Tatiana Tesch Arruda
Participei de diversos projetos, em geral voltados à literatura, artes e contação de histórias. Lecionei por três anos em escola pública de periferia no ensino fundamental pelo programa de iniciação a docência, PIBID, o qual tem por objetivo levar aos alunos educação, aprendizado e conhecimento através do lúdico. Participei também do projeto Conto sonoro no centro de contações de história da UEMG, que visa a ensinar graduandos de Pedagogia da UEMG, unidade Leopoldina, através de estudo de livros e autores de literatura infanto-juvenil, bem como textos sobre letramento literário e metodologias de contação de histórias, a fim de formar contadores de histórias que possam atuar nas escolas estaduais e municipais. Participei de dois Seminários PIBID UEMG Interfaces dos saberes, no ano de 2015, apresentei o projeto ?História de Leopoldina: Trabalhando o lúdico na construção da cultura e da identidade?, que foi aplicado aos alunos da Ed. Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Osmar Lacerda França, no município de Leopoldina, MG. Já em 2017, apresentei o projeto ?Núcleos familiares: das configurações clássicas às mais modernas?, também aplicado na Escola Municipal Osmar Lacerda França, nos segmentos citados anteriormente, e também ministrei a oficina de contação de histórias intitulada ?Prática de contação de histórias para os graduandos participantes do programa PIBID?. Possuo também a poesia Moça Bonita publicada no livro Antologia Poética (RAMOS (org), 2018. p.393) , que foi uma das vencedoras do Concurso Nacional de Novos Poetas, Poetize 2018.
Informações coletadas do Lattes em 01/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Pedagogia
2014 - 2017
Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Histórias de problemas de ensino e aprendizagem a partir das ocorrências escolares
Orientador: Rodrigo Fialho Silva
Formação complementar
2018 - 2018
Extensão universitária em Contação de Histórias: a arte de cultivar as palavras. (Carga horária: 8h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2018 - 2018
Transversalidade. (Carga horária: 2h). , CCBB Educativo RJ, CCBB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Jornalismo e Literatura - Uma relação possível. (Carga horária: 10h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Produção de Objetos de Aprendizagem Usando o Software Prezi. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Introdução à EaD. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2016 - 2017
Extensão universitária em Projeto Trilhas para Professores. (Carga horária: 15h). , Instituto Natura - Projeto Trilhas, INPT, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Fazer a Ponte no Brasil. (Carga horária: 30h). , Aquifolium Educacional, AQUIFOLIUM, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Exibição e debate sobre o filme: Firma o guia povo santo. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Grupo de Contação de História: Conto Sonoro. (Carga horária: 100h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Letramento Literário e Letramento Digital em Consonância. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de Extensão - Língua, literatura e produção de textos. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em PIBID e a prática pedagógica nas E. M. de Leopoldina: ensino e perspectivas. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Nivelamento da Língua Portuguesa. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Educação Infantil. (Carga horária: 60h). , Cursos 24 horas, CURSOS 24H, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Práticas de Sustentabilidade. (Carga horária: 4h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
3 Seminário PIBID / UEMG - Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Momento Cultural: Oficina de Práticas de Contação de História. 2017. (Seminário).
3 Seminário PIBID / UEMG - Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.NÚCLEOS FAMILIARES: DAS CONFIGURAÇÕES CLÁSSICAS ÀS MAIS MODERNAS. 2017. (Seminário).
A arte de cantar e contar histórias com Bia Bedran. 2017. (Outra).
IV Encontro de Educadores "Da cognição à criatividade: os desafios da formação docente". 2017. (Encontro).
2 Seminário PIBID/UEMG - Interface dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.História de Leopoldina: Trabalhando o lúdico na construção da cultura e da identidade. 2015. (Seminário).
4ª Semana UEMG: Diversidade e Afrodescendência. Interações, Mediações es e (Re) Conhecimento.Oficina: Recortes Interpretativos e Oficina em a: Relações Raciais na Escola - igualdade em nome da desigualdade. 2015. (Seminário).
4ª Semana UEMG: Diversidade e Afrodescendência. Interações, Mediações es e (Re) Conhecimento.Apresentação do projeto: Mapeamento das Casas de Religiões de Matriz Africana: Percursos do Povo de Santo, em Leopoldina - MG. 2015. (Seminário).
4ª Semana UEMG Diversidade e Afrodescendência, interações, mediações e (re) conhecimento.Contação de Histórias: Contos de Fadas no Imaginário Cultural Brasileiro. 2015. (Seminário).
Uma escola que faz a diferença - Escola do Sentimento. 2014. (Oficina).
VI FESTCEM: Projeto Chico para todos. 2014. (Encontro).
