Ana Clara Borges Carvalho

Graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia, em 2018. Pós graduada em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia (2022) e Saúde Pública (2022). Atualmente atua na Rede de Atenção Primária à Saúde em Uberlândia. Áreas de interesse: Enfermagem em Saúde da Mulher e Enfermagem em Saúde Pública.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família

2021 - 2022

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL ? REVISÃO INTEGRATIVA

Especialização em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia

2019 - 2022

Faculdade de São Marcos

Aperfeiçoamento em Consultoria em Aleitamento Materno

2019 - 2019

Instituto Internacional Ser e Saber Consciente
Título: Consultoria em Aleitamento Materno. Ano de finalização: 2019
Orientador: Consultoria em Aleitamento Materno

Graduação em Enfermagem

2014 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Uso do Escore de Bologna na avaliação da assistência em um hospital universitário
Orientador: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Ignácio Paes Leme

Formação complementar

2022 - 2022

Curso de Higiene brônquica: a qualidade assistencial da equipe de enfermage. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Enfermagem MG, COREN MG, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Atenção Domiciliar. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Enfermagem MG, COREN MG, Brasil.

2022 - 2022

Curso sobre Processo de segurança na administração de Penicilina Benzatina. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Enfermagem MG, COREN MG, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Manejo das urgências e emergências psiquiátricas e os aspectos que. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Enfermagem MG, COREN MG, Brasil.

2022 - 2022

Curso de atualização em terapia infusional com enfase em Cateter Central de. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Enfermagem MG, COREN MG, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Enfermagem MG, COREN MG, Brasil.

2022 - 2022

Programa de Capacitação para Líderes. (Carga horária: 7h). , Conselho Regional de Enfermagem MG, COREN MG, Brasil.

2021 - 2021

Curso sobre Punção e cuidados com Cateter totalmente implantado. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Enfermagem, COREN - MG, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Classif. de Risco em Urgência e Emerg. - Protocolo de Manchester. (Carga horária: 30h). , Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, GBCR, Brasil.

2020 - 2020

Liderança em cenários turbulentos: revigorando as equipes de saúde no enfre. (Carga horária: 1h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

Consultoria em Aleitamento Materno. (Carga horária: 60h). , Instituto Internacional Ser e Saber Consciente, INSTITUTO SSC, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Organização de eventos

FERREIRA, MARRIELLE MAIA ALVES ; CARVALHO, ANA CLARA BORGES . Curso de Capacitação para a Rede de Apoio ao Refugiado em Uberlândia. 2020. (Outro).

SILVA, V. P. ; CARVALHO, A. C. B. . Roda de debates: Vigilância em Saúde do Trabalhador no cenário atual: apontamentos do serviço de saúde e da academia. 2019. (Outro).

Gomes, Fabiola Alves ; CARVALHO, ANA CLARA BORGES . Relações afetivas saudáveis. 2018. (Outro).

ZAGO, K. S. A. ; CARVALHO, A. C. B. . I Seminário da Disciplina de Enfermagem em Saúde mental: cenas do cuidado psicossocial. 2018. (Outro).

GONCALVES, R. M. D. A. ; CARVALHO, A. C. B. . 2º Ciclo de Capacitação Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Uberlândia/V Semana de Enfermagem. 2018. (Outro).

FREITAS, E. A. M. ; CARVALHO, A. C. B. . Atenção à saúde das mulheres: perspectivas e desafios para implementação das boas práticas. 2018. (Outro).

FREITAS, E. A. M. ; CARVALHO, A. C. B. . Aleitamento materno: uma realidade possível e necessária. 2018. (Outro).

MARTINS, A. C. B. . Aleitamento Materno: Uma realidade possível e necessária. 2017. (Outro).

MARTINS, A. C. B. . I Fórum Especialização em Enfermagem Obstétrica /Rede Cegonha. 2017. (Outro).

Participação em eventos

2° Fórum Estadual de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe em Saúde de Minas Gerais. 2022. (Outra).

I Encontro de Inovação e Empreendedorismo. 2022. (Encontro).

I Encontro Mineiro da Atenção Primária à Saúde. 2022. (Encontro).

II ENCONTRO MINEIRO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL. 2022. (Encontro).

Palestra Sobre o Papel do Profissional de Enfermagem na Prevenção do Câncer de Mama na Atenção Primária, Secundária e Terciária. 2022. (Outra).

Palestra sobre Prevenção do suicídio: o escutar como caminho. 2022. (Outra).

Seminário de Gestão da Inovação em Saúde. 2022. (Seminário).

VIII Seminário sobre Autismo. 2022. (Seminário).

I Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Políticas Públicas de Saúde - CINPSUS. 2021. (Congresso).

Para além dos retratos comuns sobre a condição de refúgio e de migração: narrativas de mulheres palestinas sobre seu protagonismo no Brasil. 2021. (Outra).

Atualizações em Saúde da Mulher e Medicina Fetal. 2020. (Outra).

Curso de Capacitação para a Rede de Apoio ao Refugiado em Uberlândia. 2020. (Seminário).

70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Uso do Escore de Bologna na Avaliação da Assistência em um Hospital Universitário. 2018. (Congresso).

70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Vivência como monitora da disciplina de Assistência integral à Saúde da Mulher I em Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia. 2018. (Congresso).

Ciclo de capacitação de Hemoterapia dos Residentes HCU/UFU. 2018. (Outra).

7º Campanha de Prevenção de Queimaduras do Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2017. (Outra).

Doação de Órgãos: Sobre a continuidade da vida. 2017. (Outra).

I Fórum Especialização em Enfermagem Obstétrica /Rede Cegonha.PREFERÊNCIA DA VIA DE PARTO EM PACIENTES COM PRÉ-ECLÂMPSIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2017. (Outra).

