Alessandra Bianchessi
Advogada.
Graduada em Direito pela instituição UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque.
Informações coletadas do Lattes em 16/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Congresso Nacional do Novo CPC - Etapa Vale do Itajaí. 2018. (Congresso).
Currículo Lattes: Iniciação Científica. 2018. (Oficina).
IV Congresso de Processo Civil de Florianópolis. 2018. (Congresso).
Programa de Visitação Institucional ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2018. (Outra).
Projeto Saber Universitário da Justiça. 2018. (Outra).
Visita Orientada ao Tribunal Superior Eleitoral. 2018. (Outra).
3 Ciclo de Palestras da Pós-Graduação. 2017. (Seminário).
Dia Internacional da Mulher: Lutas e Conquistas. 2017. (Seminário).
I Diálogo IASC Universitário de Direito da Pessoa Idosa. 2017. (Seminário).
IV Seminário do NPJ - Nível I. 2017. (Seminário).
XVI Jornada de Iniciação Científica e XI Mostra de Extensão ? ENPEX 2017. 2017. (Outra).
XXIV Simpósio de Estudos Jurídicos. 2017. (Simpósio).
Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional - PROESDE.INCIDÊNCIA DO ESTUPRO NO VALE DO ITAJAÍ: a partir de uma análise do desenvolvimento regional. 2016. (Outra).
XXIII Simpósio de Estudos Jurídicos. 2016. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, R. N. M. ; DUTRA, D. ; BIANCHESSI, A. . Critérios de quantificação do dano moral no âmbito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. LEOPOLDIANUM (UNISANTOS) , v. 44, p. 167-186, 2018.
-
OLIVEIRA, R. N. M. ; DUTRA, D. ; BIANCHESSI, A. . Critérios de Quantificação do Dano Moral à Pessoa Jurídica Junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. REVISTA JURIDICA (PORTO ALEGRE. 1953) , v. 487, p. 17-48, 2018.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
ENSINO JURÍDICO E SENSO COMUM PUNITIVISTA: PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO DA UNIFEBE SOBRE PUNITIVIDADE, Descrição: Partindo da hipótese de que se vivencia no Brasil uma crise no ensino das ciências jurídico criminais, objetiva-se pesquisar estratégias a serem empregadas pelos professores da graduação no intuito de dotar os discentes de meios mínimos para pensar, compreender e intervir nos conflitos jurídico-sociais, no âmbito criminal, de forma crítica, transversal e sensível. Além disso, vislumbra-se conhecer as percepções dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque, sobre questões relacionadas à punição, buscando perceber se há influência do senso comum punitivista na formação de suas opiniões. Acredita-se que tais resultados podem contribuir na elaboração de estratégias junto ao corpo docente e discente ? sempre estimulando a percepção crítica sobre o crime e a resposta penal. Com isso, revela-se a importância social e científica do presente projeto de pesquisa que metodologicamente será dividido em duas etapas: 1) pesquisa bibliográfica com utilização do método dedutivo e da técnica do fichamento; 2) pesquisa de opinião (quantitativa, por amostragem), junto aos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Direito da Unifebe, instrumentalizada pela aplicação de questionário estruturado, por intermédio da plataforma Formulários Google. Entre o referencial teórico adotado destacam-se: Boaventura de Souza Santos, Horácio Vanderlei Rodrigues, Lênio Luiz Streck, Luis Alberto Warat e Salo de Carvallho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alessandra Bianchessi - Integrante / Pollyanna Maria da Silva - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário de Brusque - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Centro Universitário de BrusqueVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista art. 170 - iniciação científica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandra Bianchessi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?