José Cesar Assef

possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1983), mestrado em Medicina (Cirurgia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1992) e doutorado em Medicina (Cirurgia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1999). Atualmente é médico Chefe de Clínica e Diretor do Serviço de Emergência da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência traumática e não traumática,hipertensão portal, desconexão ázigo-portal, esquistossomose, cirrose e varizes do esôfago.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em PESQUISA EM CIRURGIA

1993 - 1999

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Título: Tratamento da recidiva hemorrágica por varizes do esôfago, após operações não descompressivas em doentes com hipertensão portal esquistossomótica
Armando De Capua Junior. Palavras-chave: esquistossomose; hemorrragia digestiva; varizes do esôfago.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA

1987 - 1992

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Título: Recidiva hemorrágica após operação não descompressiva para tratamento da hemorragia digestiva alta em esquistossomóticos, Ano de Obtenção: 1992
Armando De Capua Junior.Palavras-chave: esquistossomose; hemorrragia digestiva; varizes do esôfago.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Residência Médica Em Cirurgica Geral

1984 - 1987

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Formação complementar

2008 - 2008

Sistema de Gestão da Qualidade Hospitalar. (Carga horária: 4h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Gastroenterologia.

Organização de eventos

ASSEF, J. C. . I Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo. 2000. (Concerto).

Participação em eventos

6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Urgência no Idoso 2. 2009. (Congresso).

6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Abdome Agudo. 2009. (Congresso).

Atualização em Cirurgia Geral, Emergência e Trauma.Sessão Interativa. 2009. (Outra).

Atualização em Cirurgia Geral, Emergência e Trauma - FMUSP. 2009. (Outra).

Congresso de Trauma do Vale do Paraíba. 2009. (Congresso).

Curso Continuado de Cirurgia Geral.Hipertensão Portal - HDA por Varizes. 2009. (Outra).

Curso Continuado de Cirurgia Geral.Trauma Esplenico Fechado; Esplenectomia Eletiva. 2009. (Outra).

Curso de Hemorragia Digestiva na Cirrose Hepática.Opções Curúrgicas na Urgência. 2009. (Outra).

IV Simpósio Paulista das Ligas do Trauma.Condua nos Principais Centros de São Paulo. 2009. (Simpósio).

Reunião do Prof. Fares Rahal. 2009. (Outra).

simpósio Internacional Wyenth "O Uso de Tigeciclina: Prespectiva do Cirurgião. 2009. (Simpósio).

X Curso de Introdução à Liga de Cirurggia de Emergência. 2009. (Outra).

XXVII Curso Anual de Cirurgia de Urgência.Tratamento Operatório. 2009. (Outra).

XXVII Curso Anual de Cirurgia de Urgência.Drenagem da Cavidade Abdominal. 2009. (Outra).

XXVII Curso de Anual de Cirurgia de Urgência.Trauma Hepático. 2009. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Caracteristicasdo Trauma em Condutoresde Motocicletas Envolvidos em Acidentes Automobilísticos. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Via Aérea Definitiva em Trauma. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Avaliação dos Fatpresde Má Evolução dos Abscessos Hepáticos Piogênicos. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Curso de Torax. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Julgador de Temas Livres e Vídeos Livres. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Carcinoma Epidermóide de Canal Anal Estadio IV? Complicações Clínicas de Doenças Avançada. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. o Exame Fisico Normal é Suficiente para Exclusão das Lesões Torácicasnas Vitimas de Trauma Fechado?. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Mesa Redonda: Infecção e Cirurgia com o Tema Infecção Abdominal. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. A Ultra-sonografia com Doppler pode Predizer Progressão Varicosae Ressangramento no Pós-Operatório de Cirurgia para Hiperensão Portal: Lições de 146 Dapes e 10 Anos de Seguimento. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Diagnóstico das Lesões Abdominais em Vítimas de Trauma Fechado. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Hemangioendotelioma Epitelioma do Fígado? Relato de Caso e Revisão da Literatura. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Avaliação da Gravidade dos Atendidos em um Hospital Terciário de São Paulo: Os Critérios deTriagem Pré-Hospitalar devem ser Reavaliados. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Análise Críticado Trauma em Idosos. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. O Papel da Tomografia Computadorizada (TC) na Avaliação Inicial dasVítimas de Trauma Craniencefálico Admitidas com Escalas de Coma de Glasgow de 15. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Curso de Cirurgia Trauma. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Coordenador da Sessão Interativano Caso Clínico Interativo: Trauma. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Ruptura Espontânea de GIST de Delgado - Relato de Caso. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Fratura de Pelve: Um Marcador de Gravidadeem Trauma. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Avaliação da Gravidade, Lesões Associadas e Complicações dos Traumatizados Submetidos a Drenagem de Torax. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Trauma Torácico: A Experiência da Santa Casa de São Paulo. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Lesões Graves em Vitímas de Quedas da Própria Altura. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Análise dos Pacientes Internados por Hemorragia Digestiva Baixa do Pronto Socorro da Santa Casa de São Paulo. 2009. (Congresso).

Cirurgião Ano 2 - Atualização em Cirurgia Geral, Emergência e Trauma.Sessão Interativa. 2008. (Outra).

Congresso Paulista de Cirurgia. USG-Doppler em Esquistossomóticos Submetidos à DAPE - Correlaçãocom a Progressãodas Varizes Esôfago-Fástricasno Pós-Operatório. 2008. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. 2008. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Avanços em Hepatectomia. 2008. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Enterorragia Maciça Secundaria à Tuberculose Intestinal. 2008. (Congresso).

Curso Continuado de Cirurgia Geral.Situações Especiais em Trauma. 2008. (Outra).

Curso de Atualizaçãoem Emergências Ortopédicas. 2008. (Outra).

Curso de Emergências Médicas - Treinamento para Instrutores. 2008. (Outra).

Curso Pré Congresso - Procedimentos Básicosno Atendimento a Urgências e Emergências Médicas. Atendimento Hospitalar do Paciente Politraumatizado. 2008. (Congresso).

III Simpósio Paulista das Ligas de Trauma.Mesa Redonda: Discussão de Caso. 2008. (Simpósio).

III Simpósio Paulista das Ligas de Traumas. 2008. (Simpósio).

IX Curso de Introdução à Liga de Cirurgia de Emergência.Atendimento Inicial ao Politraumatizado. 2008. (Outra).

XXVI Curso Anual de Cirurgia de Urgância. Sessão Interativa. 2008. (Congresso).

XXVI Curso Anual de Cirurgia de Urgência.Dúvidas Desafios e Dificuldades no Trauma Abdominal. 2008. (Outra).

XXVI Curso Anualde Cirurgia de Urgências.Tratamento não Operatório das Lesões Esplênicas Complexas. 2008. (Outra).

Curso Continuado de Cirurgia Geral.Situações Especiais em Trauma. 2007. (Outra).

Curso Continuado de Cirurgia Geral.Causas Incomuns de HDA. 2007. (Outra).

Curso de Emergências Médicas - Treinamento para Instrutores. 2007. (Outra).

II Simpósio Internacional de Cirurgia do Trauma.Integraçãoentre o Prée o Intra-Hospitalar. 2007. (Simpósio).

IX Semana do Trauma.Lesões Hepáticas Complexas. 2007. (Outra).

Liga de Cirurgia de Emergência. 2007. (Outra).

VIII Curso de Introdução à Liga de Cirurgiaade Emergências.Epidemiologiado Trauma. 2007. (Outra).

XXVII Congresso Brasielrio de Cirurgia. Abdome Agudo em Situações Especiais. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Abcesso HepáticoeEsplênico - Rara Associação. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Hematoma Hepático Pós CPRE - Relato de Caso. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Tumor Neuroendócrino Primário de Esôfago: Relato de Caso e Revisão da Literatura. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Fatores Prognósticosnas Lesões Vasculares Abdominais por Trauma Penetrante. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Associadosà Falha do Tratamento não Operatório nas Lesões Hepáticas por Trauma Fechadp. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Infecção em Pacientes com Hipertensão Portal e Varizes Esofagogastricas Sangrantes Atendidos no Pronto Socorro da Santa Casa de São Paulo. 2007. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Hemorragia Digestiva Alta Secundariaa Histoplasmose em Paciente com Sindrome de Imunodeficiencia Adquirida. 2007. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Peritonite Quilosa após Gastrofundoplicatura Laparoscópica. 2006. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST) Gástrico Manifestado por Hemorragia Digestiva Alta Grave. 2006. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Curso de Hemorragia Digestiva na Síndrome de Hipertensão Portal em Cirróticos. 2006. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Ressecções Segmentares do Fígado. 2006. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. 2006. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Via Biliar e Hipertensão Portal. 2006. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Síndrome da Artéria Mesentérica Superior. 2006. (Congresso).

