Alexandre Delfino Kugeratski Souza

Aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial [CPGEI] da UTFPR. Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2004). Especialização em MBA Empresarial em Administração Industrial pela Universidade Positivo (2010). Tem experiência na área de Engenharia Industrial, Processos e Produção, com ênfase em Planejamento de Instalações Industriais, Otimização de Sistemas de Produção, Lean Manufacturing e Tempos e Métodos.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

2017 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Orientador: Ricardo Lüders;

Especialização em MBA Empresarial Concentração em Administração Industrial

2009 - 2010

Universidade Positivo
Título: Realocação de unidade operacional de uma empresa de transformação de poliestireno expandido: análise de alternativas e seleção da melhor localização.
Orientador: Jerry Miyoshi Kato e Roberto Peredo Zurcher

Graduação em Engenharia Mecânica

1999 - 2004

Universidade Federal do Paraná
Título: Corrosão em tubulações: Estudo de caso
Orientador: Maria Jose Jerônimo de Santana Ponte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Iniciação com o ProModel. (Carga horária: 24h). , Belge Engenharia e Sistemas, BELGE ENGENHARIA, Brasil.

2013 - 2013

Tecnomatix Plant Simulation Basics, Methods and Strategies. (Carga horária: 40h). , Siemens PLM Software do Brasil, SIEMENS PLM, Brasil.

2005 - 2005

Formação em Lean Manufacturing. (Carga horária: 80h). , Lean Institute Brasil, LIB, Brasil.

2005 - 2005

Programa de Formação de Lideranças. (Carga horária: 140h). , Moveis Rudnick, RUDNICK, Brasil.

2002 - 2002

Programa Institucional de Monitoria Academica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento de Instalações Industriais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Localização Industrial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6º Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura - Seção Paraná e Santa Catarina. 2015. (Simpósio).

5º Simpósio SAE Brasil de Sistemas de Manufatura - Seção Paraná e Santa Catarian. 2014. (Simpósio).

1º COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2001. (Congresso).

Workshop sobre Texturas e Relações de Orientação: Deformação Plástica,. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ian Barros Guimarães

SOUZA, A. D. K.; ZATTAR, Izabel Cristina; SCARPIN, C. T.. Utilização de Indicadores de Produtividade em Linhas de Montagem com Diferentes Graus de Automação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Paraná.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Saubern Médica (Vivax - Ind e Com de Equipamentos)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Principais atribuições e responsabilidades: - Gerenciamento de toda área Industrial (Produção, Almoxarifado, Recebimento, Expedição, PCP, Engenharia de Processos e Inspeção) - Administração dos custos fixo e variável da área Industrial. - Definição das metas e acompanhamento dos índices de produtividade, qualidade e custos de fabricação. - Administração de salários, admissões, demissões e promoções. - Melhoria nos processos de produção, implantação de novas ferramentas, estudo de tempos de métodos e redução de movimentações.

  • 2016 - 2016

    Lavrama S.A.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Processos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Responsável pela implantação da área de Engenharia de Métodos e Processos. - Coordenar área de Engenharia de Métodos e Processo. - Gestão da equipe de Engenharia de Métodos e Processos - Cronoanalise dos processos de produção. - Implantação de procedimentos para os processos e produção. - Definição da capacidades dos equipamentos e processos. - Definição de novo layout para área Industrial. - Identificação de melhorias nos processos. - Realização de treinamento dos operadores de produção. - Realização de orçamentos para adequação das mudanças e compras de equipamentos para área industrial. - Cálculo de mão de obra (head count) - Analise de capacidade em relação ao forescat/ pedidos. -Implantação de indicadores nos equipamentos/ processo (produtividade x qualidade x disponibilidade). - Balanceamento das operações. -Definição de estoques (estoque de segurança, entre processo) matéria-prima e produtos acabados, através da aplicação da ferramenta Kanban. - Suporte a área de produção com relação a duvidas no processo produtivo. - Interação com as áreas: Produção/ Manutenção/ PCP/ Compras/ Vendas/ RH/ Segurança.

  • 2007 - 2015

    Positivo Informática - Matriz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Responsável pelo layout fabril e pelas alterações na infraestrutura das áreas industriais. - Responsável pela orçamento, definição e contratação de empresas terceiras que realizam de serviços de instalações, montagem, alterações e adequações na Fábrica. - Estudo de viabilidade de fabricação de novos produtos em todas as Fábrica. - Determinação do tempo padrão e custos de fabricação para todas as linhas de produto. - Responsável pelo processo de fabricação das linhas de produção, como: modificações em layout, procedimentos operacionais, melhorias nos processos, definição de ferramentas, dispositivos e busca de novas tecnologias para melhorar o processo de fabricação. - Cálculo de mão-de-obra (head count) necessária para produção segundo dados de forecast. - Coordenação de introdução de novos produtos. - Elaboração de roteiros de fabricação com os respectivos tempos no SAP. Criação de requisição de compra e instruções de trabalho no SAP. - Desenvolvimento de projeto para novas linhas de produção com o conceito de fluxo contínuo. - Responsável pelo planejamento de investimentos anuais (Capex) da área Industrial. - Implantação de indicadores de desempenho nas Linhas de Produção. - Disseminação das ferramentas do Lean Manufacturing através de treinamentos teóricos e práticos para Lideres e Operadores. - Responsável pelo projeto de otimização da área Industrial, definição dos equipamentos para movimentação de materiais, definição do layout, dimensionamento dos estoques de matérias-primas e produtos acabados, dimensionamento de docas de recebimento e expedição de materiais. - Realização de pesquisas e estudos para introdução de novas tecnologias no processo industrial como automação de algumas etapas do processo de fabricação, equipamentos para movimentação de materiais e softwares para simulação de processos. - Responsável pelo Estudo e Projeto de aumento de capacidade e transferências das linhas de produção de notebook para a fábrica de Manaus.

