Fernando Gonçalves Soido

Possui formação técnica em Química pelo IFRJ (2004), Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Especialista em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ (2016). Experiência profissional como consultor ambiental nas áreas de licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes sanitários, auditorias em empresas gerenciadoras de resíduos e treinamentos ambientais; como consultor técnico na operação de sistemas de filtração por membranas e atualmente trabalhando na COMPESA como responsável técnico do tratamento de água para abastecimento de 22 municípios do Agreste e da Zona da Mata Pernambucana.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA Gestão Ambiental

2015 - 2016

Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos
Título: Utilização de Processos com Membranas no Tratamento de Lixiviado de Aterros Sanitários
Orientador: Juacyara Carbonelli Campos

Graduação em Química Industrial

2004 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Prospecção Tecnológica em Redução de Emissões de CO2
Orientador: Estevão Freire

Curso técnico/profissionalizante em Química

2003 - 2004

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Formação complementar

2017 - 2017

Operação de ETEs, Comissionamento e Microbiologia Aplicada. (Carga horária: 24h). , Portal Tratamento de Água e Portal Saneamento Básico, ., Brasil.

2014 - 2014

Automação Industrial. (Carga horária: 12h). , Booth Welsh Automotion Ltd., BWA, Grã-Bretanha.

2014 - 2014

Engenheiro de Processos Offshore. (Carga horária: 160h). , VEOLIA Water Technologies, VEOLIA, Grã-Bretanha.

2011 - 2011

Extensão universitária em Controle Ambiental no Setor de Petróleo e Gás. (Carga horária: 72h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Controle Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Legislação Ambiental.

Participação em eventos

Rio Oil & Gas. Monitoramento dos Parâmetros DBO e DQO em Efluente Sanitário de Unidades Marítimas. 2014. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • SANTANA, J.E. ; FERREIRA, A.F. ; SOIDO, F. G. ; SOBRINHO, M.A.M. . Beneficiamento do Lodo de Estação de Tratamento de Água para Adsorção. In: IX Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental, 2019, São Carlos. Beneficiamento de Lodo de Estação de Tratamento de Água para Adsorção. São Carlos: EESC, 2019. v. 9. p. 345-352.

  • VIANNA, J. A. ; SOIDO, F. G. ; FERREIRA, D. S. ; AKEDA, V. ; ROCHA, L. C. . Monitoramento dos Parâmetros DBO e DQO em Efluente Sanitário de Unidades Marítimas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia Pernambucana de Saneamento, Gerência de Unidade de Negócios Regional UNA. , BR 104 - Km 85, Loteamento Alfredão, 55495000 - Agrestina, PE - Brasil, Telefone: (21) 34129071

Experiência profissional

2017 - Atual

Companhia Pernambucana de Saneamento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Saneamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como Responsável Técnico pelo tratamento da água em 17 Estações de Tratamento de Água (ETAs) da Zona da Mata Sul e do Agreste Pernambucano e pelo monitoramento da água tratada na rede de distribuição até chegada ao cliente.

2014 - 2015

Veolia Water Technologies

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Químico Industrial de Processos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como consultor técnico, no setor de petróleo e gás, em unidades offshore (plataformas e FPSOs) na operação e manutenção de unidades de nanofiltração e osmose reversa, para remoção de sulfato e dessalinização da água do mar.

2012 - 2014

Aecom do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como consultor ambiental para empresas do setor de exploração e produção de petróleo em operação na costa brasileira. Responsável pela implementação dos Projetos Ambientais de Controle da Poluição (PCP) e de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT) do IBAMA, visando ao atendimento das condicionantes necessárias para obtenção e manutenção da licença ambiental nas atividades de perfuração e produção de petróleo dos campos de BC-10 (Shell), Bijupirá & Salema (Shell) e Frade (Chevron), todos localizados na Bacia de Campos.

2011 - 2012

Aecom do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Meio Ambiente, Carga horária: 30

2008 - 2008

PROCTER & GAMBLE DO BRASIL S.A.

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Química, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no Laboratório de Controle da Qualidade, realizando acompanhamento físico-químico e microbiológico de toda cadeia produtiva de cosméticos, desde a chegada da matéria-prima na fábrica até o produto acabado, após o envase.

Atividades

  • 01/2008 - 12/2008

    Estágios , PROCTER & GAMBLE DO BRASIL S.A.,Estágio realizado, Estagiário no Laboratório de Controle da Qualidade Físico-Químico e Microbiológico.

2005 - 2006

Centro de Tecnologia SESI Ambiental

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Química, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no Departamento de Toxicologia e Meio Ambiente realizando análises físico-químicas em matrizes ambientais: efluentes líquidos, águas, resíduos sólidos e ar (filtros) industriais e análises toxicológicas em sangue e urina, utilizando técnicas analíticas de absorção atômica, cromatografia gasosa, infravermelho e espectrometria de plasma (ICP-OES).

Atividades

  • 11/2005 - 07/2006

    Estágios , Centro de Tecnologia SESI Ambiental.,Estágio realizado, Estagiário do Departamento de Toxicologia.