Congresso Paulista de Cirurgia. Remoção de Corpo Estranho Intra-Gástrico por Videolaparoscopia. 2006. (Congresso).

Curso de Desenvolvimento Docente. 2006. (Outra).

Seminário "Coaching Prático". 2006. (Seminário).

VII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. Cirurgia de Urgênciana Úlcera Péptica Gastroduodenal: Quando Associar Procedimento Antisecretor?. 2006. (Congresso).

VII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. 2006. (Outra).

XXIV Curso Anual de Cirurgiade Urgência.Diagnóstico e Tratamento Atual da Apendicite Aguda. 2006. (Outra).

XXIV Curso Anual de Cirurgia de Urgência.Algoritimo e Indicação do Tratamento Operatório. 2006. (Outra).

XXIV Curso Anual de Cirurgia de Urgência.Hemorragia Digestivana Sindrome de Hipertensão Portal em Cirroticos. 2006. (Outra).

Congresso Comemorativo dos 40 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Congresso Comemorativo dos 40 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 2003. (Congresso).

Módulo IV- Habilidades Gerenciais. Módulo IV- Habilidades Gerenciais. 2002. (Congresso).

I Curso Brasileiro de Endoscopia Terapêutica.I Curso Brasileiro de Endoscopia Terapêutica. 2001. (Outra).

IV Jornada de Cirugia de Urgênica da Baixada Santista.IV Jornada de Cirugia de Urgênica da Baixada Santista. 2001. (Outra).

XIX Curso Anual de Cirurgia de Urgência.XIX Curso Anual de Cirurgia de Urgência. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Paulo Fernandes Saad

ASSEF, J. C.. Embolização da Veia Gástrica no Tratamento da Recidiva Hemorrágicaem Esquistossomóticos Submetidos Previamente a Cirurgia não Descompressiva. 2009 - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos Cunha MarttosJunior

ASSEF, J. C.. Utilização do Fator VII Recombinante Ativado nas Hemorragias Maciças do Paciente Cirúrgico. 2008. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Maurírio Saab Assef

ASSEF, J. C.. Estudo da Magnificação Endoscópica de Imagem para o Diagnóstico de Gastropatia Hipertensiva em Doentes com Hipertensão Portal. 2008. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Fabio Gonçalves Ferreira

ASSEF, J. C.. Ultra-som com Doppler em Esquistossomóticos com Hipertensão Portal Submetidos à Cirurgiade Desconexão Ázigo-Portalcom Esplanectomia - Correlaçãocom a Progressão das Varizes Esôfago-Gástricas no Pós-Operatório e Recidiva Hemorrágica. 2008. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Alexandre Babá Suehara

ASSEF, J. C.. Fatores Preditivosde Letalidade e Complicações da Infecções dos EspaçosFasciais Profundos do Pescoço. 2008. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Adriana Zuolo Coppini

ASSEF, J. C.. Comparação do Desempenho dos Índices MELD e MLTS como Modelos Preditivos de Sobrevida após Transplante de Fígado com Doador Cadáver. 2008. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Ricardo Leite Gane

ASSEF, J. C.; ROLIM, E. G.. Contribuição para o Estudo do Intestino delgadoatravésda Cápsulaendoscópica em Pacientes com Hipertensão Portal de Origem Esqustossomatica. 2007. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Fernando Torres Vasques

ASSEF, J. C.. Ánalise da Correlação entre a Taxa de Células Hepáticas Apoptóticas e os Niveis Séricos de Bilurrubinas Totais e Fracionais, Fosfatase Alcalina e Alanina Transferase em Modelo Experimentalde Icterícia Obstrutiva em Ratos. 2007. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Celso de Castro Pochini

ASSEF, J. C.. Megaesôfago Avançado - ComplicaçõesPós-Operatórias Imediatas e Letalidade Hospitalar - Estudode 53 Casos. 2006. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Rezende

ASSEF, J. C.. Avaliação da Gravidade do Trauma nos Pacientes Portadores de Fratura Torácicaou Lombar tipo Explosão através do Injury Severity Score (ISS). 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina, Ortopedia e Traumatologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Ricardo Portieri Monteiro

ASSEF, J. C.. Análise do tratamento não-operatório de lesões hepáticas e esplênicas no trauma abdominal fechado. 2000. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: José Gustavo Parreira

ASSEF, J. C.. Indicadores de hemorragia letal em vítimas de ferimentos penetrantes de tronco admitidas com hipotensão arterial sistêmica. 1999. Dissertação (Mestrado em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Fabio Ferrari Makadissi

ASSEF, J. C.. Resultados a Longo Prazo da Desconexão Ázido-Portal e Esplenectomia em Portadores de Esquitossomose Hepato-Esplênica: Avaliação Clínica, Laboratorial, Endoscópica e Ultra-Sonográfica com Tempo de Seguimento Mínino de 5 Anos. 2009. Tese (Doutorado em Cirurgia) - Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Victor Sérgio Stockler Biruscagin

ASSEF, J. C.. Efeitos da reposição volêmica no estado metabólico hemodinâmico e volume de sangramento em cães com hemorragia não controlada induzida por lesão de artéria ilíaca. 2003. Tese (Doutorado em Cirurgia Geral) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Tércio de Campos

ASSEF, J. C.; PARREIRA, J. G.; JUKEMURA, J.. Efeitos da Inibição da Fosfodiesterase na Redução da Lesão Pulmonar Aguda na PancreatiteAguda Experimental. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Paulo Antonio Chiavone

ASSEF, J. C.. Influência do atraso na transferência para UTI na previsão do Índice Apache II e letalidade de doentes operados de urgência. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: José Gustavo Parreira

ASSEF, J. C.. Impacto do Choque hemorrágico e reposição volêmica com Ringer lactato ou solução de NaCl 7,5% sobre a morfologia diferencial e apoptose das células nucleadas da medula óssea de ratos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: JACQUELINE ARANTES GIANNINI

ASSEF, J. C.. Evolução da lesão diafragmática produzida por agente pérfuro-cortante através de vídeo-laparoscopia / Estudo experimental em ratos. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em PESQUISA EM CIRURGIA) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Mauricio Saab Assef

ASSEF, J. C.. Estudo da Magnificação Endoscópica de Imagem para o Diagnóstico de Gastropatia Hipertensiva Portal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Jacqueline Arantes Giannini Perlingeiro

ASSEF, J. C.. O Trauma Torácico e Seus Desafios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Fabio Gonçalves Ferreira

ASSEF, J. C.. Quantificação da Imunidade celular e humoral no pré e pós operatório de esquistossomóticos submetidos à cirurgia de desconexão Ázido-porta com Esplenectomia. 2004. Outra participação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Oswaldo Lourenço de Molla Neto

ASSEF, J. C.. Avaliação da repercussão do pneumoperitônio de ozônio em ratos. Análise gasométrica e histopatológica. 2003. Outra participação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Maria Helena Garcez da Silva

ASSEF, J. C.. Lesão iatrogênica maior da via biliar no colecistectomia videolaparoscópica. 2001. Outra participação, Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: José Augusto de Jesus Ribeiro

ASSEF, J. C.. Quimioembolização de carcinomas hepatocelulares: revisão da literatura. 2001. Outra participação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Flávio Braguim

ASSEF, J. C.. Avaliação do fluxo de líquidos com viscosidades diferentes em próteses de polietileno de perfil circular único e de triplo lúmem. 2000. Outra participação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Sérgio San Gregório Fávero

ASSEF, J. C.. Efeito protetor da frutose 1-6 difosfato sobre as alterações microscópicas do fígado após isquemia e reperfusão em normotermia. Estudo experimental em ratos. 2000. Outra participação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: João Carlos Mendes de Vasconcellos Guido

ASSEF, J. C.. Modelo Experimental de derivação colecisto-duodenal vídeo-laparoscópica em cães. 2000. Outra participação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora para Médico Anestesista. 2002. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora para Médico Veterinário. 2002. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora da 2º Fase do Concurso de Residência Médica de Cirurgia Geral Avançada. 2009. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora da 2º Fase do Concurso de Residênca Médica de Cirurgia do Aparelho Digestivo. 2009. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Avalizadora da Prova de Erudição - André Lima de Oliveira. 2009. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora do Concurso de Residência Médicaem Cirurgia Geral - 2 º Fase. 2008. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora na 2º Fase do Concursode Residencia Médica. 2007. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora do Concurso de Residencia Médica de Cirurgia Geral I. 2006. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da banca avaliadora da prova didática de Alessandra da Cunha Brandão. 2003. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora para seleção de Médicos Residentes. 2003. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca de entrevista para análise de currículo para o Curso de Especialização em Cirurgia Geral. 2002. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da banca avaliadora da prova didática de Ronaldo Rodrigues de Freitas. 2001. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Banca de entrevista e análise de currículum vitae que avaliou os candidatos para cirurgião geral. 2001. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca de entrevista e Análise de Curriculum de Marcos Kenzo Funatsu. 2001. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Banca examinadora para a contratação de médico segundo assistente. 2000. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Banca examinadora para aprovação de médico assistente da OPO. 2000. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca Examinadora para Título de Especialista em Cirurgia Geral. 2000. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