  • 2007 - 2007

    Schwan Cosmetics do Brasil Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Métodos e Processos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Elaboração do novo layout fabril buscando a otimização do fluxo de produção. - Orçamento e acompanhamento na execução das mudanças no layout fazendo a instalação de novos equipamentos para aumento de capacidade produtiva bem como o layout da nova área de envase de líquidos. - Cronoanálise dos processos de fabricação, definição de capacidade de produção por turno, elaboração de instruções de trabalho, balanceamento de operações, criação de fluxo contínuo na linha de embalagem. - Implantação de indicadores de performance (Lead Time, Produtividade Homem/hora, Ociosidade, Giro de Estoque, Índice de Retrabalho e Tempo de Setup), qualidade e disponibilidade dos equipamentos (OEE), abastecimento de linha através do Kanban. - Disseminação das ferramentas do Lean Manufacturing através de treinamentos teóricos e práticos para Lideres e Operadores.

  • 2007 - 2007

    Embafort Embalagens Industriais

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Responsável de área de produção da unidade. - Responsável pelo programa Lean Manufacturing. - Responsável pela realização de melhoria e elaboração de novo layout. - Realização de melhorias em projetos buscando a padronização para redução do Lead Time de desenvolvimentos. - Realização de cronoanalise e balanceamento de linha de produção. - Realização da padronização das tarefas de produção com a criação de instruções de trabalho. - Realização de pesquisas para a busca de novas tecnologias para o processo de fabricação. - Responsável pela elaboração de controles de produção e de materiais, como a criação de indicadores de produção, qualidade e pela otimização dos estoques de matérias-primas com a definição dos estoques mínimos para resuprimento através da ferramenta Kanban. - Responsável pela área de manutenção, implantação da manutenção preventiva e autônoma (TPM).

  • 2005 - 2007

    Móveis Rudnick

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee Lean Manufacturing / Eng de Processos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Responsável pela implantação do programa Lean Manufacturing (Produção Enxuta). - Realização de melhoria nos processos produtivos, elaboração de novo layout visando fluxo contínuo entre processos. - Realização do mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) das famílias de produtos. - Identificação do fluxo de valor de cada família de produtos com o auxílio da ferramenta Mapeando o Fluxo de Valor, eliminando as etapas que não agregam valor ao produto. - Nivelamento da produção através da implantação do Heijunka Box. - Redução do Lead Time de Produção de produção em 50%. - Realização de melhoria no chão de fábrica usando a ferramenta Kaizen (melhoria continua). - Padronização das atividades de cada operador. Aplicação das ferramentas do Sistema Toyota de Produção: Kaizen, Kanban, Just Time, TPM, Jidoka, Trabalho padronizado, Set up rápido, OEE, 5 S. - Implantação de controles de produção nas células de trabalho e nas linhas de montagem e embalagem (gerenciamento visual). - Disseminação dos conceitos Lean aos demais funcionários, através de treinamentos teóricos e práticos.

  • 2004 - 2005

    EBCM ? Empresa Brasileira de Climatização e Montagens Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Responsável pela coordenação da regional de Maringá, supervisão de equipes de manutenção de sistemas de climatização (ar condicionado) e de instalação predial. - Realização de tarefas administrativas na área de departamento pessoal, financeiro, compras e contatos com clientes. - Fiscalização dos serviços de manutenção de sistemas climatizados e de instalação predial. - Elaboração de relatórios técnicos e de orçamentos.

  • 2003 - 2004

    Fertilizantes Fosfatados Fosfertil - Matriz

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 30

    Outras informações:
    - Participação no processo de preparação para certificação do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos). - Auxílio da implantação do programa de Inspeção Baseada em Risco (IBR). - Auxílio na inspeção de equipamentos e tubulações industriais. - Realização de cálculos estruturais de equipamentos estáticos e tubulações, conforme normas ASME, ANSI, AD-Merkbläter, DIN, API. - Realização de cálculo para categorização segundo a norma NR-13 para equipamentos estáticos. - Estudo sobre os diferentes tipos de corrosão. Especificação de material para tubulações e seus acessórios. - Avaliação da criticidade operacional das tubulações e dos equipamentos estáticos.