcanti scocuglia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: intervenção em waterfront,; espaço público contemporâneo; produção do espaço; apropriação; urbanalização.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: ARQUITETURA. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em MASTER BIM: COORDENAÇÃO E GESTÃO
2020 - 2021
Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: Desafios e oportunidades na adoção do BIM para o ensino de Arquitetura e Urbanismo.
Graduação em arquitetura e urbanismo
2009 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Reabilitação e Restauro: Hostel Porto do Recife
Orientador: Tomás de Albuquerque Lapa
Formação complementar
2005 - 2006
TECNICO EM ELETROTECNICA. (Carga horária: 1630h). , escola técnica senai de areias, SENAI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: ARQUITETURA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: DESENHO URBANO.
Organização de eventos
DINIZ, Tibério Gomes ; SOARES, P. C. E. S. C. ; CUNHA JÚNIOR, M. F. . II MEETING PARAIBANO DA CONSTRUÇÃO. 2022. (Congresso).
CUNHA JÚNIOR, M. F. . I MEETING PARAIBANO DA CONSTRUÇÃO UNIFIP. 2019. (Congresso).
Participação em eventos
Enamparq. A produção mercantil da cidade contemporânea: o porto novo recife e as estratégias de requalificação de áreas centrais e waterfronts.. 2018. (Congresso).
URBICENTROS V. 2016. (Congresso).
Urban thinkers Campus. 2015. (Encontro).
congresso brasileiro de arquitetura. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
CUNHA JÚNIOR, M. F.; DIGIANDOMENICO, D.; TSUTSUMI, K.. Arquitetura Efêmera como alternativa à desastres naturais: Habitação Emergencial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Pernambuco.
MEDINA, L.;CUNHA JÚNIOR, M. F.; PIZZOLATO, P. P.; CUNHA, R. M. C.. Cine Teatro Paulo Freire: Anteprojeto para o teatro público da cidade de Paulista-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
Morais, Fernando de Oliveira;CUNHA JÚNIOR, M. F.; OLIVEIRA, F. R.. PEDRA, TINTA E MEMÓRIA: PRÁTICAS PATRIMONIAIS NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS.
GERMOGLIO, V. B. S.; SOUZA, Vladimir Sobral de;CUNHA JÚNIOR, M. F.. ANTEPROJETO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL INCLUSIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa.
FALCÃO, André Gonzaga;CUNHA JÚNIOR, M. F.; DANTAS, I. P.. ANTEPROJETO DE UM CINEMA URBANO PARA CIDADE DE PATOS-PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS.
SILVEIRA, D. K. M;CUNHA JÚNIOR, M. F.; BARROS, Ana Letícia Avelino Silva. NEUROARQUITETURA APLICADA EM ESPAÇOS CORPORATIVOS: ESTUDO DE CASO DOS ESCRITÓRIOS DO EDF. MILINDRA EMPRESARIAL CENTER EM PATOS-PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS.
LIMA, Kelly Christine Silva de; LUCENA, M. C. M.;CUNHA JÚNIOR, M. F.. ANTEPROJETO DE UM CENTRO DE ACOLHIMENTO E TRATAMENTO DE ANIMAIS ABANDONADOS (CATAA) EM SAPÉ - PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa.
BEZERRA, C. P.; NOBREGA FILHO, E. O.;CUNHA JÚNIOR, M. F.. HOTEL BOUTIQUE: UM NOVO CONCEITO DE HOTELARIA EM CABEDELO - PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de João Pessoa.
BERNARDO, Marília Cavalcanti; SANTOS, Raphael Albuquerque dos;CUNHA JÚNIOR, M. F.. ANTEPROJETO DE UMA ESCOLA INFANTIL INCLUSIVA PARA A CIDADE DE PATOS-PB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS.
SILVEIRA, D. K. M;CUNHA JÚNIOR, M. F.; SANTANA, P. D.. ANTEPROJETO DE UM CENTRO DE PAOIO PARA REABILITAÇÃO E ATIVIDADES À PESSOAS COM ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PATOS-PB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS.
SILVEIRA, D. K. M;CUNHA JÚNIOR, M. F.; SANTANA, P. D.. A RELAÇÃO DA ARQUITETURA E OS SENTIDOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS.
DOS SANTOS, KARLA;CUNHA JÚNIOR, M. F.; DE CARVALHO, FERNANDA. DA RUPTURA À RECONCILIAÇÃO: A RELAÇÃO DO RIO ESPINHARAS COM A CIDADE DE PATOS ? PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CUNHA JÚNIOR, M. F.; MEDEIROS, R. J. L.; BRANQUINHO, J. G. P.. estudo de área de vivência em canteiro de obras pela norma regulamentadora 18 do município de João Pessoa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Educação Superior da Paraíba.
MONTE, Luiz Augusto; NERY, Nancy Siqueira;CUNHA JÚNIOR, M. F.. Centro de Apoio ao estudante de Caruaru. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Devry Unifavip.
MONTE, Luiz Augusto; ALECRIM, L. K. N.;CUNHA JÚNIOR, M. F.. um estudo preliminar para uma casa de shows em Caruaru. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Devry Unifavip.
COSTA, C. L.; MONTE, Luiz Augusto;CUNHA JÚNIOR, M. F.. OCUPE ESSE VAZIO: O URBANISMO TÁTICO E A PEDAGOGIA URBANA COMO FERRAMENTAS PARA REQUALIFICAÇÃO URBANA DO PÁTIO DA IGREJA NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO, EM CARUARU-PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Devry Unifavip.