ASSEF, J. C.. Membro da Banca de Avaliação para aprovação e contratação de Cirurgião de Emergência. 1999. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Orientou

Rodrigo Biscuola Garcia

Síndrome da Artéria Mesentérica Superior; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Orientador: José Cesar Assef;

Julio Cesar Caliman Berger

Tumor Estromal Gastrointestinal Gástrico Manifestado por Hemorragia Digestiva Alta Grave; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Orientador: José Cesar Assef;

Produções bibliográficas

  • PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO ; ANTUNES, PEDRO DE SOUZA LUCARELLI ; SHIMODA, GIOVANNA MENNITTI ; Parreira, José Gustavo ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINNI ; ASSEF, JOSE CESAR . Registro de Trauma: análise dos Filtros de Qualidade nos pacientes internados. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 51, p. e20243604, 2024.

  • MELLO, DANIEL FRANCISCO ; ASSEF, JOSE CESAR ; HELENE-JR, AMERICO . Lymphocintilographic evaluation of lymphatic circulation in victims of circuferential degloving injuries of the lower limbs. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 49, p. e20222981, 2022.

  • BELOW, CRISTIANO ; BRIANTI, ISABELA CAMPOS ; Parreira, José Gustavo ; LUCARELLI-ANTUNES, PEDRO DE SOUZA ; SAADE, NELSON ; GOLIN, MURILO ; PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO ; VEIGA, JOSÉ CARLOS ESTEVES ; ASSEF, JOSE CESAR . Investigação da presença de lesões traumáticas em segmento cefálico em motociclistas vítimas de acidentes de tráfego: Estudo observacional prospectivo. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 49, p. e20223340, 2022.

  • NASCIMENTO, ISIS KOBASHIGAWA DO ; MORAD, HELENA MACHADO ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINNI ; Parreira, José Gustavo ; ASSEF, JOSE CESAR . Fatores preditivos de complicações pleurais em vítimas de trauma submetidas à drenagem pleural: Estudo prospectivo observacional. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 49, p. e20223300, 2022.

  • GONÇALVES, AUGUSTO CANTON ; Parreira, José Gustavo ; GIANVECCHIO, VICTOR ALEXANDRE PERCINIO ; LUCARELLI-ANTUNES, PEDRO DE SOUZA ; PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINNI ; ASSEF, JOSE CESAR . Valor da autópsia no diagnóstico de lesões despercebidas e na definição de metas para programa de qualidade em trauma: estudo de 192 casos. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 49, p. e20223319, 2022.

  • ANTUNES, PEDRO DE SOUZA LUCARELLI ; LIBÓRIO, PAULA RIBEIRO ; SHIMODA, GIOVANNA MENNITTI ; PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO ; Parreira, José Gustavo ; ASSEF, JOSE CESAR . Trauma Quality Indicators? usage limitations in severe trauma patients. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 48, p. 20-27, 2021.

  • MALTESE ZUFFO, BRUNO ; LUCARELLI-ANTUNES, PEDRO SOUZA ; PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO ; Assef, José Cesar . Blunt gastric rupture: a plural clinical presentation and literature review. BMJ CASE REPORTS , v. 14, p. e239942, 2021.

  • Parreira, José Gustavo ; DE-GODOY, LOUISIE GALANTINI LANA ; DE-CAMPOS, TERCIO ; LUCARELLI-ANTUNES, PEDRO DE SOUZA ; DE-OLIVEIRA-E-SILVA, LUIZ GUSTAVO ; SANTOS, HEITOR GAVIÃO ; LUNA, RENATO ABRANTES ; PORTARI FILHO, PEDRO EDER ; ASSEF, JOSE CESAR . Management of acute appendicitis during the COVID-19 pandemic: Views of two Brazilian surgical societies. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 48, p. e20202717, 2021.

  • DA COSTA FERREIRA, CAROLINE PETERSEN ; LIMA, NATYELE SOARES ; MORTATI, MARIA CAROLINA GALLI ; RIBEIRO, MAURICIO ALVES ; TAHA, Mohamed Ibrahim Ali ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINI ; ASSEF, JOSE CESAR . Duodenal diverticulization as treatment of complex duodeno-pancreatic lesions: Case report. INTERNATIONAL JOURNAL OF SURGERY CASE REPORTS , v. 66, p. 298-303, 2020.

  • PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO ; DA COSTA FERREIRA, CAROLINE PETERSEN ; DE CARVALHO, JOÃO PAULO VENANCIO ; KONICHI, RENATA YUMI LIMA ; KAWAMOTO, VICTOR KENZO FUJIKAWA ; ASSEF, JOSE CESAR ; RIBEIRO, MAURICIO ALVES . Hepatic subcapsular hematoma post-ERCP: Case report and literature review. INTERNATIONAL JOURNAL OF SURGERY CASE REPORTS , v. 72, p. 219-228, 2020.

  • Parreira, José Gustavo ; CAMPOS, TERCIO DE ; ANTUNES, PEDRO DE SOUZA LUCARELLI ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINNI ; ASSEF, JOSE CESAR . Management of non traumatic surgical emergencies during the COVID-19 pandemia. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 47, p. 20-26, 2020.

  • LUCARELLI-ANTUNES, PEDRO DE SOUZA ; PIVETTA, LUCA GIOVANNI ANTONIO ; Parreira, José Gustavo ; ASSEF, JOSÉ CÉSAR . Trauma quality indicators: a way to identify attention points in the treatment of elderly trauma patients. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 47, p. 20-33, 2020.

  • MORAES, JÚLIO PATROCÍNIO ; Parreira, José Gustavo ; LUCARELLI-ANTUNES, PEDRO DE SOUZA ; RONDINI, GIOVANNA ZUCCHINI ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINNI ; ASSEF, JOSE CESAR . Optimizing Pelvic X-Ray indication in blunt trauma patients using clinical criteria. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 47, p. 20-24, 2020.

  • RODRIGUES, ALBA REJANE GOMES DE MOURA ; Assef, José Cesar ; LIMA, CARLOS BEZERRA DE . Assessment of risk factors associated with falls among the elderly in a municipality in the state of Paraíba, Brazil. A cross-sectional study. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL , v. 137, p. 430-437, 2019.

  • MIGLIORE, RENATO ; GENTILE, JOÃO KLEBER ALMEIDA ; FRANCA, FABIANA TORNINCASA ; KAPPAZ, GUILHERME TOMMASI ; BUENO-DE-SOUZA, PEDRO MARCOS SANTINHO ; Assef, José Cesar . IMPACT OF BARIATRIC SURGERY ON THE INFLAMMATORY STATE BASED ON CPR VALUE. Abcd-Arquivos Brasileiros De Cirurgia Digestiva-Brazilian Archives Of Digestive Surgery , v. 31, p. 1-4, 2018.

  • PARREIRA, José Gustavo ; RONDINI, GIOVANNA ZUCCHINI ; BELOW, CRISTIANO ; TANAKA, GIULIANA OLIVI ; PELLUCHI, JULIA NUNES ; PERLINGEIRO, Jacqueline Arantes Giannini ; SOLDÁ, SILVIA CRISTINE ; ASSEF, J. C. . Relação entre o mecanismo de trauma e lesões diagnosticadas em vítimas de trauma fechado. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (IMPRESSO) , v. 44, p. 340-347, 2017.

  • SAAD JR, ROBERTO ; GONÇALVES, Roberto ; DORGAN NETO, Vicente ; PERLINGEIRO, Jacqueline Arantes Giannini ; RIVABEN, JORGE HENRIQUE ; BOTTER, Márcio ; ASSEF, J. C. . Tracheobronchial injuries in chest trauma: a 17-year experience. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (IMPRESSO) , v. 44, p. 194-201, 2017.

  • GENTILE, JOÃO KLEBER DE ALMEIDA ; MIGLIORE, RENATO ; KISTENMACKER, FÁBIO JORGE NEUBANER ; OLIVEIRA, MARCIO MENEZES DE ; GARCIA, RODRIGO BISCUOLA ; BIN, FANG CHIA ; SOUZA, PEDRO MARCOS SANTINHO BUENO DE ; ASSEF, JOSÉ CÉSAR . Malignant transformation of abdominal wall endometriosis to clear cell carcinoma: case report. Sao Paulo Medical Journal , v. 136(6), p. 586-590, 2017.