V Seminário Interdisciplinar do Curso de Pedagogia Ensino, Pesquisa e Extensão: Debates e Interlocussões. 2014. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
RAMOS, I. A. ; ARRUDA, T. T. . Moça Bonita. In: Isaac Almeida Ramos; Tatiana Tesch Arruda. (Org.). Antologia Poética, Prêmio Poetize 2018. 1ed.São Paulo: Vivara Editora Nacional, 2018, v. 1, p. 393-393.
-
ARRUDA, T. T. ; BETTE, A. P. R. ; LUCIANO, L.F. ; MUNIZ, M.M.J.M. ; SILVA, R.N. ; SILVA, R. F. ; FERREIRA, T. S. ; AMARAL, V. S. . NÚCLEOS FAMILIARES: DAS CONFIGURAÇÕES CLÁSSICAS ÀS MAIS MODERNAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, S. H. ; MATOS, C. L. C. ; GUIMARAES, F. C. ; VIEIRA, M. R. B. ; SILVA, R. F. ; FELIX, T. A. A. ; ARRUDA, T. T. ; AMARAL, V. S. . História de Leopoldina: trabalhando o lúdico na construção da cultura e identidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
ARRUDA, T. T. . A concepção de leitura nos documentos orientadores educacionais relação com a prática dos professores. 2018. .
ARRUDA, T. T. . Práticas de leitura em educação infantil: alfabetização inicial e fundamental I. 2018. .
BETTE, A. P. R. ; ARRUDA, T. T. ; PIRES, S. M. G. ; MONTES, C. A. M. ; TAVARES, A. C. . ArtEfato - 1ª Mostra de Artes Visuais e Música da UEMG - Leopoldina. 2016. Gravura.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2018
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna bolsista
Outras informações:
Atuei por 3 anos dentro da Escola Municipal Osmar Lacerda França, no seguimento do Ensino Fundamental I com alunos de 1 a 5 anos. Nesse período pude trabalhar com os alunos projetos lúdicos voltados a construção do conhecimento de sí, do outro e do espaço onde vivem através de teatralização, debates em grupo, literaturas de diversos gêneros textuais e música. Sempre partindo do conhecimento prévio e da cultura pessoal de cada aluno para a construção de um conhecimento compartilhado por todos.
2018 - 2020
Instituto VotorantimVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de curso Online
Outras informações:
Professora do curso online "Práticas de leitura em educação infantil: alfabetização inicial e fundamental I", que é ministrado através da plataforma do site Profes.com.br
O curso tem a duração de sete semanas, com aulas diárias de 2h cada uma, de segunda a sábado, e é ministrado para todos os estados do Brasil onde o Instituto Votorantim atende.
O segundo curso tem o tema "A concepção de leitura nos documentos orientadores educacionais relação com a prática dos professores", com duração de nove semanas, com aulas diária de 2h de duração cada uma, de segunda a sábado.
O objetivo do Instituto é levar cursos de formação continuada a professores da rede pública de ensono, nas áreas mais remotas do país, onde não existe uma oferta de cursos que atendam as necessidades dos professores de Educação Infantil e Fundamental I.
2015 - 2017
Prof.ª ParticularVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Particular, Carga horária: 8
Outras informações:
Tendo em vista o fato de ter me formado em uma Universidade situada em uma cidade pequena e, portanto, a escassez de ofertas de emprego, decidi ministrar aulas particulares em minha residência para que pudesse exercer a atividade para a qual me qualifiquei. Iniciei o trabalho ainda durante a graduação e ministro aulas particulares até a presente data, para alunos do ensino fundamental I.
2019 - 2021
escola delmiro cabralVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 8
Outras informações:
Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos da instituição, tanto individual quanto coletivamente, avaliação do rendimento escolar dos alunos e detecção de possíveis dificuldades de aprendizagem e busca de solução para tal. Seleção de metodologias e estratégias de aprendizagem e orientação aos professores.
Na pandemia fui responsável por toda a parte de tecnologia e entrega de conteúdo virtual aos alunos além de proporcionar treinamento a todos os funcionários (coordenadores e professores do ensino fundamental I e II) para que pudessem fazer o melhor uso das metodologias ativas e ferramentas virtuais, garantindo assim, que os alunos pudessem dar continuidade aos seus estudos sem prejuízos acadêmicos ao longo do ano.
2021 - Atual
BYJU?S FUTURE SCHOOLVínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Professora de programação, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora de programação para crianças e jovens de 8 a 11 anos. Foco em ensinar o aluno a pensar de forma lógica, desenvolvendo suas habilidades em lógica de programação e resolução de problemas, ensinando aplicações em jogos e apps simples utilizando a programação em blocos, ferramenta MIT App Inventor, noções de HTML e CSS.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tatiana Tesch Arruda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?