Renata Roberts Trindade

Sou uma profissional com formação voltada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com experiência e qualificação para atuar na formação de estudantes e trabalhadores para os desafios do mundo do trabalho. Atualmente cursooespecialização em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), ampliando competências pedagógicas para atuação em instituições de ensino técnico e tecnológico.Possuo diversas especializações concluídas, entre elas:Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI)Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (Faculdade Iguaçu)Educação, Cultura e Diversidade e Docência no Ensino Superior (UNIASSELVI)Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI)Estou em formação na Licenciatura em Pedagogia (UNICSUL) e possuo formação técnica em Logística e Contabilidade, com base prática para atuar na educação técnica e profissional.Complemento minha trajetória com cursos de curta duração em áreas como didática, educação e tecnologia, formação docente e práticas pedagógicas para o ensino técnico e básico, ofertados por instituições como MEC, AVAMEC, IFRS, IFMS e outras.Apresento perfil comprometido com uma educação pública, crítica, inclusiva e de qualidade, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e integradas às demandas do mundo do trabalho e à formação cidadã dos estudantes.

Informações coletadas do Lattes em 27/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

2025 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Especialização em GESTÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

2024 - 2024

Faculdade Iguaçu
Título: NÃO OBRIGATÓRIA

Especialização em CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2023 - 2023

Universidade Federal do Piauí
Título: MONOGRAFIA NÃO OBRIGATÓRIA - CFE. RES. CNE/CES 01 de 06/04/2018

Especialização em CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS E O MUNDO DO TRABALHO

2022 - 2023

Universidade Federal do Piauí
Título: MONOGRAFIA NÃO OBRIGATÓRIA - CFE. RES. CNE/CES 01 de 06/04/2018
Orientador: NÃO SE APLICA

Especialização em Educação, Cultura e Diversidade

2021 - 2022

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: MONOGRAFIA NÃO OBRIGATÓRIA - CFE. RES. CNE/CES 01 de 06/04/2018

Especialização em Docência em Ensino Superior

2021 - 2021

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: MONOGRAFIA NÃO OBRIGATÓRIA - CFE. RES. CNE/CES 01 de 06/04/2018
Orientador: NÃO SE APLICA

Especialização interrompida em 2015 em MBA - GERÊNCIA EMPRESARIAL

2014 - Atual

Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC
Ano de interrupção: 2015

Graduação em andamento em Pedagogia

2023 - Atual

Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em Comércio Exterior

2012 - 2014

Centro Superior de Tecnologia TECBrasil
Orientador: MARCELO ALMEIDA PEREIRA

Graduação interrompida em 2001 em Ciências Biológicas

1999 - Atual

Universidade Luterana do Brasil
Ano de interrupção: 2001

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM LOGÍSTICA

2017 - 2020

Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM CONTABILIDADE

2007 - 2009

Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva

Formação complementar

2023 - 2023

PESQUISA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

MÉTODOS DE PESQUISA: CONCEITOS INTRODUTÓRIOS. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2023 - 2023

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Carga horária: 360h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.

2023 - 2023

FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.

2022 - 2022

Desenvolvimento Pessoal e Profissional. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

2022 - 2022

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.

2022 - 2022

Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.

2022 - 2022

DIDÁTICA. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2022 - 2022

FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.

2021 - 2021

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EAD. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em PARASITOLOGIA. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

1998 - 1998

SECRETÁRIA. (Carga horária: 50h). , ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO INSTITUTO RIO BRANCO, RCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

1 CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIACIA. 2022. (Congresso).

FÓRUM MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.MANUAL DE BOAS PRÁTICAS E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS / POP'S. 2017. (Seminário).

O BIÓLOGO FRENTE AOS NOVOS PARADIGMAS DA SAÚDE.O BIÓLOGO FRENTE AOS NOVOS PARADIGMAS DA SAÚDE. 1999. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2009

INELVA FATÍMA LODI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DEPTO SOCIETÁRIO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aquisição de conhecimento científico com ênfase em Legislação Societária, bem como aquisição de conhecimento empírico quanto ao funcionamento prático diário de repartições públicas de âmbito federal, estadual e municipal,

2013 - 2014

Divisi Assessoria e Consultoria Empresarial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE FINANCEIRO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aquisição de conhecimento científico e empírico dos processos financeiros concernentes às operações de Comércio Exterior de Importação e Exportação.

2016 - 2018

Mercado Vale Ii Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AUXILIAR FINANCEIRO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aquisição de conhecimento científico e empírico sobre normatização sanitária para alimentos, produção técnica de Manual de Boas Práticas e Procedimentos de Operação Padrão, registrada com autoria junto à Vigilância Sanitária Municipal.

2015 - 2022

RENATA ROBERTS TRINDADE

Vínculo: ASSESSORIA INDEPENDENTE, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA EM PRODUÇÃO CIENTÍFICA / TRAB ACAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessoria em produção textual - científica, com ênfase em metodologia científica e normas ABNT, para alunos de nível técnico, de graduação e pós-graduação de cursos relacionados às áreas de educação, ciências humanas e sociais.

2024 - Atual

Prefeitura Municipal de Gravataí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA ESCOLAR, Carga horária: 40

2022 - 2024

Prefeitura Municipal de Gravataí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA ESCOLAR - CONTRATO TEMPORÁRIO, Carga horária: 20