  • MOURA, FLÁVIA HELENA BARBOSA ; Parreira, José Gustavo ; MATTOS, THIARA ; RONDINI, GIOVANNA ZUCCHINI ; BELOW, CRISTIANO ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES G. ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; Assef, José Cesar . Ruling out intra-abdominal injuries in blunt trauma patients using clinical criteria and abdominal ultrasound. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES (ONLINE) , v. 44, p. 626-632, 2017.

  • MELLO, DANIEL FRANCISCO ; Assef, José Cesar ; SOLDÁ, SÍLVIA CRISTINE ; HELENE JR, AMÉRICO . Degloving injuries of trunk and limbs: comparison of outcomes of early versus delayed assessment by the plastic surgery team. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Online) , v. 42, p. 143-148, 2015.

  • Parreira, José Gustavo ; MALPAGA, JULIANO MANGINI DIAS ; OLLIARI, CAMILLA BILAC ; Perlingeiro, Jacqueline A. G. ; SOLDÁ, SILVIA C. ; Assef, José Cesar . Predictors of 'occult' intra-abdominal injuries in blunt trauma patients. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Online) , v. 42, p. 311-317, 2015.

  • Parreira, José Gustavo ; MARTINS, RAFAEL KRIEGER ; SLONGO, JULIO ; Perlingeiro, Jacqueline A. Giannini ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; Assef, José Cesar . Comparative analysis of the frequency and the severity of diagnosed lesions between pedestrians struck by motor vehicles and other blunt trauma mechanisms victims. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Online) , v. 42, p. 253-258, 2015.

  • Parreira, José Gustavo ; CAMPOS, TÉRCIO DE ; PERLINGEIRO, JACQUELINE A. GIANINNI ; SOLDÁ, SILVIA C. ; Assef, José Cesar ; GONÇALVES, AUGUSTO CANTON ; ZUFFO, BRUNO MALTEZE ; FLORIANO, CAIO GOMES ; OLIVEIRA, ERIK HARUK DE ; OLIVEIRA, RENATO VIEIRA RODRIGUES DE ; OLIVEIRA, AMANDA LIMA ; MELO, CAIO GULLO DE ; BELOW, CRISTIANO ; MIRANDA, DINO R. PÉREZ ; SANTOS, GABRIELLA COLASUONNO ; ALMEIDA, GABRIELE MADEIRA DE ; BRIANTI, ISABELA CAMPOS ; VOTTO, KARINA BARUEL DE CAMARGO ; SCHUES, PATRICK ALEXANDER SAUER ; SANTOS, RAFAEL GOMES DOS . Implementation of the trauma registry as a tool for quality improvement in trauma care in a brazilian hospital: the first 12 months. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Online) , v. 42, p. 265-272, 2015.

  • PARREIRA, JOSÉ G. ; OLIARI, CAMILLA B. ; MALPAGA, JULIANO M.D. ; PERLINGEIRO, JACQUELINE A.G. ; SOLDÁ, SILVIA C. ; ASSEF, JOSÉ C. . Severity and treatment of -occult- intra-abdominal injuries in blunt trauma victims. Injury , v. 47, p. 89-93, 2015.

  • HERNANI, B. L. ; SILVA, P. C. ; NISHIO, R. T. ; MATEUS, H. C. ; ASSEF, J. C. ; DE CAMPOS, Tercio . Acute pancreatitis complicated with splenic rupture: A case report.. World Journal of Gastrointestinal Surgery , v. 7, p. 1, 2015.

  • Parreira, José Gustavo ; MATAR, MARINA RAPHE ; TÔRRES, ANDRÉ LUIS BARRETO ; Perlingeiro, Jacqueline A. G. ; Solda, Silvia C. ; Assef, José Cesar . Comparative analysis between identified injuries of victims of fall from height and other mechanisms of closed trauma. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 41, p. 272-277, 2014.

  • Parreira, José Gustavo ; KANAMORI, LUCAS R. ; VALINOTO, GUILHERME C. J. ; Perlingeiro, Jacqueline A. Giannini ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; Assef, José Cesar . Comparative analysis between identified injuries of victims of fall from height and other mechanisms of closed trauma. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 41, p. 285-291, 2014.

  • CAMPOS, TERCIO DE ; Parreira, José Gustavo ; Assef, José Cesar ; RIZOLI, SANDRO ; NASCIMENTO, BARTO ; FRAGA, GUSTAVO PEREIRA . Classificação de gravidade na pancreatite aguda. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 40, p. 164-168, 2013.

  • Parreira, José Gustavo ; FARRATH, SAMIRES ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINI ; Assef, José Cesar . Análise comparativa das características do trauma entre idosos com idade superior e inferior a 80 anos. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 40, p. 269-274, 2013.

  • FARRATH, SAMIRES ; Parreira, José Gustavo ; OLLIARI, CAMILLA BILAC ; SILVA, MATEUS ALMEIDA ; PERLINGEIRO, JACQUELINE ARANTES GIANNINI ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; Assef, José Cesar . Identificação de lesões abdominais graves na avaliação inicial das vítimas de trauma fechado. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 40, p. 305-311, 2013.

  • Parreira, José Gustavo ; Perlingeiro, Jaqueline G ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; Assef, José Cesar ; Solda, Silvia C. ; Perlingeiro, Jacqueline A. Giannini ; Gregorut, Felipe . Análise comparativa entre as lesões encontradas em motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito e vítimas de outros mecanismos de trauma fechado. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 58, p. 76-81, 2012.

  • Farrath, Samiris ; Parreira, José Gustavo ; Perlingeiro, Jacqueline A. G. ; Solda, Silvia C. ; Assef, José Cesar . Fatores preditivos de lesões abdominais em vítimas de trauma fechado. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 39, p. 295-301, 2012.

  • CORDTS FILHO, R. ; PARREIRA, J. G. ; PERLINGEIRO, L. A. G. ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; Campos, T. ; ASSEF, J. C. . PELVIC FRACTURES AS A MARKEROF INJURY SEVERITY IN TRAUMA PATIENTS. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 38, p. 310-316, 2011.

  • PARREIRA, J. G. ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; PERLINGEIRO, L. A. G. ; PADOVESE, C. ; KARAKHANIAN, W. Z. ; ASSEF, J. C. . Comparative analysis of the characteristics of traumas suffered by elderly and yonger patients. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 56, p. 541-546, 2010.

  • PARREIRA, J. G. ; KARAKHANIAN, W. Z. ; CALIL, D. M. ; PERLINGEIRO, L. A. G. ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; ASSEF, J. C. . SEVERE INJURIES FROM FALLS ON THE SAME LEVEL. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 56, p. 660-664, 2010.

  • SOLDÁ, Silvia Cristine ; ASSEF, J. C. ; PERLINGEIRO, L. A. G. ; Candelaria, P. A. P. . Undetected Surgical Glove Perforation During Emergency Procedures. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 55, p. 597-600, 2009.

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; RIBEIRO, M A ; SANTOS, F M ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Doppler Ultrasound Could PredictVarices Progression ans Rebleeding After Portal Hypertension Surgery: Le and 10 Years of Follow-up. World Journal of Surgery , v. 33, p. 2136-2143, 2009.

  • Campos, T. ; PARREIRA, J. G. ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; PERLINGEIRO, L. A. G. ; ASSEF, J. C. ; RASSLAN, Samir . Morbimortality Indicatorsim Severe Acute Pancreatitis. JOP. Journal of the Pancreas (Online) , v. 9, p. 690-697, 2008.

  • Campos, T. ; ASSEF, J. C. ; RASSLAN, Samir . Changes in the Management of Patients With Severe Acute Pancreatitis. Arquivos de Gastroenterologia (Impresso) , v. 45, p. 181-185, 2008.

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; FORTE, WCN ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Effect of Esophagogastric Devascularization With Splenectomy on Schistossomal Portal Hypertension Patients. Arquivos de Gastroenterologia (Impresso) , v. 44, p. 44-48, 2007.

  • Campos, T. ; ASSEF, J. C. ; RASSLAN, Samir . Questions About the of Antibiotics in Acute Pancreatitis. World Journal of Emergency Surgery , v. 4, p. 20-20, 2006.

  • ASSEF, J. C. ; VIEIRA, Adriana Chistina Pozzobon de Oliveira ; SAITO, Hellen Christina Garcia ; LANCELLOTTE, Carmen Lúcia Penteado ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JUNIOR, Armando de . Modelo experimental de formação de varizes esofágicas por hipertensão portal esquistossomótica em hamsters. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 32, n.4, p. 209-213, 2005.