CUNHA JÚNIOR, M. F.; TOLLSTADIUS, L. L.; MAGALHAES, A. C. O.. Pavilhão das artes de Caruaru. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Devry Unifavip.
Orientou
DESCONEXÕES URBANAS: A RELAÇÃO ENTRE SEGREGAÇÃO ESPACIAL E QUALIDADE AMBIETAL NO CONTEXTO DO BAIRRO ALTIPLANO EM POMBAL - PB; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ARQUITETURA E URBANISMO) - UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
POR UMA ARQUITETURA SOCIAL - PROPOSTA DE REABILITAÇÃO PARA O CSU CAPYTULINA AYRES NO JATOBÁ NA CIDADE DE PATOS-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO - O CASO DO CAIC NA CIDADE DE PARELHAS-RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
UM RESGATE DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
CENTRO CULTURAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PATOS/PB; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
ANTEPROJETO DE UM ABRIGO PARA CÃES E GATOS ABANDONADOS NA CIDADE DE IATPORANGA-PB; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
ANTEPROJETO DE UMA CASA DE CAMPO UTILIZANDO CONCEITOS AMBIENTAMENTE SUSTENTÁVEIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
RESSIGNIFICANDO O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL- ANTEPROJETO DE REABILITAÇÃO PARA UM HOTEL NA CIDADE DE COREMAS - PB; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
CENTRO CULTURAL E GASTRONÔMICO PARA A CIDADE DE POMBAL/PB; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
CENTRO DE VIVÊNCIA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA CIDADE DE CAICÓ-RN; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO E ABRIGO DE ANIMAIS PACCO PET; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
O ESPAÇO PÚBLICO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO DE PATOS-PB; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
ANTEPROJETO DE REABILITAÇÃO ARQUITETÔNICA NA ESCOLA FAUSTO MEIRA EM SÃO BENTO - PB; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
OCUPAR O VAZIO - ANTEPROJETO PARA ATIVAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NO BAIRRO SÃO BERNARDO NA CIDADE DE SÃO BENTO-PB; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: REPENSANDO A TIPOLOGIA MCMV, O CASO DO CONJUNTO JÚNIOR VALADARES EM SÃO JOSÉ DO EGITO/PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
REABILITAÇÃO ARQUITETÔNICA: ANTEPROJETO DE UM CENTRO PROFISSIONALIZANTE PARA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS/PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Moisés Ferreira da Cunha Júnior;
Produções bibliográficas
-
CUNHA JÚNIOR, M. F. ; SCOCUGLIA, J. B. C. . A produção mercantil da cidade contemporânea. O Porto Novo Recife PE e as estratégias de requalificação de waterfronts. ARQUITEXTOS (SÃO PAULO) , v. 1, p. 5, 2020.
-
CUNHA JÚNIOR, M. F. ; BEZERRA, M. A. . Cidades, espaços públicos e comportamento: discussões sobre o cenário urbano no contexto de pandemia global 2020 (artigo semanal).
Outras produções
CUNHA JÚNIOR, M. F. ; BEZERRA, M. A. . arquitetura, cidades e espaços públicos: qual o panorama pós-pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CUNHA JÚNIOR, M. F. . GESTÃO DE PLANEJAMENTO DE OBRAS DE ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CUNHA JÚNIOR, M. F. . GESTÃO DE PLANEJAMENTO DE OBRAS DE ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2018
Menção honrosa no concurso nacional para reurbanização da área central de Conde -PB, Prefeitura do Conde.
2017
POÇO DA PANELA HAUT CREATORS, HAUT.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
RECIFE ARQUITETOS. , Rua Silveira Lobo, Poço, 52061030 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 997382119
Experiência profissional
2015 - 2015
Cone S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 45
Outras informações:
Arquiteto colaborador no setor de Desenvolvimento, responsáveis pela compatibilização e desenvolvimento conceitual de projetos de desenho urbano e na área de condomínio logístico.
2012 - 2013
Concrepoxi EngenhariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de arquitetura, Carga horária: 40
Outras informações:
Estagiário de arquitetura, atuante no setor de Qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.
2012 - 2013
Romero Duarte arquitetosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de arquitetura, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiário de Arquitetura, colaborador em projetos e reformas com foco em interiores.
2013 - 2014
Cunha Lanfermann EngenhariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de arquitetura, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiário de Arquitetura e Urbanismo, colaborador na área de desenho urbano/ Colaborador no setor de projeto de Restauro e Reabilitação.
2023 - Atual
FORMMA ARQUITETURAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 30
Outras informações:
Arquiteto pesquisador no programa recife cidade parque como arquiteto senior no setor de projetos especiais em convênio da ufpe junto a prefeitura do recife
2015 - 2017
FORMMA ARQUITETURAVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 30
Outras informações:
Arquiteto colaborador em projetos e reformas comerciais e residenciais, atuando ainda com regularização de imóveis.
2018 - Atual
RECIFE ARQUITETOSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SÓCIO - COLABORADOR, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Sócio colaborador do escritório Recife Arquitetos, situado na Rua da Hora nº 600, Espinheiro - Recife. Desenvolve e articula projetos na área de incorporação residencial, Hotelaria e Design de interiores (Comercial)
2019 - 2023
Centro Universitário de PatosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Profesor do curso de arquitetura e Urbanismo atuando nas disciplçinas de Planejamento e desenho urbano, Projeto de intervenção em áreas patrimoniais e Projeto de habitação social
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Moisés Ferreira da Cunha Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?