IV Congresso Científico IMEPAC Araguari: Ética, Inovação e Sustentabilidade. PREVALÊNCIA DE SÍFILIS EM GESTANTES ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2016 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2017. (Congresso).

IV Seminário da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. (Seminário).

Plenária Aberta - COREN Uberlândia. 2017. (Congresso).

Violência contra crianças e adolescentes: problemática e estratégias de enfrentamento. 2017. (Simpósio).

XLI SEMANA DE ENFERMAGEM ESTES/UFU E IV SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE CLINICAS DE UBERLÂNDIA. 2017. (Outra).

X Seminário LISAM: Esquizofrenia. 2017. (Seminário).

zª Campanha de Prevenção de Queimaduras do Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2017. (Outra).

3ª Mostra de Biofísica: Riscos e Benefícios da Radiação UV. 2016. (Outra).

5° Simpósio sobre o câncer ? Módulo câncer do trato gastrointestinal. 2016. (Simpósio).

5º Fórum do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde - Diversidade e linhas de cuidado: Desafios para saúde contemporânea. 2016. (Outra).

COAPES: discutindo a integração ensino-serviço na formação em saúde. 2016. (Outra).

I Ciclo de Palestras de Nutrição: Nutrição Infantil. 2016. (Outra).

I SEMINÁRIO: DIVULGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDOS PELO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PARA ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS - UM ENFOQUE NO COMPONENTE PARTO E NASCIMENTO, DA REDE CEGONHA ? MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2016. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES HC-UFU. 2016. (Simpósio).

IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM.SÍFILIS EM GESTANTES NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. 2016. (Outra).

Neurociência, psicologia e ideologia da segurança. 2016. (Outra).

O Uso Indevido De Medicamentos. 2016. (Outra).

Plano de Parto: Desafios e Perspectivas. 2016. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, ANA CLARA BORGES ; DE CARVALHO, ANA JÚLIA ARAÚJO ; TEODORO, LÍVIA LARA ; DA SILVA, VIVIANNE PEIXOTO . Experiências vivenciadas em atendimentos de medicina e enfermagem do SUS: reflexões sobre acesso e atenção à saúde de migrantes internacionais. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 13, p. e5984, 2021.

  • MARTINS, A. C. B. ; FREITAS, E. A. M. . USO DO ESCORE DE BOLOGNA NA AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018.

  • MARTINS, A. C. B. ; FREITAS, E. A. M. . VIVÊNCIA COMO MONITORA DA DISCIPLINA ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I EM AMBULATÓRIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. In: 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2018, Curitiba. Anais 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde e o 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem, 2018.

  • MARTINS, A. C. B. ; FREITAS, E. A. M. ; MENDONCA, G. S. . SÍFILIS EM GESTANTES NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. In: IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM, 2016, Uberândia. IX Fórum Mineiro de Enfermagem ?A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde?. Uberândia: Horizonte Científico, 2016. v. 10. p. 1-408.

  • CARVALHO, A. C. B. ; SILVA, V. P. . Roda de conversa para migrantes internacionais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. C. B. . Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. C. B. . Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. C. B. ; SILVA, V. P. . Roda de conversa com Bengales. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. C. B. ; SILVA, V. P. . Roda de conversa com Venezuelanos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. C. B. ; SILVA, V. P. . Roda de conversa para migrantes internacionais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. C. B. ; FREITAS, E. A. M. . Uso do Escore de Bologna na avaliação da assistência em um hospital universitário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, A. C. B. ; FREITAS, E. A. M. . Vivência como monitora da disciplina Assistência Integral à Saúde da Mulher I em Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, A. C. B. . PREFERÊNCIA DA VIA DE PARTO EM PACIENTES COM PRÉ-ECLÂMPSIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, A. C. B. . PREVALÊNCIA DE SÍFILIS EM GESTANTES ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2016 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, A. C. B. ; FREITAS, E. A. M. ; ANDRADE, L. M. C. A. C. ; OLIVEIRA, O. C. M. S. E. ; DIAS, D. W. O. . PREVALÊNCIA DE SÍFILIS EM GESTANTES ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2016 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, O. C. M. S. E. ; MARTINS, A. C. B. ; ANDRADE, L. M. C. A. C. ; FREITAS, E. A. M. ; DIAS, D. W. O. . A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SETOR MATERNIDADE HC-UFU. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, A. C. B. . Bullying e Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, A. C. B. . Prevenção e Promoção à Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. C. B. ; SILVA, J. L. . Bullying e IST's. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. C. B. ; SILVA, J. L. . Palestra sobre Prevenção e Promoção à Saúde com alunos do 5º ano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Uso do Escore de Bologna na avaliação da assistência em um hospital universitário, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Efigenia Aparecida Maciel de Freitas em 19/02/2019., Descrição: Avaliação através do Escore de Bologna, instrumento desenvolvido pela OMS, a assistência prestada ao parto e nascimento durante os partos normais ocorridos em um hospital universitário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Clara Borges Carvalho - Integrante / Efigênia Aparecida Maciel de Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora da disciplina Enfermagem em Saúde Mental.

2018 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina Assistência Integral à Saúde da Mulher I.

2016 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2016 - 2016

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina Farmacologia.

Atividades

  • 06/2018 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina.,Linhas de pesquisa

  • 10/2016 - 12/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Monitoria.

2017 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.Atuação na Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende.

2019 - 2020

Instituto São Lucas Oftalmologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Responsável Técnica, Carga horária: 40

2020 - Atual

Spdm - Associação Paulista Para O Desenvolvimento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira APS, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeira na Atenção Primária à Saúde.