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; SALITURE NETO, Fernando Tavares ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JUNIOR, Armando de . Fatores preditores de recidiva hemorrágica em cirróticos submetidos à cirurgia de warren. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 51, n.5, p. 261-264, 2005.

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; SALITURE NETO, Fernando Tavares ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Predictive Factors of Rebleeding in Cirrhotic Patients Submittes to Warren's Surgery. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 51, p. 261-264, 2005.

  • ASSEF, José Celso ; ASSEF, J. C. ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Estudo Anatômico da Drenagem Venosa na Superfície de Corte do Lobo Cirúrgico direito do fígado e sua inplicação na cirurgia de transplantes hepáticos segmentados. Klinikos (Catanduva) , v. 19, n.2, p. 98-105, 2004.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Tratamento da recidiva hemorrágica por varizes do esôfago em doentes esquistossomóticos operados. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 49, n.4, p. 406-412, 2003.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Treatment of Recurrent Hemorrhage Esophageal Vaarices in Schistosomotic Patients After Surgery. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 49, p. 406-412, 2003.

  • ASSEF, J. C. ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Recidiva hemorrágica em pacientes esquistossomóticos operados. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 25, n.4, p. 265-270, 1998.

  • FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ANZAI, A. ; ASSEF, J. C. ; SANTOS, Maria de Fátima ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Carcinoma Hepatocelular: contribuição dos exames de imagem para determinação da ressecabilidade tumoral. Ars Cvrandi, v. 31, n.Nov/Dez, p. 10, 1998.

  • ASSEF, J. C. ; MORICZ, A. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; RASSLAN, Samir ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Tratamento cirúrgico de emergência da hemorragia por varizes esofagogástricas em esquistossomóticos. GED. Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva , v. 15, n.6, p. 211-215, 1996.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA NETO, Armando de ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Náusea e vômito pós-operatório. Ambito Hospitalar, n.6, p. 55-59, 1996.

  • ASSEF, J. C. ; IASI, Mauricio ; UVO, Ricardo A B ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; NASCIMENTO, M. F. A. ; PERCÁRIO, S. ; FELIPE JR, J. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; MASTROTI, Roberto Antonio . Transplante hepático: avaliação do estresse oxidativo e das alterações histopatológicas na detecção da lesão celular, em preservação de 24 horas. Estudo experimental em cães. Journal of Biomolecular Medicine & Free Radicals, v. 2, n.2, p. 55-60, 1996.

  • ASSEF, J. C. . Hipertensão Portal. In: José Cesar Assef. (Org.). Manual de Condutas. 1ed.: , 2004, v. 1, p. 243-246.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; RAZUK, Álvaro . Recidiva hemorrágica após desconexão ázigo-portal em esquistossomótico. In: Armando de Capua Junior; Mauricio Iasi. (Org.). Hepatologia cirúrgica. 1ed.São Paulo: Tecmedd, 2003, v. , p. 145-149.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Indicação de cirurgia emergencial em hemorragia digestiva alta por varizes esofagogástricas em esquistossomóticos e cirróticos. In: Armando de Capua Junior; Mauricio Iasi. (Org.). Hepatologia cirúrgica. 1ed.São Paulo: Tecmedd, 2003, v. , p. 165-171.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Indicação de cirurgia emergencial em hemorragia digestiva alta por varizes esofagogástricas em esquistossomóticos e cirróticos. In: José Wazen da Rocha. (Org.). Hemorragia digestiva alta: diagnóstico e tratamento. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2003, v. , p. 225-233.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SANTOS, Maria de Fátima . Hemorragia digestiva en el cirrótico. In: Eugênio Americo Bueno Ferreira; Samir Rasslan; Hernando Abaunza Orjuela; Fábio de Oliveira Ferreira. (Org.). Problemas complejos en cirurgía abdominal. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2003, v. , p. 335-339.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; FÁVERO, Sérgio San Gregório . Varizes de esôfago. In: José Carlos Vinháes. (Org.). Clínica e terapêutica cirúrgicas. 2ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, v. , p. 690-693.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Esplenectomia e desconexão azigoporta no tratamento de varizes de esôfago sangrantes de etiologia esquistossomática. In: Andy Petroianu. (Org.). Terapêutica Cirúrgica - Indicações, Decisões, Tática e Técnica. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001, v. , p. 432-434.

  • ASSEF, J. C. ; CASAROLI, A. A. . Hemorragia digestiva alta por varizes de esôfago. In: Raul Sérgio Martins Coimbra; Sílvia Cristine Soldá; Armando Angelo Casaroli; Samir Rasslan. (Org.). Emergências traumáticas e não traumáticas. São Paulo: Editora Atheneu, 1998, v. , p. 189-195.

  • CAPUA JÚNIOR, Armando de ; ASSEF, J. C. ; FÁVERO, Sérgio San Gregório . Varizes do esôfago. In: José Carlos Vinháes. (Org.). Clínica e Terapêutica Cirúrgicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997, v. , p. -.

  • ASSEF, J. C. . Abcesso hepático. In: Roberto Antonio Mastroti; Nuncio V de Chiara. (Org.). Clínica Cirúrgica e Urológica em Pediatria: Diagnóstico e Conduta. São Paulo: Editora Robe, 1997, v. , p. 381-383.

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA, A de . Efeito da cirurgia de desconexão ázigo-portal com esplectomia na imunidade de doentes com hipertensão portal esquistossomótica. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • RIBEIRO, M A ; AQUINO, C G G ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Insuficiência hepática em pacientes portadora de doenças policística hepática com hernia humbilical - Relato de caso. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • RIBEIRO, M A ; AQUINO, C G G ; LOPES, J M ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. . Linfoma Esplênico, Aneurisma de Artétia Esplênica e Esquistossomose. Uma Rara Associação. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; RIBEIRO, M A ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Correlação do Índice de Congestão Portal Pré-Operatório com a Recidiva Hemorrágica em Pacientes Submetidos à Desconecção Ázigo-Portal com Esplenectomia. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • SILVA, D C Vieira da ; ASSEF, J. C. ; MARQUES, C G . Fatores Prognósticos no Tratamento das Varizes Esofágicas Sangrantes em Pacientes Cirróticos. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.

  • ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SÉRIO, Taís Mori ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; SANTOS, Maria de Fátima . Tratamento da hemorragia de varizes esofagianas em cirróticos pela cirurgia de Warren. In: XIII Assembléia Cirúrgica, 2002, São Paulo. Programa oficial, 2002. p. 67-67.

  • ASSEF, J. C. ; AZEVEDO, Inah Carolina Cardoso ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Tratamento por punção percutânea dos abcessos hepáticos. In: XIII Assembléia Cirúrgica, 2002, São Paulo. Programa oficial, 2002. p. 69-69.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; JON, A. J. H. ; FERREIRA, Fábio Gonçalves ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Preservação de enxertos vasculares - Estudo comparativo entre a solução de Belzer e solução SC-SP na preservação de fragmento arteriais para transplante hepático. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 61-S 61.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; VIEIRA, A. C. P. O. ; NEVES, T. M. S. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Modelo experimental de formação de varizes esofágicas por hipertensão portal esquistossomótica em hamsters. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 67-S 67.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; TAHA, Mohamed Ibrahim Ali ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Uso de adesivo butilcianocrilato no controle da hemorragia após punções hepáticas em ratos. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 84-S 85.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; PUGLIA, C. R. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Uma possível causa para a trombose de veia porta no pós-operatório de desconexão ázigo-portal em pacientes esquistossomóticos. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 85-S 85.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Trombose de veia porta no pós-desconexão ázigo-portal quadro clínico e estudo de fatores preditivos. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 85-S 85.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; CARVALHO, D. A. F. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Ligadura de veia porta - Análise das alterações histológicas do parênquima hepático. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 85-S 85.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZEJNFELD, Denis ; ABUD, T. G. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Análise das lesões gastroduodenais em pacientes portadores de hipertensão portal - etiologia, quadro clínico e tratamento. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 85-S 86.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SALITURE NETO, F. T. ; AUERSVALD, L. A. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Importância da variação dos critérios de Child-Pugh na mortalidade de pacientes cirróticos. In: XVI Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2001, Vitória. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, 2001. v. 20. p. S 86-S 86.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; MOURA, L F R A ; KORN, G P ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Trombose de veia porta - Análise de 60 casos. In: XV Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1999, Rio de Janeiro. GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva, 1999. v. 18. p. S 57-S 57.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Tumor neuroendócrino de Vesícula Biliar - Relato de Caso. In: XV Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1999, Rio de Janeiro. GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva, 1999. v. 18. p. S 48-S 48.

  • WICZER, M. V. F. S. ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Hérnias da parede abdominal em pacientes com hipertensão portal - Tratamento cirúrgico. In: XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, 1999, Rio de Janeiro. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 1999. v. 26. p. 78-78.

