Núbia Barbosa de Souza

Historiadora, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 2018. Tenho interesse em dar continuidade a pesquisa memória, educação, ancestralidade da cultura dos povos afrodescendentes.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2012 - 2018

Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Raphael Serravalle

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Participação em eventos

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2017. (Congresso).

VII Semana de História da Universidade Federal da Bahia - "O Conhecimento Histórico como agente transformador" de. 2016. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, N. B. ; SAMPAIO, Gabriela dos Reis . Libertos na Santa Casa de Misericórdia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Libertos da Santa Casa de Misericórdia: Iniciação à pesquisa histórica com fontes primárias., Descrição: O projeto tem por objetivo mapear a população liberta de Salvador da segunda metade do século XIX, identificando aspectos de seu cotidiano que nos possibilitem compreender como esses trabalhadores administravam suas vidas quando egressos da escravidão. A pesquisa priorizou, em momentos anteriores, entender quais estratégias essas pessoas usavam para sobreviverem no mercado de trabalho e como criavam espaços de sociabilidade que lhes permitissem não só o lazer mas a construção de redes de solidariedade e proteção. Na fase atual do projeto, a pesquisa está voltada para as práticas relacionadas aos cuidados com as doenças e manutenção da saúde dos libertos. O objetivo é, em primeiro lugar, construir uma listagem de nomes, idades, profissões, procedência e outras informações disponíveis sobre os libertos; em seguida, fazer um levantamento das enfermidades que os atingiam, buscando perceber de que forma os médicos e enfermeiros tratavam as doenças no geral e, principalmente, os doentes alforriados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Núbia Barbosa de Souza - Coordenador., Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2014

Centro Educacional Mamma Lucia

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professor estagiário., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Centro Educacional Reino Feliz

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor estagiário., Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

memorial da câmara municipal de salvador

Vínculo: Estágio., Enquadramento Funcional: Professor estagiário., Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2023

Fundação Luis Eduardo Magalhães

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora de projeto social., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.