  • AQUINO, C G G ; GUIDONE, L. R. M. ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Análise da investigação etiológica da hipertensão portal - Estudo prospectivo de 100 pacientes. In: XV Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1999, Rio de Janeiro. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 1999. v. 26. p. 96-96.

  • FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ESHKENAZY, R. ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Alterações estruturais do fígado à microscopia óptica durante a manobra de Pinole em condições de normotermia com e sem frutose 1-6 difosfato. In: XV Congresso Brasileiro de Hepatologia, 1999, Rio de Janeiro. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 1999. v. 26. p. 343-343.

  • ESHKENAZY, R. ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Análise da evolução clínica dos pacientes com trombose de veia porta pós-desconexão ázigo-portal com esplenectomia. In: XV Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado - ALEF, 1998, São Paulo. GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva, 1998. v. 17. p. S 77-S 77.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Análise dos fatores de risco para recidiva hemorrágica pós-cirurgia de Warren em pacientes cirróticos. In: XV Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado - ALEF, 1998, São Paulo. GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva, 1998. v. 17. p. S 77-S 77.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Avaliação da influência do fluxo da veia porta no pré-operatório na incidência de trombose de veia porta pós-desconexão ázigo portal com esplenectomia. In: XV Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado - ALEF, 1998, São Paulo. GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva, 1998. v. 17. p. S 54-S 54.

  • TAGLIAFERRO, A. ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Abscesso hepático por Candida Albicans. In: XV Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado - ALEF, 1998, São Paulo. GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva, 1998. v. 17. p. S 87-S 87.

  • ANZAI, A. ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Carcinoma hepatocelular: eficácia dos exames de imagem para previsão de ressecabilidade tumoral. In: XV Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado - ALEF, 1998, São Paulo. GED - Gastrenterologia Endoscopia Digestiva, 1998. v. 17. p. S 92-S 92.

  • MENDES, Regina Clemente Martins ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Hipertensão portal por fibrose hepática congênita - Relato de caso. In: XII Assembléia Cirúrgica e V Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, 1998, São Paulo. Anais da XII Assembléia Cirúrgica e V Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, 1998.

  • MENDES, Regina Clemente Martins ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Hepatocarcinoma fibrolamelar. In: XII Assembléia Cirúrgica e V Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, 1998, São Paulo. Anais da XII Assembléia Cirúrgica e V Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, 1998.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ABDOUNI, A. A. ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Evolução clínica de pacientes esquistossomóticos submetidos à desconexão ázigo-portal - Análise de 82 casos. In: XII Assembléia Cirúrgica e V Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, 1998, São Paulo. Anais da XII Assembléia Cirúrgica e V Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, 1998.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; DAVID, André Ibrahim ; MAKIHARA, S. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Estudo prospectivo de 50 pacientes com hipertensão portal e lesões gastroduodenais.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA, 1997, RECIFE. REVISTA COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES, 1997. v. 24. p. 153-153.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Análise dos fatores de risco no paciente cirrótico com hemorragia digestiva alta. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA, 1997, RECIFE. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES, 1997. v. 24. p. 154-154.

  • FÁVERO, Sérgio San Gregório ; LIGABUE, S. ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Estudo de fatores determinantes de complicações e mortalidade precoce nos nódulos hepáticos malignos (NHM).. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA, 1997, RECIFE. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES, 1997. v. 24. p. 136-136.

  • ASSEF, J. C. ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; MORICZ, A. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Tratamento cirúrgico de urgência da hemorragia por varizes esofagogástricas em cirróticos. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA, 1997, RECIFE. REVISTA DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES, 1997. v. 24. p. 258-258.

  • ASSEF, J. C. ; OLIVEIRA NETO, M R ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; FERREIRA, G F ; SANTOS, Maria de Fátima . Hiperplasia nodular de regeneração simulando adenoma hepático. GED - Gastrienterologia e Endoscopia Digestiva , v. 22, n.Supl 1, p. S 13-S 13, 2003.

  • SANTOS, Maria de Fátima ; CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; FERREIRA, V A ; ASSEF, J. C. . Trombose da veia porta em doentes portadores de esquistossomose mansônica. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 30, n.1, p. 52-52, 2003.

  • CAPUA JÚNIOR, Armando de ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; FAVERO, S S ; ASSEF, J. C. ; SÉRIO, M T . Análise do segmento pós operatório de doentes cirróticos submetidos a cirurgia de Warren por hemorragia digestiva. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 30, n.1, p. 53-53, 2003.

  • ASSEF, J. C. ; SZEJNFELD, Denis ; SANTOS, Maria de Fátima ; MENDES, Regina Clemente Martins ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Trombose de veia porta no pós-operatório de desconexão ázigo-portal uma proposta de quando e como tratar. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva , v. 19, n.Supl 2, p. S 117-S 117, 2000.

  • ASSEF, J. C. ; MENDES, Regina Clemente Martins ; SANTOS, Maria de Fátima ; PATRÍCIO, Priscila Santos ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Cirurgia de Warren x Desconexão ázigo-portal. Qual a melhor opção no paciente portador de hipertensão portal esquistossomótica?. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva , v. 19, n.Supl 2, p. S 117-S 117, 2000.

  • ASSEF, J. C. ; AQUINO, Caio Gustavo Gaspar de ; SANTOS, Maria de Fátima ; CARAVATTO, P. P. P. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Hipertensão portal de etiologia mista: uma doença indefinida. Análise de 50 casos. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva , v. 19, n.Supl 2, p. S 119-S 119, 2000.

  • ASSEF, J. C. ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Tumor neuroendócrino de Vesícula Biliar - Relato de Caso. GED - Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva , v. 18, n.Supl 1, p. S 48-S 48, 1999.

  • ASSEF, J. C. . ATENDIMENTO INTRA-HOSPITALAR DO POLITRAUMATIZADO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSEF, J. C. . DEBATEDOR DA SESSÃO DE VÍDEOS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ASSEF, J. C. . ATUALIZAÇÃO EM TRAUMA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA, A de . Efeito da Cirurgia de Desconexão Ázigo-Portal com Esplenectomia na Imunidade de Doentes com Hipertensão Portal Esquistossomótica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M A ; AQUINO, Caio Gustavo Gaspar de ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Insuficiência hepática em pacientes portadora de doença policística com hernia humbilical - relato de caso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M A ; AQUINO, Caio Gustavo Gaspar de ; LOPES, J M ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. . Linfoma esplênico, aneurisma de artéria esplénica e esquistossomose. Uma rara associação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, Fábio Gonçalves ; RIBEIRO, M A ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Correlação do índice de congestão portal pré-operatório com a recidiva hemorrágica em pacientes submetidos à desconecção ázigo-portal com esplenectomia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. . Estudo da Drenagem venosa dos segmentos hepáticos V e VIII e sua implicação nos transplantes hepáticos segmentados. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, V A ; SANTOS, F M ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; ASSEF, J. C. ; FERREIRA, G F ; OLIVEIRA NETO, M R . Recidiva Hemorrágica em pacientes portadores de hipertensão portal devido a cirrose alcoólica. Análise de 30 casos.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. . Tratamento por punção percutânea dos Abcessos Hepáticos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ASSEF, J. C. . Tratamento da Hemorragia de Varizes Esofagianas em Cirróticos pela Cirurgia de Warren. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KALLÁS, Daniel Carvalho ; FERREIRA, Fabio Gonçalves ; DAVID, André Ibrahim ; ASSEF, J. C. ; SOLDÁ, Silvia Cristine ; RASSLAN, Samir . Abdômen Agudo como primeira manifestação de Neoplasia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SZEJNFELD, Denis ; SANTOS, Maria de Fátima ; MENDES, Regina Clemente Martins ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Trombose de veia porta no pós operatório de desconexão ázigo-portal - Uma proposta de quando e como tratar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA, Rafael Zacarias ; SANTOS, Maria de Fátima ; SCHIOLLA, Alexandre ; FERREIRA, Fabio Gonçalves ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Trombose de veia porta associada a estenose jejunal - relato de caso. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, Fabio Gonçalves ; KORN, G P ; CINTRA, Caio Cesar ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Resultados da Cirurgia de Warren em Hepatopatas com Hemorragia Digestiva alta recidivada. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AQUINO, C G G ; SANTOS, Maria de Fátima ; CARAVATTO, Pedro Paulo de Paris ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Hipertensão Portal de Etiologia Mista - Uma doença indefinida - Análise de 50 casos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Regina Clemente Martins ; SANTOS, Maria de Fátima ; PATRÍCIO, Priscila Santos ; ASSEF, J. C. ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Cirurgia de Warren x Desconexão Ázigo-Portal - Qual a melhbor opção no paciente portador de hiprtensão Portal esquistossomática. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KORN, G P ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Esplenectomia em doenças hematológicas - Análise de 20 pacientes. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KORN, G P ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; ASSEF, J. C. ; SANTOS, Maria de Fátima ; MOURA, L F R A . Evolução Clínica e Ultrassonográfica da Trombose de veia porta em pacientes submetidos a desconexão ázido-portal com esplenectomia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, e C ; OLIVEIRA, C A ; SANTOS, Maria de Fátima ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Desconexão Ázido-Portal pós derivação venosa no tratamento da hipertensão portal com recidiva hemorrágica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Evolução clínica de pacientes com hipertensão portal em relação à etiologia - estudo prospectivo de 100 pacientes. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TADDEO, E. F. ; ROLIM, E. G. ; ANDRADE, E. R. ; FERREIRA, M. S. ; OLIVEIRA, E. A. ; DIAS, F. D. ; SILVA, A. L. B. ; HERRERA, S. E. R. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; ASSEF, J. C. . Trombose portal no pós operatório de cirurgia DAP em pacientes esquistossomóticos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, Regina Clemente Martins ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo . Angiomiolipoma hepático - relato de caso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. ; SANTOS, Maria de Fátima ; ABDOUNI, A. A. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Evolução clínica de pacientes esquistossomóticos submetidos à desconexão ázigo-portal - Análise de 82 casos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. ; MENDES, Regina Clemente Martins ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Hepatocarcinoma fibrolamelar. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. ; MENDES, Regina Clemente Martins ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Hipertensão portal por fibrose hepática congênita - Relato de caso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Evolução clínica pós tratamento endoscópico de pacientes com hipertensão portal por cirrose hepática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. ; SANTOS, Maria de Fátima ; FÁVERO, Sérgio San Gregório ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Trombose de veia porta com abscesso esplênico - relato de caso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; DAVID, André Ibrahim ; SANTOS, Maria de Fátima ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Alternativa técnica para Cirurgia de Warren com veia esplênica de calibre menor que 10 mm. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSEF, J. C. ; MORICZ, A. ; SZUTAN, Luiz Arnaldo ; RASSLAN, Samir ; CAPUA JÚNIOR, Armando de . Tratamento cirúrgico de emergência da hemorragia por varizes esofágicas em cirróticos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ASSEF, J. C. . ADVANCED TRAUMA LIFE SUPPORT. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSEF, J. C. . Hipertensão Portal. 2009. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Ainda está indicado o Tratamento Cirúrgico para Hemorragia Digestiva do Paciente Cirrótico. 2009. (Relator de tema).

ASSEF, J. C. . Via Aérea Definitiva em Trauma. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Diagnóstico das Lesão Abdominais em Vitimas de Trauma Fechado. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Fratura de Pelve: Um Marcador de Gravidade em Trauma. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . O Papel da Tomografia Computadorizada (TC) na Avaliação Inicial das Vítimas de Trauma Cranioncefálico Admitidas com Escala de Glasgow de 15. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Análise Critica do Trauma em Idosos. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Lesões Graves em Vítimas de Quedas da Própria Altura. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . O Exame Fisico Normal é Suficiente para Exclusão das Lesões Torácicasnas Vitimas de Trauma Fechado?. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Características do Trauma em Condutores de Motocicletas Envolvidos em Acidentes Automobilísticos. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Trauma Torácico: A Experiência da Santa Casa de São Paulo. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Análise dos Pacientes Internados por HemorragiaDigestivaBaixa no Pronto Socorro Central da Santa Casa de São Paulo. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Avaliação dos Fatores de Má Evollução dos Abscessos Hepáticos Piogênicos. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . A Ultra-Sonografiacom Doppler pode Predizer P rogressão Varicosa e Ressangramento no Pós-Operatóriode Cirurgia para Hipertensão Portal: Lições de 146 Dapes e 10 Anos de Seguimento. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Avaliação da Gravidade dos Atendidos em um Hospital Terciário de São Paulo: Os Critérios de Triagem Pré-Hospitalar Devem ser Reavaliados. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Avaliação da Gravidade, Lesão Associadas e Complicações dos Traumatizados Submetidos a Drenagemde Tórax. 2009. (Apresentador de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Hemangioendotelioma Epitelióide do Fígado? Relato de Caso e Revisão de Literatura. 2009. (Pôster).

ASSEF, J. C. . Ruptura Espontânea de GIST de Delgado - Relato de Caso. 2009. (Pôster).

ASSEF, J. C. . Carcinoma Epidermóide de Canal Anal estadio IV? Complicações Clínicas de Doença Avançada. 2009. (Pôster).

ASSEF, J. C. . Introdução ao ATLS / Análise Geral do Curso. 2009. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Trauma Abdominal. 2009. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Transferência para Tratamento Definitivo. 2009. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Grupo de Discussão Pré Teste. 2009. (Aula Prática).

ASSEF, J. C. . Triagem e Teste Escrito. 2009. (Aula Prática).

ASSEF, J. C. . Urgência no Idoso 2. 2009. (Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Abdome Agudo. 2009. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Drenagem da Cavidade Abdominal. 2009. (Painel).

ASSEF, J. C. . Conduta das Ligas do Trauma. 2009. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Trauma Hepático. 2009. (Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Tratamento Operatório. 2009. (Apresentação de tema).

ASSEF, J. C. . Hipertensão Portal - HDA por Varizes. 2009. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Trauma Esplenico Fechado; Esplenctomia Eletiva. 2009. (Moderador).

ASSEF, J. C. . Demonstração: Avaliação Inicial e Secundária-Paciente C. 2009. (Aula Prática).

ASSEF, J. C. . USG-Doppler em Esquistossomóticos Submetidos à DAPE - Correlaçãocom a Progressãodas Varizes Esôfago-Fástricasno Pós-Operatório. 2008. (Pôster).

ASSEF, J. C. . Enterorragia Maciça Secundária à Tuberculose Intestinal. 2008. (Pôster).

ASSEF, J. C. . Sessão Interativa. 2008. (Debatedor).

ASSEF, J. C. . Atendimento Inicial ao Paciete Politraumatizado. 2008. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Atendimento Hospitalar do Paciente Politraumatizado. 2008. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Dúvidas Desafios e Dificuldades no Trauma Abdominal. 2008. (Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Tratamento não Operatório das Lesões Esplênicas Complexas. 2008. (Apresentação de tema).

ASSEF, J. C. . Discussão de Caso. 2008. (Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Situações Especiais em Trauma. 2008. (Moderador).

ASSEF, J. C. . Atendimento Inicial ao Politraumatizado. 2008. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Epidemiologia do Trauma. 2007. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Atendimento e Avaliação Inicial do Paciente Politraumatizado. 2007. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Lesões Hepáticas Complexas. 2007. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Situações Especiais em Trauma. 2007. (Moderador).

ASSEF, J. C. . Integração entre o Pré e o Intra-Hospitalar. 2007. (Moderador).

ASSEF, J. C. . Causas Incomuns de HDA. 2007. (Palestrante da Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Abdome Agudoem Situações Especiais. 2007. (Debatedor da Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Abcesso Hepático e Esplênico - Rara Associação. 2007. (Co-Autor de Trabalho).

ASSEF, J. C. . FatoresAssociadosàFalha do Tratamentonão Operatórionas Lesões Hepáticaspor Trauma Fechado. 2007. (Autor de Trabalho).

ASSEF, J. C. . Fatores Prognósticos nas Lesões Vasculares Abdominais por Trauma Penetrante. 2007. (Autor de Trabalho).

ASSEF, J. C. . Infecçãoem Pacientes com Hipertensão Portal e VarizesEsofagogastricas Sangrantes Atendidos no Pronto Socorro da Santa Casa de São Paulo. 2007. (Autor de Trabalho).

ASSEF, J. C. . Hemorragia Digestiva Alta Secundaria a Histoplasmose em Paciente com Sindrome de Imunodeficiencia Adquirida. 2007. (Co-Autor de Trabalho).

ASSEF, J. C. . HematomaHepático Pós CPRE - Relato de Caso. 2007. (Co-Autor de Trabalho).

ASSEF, J. C. . Tumor Neuroendócrino Primário de Esôfago: Relato de Caso e Revisão da Literatura. 2007. (Co-Autor de Trabalho).

ASSEF, J. C. . Trauma Abdominal. 2007. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Hipertensão Portal. 2007. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Tratamento Cirúrgico da Hipertenção Portal. 2007. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Ictericia Obstrutiva. 2007. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Trauma de Abdome. 2007. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Hemorragia Digestiva Alta - Varizes de Esôfago. 2007. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Reposição Volêmicano Trauma. 2007. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Inrodução ao ATLS - Análise Geral do Curso. 2007. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Discussão do Pré-Teste. 2007. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Trauma de Cranioencefálico. 2007. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Transferência para Tratamento Definitivo. 2007. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Triagem e Teste Escrito. 2007. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Demonstração: Avaliação Inicial e Secundária - Estação IX - Trauma de Crânio. 2007. (Aula Prática).

ASSEF, J. C. . Síndrome da Artéria Mesentérica Superior. 2006. (Apresentação).

ASSEF, J. C. . Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST) Gástrico Manifestado por Hemorragia Digestiva Alta Grave. 2006. (Apresentação).

ASSEF, J. C. . Hemorragia Digestiva- Conduta na Hipertenção Porta. 2006. (Palestrante da Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Trauma Hepático. 2006. (Apresentação).

ABUD, T. G. ; ASSEF, J. C. . Trauma Abdominal Fechado - Métodos Diagnósticos. 2006. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Via Biliar e Hipertensão Portal. 2006. (Debatedor de Tema Livre).

ASSEF, J. C. . Ressecções Segmentares do Fígado. 2006. (Conferência).

ASSEF, J. C. . Peritonite Quilosa Após Gastrofundoplicatura Laparoscópica. 2006. (Apresentação).

ASSEF, J. C. . Trauma Hepático. 2006. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Cirurgia de Urgênciana Úlcera Péptica Gastroduodenal: Quando Associar Procedimento Antisecretor?. 2006. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Hemorragia Digestiva na Sindrome de Hipertensão Portal em Cirroticos. 2006. (Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Algoritimo e Indicação do Tratamento Operatório. 2006. (Apresentação).

ASSEF, J. C. . Remoção de Corpo Estranho Intra-Gástrico por Videolaparoscopia - Relato de Caso. 2006. (Pôster).

ASSEF, J. C. . Fatores Preditivos da Ocorrência de Trombose Portal Pós-Operatória na Esquistossomose no Módulo CirculaçãoPortalna Esquistossomose Hepática. 2006. (Ministrou Aula).

ASSEF, J. C. . Abdome Agudo. 2006. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Cirurgias para Hipertensão Portal. 2004. (Debatedor).

ASSEF, J. C. . Nódulos Malignos - Hepatectomias. 2004. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Hemorragias Digestivas. 2004. (Comentarista).

ASSEF, J. C. . Fígado e Vias Biliares. 2004. (Debatedor).

ASSEF, J. C. . Algoritmo na hemorragia digestiva alta por hipertensão portal. 2003. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Tratamento cirúrgico para descompressão azico portal em pacientes com hipertensão portal. 2003. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Hipertensão portal. 2003. (Coordenador de Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Obesidade Mórbida. 2003. (Coordenador de Curso).

ASSEF, J. C. . Ferimentos Complexos. 2003. (Coordenador de Mesa Redonda).

ASSEF, J. C. . Pronto Socorro naas diferentes realidades: Necessidade ou Realidade?. 2003. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Esquistossomose - Hipertensão Portal. 2003. (Coordenador de Curso).

ASSEF, J. C. . Laparoscopia em Oncologia. 2003. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Linhas de Pesquisa em Vídeo-Laparoscopia Experimental. 2001. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Cirurgia de Urgência. 2001. (Palestra).

ASSEF, J. C. . HDA e Hipertensão Portal por Esquistossomose. 2001. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Introdução ao ATLS - Análise global do curso transporte para tratamento definitivo. 2000. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Discussão do teste. 2000. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Técnicas Cirúrgicas Especiais para Pesquisa. 2000. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Hemorragia Digestiva Alta - Tratamento Cirúrgico: Opções e Resultados. 2000. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Hipertensão Portal Esquistossomótica. 2000. (Aula Ministrada).

ASSEF, J. C. . Tratamento Videolaparoscópico da Coledocolitíase. 2000. (Presidente).

ASSEF, J. C. . Lesões Complexas no Trauma. 2000. (Moderador).

ASSEF, J. C. . Queimadura Elétrica. 2000. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Abdome agudo Inflamatório. 2000. (Palestra).

ASSEF, J. C. . O Que fazer na recidiva hemorrágica no esquistossomótico. 1999. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Hipertensão portal. 1999. (Debatedor).

ASSEF, J. C. . Desconexão ázigo-portal (DAP). 1999. (Apresentação).

ASSEF, J. C. . Perspectivas de tratamento na esquistossomose. 1999. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Tratamento da emergência na hipertensão portal. 1999. (Apresentação).

ASSEF, J. C. . Hipertensão portal. 1999. (Debatedor).

ASSEF, J. C. . Hemorragia digestiva na hipertensão portal. 1999. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Ferimentos da região dorsal. 1999. (Palestra).

ASSEF, J. C. . HDA - Varizes de esôfago. 1998. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Ferimento lombar: tratamento cirúrgico seletivo x sistemático. 1998. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Trauma. 1998. (Apresentação).

ASSEF, J. C. . Princípios do tratamento operatório da sepse abdominal. 1998. (Palestra).

CAPUA JÚNIOR, Armando de ; ASSEF, J. C. ; RASSLAN, Samir . Varizes de esôfago. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Apostila).

ASSEF, J. C. . O Que é importante saber: apendicite aguda. 1997. (Palestra).

ASSEF, J. C. . Hemorragia intra-abdominal. Sistematização no controle intra-operatório. 1997. (Debatedor).

ASSEF, J. C. . Hemorragias digestivas: diagnóstico e terapêutica. 1997. (Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Programa de Qualidade no Atendimento ao Traumatizado, Descrição: O trauma é uma doença causada pela transmissão de energia externa para o corpo humano, resultando em lesões de gravidade variável.Os mecanismos mais comuns são as quedas, acidentes de trânsito e a violência interpessoal.O trauma é uma endemia mundial, com alto índice de mortalidade e acredita-se que, para cada morte, haja quatro pacientes com sequelas definitivas, causando um sofrimento pessoal, econômico e social imenso.Mais ainda, para cada morte acredita-se que haja dezenas de internações hospitaleres, centenas de consultas em serviços de emergência, milhares de consultas ambulatoriais, causando impacto considerável no sistema público de saúde.O trauma é a doença que mais contribui para perda de anos úteis(produtivos) de vida, pois acomete principalmente adultos jovens em sua plenitude laborativa, causando impacto econômico não despresível.A melhor forma de tratamento dessa doença é a sua prevenção, porém uma vez ocorrido o trauma, essa situação toda é desencadeada e o que podemos fazer é procurar formas de melhorar os resultados no atendimento ao traumatizado.Uma das formas de melhorar a performance de tratamento dessa doença tão prevalente são estudos direcionados a um programa de qualidade no atendimento ao traumatizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Cesar Assef - Coordenador / José Gustavo Parreira - Integrante / Jacqueline Arantes Giannini Perlingeiro - Integrante / daniel melo - Integrante / Luca Giovanni Antonio Pivetta - Integrante.

Prêmios

2005

Prêmio de melhor tema livre na categoria Fígado: Efeito da cirurgia de desconexão ázigo-portal com esplectomia na imunidade de doentes com hipertensão portal esquistossomótica, na qualidade de Co-autor, IHPBA.

2000

Prêmio João Fava pelo Trabalho: Formação de Varizes Esofágicas por Hipertensão Portal Esquistossomótica em Hamsters, na qualidade de Orientador, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

1997

Habilitação em Cirurgia Vídeo-Endoscópica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Departamento de Cirurgia. , Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112, Santa Cecília, 01221-020 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32267264

Experiência profissional

2000 - Atual

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
Celetista da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professor da FCMSCSP por meio de convênio firmado entre as Instituições.

1996 - 2000

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Celetista da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professor da FCMSCSP por meio de convênio firmado entre as Instituições.

1994 - 1996

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Instrutor, Carga horária: 40

Outras informações:
Celetista da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professor da FCMSCSP por meio de convênio firmado entre as Instituições.

1987 - 1994

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Médico Primeiro Assistente

Atividades

  • 01/2002

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases da Técnica Cirúrgica

  • 01/1997

    Direção e administração, Departamento de Cirurgia.Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Internato em Cirurgia.

  • 01/1987

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistema Digestivo, Cirurgia de Emergência, Propedêutica Cirúrgica, Internato em Cirurgia, Ermergências em Cirurgia

  • 01/1994

    Direção e administração, Departamento de Cirurgia.Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Cirurgia de Urgência.

1987 - Atual

Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Primeiro Assistente, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1987

    Serviços técnicos especializados , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Serviço realizado, Médico.

  • 10/2004 - 10/2004

    Direção e administração, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Cargo ou função, Chefe Interino da Área II.

  • 06/2000 - 06/2000

    Direção e administração, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Cargo ou função, Chefe Interino do Setor de Videolaparoscopia.